Sie sind auf Seite 1von 6

AULA DE LABORATRIO 2 OBJETIVOS: Familiarizao com os componentes bsicos do Delphi; Formatao de propriedades em tempo de desenvolvimento e execuo; Utilizao dos

mtodos e eventos; Validao de dados. A aplicao ser composta da seguinte forma:

Principal Cliente Produto Editor

O formulrio Principal contm o Menu Principal do Sistema que servir para chamar as demais telas.

Componente Form

Menu

PopupMenu

Image

Propriedades Name Caption PopupMenu Name Items Caption ShortCut Name Items Caption Picture

Valores

PopupMenu da Tela

OPO SAIR: if MessageDlg('Confirma a sada. Yes ou No ?', mtConfirmation, [mbYes, mbNo], 0) = mrYes then

begin Application.Terminate; end; CHAMAR OUTROS FORMULRIOS: Form.showmodal; ou Form := TForm.Create(nil); Form.ShowModal; Form.Free; CHAMAR APLICATIVOS DO WINDOWS: Winexec(calc,sw_shownormal); O formulrio Cliente ter alguns componentes que iro simular o cadastro do cliente.

Componente Edit (Nome)

Edit (Email)

MaskEdit (Fone)

RadioGroup (Estado Civil)

Memo

Propriedades Name Color MaxLength Text Name Color Text Name Color Text EditMask Name Caption Items Name

Valores

3 BitBtn (Gravar, Limpar e Fechar) 4 Label

Lines Enabled Name Caption Glyph Name Caption Font

EVENTOS: BOTO GRAVAR (CLICK) Verificar se o texto do nome no est vazio; Verificar se no texto do email um endereo vlido; Verificar se o usurio selecionou um estado civil; Se tudo est OK, jogar os dados para o componente MEMO (Propriedade LINES / Mtodo ADD() ); BOTO LIMPAR (CLICK) Limpar os dados dos componentes (Mtodo Clear) BOTO SAIR (CLICK) Fechar o formulrio (Mtodo Close) Algumas observaes sobre o MASKEDIT:
A propriedade EditMask do componente MaskEdit possui trs partes, separadas por ; (ponto-e-vrgula): !\(9xx99\)0000000;1;_ !\(9xx99\)000-0000 - a mscara em si. 1 - indica que os caracteres sero salvos como parte do dado; 0 - indica que os caracteres NO sero salvos como parte do dado. _ - caracter usado para representar o branco na mscara. Na mscara o caracter 9 indica que permitido nmeros, mas no obrigatrio a entrada de dados; o caracter 0 indica que obrigatrio a entrada de nmeros. Desta forma, queria que fosse obrigatrio somente o telefone da pessoa, sem necessidade do DDD. Para criar uma entrada de dados como voc deseja, utilize a mscara: LLLL99999 O caracter L obriga que seja somente letras (A-Z, a-z) e o 9 (como j disse) somente nmeros. Caracteres especiais utilizados com a mscara: ( ! ) Faz com que a digitao da mscara fique parada no primeiro caracter, fazendo com que os caracteres digitados que se movam. Ex: !;0;_ ( > ) Todos os caracteres alfabticos digitados aps este smbolo sero convertidos para maisculos. Ex: >aaa;0;_ ( < )Todos os caracteres alfabticos digitados aps este smbolo sero convertidos para minsculos. Ex: <aaa;0;_ ( <> ) Anula o uso dos caracteres > e <. Ex: >aaa<>aaa;0;_ ( \ )Utilizado para marcar determinado caractere no especial como fixo, no podendo sobrescrev-lo. Ex: !\(999\)000-0000;0;_ ( L ) Caracteres alfabticos (A-Z, a-z.) de preenchimento obrigatrio. Ex: LLL;1;_ ( l ) (Letra ele minscula) Caracteres alfabticos (A-Z, a-z.) de preenchimento opcional. Ex: lll;1;_ ( A ) Caracteres alfanumricos (A-Z, a-z, 0-9) de preenchimento obrigatrio. Ex: AAA;1;_ ( a ) Caracteres alfanumricos (A-Z, a-z, 0-9) de preenchimento opcional. Ex: aaa;1;_ ( C ) Exige preenchimento obrigatrio com qualquer caractere para a posio. Ex: CCC;1;_ ( c ) Permite qualquer caractere para a posio de preenchimento opcional. Ex: ccc;1;_

( 0 ) Caracteres numricos (0-9) de preenchimento obrigatrio. Ex: 000;1;_ ( 9 ) Caracteres numricos (0-9) de preenchimento opcional. Ex: 999;1;_ ( # ) Caracteres numricos (0-9) e os sinais de - ou + de preenchimento opcional. Ex: ###;1;_ ( : ) Utilizado como separador de horas, minutos e segundos. Ex: !00:00:00;1;_ ( / ) Utilizado como separador de dia, ms e ano. Ex: !99/99/9999;1;_ ( ; ) Separa os trs campos da mscara. ( _ ) Caractere usado normalmente nas posies do campo ainda no preenchidas.

O formulrio Produto ter componentes para tratamento de arquivos do ambiente Windows.

Componente DirectoryListBox FileListBox Image Button Label StatusBar

Propriedades Name FileList Name Mask Name Stretch Name Caption Caption Name SimpleText

Valores FileList do Formulrio *.jpg;*.bmp True Carregar Cadastro de Produto

CARREGAR IMAGEM EM TEMPO DE EXECUO Mtodo LOADFROMFILE(Nome do Arquivo)

O formulrio Editor conter componentes para trabalhar com caixas de dilogos do Windows com a construo de um editor de textos.

Componente RichText SpeedButton (8)

OpenDialog

SaveDialog

FontDialog ColorDialog EXECUTAR CAIXA DE DILOGO

Propriedades Name Lines Name Flat Glyph Name InitialDir Filter Filename Name InitialDir Filter Filename Name Name

Valores

True

Mtodo EXECUTE (Retorna TRUE se conseguiu abrir e FALSE se deu algum erro) If (Dialogo123.execute) then .... PROPRIEDADES e MTODOS IMPORTANTES DO RICHTEXT Carregar o contedo de um arquivo pradentro do Richtext: Richtext.Lines.LoadFromFile(Nome de um arquivo); Salvar o contedo do Richtext em um arquivo: Richtext.Lines.SaveToFile(Nome de um arquivo); Modificar atributos de um texto selecionado dentro do Richtext: Richtext.SelAttributes.Size (Tamanho do texto) Richtext.SelAttributes.Style (Estilo do texto)

Richtext.SelAttributes.Color (Cor do texto) Richtext.SelAttributes.Name (Nome da Fonte do Texto) Copiar umcontedo selecionado no Richtext: Richtext.CopyToClipboard; Cola um contedo no Richtext: Richtext.PasteFromClipboard; Limpa o contedo do Richtext: Richtext.Clear;

Das könnte Ihnen auch gefallen