Sie sind auf Seite 1von 5

Tutomania - Impresso de documento

http://www.tutomania.com.br/action_print.php?cod=20467

Como treinar um co! (Animais / Domsticos)


Introduo Dentre as muitas responsabilidades dos donos de ces, o treinamento uma das mais importantes. Animais de estimao bem treinados so mais fceis de lidar, causam menos danos para a sua casa (e a deles) e vivem melhor. Neste artigo abordaremos os princpios bsicos do treinamento de um co e tambm algumas caractersticas importantes que voc precisa conhecer para poder se comunicar com eles. Isso inclui linguagem corporal e sons. Os ces enviam grande quantidade de mensagens com seu corpo e sua voz e essa uma das razes pelas quais so to fascinantes e to amados. Leia esse artigo cuidadosamente, e depois coloque seu conhecimento em prtica.

Entendendo a linguagem corporal


Uma cauda balanando no significa necessariamente que o co amigvel. Os ces expressam vrias coisas com a cauda: pode estar feliz, confiante ou interessado, mas tambm pode estar assustado, confuso ou pronto para brigar. Nesta seo, vamos dizer como entender a linguagem corporal do co. Se voc tiver essa habilidade, a comunicao com seu co ser muito mais fcil. E isso, por sua vez, far o treinamento muito mais fcil tambm. Quando voc v um co com a cauda balanando ampla e rapidamente, a mensagem quase sempre : "Estou feliz por ver voc!" Esse um co feliz e animado. Por outro lado, um co balanando a cauda de maneira solta, mas na horizontal, pode estar querendo saber um pouco mais sobre voc. Ele pode no receb-lo de maneira amistosa, mas no ir desafi-lo. A mesma coisa acontece com um co balanando a cauda devagar. Ele ainda est querendo saber se voc amigo ou no. Preste ateno, porm, se o co est com a cauda eriada ou levantada, balanando rpido. Esse co pode estar agitado ou agressivo. A posio da cauda de um co diz muito sobre ele tambm. Se a cauda estiver ereta ele confiante, se estiver no meio das pernas o oposto. No importa se ele esteja se comunicando com voc ou com outro co, a mensagem a mesma: "Eu desisto". J um co relaxado pode manter a cauda baixa, mas no entre as pernas. Os ces se comunicam com as duas extremidades do corpo. Uma levantada na cabea ou uma mexida nas orelhas significa interesse, alerta e s vezes medo. Quando ele v ou ouve algo novo ou interessante, as orelhas ficam levantadas ou para frente. Como a audio canina muito aguada, seu co sabe da chegada de um carro ou de uma pessoa muito antes de voc. Isso o que faz o co ser um timo sistema de alarme. O co est com a cabea baixa e as orelhas para trs? Ento est com medo ou mostrando submisso. s vezes, o plo do pescoo e das costas tambm ficam eriados. Seja muito cuidadoso ao abordar um co que mostra estes sinais. Ele pode ser tmido ou envergonhado, mas se sentir que est acuado, pode atacar em auto-defesa. O instinto de um co faz com que ele preste muita ateno a tudo que acontece ao seu redor. Voc pode no perceber, mas seu co v e ouve voc o tempo todo, e por isso ele conhece os seus padres de comportamento. s vezes ele parece poder ler seus pensamentos, mas a habilidade de prever o que voc vai fazer , na verdade, fruto da capacidade de observao do seu co.

1 de 5

10/07/2008 17:18

Tutomania - Impresso de documento

http://www.tutomania.com.br/action_print.php?cod=20467

Observe a expresso facial do seu co para saber como ele est se sentindo. Voc pode at peg-lo rindo, puxando os cantos da boca para mostrar os dentes. No confunda essa expresso com um rosnado, quando o co levanta o lbio superior para mostrar os dentes. Um rosnado um sinal de ameaa, mas os ces provavelmente sorriem pelo mesmo motivo que ns: para mostrar que no representam perigo. s vezes, um co usa seu corpo inteiro para passar uma mensagem: rolar com a barriga para cima, expondo o pescoo e genitais, significa: "Voc o chefe". Um co tambm pode urinar para mostrar sua submisso a voc; uma saudao canina clssica para convidar para um brincadeira se abaixar sobre as patas dianteiras, com o posterior erguido e a cauda balanando; ele pode at mesmo bater com as patas no cho ou latir na tentativa de chamar sua ateno ou a de outro co para ir brincar com ele. A linguagem do corpo uma coisa. Latidos, rosnados, gemidos e outros sons esto sempre cheios de mensagens para o dono. Vamos explicar essa mensagem na prxima seo.

Interpretando latidos e sons


A linguagem corporal geralmente um modo silencioso de comunicao, mas os ces tambm usam sons para se comunicar: latem, choram, rosnam e uivam. O latido provavelmente o som mais familiar que um co pode fazer. Quando os ces comearam a ser domesticados, o latido era uma das coisas a que as pessoas prestavam ateno ao escolher quais filhotes iam levar para casa. Os ces latem para dizer "Ol! Preste ateno em mim!" ou para avisar sobre um perigo iminente. Alguns ces latem quando esto sozinhos ou entediados. Tome cuidado com a maneira que voc responde a um latido ou dificilmente vai conseguir faz-lo parar de latir. Ces excitados adoram latir e, se voc gritar para eles pararem, vo pensar que voc est latindo tambm. Gritando, voc estar ensinando que latir legal, exatamente o oposto do que quer que ele aprenda. Um dos primeiros sons que um filhote faz para chamar a ateno de sua me choramingar. A me os alimenta e conforta quando choram e logo os filhotes aprendem que os donos reagem da mesma maneira. Os ces tambm podem choramingar se estiverem assustados com sons altos, como troves e fogos de artifcio. Esse choro bonitinho quando vem de um filhote, mas, s vezes, passa dos limites. Se o choro do seu co ficou irritante, lembre-se do que aprendeu sobre como faz-lo parar de latir: ao invs de dar carinho ou conforto, ignore o co at que fique quieto. S ento agradea o seu silncio com carinho ou elogios. Um rosnado provavelmente o som mais fcil de entender. Ao rosnar, o co est avisando que est pronto para atacar se voc no recuar. O rosnado um sinal de agressividade que no deve ser ignorado. No permita que seu co rosne para voc ou qualquer outra pessoa. Se possvel, chame um adestrador profissional ou um especialista em comportamento para ajudar a avaliar a situao e achar uma maneira de colocar as coisas sob controle. Outro som familiar e nico o uivo. Normalmente ele comunica excitao, alerta, solido ou desejo. Alguns ces uivam quando encurralam suas presas. Outros apenas para ver se algum aparece. O uivo nos ces quase to contagiante quanto o bocejo nos humanos: quando um co comea a uivar todos os outros que conseguem ouvi-lo uivam tambm. Agora vamos considerar algumas das mensagens que voc usa para treinar o seu co. Vamos apresentar dicas de treinamento na prxima seo.

Treinando um co a parar de latirPara corrigir latidos


indesejveis, voc precisa descobrir por que ele late. Para alguns ces, o latido estimulado por uma campainha, por um carro passando ou outro barulho. Normalmente esse comportamento

2 de 5

10/07/2008 17:18

Tutomania - Impresso de documento

http://www.tutomania.com.br/action_print.php?cod=20467

continua por algum tempo. Tente um aparelho simples feito em casa chamado chocalho de lata para corrigir os latidos excessivos. seguro para o co, fcil de fazer e costuma funcionar muito bem. Pegue uma lata de refrigerante de alumnio, coloque algumas moedas dentro e feche com fita adesiva. Quando ele comear a latir, atire a lata na direo do co (no no co). No tente atingi-lo com a lata. O barulho quase sempre alto o suficiente para surpreender o co, que pra de latir. Essa a hora de voc aparecer e dizer como ele um bom garoto. Tente fazer isso de maneira que a lata aparea do nada. Assim, seu co liga voc com coisas boas (agrados) e a lata com coisas ruins (latidos). Se o seu co est latindo para chamar a ateno, voc pode lidar com a situao de duas maneiras. A primeira ignorar o co at que pare de latir. No agrade e nem grite. Quando ele parar, agradea a ele por ter ficado quieto. A outra alternativa dar mais ateno do que ele quer. Assim que seu co comear a latir, siga uma rotina: faa-o sentar, levantar, deitar, rolar, enfim, brinque com ele. Faa isso por alguns minutos e v embora. Seu co vai rapidamente entender que o silncio d a ele a ateno que ele quer.

Dicas de treinamento de ces


A me e os irmos de um filhote ensinam regras bsicas. Agora hora de voc continuar essa educao com treinamento adequado para ensin-lo a fazer as necessidades no lugar certo, se comportar em viagens, obedecer e at mesmo fazer com que ele aprenda alguns truques divertidos. O treinamento deve comear no dia em que voc leva o co para casa. Quanto mais cedo, melhor. Um filhote aprende coisas que voc quer e outras que no quer que ele aprenda a cada minuto do dia, portanto voc no deve perder tempo. Antes de comear o treinamento, saiba quais so as melhores maneiras de ensinar o seu co. H vrios comportamentos errados ou ruins que voc pode corrigir e outros comportamentos certos que voc deve reforar com entusiasmo. Os filhotes so espertos e com o uso de tcnicas de reforo positivo simples como agradar e elogiar, combinadas com algumas tcnicas de correo, voc pode conseguir timos resultados. A regra nmero 1 do treinamento canino : nunca bata. Isso injusto e desumano. Os ces no entendem o que significa apanhar. Eles s sabem que uma ameaa fsica e podem, em algum momento, reagir como forma de autodefesa. A segunda regra ter pacincia. O reforo positivo ou a correo devem acontecer imediatamente ao comportamento ou seu co no vai conectar a ao com a correo. O segredo ter pacincia e ser coerente. Cada coisa que seu filhote faz uma oportunidade de ensin-lo: elogie quando ele fizer as necessidades no lugar certo, assim ele vai aprender que aquele o lugar certo; elogie quando ele roer o brinquedo que voc comprou para ele, assim saber que pode roer o brinquedo e no um sapato ou outro objeto seu; se peg-lo roendo um sapato, no grite. Pegue o sapato e troque pelo brinquedo, ento elogie quando ele comear a roer o brinquedo; ao invs de tentar pegar seu co fazendo algo errado, faa todo o esforo para peg-lo fazendo algo certo. No ir demorar muito para o filhote entender que consegue a sua ateno fazendo certas coisas e que voc o ignora quando faz outras coisas erradas. Um co faz qualquer coisa para ter ateno, ento o seu objetivo ensinar quais aes sero aceitveis e recompensadas e quais sero ignoradas.

3 de 5

10/07/2008 17:18

Tutomania - Impresso de documento

http://www.tutomania.com.br/action_print.php?cod=20467

Com freqncia, os donos caem na armadilha de achar que os ces sabem exatamente o que se espera deles. O fato que os ces no sabem as regras da sua casa, mas querem aprender. Imagine isso do seguinte ponto de vista: voc foi escolhido por uma equipe para praticar um esporte novo e excitante; porm, ningum explica as regras para voc. claro que voc tem uma grande vantagem sobre o seu co: voc pode perguntar. Os ces no podem, ento depende de voc saber comunicar a regras corretamente de maneira que ele entenda. Ento, ao invs de atirar seu co em um jogo onde ele no sabe as regras, crie um ambiente no qual ele no tenha escolha a no ser ter sucesso. Jardim de infncia O jardim de infncia uma combinao de ensino estruturado, aprendizagem informal e jogos livres. Quando chegam ao primeiro grau, j criaram o hbito de irem a escola e j tm as habilidades bsicas para aprender coisas mais complexas como leitura e matemtica. O jardim de infncia de filhotes funciona da mesma maneira: d aos ces a chance de sair de casa, aprender coisas bsicas e ter divertimento. Se houver um lugar como esse em sua cidade, a melhor poca de matricular seu filhote depois da vacinao estar completa (o que deve acontecer por volta dos quatro meses de idade); o treinamento pode levar at 6 semanas. A socializao uma parte importante para os filhotes. Pratique em casa o que aprender. A repetio a chave do aprendizado canino. Obedincia bsica para filhotes e adultos Depois do treinamento inical, voc deve continuar a educao em aulas de obedincia bsica. Elas so necessrias e recomendveis se voc quer reforar o que seu filhote j aprendeu. E, alm disso, completar seis semanas de aula no vai treinar seu co para o resto da vida. A no ser que voc pratique esses conhecimentos diariamente no comeo do treinamento, ele pode esquecer o que aprendeu. Um curso de obedincia bsica vai ensinar como andar na guia, sentar, deitar e atender quando for chamado. O adestrador tambm deve incluir cuidados caseiros, como escovar e cortar as unhas e acostumar os filhotes a deixar sua boca, orelhas e ps serem examinados. Tambm importante entender a psicologia por trs do treinamento, incluindo tempo, recompensas e correes. Na estrada Os ces so os melhores companheiros de viagem que voc pode ter. Eles no reclamam da distncia, no insistem em pegar um atalho e nunca so co-pilotos. Eles so amigos que ouvem tudo que voc diz e ainda assustam pessoas com ms intenes. Para ter certeza que voc e seu co iro aproveitar a viagem ao mximo, ensine-o a viajar de carro desde cedo. Comece levando-o junto quando for fazer coisas rpidas, principalmente aquelas que voc possa fazer sem sair do carro. As batidas, giros e freadas repentinas so confusas para o animal, ento mantenha-o seguro em uma caixa ou preso ao banco por um cinto de segurana especial para ces. Ao fazer isso, voc tambm ensina o co que nem todos os passeios de carro terminam no veterinrio, tosador ou no hotel para ces. Para preparar seu co para uma longa viagem, de um dia ou mais, separe uma mala para ele. Ela deve conter comida, garrafas de gua, pratos, cama, um ou dois brinquedos que ele goste, qualquer remdio que ele precise, produtos antipulgas e carrapatos. Se forem viajar sozinhos, ele pode gostar de ir no banco da frente. Um co maior provavelmente vai ficar mais confortvel esticado no banco de trs. Veja onde o sol bate no carro. Pode ser necessrio providenciar sombra, especialmente se a viagem for para um lugar quente. Pare a cada duas horas para dar um esticada e tomar gua. Ter um co no carro uma boa desculpa para parar mais vezes e dar uma quebrada na monotonia da viagem (que pode deixar voc sonolento e menos alerta).

4 de 5

10/07/2008 17:18

Tutomania - Impresso de documento

http://www.tutomania.com.br/action_print.php?cod=20467

Antes de comear sua viagem verifique se o seu co tem identificao na coleira (com seu nome, telefone e endereo, alm de um telefone onde voc possa ser encontrado durante a viagem). Regras da estrada A no ser que o seu co seja um passageiro bem educado, sua presena pode ser irritante e at mesmo perigosa. Ensine boas maneiras dentro do carro da mesma maneira que ensina em casa: usando reforo positivo para os comportamentos aceitveis e ignorando, corrigindo ou redirecionando os comportamentos ruins. Se o seu co gosta de andar de carro, voc pode usar a ttica do "Se voc no se comportar, vamos voltar agora para casa", mas tenha certeza que vai fazer isso se for necessrio. Ensine o co a esperar at voc mandar ele entrar no carro. Isso permite que voc arrume suas coisas, e tambm ensina o co a respeitar a sua liderana, o que muito importante nas viagens de carro. No deixe o seu co com a cabea para fora do carro. O vento e a poeira deixaro seus olhos secos e ele pode se machucar com algum objeto. O seu co deve viajar deitado, dentro do carro, preso por um cinto de segurana ou dentro de uma caixa de transporte. Dois truques fceis de treinamento S trabalho e nenhuma diverso deixam o co entediado. Ensinar alguns truques faz com que ele tenha o que fazer. Quanto mais o co aprender, menores so as chances de que fique entediado, e o tdio a maior causa do comportamento destrutivo. Rastejando pelo territrio inimigo Os nicos apetrechos que voc precisa so pedaos de alimentos como salsicha ou presunto. Este truque vai ligar um comando que seu co j sabe (vem) com um novo (rasteje). Para comear, d o comando deita. Assim que o co estiver em posio, afaste-se alguns passos e se ajoelhe com um alimento na mo. Chame-o dizendo " Vem, rasteja!", mostrando o alimento, abaixando a mo e puxando lentamente perto do cho. Se o co levantar para pegar o alimento, coloque-o novamente em posio e comece tudo de novo. Se ele rastejar, mesmo que por uma curta distncia, entregue o petisco e elogie. Quando ele comear a pegar a manha do truque, aumente a distncia pela qual ele vai rastejar antes de entregar o alimento. Rolando! Assim que seu co souber esse truque, voc pode elaborar outros, como fingir de morto, por exemplo. Como no truque de engatinhar, voc precisa de um suprimento de petiscos para ensinar seu co a rolar. Seu co vai aprender duas novas palavras: lado e rola. Para comear, o co deve estar na posio deitado. Ajoelhe-se em frente a ele com um petisco na mo. Com a palma da mo aberta se movendo na direo que voc quer que seu co deite (escolha direita ou esquerda), encoraje-o a deitar de lado (se voc quer que ele deite no lado esquerdo, use a mo direita e vice-versa). medida que ele fica na posio, diga "Lado". Pratique isso com o co at que ele tenha entendido perfeitamente, depois recompense com um petisco quando ele tiver sucesso. O prximo passo ensinar o co a rolar. Com alimento na mo, faa um crculo lento e completo dizendo "Role." medida que o co segue a sua mo, ajude-o a rolar e entregue o alimento. Repita at o co rolar sem ajuda. O rolamento deve terminar na posio inicial deitado. Quando voc tiver certeza que ele sabe a rotina de cor, ensine a rolar para o outro lado. Se voc trabalhar com coerncia, vai ter um co encantador e bem comportado.

5 de 5

10/07/2008 17:18

Das könnte Ihnen auch gefallen