Sie sind auf Seite 1von 3

Centro Universitrio Anhanguera Campus Leme Enfermagem Lista de Exerccios Disciplina: Bioqumica e Biofsica Professora: Claudia Bonato 1) O que

ue so aminocidos? R: Monmeros ou subunidades componentes das protenas. 2) Quantos aminocidos diferentes podem ser encontrados? Como eles se classificam? 20 tipos. Hidrofbico (cadeia lateral apolar) e hidroflico (cadeia lateral polar). 3) Qual a frmula estrutural geral de um aminocido? Carbono Central, Grupamentos carboxila e amino, Cadeia lateral e hidrognio. 4) Como os aminocidos diferem entre si, se apresentam uma frmula estrutural geral? Atravs da cadeia lateral que pode ser qualquer molcula, formando aminocidos diferentes. 5) Como so chamadas as ligaes que ocorrem entre aminocidos? Ligaes peptdicas. 6) O que so aminocidos essenciais, no essenciais e condicionalmente essenciais? Essenciais No so produzidos pelo corpo, so ingeridos pela dieta. No-essenciais Podem ser produzidos pelo corpo ou ser ingeridos pela dieta. Condicionalmente essenciais A produo no atende a necessidade. 7) O que so protenas? Polmeros de aminocidos. 8) Diferencie uma protena simples de uma protena conjugada. D exemplos. Simples Composta apenas por aminocidos (ex: hemoglobina, miosina) Conjugada Composta por aminocidos e outra molcula (lipdeo, carboidrato, metal) (ex: lipoprotena, glicoproteina, metaloproteina). 9) Quais as funes exercidas pelas protenas? Cite exemplos. Estruturais - Ajudam na construo do corpo (ex: colgeno, elastina) Dinmicas Auxiliam no funcionamento dos rgos (ex: hemoglobina, miosina) Enzimticas Atuam na velocidade das reaes (ex: enzimas, como lpase, polimerase) 10) A estrutura protica pode ser descrita em quatro nveis. Descreva-os. Primaria Seqncia linear de aminocidos unidos por ligaes peptdicas. Secundaria Estrutura estendida normal, estabilizada por pontes de hidrognio entre as ligaes peptdicas. Terciria Estrutura tridimensional completa de um polipeptdio.

Centro Universitrio Anhanguera Campus Leme Enfermagem Lista de Exerccios Disciplina: Bioqumica e Biofsica Professora: Claudia Bonato Quaternria Composio das subunidades de uma protena. 11) O que ocorre no processo de desnaturao de protenas? Quais fatores podem causar a desnaturao? Desdobramento de uma protena. Calor, PH, agitao mecnica, adio de detergente. 12) Protenas plasmticas: cite exemplos e descreva suas funes. Imunoglobulina defesa do organismo Hemoglobina Transportar oxignio pelo sangue Mioglobina Armazenar oxignio nas clulas musculares. 13) Como possvel realizar o fracionamento de protenas? Atravs da tcnica eletroforese . 14) O que so enzimas. Protenas que catalisam as reaes no organismo. 15) Discuta a veracidade da frase toda enzima uma protena, mas nem toda protena uma enzima. As protenas podem ter vrios tipos de estruturas dependendo da cadeia lateral e especificidade que possui, dentre elas as enzimas. 16) De que tipo a interao com os substratos com os quais as enzimas agem? Modelo chave-fechadura. 17) O que so cofatores? So molculas que se unem as enzimas para melhorar as atividades. 18) Como as enzimas podem ser destrudas? Calor, PH, agitao mecnica, adio de detergentes. 19) Como atuam os inibidores enzimticos competitivos e no competitivos? Competitivos Competem com o substrato pela ligao com o sitio ativo. No-competitivos se liga, reversivelmente, a enzima em um local distante do sitio ativo , permitindo que o substrato se ligue, normalmente. 20) O que significa pH? O que ele indica? Descreva (desenhe) a escala de pH. Potencial hidrogenionico. A concentrao de prtons em uma substancia. 21) Como se encontra a concentrao de ons H+ em: a. pH baixo (exemplo pH 2) Elevada b. pH alto (exemplo pH 13) Baixa 22) O que so tampes? Substancias que fazem a homeostase (equilbrio em cada parte do organismo, regulando o PH)

Centro Universitrio Anhanguera Campus Leme Enfermagem Lista de Exerccios Disciplina: Bioqumica e Biofsica Professora: Claudia Bonato 23) Qual a importncia dos tampes para a homeostase? Regulam o PH, evitando variaes bruscas na concentrao de hidrognio, o que acrreta consequncias negativas ao organismo. 24) Como atuam os tampes plasmticos? Quais os principais tampes do organismo? Regulam o PH (conc. De H) no sangue, atravs dos gases oxignio e gs carbnico. Bicarbonato, fosfato, protenas e amnia. 25) Qual a faixa de pH ideal para o sangue arterial? Entre 7.35 e 7.45 26) Defina Acidose e Alcalose. Acidose PH<7.35, aumento na conc. De H Alcalose PH>7.45, deminuicaop na conc. De H 27) A reao abaixo faz referncia a que tipo de tampo plasmtico? Explique como ele promove o tamponamento sanguneo. Bicarbonato. Remove gs carbnico do sangue por exalao, deslocando o equilbrio para esquerda, consumindo ons H ou aumenta a concentrao de CO2, produzindo ons H. 28) Diferencie acidose metablica de acidose respiratria. Met Aumenta conc. de CO2 Resp Diminui conc. de HCO3 29) Diferencie alcalose metablica de alcalose respiratria. Met Diminui conc. de CO2 Resp Aumenta conc. De HCO3 30) Quais so as possveis causas de: a. Acidose metablica Excreo de H prejudicada, produo ou ingesto aumentada de H, perda de HCO3 b. Acidose respiratria Asfixia, bronquipneumonia, DPOC. c. Alcalose metablica Perda de H no vomito, ingesto de lcali, deficincia de k. d. Alcalose respiratria Respiracao excessiva histrica, superventilacao mecnica, presso intracraniana aumentada.

Das könnte Ihnen auch gefallen