Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACIP CAMPUS DO PONTAL

DISCIPLINA:

Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS


TURMA: VALOR OBTIDO:

PERODO/SRIE: VALOR: 15 PONTOS PROFESSOR(A): Ms. ALUNO:

Ana Beatriz da Silva Duarte

ANO/SEMESTRE: 2011/1 SEMESTRE

REGISTRO DE ESTUDO E COMPREENSO DOS TEXTOS

1. Com base no texto 3: SKLIAR, Carlos. Os Estudos Surdos em Educao:

problematizando a normalidade. In: _____.A Surdez: Um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Mediao, 2005, 3.ed., destaque e comente os aspectos mais relevantes dos estudos surdos, as diferentes representaes surdas, os contrastes binrios e a reflexo do fracasso educacional dos surdos. 2. H duas concepes de surdez: Abordagem clnico-teraputica e a scioantropolgica. Na literatura, observam-se concepes diferentes de surdez, as quais parecem ser resultado de duas imagens distintas de surdez e de surdos (Skliar, 1997).

Na concepo clnico-teraputica de surdez, os surdos so vistos como tendo uma deficincia, a qual deve ser curada para que eles possam se aproximar do normal, o ouvinte. Para isso, os surdos so submetidos a um trabalho de habilitao e/ou reabilitao, visando desenvolver suas habilidades auditivas, bem como a aquisio da linguagem oral.

Na concepo scio-antropolgica, por outro lado, os surdos so vistos como tendo um acesso diferente ao mundo, o que implica em diferenas em relao aos ouvintes. Pelo fato de no ouvirem, os

surdos constituem seu conhecimento de mundo atravs do canal visual-gestual, adquirem a lngua de sinais sem dificuldade e esta vai possibilitar o desenvolvimento tanto dos aspectos cognitivos, como scio-emocionais, e lingsticos. Com base nessas concepes, em qual das duas voc se define?Justifique sua escolha. 3. As pessoas com surdez possuem comprometimento no aparelho fonador (pregas vocais)? correto afirmar que todo surdo no fala e, portanto, mudo?Justifique sua resposta com base nas explanaes em sala de aula. 4. Qual a terminologia correta em relao a uma pessoa que privada da audio?
5. Com base na leitura dos textos 4 e 5: Breve relato sobre a educao

de surdos e Anlise Crtica das filosofias educacionais para surdos (GOLDFELD, Mrcia,2001), faa um resumo da histria da educao de surdos no Mundo e no Brasil, destacando os aspectos mais relevantes e o grande marco histrico nesse cenrio.
6. Sintetize as trs propostas educacionais na educao de surdos.

a) Oralismo b) Comunicao Total c) Bilingismo Conclua, defendendo a filosofia que voc acredita ser capaz de resultar numa educao mais eficaz para as pessoas com surdez. 7. Voc considera a lngua de sinais importante para o desenvolvimento lingustico e cognitivo da pessoa com surdez? Justifique sua resposta. 8. Em sua opinio, como deveria ser a educao de pessoas com surdez. Justifique sua escolha. a) Classe comum (surdos e ouvintes juntos) / escola regular (comum) b) Classe especial (sala s p/surdos) / escola regular (comum) c) Escola Especial (escola s para surdos) d) Classe Comum / escola regular/ atendimento educacional especializado (sala recursos) no extraturno.

9. Como so formados os sinais na LIBRAS? 10. Quais so os cinco parmetros da lngua brasileira de sinais? 11. Qual a modalidade da lngua brasileira de sinais e da lngua portuguesa? 12. Quais so as lnguas de sinais existentes no Brasil? 13. Conceitue DATILOLOGIA.

1-Dentre os aspectos mais relevantes dos estudos dos surdos, podemos destacar os modelos de educao bilnge e bicultural e o aprofundamento terico acerca das concepes sociais, culturais e antropolgicas da surdez. Porm segundo o autor, o abandono progressivo da ideologia clnica dominante e a aproximao aos paradigmas scio culturais, no so suficientes para afirmar a existncia de um novo olhar educacional. Surge tambm um conjunto de contrastes binrios, onde a pedagogia para surdos se constri implcita ou explicitamente, a partir das oposies normalidade/anormalidade, sade/patologia, ouvinte/surdo, maioria/minoria, oralidade/gestualidade, etc. As diferentes representaes sobre a surdez podem ser descritas do seguinte modo: a surdez constitui uma diferena a ser politicamente reconhecida; a surdez uma experincia visual; a surdez uma identidade mltipla ou multifacetada e, finalmente, a surdez est localizada dentro do discurso sobre a deficincia. O que fracassou na educao dos surdos foram as representaes ouvintistas acerca do que o sujeito surdo, quais so os seus direitos lingsticos e de cidadania, quais so as teorias de aprendizagem que refletem as condies cognitivas dos surdos, quais as epistemologias do professor ouvinte na sua aproximao com os alunos surdos, quais so os mecanismos de participao das comunidades surdas no processo educativo, etc. Se formos refletir sobre esse fracasso, a educao dos surdos no fracassou, apenas conseguiu os resultados previstos e funo dos mecanismos e das relaes de poderes e de sabres atuais. 2- Eu me defino com a concepo scio-antropolgica pois, na minha opinio os surdos so apenas diferentes, no so anormais por isso devemos respeit-los como eles so pois possuem uma cultura diferente da cultura de ns ouvintes. 3- No. Porque o surdo no fala porque no tendo o desenvolvimento de sua fala, o surdo tem deficincia da surdez e no da mudez se fizer um trabalho de oralidade com o surdo, provavelmente ele ir desenvolver a fala. 4- A terminologia correta falar que a pessoa surda

6- a) Para o Oralismo a criana surda deve ser integrada na comunidade ouvinte para desenvolver a linguagem oral pois para os profissionais do oralismo a nica forma de comunicao dos surdos deve ser a linguagem oral. O oralismo percebe a surdez como uma deficincia que deve ser minimizada atravs da estimulao auditiva, ou seja, a pessoa surda deve ser reabilitada para que passe da condio de surda deficiente para normal b) A comunicao total tem como principal preocupao os processos comunicativos entre surdos e entre surdos e ouvintes, e tambm se preocupa com a aprendizagem da lngua oral pela criana surda. Ao contrario do oralismo a filosofia da comunicao total acredita que os aspectos cognitivos emocionais e scios no devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo de lngua oral e por isso defende a utilizao de recursos espao-visuais como facilitadores da comunicao. Percebe surdo como uma pessoa, tendo a surdez como uma marca que repercute nas relao sociais e Np desenvolvimento afetivo e cognitivo dessa pessoa. c) O Bibinguismo defende que o surdo deve ser Bilingue, ou seja, deve adquirir como lngua materna a lngua de sinais, que considerada a lngua natural dos surdos como segunda lngua a lngua oficial de seu pais. Para os bilinguistas o surdo no precisa almejar uma vida semelhante ao ouvinte, podendo aceitar e assumir sua surdez, pois os surdos formam uma comunidade, com cultura e lngua prpria. Acredito que o Bilinguismo uma educao mais eficaz, pois ns ouvintes temos que respeitar a cultura dos surdos e no acultur-los a nossa cultura, pois no h nenhuma cultura superior ou melhor, mas sim diferente. 7- sim, porque a lngua de sinais a lngua me dos surdos por ser lngua me vem com o surdo desde seu nascimento o que facilita o desenvolvimento lingstico e cognitivo do surdo, pois se formos oralizlos ser mais difcil e como ns ouvintes do Brasil que temos como lngua me o Portugus ao tentarmos aprender o Ingls achamos mais difcil e as vezes nem conseguimos aprender. 8- Na minha opinio deve ser a opo a pois alm do aluno surdo poder participar da escola comum no contra-turno ele poder aprender a lngua de sinais entre outros, que facilitam seu desenvolvimento e adaptao na escola.

9- os sinais so formados por meio da combinao de formas e de movimentos dos mos e de pontos de referencia no corpo ou no espao, possuindo estrutura gramatical prpria. 10- *Configurao de mos *Ponto de articulao *Movimento *Orientao/ direcionalidade *Expresso facial e/ou corporal 11- Linguagem gestual e linguagem oral. 12- S existe uma lngua de sinais no Brasil que a LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais 13- Datilologia a maneira de soletrar palavras com as mos, usando um alfabeto manual, utilizada na maioria dos casos pra palavras ou nomes que no possuem sinal

Das könnte Ihnen auch gefallen