Sie sind auf Seite 1von 24

RIZOMAS E FLUXOS MOLARES E MOLECULARES DA MQUINA-ESCOLA: CONFISSES DE UM CARTGRAFO* RHIZOMES AND FLOWS MOLARS AND MOLECULAR OF THE MACHINE-SCHOOL:

A CARTOGRAPHER'S CONFESSIONS Fbio Dal Molin Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil RESUMO Nosso estudo resultante de uma pesquisa de campo em uma escola pblica Municipal de Porto Alegre-RS, localizada em um bairro que enfrenta diversos problemas referentes a urbanizao precria e conflitos armados. A pesquisa durou quatro meses, nos quais o pesquisador conviveu no espao escolar em horrio de aula, e tambm explorou o ambiente social. Os instrumentos de produo de dados da pesquisa foram o dirio de campo, a fotografia e a gravao dos sons ambientes. O mtodo empregado foi a cartografia social de Deleuze e Guattari. As experimentaes apontam para uma experimentao da cartografia do espao escolar enquanto produo catica e esttica do cartgrafo, e mapeamento dos rizomas e das linhas de fuga da escola enquanto produo de fluxos molares e moleculares de alunos, professores e comunidade transversalizados pelas polticas de educao e conflitos da comunidade. Palavras-chave: cartografia; escola; rizomas; molar; molecular. ABSTRACT Our study is resulting from a field research in a Municipal public school of Porto Alegre-RS, located in a neighborhood that faces several problems regarding precarious urbanization and armed conflicts. The field research lasted four months, us which the researcher lived together in the school space in schedule of class, and it also explored the social environment. The instruments of production of data of the research were the field diary, photograph and the recording of the ambient sounds. The employed method was the social cartography of Deleuze and Guattari,.The experiences make point for an experimentation of the cartography of the school space while the cartographer's chaotic and aesthetic production, and of the rhizomes and of the lines of escape of the school while production machinic of students, teachers and community transversalized for the politics of education and the community's conflicts. Keywords: cartography; school; rhizomes; molar; molecular.

Introduo, comeo ou preldio preciso ter o caos dentro de si para dar a luz a uma estrela bailarina. Eu vos digo: tendes ainda o caos dentro de vs. (Nietzsche) Convidamos os leitores a partilhar de experimentaes radicais na pesquisa em Educao e seus atravessamentos e metodolgicos, e trazemos a cartografia da mquinaescola enquanto energia metodolgica. Temos como intercessores1, talo Calvino, Clive Barker, Jaques Rancire, Gilles Deleuze e Flix Guattari, alm de nossa prpria multiplicidade subjetiva, msicas, literaturas, percursos e percalos de um autor-multido que lana mo dos signos lingusticos para dar corporificao a um processo de pesquisa. Entramos no texto como a gua da chuva entra no rizoma... Mas o que um rizoma? Rizoma uma imagem-pensamento trazida por Deleuze e Guattari (1995) constituinte de uma bifurcao com relao representao-modelo rvore. Enquanto a rvore possui um tronco central, entrada e sada pela raiz e pelas folhas, o rizoma uma formao reticular acentrada, sem entradas nem sadas, um princpio conectivo. Escrever sobre tecnologias, sujeitos e sobre a escola, nos parmetros arborescentes, geralmente segue a ordem do geral para o particular, introduo, reviso bibliogrfica, metodologia, referencial terico, dados e concluso. No entanto, no processo cartogrfico, seguimos o rizoma por conexo e heterogeneidade: 1o e 2o - Princpios de conexo e de heterogeneidade: qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a qualquer outro e deve s-lo. muito diferente da rvore ou da raiz que fixam um ponto, uma ordem. (Deleuze & Guattari, 1995, p.15). Dessa forma, no apresentamos os dados e os conceitos aos quais eles supostamente se relacionam de maneira cifrada ou codificada (processos lineares de interpretao teoria-prtica) como frutos maduros que caem de uma rvore e do origem a outras rvores idnticas. A cartografia para ns uma viagem conceitual por fluxos a-significantes e pr-codificados de produo cientfica. Seguimos as gavinhas do Rizoma, e no a reproduo arborescente. Foi realizada uma

imerso no quotidiano escolar inicialmente no estruturada, no simulacro de uma etnografia, com o objetivo inicial de mapear redes sociais em uma escola e preparar o terreno para implementao do projeto CIVITAS, o pesquisador-cartgrafo, alterou tambm as suas relaes com a urbanizao, expressando territorialidades e fluxos na tempestade de ideias do processo criativo. Porm, por acidentes geogrficos transversalizados por tempestades macro e micropolticas,ou sobre a cartografia dobrou sobre si mesma, e forou o pensamento em direo a experimentao e a inveno de um outro universo de pesquisa. Cartografar remonta a uma tempestade... Tempestade de escolher rotas a serem criadas, constituir uma geografia de endereos, de registros de navegao, buscar passagens... Dentro do oceano da produo de conhecimento, cartografar desenhar, tramar movimentaes em acoplamentos entre mar e navegador, compondo multiplicidades e diferenciaes. (Kirst, Giacomel, Ribeiro, Costa, & Andreoli, 2003, p. 91) Tal como a proposta de Deleuze e Guattari (1995) seguindo o rizoma por ruptura, nossa cartografia teve mltiplos pontos de entrada e de sada. Entender essas entradas e sadas, o uso de universos de referncia literrios, tericos e metodolgicos heterogneos, e no-lineares, como intercessores para produo de um agenciamento precrio de pesquisa. No poderamos ter feito de outra maneira. Nossa produo oriunda de um percurso cheio de percalos, habitando a macropoltica e a micropoltica. No escrevemos sobre os conceitos de Deleuze e Guattari, mas escrevemos com eles, produzindo rupturas e bifurcaes. O leitor talvez sinta um leve desconforto e uma sensao de abandono, mas isso faz parte das sensaes de estar perdido em um bairro, uma escola, uma poltica pblica rotas de fuga. Essa sensao compensada pelo vento da liberdade batendo no rosto.

Um de nossos rizomas de entrada: CIVITAS O ttulo do projeto enviado ao CNPq era Civitas em rede: mapeamento e construo de redes sociais em uma escola. Se um inverossmil habitante da superfcie solar fosse arremessado Porto Alegre e pudesse, de alguma forma, ter acesso televiso, aos jornais e revistas ou a outras tecnologias de emisso de signos, seria informado que a Escola M est localizada na Vila P. Uma zona de urbanizao precria e de conflito, encravada na base de um morro entre ruelas de cho batido, becos e lixo. Os cidados que habitam essa urbanidade sofrem com o desemprego, o subemprego e a guerra de gangues entre si e entre as gangues e a polcia. Os atos de educar e socializar da escola esto atravessados pelos fluxos sociais, pela invaso do espao escolar por questes de habitao e convivncia.

A pesquisa geradora deste texto ganhou verba do CNPq na forma de uma bolsa de ps-doutorado Jr, e o pesquisador-cartgrafo-escritor contemplado pela bolsa tinha como atribuies mapear redes sociais, conhecer a comunidade, a escola e auxiliar nas negociaes para efetivao do convnio com a prefeitura de Porto Alegre para implementao do projeto CIVITAS. O projeto foi examinado e a bolsa foi concedida pela agncia enquanto o convnio estava em processo de negociao. Foram disparados, em carter extra-oficial (precrio, micropoltico, molecular), uma intensa explorao no ambiente escolar, um levantamento fotogrfico, algumas exploraes de campo e escrita de dirios. O pesquisador-cartgrafo passou a frequentar a escola trs ou quatro vezes por semana, em dois turnos, fotografou e escreveu seu dirio.

Aps quase um semestre de experimentaes no ambiente da Escola e do Bairro, a Secretaria Municipal de Educao anunciou a impossibilidade do convnio, por diversas

questes oramentrias, polticas e organizacionais. Como, pois, cumprir o cronograma de um projeto, que foi enviado ao CNPq com a quase total certeza de sua aprovao na Prefeitura? E o projeto inicial contemplava duas fases: a explorao etnogrfica e a implementao e acompanhamento do Civitas... A resposta est na expresso transformar o limo azedo em limonada doce, ou seja, tornar lquido aquilo que era slido e se quebrou, produzir bifurcaes, porosidades, linhas de fuga. A pesquisa dissolveu-se em si mesma, seus esquadinhamentos, seu prprio pesquisador-cartgrafo veio a questionar-se qual seria o objetivo daquilo tudo, daquele imenso tabuleiro de xadrez no qual ramos uma pea sacrificvel. Durante tais experimentaes os raios solares dispararam reaes qumicas que produziram misturas e separaes, fuses e fisses, ao mesmo tempo em que, aqui na Terra, o Sol cumpria seu ciclo ilusrio e fazia o tempo passar... Apresentamos aqui alguns fluxos desta cartografia da escola-mquina.

Cartografia: o mtodo Ns somos os exploradores das regies profundas da experincia. Demnios para alguns. Anjos para outros. (Barker) difcil dizer o que cartografia. Cartografia saber-fazer, estar aqui e l, seguir o fluxo. Porm, produzir filosofia tambm forar o pensamento a adquirir consistncia, assim como a energia solar produz energia mecnica. A cartografia , pois um mtodo formulado por Gilles Deleuze e Flix Guattari que visa acompanhar um processo, e no representar um objeto. Em linhas gerais trata-se sempre de investigar um processo de produo (Kastrup, 2009, p. 32). Apresentamos o texto na

primeira pessoa do plural, para justificar que ele no uma anlise de dados coletados, e sim um corpo costurado de teorias, pesquisas de campo, debates tericos, projetos, fotografias, filmes, poesias, que trazem como vetor a mquina escolar. Somos enxertados neste livro, cujo ttulo Educao, Cincia, Tecnologia e Inovao lugares do sujeito, apresentando a destruio do sujeito e do objeto na pesquisa em educao, por duas ideias: a da mquinaescola e a de rizoma. A primeira vem da coletnea Caosmose do filsofo e cartgrafo Guattari, que amplia o conceito de mquina. Para ns a escola uma mquina-fluxo, uma articulao de componentes materiais e imateriais, tecnologias, sentimentos, ticas, estticas e polticas: animais, humanos, computadores, prticas pedaggicas, agenciamentos polticoeconmicos, polticas e micropolticas. A Escola corpo e metal, palavra e movimento: Atravs dessa montagem e dessa finalizao, se coloca de sada a necessidade de ampliar a delimitao da mquina strictu-sensu ao conjunto funcional que a associa ao homem atravs de mltiplos componentes: -componentes materiais e energticos -componentes semiticos diagramticos e algortmicos (planos, frmulas, equaes, clculos que participam da fabricao da mquina -componentes sociais, relativos pesquisa, formao, organizao do trabalho, ergonomia, circulao de bens e servios produzidos -componentes de rgo, de influxo, de humor do corpo humano -informaes e representaes mentais individuais e coletivas -investimentos de mquinas desejantes produzindo uma subjetividade adjacente a estes componentes

-mquinas abstratas se instaurando transversalmente aos nveis maqunicos materiais, cognitivos, afetivos, sociais, anteriormente considerados (Guattari, 1992, p. 46) O processo de cartografia da escola-mquina descobrir sua radicalidade em seu ponto de interseco, seu corpo sem rgos2 de potncia criadora, rigor metodolgico e leveza conceitual. Pretendemos, aqui, apresentar uma tica/esttica/poltica das confisses de um pesquisador-cartgrafo, j que no momento vivemos intensamente a vibrao intensa do trabalho de campo. Deixamos o leitor j atento ao paradoxo de buscar exprimir conceitualmente a experincia alm da tcnica e da teoria. Pretendemos proceder de forma semelhante ao pensamento do mestre Jacotot, descrito por Jaques Rancire no livro O Mestre Ignorante (2005): pelo caminho do mestre explicador, que reifica a desigualdade professor/ aluno ou o mestre emancipador, que desperta os saberes pulsantes, aproxima-se do artista quando traa linhas de fuga por entre os mtodos aprisionantes da aprendizagem. O processo de aprendizagem (que tambm de pesquisa, investigao, curiosidade) pode, na perspectiva de Jacotot/Rancire ser puramente um ato de emancipao, um ato artstico, uma obra esttica. Jacotot/Rancire produzem, enquanto rgos intercessores de um corpo costurado, intensidades que colocam a educao enquanto potncia de usinagem. Nessa perspectiva, o texto acadmico explicativo carece, por vezes, de intensidade e capacidade de deixar-se afetar, charme, impulso, pelo objetivo tcito de tornar molares as circunvolues moleculares do pensamento vivo, e esse pensamento, por vezes, pode at ter nascido morto. Em nossa perspectiva, o cartgrafo, ao mesmo tempo em que l textos, discute, debate e anota, usa caderno, grava de sons, utiliza caneta e mquina fotogrfica e visita uma escola na Vila P., no Bairro B, e l permanece por horas a fio, conhecendo pessoas, lugares, modos de existncia, conversando, exposto ao sol, chuva, poeira, barulho, piolho, sarna, carrapatos, sem esquecer-se das lagartas caindo de rvores e dos mosquitos picando,

sendo confundido com alunos, estagirios, aprendendo truques da invisibilidade... Linhas, lineamentos, intensidades, ondas dolorferas. O pesquisador-cartgrafo ingressa no campo como o Body-Artist suspenso por ganchos que lhe atravessam a pele e o suspendem no ar em pura tenso, ou como os Cenobitas criados pelo escritor Clive Barker (1987) em Hellraiser3: em busca do xtase extremo tem seus corpos estraalhados e reconstrudos como mquinas de prazer e dor. No primeiro filme da srie, h um cenobita que precisa destruir corpos humanos para reconstruir o seu. Assim que pensamos que o cartgrafo possui um devir-cenobita: constri seu corpo de outros corpos: das imerses no campo, da pesquisa, teorias, obras de arte e, principalmente, de seus dirios. Produo de dados: dirios de bordo Importantes componentes da pesquisa na mquina-escola consistiram em um mergulho na experincia de campo, entendendo essa como encontro de potncias (Deleuze, 2002) territorializado, na escrita de um dirio, cujas memrias provm dos instrumentos fotogrficos e sonoros de registro. Tal dirio, porm, no contm em si a pura representao icnica dos acontecimentos daquele momento nico; ele contempla a espessura temporal dos devaneios do pesquisador: a cidade, o bairro, a escola ressonando nele. No so meros fotogramas impressos no crebro, e sim ressonncias mnemnicas, ritornelos, repeties existencializantes (Guattari, 1980). O pesquisador produz um corpo de dados que transversaliza memria, histria e presente e o devir- pesquisador produz ressonncias entre o inusitado e o atemporal. Da mesma forma que nossos pensamentos encontram lastro nas teorias que fundamentam a pesquisa, a construo de nossos dados empricos apoia-se em experincias passadas. A cartografia Corpo-Semrgos transversalizada, por instantneos do caos, erupes empricas do dirio de bordo, que, como no sinal invertido de uma reao qumica- sensvel, foi produzida mesclando os conceitos inspiradores. Assumimos, aqui, a impossibilidade do dado bruto, da experincia por si s e sim a

possibilidade da escrita e da experimentao enquanto simulacros (Axt, Ferreira Filho, Balle, Rodrigues, & Mller, 2008). Dirio de campo, sem data definida, escrito no nibus Compartilhamos da tica, esttica e poltica etnogrfica da plenificao4 do tempo, como coloca Cludia Fonseca, quando apresenta seu livro Famlia, fofoca e honra: Por tudo isso, atrs das narrativas deste volume, h uma f na pesquisa de campo - longas horas, aparentemente jogando tempo fora, na observao de cidados comuns em suas rotinas mais banais (Fonseca, 2004, p. 7). O cartgrafo estraalha o corpo do etngrafo, faz seu devir, joga o tempo fora, mas o tempo flui pelo cotidiano, preenche o rudo da vizinhana, os espaos vazios entre as paredes da sala de aula, da biblioteca, do laboratrio de informtica, das grades curriculares. O que cotidiano torna-se pesquisa pela reciclagem cartogrfica da escrita do texto no tempo e no espao. Nossa escrita, no fim das contas, reverbera nas experincias radicais do cartgrafo cujo plat dimensional vivenciar/ narrar/ pesquisar a cidade na qual habitamos e os espaos que nunca visitamos. Os processos inventivos do pesquisador/observador possuem algumas razes profundas e pequenas ramificaes em percursos incertos e intermitentes entre a psicologia social, a filosofia, a antropologia, a ciberntica, a sociologia e tantos outros devires e misturas que, todavia, ousamos no chamar de trans, multi ou inter, mas pr ou para disciplinares. Como atividade neurocognitiva, o pensamento racional e analtico, motor da interpretao terica, desenha rotas no crebro, caminhos magnticos que vo estabelecer o escopo das observaes, construir um territrio no qual os acontecimentos imprevisveis da realidade repousam e encontram forma. Pensamento, teoria, prtica, realidade, escrita, leitura, vivncia, estar-no-mundo, agir e reagir, intervir e contemplar so

categorias, encontros felizes e infelizes, converter percursos lineares em percalos criativos. A cidade, nesse contexto de observao, surge, em sua mquina biolgica, ciberntica, maqunica, como atrator catico de experincias mltiplas. Ainda que possamos viajar no tempo e no espao, ao mesmo tempo nosso corpo, nosso agir, nosso pensar e sentir, esto presos a regras fsicas, ticas e polticas. Virgnia Kastrup (2009) investiga estas vicissitudes daquilo que chama de ateno cartogrfica: O cartgrafo , nesse sentido, guiado pelas direes indicadas por qualidades inesperadas e pela virtualidade dos materiais (p.49) Dirio de Bordo, data estelar 01/11/2007: Cidade Rizoma O Eu flutuante do Sr. Palomar est imerso num mundo desincorporado, interseces de campos de foras, diagramas vetoriais, feixes de retas que convergem, divergem, se refrangem. Mas dentro dele permanece um ponto onde tudo existe de outro modo, como um n, um cogulo, um obstculo: a sensao de que est aqui mas poderia no estar, num mundo que poderia ser mas no (Calvino, 1994, p.18) Peguei o nibus B crente que ele entraria na rua que vai direto da PA at a escola. Como bom cartgrafo de primeira viagem, talvez eu pensasse que o mapa arrogante e linear que eu havia traado no Google Earth seria capaz de simplificar todos os caminhos at a escola, da mesma forma que minhas experincias e conceitos pr-programados tornariam plena minha percepo da Vila P., B., etc. O cartgrafo, imerso no seu poo de ideias e em seu labirinto de mtodos, por mais que seu esprito possa parecer afiado ou contemplativo, corre o risco de perder-se em si mesmo, porque a cidade de seus moradores, no de seus visitantes. O nibus entrou em uma pequena outra transversal da grande avenida e se enveredou pelas ruazinhas do Bairro. Um pnico sbito sacudiu minhas certezas, mas logo um raio de luz atingiu minha retina: aqui estou novamente, aprendendo sobre a

diferena entre mapa e decalque... O coletivo (sim, este nome demonstra mais fluxo do que rota) subia e descia, passava por pequenas ruelas estreitas, espaos fechados e miragens esplendorosamente verticais. Meu mapa do Google Earth era um mero decalque, um pouco mais aberto que o mapa oficial, que esconde o endereo correto da escola. Pensei logo em pedir ao cobrador para descer na parada salvadora, aquela que eu havia visto do carro, da qual eu iria em uma linha reta para meu destino. Mas que diabos, qual meu destino? O que Guattari, o mestre que nunca conheci, diria para mim, com dublagem em portugus? Lembre-se, da cartografia, da angstia de no ter destino certo, no ter horrios, de fazer o tempo passar, de deix-lo escapar pelos dedos, perca a vergonha de no saber responder perguntas simples, como aquelas que dizem respeito ao objetivo do teu trabalho No caminhamos nem tomamos o nibus sem as leis de Newton, no pensamos sem a eletricidade e a fsica quntica dos eltrons e no somos capazes de estabelecer uma conversa sem a priso lingustica e semitica. Cartografar , pois, caminhar no fio da navalha. Na escola M. B., local de nossa pesquisa, tivemos a oportunidade de conhecer a SIR (Sala de Integrao e Recursos), um agenciamento concreto localizado na escola que atende crianas com problemas srios de adaptao escolar. O pesquisador cartgrafo seguiu o fluxo dos atendimentos e escutou muitas histrias, bem como conheceu muita gente. Conhecemos uma menina portadora da Sndrome de Kabuki. Dizemos portadora porque o saber mdico desterritorializa o corpo normal e o reconstri mitolgica e metaforicamente no corpo-sndrome. Essa sndrome tem esse nome pelo fato de os traos faciais serem semelhantes s mscaras do teatro tradicional japons, Kabuki. Parece-nos bvio que tal patologia tenha

sido mapeada por cientistas japoneses, e possui um quadro sintomtico complexo. Pensando na complexidade da Vila P. e da escola, o que significa o decalque da Sndrome de Kabuki? Pois bem, viajemos ao Japo, s grandes e tradicionais escolas de teatro. O teatro Kabuki funciona da mesma forma que a pera de Pequim Chinesa: as companhias obedecem a uma hierarquia de idade, tempo de prtica e treino, da mesma forma que os personagens das histrias. De forma geral, as peas so variaes temticas com os mesmo personagens: o rei, os soldados, a gueixa. Na hierarquia da companhia, os novatos, que ainda esto dando os primeiros passos, conhecem poucos textos e ocupam o lugar de figurantes, servos, camponeses. Sua atuao na pea restrita e sempre devem seguir os passos dos mais experientes, jamais podem improvisar, mas devem estar atentos s improvisaes dos outros. O mestre da companhia, aquele que sabe mais, que domina o maior nmero de peas, o que possui o controle total da cena, ele conduz a histria e tem a total liberdade de improvisar. Se o mestre resolve, de repente, sentar no meio de uma cena, os demais correm para levar uma cadeira. O Kabuki , por assim dizer, um espetculo em que o molar (a pea, o rigor, a determinao, a tcnica suprema) e o molecular (a improvisao, o jogo cnico imediato e sensvel) atuam no mestre e no discpulo como potncias antagnicas e complementares. Perguntamo-nos, ento, se no processo cartogrfico no h tambm um jogo entre o determinismo e a improvisao, entre o saber e o fazer. preciso dominar a teoria para cartografar? O que do passado influencia no futuro de nossos passos? Nossos anos de experincia cartogrfica determinam os passos ou qualificam a arte de improvisar? O que da sndrome de Kabuki determina na vida de uma pequena menina, simptica e esperta, que vive na Vila P., convive com tiroteios, privaes e dificuldades? O quanto a vida tem de improviso nesse contexto, no ser ela a coreografia catica da estrela bailarina?

Nesta poltica cognitiva a matria no mero suporte passivo de um movimento de produo por parte do pesquisador. Ela no se submete ao domnio, mas expe veios que devem ser seguidos e oferece resistncia ao humana. Mais que domnio, o conhecimento surge como composio. (Kastrup, 2009, p. 49) Dirio de bordo, 14/11/2007 A Vila P., que na ocasio anterior era fria e cinzenta, agora estava quente e colorida. To colorida que na descida at e escola F. visitei minha infncia, em frente ao que parecia um bar abandonado havia uma espcie de parreira cravejada de flores roxas caractersticas de um tipo de trepadeira dos matos porto alegrenses, uma memria viva e roxa do colgio onde fiz meu jardim de infncia. Quantas memrias aquelas flores ativaram em minha mente, e j saquei minha cmera para registrar aquele momento, e M. (minha colega de pesquisa e professora da escola M.) me impediu. No mesmo instante voltei ao presente e olhei minha volta. A irregularidade do terreno, os casebres, os resqucios de demolies, a incmoda sensao de estar em uma zona de guerra... e ali realmente se configurava uma guerra, e uma cmera pode mesmo representar uma arma mortal. Ali, naquelas ruas, h um conflito simblico, econmico, armado, uma disputa por poder, territrio, dominao, entre duas famlias ou cls: os Mr e os Br. Pelo que soube, alm de territrios do trfico de drogas, as famlias so donas de pequenos mercados na regio, e M. mostrou-me um ou dois de propriedade dos Br. bvio que, alm do conflito entre os cls, h a interveno da polcia. Um sujeito como eu tirando foto de casas, de paisagens e ruas pode ser sinal de reconhecimento do terreno, investigao, algo assim. Portanto, por enquanto no ser possvel tirar fotos da Vila P e intermediaes.

Cartografar escola era dobrar e desdobr-la em seu contexto social, bairro, cidade, vila, favela, pois ela a instituio moderna cuja responsabilidade a transmisso de valores e conhecimentos da sociedade representada pelo estado e suas polticas. No entanto, o posicionamento de nossa observao encontrava-se na dobra entre a sala dos professores e a Secretaria de Educao, ou entre a hora do recreio e as polticas de gerenciamento que articulam direcionamentos ideolgicos e metodolgicos de todo um municpio. Enquanto a cartografia no ambiente escolar e comunitrio produzia seus maquinismos, ativada pelo fomento do CNPq, a intrincada rede de trmites burocrticos, energizada por relaes de poder, prioridades, ambiguidades, oramentos, enfim, grades de tempo e espao kafkianas mastigavam e deglutiam o projeto Civitas. Nosso objetivo primordial, inicialmente linear, seria aproveitar a potncia da cartografia como desbravadora do Civitas em Porto Alegre. O desdobramento da pesquisa acabou centrado na cartografia em si, na ambivalncia das polticas pblicas, nos fluxos entre a macropoltica administrativa e a micropoltica dos caminhos tortuosos. Tomamos gosto pelo processo e decidiu-se por levar essa cartografia a outras paisagens onde Civitas j habita ou habitar no futuro. Assim, neste espao entre o contrato e o controle, fluxos molares e moleculares atravessam a realidade escolar e se atualizam na escrita de dirios de bordo. Propusemos um mergulho nas andanas por um bairro, no interior de uma escola, ao mesmo tempo em que tentamos nos enquadrar no esquema macropoltico e nos inserir em um projeto pedaggico, Produzimos este texto como um instantneo do Caos, procurando produzir ressonncias com o leitor em um convite ao incerto, ao duvidoso, ao balanante devir.

Dirio de Bordo, sem data definida

Eu no sou polcia, bandido nem inimigo, mas todos podem ser ou no ser, h um devir- inimigo em todos que respiram. Que belo exemplo de sociedade de controle, acentramento, rede sem centro, mas pontos de concentrao, visibilidades e invisibilidades. Como ser o devir perigoso de minhas fotografias? Estarei identificando lideranas, ou flagrando atitudes? Estarei desvelando esconderijos, pontos estratgicos de invaso ou rotas de fuga? Isso est ficando excitante, eu mesmo no tinha ideia de minha periculosidade... como diz o jargo? Empoderado, , estou me sentindo empoderado. Sim, esta ltima me agrada, buscando rotas e linhas de fuga, afinal, as cmeras embutidas em meus olhos e a terrvel mquina processadora acoplada a eles em meu crebro o que escreve estas mortferas linhas, e no h imagem pictrica que as supere. Molar e Molecular: fluxos e contra-fluxos Guattari e Deleuze descrevem uma dinmica do social como um plano de segmentaridades duras e segmentaridades flexveis, sendo o Estado um organizador centralizante (de polticas chamadas molares, ou seja, que formatam e homogenezam). No entanto, as segmentaridades molares, sobrecodificadoras, ressonam nos corpos, nas mquinas sociais, nas subjetividades desejantes. Um projeto poltico de governo expande-se em uma rede burocrtica, envolvendo cargos de alto escalo, cargos de confiana, funcionrios pblicos e a populao em geral atingida pelo projeto, homens, mulheres, crianas, jovens de diferentes procedncias e ideologias. A expanso nessas redes complexas de diferentes modos de organizao e de segmentaridades produz conflitos e linhas de fuga, micropolticas, que se conectam reticularmente: do ponto de vista da micropoltica, uma sociedade se define por suas linhas

de fuga, que so moleculares (Deleuze & Guattari, 1996, p. 94). As linhas de fuga so aes desejantes, produes micropolticas no plano da anlise e da interveno. Um importante livro que aborda de forma emprica estas questes micropolticas, molares, e moleculares, uma coletnea de artigos e ensaios de Guattari intitulada: A Revoluo Molecular. No se trata, como podemos perceber, de uma nova receita psicolgica ou psicossociolgica, mas de uma prtica micropoltica que s tomar sentido em relao a um gigantesco rizoma de revolues moleculares, proliferando a partir de uma multido de devires mutantes: devir-mulher, devir-criana, devir-velho, devir-animal, planta, cosmos, devir invisvel-tantas maneiras de inventar, de maquinar novas sensibilidades, novas inteligncias da existncia, uma nova doura (Guattari, 1980, p. 139) Os autores, quando abordam as relaes entre as linhas molares (macro) e moleculares (micro), lanam mo da qumica para descrever a dinmica macro/micropoltica, O que chamamos de molar, refere-se a mol, e um mol , quimicamente falando, uma referncia quantitativa, representado pelo nmero de Avogadro, que 60,2 seguido de 21 zeros. Como o nmero de tomos de sdio ou molculas de NaCl (cloreto de sdio) em uma pitada de sal gigantesco, ou seja, repete uma mesma coisa em larga escala, criou-se um artifcio matemtico para facilitar os clculos, o mol. O mol um codificador que facilita clculos, para evitar um excesso de nmeros. Em vez de multiplicar dois nmeros j imensos, pode-se expressar dois mis, ou 2M. No entanto, estabelecendo o mecanismo entre as grandezas molares e moleculares, notamos que um mol, em uma reao qumica, necessita ser um mol de alguma coisa, que necessariamente ser diferente do mol de alguma outra coisa. As molculas so expressas em termos de diferenas entre as unidades qumicas. Na

verdade, quando contamos qualquer coisa, estabelecemos uma relao molecular-molar, associando a coisa contada com o nmero em que se apresenta. E, nessa perspectiva, realmente as secretarias de estado, mquinas-molares, funcionam como sistema autnomo, uma mquina enclausurada que realmente parece funcionar independente das escolas. A reflexo que estamos produzindo na Escola atravessa os campos, da educao, da sociologia, da antropologia e da psicologia social, ou pelo menos os torna intercessores de nossa cartografia. Nosso plano de consistncia metodolgica, nosso corpo cenobita, que na cartografia, ou seja, na perseguio Ca-smica de acontecimentos precisamente vagos e que se produzem nos encontros reumticos entre o pesquisador e aquilo que est acontecendo possamos compreender e produzir sentido no encontro entre a Escola (com maiscula indicando a mquina abstrata), a escola (com minscula indicando estabelecimento) e seus agenciamentos, imbrica mentos, atravessamentos e transversalidades5. A experincia de estar no campo, estar a bordo da nave maqunica escola, radical, implica em um mergulho em sistemas de controle, resistncia, poder e interfaces. Ali, descobrimos a escola como um sistema mltiplo, multifacetado, um sistema que caminha longe do equilbrio, produz redemoinhos e ciclones, mas, ao mesmo tempo enclausura-se em suas paredes institucionais e de tijolos6. A ilha socializadora em meio a um mar tempestuoso que envolve a urbanidade de sua populao atendida em contraposio com seu corpo docente enclausurado em seus muros de pedra. Como toda tempestade, os fluxos slidos, lquidos e gasosos produzem ondas, raios e troves e, no meio disso tudo, procura navegar nos devires/ aprendizado, e tambm devir/pesquisador.

Dirio de bordo, 04/11/2007

Neste momento chega L., a vice-diretora e, segundo informes, a prxima ocupante do cargo mximo da administrao escolar (isso se confirmou mais adiante, ela foi a nica candidata a concorrer, s no me lembro seu percentual de aceitao pela comunidade escolar). claro que no toquei no assunto eleies e nem ela, por sorte, porque segundo M me falou, nem L. sabia que ns sabamos que ela seria a possvel nova diretora (uma pessoa que comporia com ela a equipe diretiva que me contou a deciso). Tenho ouvido com muita frequncia a frase de que ningum quer pegar o cargo, por diferentes razes, e isso denota uma importante crise institucional em uma escola to grande e que sustenta um papel considervel dentro do caos urbano da Vila P, pois outra ideia recorrente nesta cartografia simblica o fato de os alunos gostarem de frequentar a escola, sentirem-se seguros dentro dela, afinal, um grande espao, com quadras de futebol, biblioteca, computadores, comida, e enfim, algum que os olhe. Retomo aquilo que A. (supervisora) comenta sobre a fluidez. De fato o espao escolar permevel, a escola perfurada por entradas e sadas, e tambm o fluxo dos alunos intenso em suas entradas e sadas, passeios, recreios, projetos. Eu vejo desaparecer em meus olhos e demais sentidos a dicotomia entre escola e comunidade. Ela pode at existir em algum plano molar abstrato, mas ali, na cultura de bactrias, no pntano florido do real, uma mquina pluriversal est em pleno movimento, em um tresloucado bal entre ordem e caos. O prdio da escola surge imponente entre as ruas de cho batido e a imensa quantidade de lixo e sucata, os amontoados de casebres e os ces sarnentos, mas como mant-la inclume sendo transversalizada pelas mltiplas entradas e sadas de 1.100 crianas, fora funcionrios, mes e pais, projetos? Seria um clich dizer que a escola aberta, e de fato o termo surge de uma dicotomia em preto-e-branco. A escola porosa, esponjosa, coloidal. A depredao de suas instalaes no surge de um conflito blico, mas da apropriao do

espao, de um processo osmtico que diz: a sociedade que vivemos na Vila P. no um prdio de tijolos vista e grades, ela um labirinto de ruas sinuosas, coloridas. Quando recordo dos jornalistas e experts falando da destruio do patrimnio pblico pelos vndalos, dou risada imaginando o velho mundo em preto e branco dos shopping centers e do ar-condicionado, e de que patrimnio vem justamente a sociedade patriarcal. Assim como observo inmeros confrontos fsicos entre os alunos, tambm observo quebra-quebra de partes da escola, e noto que um conflito s existe porque as partes conflitantes esto ali, elas so o conflito e do sentido a ele; apenas os mortos e os que no amam nem entram em conflito (um arroubo de anlise lgica deste meu aforismo conclui, ento, que os mortos tambm amam, pelo menos mais do que os vivos que no amam...). E, como diz Nietzsche o que se faz por amor sempre acontece alm do bem e do mal. Desfecho, encerramento, interrupo, concluses? Como diz a msica dos Secos e Molhados: "no vou buscar a esperana, na linha do horizonte, nem saciar a sede do futuro, da fonte do passado, nada espero e tudo quero, sou quem toca sou quem dana, quem na orquestra desafina. quem delira sem ter febre, sou o par e o parceiro. das verdades, a desconfiana" Nossa inquietao que a colossal potncia esquizo envolvendo o ato de educar, os fluxos de ensino e de aprendizagem, os territrios movedios do universo escolar atravessada por uma organizao que, sob a gide de um estado "democrtico e moderno", leva consigo fascismos de poder que so a reciclagem com novas roupagens de uma sociedade tradicional, de cls, relaes de compadrio, vassalagem e parentesco. E tais relaes, manifestas na transformao da democracia em um jogo de interesses e vaidades, das relaes comunitrias em gangues fechadas em disputas de sangue e dinheiro, aliadas

grande desorganizao e burocracia da mquina da Prefeitura torna a administrao escolar molar um paradoxo: ela no deveria existir independente das escolas, mas quem vive na escola a v como uma realidade distante, uma espcie de "Mgico de OZ (onde tudo acontece em funo de chegarem cidade das esmeraldas), ditando modas e pautas, legislando e encapsulando todos os fluxos. Sejamos diretos, no sabemos como isso comeou nem como vai terminar, mas observamos na escola conflitos tnicos so mediados entre alunos moradores do bairro e professoras e professores vindos de mundos distantes, submetidos a regimes insanos de trabalho, que hesitam em andar de nibus. A cartografia do espao escolar, com o tempero etnogrfico, desvela a potncia dos fluxos moleculares e sua despotencializao nos fluxos molares. A riqueza das experincias e anlises, o germe da construo do conhecimento, dos saberes, da multiplicidade de prticas possveis atravancada, esmagada, vilipendiada pela inrcia administrativa. Visitamos um lugar abandonado a si mesmo, a guerras de trfico, o isolamento de uma escola em um ambiente que a encara com estranhamento na sua funo primordial macropoltica de educar e socializar, mas que a acolhe como espao de integrao, de referncia, de conflito. Observamos que os alunos acoplam a escola a diferentes cotidianos, a transformam em diferentes devires: campo de futebol, lugar para no fazer nada, alimentar-se, brincar, subir em rvore, um espao dentro a ser invadido por um fora. A escola convertese em analisador sociolgico, psicossociolgico antropolgico, pedaggico, enfim, esquizoanaltico. No entanto, seus devires precisam da potncia a-significante do olhar. Chamamos, de novo, talo Calvino e suas Cosmicmicas para a conversa, no captulo em que imagina e devaneia sobre as conchas calcrias, dotadas de uma beleza construda em pocas em que no havia olhos para contemplar. Calvino escreve um conto do ponto de vista de um molusco que passa a imaginar se a retina no teria sido evolutivamente construda para contemplar a beleza das conchas.

Para a maioria dos moluscos, a forma orgnica no tem muita importncia na vida dos membros da espcie, dado que estes no podem ver-se uns aos outros ou tm apenas uma vaga percepo dos outros indivduos e do ambiente. O que no impede que estriamentos de cores vivas e formas que se mostram belssimas ao nosso olhar (como em muitas conchas dos gastrpodes) existam independentemente de qualquer relao com a vista. (Calvino, 2007, p.133) No podemos ser idealistas e visionrios a ponto de achar que a poltica pblica macro a nica fora possvel de melhorar as condies de vida, de habitao, de acalmar os graves conflitos blicos. Mas ela possui recursos materiais, mquinas concretas e abstratas, energia potencial e ecolgica/econmica. E aqui que nos despedimos imaginando a possibilidade de quanto o nosso olhar de pesquisadores, no fim das contas financiados, inspirados e impregnados pelas mquinas macropolticas, no poderia contribuir neste fluxo molar-molecular, na energizao dos devires-escola como espaos de descoberta da beleza e da sensibilidade naquilo que parece feio, sujo e violento. Pensamos nisso porque na Vila P e na Escola M o espao e o tempo so habitados por seres humanos que amam, sofrem, vibram, esperam e se desesperam 12 meses por ano, 30 e poucos dias por ms, sete dias por semana, 24 horas por dia, 60 minutos por hora, 60 segundos por minuto e todos os espaos infinitos entre um segundo, um centsimo, um milsimo e outro. O tempo infinito e cheio de vazio que podemos preencher com futuros melhores. isso que esperamos enquanto o nosso Sol continuar a brilhar e a aquecer.

Notas

Referncias

Axt, M., Ferreira Filho, R. C. M., Balle, E. E., Rodrigues, S. S., & Mller, D. N. (2008). Cidades virtuais: tecnologias para aprendizagem e simulao. In IV Seminrio Jogos eletrnicos, educao e comunicao: construindo novas trilhas (pp. 1-10). Salvador. Barker, C. (Diretor). (1987). Hellraiser [Filme-vdeo]. Reino Unido: Cinemarque Entertainment. Calvino, . (1994). Palomar. So Paulo: Companhia das Letras. Calvino, . (2007). Todas as cosmicmicas. So Paulo: Companhia das Letras. Deleuze, G. (1997). Conversaes. Rio de Janeiro: Editora 34. Deleuze, G. (2002). Espinosa, uma filosofia prtica. So Paulo: Editora Escuta. Deleuze, G. & Guattari, F. (1995). Mil plats: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 01). Rio de Janeiro: Editora 34. Deleuze, G. & Guattari, F. (1996). Mil plats: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 03). Rio de Janeiro: Editora 34. Fonseca, C. (2004). Famlia, fofoca e honra: etnografia de relaes de gnero e violncia em grupos populares. Porto Alegre: Editora da Universidade. Guattari, F. (1980). Revoluo molecular: pulsaes polticas do desejo. So Paulo: Editora Brasiliense. Guattari, F. (1992). Caosmose: um novo paradigma esttico.So Paulo: Editora 34 . Kastrup, V. (2009). O funcionamento da ateno no trabalho do Cartgrafo. In E. Passos, E. Kastrup, & L. Escssia (Orgs.), Pistas do mtodo da cartografia (pp. ?-?). Porto Alegre: Sulina. Kirst, P. G., Giacomel, A. E., Ribeiro, C. J. S., Costa, L. A. & Andreoli, G. S. (2003). Conhecimento e Cartografia: tempestade de possveis. In T. M. G. Fonseca & P. G. Kirst (Orgs.), Cartografias e devires: a construo do presente (pp. ?-?). Porto Alegre: Editora da Universidade.

Passos, E., Kastrup, E., & Escssia, L. (2009). Pistas do mtodo da cartografia. Porto Alegre: Sulina. Rancire, J. (2005). O mestre ignorante: cinco lies sobre a emancipao intelectual. Belo Horizonte: Editora Autntica.

Recebido em: 20/11/2009 Reviso em: 11/01/2010 Aceite em: 28/03/2010

Fbio dal Molin Graduado em Psicologia (1999), mestre em Psicologia Social e Institucional (2002), doutor em Sociologia e ps-doutorado jr. (CNPq) em Educao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Professor adjunto I do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rio Grande, RS. Endereo: Rua Joo Guimares 117/08, CEP 90630-070, Porto Alegre, RS, Brasil. Email: dalmolinorama@gmail.com Como citar: Dal Molin, F. (2011). Rizomas e fluxos molares e moleculares da mquina-escola: confisses de um cartgrafo. Psicologia & Sociedade, 23(2), ?-?.

* Pesquisa financiada pelo CNPq. Agradecimentos s professoras Margarete Axt, supervisora desta pesquisa, e Tnia Mara Galli Fonseca, pela reviso do texto.
1

Utilizamos aqui os intercessores da mesma maneira que Gilles Deleuze o faz em Conversaes: O que me interessa so as relaes entre as artes, a cincia e a filosofia. No h nenhum privilgio de uma destas disciplinas em relao outra. Cada uma delas criadora. (Deleuze, 1997, p.152). Compreendemos que as ressonncias entre arte, filosofia e cincia, so os intercessores cartogrficos potencializadores da cartografia. Deleuze e Guattari, em Mil Plats, Vol. 03, trazem a ideia de que o masoquista tem acesso ao corpo pelas ondas dolorferas, ou seja, por suas intensidades. O Corpo-Sem-rgos uma composio de lineamentos, cada um o cria para si (1996, p. 2).
2

Sugiro aos intrpidos leitores uma insero terrorfica neste universo de referncia: o filme Hellraiser: Hellbound de Clive Barker, que, por incrvel coincidncia, parece ter sido feito para ilustrar o texto de Deleuze e Guattari 28 de novembro de 1947 - como criar para si um corpo sem rgos. Tudo est ali em um filme de terror barato, porm muito bem construdo esttica e filosoficamente; sadomasoquismo, ondas dolorferas, Corpo-sem-rgos.
3

Plenificao, mesmo que tornar pleno e no um erro de digitao da planificao. Tornamo-nos plenos em uma dobra entre os planos.
4

O conceito de controle refere-se distribuio a-centrada, para qual evocamos novamente Deleuze A famlia, a escola, o exrcito, a fbrica no so mais espaos analgicos distintos que convergem para um proprietrio, Estado ou potncia privada, mas agora so figuras cifradas, deformveis e transformveis, de uma mesma empresa que s tem gerentes (1997, p.24)
6

Das könnte Ihnen auch gefallen