Sie sind auf Seite 1von 38

Gerao de vapor e sistema de resfriamento

Baseado em Trovati, J. Tratamento de guas: sistema de resfriamento e gerao de vapor. Curso on-line. (Data no disponvel)

Gerao de vapor: caldeiras

Conceitos gerais

Calor e Temperatura Mecanismos de Transferncia de Calor


Conduo Conveco Radiao

Vapor Combusto e Combustveis

Conceitos gerais
A gerao de vapor uma importante operao industrial, presente em uma infinidade de presente processos e segmentos.

Gerao de energia eltrica nas usinas termeltricas e nucleares Papel e Celulose Acar e lcool Indstrias qumicas e petroqumicas em geral Refinarias de petrleo Frigorficos, abatedouros e laticnios Indstrias txteis e de tintas/ vernizes Cervejarias e bebidas em geral Indstrias de processamento de madeira e borracha Navegao martima e fluvial Diversas indstrias alimentcias e farmacuticas, entre muitos outros. outros.

Atualmente, o vapor constitui o modo mais econmico e prtico de se transferir calor, at certo limite, em processos industriais. Tambm pode ser usado para gerao de para trabalho mecnico. Um ditado popular no mbito industrial diz que: O vapor movimenta o mundo. movimenta

Calor e temperatura

Calor: uma forma de energia trmica em trnsito, ou seja, est sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. O calor no pode ser armazenado; o que pode ser feito apenas facilitar ou dificultar sua transferncia. Temperatura: uma medida da energia cintica, isto , da energia de vibrao das molculas que compem um certo corpo. Quanto mais intensa a vibrao das molculas, maior ser a temperatura do corpo em questo. justamente a diferena de temperatura entre dois corpos que promove a transferncia de calor.

Calor e temperatura
Fluxo Fora Motriz Observaes

Calor

Diferena de potencial trmico (Temperatura)

Quanto maior a diferena de temperatura, maior o fluxo de calor.

Corrente Eltrica

Diferena de potencial eltrico (Voltagem)

Quanto maior a diferena de voltagem, maior ser a intensidade da corrente eltrica. Quanto maior a diferena de altura e/ou de presso entre dois pontos do fluido, maior ser a vazo do mesmo.

Diferena de potencial Fluido (lquido gravitacional (altura) ou ou gs) de presso

Figura 1: Analogia entre a transferncia de calor, a corrente eltrica e o escoamento de fluidos

Mecanismos de transferncia de calor: conduo


um mtodo no qual o calor flui pelo contato direto, molcula a molcula, do corpo. Ocorre normalmente em corpos slidos. Nas caldeiras, a conduo ocorre no metal dos tubos e dispositivos de troca trmica, onde o calor flui da face de maior temperatura (em contato com os gases quentes ou fornalha) para a de menor temperatura (por onde circula a gua).

Mecanismos de transferncia de calor: conduo

Lei de Fourier:

q k . A.

(Tq T f ) l

Tq > Tf 2 k=Condutividade trm (W ica /h.m .C) T = Tem peratura A = rea

Figura 2: Ilustrao mostrando transferncia de calor por conduo

Mecanismos de transferncia de calor: conveco


um processo que consiste basicamente na transferncia de calor envolvendo corpos fluidos (lquidos ou gases). A conveco sinal de movimento, podendo ser natural ou forada. Nas caldeiras, ocorre transferncia de calor por conveco dos gases quentes para as superfcies dos tubos e das superfcies aquecidas dos tubos para a gua.

Mecanismos de transferncia de calor: conveco

Lei do Resfriamento de Newton

q h . A. (T Tp )

T8 > Tp h = Coeficiente de transferncia de calor por conveco (W/m2.C)

Figura 3: Ilustrao mostrando transferncia de calor por conveco

Mecanismos de transferncia de calor: radiao


um processo predominante em temperaturas mais elevadas (acima de 500C). O calor neste caso transmitido por meio de ondas eletromagnticas. Altamente dependente da diferena de temperatura. Numa caldeira, ocorre transferncia por radiao do fogo para a rea irradiada da fornalha.

Mecanismos de transferncia de calor: radiao

Lei de Radiao

q . . A . (Tq Tf )

= Emissividade = Cte. Stefan-Boltzman (5,669.10-8 W/m2.K4)

Figura 4: Ilustrao mostrando transferncia de calor por radiao

Vapor
O vapor a gua no estado gasoso. Esta mudana de estado proporcionada pelo efeito direto do calor e inverso da presso. Quanto maior for a presso, mais elevada ser a temperatura de vaporizao da gua e mais energia o vapor transportar pelas molculas de gua que o constitui. Ao se condensar, a mesma energia que as molculas absorveram para passar para fase vapor liberada para o meio, resultando a na transferncia de energia na forma de calor. Existem basicamente dois tipos de vapor:

Vapor saturado: um vapor mido, contendo pequenas gotculas de gua, sendo obtido da vaporizao direta da mesma. Quando este tipo de vapor se condensa, cede calor latente. usado para aquecimento direto ou indireto. Vapor superaquecido: obtido atravs do aquecimento conveniente do vapor saturado, resultando em um vapor seco. usado para transferncia de energia cintica, ou seja, para gerao de trabalho mecnico (turbinas).

Combusto
A combusto nada mais do que uma reao de oxidao de um material denominado combustvel com o oxignio (comburente), liberando calor. A equao genrica para o processo : COMBUSTVEL + OXIGNIO CALOR + Produtos (CO2, H2O, CO, etc.) Diversos combustveis so usados para queima em caldeiras de produo de vapor. Entre eles destacam-se: lenha, leos pesados, leo de xisto, gs (natural e GLP), gases de alto forno ou de hulha, gases de escape de turbinas a gs, carvo mineral, bagao de cana, palha de arroz, resduos em geral, cavacos e cascas de madeira, licor negro (caldeira de recuperao), entre outros.

Caldeiras

Introduo Tipos de Equipamento


Caldeiras Fogotubulares (ou flamotubulares) Caldeiras Aquatubulares Equipamentos Perifricos

Pr-Aquecedor de Ar Economizador Soprador de Fuligem Superaquecedor

Caldeiras
As caldeiras (boilers do ingls) so equipamentos destinados basicamente produo de vapor, seja ele saturado ou superaquecido. Dentro de uma unidade de processo, a caldeira um equipamento de elevado custo e responsabilidade, cujo projeto, operao e manuteno so padronizados e fiscalizados por uma srie de normas, cdigos e legislaes. No Brasil, o Ministrio do Trabalho responsvel pela aplicao da NR-13, que regulamenta todas as operaes envolvendo caldeiras e vasos de presso no territrio nacional.

Caldeiras Fogotubulares (ou flamotubulares)


So equipamentos derivados das caldeiras antigas, onde o fogo e os gases quentes da combusto circulam no interior dos tubos e a gua a ser vaporizada circula pelo lado de fora. Ambos so contidos por uma carcaa cilndrica denominada casco. Os tubos podem ser verticais ou horizontais, dependendo do modelo. Normalmente este tipo de caldeira tem produo de vapor limitada a cerca de 40 t/ h e presso de operao mxima de 16 Kgf/ cm2.

sada de gases para chamin

queimador

tubulo

cmara de retorno

Figura 5: Representao de uma caldeira flamotubular

Caldeiras Aquatubulares

Surgiram da necessidade de maiores produes de vapor e maior presso de operao. Nestes modelos, a gua ocupa o interior dos tubos, enquanto que o fogo e os gases quentes ficam por fora. Existem modelos com produo de vapor superiores a 200 t/ h e presso de operao da ordem de 300 Kgf/ cm2 (caldeiras supercrticas).

superaquecedor

balo de vapor

convector seo de transferncia de calor convectiva sada de gases de combusto coletores de cinzas economizadores fornalha entrada de combustvel entradas de ar sada de smelt Sada de smelt bullnose

screen

distribuidores de gua

tanque de smelt

Figura 6: Representao de uma caldeira aquatubular

Figura 7: Fluxograma de uma caldeira de recuperao aquatubular

Dados tcnicos de exemplos de caldeiras de recuperao

Pr-aquecedor de ar
Tem por finalidade aquecer o ar que ser alimentado na fornalha, de modo a conseguir um aumento na temperatura do fogo e melhorar a transferncia de calor por radiao. Com isto tambm se consegue aumento na eficincia do equipamento e economia de combustvel.

Economizador
Tem por objetivo pr-aquecer a gua que alimentar a caldeira usando o calor dos gases de combusto que saem do equipamento. Consegue-se, assim, melhor rendimento na produo de vapor, respostas mais rpidas e economia de combustvel.

Soprador de fuligem

Trata-se de um dispositivo que penetra no interior do feixe tubular, fazendo um jateamento de vapor na parte externa do feixe. Com isso, consegue-se remover possveis depsitos de fuligem aderidos aos tubos que podem prejudicar as operaes de troca trmica.

Superaquecedor

So equipamentos destinados a aquecer o vapor saturado produzido na caldeira e torn-lo seco, apropriado para ser usado em operaes de gerao de energia mecnica, como acionamento de turbinas. O superaquecedor normalmente construdo com vrios conjuntos em paralelo de 2 a 4 tubos em forma U, formando uma serpentina colocada no alto da fornalha. Pelo fato de trabalhar somente com vapor, qualquer fluxo de gua da caldeira que atinge o superaquecedor ir imediatamente vaporizar-se e, caso a mesma contenha certa quantidade de sais dissolvidos, os mesmos se incrustaro no equipamento.

Sistemas de resfriamento

Conceitos gerais

Refrigerao e resfriamento Sistemas Abertos de Resfriamento Sistemas Semi-Abertos (ou Abertos de Recirculao) Sistemas Fechados (Closed-Systems) Processos que Exigem Operaes de Resfriamento Torres de Resfriamento

Introduo

A gua largamente utilizada em vrios processos como agente de resfriamento. Alm de sua abundncia em nosso planeta, a gua apresenta um calor especfico relativamente elevado, tornando-a prpria para as operaes de resfriamento.

Resfriamento e refrigerao

Resfriamento indica uma reduo de temperatura, em qualquer intervalo que seja, Refrigerao indica, especificamente, a reduo de temperatura a valores abaixo de 0 C (273 K).

Sistemas abertos de resfriamento


Tambm chamado de sistema de uma s passagem (once-through), empregado quando existe disponibilidade de gua suficientemente alta, com qualidade e temperatura satisfatrias para as necessidades do processo. A gua captada de sua fonte, circula pelo processo de resfriamento e descartada ao final, com uma temperatura mais elevada.

Neste tipo de sistema no h como proceder um tratamento qumico conveniente da gua, uma vez que volumes muito altos esto envolvidos. Alm disso, este processo tem o inconveniente de gerar a chamada poluio trmica, que pode comprometer a qualidade do curso de gua onde despejada. Emprega-se este sistema em locais prximos a fontes abundantes e/ ou pouco onerosas de gua.

Sistemas semi-abertos de resfriamento


utilizado quando existe demanda elevada e disponibilidade limitada de gua. Aps passar pelos equipamentos de troca trmica que devem ser resfriados, a gua aquecida circula por uma instalao de resfriamento (torre, lagoa, spray, etc.) para reduzir sua temperatura e tornar-se prpria para o reuso. Apresenta um custo inicial elevado, porm resolve o problema de eventual escassez de gua, possibilita menor volume de captao e evita o transtorno da poluio trmica. Pode ser submetido a um tratamento qumico adequado, capaz de manter o sistema em condies operacionais satisfatrias e, com isto, pode-se reduzir os custos operacionais do processo.

Sistemas fechados de resfriamento

aplicado em processos nos quais a gua deve ser mantida em temperaturas menores ou maiores do que as conseguidas pelos sistemas semi-abertos.Tambm empregado em instalaes pequenas e mveis. Neste sistema, a gua (ou outro meio) resfriada em um trocador de calor e no entra em contato direto com os demais fluidos do processo (ar, gases, etc.) Alguns exemplos que utilizam este sistema so: circuitos fechados para resfriamento de compressores, turbinas a gs, instalaes de gua gelada, radiadores de motores a combusto interna (automveis, caminhes, tratores, mquinas estacionrias) e algumas instalaes de ar condicionado e refrigerao.

Processos que Exigem Operaes de Resfriamento

Operaes siderrgicas, metalrgicas, fundies, usinagens, resfriamento de fornos, moldes, formas, etc. Resfriamento de reatores qumicos, bioqumicos e nucleares. Condensao de vapores em operaes de destilao e evaporadores, colunas baromtricas, descargas de turbinas de instalaes termeltricas e nucleares, etc. Resfriamento de compressores e gases frigorficos em circuitos de refrigerao (condensadores evaporativos), incluindo operaes de ar condicionado e de frio alimentar. Arrefecimento de mancais, peas, partes mveis, lubrificantes, rotores e inmeras mquinas e equipamentos. Resfriamento dos mais variados fluidos (lquidos e gases) em trocadores de calor, entre muitas outras aplicaes.

Torres de Resfriamento
Existem vrios modelos e disposies diferentes de torres e sistemas de resfriamento de gua, cada qual com suas aplicaes mais usuais e respectivas vantagens e desvantagens.

Torres de resfriamento

Figura 8: Modelo clssico de torre de resfriamento, mostrando seus principais componentes.

Torres de resfriamento

Figura 9: Torres de resfriamento de guas diversas

Sistema de resfriamento do tipo spray-pond.

Figura 10: Sistema de resfriamento do tipo spray-pond

Das könnte Ihnen auch gefallen