Sie sind auf Seite 1von 14

ESTATUTOS DA ABERT

Ttulo I Da Organizao Captulo I Da Denominao da Sociedade Art. 1 A Associao Brasileira de Emissoras de Rdio e Televiso ABERT - fundada em Braslia-DF, em 27 de novembro de 1962, uma sociedade civil sem fins econmicos, de durao indeterminada, constituda por empresas de radiodifuso autorizadas a funcionar no Pas e por outras pessoas fsicas e jurdicas com vnculos e participao no setor. 1 A ABERT ter sede e foro em Braslia-DF com a possibilidade de ter escritrios representativos em outras unidades da federao. 2 Nos Estatutos, o termo radiodifuso utilizado para abranger emissoras de rdio (radiodifuso de sons) e televiso (radiodifuso de sons e imagens). Captulo II Dos Objetivos Art. 2 So objetivos da ABERT: I defender a liberdade de expresso, em todas as suas formas, bem como defender os interesses das emissoras de radiodifuso, suas prerrogativas como executoras de servios de interesse pblico, assim como seus direitos e garantias; II - enfatizar os princpios adequados radiodifuso brasileira, notadamente as suas expresses educativa, cultural, cvica, informativa e recreativa; III - representar os interesses gerais de suas associadas em contratos, convnios, acordos e compromissos junto aos poderes pblicos, independentemente de outorga de mandato especfico para as mesmas, bem como manter e desenvolver intercmbio, entendimentos e acordos com entidades culturais, cientficas, artsticas e empresas jornalsticas, visando ampliar seus objetivos; IV - desenvolver seus servios de modo a propiciar assessoria especializada permanente s suas associadas; V - postular a adoo de medidas legais e judiciais de proteo e amparo aos interesses morais e materiais da radiodifuso; VI - representar a radiodifuso e estabelecer intercmbios junto s entidades congneres estaduais, nacionais e internacionais em congressos, conferncias, convnios, palestras e certames promovidos por entidades governamentais ou no-governamentais;

VII - pleitear, junto aos poderes pblicos, a incluso de representantes da radiodifuso designados pela ABERT, para integrar as delegaes oficiais a congressos ou certames estaduais, nacionais ou internacionais de interesse da radiodifuso, bem como sempre buscar a participao de representante da entidade em todo colegiado ou rgo governamental, ou no-governamental, de interesse da radiodifuso; VIII - zelar pelo respeito s resolues do Conselho Superior; IX - outorgar e entregar a Medalha do Mrito da Radiodifuso e a Medalha Assis Chateaubriand nos Congressos Brasileiros de Radiodifuso. Captulo III Do Patrimnio Art. 3 A ABERT possui personalidade jurdica e patrimnio distintos em relao s suas associadas e dirigentes, que no respondem subsidiria, nem solidariamente pelas obrigaes por ela contradas. Art. 4 O patrimnio da ABERT ser constitudo do acervo material representado por todos os seus bens mveis e imveis, ttulos e produtos de doaes, dos quais ser feito, ao fim de cada exerccio, o respectivo inventrio, e do acervo histrico, composto de suas conquistas em favor da radiodifuso brasileira e de sua prpria histria. Captulo IV Do Exerccio Financeiro Art. 5 O exerccio financeiro coincidir com o ano civil. Captulo V Da Dissoluo da ABERT Art. 6 A dissoluo da ABERT poder ocorrer: I - por circunstncias alheias sua vontade, decorrentes de medidas legais ou administrativas inapelveis; II - por incontornvel e absoluta impossibilidade legal ou material de preencher suas finalidades, devidamente comprovada pelo Conselho Superior. 1 A dissoluo da ABERT, no caso do inciso II, depender de aprovao com a presena mnima da metade mais uma das associadas efetivas, por votao mnima de dois teros dos presentes reunidos em Assemblia Geral Extraordinria, especialmente convocada, com antecedncia mnima de trinta dias. 2 O patrimnio ter destinao regulada na forma do art. 61 do Cdigo Civil Brasileiro - Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

Captulo VI Das Receitas da ABERT Art. 7 A receita da ABERT resulta de: I - contribuies das associadas; II - contribuies extraordinrias das associadas; III - doaes; IV - receitas eventuais. Pargrafo nico. As contribuies referidas nos incisos I e II sero definidas pelo Conselho Superior, inclusive quanto forma de pagamento. Ttulo II Das Associadas Captulo I Das Categorias Sociais Art. 8 O quadro social da ABERT ser constitudo de: I Associadas Fundadoras: so as emissoras de radiodifuso que estiveram representadas na Assemblia Geral de fundao da ABERT realizada em 27 de novembro de 1962, em Braslia, e as que solicitaram filiao at 90 (noventa) dias aps aquela data; II - Associadas Efetivas: so as emissoras de radiodifuso cujas solicitaes ou propostas de admisso ao quadro social forem aprovadas pela entidade; III Associadas Institucionais: constituem categoria especial de associada, composta pelas associaes e agremiaes de mbito estadual, regional e internacional de radiodifuso, cujas solicitaes ou propostas de admisso ao quadro social forem aprovadas pela entidade; IV - Associadas Colaboradoras: constituem categoria especial de associada, composta pelas pessoas fsicas e jurdicas que possuam interesse e/ou vnculo com o setor da radiodifuso, cujas solicitaes ou propostas de admisso ao quadro social forem aprovadas pela entidade. 1 As Associadas Fundadoras, para gozarem dos direitos e vantagens estabelecidos nestes Estatutos, devero estar includas no quadro social como Efetivas. 2 Com exceo s hipteses de suspenso ou eliminao do quadro associativo da ABERT, ou de deliberao do Conselho Superior, as associadas, em todas as suas categorias, no podero se desligar da entidade antes de completarem seis meses de associao ou, no caso de se desligarem formalmente, devero continuar a pagar as contribuies pecunirias durante o referido perodo. 3 As Associaes Institucionais ou Colaboradoras, categorias especiais segundo o disposto no art. 55 do Cdigo Civil Brasileiro, no participaro das assemblias gerais, ou tero capacidade ativa nem passiva eleitoral.
3

Art. 9 A admisso ao quadro social da ABERT far-se- por solicitao da interessada Diretoria Executiva da entidade, mediante o preenchimento de pr-requisitos definidos pelo Conselho Superior, cabendo a este deliberar sobre a admisso. Captulo II Dos Direitos e Deveres das Associadas Art. 10 So direitos das Associadas Efetivas da ABERT: I participar das assemblias gerais, por seus representantes devidamente credenciados, nelas votarem e serem votados ainda que por procurao, observados os limites estabelecidos nos estatutos, desde que estejam em dia com suas obrigaes estatutrias; II - beneficiar-se dos servios das assessorias especializadas da entidade; bem como participar dos eventos promovidos pela ABERT e freqentar a sede social, inclusive, usufruir das comodidades e utilidades existentes; III - oferecer teses, sugestes ou proposies a serem apreciadas nos certames da ABERT ou nas reunies do Conselho Superior, principalmente sobre fatos que atentem contra o bom nome da entidade ou da radiodifuso; IV comparecer aos congressos, conferncias, seminrios e outros certames promovidos pela ABERT. Art. 11 As Associadas Institucionais e Colaboradoras da ABERT possuem os mesmos direitos das Associadas Efetivas, exceto ao mencionado no inciso I do artigo anterior. Art. 12 So deveres de todas as associadas: I zelar pelo bom nome da ABERT e colaborar, de forma permanente, na consecuo de seus objetivos; II divulgar graciosamente, pelas suas emissoras, instituies e rgos, os comunicados originrios da ABERT, quando do interesse geral da radiodifuso; III efetuar pontualmente o pagamento de contribuies financeiras; IV cumprir estes Estatutos e as Resolues das assemblias e do Conselho Superior; V comunicar ao Conselho Superior, logo que deles tenham conhecimento, sobre fatos que possam atentar contra o livre exerccio da radiodifuso, seu conceito pblico ou o bom nome da ABERT; VI manter seus dados e informaes sobre o quadro social devidamente atualizados com a ABERT.

Captulo III Das Infraes e Penalidades Art. 13 As infraes s disposies destes Estatutos esto sujeitas s sanes previstas neste Captulo. Art. 14 As infraes, dependendo de sua gravidade, a juzo do Conselho Superior, pelo voto de dois teros de seus membros, sero punidas com as seguintes penalidades: I - advertncia; II - suspenso; III - eliminao. Art. 15 O Conselho Superior o rgo competente para o estabelecimento do rito das representaes e para aplicao das penalidades aqui previstas, aps ser dado o direito de defesa associada. Pargrafo nico. As notificaes referentes a este Captulo sero encaminhadas por via postal, com aviso de recebimento (AR). Art. 16 O Conselho Superior aplicar s associadas em atraso com suas contribuies financeiras, as seguintes punies: I - no caso de qualquer atraso, perda temporria dos direitos garantidos por estes Estatutos, at que venham a adimplir com suas obrigaes; II - no caso de atraso por mais de trs meses, a associada ser automaticamente suspensa do quadro associativo pelo perodo que remanescer inadimplente, at que sobrevenha deciso do Conselho Superior aplicando a pena de eliminao do quadro social, ou a sua regularizao; III Durante a suspenso referida no inciso anterior, seus representantes e/ou integrantes de quaisquer dos poderes da ABERT ficam impedidos de participar de qualquer reunio dos rgos a que pertenam. Pargrafo nico. vedada a participao, em qualquer certame promovido pela ABERT, aos que no pertenam ao seu quadro social e aos que no estiverem em dia com suas obrigaes estatutrias. Ttulo III Dos rgos da ABERT Art. 17 So rgos da ABERT: I Assemblia Geral; II Conselho Superior; III Conselho Fiscal; IV Conselho das Associaes Estaduais; V Diretoria Executiva.

Captulo I Da Assemblia Geral e seu Funcionamento Seo I Da Assemblia Geral Art. 18 A Assemblia Geral constituda pelas associadas efetivas com mais de seis meses de associao, que estejam em dia com suas obrigaes sociais e satisfaam as condies destes Estatutos. Art. 19 A Assemblia Geral reunir-se-: I Ordinariamente: a) anualmente, at o final do primeiro trimestre, para apreciar o relatrio e julgar contas da entidade referentes ao exerccio financeiro anterior, com parecer do Conselho Fiscal; b) de quatro em quatro anos, na segunda quinzena de agosto, para apreciar: o relatrio e julgar as contas da entidade referentes ao perodo de sua gesto; o parecer do Conselho Fiscal e; ainda, eleger os membros do Conselho Superior e do Conselho Fiscal para o prximo quadrinio. II Extraordinariamente: a) para deliberar sobre a dissoluo da ABERT; b) para realizar reforma estatutria; c) por convocao do presidente da ABERT, por dois teros dos votos dos membros do Conselho Superior ou por deciso por maioria do Conselho Fiscal; d) a requerimento de pelo menos um quinto das Associadas Efetivas, a fim de tratar assunto relevante da radiodifuso ou da ABERT; e) para a eleio de membros titulares e suplentes do Conselho Superior em caso de vacncia. Pargrafo nico. Ser nula e sem efeito a deliberao sobre assunto no constante do edital de convocao. Art. 20 A Assemblia Geral ser convocada por edital publicado no Dirio Oficial da Unio e por comunicao expedida a todas as associadas, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias. Pargrafo nico. Do edital constar a hiptese de segunda convocao, que ser realizada uma hora aps a primeira convocao, com qualquer nmero de presentes. Art. 21 A Assemblia Geral instalar-se- em primeira convocao com presena de metade mais uma das Associadas Efetivas e, em segunda convocao, com qualquer
6

nmero. Somente participaro da Assemblia as associadas em dia com suas obrigaes estatutrias. Art. 22 As Associadas Efetivas podero ser representadas por procuradores, por meio de instrumento pblico ou particular, vedado o substabelecimento. 1 Somente poder ser procurador aquele que possua vnculo com a(s) associada(s) outorgante(s), no podendo exceder a representao de mais de cinco associadas, e desde que estas pertenam a um mesmo grupo econmico. 2 No podero ser procuradores os funcionrios e os prestadores de servios da entidade, ainda que prestem servios de forma eventual. Seo II Do Funcionamento da Assemblia Geral Art. 23 O Presidente da ABERT, ou o seu substituto legal, abrir os trabalhos da Assemblia e indicar quem presidir a mesma, com a concordncia da maioria dos presentes, bem como dois representantes de associadas para secretari-lo, que tambm serviro como escrutinadores quando se tratar de temas sujeitos deliberao. Art. 24 Abertos os trabalhos, dever ser lavrado termo de encerramento de assinaturas no livro de Presena pelos Secretrios da Mesa. Pargrafo nico. Caso seja necessrio suspender a sesso da Assemblia, para prosseguimento posterior, somente tero direito a voto aqueles cujos nomes constem do livro de presena na abertura dos trabalhos iniciais. Art. 25 Os trabalhos das reunies sero registrados em ata, lavrada em livro especial, redigida ou mandada redigir por um dos secretrios da mesa, assinada tambm pelo Presidente da Assemblia. Art. 26 S participar da Assemblia a associada em dia com suas obrigaes financeiras. Seo III Da Assemblia Geral e do Processo Eleitoral Art. 27 O Conselho Superior e o Conselho Fiscal sero eleitos para um mandato de quatro anos pelo voto direto das associadas efetivas em Assemblia Geral Ordinria. Art. 28 Para eleio dos rgos mencionados no artigo anterior, haver registro de chapas que dever ser encaminhado ao Diretor Geral da ABERT em at quarenta e cinco dias de antecedncia da Assemblia Geral Ordinria, com a aquiescncia formal de seus integrantes. Encerrado este prazo, ser dado conhecimento ao quadro social por meio de circular via correio eletrnico email, bem como via quadro de avisos da entidade e via seu stio na Internet. 1 As chapas podero ser apresentadas para registro pelo Conselho Superior da ABERT ou por um grupo de, no mnimo, vinte e oito Associadas Efetivas em pleno gozo de
7

seus direitos estatutrios, devendo estar indicado na mesma aquele que ficar responsvel pelos eventuais contatos e notificaes. 2 No ser permitida a inscrio de candidato em mais de uma chapa, hiptese em que prevalecer a primeira inscrio. 3 At sessenta minutos antes da realizao da Assemblia Geral, as chapas registradas podero ser alteradas, observada a da aquiescncia de todos os candidatos a membros titulares. 4 At duas horas antes da realizao da Assemblia Geral poder ser apresentada chapa de conciliao. Art. 29 Encerrado o prazo para registro de chapas, ser aberto prazo de dez dias para impugnaes. 1 S sero impugnveis os candidatos: I indicados por associadas efetivas que no estejam em cumprimento com quaisquer das penalidades previstas nestes estatutos; II relativamente ou absolutamente incapazes; III que estiverem sob os efeitos de deciso judicial de natureza criminal; IV inscritos em mais de uma chapa. 2 As impugnaes sero examinadas e julgadas de forma irrecorrvel pelo Conselho Fiscal, no prazo de cinco dias da data do recebimento da impugnao. 3 Aceita a impugnao, o responsvel pelas notificaes da respectiva chapa ser notificado para providenciar a substituio, em at cinco dias, do candidato ou candidatos impugnados. No ocorrendo a substituio, restar prejudicada a integralidade da chapa, cancelando por conseguinte o seu registro. 4 Decorrido o prazo para as impugnaes, ou aps a soluo das que tiverem ocorrido, as chapas sero numeradas por ordem de apresentao, e sero afixadas no quadro de avisos da sede social. Complementarmente, ser dado o conhecimento a todas as associadas por meio de circular que ser enviada via correio eletrnico email, bem como via quadro de avisos da entidade e via seu stio na Internet.

Captulo II Do Conselho Superior Seo I Das Atribuies e da Composio do Conselho Superior Art. 30 O Conselho Superior ter seus membros eleitos para um mandato de quatro anos, coincidindo com o mandato do Conselho Fiscal.

Pargrafo nico. Proclamado eleito, o Conselho Superior ser considerado empossado. Art. 31 O Conselho Superior ser composto de no mnimo dezoito membros, no podendo ultrapassar o nmero de vinte e oito membros, sempre com representao eqitativa entre representantes do rdio e da televiso, e no tero funo executiva nem sero remunerados. 1 O nmero de integrantes do Conselho Superior para o mandato superveniente ser objeto de deliberao pelo voto de dois teros dos membros do Conselho Superior, com antecedncia mnima de sessenta dias da data da Assemblia Geral. 2 O Conselho Superior, no curso do mandato, poder deliberar pelo aumento do nmero de seus integrantes, sempre de forma paritria entre rdio e televiso, caso em que a Assemblia Geral Extraordinria dever ser convocada para eleio com vistas ao preenchimento das vagas, cujo mandato ter durao pelo tempo remanescente daqueles eleitos pela Assemblia Ordinria. 3 Cada membro titular ter um suplente, seu substituto eventual, que ter as mesmas prerrogativas, direitos e deveres quando o estiver substituindo. 4 O Conselho Superior escolher, dentre os seus membros titulares, o Presidente e o Vice-Presidente da ABERT que, por sua vez, funcionar como substituto eventual e com competncias especficas a serem estipuladas pelo Conselho Superior. 5 Alm das vagas constantes do caput do presente artigo, sero destinadas outras duas vagas, com direito a voto, para a representao do Conselho das Associaes Estaduais. 6 Os representantes referidos no 5, sero escolhidos pelo voto de dois teros dos membros do Conselho das Associaes Estaduais, dentre os prprios membros do referido Conselho, para o mandato de dois anos, respeitada a paridade de representantes das emissoras de rdio e de televiso. Seo II Das Competncias e Funcionamento do Conselho Superior Art. 32 O Conselho Superior reunir-se- ordinariamente a cada trimestre e, extraordinariamente, sempre que assuntos prementes exijam soluo imediata, a juzo do Presidente ou de seus Membros. Art. 33 As deliberaes do Conselho Superior sero tomadas com a presena de pelo menos metade de seus membros, com o voto de dois teros dos presentes, inclusive o Presidente que, em caso de empate, ter o voto de qualidade. Art. 34 Os membros titulares e seus respectivos suplentes que, sem motivo justificado, deixarem de comparecer a duas reunies consecutivas, ordinrias ou extraordinrias, facultaro o Conselho Superior a declarar a perda de seus respectivos mandatos. Art. 35 No caso de ausncia ou impedimento do Presidente e do VicePresidente da ABERT, o Conselho Superior designar aquele(s) que o(s) substituir(o) eventualmente.
9

Art. 36 Ocorrida a vacncia da Presidncia ou da Vice-Presidncia, o Conselho Superior se reunir no mximo em quinze dias para escolher o novo Presidente ou Vice-Presidente da entidade para o trmino do mandato. Art. 37 As demais vacncias no Conselho Superior sero preenchidas por eleio da Assemblia Geral Extraordinria, convocada com o fim especfico, segundo o disposto art. 31 2. Art. 38 Compete ao Conselho Superior: I - cumprir e fazer cumprir estes Estatutos; II - executar as decises da Assemblia Geral, acatar as recomendaes dos congressos e demais certames, desde que por ela aprovadas; III - decidir sobre a admisso de associadas; IV - apurar infraes e faltas por no cumprimento destes Estatutos e aplicar as penalidades previstas; V - examinar a oportunidade de alteraes e reforma destes Estatutos, encaminhando-as para aprovao Assemblia Geral Extraordinria; VI - aprovar e modificar a qualquer tempo: a) o Regimento Interno da ABERT; b) a realizao dos Congressos e demais certames por ela promovidos e; c) o Regulamento da Medalha do Mrito da Radiodifuso e da Medalha Assis Chateaubriand. VII - fixar as contribuies a serem pagas pelas associadas; VIII - escolher o Presidente e o Vice-Presidente da entidade para o mandato de dois anos; IX - declarar a vacncia dos cargos do Conselho Superior por no comparecimento regular dos seus titulares ou suplentes s reunies; X - escolher os homenageados com a Medalha do Mrito da Radiodifuso cujos agraciados podero ser as pessoas fsicas e jurdicas em atividade e, ainda, a Medalha Assis Chateaubriand, destinada, exclusivamente, a homenagens post-mortem ou in memoriam; XI - propor reformas estatutrias a serem submetidas Assemblia Geral; XII - interpretar matria estatutria controversa e decidir sobre os casos omissos, quando solicitado pelo Presidente da ABERT; XIII - sugerir tema e teses a serem apreciados pelos congressos nacionais e outros certames promovidos pela ABERT, assim como para reunies de organismos internacionais, que reflitam a opinio da radiodifuso brasileira; XIV aprovar at o ltimo dia til do ano o oramento da entidade para o exerccio subseqente;
10

XV escolher os membros da Diretoria Executiva, fixando a respectiva remunerao, quando for o caso; XVI criar e destituir, a qualquer tempo, comits temticos para o bom e fiel cumprimento das finalidades da entidade, tais como, o comit administrativo/financeiro, o comit de tecnologia e o comit de assuntos legislativos, regulatrios e jurdicos, podendo, entretanto, alterar a nomenclatura dos mesmos ou mesmo criar outros que se fizerem necessrios; XVII - subdividir-se, de forma permanente ou temporria em Cmaras de Rdio e de Televiso, para discusso especfica dos respectivos temas; XVIII discutir e deliberar sobre temas do interesse da entidade e de seus associados, estabelecendo diretrizes e aes a serem executadas pela Diretoria Executiva. Pargrafo nico. A escolha a que se refere o inciso VIII do presente artigo ser realizada em reunio presidida pelo membro mais idoso do Conselho Superior, em prazo no superior a trinta dias da eleio do referido Conselho. Art. 39 Ao Conselho Superior e a qualquer de seus membros defeso assinar cartas de fiana, avais ou outras obrigaes em nome da ABERT, fora de suas finalidades sociais. Seo III Do Presidente e do Vice-Presidente da ABERT Art. 40 O Presidente e o Vice-Presidente da ABERT sero escolhidos pelo Conselho Superior para o mandato de dois anos, dentre os membros titulares do prprio Conselho, sendo ao Presidente admitida apenas uma reconduo. Pargrafo nico. O Presidente da ABERT, presidir o Conselho Superior, no ter funo executiva nem ser remunerado. Art. 41 Ao presidente da ABERT compete: I - a representao ativa e passiva da entidade, em juzo ou fora dele, podendo delegar poderes ou outorgar mandatos para esse efeito; II - tomar as providncias junto Diretoria Executiva para o cumprimento das deliberaes do Conselho Superior; III - convocar e instalar Assemblias Gerais, convocar e dirigir as reunies do Conselho Superior; IV solicitar Diretoria Executiva a elaborao do relatrio anual, instrudo, com o balano geral da entidade, assim como os do final de gesto, que devero ser encaminhados Assemblia Geral com parecer do Conselho Fiscal; V apresentar ao Conselho Superior, para aprovao at o ltimo dia til do ano civil, o oramento da entidade para o exerccio subseqente; VI supervisionar a Diretoria Executiva no que tange aos atos normais da gesto financeira, incluindo abertura, encerramento e movimentao de contas bancrias, assinatura e endosso de cheques e ttulos de crdito de qualquer natureza, bem como aceitao de
11

ttulo de dbito de qualquer natureza, podendo, contudo, se assim deliberar o Conselho Superior, delegar tais funes Diretoria Executiva; VII outorgar mandatos de procurao, em conjunto com qualquer dos membros do Conselho Superior, para a representao da ABERT em juzo ou fora dele; VIII indicar os representantes da ABERT em comisses, congressos, conferncias e demais certames. Art. 42 O Vice-Presidente da ABERT substituir o Presidente nos seus impedimentos, podendo vir a receber outras atribuies por deciso Conselho Superior, incluindo a de partilhar das competncias do Presidente da ABERT. Captulo III Do Conselho Fiscal Art. 43 O Conselho Fiscal ser composto por trs membros titulares e trs suplentes, eleitos para o mandato de quatro anos, coincidente com o mandato do Conselho Superior, dentre aqueles indicados formalmente por associadas efetivas em dia com suas obrigaes estatutrias. Pargrafo nico. No podem integrar o Conselho Fiscal membros de outros poderes da ABERT, nem tampouco parentes afins at terceiro grau dos membros do Conselho Superior. Art. 44 Eleito o Conselho, seus membros sero declarados empossados automaticamente e devero escolher aquele que ser o Presidente do Conselho Fiscal. Art. 45 Ao Conselho Fiscal compete: I - examinar o relatrio anual e as contas do Conselho Superior, inclusive as de fim de gesto, emitindo parecer Assemblia Geral; II - julgar as impugnaes referentes ao Processo Eleitoral, de que trata estes Estatutos. Captulo IV Do Conselho das Associaes Estaduais Art. 46 O Conselho das Associaes Estaduais ser composto pelos presidentes das Associadas Estaduais de radiodifuso que integrem o quadro das Associadas Institucionais da entidade. Art. 47 O Conselho das Associaes Estaduais ser efetivamente institudo quando estiverem associadas ABERT, no quadro de associadas institucionais, por no mnimo cinco associaes estaduais de radiodifuso. Art. 48 O Conselho das Associaes Estaduais ser presidido por um de seus membros, escolhido pelo voto de dois teros do prprio Conselho, para o mandato que dever coincidir com o mandato do Presidente da ABERT.
12

Art. 49 O Conselho das Associaes Estaduais ter um regimento interno a ser aprovado pelo Conselho Superior. Art. 50 Compete ao Conselho das Associaes Estaduais exercer atividade consultiva e opinativa ao Conselho Superior da ABERT. Captulo V Da Diretoria Executiva Art. 51 A Diretoria Executiva da ABERT o rgo de gesto da entidade e execuo das diretrizes, orientaes e determinaes do Conselho Superior. Art. 52 A Diretoria Executiva ser dirigida por um Diretor Geral, indicado pelo Presidente da ABERT, contratado e referendado pelo Conselho Superior, segundo o disposto no art. 33 destes Estatutos. Art. 53 O Diretor Geral poder escolher Diretores para compor a Diretoria Executiva, remunerados ou no, mas subordinados a ele, desde que referendados pelo Presidente da Abert e pelo Conselho Superior. Art. 54 As competncias, atribuies e prerrogativas do Diretor Geral e dos demais Diretores, sero fixadas no Regimento Interno da ABERT. Ttulo IV Das Disposies Gerais Art. 55 A ABERT manter o seu Quadro Honorfico integrado pelas pessoas fsicas que assinaram a Ata de fundao da ABERT, aos 27 de novembro de 1962, pelos agraciados com a Medalha do Mrito da Radiodifuso e por pessoa fsica ou jurdica, que tenham, a juzo do Conselho Superior, prestado relevantes servios radiodifuso. Art. 56 A ABERT editar um boletim informativo como instrumento de divulgao de assuntos de radiodifuso, distribuindo-o s associadas e s entidades congneres, nacionais ou internacionais, podendo inserir propaganda comercial. Art. 57 Ficam revogados, na sua integralidade, os Estatutos da ABERT datados e registrados em 16 de setembro de 1963, bem como suas subseqentes alteraes, respeitadas as disposies transitrias dispostas nos presentes Estatutos. Ttulo V Das Disposies Transitrias Art. 58 Os presentes Estatutos entraro em vigor na data da Assemblia Geral Ordinria que for convocada para eleger os membros do Conselho Superior e do Conselho Fiscal para o quadrinio que se inicia em agosto de 2006 e termina em agosto de 2010, exceto no que tange ao processo eleitoral disposto nos artigos 31 e seguintes destes Estatutos, que passam a vigorar de imediato.

13

Art. 59 Para os fins do artigo 31, 1, dos presentes Estatutos, o nmero de membros do Conselho Superior para o quadrinio que se inicia em agosto de 2006 ser definido por deciso da atual Diretoria, at o final do ms de maio de 2006. Art. 60 Para os fins do art. 31 e seguintes dos presentes Estatutos, para a eleio dos membros do Conselho Superior e do Conselho Fiscal para o quadrinio que se inicia em agosto de 2006 e termina em agosto de 2010, no ser aplicado o disposto no art. 18 dos presentes estatutos no que tange ao prazo mnimo de associao.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen