Sie sind auf Seite 1von 5

FM Teoria Bsica, Diagrama de Blocos e Esquema de um Modulador.

A sigla FM significa freqncia modulada e um tipo analgico de transmisso. Usamos este tipo de modulao em transmisses de emissoras comerciais, na transmisso de TV analgica e em equipamentos de rdio comunicao. Quando falamos em freqncia modulada, estamos falando em uma portadora que ir ter sua freqncia alternada de acordo com o sinal modulante. Falando especificamente em emissoras comerciais, apenas para servir de exemplo, podemos dizer o seguinte: - o desvio mximo de uma portadora de 75kHz. Mas, o que quer dizer 75kHz de desvio? Quer dizer que portadora pode ter sua freqncia alternada para mais ou para menos em at 75 kHz, e que o nome de desvio o nome deste movimento de um lado para outro da portadora. O tamanho do desvio depende do nvel ou amplitude do sinal modulante, neste caso o udio e para que ele nunca passe do limite utilizado um compressor de udio. A velocidade do desvio, ou seja, da alternao da freqncia central (Fo) da portadora depende da freqncia do sinal modulante. Vamos ver isto no grfico que est sendo mostrado na figura 10.1:

Os instantes T1 a T12, so pontos que determinam a amplitude do sinal modulante em tempos diferentes, dependendo do instante a sinal modulante ter uma amplitude diferente e far com que o desvio da portadora seja diferente.

No instante T1 a portadora est em uma posio. No instante T3 a portadora est em outra posio. No instante T6 ela est em outra posio. No instante T8 ela estar em outra posio. No instante T12 ele estar na posio que corresponde a Fo. Podemos perceber como o udio muda a freqncia da portadora. Veja as figuras a seguir e tire as dvidas:

Se o udio tiver a freqncia de 20Hz a portadora ir de um lado para o outro 20 vezes em 1 segundo. Se o udio tiver a freqncia de 1kHz a portadora ir de um lado para outro 1.000 vezes por segundo. Olhando em um espectro este tipo de modulao com uma freqncia modulante de 1Hz poderemos ver a portadora se mover lentamente de um lado para o outro:

Podemos perceber que a amplitude da portadora sempre a mesma. Tambm podemos perceber, atravs dos instantes T1 a T3, que quando sobe a senide que a portadora se desloca para um lado. Do instante T3 a T9 ela se desloca para outro lado. Caso a freqncia do sinal modulante fosse de 400Hz e usssemos um analisador de espectro de uma forma correta veramos o seguinte:

Para sabermos o desvio basta medir a freqncia do pico 2 (P2) e subtrair do pico 1 (P1) e teremos, no nosso caso 150kHz. Se voc a portadora de udio de um canal de TV este valor seria de 50kHz. Mas como variar a freqncia de uma portadora deixando ela com nvel fixo. Em termos de circuitos podemos fazer isto da seguinte forma: - juntar um oscilador controlado por tenso com um oscilador controlado por tenso com uma banda passante que permita uma variao de 150kHz; - junto com uma fonte de corrente o oscilador e assim, limitar o nvel do oscilador; - junto com uma fonte de tenso contnua muito estvel para definir a freqncia central da portadora (Fo). Em blocos isto fica assim:

E como um circuito ficaria mais ou menos assim:

NM = nvel de modulao; NSPF = nvel de sada de RF; Fo = ajuste de freqncia central; Diodo varicap = so diodos que quando polarizados, reversamente apresentam certa capacitncia. Como o udio modulante fica variando de nvel, os diodos ficaro variando a capacitncia. Como a capacitncia deles quem definem a freqncia do oscilador, esta freqncia variar de acordo com o udio, ou seja, FM.

Das könnte Ihnen auch gefallen