Sie sind auf Seite 1von 39

RESUMO DE DIREITO CIVIL

A guarda o instituto que visa prestar assistncia material, moral e educacional ao menor, regularizando a posse de fato. O menor sob a guarda de parentes que no sejam os pais considerado como colocado em famlia em famlia substituta. A tutela tem por escopo substituir o ptrio poder. A tutela dativa oriunda de deciso judicial. Aos irmos rfos se dar um mesmo tutor. O tutor exerce um mnus (o que procede de autoridade pblica ou da lei) pblico. A tutela irregular desprovida de nomeao, tratando de mera gesto de negcios. Se o juiz no admitir a escusa da tutela e o nomeado recorrer ao Tribunal, enquanto o recurso no for provido, responde o recorrente pelas perdas e danos que causar ao menor. O controle judicial ser preventivo quando o tutor no puder praticar atos sem autorizao do magistrado. O tutor no tem direito ao usufruto dos bens do tutelado, mas ter direito ao reembolso do que despender no exerccio da tutela e, ainda, uma gratificao. A curatela em regra um mnus pblico conferido ao indivduo para dirigir a pessoa e os bens de maiores incapazes. Uma vez que o casamento envolve a questo do regime matrimonial e, por conseqncia, o patrimnio, o prdigo para casar precisa de autorizao do seu curador. Se a me puder exercer o ptrio poder, comprovando a sua gravidez, pode ser investida judicialmente na posse dos direitos sucessrios que caibam ao nascituro. Os bens do interdito s podero ser alienados ou arrendados em hasta pblica, desde que haja vantagem na operao e sempre mediante autorizao judicial. Na ausncia, a transformao da sucesso provisria em definitiva caracteriza a morte presumida, mas no aproveita o fim do vnculo matrimonial, face a dilao de prazo para que o ausente reclame os bens restantes.

No Direito Privado h tambm normas de imperatividade absoluta, entretanto, majoritariamente, h liberdade e flexibilizao da aplicao de suas normas no cogentes por parte dos particulares interessados. DIREITO SOCIAL - revela sempre a garantia social das relaes a serem estabelecidas entre as diversas pessoas, tal como ocorre com a relao existente entre patro e empregado. O Direito Social funciona basicamente em posio intermediria ao direito privado. O Direito Pblico disciplina e organiza a competncia do Estado. O Direito Pblico regula as relaes entre os diversos Estados, bem como, entre o Estado e o cidado considerado como membro do Estado. O Direito Privado faz parte do direito positivo ou objetivo, disciplinando e organizando em regra as relaes a serem estabelecidas entre particulares. O Direito no se resume em meras normas jurdicas escritas e sua amplitude alcana preceitos que no esto formalmente materializados. So Fontes Formais do Direito: Sentenas, acrdos, smulas, leis, decretos, medidas provisrias, resolues e emendas constitucionais. Os princpios gerais esto embutidos nas diversas fontes do Direito, j amplamente reconhecidas, tais como: leis, jurisprudncias e doutrinas. Portanto, a dificuldade de consider-lo como fonte reside no fato de que esto historicamente e irreversivelmente inseridos na demais fontes do Direito. A jurisprudncia a reiterada interpretao de normas jurdicas por parte dos magistrados ao exercerem a funo estatal de "dizer o Direito" em suas sentenas, acrdos e smulas. As fontes informais ou no estatais so produzidas fora das atividades de Estado, no caso, os costumes, a doutrina e os princpios gerais de Direito. A vigncia da lei no espao automtica em todo territrio nacional, se for uma lei federal. A interpretao teleolgica conhecida como interpretao social. A interpretao comparada a que procura observar textos jurdicos de outras pocas ou de outros pases, realizando a comparao no tempo e no espao. A interpretao autntica feita pelo prprio legislador.

O juiz no pode deixar de decidir o litgio que lhe for trazido, mediante processo, alegando que a lei lacunosa, omissa e obscura na previso do caso em concreto. Os princpios gerais de Direito podem ser usados como critrio de integrao da norma jurdica. A eqidade a justia do caso em concreto, considerado o bom-senso comum e no o arbtrio do juiz. nulo o ATO JURDICO: Quando praticado por pessoas absolutamente incapaz, quando no revestir a forma prescrita em lei, etc. So assistidos e representados na prtica de atos da vida civil: os maiores de 16 e menores de 21 anos e os loucos de todo gnero. Um bem coletivo uma biblioteca. Um bem de famlia dura enquanto viverem os cnjuges e existirem filhos menores no emancipados. RELAO JURDICA: O vnculo entre pessoas, por meio do qual o sujeito ativo pode pretender um bem a que o sujeito passivo obrigado. Se uma pessoa natural tiver diversas residncias onde alternadamente viva ou vrios centros de ocupaes habituais, considerar-se- DOMNIO seu qualquer destes ou daqueles. Tendo a pessoa jurdica de direito privado diversos estabelecimentos em lugares diferentes, ser considerado o seu domiclio cada um deles para os atos ali praticados. Os epilpticos, no perodo de crise mental, so absolutamente incapaz. O casamento torna a pessoa: capaz. Se um adolescente conseguir terminar a Faculdade com 20 anos ele se tornar: capaz. Se uma pessoa maior de 18 anos, efetivar-se em emprego pblico, ser considerada: capaz. A pessoa que no nasce da natureza, mas resulta de uma fico jurdica, ou seja, uma criao do direito, e: pessoa jurdica. Ass sociedades civis, religiosas, morais, cientficas ou literrias, so pessoas jurdicas de direito privado.

As sociedades mercantis e sociedades de economia mista, so: pessoas jurdicas de direito privado. A Organizao das Naes Unidas (ONU) considerada: pessoa jurdica de direito pblico externo. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, so considerados: pessoas jurdicas de direito pblico interno. O pagamento feito a um dos credores solidrios: extingue inteiramente a dvida. O credor poder renunciar a solidariedade em favor de: alguns credores, todos os credores ou somente a um credor. Quando algum recebe e outrem poderes para, em seu nome, praticar atos, ou administrar interesses, opera-se: o mandato. No contrato de mandato, para que uma pessoa possa dar procurao mediante instrumento particular necessrio: maioridade civil ou emancipao e gozo dos direitos civis. O mandado conferido ao scio, como administrados ou liquidante da sociedade, por disposio do contrato social (salvo previso estatutria) : irrevogvel. Podem ser procuradores em juzo, todos os legalmente habilitados, desde que no sejam inibidos por sentena de procurar em juzo, ou de exercer ofcio pblico. As pessoas que mutuamente se obrigam a combinar seus esforos ou recursos, para lograr fins comuns, celebram contrato de: sociedade. No silncio do contrato, o prazo da sociedade ser: indefinido. Dissolve-se a sociedade: pela consecuo(Ato ou efeito de conseguir) do fim social, ou pela verificao de sua inexeqibilidade (que no se pode executar). Quando uma pessoa cede um prdio rstico a outra, para ser por esta cultivado, repartindo-se os frutos entre as duas, na proporo que estipularem, dar-se- o nome de: parceria agrcola. Na Parceria Rural: A parceria subsiste, quando o prdio se aliena, ficando o adquirente sub-rogado nos direitos e obrigaes do alienante. (no entendi). Na parceria pecuria, ocorrendo caso fortuito ou fora maior, sofrer os prejuzos: o parceiro proprietrio.

Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo pas: 45 dias depois de oficialmente publicada. A lei em vigor ter efeito imediato e geral, respeitados: ato jurdico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. Nos Estados Estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia: trs meses depois de oficialmente publicada. As correes a texto de lei j em vigor consideram-se LEI NOVA. O ato j consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, reputa-se: ato jurdico perfeito. A deciso judicial de que no caiba recurso, denomina-se: coisa julgada. Tendo os nubentes domiclio diverso, reger os casos de invalidade do matrimnio a lei de o: primeiro domiclio conjugal. Em se tratando de bens imveis, para se qualificar e regular as relaes a eles concernentes, aplicar-se- a lei do pas em que: estiverem situados. So exemplos de bens indivisveis e infungveis: (coisas que no podem ser substitudas) uma mesa e um livro de edio esgotada. Os materiais provisoriamente separados de um prdio, no perdem o carter de imveis. So tambm bens fungveis (que podem ser substitudos). Nas coisas coletivas, em desaparecendo todos os indivduos, menos um fica extinta a coletividade. Consideram-se ACESSRIAS DA COISA PRINCIPAL todas as benfeitorias, qualquer que seja o seu valor, exceto: a pintura em relao tela e a escultura em relao matria-prima. Para propor, ou contestar uma ao necessrio que o agente esteja devidamente representado. O empresrio de um circo que esquece a porta da jaula aberta, permitindo que uma fera ataque um espectador: deve ser responsabilizado por culpa in custodiendo. Os atos jurdicos a que se no impe forma especial, podero provar-se mediante confisso, atos processados em juzo, documentos pblicos e particulares, testemunhas, presuno, exames, vistorias e arbitramentos. Face ao exposto, no podem ser admitidas como testemunhas: os loucos de todo gnero, os cegos e surdos, quando a cincia do fato, que se quer provar, dependa dos sentidos que lhes

faltam, o interessado do objeto do litgio, bem como o ascendente e o descendente, ou o colateral, at 3 grau de alguma das partes, por consanginidade, ou afinidade.

Consideram-se imveis para efeitos legais: o penhor agrcola e direito sucesso aberta. (Artigo 44-CC). Aquele que incumbido de conservar a coisa e, por negligncia a deixar perecer responde pelo dano perante o proprietrio. Cabe ao regressiva contra terceiro culpado. (artigo 80-CC). Quanto aos atos jurdicos, correto afirmar que: nas declaraes de vontade se atender mais sua inteno que ao sentido literal da linguagem. Quanto aos atos jurdicos, correto afirmar que: as pessoas absolutamente incapazes so representados pelos seus pais, tutores ou curadores. Na prtica do DOLO, quando a seu despeito o ato se teria praticado, embora por outro modo: s obriga satisfao das perdas e danos. Podero demandar a nulidade dos atos SIMULADOS: os terceiros lesados pela simulao, os representantes do poder pblico, a bem da lei, ou da Fazenda. (artigo 105 CC). Certo credor quirografrio recebeu do devedor insolvente o pagamento de dvida ainda no vencida. Diante de tal recebimento ficar aquele credor: obrigado a repor em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores, aquilo que recebeu. (artigo 110-CC e 769-CPC). Subordinando-se a eficcia do ato condio suspensiva, enquanto esta no se verificar no se ter adquirido o direito a que ele visa. (artigo 118-CC). Quanto ao Termo Inicial do ato jurdico, correto afirmar que: SUSPENDE O EXERCCIO, MAS NO A AQUISIO DO DIREITO. (artigo 121-CC). O ENCARGO, quando no expressamente imposto pelo disponente como condio suspensiva: no suspende a aquisio nem o exerccio do direito. Quando incapacidade relativa, pode-se afirmar que o menor, entre 16 e 21 anos equipara-se ao maior quanto s obrigaes resultantes de atos ilcitos, em que for culpado. (artigo 156-CC). O mandado pode ser expresso ou tcito, verbal ou escrito, sendo que: para os atos que exigem instrumento pblico ou particular, no se admite o mandado verbal. MANDADO JUDICIAL: ordem de juiz ou membro de tribunal, com o fim de ser tomada a medida coativa contra o destinatrio, ou de dar cincia para que seja feito

ou deixe de ser praticado algum ato. (neste o juiz ordena coativamente e obriga o cumprimento)

MANDATO JUDICIAL: aquele que expedido pelo juiz instituindo defensor para o ausente ou revel. Tambm conhecido por mandado AD LITEM. (neste o juiz outorga poderes ao defensor que fica autorizado a atuar no processo, podendo renunciar ou at mesmo no aceitar o mandato). Sabe-se que dentre os deveres do mandante est o de assumir as obrigaes dos atos praticados pelo mandatrio, nos termos do mandato conferido. Face ao exposto, correto afirmar que: pode o mandante ratificar ou impugnar os atos praticados em seu nome sem poderes suficientes. O substabelecimento, sem reserva de poderes, no sendo notificado o constituinte: no isenta o procurador de responder pela obrigao do mandato. (artigo 1.328-CC). Havendo mais de gestor de negcios: ser solidria a sua responsabilidade (artigo 1.337-CC). A manifestao de vontade nos contratos pode ser tcita quando a lei no exigir que seja expressa. (artigo 1.079-CC) Considera-se presente a pessoa que contrata por meio de telefone (artigo 1.081-CC). Reputar-se- celebrado o contrato no lugar que foi proposto. (artigo 1.087-CC). O contrato de fiana um exemplo de contrato formal e acessrio. (artigo 1.483CC). So exemplos de contratos reais os que, para sua formao dependem da entrega da coisa (artigos 1.188, 1.284 e 1.256-CC). O contrato viciado por erro, dolo, coao ou simulao : anulvel, podendo ser ratificado pelas partes, onde s os interessados diretos podem argir a nulidade relativa, enquanto no ocorrer a prescrio (artigo 147, 148 e 152-CC). Os contratos previstos e regulados em lei so considerados tpicos. EVICO perda parcial ou total que o adquirente de uma coisa sofre em virtude da reivindicao judicial promovida por seu verdadeiro dono ou possuidor. (artigos 1.107 e 1.117-CC). A forma de tradio FICTA (verificar) operada pelo prprio contrato, em que o proprietrio aliena a coisa, continuando na posse direta da mesma, s que em nome do adquirente e a outro ttulo, d-se o nome de: CONSTITUTO POSSESSRIO. (artigo 769-CC).

Se a doao, que para a sua eficcia, depende de acontecimento futuro e incerto, dizemos que se trata de: UMA DOAO CONDICIONAL. (artigo 1.173-CC). A coisa recebida em virtude de contrato cumulativo pode ser enjeitada, por vcios ou defeitos ocultos, que a tornem imprpria ao uso a que destinada ou lhe diminua o valor. Diante de tal ocorrncia, pode-se afirmar que: se a coisa foi vendida em hasta pblica, no cabe a ao redibitria, nem a de abatimento no preo. (artigo 1.117, I e II-CC). Se o contrato for aleatrio, por se referir a coisas ainda no existentes, mas expostas a riscos, assumidos pelo adquirente: ter igualmente direito o alienante a todo o preo, posto que a coisa j no existisse, em parte, ou de todo, no dia do contrato. Quanto ao contrato de compra e venda, salvo clusula em contrrio: ficaro as despesas da escritura a cargo do comprador, e a cargo do vendedor com as da tradio. No sendo a venda a crdito, o vendedor no obrigado a entregar a coisa enquanto no receber o preo. (artigo 1.130-CC). O pacto de melhor comprador pode existir nas vendas de bens imveis. (artigo 1.160-CC). So privativos de brasileiro nato os cargos de: Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal, da Carreira Diplomtica, Oficial das Foras Armadas. (Artigo 12 Pargrafo 3 da CF). Pessoas Jurdicas de Direito Pblico:

Externo: pases estrangeiros, ONU, OEA, etc. Interno : Unio, territrios, estados, Municpios, Autarquias, etc.

Pessoas Jurdicas de Direito Privado:


Sociedades civis ou comerciais Associaes Fundaes particulares Entidades paraestatais: Sociedades de economia mista

Empresas Pblicas

Pessoa Jurdica: a entidade constituda de pessoas ou bens, com vida, direitos, obrigaes e patrimnio prprios. Sociedades Civis e Associaes: So organizaes de pessoas reunidas intencionalmente para determinado fim, que se apresentam perante terceiros como se fossem uma pessoa s, a pessoa jurdica, com personalidade distinta da de seus membros. No h diferena entre a Sociedade Civil e a Associao, salvo o fim econmico. Fundaes: a pessoa jurdica composta pela organizao de um patrimnio, destacado pelo seu instituidor para uma finalidade especfica. No tem proprietrio, nem titular, nem scios. Tem apenas um patrimnio, gerido por curadores. Sociedade de Economia Mista: so pessoas jurdicas de direito privado, formadas com capital pblico e particular, predominando sempre a direo estatal. No esto sujeitas falncia, mas os seus bens so penhorveis. Empresas Pblicas: so pessoas jurdicas de direito privado, mas com capital inteiramente pblico. Grupos Despersonalizados: so aqueles constitudos de um conjunto de direitos e obrigaes, de pessoas ou de bens, aos quais a lei no atribui personalidade jurdica, mas lhe empresta capacidade processual mediante representao: o esplio, a massa falida, a herana jacente e vacante, o condomnio, sociedade de fato, sociedade de conta de participao, etc. navio e a aeronave so bens mveis sui generis, de natureza especial, sendo tratados, em vrios aspectos, como se fossem imveis, necessitando de registro e admitindo hipoteca. Ambos tm nacionalidade. Bens reservados (na esfera da famlia) so os pertencentes unicamente mulher, adquiridos com o produto do seu trabalho, que se excluem da comunho. Bens dotais so que constituem dote, administrados pelo marido, para sustento do casal. Bens parafernais so bens particulares da mulher, no includos no dote. Em face do ordenamento jurdico brasileiro: a personalidade se adquire com o nascimento com vida, ressalvados os direitos do nascituro desde a concepo. Pessoa, para o direito civil: todo ente fsico ou moral suscetvel de direitos e obrigaes.

So incapazes para a prtica de certos atos ou maneira de os exercer: os prdigos e os menores dos 16 aos 21 anos. Os atos praticados pelos absolutamente incapazes so considerados: nulos de pleno direito quando os atos no tiverem sido realizados por seu representante legal. Os atos praticados pelos relativamente incapazes so considerados: anulveis quando praticados sem a devida assistncia. relativamente incapaz: de 16 a 21 anos de idade. incapaz, menor de 18 anos, adquire capacidade: ao casar-se absolutamente incapaz: no tem capacidade de exerccio, mas tem gozo. Sobre o instituto jurdico da emancipao correto afirmar: que a emancipao, por concesso dos pais ou por sentena judicial, s produzir efeito aps sua inscrio no Registro Civil. Morte real : a existncia da pessoa natural termina com morte. Comorincia : Se dois ou mais indivduos falecerem na mesma ocasio, no se podendo determinar qual deles morreu primeiro, presumir-se-o simultaneamente mortos. Mrio sumiu de casa aos 81 anos. Quando seus herdeiros podero requerer a sucesso definitiva: em 05 anos. So traos distintivos da personalidade, alm do nome: o estado e o domiclio. Se uma pessoa relativamente incapaz vender um imvel, o adquirente sabendo que ele s tinha 18 anos de idade, sem a devida assistncia dos seus representantes legais: este ato ser anulvel. A lei civil brasileira, quando dispe sobre normas relativas ao domiclio, estabelece que: ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no tenha residncia habitual, ou empregue a vida em viagens, sem ponto central de negcios, o lugar onde for encontrado. domiclio de eleio, no mbito do Direito Civil brasileiro, uma modalidade de domiclio: especial. domiclio do incapaz o do seu representante. domiclio necessrio o domiclio do militar da ativa.

Domiclio conceito mais amplo que o conceito de residncia. Domiclio voluntrio aquele decorrente de ato de vontade da pessoa juridicamente capaz. Domiclio de Eleio: o estabelecido pelos contratantes para que se exeram os direitos e se cumpram as obrigaes decorrentes dos contratos. De acordo com ordenamento jurdico brasileiro, tm domiclio necessrio (resulta de imposio legal). Os incapazes, os militares, os presos e os oficiais e tripulantes da marinha mercante. Domiclio necessrio (legal) prevalece sobre os demais domiclios, exceto o determinado em "contrato". So pessoas jurdicas de direito pblico: A Repblica Federativa do Brasil e a OEA, ONU, Unio, territrios, Estados, Municpios, Autarquias, etc. So pessoas jurdicas de Direito Privado: Sociedades civis ou comerciais, associaes, fundaes particulares, sociedades de economia mista e empresas pblicas. Territrios: so autarquias da Unio. A Unio: pessoa jurdica de direito pblico interno. Direitos reais: direitos que as pessoas tm sobre as coisas, oponveis contra todos. trator, que opera na fazenda, um bem imvel por destinao, pois est servindo ao imvel e no ao proprietrio. Grupos despersonalizados: massa falida, esplio, herana jacente e vacante, o condomnio, sociedade de fato, sociedade em conta de participao. Aos quais, a lei lhes empresta a capacidade processual, mediante representao. Bens fungveis: os mveis que podem ser substitudos por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. Bens Infungveis : os que no podem ser substitudos por outros. Bens Consumveis: os mveis que se acabam com o primeiro uso e os destinados alienao. (exemplo: alimentos, tinta de parede.) Bens Inconsumveis: podem ser utilizados sem destruio de sua substncia. (exemplo: uma roupa p/uso.)

Bens Divisveis: quando fracionados, cada parte forma um todo perfeito. Bens Indivisveis por natureza: no podem partir sem alterao da sua substncia; por determinao legal ou vontade das partes (herana). Bens Singulares so considerados em sua individualidade: a: simples: so unidades elementares a exemplo: uma pedra; b) compostos: resultam da unio de coisas simples a exemplo: materiais de construes ligados na edificao de uma casa, carro). Bens Coletivos so universalidades constitudas por uma pluralidade de coisas que conservam sua autonomia funcional - exemplo: uma bicicleta, a massa falida. Coisa Principal a que existe por si, independentemente de outra. Coisa Acessria: supe uma principal. Salvo disposio em contrrio, a coisa acessria segue a principal. Imveis por natureza: O solo, o espao areo. Imveis por destinao: utenslios agrcolas. Imveis por disposio legal: penhor agrcola, sucesso aberta, etc. Bens Acessrios so os que se consideram decorrentes de outros (o fruto, em relao rvore). Bens Pblicos so os bens do domnio nacional, pertencentes Unio, aos estados ou Municpios. Bens particulares so os que pertencem a pessoas naturais ou jurdicas de direito privado. Bens inalienveis por destinao ou por lei (bens de famlia, bens gravados por clusula de inalienabilidade, etc). Entre os bens acessrios classificam-se as benfeitorias e os frutos. As benfeitorias classificam-se em necessrias (conservao), teis (melhoramentos e volupturias (embelezamento). Os bens frutos classificam-se em: naturais (furtos das rvores); industriais (resultantes de atividade ou cultura) e os civis (rendimentos, juros, dividendos). Navio e a aeronave so bens sui generis, de natureza especial, sendo tratados em vrios aspectos, como se fossem imveis, necessitando de registro e admitindo a hipoteca.

Na esfera da famlia, Bens reservados so os pertencentes unicamente mulher. Bens dotais so os que constituem o dote, administrados pelo marido, para o sustento do casal. Bens parafernais so os bens particulares da mulher, no includos no dote. Bem de Famlia Voluntrio um instituto em que o casal, ou um dos cnjuges, destina um imvel prprio para domiclio da famlia, com a clusula de ficar isento de execuo por dvidas, salvo as que provierem de impostos relativos aos mesmo imvel, na forma do art. 70 do CC. Bem de Famlia legal o institudo pela Lei 8.009/90, que estabeleceu a impenhorabilidade geral de todas as moradias familiares prprias, uma para cada famlia, independentemente de qualquer ato ou providncia dos interessados. Bem de Famlia durar em quanto viverem os cnjuges e at que os filhos completem maior idade. Bem de Famlia no entra em inventrio, nem ser partilhado enquanto continuar a residir nele, o cnjuge sobrevivente ou filho menor. Bem de Famlia : esta instituio feita por escritura pblica, registrada no Registro de Imveis e publicada na imprensa. Ser nula, se for feita em fraude de credores. Bem de Famlia esta instituio feita por escritura pblica, registrada no Registro de Imveis e publicada na imprensa. Ser nula, se for feita em fraude de credores. Bem de Famlia s pode ser objeto do instituto um nico imvel, quitado, de moradia permanente da famlia. (por famlia entende-se: pai, me e filhos ou pela unio estvel entre o homem e a mulher, nos termos do art. 226-CF). Ato Jurdico o fato decorrente de ao humana, voluntria e lcita, praticada com a inteno de obter um resultado jurdico. Ato jurdico uma modalidade de fato jurdico. A validade do ato jurdico requer vontade livre, agente capaz, objeto lcito e forma prevista em lei. Os atos jurdicos podem ser anulados se forem viciados de erro, dolo, coao, simulao ou fraude (arts. 86 a 113 do CC). Erro a falsa noo sobre alguma coisa. S anula o ato jurdico o erro SUBSTANCIAL ou essencial. exemplo: compra de um quadro de um autor por

outro. No acarreta nulidade um ato o erro acidental ou secundrio. exemplo: comprar um quadro uma casa com seis janelas, pensando que tinha sete).

Dolo o artifcio usado para enganar algum. No se considera dolo o simples elogio da mercadoria. (dolus bnus). S anula o ato o dolo de certa gravidade (dolus malus). Coao a violncia fsica ou moral que impede algum de proceder livremente. tambm deve ser de certa gravidade. No se considera coao a ameaa do exerccio do normal de um direito, nem o simples temor reverencial (respeito profundo por algum). Simulao a declarao enganosa da vontade, visando a produzir efeito diverso do ostensivamente indicado, com o fim de criar uma aparncia de direito, para iludir terceiros ou burlar a lei. Ela no ser um defeito do ato jurdico se no houver prejuzo a algum ou violao da lei. S terceiros lesados pela simulao, que podem demandar a nulidade dos atos simulados. Modalidades dos Atos Jurdicos: - A condio, o termo e o encargo constituem modalidades ou elementos acessrios e acidentais do ato jurdico. - Condio o evento futuro e incerto ao qual se subordina o efeito do ato jurdico. So causais as condies que dependem do acaso. - Condies mistas so as que dependem da vontade de uma das partes e de um terceiro. - Suspensivas so as condies em que a condio do direito fica na dependncia de um evento futuro e incerto. - Resolutivas so aquelas em que o direito adquirido se desfaz quando ocorrer determinado evento. - Termo a indicao do momento em que comeam ou terminam os efeitos do ato jurdico. - Encargo a atribuio ou nus que o disponente impe pessoa favorecida.

Validade do ato jurdico:

- A falta de algum elemento substancial do ato jurdico torna-o nulo (nulidade absoluta) ou anulvel (nulidade relativa). A diferena entre o nulo e o anulvel uma diferena de grau ou gravidade, a critrio da lei. - A nulidade absoluta pode ser argida a qualquer tempo, por pessoa, pelo Ministrio Pblico e pelo Juiz inclusive, no se admitindo convalidao nem ratificao. - A nulidade relativa, ao contrrio, s pode ser argida pelos interessados diretos, dentro de prazo previstos em lei (quatro anos, em regra), admitindo convalidao e ratificao. - Ato jurdico inexistente que contm um grau e nulidade to grande e visvel, que dispensa ao judicial para ser declarado sem efeito. - Ato jurdico ineficaz o que vale plenamente entre as partes, mas no produz efeitos em relao a certa pessoa (ineficcia relativa) ou em relao a todas as outras pessoas (ineficcia absoluta). exemplo: alienao fiduciria no registrada, venda no registrada de automvel, bens alienados pelo falido aps a falncia. - A nulidade um vcio intrnseco ou interno do ato jurdico. - A validade do ato jurdico requer: prescrita ou no defesa em lei. agente capaz, objeto lcito e forma

- O Ato jurdico nulo quando: for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; for ilcito ou impossvel o seu objeto; praticado por pessoa absolutamente incapaz. - O ato jurdico anulvel: quando as declaraes e vontade emanarem de erro essencial; viciado por erro, dolo, coao simulao. - Constitui defeito dos atos jurdicos: erro, simulao, fraude e dolo.

- A declarao de vontade de duas pessoas em direo nica constitui um negcio jurdico: V unilateral. - Tm-se por inexistentes as condies fisicamente impossveis, bem como as de no fazer coisa impossvel. - No se considera condio a clusula que no derive exclusivamente da vontade das partes, mas decorra necessariamente da natureza do direito a que acede.

- As condies juridicamente impossveis invalidam os atos a ela subordinados. - O ato ser anulvel quando praticado por dolo acidental e dolo principal. - O ato ser anulvel quando praticado por erro sobre as qualidades essenciais do outro contratante.

O Fato jurdico um acontecimento que independe da vontade humana. Todo ato lcito um ato jurdico. Quando houver dolo de terceiros, se as partes contratantes no souberem, o ato jurdico no anulvel. Determinado ato jurdico celebrado, eivado porm de graves vcios decorrentes de dolo de terceiro, vcios esses, desconhecidos das partes celebrantes, inclusive da parte beneficiada. Neste caso: o ato vlido, respondendo o terceiro por perdas e danos. Condio: incerto. Clusula que subordina o efeito do ato jurdico a evento futuro e

Lucas doou um bem do seu patrimnio ao filho de sua amiga, Gilda, que est para nascer: trata-se de uma doao sob condio suspensiva. Carlos doou um bem do seu patrimnio a Francisco, 16 anos de idade, que o aceitou, estipulando, entretanto, que a transferncia do bem para o patrimnio de Francisco, dar-se-, to somente, no dia em que este completar 21 anos de idade; trata-se de uma doao submetida a termo inicial; com futuro certo. "A" doou um terreno a "B", com clusula de que dever destin-lo construo de um hospital: trata-se de uma doao com encargo. A respeito da nulidade, pode-se afirmar que: opera de pleno direito, pode ser invocada por qualquer interessado e pelo M. Pblico, o negcio no pode ser confirmado nem prevalece pela prescrio. A escritura de Compra e Venda um negcio jurdico: bilateral e oneroso.

Benfeitorias que no so consideradas acessrias Pintura c/relao tela, escultura com relao matria-prima, qualquer trabalho grfico com relao a material utilizado. No so benfeitorias os melhoramentos advindos, sem a interveno do proprietrio possuidor do imvel.

Os bens pblicos no so: suscetveis de aquisio por usucapio, so inalienveis (salvo autorizao legal), imprescritveis e impenhorveis. Os bens de uma Sociedade de Economia Mista e Empresa Pblica: impenhorveis, mas imprescritveis e inosucapveis. Uma piscina em relao a um imvel uma benfeitoria: so

volupturia.

A renda de imvel alugado considerada com relao ao imvel como: bem acessrio; fruto da natureza civil. Uma rua abandonada, por ter sido entregue ao trfego outra em melhores condies de uso: pode ser alienada, desde que haja autorizao. O bem de famlia institudo mediante escritura pblica convencional. So fungveis os mveis que podem ser substitudos por outros da mesma espcie, quantidade e qualidade. Os materiais destinados construo so considerados: forem incorporados a uma construo. So bens imveis por natureza: mveis, enquanto no

as rvores e frutos pendentes.

So bens imveis por determinao legal: - usufruto, uso e habitao; - direito sucesso aberta, cuja herana formada exclusivamente de bens mveis; - direito sucesso aberta, cuja herana formada exclusivamente e bens imveis;

direito sucesso aberta, cuja herana formada e bens mveis e imveis.


So bens mveis por antecipao: as rvores destinadas ao corte e os frutos percebidos. Os bens que constituem de vrias coisas singulares so: coletivos ou universais. O manuscrito de uma obra rara literria, exposto venda em uma livraria, classificado como bem: mvel, infungvel e juridicamente consumvel.

DOS CONTRATOS

Contrato o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas com finalidade de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos de natureza patrimonial.

So elementos essenciais de um Contrato: - Existncia de duas ou mais pessoas - Capacidade das partes - consentimento - legitimao aptido especfica para contratar.

So objetivos de um Contrato: - licitude do objeto - possibilidade fsica e jurdica do objeto - determinao do objeto deve ser determinado ou pelo menos determinvel - economicidade do objeto economicamente aprecivel.

Quanto forma: - forma prescrita ou no defesa em lei.

Elementos Acidentais: so clusulas acessrias, livremente estipuladas pelas partes: condio, modo ou encargo e termo. Princpio da Autonomia da Vontade: consiste no poder que tm as partes de livremente estipular, mediante acordo de vontades, a disciplina de sue interesse, suscitando os efeitos tutelados pelo ordenamento jurdico, limitados to-somente pelo supremacia da ordem pblica. Princpio da Obrigatoriedade da Conveno: O contrato uma vez concludo, faz lei entre as partes, devendo ser cumprido tal qual foi pactuado. Teoria da Impreviso: segundo a qual subtende-se implcita nos contratos de trato sucessivo a clusula REBUS SIC STANTIBUS que subordina a obrigatoriedade do vnculo contratual continuao do estado de fato vigente poca da sua concluso. Destarte, a aplicao. Esta clusula permite a reviso judicial dos contratos de execuo continuada quando, em virtude da supervenincia de um acontecimento extraordinrio e imprevisvel, a prestao de uma das partes torna-se excessivamente onerosa. Princpio da Relatividade dos Efeitos dos Contratos: produz efeitos entre os contratantes, no podendo aproveitar nem prejudicar a terceiros.

Princpio da Boa F: as partes devem agir com lealdade e confiana recproca. Considerando-se a boa f dos contratantes que na interpretao dos contratos atender-se- mais a inteno das partes do que ao sentido literal da linguagem. Classificao dos Contratos: Quando forma: - Consensuais aperfeioam-se com o simples consentimento das partes. exemplo: compra e venda. - Solenes forma especial prescrita em lei.

- Reais quando para sua formao se exige a entrega de uma coisa. ex.: contrato de depsito de mtuo.

Classificao dos Contratos: Quanto aos efeitos: - Unilaterais doao pura. nascem obrigaes apenas para uma das partes. exemplo:

- Bilaterais ou sinalagmticos exemplo: compra e venda. - Gratuitos - Onerosos

geram obrigaes para ambas as partes:

resultam vantagens apenas para uma das partes. h proveito para ambas as partes.

Classificao dos Contratos: Quanto certeza das prestaes: - Cumulativos: as prestaes de ambas as partes so certas, podendo seu montante ser avaliado j no ato da concluso do contrato. - Aleatrios: prestao de uma ou de ambas as partes depende de um evento futuro e incerto. exemplo: seguro contra incndio

Classificao dos Contratos: Quanto independncia: - principais: tm vida autnoma. - acessrios: sua existncia est subordinada a de outro contrato: exemplo: fiana. - Classificao dos Contratos - Quanto ao tempo de sua execuo: - Instantneos: so de execuo imediata, esgotando-se num s instante, mediante uma nica prestao. Exemplo: compra e venda vista.

- De execuo continuada: a contraprestao feita de modo continuado. exemplo: compra e venda a prazo.

Classificao dos Contratos - Quanto pessoa do contratante: - intuito Personae contratante. - impessoais o consentimento dado em razo da pessoa do outro

no importa a pessoa do outro contratante.

- Classificao dos Contratos: Quanto sua denominao: - Nominados (Tpicos) esto tipificados em lei. - Inominados (Atpicos) ainda no foram regulados.

Classificao dos Contratos - Quanto autonomia da vontade: - Contratos paritrios: quando as partes so colocados em p de igualdade discutindo amplamente e fixando todas as suas clusulas. - Contratos de Adeso: quando uma das partes se limita aceitar as clusulas e condies previamente estipuladas pela outra.

Doao com clusula de reverso patrimnio do doador.

com a morte do donatrio o bem reverte para o

A Doao universal nula, pois, o doador tem que ficar com bens para sua subsistncia. Doao inoficiosa: nula da parte que exceder 50% dos bens, pois os outros 50% reservado para os herdeiros necessrios (ascendentes e descendentes). Contratos reais so aqueles: para cuja perfeio necessrio, alm do consentimento das partes, a entrega da coisa. exemplo: comodato s est perfeito e acabado com a entrega do bem. A obrigao apenas para o comodatrio, que a de restituir o bem. O contrato de doao por natureza jurdica: gratuito e unilateral. Toda doao gratuita. A doao com encargo: gratuita e bilateral, pois gera obrigaes para ambas as partes. gratuita por haver contraprestaes. O poder de auto-regulamentao dos interesses dos contratantes advm do princpio da autonomia da vontade.

Os Contratos de Adeso restringem a autonomia da vontade, posto que uma das partes acede s clusulas previamente definidas pela outra.

O Contrato intangvel a menos que ambas as partes o rescindam voluntariamente ou haja a escusa por caso fortuito ou fora maior. Princpio da imutabilidade ou intangibilidade. A reviso judicial dos contratos medida excepcional que visa restabelecer o equilbrio financeiro do contrato com base no princpio REBUS SIC STANDIBUS. Joo doou a Pedro, seu melhor amigo, uma fazenda com 1o h, com clusula de reverso. Decorridos dois anos aps a doao, Pedro veio a falecer. neste caso: a doao ficar revogada pela pr-morte do donatrio Pedro. ( doao s/condio resolutiva). Marta alugou a Renato um computador, pelo prazo de um ano. Este contrato de locao : comutativo e bilateral. Quando ao contrato de depsito, podemos afirmar que: exige a tradio intuitu personae por natureza, mas no na essncia; um contrato real; no bilateral porque real; se for oneroso, gerando obrigao para ambas as partes: bilateral. Com relao ao mandato judicial podemos afirmar que: pode ser conferido por instrumento pblico ou particular, a pessoa que possa procurar em juzo. Mtuo Feneratcio : (emprstimo de bens fungveis a titulo oneroso) a aquele em que, por clusula expressa, se fixam juros ao emprstimo de dinheiro ou de outra coisa fungvel, desde que no ultrapasse a taxa legal. para invocar-se a clusula rebus sic stantibus, diante de fato extraordinrio, necessrio: que o fato seja imprevisvel e o contrato esteja em curso. Direito de Reteno Direito conferido ao credor de, em determinadas situaes, conservar consigo coisa alheia, que j detenha legitimamente, at o pagamento do que lhe devido. Exceptio non adimpleti contractus: Defesa oposta pelo contratante demandado pelo no cumprimento da obrigao, quando a outra parte tambm no cumpriu a sua, nos casos em que a lei ou o prprio contrato no determinar a quem cabe cumprir a obrigao em primeiro lugar. Vcios Redibitrios: so vcios ou defeitos ocultos que tornam a coisa, objeto de contrato comutativo, imprpria ao uso a que se destina ou lhe diminuam o valor.

Ao Redibitria: Ao quanti minoris:

Exigir a devoluo do preo pago. Exigir abatimento do preo pago.

Evico: Perda total ou parcial da coisa, em virtude de sentena que a atribui a outrem em razo de um direito anterior. Evicto: Alienante: Evictor: O adquirente que vem a perder a coisa adquirida. O que transferiu a coisa mediante contrato oneroso. O terceiro que move a ao e vem a ganhar a coisa.

Arras ou sinal: Arras Confirmatrias: Quantia, em dinheiro ou coisa fungvel, entregue por um contratante ao outro em sinal de firmeza do contrato e garantia de que ser cumprido, visando assegurar o cumprimento da obrigao, impedindo, assim, o arrependimento de quaisquer das partes. Arras Penitenciais: Quando as partes convencionam o direito de arrependimento. Se o arrependido for o que as deu - perd-las- em favor do outro. Se o arrependido for o que as recebeu - restitu-las em dobro.

DAS OBRIGAES:

Direito das Obrigaes ou Direito de Crdito o conjunto de normas que disciplina relaes jurdicas patrimoniais e que tem por objeto prestaes de um sujeito em favor de outro. OBRIGAES: devedor. Vnculo de direito pessoal que se estabelece entre credor e

OBRIGAES: a relao jurdica, de carter transitrio, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestao pessoal econmica, positiva ou negativa, devida pelo primeiro ao segundo, garantindo-lhe o adimplemento atravs do seu patrimnio. As obrigaes surgem da incidncia das normas jurdicas sobre os fatos. - FONTES: - Fonte Imediata causa eficiente das obrigaes: a lei.

- Fontes Mediatas condies determinantes do nascimento das obrigaes: so o ato jurdico stricto sensu, os negcios

jurdicos (contratos, declaraes unilaterais de vontade), o ato ilcito e o abuso de direito.

Elementos Constitutivos da Obrigao: - Sujeito qualquer pessoa fsica ou jurdica pode apresentar-se ativa ou passivamente numa relao obrigacional. - Sujeito Ativo o credor, ou seja, aquele a quem a prestao devida e que, portanto, tem o direito de exigi-la. - Sujeito Passivo prestao. o devedor, ou seja, aquele que deve realizar a

- Objeto o objeto da obrigao a prestao que pode consistir num dar, fazer ou no fazer. A prestao deve ser lcita, possvel, determinada ou determinvel e economicamente aprecivel. - Vnculo Jurdico o elo de ligao que sujeita o devedor a realizar a prestao em favor do credor.

Classificao das Obrigaes: - Obrigao Civil h um vnculo jurdico que sujeita o devedor realizao de uma prestao no interesse o credor, conferindo a este o direito de ao contra o devedor inadimplente. O liame entre os sujeitos compreende o debitum e a obligatio (o dever e a responsabilidade para o dbito). - Obrigao Natural (quem paga, pagar o que deve) a obrigao que, embora desprovida de ao, o seu adimplemento (Cumprir, executar, completar) constitui verdadeiro pagamento, e no mera liberalidade, conferindo ao credor a soluti retentio, de modo que, quem a cumpriu, no tem direito de reclamar a restituio. Exemplo: pagamento de dvida de jogo. - Obrigao Moral aquela cumprida por dever de conscincia, cuja execuo mera liberalidade e no pagamento, embora confira quele que a recebeu a soluti retentio. Exemplo: gorjeta do garom. Uma vez pago, a pessoa no pode pedir de volta.

Quanto Natureza do seu Objeto de acordo com o prisma de que se observa, as prestaes podem ser de coisa (dar) ou de fatos (fazer), assim como podem ser positivas (dar e fazer) ou negativas (no fazer).

Obrigao de dar (863-CC) entregar algo. Pode ser especfica (dar coisa certa) ou genrica (dar coisa incerta), conforme a individualizao do seu objeto ocorra no momento em que contrada ou a posteriori. - Dar quando a prestao do devedor essencial para transferncia do domnio. - Entregar quando a prestao do devedor consiste em proporcionar o uso e gozo da coisa. - Restituir - quando a prestao do devedor consiste em devolver a coisa que recebeu do credor. - Coisa certa (infungvel). Ex.: esta mesa. - Coisa incerta (fungvel). Ex.: 12 ovos (sentido amplo ou prprio); da safra de gros (sentido estrito ou imprprio); no obrigado a entregar os melhores, mas no pode entregar o pior (qualidade mdia)

Obrigao de Fazer (882-CC) aquela pela qual o devedor se obriga a prestar um servio . A obrigao de fazer pode ser intuitu personae (pelo prprio devedor) (prestao de fatos infungveis) ou no (prestao de fatos fungveis), de acordo com possibilidade de ser cumprida por terceiros. Quando a prestao no puder ser cumprida por terceiros, a obrigao de fazer converte-se em obrigao de dar (pagamento de perdas e danos). Prestar um servio. Ex.: Fazer a decorao de um salo.

Obrigao de no Fazer (882-CC) Abster-se obrigatoriamente. aquela na qual o devedor se obriga a no praticar determinado ato que poderia livremente praticar se no tivesse se obrigado. Pode constituir numa absteno ou num ato de tolerncia. Se a omisso tornar-se impossvel sem culpa do devedor, extingue-se a obrigao. - Exemplo: O prdio de baixo obrigado a receber as guas do prdio de cima (as que correm naturalmente). Pode ser uma tolerncia, consentimento ou no-impedimento. - Exemplo: No abrir um comrcio concorrente no local; no revelar uma frmula industrial.

Quanto ao modo de Execuo: - Simples H um credor, um devedor e um objeto. Exemplo: "A" deve pagar 100 a "B".

- Complexas Mais de um credor, um devedor ou mais de um objeto. Exemplo: "A" e "B" devem pagar 100 a "C" e dar um fogo para "D". - Cumulativas ou Conjuntas Mais de uma obrigao, e o devedor se exonera cumprindo todas. Exemplo: "A" vende seu comrcio a "B" e assume a obrigao de no montar outro no local. - Alternativas Mais de uma obrigao, e o devedor escolhe uma e se exonera. Exemplo: "A" deve um imvel ou 10 ovelhas a "B" e paga s as 10 ovelhas e se exonera. - Facultativas H uma obrigao estipulada, mas o devedor pode cumprir outra prestao, a seu critrio. (diversa). Exemplo: "A" deve 100 a "B" e paga com a entrega de uma geladeira e se exonera. - So obrigaes simples. Se a prestao, objeto da obrigao (in obligatione), tornar-se impossvel de ser satisfeita, sem culpa do devedor, extingue-se a obrigao, pois o credor no poder exigir a prestao in facultate solutiones.

Quanto Pluralidade de Sujeitos: - Obrigaes Solidrias quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito ou obrigao pelo total da dvida. - Ativa Cada um pode exigir a dvida total ou parcial. O credor que receber responde perante os outros. O pagamento feito extingue a dvida, mesmo que a um s credor. - Passiva Cada um pode ser demandado pela dvida total ou parcial. O pagamento parcial por um devedor no exonera os outros. O devedor que pagar toda a dvida tem direito de regresso contra os outros co-devedores. - De Resultado "A" pagar 100 a "B" quando "B" terminar de consertar o carro e o mesmo estiver efetivamente funcionando. (Tem de dar resultado para que a obrigao esteja cumprida). - De meio Exs.: Advogado, mdico, professor do Almeida Cursos. O devedor se esfora para que d resultado favorvel ao credor, mas a obrigao estar cumprida, mesmo que o credor no tenha resultado favorvel. - Mista quando concorrem, na mesma obrigao, vrios credores e vrios devedores.

- Principal e Acessria Ex.: a compra e venda com fiana. A compra e venda independente e a fiana subordinada. - Condicional Depende de evento incerto e futuro. Ex.: doao se o donatrio casar. - Lquida e Ilquida apurao. - Exemplo: - 1 - "A" deve 100 a "B". - 2 - "A" deve 100 a "B", acrescidos de juros e correo monetria desde de 1970 mais indenizao por dano moral desde de 1988, tudo corrigido. - Civil H dbito com responsabilidade, juridicamente exigvel. Na primeira, a coisa certa, na Segunda, depende de

- Natural H dbito sem responsabilidade (inexigvel). Exemplo: dvida de jogo, dvida prescrita, etc.

Obrigao Divisvel (CC.889) cumprimento parcial.

aquela cuja prestao suscetvel de

Obrigao Indivisvel aquela cuja prestao s pode ser cumprida por inteiro, no comportando fracionamento em vrias obrigaes distintas. Quanto ao Contedo: - Obrigao de Resultado quando s se considera cumprida a obrigao com a efetiva produo do resultado. - Obrigao do Meio quando o devedor obriga-se to somente a se empenhar na produo do resultado, considerando-se cumprida, mesmo que este no seja alcanado.

A doao nula: quando feita entre cnjuges no regime e separao de bens. Quando feita da parte indisponvel ou inoficiosa que a parte legtima dos herdeiros. Quando doam todos os bens que se possui. A doao anulvel: Quando feita por relativamente incapaz sem assistncia legal. Ex.: quando feita pelo cnjuge adltero ou cmplice. Ainda Doao: Pode o ascendente doar ao descendente, mas considerar-se- antecipao da legtima e dever ser trazida colocao por ocasio da sucesso.

A doao poder ser revogada: - Descumprimento do encargo fixado - Ingratido por parte do donatrio - caso no tenha encargo. - Se for resolvel, automaticamente - Ex.: O doador fixa no contrato o retorno do bem no caso de morte do donatrio.

Depsito um contrato gratuito, exceto se houver disposio em contrrio. O depositrio dever zelar pela coisa, at que o depositante reclame a coisa de volta. O depsito de dinheiro regula-se pelo mtuo. - Classificao: - Voluntrio: aquele que, no sendo considerado obrigatrio nem judicial, feito mediante ajuste, provado por escrito. - Necessrio: aquele que feito para que se cumpra uma obrigao legal ou em situaes especiais como calamidade ou mesmo aquele equiparado ao das bagagens dos hspedes em estabelecimento hoteleiros. admissvel tambm em casos de incndio, inundao ou naufrgio. O depositrio obrigado a restituir a coisa, sob pena de priso, que no, poder ser superior a um ano, e responder por prejuzos causados.

Contrato de Comodato: o emprstimo de uso, ou seja, de coisa infungvel e inconsumvel. De uso temporrio e de devoluo obrigatria. gratuito, unilateral e real. real porque s se completa com a entrega (tradio do objeto) da coisa. No existe comodato perptuo, pois, se existisse, seria uma doao. Mtuo um contrato de emprstimo de coisa fungvel e classifica-se como real e unilateral e pode ser gratuito ou oneroso. um emprstimo de consumo. Contrato de Edio um contrato pelo qual o autor permite a reproduo de sua obra cientfica, artstica, literria ou industrial por editor. Contrato de Parceira Rural: Contrato agrrio pelo qual uma pessoa cede a outra imvel rural visando explorao de atividade agrcola, pecuria e outras, desde que, receba uma participao proporcional ao rendimento econmico obtido.

Trata-se de contrato: - bilateral - com acordo de duas ou mais vontades que gera obrigaes recprocas. - oneroso - vantagens econmicas para ambos, com contraprestaes pactuadas. - consensual - no existe forma especial, basta proposta e aceitao, mas para ter validade contra terceiros precisa ser registrado. - aleatrio - a prestao depende de risco futuro. No h antecipao do montante.

Contrato de Parceria Pecuria: cria, engorda, etc.

O objeto do contrato a cesso de animais para

Contrato de Parceira Agrcola: Contrato pelo qual o parceiro-outorgado explora o imvel rural com a produo vegetal.

Contrato de Seguro:

Classificao: - bilateral - obrigao recprocas. O segurador dever pagar a indenizao e o segurado dever continuar a pagar o prmio. - oneroso - vantagens patrimoniais recprocas, pois tanto segurado como segurador visam a obter vantagens econmicas. - aleatrio - no h equivalncia nas prestaes e contraprestaes. O evento que gera o pagamento do prmio pode ocorrer ou no. - formal - deve ser obrigatoriamente feito por escrito; de execuo sucessiva ou continuada. O segurado deve periodicamente cumprir sua obrigao, pagando o prmio. - de adeso - ocorre quando o segurado apenas o aceita, sem possibilidade de discutir as clusulas, recebendo uma aplice ou simples bilhete de seguro. Observaes: O segurado no pode ocultar uma doena que sofra e influencia no pagamento da indenizao, e o segurador, sabendo que o risco no existe, no poder expedir aplice.

Contrato de Fiana: Contrato pelo qual uma terceira pessoa se responsabiliza pelo dbito alheio, ou seja, o fiador responde pelo cumprimento da obrigao do

devedor em caso de inadimplncia. A Fiana tambm conhecida por cauo fidejussria.

Classificao: - Acessrio - s existir se existir um contrato principal. - Gratuito - o fiador em geral, no recebe remunerao. - Unilateral - geral obrigaes para fiador. observao: O fiador s ser acionado em caso de inadimplncia do devedor, ou seja, se o devedor no cumprir a obrigao. Solene - por escrito.

Extino da Fiana: - por extino da dvida principal; - trmino do prazo de vigncia; - casos do artigo 1.503, CC (verificar) - atraso na execuo por parte do credor (artigo 1.504-CC).

Responsabilidade Civil: a obrigao de indenizar o dano causado a outrem, tanto por dolo como por culpa, sendo que a responsabilidade civil independe da responsabilidade criminal, pois mesmo que o ato ilcito no seja um crime, no deixar de existir a obrigao de indenizar as perdas e os danos (artigo 159-CC). Teoria sobre a reparao do dano (no civil): - Subjetiva agente. ha obrigao de indenizar sempre que se prova a culpa do

- Objetiva h obrigao de indenizar, independentemente da prova de culpa do responsvel. Ex.: a responsabilidade da empresa pelos danos causados clientela, em atos praticados por empregado no exerccio da funo ou em razo do servio. Nesse caso, a empresa responsvel pelo dano, mas poder ter direito de regresso contra o empregado se este for culpado.

- Do Risco Integral aquele que assume o risco a atividade que gera o seu lucro, mesmo se houver caso fortuito e fora maior, obrigado a indenizar. Nesse caso, o risco o fator preponderante da existncia do lucro. Ex.: as atividades seguradoras.

A responsabilidade civil pode ser contratual ou extracontratual.


Contratual quando o agente descumpre o contrato ou fica inadimplente. Extracontratual quando o agente pratica ato ilcito, violando deveres e lesando direitos.

So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de dezesseis anos, os loucos de todo o gnero e os ausentes, declarados tais por ato de juiz. Os mares, rios, estradas, ruas e praas so de uso comum do povo. As benfeitorias teis so aquelas que aumentam ou facilitam o uso da coisa. Presume-se gratuito o mandato, quando no se estipulou retribuio, presuno que desaparece se o objeto do mandato for daqueles que o mandatrio trata por ofcio ou profisso lucrativa. indispensvel validade do instrumento particular de procurao do outorgante. a assinatura

O contrato pelo qual algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses, chama-se mandato. Capacidade de fato ou de exerccio da pessoa natural si os atos da vida civil. O penhor agrcola bem a aptido de exercer por

incorpreo e imvel por determinao legal.

"A" aluga uma casa de "B" por dois anos; durante esse tempo revestiu em granito o piso do hall de entrada. Este ato constitui uma benfeitoria volupturia (serve para deleite ou recreio). S se permite mandato para a prtica de atos que no tm natureza personalssima. Logo, probe-se a realizao, por meio de mandatrio, do seguinte ato: exerccio pblico - artigo 1.288 - CC. Se o mandatrio, ao assumir obrigaes com terceiros, ultrapassar os poderes que lhe foram concedidos pelo mandante, os atos negociais s estabelecero um liame contratual relativamente ao mandante se ele os ratificar pois, se no houver tal ratificao, o mandatrio responder pelo excesso cometido como mero gestor de negcios.

A pessoa natural que no tiver domiclio certo, empregando a vida em viagens, sem ponto central de negcios, ter por domiclio o lugar onde for encontrada. O menor relativamente incapaz poder sem a devida assistncia de seu representante legal fazer testamento. O prdio onde funciona a Secretaria de Justia do Estado de Pernambuco um bem pblico de uso especial. Bens Pblicos: mar, cu, praa, rua, etc. Bens Dominicais: Patrimnio da Unio, etc. A revogao do mandato produz efeitos ex munc, respeitando os atos j praticados. Se houver interdio do mandante por incapacidade superveniente, o mandato cessar no momento em que a sentena declaratria da interdio do mandante transitar em julgado. No Brasil, para que se inicie a personalidade natural, o recm-nascido dever nascer com vida, mesmo que venha a falecer instantes depois. Para que uma sociedade tenha existncia legal, ser preciso inscrever o contrato social ou estatuto, revestido de forma pblica ou particular, no registro peculiar, regulado por lei especial. O estado poltico a qualidade jurdica que advm da posio da pessoa natural na sociedade poltica, caso seja estrangeira, naturalizada ou nacional. O domiclio a sede jurdica da pessoa natural, onde ela se presume presente para efeitos de direito e onde exerce ou pratica, habitualmente, seus atos e negcios jurdicos. O princpio da inalterabilidade do nome da pessoa natural sofre excees quando: expuser o seu portador ao ridculo; houver erro grfico evidente e causar embaraos no setor comercial ou em atividade profissional. A incapacidade do menor cessar com o seu casamento. (s com autorizao dos pais ou responsvel ,e s a partir dos 18 anos, homem, a partir dos 16 anos, mulher.) Os silvcolas so relativamente incapazes. Qualquer um dos contratantes poder ad nutem pr fim ao mandato, sem anuncia do outro, sem qualquer justificativa, mediante simples manifestao volitiva unilateral, exceto os que: foi convencionado que o mandante no possa revoglo.

O substabelecimento a outorga de poderes representativos recebidos pelo mandatrio a um terceiro de sua confiana, que o substitui na execuo do mandato. Os relativamente incapazes podem ser mandatrios. A condio a que se subordina o negcio jurdico afeta quer seja ela resolutiva ou suspensiva.

apenas a eficcia dele,

A expresso domiclio de eleio costuma designar o lugar estabelecido pelos contratantes para que se exeram os direitos e se cumpram as obrigaes decorrentes dos contratos. A alienao fiduciria em garantia e o respectivo contrato s podem ser provados por escrito, devendo o contrato para ter valor contra terceiros, ser obrigatoriamente arquivado no registro de ttulos e documentos do domiclio do credor. O vendedor ter o direito de reaver o imvel do comprador: havendo pacto adjeto de retrovenda, exercendo ele a faculdade de retrato dentro do prazo contratual e restituindo o preo mais as despesas feitas pelo comprador. Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado. pelos pais.

A doao feita ao nascituro valer quando aceita:

Para os atos que exigem instrumento pblico ou particular, no se admite mandato: verbal. A comorincia ocorre quando: duas pessoas falecem na mesma hora.

Considera-se bem imvel para os efeitos legais: - As aplices da dvida pblica oneradas cem clusula de inalienabilidade; - Os direitos reais sobre imveis, inclusive o penhor agrcola e as aes que os asseguram; - O direito sucesso aberta. Observaes: esses bens acima descritos, podem ser, em qualquer tempo, mobilizados.

O nascituro tem a salvo os direitos desde a concepo, nascendo com vida. Domiclio de eleio o lugar especificado em contrato para exerccio de direito e cumprimento de obrigao dele decorrentes.

Estudante de 18 anos, solteiro, que vende carro de sua propriedade, sem autorizao dos pais, pratica negcio jurdico: anulvel. O contrato bilateral caracteriza-se: contratantes. por gerar obrigaes recprocas para os

Considerado culpado na prtica de ato ilcito, equipara-se ao maior, o menor, entre dezesseis e vinte e um anos, relativamente s obrigaes da decorrentes. Para efeitos legais consideram-se mveis os direitos reais sobre objetos mveis. Os semoventes so considerados bens mveis. No constitui ato ilcito a destruio da coisa alheia, para afastar perigo iminente, causado por quem no for autor do dono. Um possuidor, que haja perdido a posse do imvel de sua propriedade h mais de quatro anos, pode recuper-la pela ao reivindicatria. Quem j seja proprietrio de um imvel pode adquirir: outro imvel por usucapio ordinrio e extraordinrio. Artigos 464 e 465-CC. Um imvel hipotecado CC. pode ser objeto de uma segunda hipoteca. Artigo 812-

A aquisio de direito real sobre coisa mvel alheia, por ato entre vivos, efetua-se com: a tradio da coisa. Diz-se plena a propriedade, quando o domnio se apresenta ilimitado; limitada, quando sujeita condio resolutiva. Extinguindo-se a hipoteca pelo implemento da condio resolutiva, opera-se em favor do proprietrio beneficiado pela resoluo o domnio pleno do imvel. Todos esses atos jurdicos devem ser registrados em cartrio de registro de imveis: - O usufruto sobre imveis no resultante de direito de famlia; - As hipotecas legais, judiciais e convencionais; - Os servios em geral; - Os loteamentos urbanos e rurais.

So direitos do usufruturio:

- Posse; - uso; - administrao; - percepo dos frutos naturais pendentes no incio do usufruto.

A alienao (Perda da Propriedade Imvel): a forma de extino subjetiva do domnio em que o titular do direito, por vontade prpria, transmite a outrem seu direito sobre a coisa. Classificao dos Contratos: Quanto independncia: O depsito de dinheiro regula-se pelo mtuo. Classificao: Voluntrio: aquele que, no sendo considerado obrigatrio nem judicial, feito mediante ajuste, provado por escrito. Necessrio: aquele que feito para que se cumpra uma obrigao legal ou em situaes especiais como calamidade ou mesmo aquele equiparado ao das bagagens dos hspedes em estabelecimento hoteleiros. admissvel tambm em casos de incndio, inundao ou naufrgio. O depositrio obrigado a restituir a coisa, sob pena de priso, que no, poder ser superior a um ano, e responder por prejuzos causados. Contrato de Comodato: o emprstimo de uso, ou seja, de coisa infungvel e inconsumvel. De uso temporrio e de devoluo obrigatria. gratuito, unilateral e real. real porque s se completa com a entrega (tradio do objeto) da coisa. No existe comodato perptuo, pois, se existisse, seria uma doao. Mtuo um contrato de emprstimo de coisa fungvel e classifica-se como real e unilateral e pode ser gratuito ou oneroso. um emprstimo de consumo. Contrato de Edio um contrato pelo qual o autor permite a reproduo de sua obra cientfica, artstica, literria ou industrial por editor. Contrato de Parceira Rural: Contrato agrrio pelo qual uma pessoa cede a outra imvel rural visando explorao de atividade agrcola, pecuria e outras, desde que, receba uma participao proporcional ao rendimento econmico obtido. Trata-se de contrato: bilateral - com acordo de duas ou mais vontades que gera obrigaes recprocas. o oneroso - vantagens econmicas para ambos, com contraprestaes pactuadas. o consensual - no existe forma especial, basta proposta e aceitao, mas para ter validade contra terceiros precisa ser registrado. o aleatrio - a prestao depende de risco futuro. No h antecipao do montante. Contrato de Parceria Pecuria: O objeto do contrato a cesso de animais para cria, engorda, etc.
o

Contrato de Parceira Agrcola: Contrato pelo qual o parceiro-outorgado explora o imvel rural com a produo vegetal.

Contrato de Seguro: Classificao: bilateral - obrigao recprocas. O segurador dever pagar a indenizao e o segurado dever continuar a pagar o prmio. o oneroso - vantagens patrimoniais recprocas, pois tanto segurado como segurador visam a obter vantagens econmicas. o aleatrio - no h equivalncia nas prestaes e contraprestaes. O evento que gera o pagamento do prmio pode ocorrer ou no. o formal - deve ser obrigatoriamente feito por escrito; de execuo sucessiva ou continuada. O segurado deve periodicamente cumprir sua obrigao, pagando o prmio. o de adeso - ocorre quando o segurado apenas o aceita, sem possibilidade de discutir as clusulas, recebendo uma aplice ou simples bilhete de seguro. o Observaes: O segurado no pode ocultar uma doena que sofra e influencia no pagamento da indenizao, e o segurador, sabendo que o risco no existe, no poder expedir aplice. Contrato de Fiana: Contrato pelo qual uma terceira pessoa se responsabiliza pelo dbito alheio, ou seja, o fiador responde pelo cumprimento da obrigao do devedor em caso de inadimplncia. A Fiana tambm conhecida por cauo fidejussria. Classificao:
o o o o o o

Acessrio - s existir se existir um contrato principal. Gratuito - o fiador em geral, no recebe remunerao. Unilateral - geral obrigaes para fiador. observao: O fiador s ser acionado em caso de inadimplncia do devedor, ou seja, se o devedor no cumprir a obrigao. Solene - por escrito.

o o

Extino da Fiana:

por extino da dvida principal; trmino do prazo de vigncia; casos do artigo 1.503, CC (verificar) atraso na execuo por parte do credor (artigo 1.504-CC). Responsabilidade Civil: a obrigao de indenizar o dano causado a outrem, tanto por dolo como por culpa, sendo que a responsabilidade civil independe da

responsabilidade criminal, pois mesmo que o ato ilcito no seja um crime, no deixar de existir a obrigao de indenizar as perdas e os danos (artigo 159-CC). Teoria sobre a reparao do dano (no civil) Subjetiva ha obrigao de indenizar sempre que se prova a culpa do agente. Objetiva h obrigao de indenizar, independentemente da prova de culpa do responsvel. Ex.: a responsabilidade da empresa pelos danos causados clientela, em atos praticados por empregado no exerccio da funo ou em razo do servio. Nesse caso, a empresa responsvel pelo dano, mas poder ter direito de regresso contra o empregado se este for culpado. Do Risco Integral aquele que assume o risco a atividade que gera o seu lucro, mesmo se houver caso fortuito e fora maior, obrigado a indenizar. Nesse caso, o risco o fator preponderante da existncia do lucro. Ex.: as atividades seguradoras. A responsabilidade civil pode contratual ou extracontratual. Contratual quando o agente descumpre o contrato ou fica inadimplente. Extracontratual quando o agente pratica ato ilcito, violando deveres e lesando direitos.

So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de dezesseis anos, os loucos de todo o gnero e os ausentes, declarados tais por ato de juiz. Os mares, rios, estradas, ruas e praas so de uso comum do povo. As benfeitorias teis so aquelas que aumentam ou facilitam o uso da coisa. Presume-se gratuito o mandato, quando no se estipulou retribuio, presuno que desaparece se o objeto do mandato for daqueles que o mandatrio trata por ofcio ou profisso lucrativa. indispensvel validade do instrumento particular de procurao a assinatura do outorgante. O contrato pelo qual algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses, chama-se mandato. Capacidade de fato ou de exerccio da pessoa natural a aptido de exercer por si os atos da vida civil. O penhor agrcola bem incorpreo e imvel por determinao legal. "A" aluga uma casa de "B" por dois anos; durante esse tempo revestiu em granito o piso do hall de entrada. Este ato constitui uma benfeitoria volupturia (serve para deleite ou recreio). S se permite mandato para a prtica de atos que no tm natureza personalssima. Logo, probe-se a realizao, por meio de mandatrio, do seguinte ato: exerccio pblico - artigo 1.288 - CC. Se o mandatrio, ao assumir obrigaes com terceiros, ultrapassar os poderes que lhe foram concedidos pelo mandante, os atos negociais s estabelecero um liame contratual relativamente ao mandante se ele os ratificar pois, se no houver tal ratificao, o mandatrio responder pelo excesso cometido como mero gestor de negcios. A pessoa natural que no tiver domiclio certo, empregando a vida em viagens, sem ponto central de negcios, ter por domiclio o lugar onde for encontrada.

O menor relativamente incapaz poder sem a devida assistncia de seu representante legal fazer testamento. O prdio onde funciona a Secretaria de Justia do Estado de Pernambuco um bem pblico de uso especial. Bens Pblicos: mar, cu, praa, rua, etc. Bens Dominicais: Patrimnio da Unio, etc. A revogao do mandato produz efeitos ex munc, respeitando os atos j praticados. Se houver interdio do mandante por incapacidade superveniente, o mandato cessar no momento em que a sentena declaratria da interdio do mandante transitar em julgado. No Brasil, para que se inicie a personalidade natural, o recm-nascido dever nascer com vida, mesmo que venha a falecer instantes depois. Para que uma sociedade tenha existncia legal, ser preciso inscrever o contrato social ou estatuto, revestido de forma pblica ou particular, no registro peculiar, regulado por lei especial. O estado poltico a qualidade jurdica que advm da posio da pessoa natural na sociedade poltica, caso seja estrangeira, naturalizada ou nacional. O domiclio a sede jurdica da pessoa natural, onde ela se presume presente para efeitos de direito e onde exerce ou pratica, habitualmente, seus atos e negcios jurdicos. O princpio da inalterabilidade do nome da pessoa natural sofre excees quando: expuser o seu portador ao ridculo; houver erro grfico evidente e causar embaraos no setor comercial ou em atividade profissional. A incapacidade do menor cessar com o seu casamento. (s com autorizao dos pais ou responsvel ,e s a partir dos 18 anos, homem, a partir dos 16 anos, mulher.) Os silvcolas so relativamente incapazes. Qualquer um dos contratantes poder ad nutem pr fim ao mandato, sem anuncia do outro, sem qualquer justificativa, mediante simples manifestao volitiva unilateral, exceto os que: foi convencionado que o mandante no possa revoglo. O substabelecimento a outorga de poderes representativos recebidos pelo mandatrio a um terceiro de sua confiana, que o substitui na execuo do mandato. Os relativamente incapazes podem ser mandatrios. A condio a que se subordina o negcio jurdico afeta apenas a eficcia dele, quer seja ela resolutiva ou suspensiva. A expresso domiclio de eleio costuma designar o lugar estabelecido pelos contratantes para que se exeram os direitos e se cumpram as obrigaes decorrentes dos contratos. A alienao fiduciria em garantia e o respectivo contrato s podem ser provados por escrito, devendo o contrato para ter valor contra terceiros, ser obrigatoriamente arquivado no registro de ttulos e documentos do domiclio do credor. O vendedor ter o direito de reaver o imvel do comprador: havendo pacto adjeto de retrovenda, exercendo ele a faculdade de retrato dentro do prazo contratual e restituindo o preo mais as despesas feitas pelo comprador. Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado. A doao feita ao nascituro valer quando aceita: pelos pais.

Para os atos que exigem instrumento pblico ou particular, no se admite mandato: verbal. A comorincia ocorre quando: duas pessoas falecem na mesma hora. Considera-se bem imvel para os efeitos legais: As aplices da dvida pblica oneradas cem clusula de inalienabilidade; Os direitos reais sobre imveis, inclusive o penhor agrcola e as aes que os asseguram; O direito sucesso aberta. Observaes: esses bens acima descritos, podem ser, em qualquer tempo, mobilizados. O nascituro tem a salvo os direitos desde a concepo, nascendo com vida. Domiclio de eleio o lugar especificado em contrato para exerccio de direito e cumprimento de obrigao dele decorrentes. Estudante de 18 anos, solteiro, que vende carro de sua propriedade, sem autorizao dos pais, pratica negcio jurdico: anulvel. O contrato bilateral caracteriza-se: por gerar obrigaes recprocas para os contratantes. Considerado culpado na prtica de ato ilcito, equipara-se ao maior, o menor, entre dezesseis e vinte e um anos, relativamente s obrigaes da decorrentes. Para efeitos legais consideram-se mveis os direitos reais sobre objetos mveis. Os semoventes so considerados bens mveis. No constitui ato ilcito a destruio da coisa alheia, para afastar perigo iminente, causado por quem no for autor do dono. Um possuidor, que haja perdido a posse do imvel de sua propriedade h mais de quatro anos, pode recuper-la pela ao reivindicatria. Quem j seja proprietrio de um imvel pode adquirir: outro imvel por usucapio ordinrio e extraordinrio. Artigos 464 e 465-CC. Um imvel hipotecado pode ser objeto de uma segunda hipoteca. Artigo 812CC. A aquisio de direito real sobre coisa mvel alheia, por ato entre vivos, efetua-se com: a tradio da coisa. Diz-se plena a propriedade, quando o domnio se apresenta ilimitado; limitada, quando sujeita condio resolutiva. Extinguindo-se a hipoteca pelo implemento da condio resolutiva, opera-se em favor do proprietrio beneficiado pela resoluo o domnio pleno do imvel. Todos esses atos jurdicos devem ser registrados em cartrio de registro de imveis: O usufruto sobre imveis no resultante de direito de famlia; As hipotecas legais, judiciais e convencionais; Os servios em geral; Os loteamentos urbanos e rurais. So direitos do usufruturio:
o o o o o o o o

Posse; uso; administrao; percepo dos frutos naturais pendentes no incio do usufruto.

A alienao (Perda da Propriedade Imvel): a forma de extino subjetiva do domnio em que o titular do direito, por vontade prpria, transmite a outrem seu direito sobre a coisa.

Das könnte Ihnen auch gefallen