Sie sind auf Seite 1von 4

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAA EM ADMINISTRAO PBLICA-PNAP ESPECIALIZAA EM GESTA PBLICA MUNICIPAL. DISCIPLINA-ELABORAO E AVALIAA DE PROJETOS. Profa.

Dra Maria Lindaci Gomes de Souza I Avaliao da aprendizagem. pginas-15 a 50.

Aps a leitura e reflexo dos textos da Unidade 1, responda os exerccios. Para que possamos comear a estruturar um projeto, alguns aspectos so tomados devido a sua importncia para a soluo de problemas apresentados. Marque as alternativas corretas.

A natureza das reclamaes quer seja moral, de valores ou que clamam por situaes bsicas. V O que est sendo dito sobre o problema, como est sendo exposto e visto. V O prazo determinado para a realizao de projeto. Reclamaes e como as demandas so formuladas. V Elaborar o projeto com um propsito e em determinado espao e tempo.

Somente a I est correta. ( ) Esto corretas somente as alternativas I e IV. ( ) Todas esto corretas. ( ) Esto corretas as alternativas I, II e IV. (X )

A partir do modelo exemplificado na figura 5: etapas de um programa. Estabelea a ligao entre polticas pblicas e planejamento, exemplificando a questo dos tipos de projeto.

As polticas pblicas so destinadas ao bem coletivo e o planejamento mostra qual a situao-problema, o que dever ser modificado. Quando se tem as polticas pblicas e as demandas da sociedade, h a fase de concepo do projeto e nessa fase que sero listadas as vrias polticas pblicas a serem desenhadas para atender as demandas da sociedade e o devido planejamento para execuo do mesmo. Para realizar o diagnstico de sua oportunidade ou situao-problema, importante garantir a participao interna prefeitura e a dos cidados, pois a riqueza de se participar do planejamento de um projeto est no processo de anlise e discusso que leva compreenso coletiva da situao. Esse tipo de discusso como prtica permanente de participao pode desenvolver uma cultura em que h maior compromisso das pessoas para com o municpio. H muitos tipos de projetos, como os sociais, os institucionais, os de investimentos para o desenvolvimento local, os comunitrios, entre outros. De forma geral, os projetos sociais esto relacionados ao atendimento das demandas de grupos castigados pela pobreza ou pela vulnerabilidade social. J os institucionais esto relacionados s instituies financiadas pelas prprias organizaes, e os projetos de investimento para desenvolvimento local pretendem dinamizar ou qualificar aspectos que possam gerar desenvolvimento local. O projeto comunitrio, por sua vez, um conjunto de atividades, organizadas em aes sequenciais, que busca atender s necessidades previamente identificadas pela comunidade.

Tendo em vista que a participao dos cidados em projetos sobre gesto local torna-se um diferencial, assinale as respostas com as letras estabelecendo as devidas correspondncias no sentido de confirmar a questo.

As tomadas de deciso unilaterais na identificao da situao-problema geram. (A)

Decises compartilhadas e tomadas conjuntamente podem. (B) Quando a tomada de deciso participativa gera. (C) Podemos afirmar que a participao nos projetos pode canalizar vozes dos cidados, que as vozes tm um custo e implica em. (D) (D) negociao, tempo, mobilizao, entendimento do problema, comprometimento, reinvidicao. (C) desenhos de polticas pblicas mais apropriadas ao beneficirio final e chamando-o responsabilidade e ao compartilhamento do desenvolvimento do projeto. (B) fortalecer e modificar uma situao na medida em que todos so chamados a dividir responsabilidades. (A) desenhos de polticas pblicas distorcidas em que o beneficirio final no contemplado.

A partir do quadro de conceitos-chaves utilizados para a negociao e desenvolvimento de seus projetos, estabelea a relao entre o conceito e o significado do mesmo interligando as letras correspondentes: ( a ) Superar a setorialidade do setor pblico ( b ) Intergovernamental (c ) Intragovernamental ( d ) A coordenao se entende como ( e ) Multiliderana

( e ) Corresponde a vrios recursos humanos com cargos e poder poltico. (b) Quando o Projeto apresentar caractersticas que envolvem muitos setores, as negociaes tero que ser realizadas entre os rgos do Governo e no somente em uma secretaria (a ) Significa integrar, compreender os dados e negociar os pontos de vista dos atores envolvidos na soluo de uma situao problema. (d ) Uma ao convergente que harmoniza e capitaliza todos os espaos individuais em benefcio do objetivo comum. (c ) Quando o projeto apresenta caractersticas nas quais as negociaes envolve setores internos aquele rgo do governo, evitando assim a fragmentao.

5. O Biomapa pode ser entendido como uma metodologia diferente de construo de projetos de forma participativa quais os principais aspectos que caracterizam o Biomapa? Cite 2 (dois)
O Biomapa permite a realizao da espacializao dos dados com que se est trabalhando, formando um diagnstico de como aquela populao v seu bairro, comunidade ou outro recorte desejado. O Biomapa facilita a comunicao e a democratizao da gesto entre o Poder Pblico e a populao de determinado local.

Das könnte Ihnen auch gefallen