Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA

TECNOLOGIA EM GESTO DE RECURSOS HUMANOS PROFESSOR (A) TUTOR (A): Esp. ARACELI DE AMORIM PADILHA PROFESSOR (A) EAD: Ma. CRISTIANE VINHOLI DE BRITO

4 SEMESTRE

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

ALRYAN LARANGEIRA SOUZA RA 197564 MARCELO GOMES RA 202677 ROSALINA DAMIANA L. G. BARCELLOS RA 216275

CORUMB-MS Setembro/ 2011

ALRYAN LARANGEIRA SOUZA RA 197564 MARCELO GOMES RA 202677 ROSALINA DAMIANA L. G. BARCELLOS RA 216275

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

4 SEMESTRE

Relatrio apresentado como atividade complementar da disciplina de Treinamento e Desenvolvimento do Curso de Tecnologia em Gesto de Recursos Humanos do Centro de Educao a Distncia da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientao da Professora-Tutora Presencial: Araceli de Amorim Padilha.

CORUMB-MS Setembro/ 2011

DIAGNOSTICO DA EMPRESA MERALURGICA SANTA RITA S.A

I. Introduo I.1. Anlise organizacional como levantamento de necessidades de treinamento Segundo Idalberto Chiavento (2009) a anlise organizacional procura verificar qual o comportamento da organizao, sua cultura corporativa, seu estilo de gesto, seu crescimento, qual o clima que nela reina e sua percepo pelas pessoas, como a organizao planeja seus produtos e servios e qual o papel que dever ter o treinamento. A anlise organizacional est focada nos objetivos organizacionais e na filosofia de treinamento.

II. Desenvolvimento

II.1. Diagnstico da empresa A metalrgica Santa Rita S.A (Mesarisa) uma empresa tradicional de mdio porte, atua em mercado relativamente estvel e conservador, sua administrao tradicional e centralizadora, sua cultura organizacional antiquada e baseada na desconfiana, h grande descrdito em relao s pessoas, sua estrutura organizacional extremamente formal e baseada na velha diviso de trabalho, o que facilita a existncia de silo e ilhas de poder e h existncia de atitude preconceituosa em relao ao setor de Recursos Humanos.

II.2. Meios utilizados na elaborao do diagnstico - Avaliao do desempenho: so mensurados os resultados dos funcionrios, bem como a viso dos supervisores em relao aos seus subordinados; - Observao: permite o analista, por intermdio da observao, identificar o clima organizacional, o modelo de gesto desenvolvida pela empresa, e as atitudes dos funcionrios, identificando o clima organizacional; - Questionrio: por meio dos questionrios, so identificados problemas na execuo das tarefas, dificuldades na transmisso das mensagens, o grau de confiana dos funcionrios em relao empresa e de seus superiores imediatos e o preconceito em relao ao setor de Recursos Humanos; - Reunies interdepartamentais: por meio das discusses interdepartamentais so verificadas as opinies dos diversos gerentes e a situao do desempenho dos funcionrios diante dos objetivos dos setores e dos objetivos estratgicos da empresa.

II.3. Necessidades identificadas Diante do quadro apresentado pela empresa, o grupo visualizou as seguintes necessidades, com a finalidade de serem trabalhadas com o treinamento: - Relaes deficientes entre as pessoas; - Mudana de mtodos e processos de trabalho; - Comunicaes defeituosas; - Introduo de novas tecnologias

II. Concluso Diante do diagnostico apresentado, o grupo entende que a empresa deva passar por uma reestruturao, alterando seu sistema de gesto procurando dar nfase na gesto de pessoas e nova modelagem aos seus departamentos, na busca do desenvolvimento organizacional procurando adaptar-se aos novos tempos, a Era do conhecimento, onde a base da excelncia organizacional passou a ser o elemento humano. O objetivo do treinamento, neste caso, o Desenvolvimento de Conceito, no sentido de elevar o nvel de abstrao e conceituao de idias e de filosofias, seja para facilitar a aplicao de conceitos na prtica administrativa, seja para elevar o nvel de generalizao para que os gerentes possam pensar em termos globais e amplos.

Das könnte Ihnen auch gefallen