Sie sind auf Seite 1von 6

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE ....

................................., (qualificao), portadora da Cdula de Identidade/RG..., inscrita no CPF/MF...., residente e domiciliada na ...., Cidade de ...., por intermdio de sua procuradora, que adiante assina (procurao em anexo), com escritrio profissional na Rua..., Cidade de ...., onde recebe notificaes e intimaes, respeitosamente comparecer perante Vossa Excelncia, com a finalidade de promover a presente AO DE INDENIZAO com fundamento nos artigos 5, V da CF e 159, 1518, 1521-III, 1522, 1538 e 1539 do Cdigo Civil, e demais dispositivos cabveis a espcie, contra ........................................, pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CGC/MF sob o n...., com sede na Rua ...., Cidade de ...., na pessoa de qualquer de seus representantes legais, quais sejam: ...., pelos fatos e motivos que a seguir expomos:

PRELIMINARMENTE Requer-se seja deferido o benefcio da Justia Gratuita, por no possuir a Requerente renda suficiente para prover as despesas judiciais, com base na Lei 1.060/50 (nova redao pela lei 7.510/86)

DOS FATOS A Requerente foi admitida pela Requerida em data de .... para exercer a funo de caixa, funo esta que desempenhou por .... anos, sendo demitida injustamente em .... de conhecimento de todos que para se exercer a funo de caixa, exigido que o funcionrio desenvolva sua atividade com rapidez e agilidade. Ocorreu que, a Requerente, laborando por quase trs anos na funo de caixa, bem como ao exercer a tarefa de contagem de dinheiro no setor de tesouraria da empresa Requerida, por quase dois anos, foi acometida de srios problemas de sade, caracterizado como "tendinite", conforme se observa nos atestados mdicos anexos, em decorrncia das exaustivas atividades que exercia para a empresa Requerida. Esta doena , indiscutivelmente, provocada por trabalho que a Requerente exercia, de forma ininterrupta e excessiva, bem como em condies no favorveis. "Tendinite", implica na inflamao em articulaes, no caso da Requerente, localizou-se nos cotovelos. Saliente-se a este Juzo que a Requerente comeou a sentir srias dores originadas de seu estado de sade, provocado pela "tendinite", o que a levou a procurar auxlio mdico, sendo realizado vrios exames, constatou-se que a autora no mais poderia realizar esforos, pois poderia danificar, irremediavelmente, seus braos. Entretanto, a Requerida, no obedecendo

ordens mdicas, deixou que a Requerente permanecesse trabalhando na mesma funo e nas mesmas condies. O fato revoltante que, a requerida ao saber que a doena da Requerente agravou-se e esta no mais suportaria trabalhar, pois quase no podia movimentar seus braos, pois j se encontravam danificados, simplesmente demitiu-a, sumariamente, e sem a devida assistncia mdica. Cumpre informar a este Juzo que a Requerente, aps sua demisso teve que recorrer a auxlio mdico, sem a devida assistncia da Requerida que a deixou totalmente desprotegida e sem a mnima assistncia.

DA CULPA Com efeito, nobre julgador, a culpa do ocorrido da Requerida, ao subordinar a Requerente ao arbtrio da sua prpria sorte, e nada fazer para contornar a situao, muito pelo contrrio, sempre exigia que a Requerente permanecesse trabalhando, at chegar ao ponto crtico de no mais haver serventia para a Requerida. E, como a doena chegou ao seu limite, a Requerente no mais poder laborar na sua funo de caixa ou qualquer outra que exija esforos, mesmo que leves, dos braos. OMISSO QUANTO AS CAUTELAS NECESSRIAS. A Requerida mostrou-se negligente por no se precaver contra possvel ocorrncia de dano, pois no tomou nenhuma providncia preventiva, nem ao menos quando constatado o problema da empregada, simplesmente omitiu-se. O entendimento de nossos Tribunais em casos semelhantes pelo conhecimento da culpa da empregadora, seno vejamos: "MOLSTIA PROFISSIONAL. CULPA LEVE DA EMPRESA. CABIMENTO DA INDENIZAO DE DIREITO COMUM. J NO REGIME DA LEI 6367/76. SMULA 229 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Admite-se para acidente do trabalho e molstias profissionais ocorrentes j sob o regime da lei 6367/76, o acmulo das duas indenizaes, acidentria e a de direito comum, esta a cargo do empregador e desde que haja ele, ou seus prepostos concorrido para o acidente, por dolo ou por culpa, quer culpa grave ou leve. Recurso especial conhecido, mas no provido. (Recurso especial n 19338-0-SP, Relator Sr. Min. Athos Carneiro), in "Revista do Superior Tribunal de Justia, n 37, set/92, pg. 516." Meritssimo, a falta das cautelas devidas deve ser traduzida no comportamento negligente da Requerida, que no observou determinadas providncias exigveis, violando e desprezando dispositivos legais e especficos, no sentido de se prevenir a doena. Deveria a Requerida ter respeitado horrios para descanso e no obrigar a Requerente ao trabalho ininterrupto de at 12 horas dirias, o que, fatalmente, ensejou no acometimento da doena. Ou simplesmente deveria ter transferido a autora de funo, no mais permitindo seu esforo com os braos. Chega-se concluso que se realmente a Requerida dispe de CIPA, esta no era administrada

por pessoas competentes, fazendo com que a Requerente, por via de conseqncia, sofresse o dano sem receber ateno ou proteo. Seguindo ensinamento de Aguiar Dias (Da Responsabilidade Civil, vol. I, pg. 136, 6 edio, Editora Forense), temos o seguinte: "A culpa a falta de diligncia na observncia da norma de conduta, isto , o desprezo, por parte do agente, do esforo necessrio para observ-la, com resultado no objetivado, mas previsvel, desde que o agente se detivesse na considerao das conseqncias eventuais de sua atitude." (grifei). Assim sendo, agiu a Requerida culposamente porque causou grave prejuzo Requerente em virtude de sua negligncia, uma das formas de manifestao da culpa. do mesmo mestre (Obra citada, pg. 137) , a noo de negligncia : " omisso daquilo que razoavelmente se faz, ajustadas as condies emergentes as consideraes que regem a conduta normal dos negcios humanos. a observncia das normas que nos ordenam operar com ateno, capacidade, solicitude e discernimento." A atitude da requerida se enquadra na definio. Foi negligente, na medida que no se deu ao trabalho de analisar as circunstncias, nem de prever o resultado danoso. A nica atitude da Requerida foi de demitir a Requerente quando tomou conhecimento de que esta portava a doena "tendinite", e no mais seria til para trabalhar na empresa. Salienta-se que mesmo na poca que a Requerente laborava como caixa, e ainda no incio do contrato de trabalho, j sentia os efeitos de sua doena. Entretanto, como necessitava do emprego e a requerida orientava-lhe para que continuasse a laborar, a situao foi se agravando periodicamente. Ficando a Requerente, merc de sua prpria sorte, pois uma vez portadora deste mal, no mais poder desempenhar um grande leque de funes, inclusive nas atividades que desempenha para a Requerida, quais sejam, caixa e outras que exijam o manuseio dos braos, e at servios domsticos. Sendo que at os presentes dias, mais de dois anos em que foi demitida, ainda sofre os malefcios desta doena, e sofrer por toda a vida. Impedindo, principalmente que seja admitida em outras empresas. Saliente-se que, a Requerente ainda se encontra desempregada. O estado fsico da Requerente se encontra lastimvel, somente ensejando na revolta que esta situao pode causar aos olhos de quem, no mnimo, respeita os mais singelos princpios de direitos humanos. Diante destes motivos e aspectos, v-se quo culpada foi a Requerida, que, por suas atitudes comissivas e omissivas, demonstrou atravs de sua negligncia e omisso, total despreocupao e menosprezo pela segurana e bem-estar da Requerente, dando causa ao evento. Ademais, segundo ensinamento do emrito Ministro Gonalves de Oliveira, em voto que serviu

de precedente para a Smula 229 do Pretrio Excelso: "a negligncia grave, a omisso consciente do empregador, que no se incomoda com a segurana do empregado, expondo-o ao perigo, ao acidente, equipara-se ao dolo." (in "Revista dos Tribunais, n o 315/11).

CULPA GRAVE Ensina Orlando Gomes (Obrigaes, 5 edio, Editora Forense, pg. 327), que: "se o agente se comporta levianamente, revelando falta de ateno ou cuidado, que se exige de qualquer pessoa sensata, sua culpa ser to grave, to grosseira a sua negligncia, to inconsiderado seu procedimento, to insensata sua conduta que chega a ser equiparada a de quem age com "animus injuriandi"."

CULPA "IN VIGILANDO" A Requerida faltou tambm com o dever de vigilncia que lhe inerente. Vigilncia esta que deveria traduzir-se na diligncia, que compreende precaues aconselhadas pelas circunstncias, o que, conforme relatou-se nos fatos, no ocorreu. Diz Orlando Gomes, (Obra citada, pg. 356): "que entre ns dominante o entendimento de que se a vtima no precisa provar que houve culpa "in vigilando." A lei presume. Basta, portanto, o ofendido provar a relao de subordinao entre o agente direto e a pessoa incumbida legalmente de exercer a vigilncia, e que ele agiu de modo culposo para que fique estabelecida a culpa "in vigilando"."

DA RESPONSABILIDADE E MRITO A responsabilidade da Requerida, consubstanciada no dever de reparar o dano notria e imperativa. O Cdigo Civil ptrio assim o quer, quando regula em seu artigo 159, "verbis": "aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia, ou imprudncia violar ou causar prejuzo a outrem fica obrigado a reparar o dano." Logo, a exigncia legal foi obedecida na sua ntegra, razo pela qual se impe Requerida o dever legal de ressarcir o dano que causou Requerente, pessoa simples, humilde, trabalhadora, que trar consigo, para o resto de sua vida, os dissabores do fato de que foi vtima, fruto do comportamento negligente e censurvel da Requerida, que resultou nas doenas de que hoje portadora a Requerente.

DO DANO MORAL E, o referido dano pressuposto legal para atribuies do dever de indenizar pelos danos morais, que ficou da mesma forma evidenciado. Os exames e atestados comprovam o dano

fsico causado, estes exames e atestados esto de posse da Requerida, mas, h de se atentar para o dano moral, pois esta doena tem-lhe trazido vrios dissabores na sua vida profissional, como tambm particular. Isto porque se trata de doena incurvel que impede exercer a funo que desempenhava na empresa Requerida, e um imenso leque de outras profisses. Certo que , evidenciada a culpa da Requerida, dando causa ao evento danoso (leses nas articulaes do brao), perfeitamente previsvel, reputa-se-lhe a obrigao de ressarcir os prejuzos por no ter respeitado a integridade fsica e moral da Requerente. Wilson de Melo da Silva tece consideraes importantes sobre dano moral e sua responsabilidade. Assim que ensina: "Embora sob outros nomes ou sem uma qualificao especfica, muita reparao, estabelecida na nossa Lei Civil, que, para ns, no deixaria de configurar uma lquida reparao por danos morais, pouco importa que a expresso "danos morais" no chegue a se cristalizar no Cdigo Civil, em letra de forma ... Se certo, como adverte Josserand, que a reparao do dano moral, seja particularmente difcil, isto contudo, no constituiria motivo para que ela fosse negada, no podendo uma questo de cifra, gerar nulificao de um princpio. Se no se pode dar tudo, que se d ao menos o possvel. (in "Da responsabilidade Civil Automobilstica, 4a edio, Editora Saraiva, pg. 470 e seg.)" O dano moral causado Requerente cristalinamente inquestionvel e est amparado no art. 5, inc. V da Constituio Federal.

INEXISTNCIA DO "BIS IN IDEM" As indenizaes causadas por doenas de Trabalho ou Profissionais, decorrentes da culpa ou dolo do empregador podem ser cumuladas s indenizaes previdencirias e de seguros. Face a tudo que se exps, conclui-se que a Requerente tem direito indenizao por todas as espcies de danos que sofreu e vem sofrendo. Tal indenizao se dar pela cabal reparao do dano fsico, da reduo da capacidade laborativa e do dano moral, atravs de atribuio de valores em quantidade de salrios mnimos vigentes, no momento em que vier a ser satisfeita a obrigao. Bem como o fornecimento de toda a assistncia mdica e tratamentos necessrios.

DO PEDIDO Neste sentido, pede e requer Vossa Excelncia: a) Citao da Requerida, pelo correio, conforme ordenamento do Cdigo de Processo Civil, artigos 222, na pessoa de seus representantes legais, j mencionados. b) Seja ao final julgada procedente a Ao, condenando-se a Requerida a: b.1) Reparar a reduo da capacidade laborativa sofrida, efetuando o pagamento de penso mensal na proporo da reduo, at que a Requerente complete 65 anos de idade (idade mdia presumida), desde a data do evento, devendo as prestaes vencidas serem devidamente pagas, em montante a ser levantado pelo Sr. Contador, atualizando segundo

variaes do salrio mnimo (Smula 490 do STF), conforme dispe o artigo 602 do Cdigo de Processo Civil, observada a incidncia do 13o salrio, ou indenizao correspondente a R$ 5.000.000,00. b.2) Reparar o dano moral, efetuando o pagamento de 100 salrios mnimos vigentes poca de satisfao da obrigao (artigos 5, inc. V e 335 do CPC e 1553 do CC). b.3) Ressarcir e prestar toda a assistncia mdica e tratamentos necessrios para a doena de que portadora, como fisioterapeuta e remdios. c) Tudo acrescido de custas processuais, e honorrios advocatcios, na base de 20%, sobre o total da condenao, atualizados desde o ajuizamento da ao. Requer outrossim, a ouvida de testemunhas a serem arroladas em momento oportuno, depoimento pessoal do representante legal da requerida, prova pericial e produo de todo o gnero de provas de direito admitidas. Ainda requer o deferimento do benefcio da gratuidade de justia, tendo em vista os motivos j expostos. D-se causa o valor de R$ .... (....). Termos em que, Pede deferimento. ...., .... de .... de .... .................. Advogado OAB/..

Das könnte Ihnen auch gefallen