Sie sind auf Seite 1von 65

Interpretao de Balanos

UNINOVE

Prof. Jorge

1. Balano.
O Balano Patrimonial uma das demonstraes contbeis preparadas pelas empresas e demais organizaes. Mostra a posio numa determinada data, normalmente 31 de dezembro, como se fosse uma fotografia. Est dividido em Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido.

2. Ativo
a parte do Balano que demonstra onde foram aplicados os recursos da empresa. O Ativo est representado pelos bens e direitos.

Inclui, por exemplo, o dinheiro em caixa e em bancos, estoques de mercadorias, equipamentos, imveis, duplicatas a receber, entre outros.

3. Passivo
So recursos de terceiros colocados na empresa atravs de obrigaes ou dvidas. tudo aquilo que ela deve na data do balano.

4. Patrimnio Lquido
a outra parte dos recursos da empresa chamados de prprios, porque pertencem verdadeiramente aos donos.

a diferena entre o Ativo e o Passivo.


Uma empresa pode ter muitos bens, mas se ela tiver muitas dvidas tambm, o patrimnio dos donos poder ser nulo ou at negativo.

5. Demonstraes Contbeis de uma empresa.


a. Demonstrao do Resultado do Exerccio; b. Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos; c. Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, que nas empresas de capital fechado pode ser substituda pela Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados; e d. Notas Explicativas.

6. Conjunto de informaes que uma empresa deve divulgar para fazer a sua prestao de contas. a. Relatrio da Administrao;
b. Demonstraes Contbeis Explicativas que as integram; e e as Notas

c. Parecer dos Auditores Independentes, que obrigatrio para as empresas de capital aberto e instituies financeiras, alm de algumas outras.

7. obrigatria a publicao das Demonstraes Contbeis? 1- Para as sociedades por aes, sim, de acordo com a Lei 6404 de 15 de Dezembro de 1976, que, em seu artigo 133, determina a publicao dessas informaes.

7. obrigatria a publicao das Demonstraes Contbeis? 2- As empresas de capital aberto sujeitam-se, ainda, s normas da Comisso de Valores Mobilirios - CVM, que o rgo fiscalizador do mercado de capitais. Empresas de capital aberto so aquelas que tm suas aes, ou quaisquer outros de seus valores mobilirios, negociados em bolsa ou em mercado de balco.

8. Parecer dos Auditores Independentes


O Parecer do Auditor trata da qualidade das demonstraes contbeis em relao a: a. Prticas contbeis de aceitao geral e apropriadas s circunstncias; b. Demonstraes e notas com informaes suficientes sobre assuntos que possam afetar seu uso, entendimento e interpretao; e c. Contedo das demonstraes classificadas e agrupadas de maneira apropriada.

8. Parecer dos Auditores Independentes

O parecer compe-se basicamente de trs pargrafos: 1. identificao das Demonstraes Contbeis e definio das responsabilidades da administrao e dos auditores; 2. extenso dos trabalhos; e 3. opinio sobre as Demonstraes Contbeis.

9. Ordem em que as informaes do Balano devem ser analisadas


1 - A primeira coisa que voc deve ler o Relatrio da Administrao, que, adequadamente elaborado, rene melhores condies de entendimento e apresenta uma anlise corporativa, setorial e financeira. Tambm enfoca projees e contm, ainda, informaes do passado explicando o desempenho do perodo e as tendncias. Em seguida, recomendvel a leitura das Notas Explicativas, que tratam do contexto operacional e das prticas contbeis adotadas de acordo com os Princpios Fundamentais da Contabilidade.

9. Ordem em que as informaes do Balano devem ser analisadas


2- Depois, voc deve passar Demonstrao do Resultado, ao Balano Patrimonial, Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos e s Mutaes do Patrimnio Lquido. As Notas Explicativas devem ser lidas em conjunto com o Balano, pois so um detalhamento desse demonstrativo. No deixe de ler o Parecer dos Auditores Independentes, que trata da qualidade das Demonstraes Contbeis. Nesse parecer podero estar contidas informaes que modificaro completamente sua opinio sobre a empresa.

9. Ordem em que as informaes do Balano devem ser analisadas


3 - Normalmente, as demonstraes so apresentadas em colunas comparativas para facilitar a anlise da evoluo de um ano para o outro. Propicia, tambm a comparao de, pelo menos, dois anos, pois o Princpio Contbil da Consistncia prev a utilizao de critrios de valorizao e avaliao semelhantes. Em alguns momentos, novas colunas so criadas para mostrar a situao da empresa dentro do que manda a lei e de acordo com a inflao

10.Os Princpios Fundamentais da Contabilidade.


1 - O objetivo dos princpios garantir a comparao e a integridade das Demonstraes Contbeis e, por isso, so homologados por rgos internacionais de contabilidade. No Brasil, alm da CVM, tambm pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, com a elaborao do Instituto Brasileiro de Contadores - IBRACON.

10.Os Princpios Fundamentais da Contabilidade.


2 - Eles permitem a voc ter uma razovel garantia de que a empresa e a administrao utilizaram critrios uniformes em relao s demais empresas brasileiras e ao restante do mundo. Sem os princpios contbeis, seria uma grande confuso, pois cada empresa adotaria o seu critrio e seria impossvel fazer qualquer comparao entre elas.

10.Os Princpios Fundamentais da Contabilidade.


3 - Os princpios buscam assegurar regras definidas e eqitativas. Voc deve ter em mente que a contabilidade e os critrios adotados baseiam-se no princpio geral da sinceridade e seriedade da informao contbil.

11. Empresa que no obedece a um Princpio Fundamental da Contabilidade Se o efeito da inobservncia dos princpios for importante, dever constar do Parecer do Auditor. Alm disso, por ocasio da AGO (Assemblia Geral Ordinria), ela corre o risco de um acionista minoritrio no aprovar as contas e, o que pior, mover uma ao com base nos artigos 116 e 117 abuso de poder - da Lei das S. A. Se a empresa for de capital aberto, tambm estar sujeita s punies previstas pela CVM.

12. Princpios Fundamentais da Contabilidade.


So dez os princpios organizados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Contbeis, Atuariais e Financeiras - IPECAFI, USP - e aprovados pelo IBRACON, em 22 de Novembro de 1985: Entidade Contbil; Continuidade; Custo como Base de Valor; Denominador Comum Monetrio; Realizao da Receita; Confronto das Despesas com as Receitas e com os Perodos Contbeis; Objetividade; Materialidade; Conservadorismo e Consistncia.

13. O Princpio da Continuidade. Este princpio considera que a empresa usa o patrimnio (mquinas, terrenos, edifcios, etc.) para atingir suas metas. Por isso, a contabilidade no leva em conta o valor de mercado dos bens usados na operao. O que interessa saber quanto foi investido para obter os resultados. No seria este o caso se a empresa fosse paralisar suas atividades. A descontinuidade levaria avaliao das contas pelo valor de mercado de seus bens, direitos e obrigaes. Para que seja reconhecido o estado de descontinuidade imediata ou iminente, necessria uma avaliao minuciosa que, se confirmada, deve ser mencionada no Parecer dos Auditores.

14. Os Princpios do Custo como Base de Valor e Denominador Comum Monetrio. 1- Estes princpios determinam que os bens ou direitos devam ser registrados pelo preo pago em moeda corrente; da mesma forma, os produtos fabricados, pelo custo de fabricao. Em pases com inflao, esses conceitos foram aprimorados para no prejudicar a informao contbil. Nesses casos, trabalha-se com o conceito de moeda constante, atualizando-se todos os valores para a moeda vlida na data do balano.

14. Os Princpios do Custo como Base de Valor e Denominador Comum Monetrio. 2- O modelo de contabilidade prevista na atual Lei das Sociedades por Aes carrega distores, pois junta valores de poder aquisitivo diferentes (moedas presente, futura e passada), como se estivessem expressos por um nico denominador monetrio.

14. Os Princpios do Custo como Base de Valor e Denominador Comum Monetrio. 3 - Quando so mencionados os Princpios Fundamentais da Contabilidade, entende-se que esses detalhes foram considerados, estando as Demonstraes em Moeda de Capacidade Aquisitiva Constante na data das Demonstraes Contbeis. Essa informao deve constar da Nota Explicativa de Prticas Contbeis e do Parecer dos Auditores.

15. Os Princpios de Realizao da Receita e de Confronto das Despesas com as Receitas e com os Perodos Contbeis
1- Estes princpios so tambm conhecidos como Regime de Competncia. As receitas devem ser consideradas quando auferidas - ganho lquido e certo - ainda que o recebimento se d em outra poca. A realizao ocorre no momento em que os produtos ou servios so transferidos ao cliente.

15. Os Princpios de Realizao da Receita e de Confronto das Despesas com as Receitas e com os Perodos Contbeis
2 - quando todo ou quase todo o esforo para obter a receita j foi feito (exceto para bens de fabricao de longo prazo, cujo resultado seria em virtude de estgios completados). Os contratos assinados ou os pedidos em carteira no esto reconhecidos no balano porque a contabilidade trabalha com fatos que afetam o patrimnio.

15. Os Princpios de Realizao da Receita e de Confronto das Despesas com as Receitas e com os Perodos Contbeis 3 - A simples assinatura ou o pedido recebido ainda no provocaram esse incremento. Trata-se apenas de intenes. O mesmo se d com as despesas ou custos: - so registrados proporcionalmente s receitas ou quando incorridos, independentemente da data de pagamento.

16. Diferena entre custo e despesa

O custo um gasto que geralmente agrega valor a um bem ou servio. A despesa um gasto que se consome sem estar diretamente relacionado com o produto.

17. Receita
a remunerao obtida pela venda ou aluguel de um bem ou pela prestao de servios. reconhecida no momento em que a transao feita, independentemente do seu recebimento.

18. Demonstrao do Resultado do Exerccio


1 - Se o balano uma fotografia, esta demonstrao um filme. Apresenta de que forma o lucro ou prejuzo foi apurado, ordenando as receitas diminudas das despesas. Primeiro, as receitas de vendas ou servios (deduzidas dos impostos sobre vendas e das devolues).

18. Demonstrao do Resultado do Exerccio


2 - Depois, os custos do perodo (gastos de fbrica ou produo),

as despesas (de escritrio, administrativas, comerciais e financeiras - lquidas das receitas financeiras) e,
por ltimo, a participao de terceiros antes do Lucro Lquido ("fatia do lucro" entregue ao imposto de renda, participao dos administradores e gratificaes aos empregados).

19. Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido Esta demonstrao apresenta a movimentao nas contas do Patrimnio Lquido. So os aumentos de capital em dinheiro, bens ou com as reservas. Mostra tambm os lucros retidos, os dividendos propostos ou pagos e os outros aumentos e redues ocorridos durante o ano. um apndice do Balano que tem o objetivo de detalhar o Patrimnio Lquido ali demonstrado.

20. Dividendo
a distribuio, em dinheiro, aos acionistas ou donos da empresa de uma parcela do seu lucro. Normalmente ocorre ao final de um exerccio social, geralmente um ano de operaes. O percentual distribudo estabelecido no estatuto da empresa ou em normas legais. Algumas empresas o pagam mensalmente. O dividendo a parte sagrada que remunera o investimento do acionista.

21. Notas Explicativas.


Esclarecem pontos que a linguagem contbil no consegue retratar, tais como transaes ou fatos que podem alterar, futuramente, a situao patrimonial demonstrada. Tambm so utilizadas para informar as Prticas Contbeis e detalhar algumas contas do Balano Patrimonial ou de outra demonstrao. O Parecer do Auditor tambm pode fazer referncia a uma Nota Explicativa.

22. Ativo, Passivo, Patrimnio Lquido e Contas. No basta detalhar uma lista dos bens e direitos apresentados sob os ttulos de Ativo Circulante, Ativo Realizvel a Longo Prazo e Ativo Permanente. necessrio apresentar a fonte desses recursos. Os recursos podem ter vindo de terceiros a apresentados sob o ttulo de Passivo Circulante e Exigvel a Longo Prazo ou vindo dos acionistas, o que est demonstrado no Patrimnio Lquido. H uma equao que mostra isso: (Patrimnio Lquido) = (Ativo) - (Passivo).

22 - Ativo, Passivo, Patrimnio Lquido e Contas


As contas servem para reunir os valores de mesma natureza e so tambm utilizadas para possibilitar os lanamentos contbeis de forma ordenada. Nas Contas do Ativo temos o dinheiro da empresa em Caixa e Bancos, as duplicatas emitidas por vendas e prazo em Contas a Receber e assim por diante.

23. Se o Ativo representa os bens e direitos da empresa, por que as Contas do Ativo tm saldos devedores?
A contabilidade tem regras, e uma delas manda que para se aumentar contabilmente uma Conta do Ativo, deve-se debitar essa conta, e para que uma Conta do Ativo seja diminuda, o que se deve fazer credit-la. Com as Contas do Passivo e do Patrimnio Lquido ocorre o contrrio.

23. Se o Ativo representa os bens e direitos da empresa, por que as Contas do Ativo tm saldos devedores?

Voc pode gravar na memria a representao grfica: BALANO PATRIMONIAL ATIVO (+) (-) debitar creditar PASSIVO (-) (+) debitar creditar PATRIMNIO LQUIDO (-) (+) debitar creditar

24. Como a empresa registra no seu Ativo os chamados bens intangveis, como o seu "knowhow", a tradio, a marca e tantos outros?
A contabilidade s registra aquilo que mensurvel em dinheiro, que seja til e que pertena empresa. Dessa forma, uma firma de auditoria pode ter nos seus quadros excelentes profissionais, uma metodologia de trabalho extremamente moderna e uma reputao irretocvel.

24. Como a empresa registra no seu Ativo os chamados bens intangveis, como o seu "knowhow", a tradio, a marca e tantos outros?
Tudo isso tem valor, o seu goodwill, mas no estar registrado no seu Ativo. Se, eventualmente, outra empresa adquiri-la, o valor pago por conta desse goodwill ser registrado no Ativo da nova empresa.

25. Como se dividem as contas do Balano?


Para facilitar a anlise da situao da empresa, as contas so ordenadas em grupos, segundo sua natureza e ordem decrescente de liquidez.

Essa liquidez est na ordem da velocidade com que os valores podem ser transformados em dinheiro ou exigveis.

25. Como se dividem as contas do Balano?


At o prazo de 360 dias, a classificao se d no CIRCULANTE e acima desse limite, no LONGO PRAZO.

o que se faz no Balano, conforme quadro:

BALANO PATRIMONIAL

ATIVO Mais Lquida CIRCULANTE Menos Lquida REALIZVEL A LONGO PRAZO Sem Liquidez PERMANENTE

PASSIVO

CIRCULANTE

EXIGVEL A LONGO PRAZO

PATRIMNIO LQUIDO

26. Ativo Circulante


1 - o dinheiro da empresa, os direitos que sero recebidos em dinheiro, servios ou bens, e os estoques que sero vendidos e recebidos em prazo nunca superior a 360 dias. As contas so apresentadas em ordem de liquidez e as mais comuns, so: - Caixa e Bancos, Aplicaes Financeiras, Contas a Receber de Clientes e Estoques.

26 - Ativo Circulante
2- Os estoques esto registrados pelo seu preo de compra ou de fabricao, as contas a receber so diminudas de perdas provveis e, caso alguma mercadoria ou produto tenha custado mais do que o seu atual valor de mercado, teremos uma proviso para perdas.

26 - Ativo Circulante
3 - Nas Demonstraes Contbeis em Moeda de Capacidade Aquisitiva Constante, o preo de compra ou fabricao dos estoques corrigido monetariamente.

27. Passivo Circulante.


tudo o que a empresa deve pagar at 360 dias. As contas estaro ordenadas pela sua exigibilidade, vindo primeiro as de prazo mais curto: Emprstimos, Contas a Pagar, Dvidas com Fornecedores, Impostos a Recolher e Provises (so as despesas incorridas, geradas, ainda no pagas, mas j reconhecidas pela empresa: Imposto de Renda, Frias, Dcimo Terceiro Salrio, Salrios a Pagar etc.).

28. O que Capital de Giro e qual o objetivo da Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos? 1 - O Capital de Giro representa os recursos que estaro girando num curto espao de tempo - um ano - e representado pela diferena entre o Ativo e o Passivo Circulantes. Na contabilidade, chamado de Capital Circulante Lquido, cuja variao explicada na Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR). Essa demonstrao apresenta, em primeiro lugar, as fontes de recursos que contriburam para o Capital de Giro.

28. O que Capital de Giro e qual o objetivo da Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos?
A principal origem geralmente deve ser o Lucro. Em segundo lugar, demonstra o que foi feito com esses recursos, fornecendo informaes quanto poltica de expanso da empresa e a sua capacidade para saldar seus emprstimos de longo prazo e de pagar dividendos, alm do nvel de endividamento. Mostra como a empresa obtm e administra seus recursos financeiros.

28. O que Capital de Giro e qual o objetivo da Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos?
3 - Em perodos de crise, esta passa a ser a demonstrao mais importante, pois atravs dela que se conhece a sade, inclusive no Brasil, de se adotar o Fluxo de Caixa em substituio DOAR. O Fluxo de Caixa mais fcil de entender.

29. E quando existe dvida quanto ao registro de uma perda ou divulgao de uma informao?
1 - O Princpio Contbil do Conservadorismo ou Cautela faz com que o Contador seja extremamente cuidadoso e no corra riscos no Balano. Quer dizer, quando houver possibilidade de perdas, cujo valor seja conhecido ou calculvel, ele no espera o fato acontecer, devendo registr-lo de imediato. Imagine se j fosse do conhecimento da empresa que ningum iria pagar as duplicatas e o lucro fosse distribudo aos acionistas? Seria um desastre. Um acionista ficaria com o lucro e o outro com o encargo, caso tivesse negociado suas aes.

29. E quando existe dvida quanto ao registro de uma perda ou divulgao de uma informao? 2- A contabilidade alm de ser justa e sensata, procura tratar com equidade os direitos de cada um dos interessados. Se foi feito um mau negcio na compra ou fabricao ou na concesso de crdito aos clientes, o nus deve ser alocado naquele perodo em que o fato se verificou. A contabilidade no trabalha com fantasias nem com castelos de areia.

29. E quando existe dvida quanto ao registro de uma perda ou divulgao de uma informao? 3 - Trabalha com fatos. Para manter a qualidade da informao contbil, o Parecer do Auditor deve relatar incertezas em relao a fato relevante, cujo desfecho poder afetar significativamente a posio patrimonial e financeira. As informaes so importantes e significativas nos casos em que, se no evidenciadas ou mal evidenciadas, poderiam levar o leitor a srio erro sobre a avaliao do empreendimento e de suas tendncias (Princpio Contbil da Materialidade).

30. Por que se diz que o "Balano no bate", que "se est procurando uma diferena" ou que se est "fechado para Balano"? 1- Como j se sabe, para todo recurso tem que existir uma fonte. A contabilidade usa as partidas dobradas, representadas por dbitos e crditos de mesmo valor, para indicar a conta onde foi feita a aplicao do recurso e para creditar a conta que representou a origem. Concluiu-se que, para todo dbito, teremos um ou mais crditos ou vice-versa.

30. Por que se diz que o "Balano no bate", que "se est procurando uma diferena" ou que se est "fechado para Balano"? 2- Se o "Balano no bate" porque uma das partidas no foi feita, est defeituosa ou a soma no confere.
por isso que o Contador apura antes um balancete, somando apenas os saldos devedores e confrontando-os com os credores. para saber se o Balano "vai bater".

30. Por que se diz que o "Balano no bate", que "se est procurando uma diferena" ou que se est "fechado para Balano"? 3- Quanto ao famoso "fechado para Balano", no quer dizer que a empresa precisa fechar as portas para concluir o Balano: isso seria uma catstrofe, pois algumas empresas levam semanas para fechar seus Balanos. O que na verdade acontece que a empresa est fazendo a contagem de suas mercadorias e produtos em estoque. Trata-se do inventrio fsico, para confrontar com os controles contbeis.

31. Como iniciado um Balano?


Quando se integralizam aes de uma empresa, o dinheiro registrado no Caixa e o valor do recurso na conta Capital.

Por exemplo, se esse valor for de $ 1.000, teremos:

32. Como fica o Balano num segundo momento, se a empresa tomar um emprstimo bancrio? A ela passaria a ter recursos de terceiros, alm do capital prprio que no tem data para ser devolvido e compe o Patrimnio Lquido. O capital de terceiros normalmente tem prazo de vencimento. Se o emprstimo for de $ 500, com vencimento aps um ano, o Balano seria fechado como se segue:

33. Como fica a Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos?

Origens de Recursos Integralizao de capital ............. 1.000 Recursos de Terceiros .................. 500 Total das Origens ........................ 1.500 Aplicao de Recursos Aumento do Capital Circulante Lquido ou de Giro (Caixa) ........................................ 1.500

34. E os lanamentos contbeis para registrar esses fatos? Pela integralizao de capital -Debitar: Caixa .................................. 1.000 - Creditar: Capital .............................. 1.000 Pelo Financiamento -Debitar: Caixa ..................................... 500 -Creditar: Financiamentos bancrios .... 500

35. O que significa Consolidao de Balanos?


1 - Significa juntar num mesmo relatrio as contas de um grupo de sociedades sob um mesmo controle financeiro. Apresenta a situao financeira e econmica de diversas empresas de um mesmo grupo econmico como se fossem uma nica. Para isso, adota-se a fico contbil de uma nica empresa, eliminando-se as operaes entre as pessoas jurdicas desse mesmo grupo.

35. O que significa Consolidao de Balanos?


2- A fico contbil est relacionada com o Princpio da Entidade, que no confunde o patrimnio dos donos com o caixa da empresa. Por analogia, imagine que se queira consolidar os rendimentos de uma famlia. No se pode considerar a venda do carro do pai para o filho, pois nenhuma riqueza foi acrescida famlia. Embora o pai tenha agora mais dinheiro, o filho tem menos: nada entrou de fora.

35. O que significa Consolidao de Balanos?


3- Do mesmo modo, considerando o grupo de empresas como uma famlia empresarial, as operaes entre elas no enriquecem nem empobrecem o grupo. A divulgao das demonstraes consolidadas evita interpretaes duvidosas, pois informa a situao do grupo de empresas como um todo.

Referncias Bibliogrficas
Bolsa de Valores do Paran. http://www.bvpr.com.br/intro.html

Das könnte Ihnen auch gefallen