Sie sind auf Seite 1von 7

Bateria

Antes de comearmos o curso, vamos explicar de que maneira composta a bateria para a sim dar prosseguimento aos estudos, exerccios e tcnicas principais. Ela formada da unio de vrios instrumentos: o bumbo, a caixa, chimbal, prato, surdo, eos tons. Para tocar bateria utilizamos as baquetas que devem ser de um tamanho mdio (5A) para um iniciante. As baquetas fazem o contato entre nosso corpo ( mo) e a bateria, de forma que devemos prestar muita ateno neste item pois desse contato resultar uma boa execuo musical. Devemos segurar a baqueta entre a 1 e a 2 parte dela, imaginado que devemos dividi-la visualmente em 3 partes iguais. A maioria das sa feitas de madeira, com a ponta de madeira ou de nylon. Baquetas com ponta de madeira: Ela formada da unio de vrios instrumentos: O BUMBO, A CAIXA, CHIMBAL, PRATO, SURDO E OS TONS.

Baquetas com ponta de nylon: a caracterstica destas baquetas o timbre mais aberto destacando os agudos de ca da pea. Para entender melhor, toque o prato de conduo com a ponta de nylon e depois toque o mesmo prato com uma baqueta com ponta de madeira - voc perceber a diferena de timbre do mesmo prato. Vassourinhas (brushes): Muito usada no jazz, a vassourinha usada de uma forma diferente na bateria. Para extrairmos um som com elas, na maioria das vezes fazemos movimentos circulares na pele da caixa. Pode ser tocada com se fosse uma baqueta comum, com a caracterstica de um timbre muito suave. Baquetas com ponta de nylon: a caracterstica destas baquetas o timbre mais aberto destacando os agudos de cada pea. Para entender melhor, toque o prato de conduo com a ponta de nylon e depois toque o mesmo prato com uma baqueta com ponta de madeira - voc perceber a diferena de timbre do mesmo prato. Vassourinhas (brushes): Muito usada no jazz, a vassourinha usada de uma forma diferente na bateria. Para extrairmos um som com elas, na maioria das vezes fazemos movimentos circulares na pele da caixa. Pode ser tocada com se fosse uma baqueta comum, com a caracterstica de um timbre muito suave.

Baquetas com ponta de feltro: (timpani mallets) Usada por percussionistas de msica clssica para tocar o tmpano (instrumento de percusso usado em orquestra sinfnica). Os bateristas usam muito este tipo de baqueta para extrair um som mais encorpado do

prato sem o contato spero da baqueta com o metal e sim o contato do feltro com o metal. O resultado um som suave, fazendo o prato vibrar muito sem que se perceba os movimentos que estamos fazendo para emitirmos o som.

Bom agora vamos conhecer todas as peas que compem uma bateria:

PRATO
H dois tipos de pratos que podemos chamar base: Conduo (ride)- onde conduzimos a musica. Nele tambm podemos usar a cpula ( bell ride). Ataque ( crash)- usado para inicio do tema, um acento na musica ou final de um fill ( que a uma virada nos tons e tambores, terminando no prato de ataque. Como os pratos da bateria so tambm peas extremamente delicadas, cuidado no transporte. Ao tocar os pratos mais finos, a intensidade com que se toca deve ser menor pois ele soar perfeitamente com um simples toque com a baqueta.

TAMBOR Depois do bumbo, a pea mais grave da bateria. Faz ligao dos tons para o bumbo. A afinao do tambor mdio-grave ou grave. Para deixa~lo com estas caractersticas mantenha a pele do tambor levemente solta. A pele resposta deve estar mais apertada do que a pele de ataque.

Ao afinar d o mesmo nmero de volta em todos os parafusos. Para chegar a afinao de pea, toque a pele levemente com a chave da afinar perto de cada parafuso (aproximadamente 2 cm, do aro para a pele) e perceba se todos os parafusos esto dando o mesmo harmnico. Se estiver tudo igual, otimo! Voc dever tocar a pea com a baqueta para sentir se realmente esse som que voc quer. Se quiser um som mais grave (soltar mais os parafusos) ou mais agudo (apertar mais os parafusos).

TOM-TOM onde damos o colorido extra no ritmo que estamos tocando. Basicamente a bateria vem com 2 tons. So afinados da seguinte maneira: -tom 1 ( menor): som mais agudo. -tom 2( maior): som mais mdio. Ao afinar d mesmo nmero de volta em todos os parafusos. Para checar a afinao da pea, toque a pele levemente com a chave de afinar perto de cada parafuso (aproximadamente 2cm, do aro para a pele) e perceba se todos os parafusos esto dando o mesmo harmnico. Se estiverem tudo igual otimo. Voc dever tocar a pea com a baqueta para sentir se realmente esse som que voc quer. Se quiser um som mais grave ( soltar mais os parafusos) ou mais agudo ( apertar mais os parafusos).

CAIXA/ARO

Usada em combinao com o bumbo na execuo de quase todos os ritmos o som dela na maioria das vezes seco e medio-grave. nela que treinamos a maior parte das tcnicas das mos. Ao afinar d mesmo numero de volta.

BUMBO[ BASS DRUM] a pea mais grave da bactria. Tem um som forte, geralmente mais abafado que as outras peas da bateria- exceto do jazz, bossa-nova, e ritmos mais excntricos, que costumam deixa-lo sem o abafador ou pouco abafado. Ao afinar d o mesmo numero de voltas em todos os parafusos. Para um som amis grave, deixe a pele onde o pedel toca mais solta que a da frente. Para abafar o bumbo, aconselhvel colocar uma espuma que toque ambas as peles.

CHIMBAL Usamos o chimbal para fazermos a conduo na msica. Seu som agudo e formado por dois pratos que se tocam no momento que accionmos o pedal da mquina de chimbal com o p.

Procure proteger os pratos de cima usando feltros para prend-los na presilha. Estes feltros devem ser colocados da seguinte forma:

Todo o cuidado com esta pea pouco. Por se tratar de uma das peas mais complexas da bateria, evite transport-lo pelo varo ( pea onde preso o prato de cima) e nunca coloque a baqueta entre os pratos e acione a maquina.

PEDAL DE BUMBO Preso na base de bumbo, com ele que tocamos o bumbo. Como se trata de uma pea mecnica, sempre que possvel faa uma limpeza no pedal, removendo toda a poeira e lubrificando (sem exagero) todas as partes que necessitam desta manuteno. A mola do pedal no deve estar nem muito solta (pois o pedal ir pois ele ficar muito pesado para ser acionado, dificultando os toques mais rpidos).

Este um factor importante pois pense em dirigir um carro onde o banco no est posicionado para voc. O que fazer? Arrum-lo antes de ligar o carro. Da mesma forma, devemos ter todos os instrumentos da bateria ( caixa, pratos, etc) nossa mo ajustados de maneira que no nos cause desconforto durante a execuo. Lembre-se: Aquele lance de prato no cu coisa para videoclipe! Tudo tem que estar bem prximo voc ok? Ps O p direito (bumbo) tem duas maneiras de toca-lo no pedal do bumbo. 1- P CHAPADO: onde o pedal acionado com o calcanhar abaixado na sapata. 2-P LEVANDO: onde o pedal acionado com o calcanhar levantado na sapata. A primeira posio mais indicada para msicas mais lentas e a segunda posio mais indicada para msicas com mais pegada, como o rock e o funk. O p esquerdo (chimbal) segue o mesmo exemplo do p direito.

Das könnte Ihnen auch gefallen