Sie sind auf Seite 1von 63

MENSAGENS DE LUZ

( ' , 7 2 5 $

9 2 = ( 6

  

 $

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Sindorf, Jos Renato Mensagens de luz / Jos Renato Sindorf. Petrpolis, RJ : Vozes, 1998. ISBN 85-326-2110-4 1. Conduta de vida 2. Espiritualidade 3. Meditao 4. Vida crist I. Ttulo. 98-4701 CDD-248.4

ndices para catlogo sistemtico: 1. Mensagens : Meditao : Vida crist : Cristianismo 248.4

Jos Renato Sindorf

MENSAGENS DE LUZ
2 Edio

(' 2 ,7 5$ 92 =(6
Petrpolis 1999

1999, Editora Vozes Ltda. Rua Frei Lus, 100 25689-900 Petrpolis, RJ Internet: http://www.vozes.com.br Brasil Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra poder ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrnico ou mecnico, incluindo fotocpia e gravao) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permisso escrita da Editora.
FICHA TCNICA DA VOZES GERENTE EDITORIAL Avelino Grassi EDITOR Vitrio Mazzuco, OFM GERENTE INDUSTRIAL Jos Luiz Castro EDITOR DE ARTE Omar Santos EDITORAO Editorao e organizao literria: Renato Kirchner Reviso grfica: Miriam Boechat Paginao: Sheila Roque Superviso grfica: Valderes e Monique Rodrigues

ISBN 85-326-2110-4

Este livro foi composto e impresso pela Editora Vozes Ltda. 4

Sumrio

Apresentao, 7 Encontro marcado, 9 O mundo interior, 10 Bem-estar, 12 A orao, 13 Compreenso, 14 As diferenas, 16 Como comunicar-se, 17 A criatividade na vida, 19 Casamento e felicidade, 20 Ser til, 21 Pai-nosso, 22 Viver honestamente, 23
5

Liberdade, 24 O fim da vida, 25 Cautela, 27 O presente e o futuro, 28 Paz, 30 Todos somos irmos, 31 Trabalho, 33 As palavras, 34 O que estamos pedindo?, 35 Preparando-se para a partida, 36 Olhos nos olhos, 37 Amigos de Deus, 39 Amar as pessoas, 40 Honrar o amor, 41 Ser paciente, 42

Apresentao

apresentar Jos Renato e sua obra a voc, leitor, fiquei realmente pensando como diferenciar Jos Renato de seus escritos, ou se isto era possvel, ou mesmo at que ponto ns aqui, vis mortais, num momento de arte e literatura, no nos assemelhamos levemente ao Criador, que se apresenta, de uma maneira ou de outra, em todas as suas criaturas. Quando Jos Renato nos fala do Mundo interior, de Compreenso, de Viver honestamente, de Trabalho e de tantos outros assuntos de elevado nvel moral e tico, quando ele nos fala de sua viso do mundo, ns que temos o privilgio de privar um pouco da sua intimidade, ns que somos entes prximos de sua vida, verificamos que h absoluta coerncia entre esta obra e seu criador.
7

Ao ter sido honrada com a oportunidade de

Ao contrrio do que hoje faz sucesso no mundo, neste mundo rpido, superficial, consumvel, descartvel e pueril, onde os dolos muitas vezes so farsa e mentira; ao contrrio e apesar disso, h ainda e felizmente, pessoas como Jos Renato, cuja sinceridade se faz presente em sua obra e em sua vida, de forma autntica e sem mscaras. O leitor far uma bela viagem por estas pginas de to refinados sentimentos e eu, que o conheo de dentro e de fora do livro, sei que, em seus olhos verdes transparentes, h uma imensa e extraordinria janela para um universo incomensurvel... A voc Jos Renato Sindorf, que constri uma obra, o respeito e o orgulho de sua irm.
Marcia Costa Souza Sindorf

Encontro marcado

ter, existe uma srie de alternativas que podem ser usadas para que se faa acontecer um encontro marcado, no um encontro marcado com um amigo ou conhecido, mas um encontro marcado com voc mesmo! Voc, ento, passa a conseguir se desvencilhar daquilo que jamais pensou conseguir um dia; voc agora consegue realizar aquilo que pensava nunca conseguir. Vai ser um encontro de muita admirao e certa perplexidade por se ver agindo, com o passar do tempo, de maneira to desenvolta. Aps este encontro, muitas alegrias lhe sero acrescentadas.

Entre todas as limitaes que se possa pensar

O mundo interior

que vivemos. Este mundo promove uma srie de esforos para se desvencilhar dos problemas e conviver com todas as atribulaes existentes. Mas acontece que, alm deste mundo que existe ao redor de vocs, existe um outro mundo, que exatamente VOC, voc interiormente. Nesse mundo voc o nico governante; voc quem dita as normas do viver; no seu mundo voc pode criar, pode exercer as funes que o mundo exterior no lhe permite e, mais ainda, pode oferecer ao mundo exterior aquilo de que ele precisa e que voc tem condies de dar. A necessidade desse intercmbio entre o seu mundo e o mundo exterior enorme. Procure, ento, esquentar as mquinas produtivas de simpatia, carinho, ateno, sorrisos, cumprimen10

Est muito difcil de se viver no mundo em

tos espontneos, apertos de mo sinceros, pacincia, perseverana, olhares serenos, boa receptividade... So estes alguns dos produtos mais escassos no mundo exterior. Sendo assim, procure colaborar com este mundo, exportando do seu mundo todos estes produtos de alta qualidade. Bons negcios a todos. Que esta produo lhes seja lucrativa.

11

Bem-estar

flor para sua esposa, se que j o fez alguma vez?

Voc, marido, h quanto tempo no entrega uma

O ofertar uma flor apenas um exemplo; muitos outros gestos de aparente pequena importncia podero lhe proporcionar um bem-estar interior que lhe trar muita alegria. Homens e mulheres, agucem suas percepes para as coisas boas; soltem-se, relaxem; deixem de lado os preconceitos e, principalmente, no sintam vergonha de serem gentis, o que infelizmente o que mais acontece!

12

A orao

entendo de forma diferente, eu citaria a orao, o rezar! No reze dez Pai-Nossos decorados, reze apenas um, pronunciando em seu pensamento cada palavra desta orao, buscando sentir o seu real significado. Reze apenas um, bem devagar, procurando unir cada palavra ao propsito de sua orao, seja em pedido, seja em agradecimento. Procure fazer assim em toda orao, at mesmo naquela que voc mesmo cria com seu pensamento. Pronuncie as palavras com clareza e busque sentir, sinceramente, tudo que voc est dizendo. As oraes so enviadas em forma de ondas; quanto mais lmpidas e harmoniosas forem, mais eficientes sero.

Como um exemplo das coisas que hoje eu

13

Compreenso

Puxa, que droga! Ser possvel que isso s acontece comigo? Ah, no perturba no! Quando que as coisas vo melhorar? Eu no agento mais esta situao! Lamrias, incompreenso, descontentamento. Ns somos os nicos responsveis por ns mesmos. Por que ento tudo isso? Jamais estes tipos de reaes trouxeram algum benefcio; jamais quaisquer destas exclamaes trouxeram alguma soluo para uma causa. Portanto, devemos buscar outras reaes como conseqncia destas causas. No h razo para se apressar, pois o tempo infinito. Atravs dele vai se aprendendo, se
14

aprimorando e, por fim, vir o encontro com o que realmente poder nos fazer sentir como parte de uma Criao que visa o encontro harmonioso de suas formas. Que bom que eu estou aqui! Certamente algo de novo hei de aprender! Acredito que tudo ter um fim proveitoso! E assim por diante. A rosa nos machucar com seus espinhos se no soubermos lidar com ela, mas em compensao, permitir nos deliciarmos com sua beleza se soubermos admir-la!

15

As diferenas

sol, que no impede que as nuvens o cubram e tragam a chuva, que no impede que os ventos soprem ou que os rios corram, ou que as mars se alterem. As diferenas existentes entre ns no requerem repreenses ou julgamentos, mas ateno. Estas diferenas encontram-se apenas nos nveis de evoluo, o que no nos faz melhor ou pior do que nenhum outro, apenas diferentes, e as diferenas devem ser respeitadas. No se deve impor conhecimentos, nem forar aprendizado. Voc prprio uma lio; respeite-se!

Brilha a lua na noite; na manh, d lugar ao

16

Como comunicar-se

causador de muitos problemas. Incompatibilidades geradas pelas diferenas de pensamentos levam muitas pessoas a discusses por uma tentativa infundada de fazer com que o seu ouvinte aceite como correta a sua maneira de ver as coisas. Todo conhecimento que acumulamos de um valor incalculvel, tanto para ns prprios como para os outros, mas o que muito importante para voc poder no ser da mesma forma para um semelhante seu. Os problemas causados por esta dificuldade de conversar, de se relacionar, tm solues muito simples; alis, todo grande problema tem uma soluo muito simples. Valorize o seu conhecimento, analise o conhecimento do seu companheiro de cada momento;
17

O relacionamento entre pessoas, muitas vezes,

permita que haja um intercmbio bastante malevel no que diz respeito a dar e receber. No seja radical, mantendo sua porta sempre fechada; mantenha-a aberta para que o seu esprito possa estar sempre arejado pela brisa do mtuo respeito. Procure ser um bom ouvinte e um bom transmissor, e procure aprender o momento para cada uma destas aes. Busque na simplicidade a soluo para seus problemas; lembre-se que ela est muito prxima de voc; preste ateno e a ver!

18

A criatividade na vida

arte de viver. Manipulando cada qual a sua ferramenta, prpria ao seu trabalho, estaremos moldando uma obra que vir a ser admirada. No se detenha em comparaes, pois o grau de importncia de tudo que feito no tem medida; uma vez feito, no lhe faltar um usurio a tirar proveito. Antes de qualquer outro, enaltea voc a sua obra, no se vangloriando, mas colocando-a a seu dispor. Use a sua criatividade e as suas habilidades, mostre de que maneira voc se torna cada vez mais importante e mais responsvel por aquilo que voc perante a todos.

Cada um de ns um artista praticando a

19

Casamento e felicidade

lamentvel quanto a dissoluo de um casamento a sustentao desse com bases na indiferena e na amarga tolerncia de uma unio por mera convenincia. Talvez as pessoas no estejam sabendo buscar o caminho certo, por incapacidade de avaliar corretamente seus sentimentos, por confundirem a essncia do verdadeiro Amor, o qual no o caminho para prazeres passageiros, mas porta que se abre para a felicidade eterna.

To

20

Ser til

medicina vir a salvar vidas de acordo com o que aprendeu. Aquele que caminha pelas ruas num trajeto comum do seu dia-a-dia, preocupando-se em remover um caco de vidro, uma casca de banana, recolhendo um prego enferrujado ou qualquer outro objeto perigoso, estar, dentro dos princpios da educao moral, colaborando da mesma forma com o seu prximo.

Aquele que porventura tenha se formado em

21

Pai-nosso
Senhor,

Seja feita a tua vontade e no a minha, Pois a sabedoria que me confiaste ao domnio, muito pouco dela sei. De todas as qualidades de que disponho, Que prevalea a de usufruir da f. F que me coloca mais prximo de um calor Paternal que provm de ti, Que aquece minha necessidade, Que me afasta do frio da solido. Que a tua voz fale sempre mais alto do que a minha, Para que eu no me perca nos meus erros, Fazendo mau uso das qualidades que me confiaste. Que se faa a tua vontade em mim, Para que eu possa reparti-la E me alegrar por saber que sou capaz de te servir.
22

Viver honestamente

do a ningum, seno a si prprio. Busque sempre os seus direitos, mas jamais se exaspere contra aqueles que pensam lhe ludibriar. No cometa o mesmo erro que eles, lanando-lhes contragolpes. Seja honesto consigo, cuide para no errar, cumpra com suas responsabilidades; no espere nada em retorno pelas suas aes, apenas cuide por faz-las; esta a sua obrigao. Mais do que obrigao, dever, direito, um direito inviolvel: o de ser honesto para consigo. A mentira no expressa apenas atravs de palavras, mas tambm de gestos, sentimentos e aes. A sua mentira e sua falsidade apagam sua luz. No viva no escuro!

Quando voc mente, voc no est enganan-

23

Liberdade

os seus passos a um lugar qualquer; pelo caminho, respire o ar calmamente, areje sua mente, cumprimente as flores e delicie-se com o sabor das cores que lhe alimentaro necessidades diversas. Sentese no cho e estenda suas mos; as sementes do alto se acomodaro em suas palmas e depois crescero em sua alma.

Converse com o vento, oua os pssaros, leve

24

O fim da vida

chamado a se colocar diante de uma tela e ser convidado a ser o crtico do filme que ser passado. Desde j v se prevenindo, porque neste filme voc atuou e voc vai se ver nele com muito mais clareza do que possa imaginar e tambm com muitos detalhes que talvez j no venha a se lembrar. Como se sabe, a partir do bater da claquete comea a filmagem, mas com um detalhe: neste filme no h pausa para se refazer cenas mal filmadas onde erros foram cometidos; uma vez filmado, permanecer registrado. E l estar voc, analisando o seu filme, de uma forma que no haver como fugir da realidade dos fatos, no haver para quem mentir; se desenrolar diante de seus olhos a fita de sua vida em plena verdade. Dbitos e crditos provenientes de sua atuao
25

Em um certo ponto de sua vida, voc ser

iro ser reconhecidas por voc e, finalmente, a avaliao final, a qual voc concluir. A sua atuao, at ento, no poder ser alterada nesta filmagem, no h nenhum artifcio tcnico que lhe permita qualquer tipo de mudana. Mas daqui para frente voc j sabe que existe uma cmera muito prxima de voc; caso queira conhecer o cinegrafista, basta que se olhe no espelho. Nesta histria no h fim, apenas continuao...

26

Cautela
Meu amigo, voc portador de qualidades, mas eu lhe digo: preste mais ateno, olhe com mais cuidado para aquilo que voc faz, que voc diz; seja mais prudente, mais cauteloso nas suas aes; no seja apressado, pondere; pense no que vai dizer. No use de violncia para com voc mesmo, seja manso; faa bom uso do seu pensamento, domine-se, controle-se; no deixe aflorar o desespero, harmonize-se. No se defronte com as dvidas, alie-se s certezas, s convices que a confiana no seu Eu lhe proporciona. Voc capaz de viver suas qualidades em maior escala do que o faz; procure no se esquecer disto. Existem tantas outras coisas de menor valor que no so esquecidas!
Voc j ouviu dizer que a fora que voc tem dentro de si muito grande, mas h quanto tempo este fato tem estado esquecido? Seja bastante cuidadoso.
27

O presente e o futuro

es, nem tampouco pense que no futuro estar a soluo ou as solues para os seus problemas. O futuro nada mais do que uma conseqncia da qual a causa o presente. Como o seu presente, o que faz voc no seu presente, o que est voc plantando para ser colhido no seu futuro? Preste muita ateno para o que voc est fazendo exatamente agora, e em todos os agoras em que voc puder se lembrar deste fato. Muitos erros podem ser evitados se voc estiver disposto a no comet-los; cada gesto seu percebido por voc prprio. Se voc os faz porque voc tem conscincia do que est fazendo; logo, completamente possvel buscar o acerto caso haja inteno de sua parte. Lembre-se do seu futuro, sim, mas agora; pense no que ele ir se tornar tomando por base
28

No faa do futuro um motivo de preocupa-

suas aes do presente. Se voc no planta uma semente, amanh nada ir colher; se voc no educa uma criana, ela se tornar um adulto com dificuldades em sua vida; se hoje eu no estivesse usando de minha honestidade, quantos danos no iria eu lhe causar, e talvez no tanto a voc, quanto a mim prprio? Preste muita ateno para os mnimos detalhes do seu momento presente, pois a alegria de reconhecer que se deixou de errar por ter reparado naquele momento que ia cometer um erro, e no o fez, gratificante.

29

Paz

de paz, pois um dos mais sinceros que trago comigo para ofertar a um amigo de caminhada. a minha paz que me faz crescer, aprender, enxergar com nitidez a tez de um irmo, no com os olhos do corpo, mas com a pureza do esprito. nesta paz, em que procuro me envolver, que eu gostaria de lhe encontrar e nela, ento, podermos conversar, aprender, ensinar, cultivar a orao, individual ou coletiva, mas fazer com que ela viva e irradie o que feito em favor de algum. Eu prefiro ser ningum na minha paz (que no quer dizer perfeio, mas busca de uma unio, a unio do meu ser com o ser Criador), do que me sentir um algum de onde nada provm.

Eu trago para este momento um pensamento

30

Todos somos irmos

Quem meu irmo?


meu irmo aquele que me agride, aquele que me tenta, aquele que me ofende; meu irmo aquele que ri s minhas costas, aquele que zomba de minhas atitudes, aquele que me menospreza; meu irmo aquele bbado que se arrasta pelo cho, o viciado que no enxerga seu caminho, o pobre homem que no consegue sentir carinho; aquele que no me v como irmo; aquele que no sabe quo importante ter uma mo estendida; ou mesmo aquele que nada conseguisse fazer ou sentir, pois todos somos imperfeitos, mas que soubesse reconhecer, em silncio que fosse, o fato de que todos somos irmos. Os meus irmos tm cada qual sua caracterstica: uns so arrogantes, uns muito simples; uns de poucas palavras, outros falantes; uns introver31

tidos, outros extrovertidos; com alguns tem-se muita afinidade, com outros quase nenhuma. Mas todos somos irmos. E graas a estes irmos, cada qual com sua caracterstica, que cada um de ns tem a oportunidade de aprimorar os sentimentos, de conhecer a si prprio e se questionar a respeito do que somos realmente, ou a que distncia estamos de sermos capazes de reconhecer a todos como eles realmente o so, nos alegrando com suas ascendncias e nos entristecendo com suas decadncias. Seja ele quem for, ser seu irmo, seu semelhante. E ser atravs dele que voc ir ter a oportunidade de mostrar quem voc , por intermdio de suas atitudes.

32

Trabalho

fonte de recursos financeiros para que o homem se mantenha e sobreviva. O trabalho a oportunidade que se tem para cultivar a dignidade de um ser vivente, no importando qual seja a funo, mas a maneira como se desempenha esta funo. Muitos, hoje em dia, no tm a oportunidade de exercer o trabalho que realmente gostariam e para o qual teriam mais aptides, mas nada serve como desculpa para que no se cumpra, devidamente, uma tarefa. No importa qual seja a sua profisso, mas exera-a com dedicao e boa vontade, porque assim, mesmo que no perceba, estar beneficiando a muitos, assim como a si prprio.

O trabalho no tem preo, muito embora seja

33

As palavras

aparentemente insolveis, podem trazer luz a pensamentos envoltos em dvidas. As palavras tm em si mesmas a fora do seu significado, do seu sentido; por isso, em determinados casos, quando se faz necessrio uma orientao ou um esclarecimento, preciso que unamos o nosso sentimento ao sentido das palavras que pronunciamos. Seria bom usar as palavras com a correta pronncia, buscando sempre ser o mais claro possvel quando se est dialogando com quem quer que seja; melhor ainda seria buscar o dilogo lcido, sincero, procurando colocar nas palavras o seu verdadeiro sentido, para ento criarmos elos que nos unissem queles com quem estamos nos comunicando.

Poucas palavras podem resolver problemas

34

O que estamos pedindo?

Pai nosso, seja feita a tua vontade assim na terra como no cu. O que significa isto? O que estamos pedindo com estas palavras? Pedimos que se faa a vontade dele; no seria melhor que nos amssemos uns aos outros? E a quem cabe a realizao desta vontade: a ele ou a ns? O po nosso de cada dia nos dai hoje. O sol se ergue todas as manhs e traz sua energia; h alimento em abundncia para satisfazer a todas as pessoas do nosso planeta e no culpa de Deus se este seja mal distribudo.

35

Preparando-se para a partida

da deste planeta. Se voc no for um total irresponsvel, que pensa apenas em aproveitar a vida dando nfase somente ao materialismo, muito provvel que voc venha a encarar estes dias que lhe restam aqui concedendo-lhes o valor que eles realmente teriam que ter; talvez voc se dispusesse, com mais interesse, a se livrar dos maus comportamentos, das atividades improdutivas, j que seu tempo ser menor; talvez voc viesse a encarar a vida com mais maturidade e menos irresponsabilidade; talvez voc j no fosse querer ter pessoas como inimigas e iria se esforar com mais entusiasmo para desfazer aqueles mal-entendidos, aqueles assuntos mal resolvidos que existem aos milhares por a!

Imagine-se conhecedor da data de sua parti-

36

Olhos nos olhos

sui, mas no menos lindos que os demais, tm um enorme potencial de transmisso de foras, uma vez em harmonia com a sublimidade do esprito. So estes os olhos! Experimente olhar fixamente para um semelhante seu e transmitir, atravs deste olhar, o seu amor a esta pessoa, o seu carinho. E quando possvel for, e freqentemente esta oportunidade se apresenta, olhe nos olhos, converse fixando o seu olhar no olhar do seu amigo ou desconhecido, tanto faz, e transmita toda potencialidade do seu imensurvel amor. Quando voc alcanar a sublimidade do sentimento purificado de fraternidade que esta ao pode proporcionar, voc ter dado mais um importante passo rumo ao encontro da total eliminao de impurezas impregnadas no seu esprito.

Dois rgos lindos que o corpo humano pos-

37

Olhe com amor para tudo, pense com amor a respeito de tudo. Olhos nos olhos, com plena sinceridade. Faa do seu olhar uma ponte a levar ao seu semelhante suprimentos positivos; invada-o, respeitosamente, com pensamentos estimulantes prtica de gestos de bem. Imponha o seu olhar, humildemente, e que todos possam ser capazes de usufruir das foras que dele emana!

38

Amigos de Deus

f que professam; sejam religiosos verdadeiros, sejam amigos de Deus e no servidores interessados apenas no venha a ns, servidores que s se lembram de Deus quando a situao est difcil. Honrem a doutrina que escolheram, seja ela qual for, j que Deus se resume a um s! Estimulem-se no aprendizado do amor, porque os seres humanos muito ainda tm que aprender neste campo. Ajudem-se, aproximem-se! Muitos esto fazendo exatamente o contrrio: no af de crescerem, esto pisando uns nos outros, denegrindo a linda imagem da verdadeira religio que Deus!

Sejam unidos na compreenso, no amor e na

39

Amar as pessoas
Por que no viver a vida amando seu prximo? Para que tanta fofoca, tanto desrespeito? Isto demonstra falta de amor no corao. O tempo to precioso, e so tantos que desconhecem esta preciosidade. As palavras se constituem em um riqussimo tesouro que, diferente dos tesouros da Terra, traz prosperidade quando usadas com a finalidade de colaborar para o progresso. No se intrometa na vida alheia, ao invs disso, pense nela com carinho. No crucifique as pessoas pelos seus erros, mas aprenda a am-las como elas so e trate de reparar seus prprios erros. Amai-vos uns aos outros. Mas como tem sido difcil! Por que ser? O que se passa em ns para que no consigamos suplantar a dificuldade de nos relacionarmos bem com todos os nossos semelhantes?
Trate a todos que lhe rodeiam com mais carinho. Se eles erram tanto, no erre junto com eles, estenda-lhes sua mo e permita que eles ouam sua palavra de amor!
40

Honrar o amor

tem seja l pelo que for, parem um pouquinho para pensar a respeito dos motivos que os levaram a se unir h tempos atrs; afinal, se foi o amor, bem, o amor chama divina que no se apaga. Honrem este amor com uma conduta digna do Deus que os uniu neste matrimnio, pois diante do amor nada justifica brigas e desentendimentos, e aqueles muitos que dizem que todo casal tem umas briguinhas de vez em quando esto prestes a alcanar a sublimidade de uma vida conjugal plena e verdadeira, com um grau de comportamento digno de pessoas civilizadas que sabem tanto falar quanto ouvir, com todo respeito e sem menosprezo, no utilizando gritos e agresses como meio de comunicao.

Se voc, marido, ou voc, mulher, ainda discu-

41

Ser paciente
O MUNDO PODE DESABAR AO SEU REDOR , mas voc tem que ser paciente e compreensivo, pois, se assim no for, voc ir ser levado juntamente com os escombros desta tragdia. Na realidade, no o mundo que est desabando, mas sim um grande nmero de pessoas est se implodindo, destruindo todos os seus valores interiores, deixando-se corroer pela ganncia, pela arrogncia, pela falta de respeito pelo seu prximo... Canalizem suas foras para a aquisio de paz interior, pois em paz suas foras se multiplicaro.
n

PRECISO, SEMPRE QUE POSSVEL , alertar as pessoas para a necessidade da orao como meio de fortalecimento para que se possa suplantar as adversidades.

42

CABE, A CADA UM , se posicionar de um lado ou de outro: fazer parte da maioria necessitada, ou ser um colaborador em meio a esta minoria alegre e confiante. Aonde voc se sentiria melhor?
n

ORIENTE COM AMOR e busque orientao com humildade, objetivando sempre alcanar a unio fraternal e o amor universal. Faa isto durante as 24 horas do dia, esteja onde estiver, j que as aes edificantes no esto limitadas a lugares especficos, como por exemplo: templos, lugares bonitos e agradveis...
n

SEJAM INCANSVEIS NO TRABALHO de propagao dos conhecimentos que possuem, por poucos que eles sejam; procurem sempre aprender mais, para que maior possa ser sua colaborao para o encaminhamento da humanidade rumo a Deus.
n

A HUMANIDADE SEMPRE FOI CARENTE de bons exemplos a serem seguidos, assim como, tambm,

43

tem sido displicente para com muitos bons exemplos ento demonstrados.
n

CULTIVAR BONS EXEMPLOS e aniquilar os maus no pode continuar sendo uma tarefa to difcil para o ser humano.
n

FREQENTEMENTE VEMOS PESSOAS alimentando antipatia por outras, tendo dificuldade de se relacionar, at mesmo por falta de afinidade. Se isto acontece com voc, procure se esforar mais a fim de solucionar este problema interno que lhe priva de amar seu semelhante.
n

PROCURE ESTAR ATENTO, principalmente com relao quele ou quilo que mais lhe provoca, que mais abala sua pacincia, que lhe tira do srio. Diante de erros desta natureza, ao invs de se recriminar, procure avaliar a situao, pedir desculpas se possvel, e entender que o que nos provoca pode ser a oportunidade para superarmos nossas prprias falhas.

44

JAMAIS DESISTA . Se houver uma queda, no se abata, no tenha vergonha; ao contrrio, erga a cabea, d lugar aos melhores sentimentos e mostre que voc capaz de se superar e de fazer prevalecer o amor.
n

TUDO AQUILO QUE TIRA A SUA PACINCIA exatamente o que voc precisa encarar de frente e impor sua compreenso.
n

NO PENSEM que s aos outros cabe a funo de melhorar o ambiente terrestre, que s os qualificados pelas entidades religiosas, por exemplo, podem conduzir a humanidade rumo a Deus. Se cada um atuasse de forma positiva e construtiva no dia-a-dia, um nmero menor de pessoas estaria se desvirtuando em funo de maus exemplos.
n

SE CADA UM FIZESSE um cuidadoso balano de suas aes, palavras e pensamentos, iria constatar o quanto cada qual poderia melhorar caso se mantivesse em alerta com mais constncia, obser-

45

vando sempre os bons exemplos que se encontram ao redor.


n

PROVVEL QUE NO HAJA NINGUM que diga que no gosta de ser bem tratado ou de ser tratado com respeito. Sendo assim, por que no tratar bem?
n

CERTAMENTE OS ERROS EXISTEM, mas os maus-tratos s tendem a aument-los. Tratar bem no significa encobrir erros!
n

A MORTE com certeza bater em nossa porta um dia, a olharemos para trs e veremos quantos valores foram mal avaliados, quantas oportunidades foram desperdiadas.
n

POR HAVEREM INMERAS LIES no dia-a-dia da humanidade que se vem pedir que homens e mulheres amansem seus coraes e plantem a humildade em seus espritos, para que, assim, no exmio domnio de seus sentimentos, possam fazer germinar no solo deste planeta as sementes que todos
46

os sensatos aguardam por ver florescer e purificar os espritos humanos, as sementes da paz!
n

ACOSTUMEM-SE IDIA da simplicidade, pois nela esto os antdotos contra todos os venenos criados pela mente humana.
n

COMO FELIZ AQUELE QUE pronuncia sua palavra e elabora seu pensamento com amor. A felicidade deste no se compara felicidade daquele que possuidor de tesouros da terra.
n

NO SE DEVE IMPOR AO MUNDO a brutalidade dos sentimentos, mas buscar a remisso perante Deus atravs da simplicidade e da humildade, pois estas, juntas, formam o bero da sabedoria.
n

NA CORAGEM DO HOMEM E DA MULHER repousa a esperana de dias melhores; tambm na coragem de sustentar a moral e a dignidade, e agir de acordo com os princpios do verdadeiro cristianismo.

47

DENTRE OS MUITOS ARTIFCIOS oferecidos por Deus destaca-se a no-violncia como sendo um importante princpio a ser observado pelo ser humano na sua tarefa de orientador e encaminhador.
n

A VIOLNCIA O ARTIFCIO DOS FRACOS , enquanto que o amor o dos sbios.


n

OPONHA VIOLNCIA O SEU AMOR , pois somente a pureza deste oferece aos homens e mulheres condies ideais para lidar com todo tipo de circunstncia.
n

ESFORCE-SE no sentido de se tornar um ser no-violento, seja nos gestos, nas palavras ou nos pensamentos.
n

CONVM LEMBRAR que a violncia no est vinculada apenas a malfeitores inescrupulosos, que invadem a privacidade de terceiros das mais diversas formas, mas tambm ao comportamento

48

desatento, aos fulminantes pensamentos de inveja, de dio, de prepotncia, de superioridade...


n

H QUE HAVER MAIS ATENO para que se ponha fim a todo e qualquer tipo de violncia e assim se permita nascer dentro de ns o embrio do carinho.
n

REALCE SUA BELEZA interior oferecendo ao seu semelhante um sorriso despretensioso, impregnando suas palavras com carinho e respeito.
n

ESTAR NA TERRA estar a trabalho, e este trabalho consiste em ajudar os menos esclarecidos, os mais despreparados; consiste em utilizar toda e qualquer vantagem que se possa ter para auxiliar aquele que ainda no a tem.
n

ANTES DE PENSAR em fazer alguma coisa, antes de falar alguma coisa ou, at mesmo, antes de pensar, no deixe de se munir de amor.

49

O QUE ESTE MUNDO realmente tem de concreto a nos oferecer so as oportunidades de aprender e de servir.
n

H MUITA SEDE NO DESERTO em que vivemos, no seja mais um sedento; transforme-se num osis e sua fonte s ir se multiplicar.
n

EXISTE O MOMENTO EM QUE o silncio das palavras d lugar voz da conscincia, a qual deve falar o mais claro possvel, sinceramente. Neste silncio, procure se ouvir sem tentar fugir das verdades que so ditas, pois de nada adianta fugir. H sabedoria neste silncio, h Deus dentro de voc.
n

NO BASTA APENAS que se tenha a resposta; preciso que se saiba como e quanto custa chegar at ela. Saber conviver com uma dificuldade um dom que est ao alcance de qualquer um.
n

NO CONTINUEM SE PRIVANDO de inimaginveis alegrias. Vivam a alegria, a humildade, a fraternidade; mas vivam tudo isto em verdade,
50

sem enganarem a si prprios. Jesus amou a todos sem discriminao. Faam vocs o mesmo!
n

OS DONS DIVINOS SO ptalas de luz que apagam a escurido.


n

DUAS PESSOAS SE CONHECEM , se enamoram. Pelos laos da unio se colocam em um caminho, que, como todos os outros, traz tambm seus espinhos. Diante do Juiz assumiram um compromisso; nascia assim mais uma famlia!
n

VOC, MARIDO, VOC, MULHER : a sua unio no lhes uma obrigao, mas uma grande chance de se ajudarem. No obrigao se aturarem, dever se respeitarem.
n

TRATE APENAS DE RESPIRAR a vida como ela se lhe oferece, e no de polu-la com ares pesados, provenientes de suas ms aes.

51

HOJE NO ME SINTO ENGANADO pelas minhas fraquezas, sinto-me, sim, incentivado por minhas certezas. O vcio nada mais do que a escravido das prprias fraquezas.
n

PARA AQUELE QUE NO CONHECE a alegria, eu gostaria de apresentar a minha. Ela chega at mim por aquilo que tenho, ela se apossa de mim quando me vejo buscando, lutando interiormente pelo meu aprimoramento.
n

MUITOS HOMENS E MULHERES se fizeram famosos por entre os mais diversos povos, enquanto que de muitos outros nem sequer se percebeu a sua passagem por este mundo.
n

QUANDO UM S SER HUMANO conseguir fazer pleno uso do amor, neutralizar, assim, o dio de milhes!

52

HOMENS E MULHERES trazem dentro de si a necessidade de vencer suas prprias fraquezas e de encontrar respostas para aquilo que lhes desconhecido.
n

FRATERNIDADE no apenas ofertar um po, uma ajuda financeira; mas tambm revidar a uma grosseria ou a uma ofensa com a educao. Dependemos uns dos outros para crescermos!
n

MUITO FCIL CAMINHAR NO PLANO , sem obstculos e sem tropeos. Mas cada degrau ultrapassado que nos colocar acima e para alm daquilo que devemos ser.
n

QUANTO MAIS DIFCIL LHE PARECER um obstculo, uma tarefa, ou a prtica de uma ao, maior ento dever ser o esforo. A, ento, voc prprio avaliar o sentimento que ir se apossar de voc. Jamais desista, persista sempre! O mundo precisa de perseverana!

53

O SER HUMANO TEM SE EXPANDIDO exteriormente, mas tem deixado de lado a expanso interior.
n

PROCURE SE ESFORAR ao mximo para encarar, paciente e compreensivamente, todas aquelas situaes e todas aquelas pessoas que lhe trazem irritao, que lhe tiram do srio. Empenhe-se ao mximo, principalmente com relao quilo que mais lhe aborrece, que mais lhe contraria. Esta uma batalha que precisa ser vencida!
n

BUSQUE ENCONTRAR nesta vida algo que lhe traga contento interior, seja l o que for; busque encontrar algo que lhe faa crescer. Busque os lugares, as companhias, as situaes que lhe acrescentem algo de til e bonito ao Esprito. De tristezas o mundo j est cheio!
n

MUITOS HOMENS E MULHERES se aprisionam em sua prpria liberdade; enquanto outros a usam para se livrarem de suas prises!

54

AQUELE QUE ENTENDE A F como sendo confiana em Deus no deve encontrar motivos para reclamaes!
n

A PARTIR DO MOMENTO QUE se propuser a fazer algo, no pense na obrigao, mas na importncia de servir, entendendo o quanto somos necessrios uns aos outros. Sempre que lhe for solicitado um servio e este estiver ao seu alcance, no o faa seno com boa vontade!
n

SAIBAM TODOS O QUANTO IMPORTANTE entender que no se deve julgar as pessoas, mas sim entender que elas tm os seus motivos para ser como so, e que, por pior que possam ser, no cabe a ns crucific-las.
n

VOC CONVIVE com aquilo que voc cria no seu pensamento!

55

O AMOR VERDADEIRO , sincero, puro, desinteressado, completamente imune a todas as atrocidades que possam existir. Viva-o e o sabers!
n

A LUTA MAIS IMPORTANTE , da qual o homem no deve fugir, a luta contra o medo.
n

SEJA SEMPRE CALMO , tranqilo; pense antes de falar, no deixe que as palavras saiam desorganizadamente de dentro de voc.
n

MAIS EFICIENTE DO QUE MIL PALAVRAS , muitas vezes bem intencionadas, so os bons exemplos mostrados continuamente.
n

O MESTRE ENSINA , mas o aluno s aprende se houver interesse!


n

AME AO PRXIMO COMO A SI MESMO . Mas como se pode amar ao prximo se ainda no se sabe amar a si prprio?

56

SE A SUA TRANQILIDADE for abalada porque falta solidez em sua f. Se realmente confia, no h o que temer; caminhe mansamente e o que lhe falta ser acrescentado.
n

TRISTE VER PAIS GRITANDO animalescamente com seus filhos, digladiando-se estes como selvagens. to bonito ver uma comunicao fraterna entre pais e filhos, onde estes se tratem de igual para igual.
n

PRECISO QUE SE REFORMULEM os mtodos de ensino usados com as crianas; ao invs de represses, sorrisos; ao invs de cara zangada, dilogo.
n

SORRIAM PARA A VIDA , pois s os sorrisos de alegria podem ofuscar as lgrimas de tristeza!
n

AS PESSOAS PRECISAM SER LIVRES e, ao mesmo tempo, aprender a respeitar a liberdade. Feliz do cidado que no traz consigo rtulos religiosos,
57

mas que capaz de amar a tudo na verdadeira plenitude do amor!


n

A MISSO DE AMAR no deveria ser um fardo pesado, mas sim um buqu florido; a misso de amar deveria unir, e no afastar; a misso de amar deveria fazer com que seus missionrios levassem palavras que aproximam, e no que separam; deveria criar nos rostos o sorriso sincero da amizade.
n

CAMINHEM, mesmo que vagarosamente, mas caminhem para frente. Ningum reclama da gua quando ela mata a sede; por que ento reclamar da vida se ela o prprio remdio para o esprito restaurar a sade?
n

REFLITA ATENTAMENTE : quem voc para se julgar no direito de menosprezar pessoas que tropeam em suas prprias falhas? Se voc as condena, estar condenando a si prprio.

58

LAMENTA-SE QUE O AMOR seja to mal entendido; este sentimento do amor a frmula que faz do homem e da mulher serem semelhana de Deus.
n

FELIZ DO HOMEM OU DA MULHER que consegue parar, pensar e deixar ento de cometer um erro, seja este atravs de palavras, gestos ou pensamentos.
n

A TERRA UMA ESCOLA primria onde a principal lio a que busca levar os seres humanos a aprimorarem os seus sentimentos com relao a si prprios.
n

DENTRE TODAS AS ORAES at hoje criadas, talvez nenhuma se compare a uma formada por uma nica palavra: Obrigado! Uma linda orao, de uma nica palavra; esta mais uma das grandes obras da criao as quais os olhos e os coraes humanos ainda tanta dificuldade tm de contemplar!

59

SE VOC NO SABE AINDA o quanto bom sorrir a todos os instantes, sozinho, sempre agradecido pelo mundo agradvel que voc criou dentro de seu esprito, saiba ento que outro remdio no poder, jamais, ter a eficcia que tem o sorriso, aquele sorriso que todos admiram nas crianas e julgam ser impossvel de ser encontrado nos adultos.
n

NO TENHA MEDO DE ESTAR bem consigo mesmo, nem vergonha de demonstrar que possvel ser feliz, apesar de tudo, com todo respeito. Afinal, o que mais poderia Deus querer para ns seno a felicidade de termos em nossos espritos, definitivamente, a permanncia do amor?
n

SE NO LHE FALTA SADE, se no lhe falta trabalho, se no lhe falta o teto, o alimento e a f, voc, certamente, um daqueles de quem muito se espera. Estes so requisitos bsicos para que um indivduo no venha a ter motivos para reclamar. Portanto, esteja certo de que muito mais voc pode fazer, alm do que j faz.

60

NO BASTA SER VIRTUOSO, preciso trabalhar a mente e moldar o esprito de acordo com os requisitos do amor; no basta viver tranqilo na comodidade dos benefcios terrenos, preciso pr mos obra. Aos que muito tm, muito ser pedido, mas isto no uma regra que ser praticada em um futuro remoto, pois esta contribuio precisa ser dada imediatamente por todos que se julgam capazes de ajudar.
n

O MUNDO DEPENDE DE VOC para se tornar melhor; no espere receber, mas procure dar. Sorria para o mundo, pois ele precisa do seu sorriso; certamente Jesus se fartar em alegrias por voc!
n

SOMOS LIVRES PARA escolhermos nosso caminho, mas, seja ele qual for, leve com voc, sempre, o amor e Deus se far presente com sua humildade e sabedoria!
n

TO NOCIVOS QUANTO OS VCIOS do fumo, do lcool, da droga, so tantos outros mais que a humanidade alimenta com seu mau comportamento. A ostentao, a prepotncia, a arrogncia, so
61

exemplos de vcios que corroem o esprito tanto quanto aqueles outros corroem o corpo fsico.
n

NO FALE O QUE NO PRECISA ser dito; limite-se a assuntos edificantes; coloque amor nas suas palavras. Vamos lutar para evitar que tantos lares desmoronem, para evitar que tantas famlias se digladiem entre si, para evitar que as pessoas se ofendam umas s outras.
n

HUMILDE NO AQUELE pobre coitado, nem tampouco o bonzinho que vive calado sem se manifestar ou acatando tudo que lhe impem, mas sim aquele que trabalha, que cumpre com seus deveres sem pensar que est fazendo favores, reconhecendo que a grandiosidade dos ensinamentos de Deus se constitui em um tesouro que nos enriquece interiormente.
n

O TRABALHO EFICIENTE remdio no combate s dificuldades, pois braos cruzados e mentes inoperantes trazem apenas infortnios.

62

NO ESMOREA, no deixe que as oportunidades escorreguem pelos seus dedos. Utilize as suas palavras, utilize o seu olhar, utilize sua educao, utilize sua simpatia, utilize sua boa vontade, o seu carinho, o seu amor; utilize sua vida para dar nova vida aos que morrem aos poucos, a cada dia, mergulhados no desnimo e na tristeza.
n

H UMA BOLINHA solta no universo, em meio a milhes de outras, chamada Terra. Muitos que nela se encontram se julgam sabedores de tudo; existe muita prepotncia, muita arrogncia..., mas, apesar disso, se vem impotentes diante das conseqncias de seus prprios erros, os quais contaminam esta pequena bolinha que paira no universo.

63

Das könnte Ihnen auch gefallen