Sie sind auf Seite 1von 7

ESCOLA SECUNDRIA DE VALONGO

Portugus 11ano Ficha Informativa

Ano lectivo 2010/11

Criao, renovao e enriquecimento do lxico Processos morfolgicos de formao de palavras

DERIVAO

Derivao - processo de formao de palavras (complexas) a partir de uma forma de base.

1. Com adio de constituintes morfolgicos

Afixao - processo de formao de palavras que consiste em acrescentar um afixo (um constituinte morfolgico) a uma forma de base. Afixo - elemento que se acrescenta a uma forma de base:

prefixo - afixo que se associa esquerda da forma de base; sufixo - afixo que se associa direita da forma de base.

A afixao pode realizar-se por:

prefixao - acrescentamento de um prefixo forma de base; imperfeita

sufixao - acrescentamento de um sufixo forma de base (excluindo os sufixos de flexo; perfeitamente prefixao e sufixao - acrescentamento de um prefixo e de um sufixo forma de base; imperfeitamente

Ficha n1 - Setembro 2010

parassntese - acrescentamento simultneo de um prefixo e de um sufixo forma de base [sem que exista a mesma forma de base com o acrescentamento s do sufixo ou s do prefixo]. amanhecer; amadurecer

2. Sem adio de constituintes morfolgicos

Converso ou derivao imprpria - consiste na formao de palavras pela mudana da classe ou subclasse de origem com consequente alterao do seu valor semntico mas sem qualquer alterao formal.

Estes homens so ricos. Os ricos, por vezes, no pensam nos pobres. Das flores, prefiro a rosa. A Rosa vem esta tarde. O meu av bebia sempre um clice de vinho do Porto. Quer um porto, um martini ... ?

Derivao no afixal

H ainda uma outra forma de derivao, a derivao no afixal. Atravs deste processo, formam-se nomes a partir de uma forma verbal, substituindo a vogal temtica e o sufixo de flexo do verbo pelas vogais -a, e ou o (ndice temtico dos nomes) e ainda o sufixo de flexo nominal.

Assim, so palavras formadas por derivao no afixal, por exemplo:

alcanar -? alcance avisar -? aviso cortar -? corte resgatar -? resgate atacar -? ataque conquistar -? conquista pescar -? pesca

apelar -? apelo comprar -? compra denunciar -? denncia aparar -? apara chorar -? choro debater -? debate trocar -? troca, troco

COMPOSIO

Ficha n1 - Setembro 2010

Composio - processo morfolgico de formao de palavras complexas que recorre associao de duas ou mais formas de base, que podem ser radicais ou palavras.

Atenta na palavra fora-da-lei

Esta palavra resulta da juno de trs (fora+da+lei); , pois, uma palavra formada por composio.

Em fora-da-lei as palavras esto ligadas entre si por hfenes e mantm independncia de acentuao; mas, por vezes, as palavras compostas podem no surgir grafadas com hfen apesar de manterem a autonomia de acentuao. o caso, por exemplo, de madreprola.

Atenta na palavra - psicopata.

A palavra psicopata formada pela juno no de duas palavras mas de dois radicais e uma vogal de ligao: psic + o + pata. Trata-se tambm de uma palavra complexa formada por composio.

Este processo de formao de palavras complexas por composio muito utilizado para criar palavras novas que passaram a fazer parte do quotidiano:

O primeiro beb-proveta nasceu na Amrica. Ele consultou o teletexto. Fui ao cibercaf.

Composio morfolgica

No processo de composio morfolgica formam-se palavras complexas associando um radical a outro radical ou a uma palavra com a ocorrncia habitual de uma vogal de ligao entre eles. Esto neste caso muitos compostos ditos eruditos, de origem grega e latina.

ex: Adquira o seu telemvel a um preo especial. (telemvel) formada a partir de tele (do grego: longe) e mvel (do latim: mobile).

Muitas palavras, sobretudo termos tcnicos e cientficos, resultam da associao de elementos de origem erudita, grega e latina. Exemplos de compostos eruditos, de origem grega e latina:

Ficha n1 - Setembro 2010

Arqueologia; bibliografia; hipdromo; psicologia; equiltero; quadrpede; unssono; velocpede; automvel; monculo; televiso.

Na composio morfolgica s o elemento da direita sofre alteraes de gnero e nmero. Hemograma(s) luso-brasileiro/a(s) biblioteca(s) neurocirurgio(es)

Composio morfossintctica

No processo de composio morfossintctica formam-se compostos associando duas ou mais palavras. Estes compostos podem ter diferentes estruturas, o que implica diferenas a nvel da interpretao semntica da palavra e da flexo em gnero e nmero:

se as duas palavras que formam o composto tm igual contribuio para o seu valor semntico, o contraste de gnero e a flexo de nmero atingem ambas as palavras:

surdo/a{s}-mudo/a{s}

trabalhador(es)/a {s} -estudante {s} -

rdio{s}/gravador{es} .

se o valor semntico da palavra da esquerda modificado pelo valor semntico da que est direita, o contraste de gnero e a flexo em nmero afectam s o nome da esquerda:

bomba(s}-relgio aluno/a{s}-modelo homem{ns}-r

se o composto constitudo por uma forma verbal na terceira pessoa do singular do presente do indicativo seguida de um nome (e raramente de um adjectivo), quando h flexo de nmero, esta atinge a palavra da direita:

abre-latas tira-ndoas porta-voz{es} quebra-nozes conta-gotas picapau {s}

Ficha n1 - Setembro 2010

Processos Irregulares de Formao de Palavras

Siglas e acrnimos

Basta abrires um jornal para deparares com uma srie de siglas:

SOS [Save Our Souls - Salvai as Nossas Almas] UE [Unio Europeia] OCDE [Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico}. PJ [Polcia Judiciria] SA [Sociedade Annima] As siglas so representaes grficas dos fonemas iniciais de um conjunto de palavras e que funcionam como autnticas palavras. As siglas soletram-se, pronunciando o nome de cada letra. Repara agora nas palavras seguintes:

ovni [objecto voador no identificado] sida [sndrome de imuno-deficincia adquirida] byte [binary term] ONU [Organizao das Naes Unidas] PALOP [Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa] TAP [Transportes Areos Portugueses]

As palavras destacadas so acrnimos - so formadas pela primeira ou mais letras de palavras que pertencem a partes sucessivas de uma locuo. Diferem das siglas porque se pronunciam de forma contnua como palavras, no soletradas. O ritmo rpido da vida moderna exige cada vez mais economia de palavras para uma mais fcil comunicao e explica, em parte, a proliferao destas novas palavras. s vezes torna-se at difcil apreender-lhes de imediato o sentido. Da que, enquanto o seu conhecimento se no generaliza, apaream, entre parnteses, as palavras que representam.

Truncao

Ficha n1 - Setembro 2010

No teu dia-a-dia, j deves ter andado de metro ou apanhado um txi. Repara que estas palavras resultam da reduo e apagamento de parte de outras mais extensas que lhes deram origem. Contudo, j se perdeu a noo dessa origem e elas passaram a funcionar como palavras completas:

metro (metropolitano] txi [automvel provido de taxmetro] moto [motociclo] otorrino [otorrinolaringologista)

Onomatopeias

As palavras que atravs dos seus significados imitam sons produzidos por objectos, animais ou fenmenos da Natureza so as onomatopeias e/ou palavras onomatopaicas.

Bong! Reproduz um som (pancada); Tcham! Reproduz um som (musical) Ao! Ao! Reproduz um som (animal) O ribombar dos troves. Imita um som produzido pela Natureza. Ouviu-se o tilintar das moedas. Imita um som produzido por um objecto.

Emprstimos ou estrangeirismos

Os emprstimos so elementos lexicais estrangeiros, adoptados pelos falantes de uma determinada lngua. A adopo de estrangeirismos implica por vezes a adaptao da sua ortografia s regras ortogrficas do portugus. o caso de hambrguer, lanche, rob, dossi Na nossa lngua, os emprstimos mais significativos so os anglicismos e os galicismos. Extenso semntica

Atribuio de um novo significado a uma palavra j existente na lngua.

Ficha n1 - Setembro 2010

As palavras rato e leitor (aparelho acessrio do computador e aparelho de visionar filmes so diferentes do seu sentido usual animal roedor e aquele que l.

Amlgama Este processo de formao de palavras resulta da fuso/cruzamento de elementos de duas ou mais palavras. Deparas a cada momento com a palavra informtica, formada por um nome [informao] e um adjectivo [automtica] que resulta da juno do incio da palavra informao e da parte final automtica. Verifica-se o mesmo processo em palavras como: cibernauta (ciberntica + astronauta) diciopdia (dicionrio + enciclopdia)

Processos hbridos de formao de palavras

H palavras que resultam de mais do que um processo de formao.

Exemplos:

surfista resulta do anglicismo surf (que por sua vez j uma truncao de surfboard) a que se juntou o sufixo ista -, formando uma palavra por afixao estrangeirismo + sufixao. CD sigla do anglicismo Compact Disc estrangeirismo + sigla DVD sigla do anglicismo Digital Versatile Disc estrangeirismo + sigla

in Gramtica Prtica de Portugus

Ficha n1 - Setembro 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen