Sie sind auf Seite 1von 21

Universidade Nove de Julho Campus Memorial

Claudia Georgia Sabba

Histria da Matemtica

Euclides e Os Elementos
Muito pouco se sabe sobre a vida e a personalidade de Euclides. Mesmo a data do seu nascimento desconhecida. provvel que sua formao matemtica tenha se dado na escola platnica de Atenas. Foi professor do Museu em Alexandria. No foi um brilhante matemtico, o mrito foi por escrever Os Elementos

Euclides e Os Elementos

Euclides escreveu cerca de uma dzia de tratados, cobrindo tpicos desde ptica, astronomia, msica e mecnica at um livro sobre seces cnicas; porm, mais da metade do que ele escreveu se perdeu. Entre as obras que sobreviveram at hoje temos: Os elementos, Os dados, Diviso de figuras, Os fenmenos e ptica.

Euclides e Os Elementos
Os elementos de Euclides tratam de: geometria teoria dos nmeros lgebra elementar (geomtrica).

Euclides e Os Elementos

O livro se compe de 465 proposies distribudas em 13 livros ou captulos: os seis primeiros so sobre geometria plana elementar, os trs seguintes sobre teoria dos nmeros, o livro X sobre incomensurveis e os trs ltimos tratam sobre geometria no espao.

Euclides e Os Elementos
O livro I comea com definies, axiomas e postulados. Acredita-se que a maioria do material desse livro foi desenvolvido pelos antigos pitagricos.

Euclides e Os Elementos

O livro II apresenta quatorze proposies que lidam com transformaes de reas e com a lgebra geomtrica da escola pitagrica, que inclui os equivalentes geomtricos de muitas identidades algbricas.

Euclides e Os Elementos

O livro III, consiste em trinta e nove proposies contendo muitos dos teoremas familiares sobre crculos, cordas, secantes, tangentes e medidas de ngulos.

Euclides e Os Elementos

No livro IV, encontramos dezesseis proposies que discutem a construo, com rgua e compasso, de polgonos regulares de trs, quatro, cinco, seis e quinze lados, bem como inscrio desses polgonos num crculo dado.

Euclides e Os Elementos
O livro V uma exposio da teoria das propores de Eudoxo. Foi por meio dessa teoria, aplicvel tanto a grandezas comensurveis como a grandezas incomensurveis, que se resolveu o problema dos nmeros irracionais descobertos pelos pitagricos.

Euclides e Os Elementos
O livro VI aplica a teoria eudoxiana das propores geometria plana. Encontramos nele os teoremas fundamentais da semelhana de tringulos; construes de terceira, quartas e mdias proporcionais; a resoluo geomtrica de equaes quadrticas; a demonstrao que a bissetriz de um ngulo de um tringulo divide o lado oposto em segmentos proporcionais aos outros dois lados; uma generalizao do teorema de Pitgoras na qual, em vez de quadrados, traam-se sobre os lados de um tringulo retngulo trs figuras semelhantes descritas de maneira anloga.

Euclides e Os Elementos
O livro VII comea com o processo, hoje conhecido como algoritmo euclidiano, para achar o mximo divisor comum de dois ou mais nmeros inteiros e o usa para verificar se dois inteiros so primos entre si; encontramos tambm uma exposio da teoria das propores numrica ou pitagrica.

Euclides e Os Elementos
O livro VIII ocupa-se largamente das propores contnuas e progresses geomtricas relacionadas. O livro IX contm muitos teoremas significativos: teorema fundamental da aritmtica ( todo nmero inteiro maior que 1 pode se expressar como produtos de primos); frmula da soma dos primeiros n termos de uma progresso geomtrica; frmula para nmeros perfeitos. O livro X focaliza os irracionais, isto , comprimentos de segmentos de reta incomensurveis com um segmento de reta dado.

Euclides e Os Elementos
Os trs ltimos livros, XI, XII, XIII tratam de geometria slida. As definies, os teoremas sobre retas e planos no espao e os teoremas sobre paraleleppedos se encontram no livro XI. O mtodo de exausto desempenha um papel importante na abordagem de volumes do livro XII. No livro XIII, desenvolvem construes visando a inscrio dos cinco poliedros regulares numa esfera. Para finalizar, uma palavra sobre o significado do termo elementos.

Euclides e Os Elementos
Euclides, no livro Os Elementos, tomou como base cinco axiomas e cinco postulados geomtricos e tentou deduzir todas as suas quatrocentos e sessenta e cinco proposies dessas dez afirmaes. Certamente um dos grandes feitos dos matemticos gregos antigos foi a criao da forma postulacional de raciocnio.

Eudoxo de Cnido
Sabe-se que Eudoxo de Cnidos viajou a Tarento, atualmente na Itlia, para estudar com Arquitas, discpulo de Pitgoras. Eudoxo tambm visitou a Siclia, onde estudou medicina com Filiston, antes de fazer sua primeira visita a Atenas na companhia do mdico Teomedon. Eudoxo passou dois meses em Atenas, certamente participando de seminrios sobre filosofia com Plato e outros acadmicos.

Eudoxo de Cnido
Eudoxo fez importantes contribuies para a teoria da proporo, criando uma definio que permitia a comparao de comprimentos irracionais de maneira anloga multiplicao em cruz hoje existente. Uma das grandes dificuldades da Matemtica naquele tempo era o fato de que certos comprimentos no so comparveis. O mtodo de comparar dois comprimentos x e y procurando um comprimento t tal que x = m.t e y = n.t para m e n inteiros no funcionava para segmentos de comprimentos 1 e 2, como mostrado pelo Teorema de Pitgoras.

Eudoxo de Cnido
Eudoxo resolveu o problema de comprimentos irracionais no sentido de que agora poderiam ser comparados comprimentos de qualquer natureza, irracionais ou no. Outra contribuio de Eudoxo digna de nota foi seu trabalho em integrao usando seu mtodo da exausto. Este trabalho emergiu diretamente de sua teoria de propores, j que ele agora era capaz de comparar nmeros irracionais. Este trabalho tambm se baseou em idias mais antigas de aproximao da rea do crculo por polgonos inscritos com um nmero crescente de lados (Antfon).

Eudoxo de Cnido
Eudoxo formalizou a teoria de Antfon, provando rigorosamente os teoremas, anteriormente apresentados por Demcrito: O volume de uma pirmide um tero do volume do prisma de mesmas base e altura. O volume de um cone um tero do volume do cilindro com mesmas base e altura.

Geometria plana

Das könnte Ihnen auch gefallen