Sie sind auf Seite 1von 7

Equipe: Germana Cunha Lima e Roberta Duarte

FICHA TCNICA: FEIJOADA BRASILEIRA

Elaborao de ficha tcnica, atividade da disciplina Tcnica Diettica I,do Curso de Nutrio-noite(3 perodo)

CAMPINA GRANDE-PB 2011

INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURICIO DE NASSAU CURSO: NUTRIO

EQUIPE: Germana Cunha Lima e Roberta Duarte

FICHA TCNICA:FEIJOADA BRASILEIRA

CAMPINA GRANDE-PB 2011

INTRODUO E OBJETIVOS Introduo Para que o preparo de uma receita culinria obtenha sucesso, devemos levar em considerao alguns fatores de grande importncia, tais como utenslios usados para essa preparao, temperatura, e tempo de preparo, alm da qualidade e quantidade dos ingredientes que esto sendo utilizados nesse processo. A utilizao correta dessas condies garantir que o protocolo ou receita seja cada vez mais semelhante, mesmo quando elaborado e manuseado por manipuladores diferentes. A elaborao de uma receita deve conter informaes claras e precisa, a fim de alcanar o objetivo principal, que a sua reproduo. Quando fazemos uma receita imprescindvel que os ingredientes sejam medidos com preciso. Lgico que as medidas no sero elaboradas com exatido matemticas, pois existem diferenas entre o tamanho dos utenslios. Mas podemos utilizar instrumentos que tenham medidas padronizadas como balana, proveta, Becker, litros, ou recipientes que facilitem a medio. O emprego dessas medidas com exatido garante a reprodutibilidade da receita, com isso obtemos reduo nos custos e qualidade da nossa preparao. Outra maneira para medir os ingredientes a utilizao das medidas caseiras (xcara, colheres, copos e pires) sendo que temos que ter um conhecimento da capacidade de volume desses utenslios para evitar o custo desnecessrio.

Objetivo da aula Reconhecer a importncia da padronizao de medidas caseiras, e reconhecer as diferenas na medio de medidas caseiras entre manipuladores.

Materiais e Mtodos

Material Utenslios: Copo de requeijo, Xcara de caf e colher de sopa. Ingredientes: Farinha de rosca, acar granulado e amido de milho.

Mtodos: -Medir o volume em ml(usando gua) utilizando os utenslios citados em material. Medimos a gua no Becker depois aferimos o seu volume e fizemos a mdia das trs medidas. -Medir ingredientes secos utilizando os utenslios citados em material. Peneiramos a farinha de rosca, o acar granulado e o amido colocamos separadamente nos utenslios (no calamos ou acomodados),nivelamos com a faca e pesamos separadamente para aferir o peso.Devemos ressaltar que o procedimento foi feito com todos os utenslios propostos no roteiro da aula. Houve a substituio de dois ingredientes, pois no havia disponveis os ingredientes solicitados no roteiro, sendo esses: Farinha de trigo por farinha de rosca, e acar refinado por acar granulado.

Resultados: Objetivo: Medir o volume me ML(usando gua)

Utenslios Copo requeijo

1 medida de 147,3 106,4 6

2 medida 131,6 96,9 6

3 medida 121,70 92,9 6,6

Mdia 133,53 98,73 6,2

Xcara de caf Colher de sopa

Objetivo: Pesagem de ingredientes secos, utilizando medidas caseiras. Xcara de caf

Ingredientes Farinha de trigo

1 medida 2 medida 96,5 102,7

3 medida 103,1

Mdia 100,76

Ingredientes Acar Granulado Ingredientes Amido de milho

1 medida 2 medida 132,6 113,5

3 medida 101,2

Mdia 115,76

1 medida 2 medida 58,7 60,5

3 medida 55,7

Mdia 58,3

Colher de sopa Ingredientes Farinha de trigo 1 medida 2 medida 12,4 7,6 3 medida 9 Mdia 9,66

Ingredientes Acar Granulado Ingredientes Amido de milho

1 medida 2 medida 13,6 13

3 medida 12,8

Mdia 13,13

1 medida 2 medida 4,4 3,15

3 medida 3,05

Mdia 3,53

Colher de ch Ingredientes Farinha de trigo 1 medida 2 medida 2 1,7 3 medida 1,9 Mdia 1,86

Ingredientes Acar Granulado Ingredientes Amido de milho

1 medida 2 medida 4,2 3,9

3 medida 4

Mdia 4,03

1 medida 2 medida 1,51 0,81

3 medida 0,65

Mdia 0,99

Concluso Positiva

Conclumos que a experincia na aula pratica foi de grande valia, pois aprendemos como aplicar as tcnicas de mensurao de alimentos, utilizando medidas caseiras. Acreditamos que nosso objetivo foi alcanado com xito, e esperamos poder aplicar tais ensinamentos em nossa rotina profissional, quando se fizer necessrio.

Concluso Negativa

Conclumos que a experincia na aula pratica foi de grande valia, pois conhecemos quais e como so empregados os utenslios para medio caseira. Mas infelizmente achamos depois de visualizarmos os resultados, que no alamos nosso objetivo, talvez durante o processo ns no tenhamos seguido corretamente o roteiro da aula, ou at mesmo no manuseamos corretamente os instrumentos utilizados, devido nossa falta de experincia e prtica. Temos a certeza que o processo de aprendizado assim mesmo, pois devemos cometer erros agora que estamos aprendendo, para que quando profissionais sejamos capazes de exercer nossas funes com qualidade e profissionalismo.

Das könnte Ihnen auch gefallen