Sie sind auf Seite 1von 20

POSTUROLOGIA

http://fisioterapiamanipulativa.wordpress.com

Definio

Mtodo de diagnstico, tratamento e preveno de vrias patologias provocadas pelo desequilbrio postural; Nova abordagem de diagnstico tratamento multidisciplinar. e

Posturologia

Atua na preveno e tratamento de uma srie de doenas vinculadas aos desequilbrios posturais e no apenas nos seus sintomas; Cefalias, dores musculares e/ou articulares, desvios da coluna, DTM, m ocluso, distrbios comportamentais.

Postura e Regulao Postural

Define-se postura como uma atitude que o indivduo assume utilizando a menor quantidade possvel de esforo muscular e simultaneamente protegendo as estruturas de suporte contra traumas;

A m postura eficiente? Homeostasia / Auto-cura

Postura e Regulao Postural


Regulao postural ouvido interno, olhos, ps, pele, dentes, msculos, articulaes; Tais receptores frequentemente se desregulam; Importncia do fisioterapeuta na ateno com relao postura e sade das pessoas.

O Pndulo Invertido
Quando estamos parados no permanecemos estticos, mas realizando movimentos oscilatrios; Eis o pndulo invertido; A musculatura posterior age tentando manter o equilbrio (contrao dos pododctilos, do trceps sural, aumento da lordose lombar,...); Receptores sensoriais (AFERNCIA) Unidade de processamento de dados (medula, tronco enceflico, cerebelo e crtex motor) Contrao do msculo esqueltico (EFERNCIA)

Sistemas que influenciam a Postura


Sistema Vestibular (Gravidade); Sistema Visual (relao do corpo com os objetos no meio ambiente); Smato-Sensorial (superfcie de apoio + propriocepo)

Desenvolvimento Postural

descendente; Controle da cabeaControle do tronco Posio quadrpede Bpede com apoio Bpede sem apoio Andar; Sistema visual e vestibular: mecanismos de controle descendente; Alterao ou disfuno de algum dos mecanismos acarretar em uma Cadeia Lesional Descendente.

Desenvolvimento Postural
Sistema smato-sensorial entra em ao como reao ao desenvolvimento descendente; Busca pelo equilbrio do corpo da criana;

Alteraes ou leses nos ps acarretaro numa cadeia lesional ascendente. A POSTUROLOGIA busca identificar qual o mecanismo lesional , e traar um tratamento especfico e eficiente

Esttica Normal (10% da Populao)


-

Plano Sagital

O eixo vertical do corpo passa atravs do vrtice, da apfise odontide de C2, a projeo do CG igual distncia dos dois ps; - Plano escapular e lombar alinhados; - Flecha lombar (4-6 cm = 3 dedos do paciente); - Flecha cervical (6-8 cm = 4

Esttica Normal (10% da Populao)


-

Plano Frontal Algumas linhas horizontais devero ser consideradas, tais como:
Linha bipupilar Linha zigomtica Linha do ngulo da mandibula Linha entre os acrmios Linha entre os mamilos Linha das apfises estilides do rdio - Linha das cristas ilacas -

Esttica Normal (10% da Populao)

Plano Horizontal No h avano nem recuo de uma escpula ou ndega em comparao outra.

A Coluna Normal

Em caso de equilbrio:
ngulo sacral de 32; Disco intervertebral de L3/L4 horizontalizado; L3 mais anterior; Lordose lombar harmnica; Articulaes vertebrais posteriores em harmonia; Mobilidade normal.

Desequilbrio Postural (90% da Populao

Plano ntero-Posterior
Problemas provenientes dos ps e/ou da ATM; As conseqncias dessas alteraes aparecem em diferentes nveis; Parmetros a serem estudados:
Plano escapular Plano lombar ou glteo Flecha cervical Flecha lombar

Desequilbrio Postural (90% da Populao

Plano Frontal

Problemas facilmente observados atravs das cinturas escapular e plvica.

Trs noes fundamentais devem ser sabidas:

1) O

desequilbrio da cintura escapular est relacionada com a lateralidade (destro ombro esquerdo elevado...); 2) Quando a bscula plvica e a escapular penderem para o mesmo lado = captor ocular perturbado; 3) H sempre um dficit neuromuscular e da microcirculao na parte superior do ombro mais baixo.

Desequilbrio Postural (90% da Populao)

Plano Frontal Bscula escapular: diferena entre a distncia acrmio-cho direita e esquerda. No caso de um valor maior que zero teremos uma bscula direita, em caso de valor negativo, teremos uma bscula direita Bscula plvica: a diferena entre a EIAS-cho direita e esquerda. Em caso de valor positivo, teremos uma bscula direita, em caso de valor negativo teremos uma bscula esquerda Caso as 2 bsculas sejam + ou -, o problema descendente (crniossacral) ou visceral; no caso de bsculas invertidas a cadeia lesional ascendente (toro plvica; problema nos ps).

Desequilbrio Postural (90% da Populao)

Plano Horizontal
o estudo das rotaes das escpulas e da pelve; Constrangimentos em rotao ou toro; A rotao escapular fortemente influenciada pela lateralidade; A toro plvica pode ser na mesma direo ou na direo oposta aos ombros.

Das könnte Ihnen auch gefallen