Sie sind auf Seite 1von 2

Recorrente em provas de concurso, principalmente em primeira fase, que se pea a diferena entre Mandado de Injuno e Ao Direta de Inconstitucionalidade por

omisso. Buscando facilitar sua vida, resolvi trazer as diferenas entre estas aes para que voc possa memorizar e nunca mais errar em prova. Abaixo segue uma tabela com as diferenas [1]: MANDADO DE INJUNO Pressupost Existncia subjetivo os
de

ADI POR OMISSO

Competn cia

Legitimida de Ativa

Objeto

Resultado desejado

direitoExistncia de direito subjetivo previstoprevisto constitucionalmente, constitucionalmente, oumas inviabilizado de ser efetivado vinculado a prerrogativaspor omisso normativa integradora. inerentes nacionalidade, soberania e cidadania, mesmo que essas prerrogativas no emanem diretamente da Constituio, mas inviabilizado de ser efetivado por omisso normativa integradora. 1. Tribunais Superiores: artigosPrivativa do STF: art. 102, I, a, 102, I, q e II, a; 105, I, h;CF/88. e 121, pargrafo 4., V. D uma olhada na observao que fiz logo abaixo da tabela (*). 2. Tribunais da Justia Estadual: artigos 125, pargrafo 1. Qualquer sujeito de direito queSujeitos enumerados pelo artigo tenha seu direito previsto103. constitucionalmente obstado por omisso normativa: indivduos, grupos, partidos polticos, organismos sindicais, entidades de classe, Ministrio Pblico. Conforme a teoria da1. Cientificar o Poder Legislativo do resolutividade: resolverseu estado de inrcia; ou concretamente a situao de insegurana criada pela2. Estabelecer prazo de 30 dias omisso. para a Administrao Pblica emitir o ato normativo integrador, sob pena de responsabilidade. Amparo ao exerccio do direitoAmparo efetividade subjetivo. constitucional.

(*) Muito embora referido doutrinador, a quem tanto admiro, tenha dito que a ADI por omisso de competncia exclusiva do STF, ouso discordar. Os Tribunais de Justia Estaduais tambm tm competncia para analisar ADI por omisso em alguns casos. Vou explicar: De acordo com o art. 125, 2., da CF/88, cabe aos Estados a instituio de representao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual.... O julgamento ser pelo Tribunal de Justia respectivo.

O art. 102, I, a, da CF/88, afirma que cabe ao STF julgar originariamente a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual.... Note que tanto numa (TJ art. 125, 2.) como noutra (STF art. 102, I, a) redao, nada se fala em ADI por omisso, mas somente em ADI (neste ponto, a questo da terminologia representao ou ao direta no importa). Assim, tratando o texto constitucional do gnero ADI, devemos, em ambos os casos (TJ e STF), entend-la como ADI por ao e ADI por omisso (espcies). Perceba que o mesmo raciocnio que se utiliza para o STF deve ser levado ao TJ.

Das könnte Ihnen auch gefallen