Sie sind auf Seite 1von 2

I Ciclo de Debates sobre Qualidade Legislativa

Avaliao legislativa, modernizao do processo legislativo, transparncia colaborativa, participao digital e legimtica so algumas ideias que esto na pauta de discusso em muitas sociedades ao redor do planeta. Da surgem questes diversas:

Ser que temos leis demais? Tal lei atingiu de fato sua finalidade? Participao popular pela internet? Qual a utilidade disso? possvel melhorar a maneira de fazer as leis? Como funciona o processo legislativo em outros pases?

Para construir respostas a essas indagaes e, ao mesmo tempo, dar mais consistncia ao necessrio processo de modernizao e integrao dos rgos legislativos desta Casa, convidamos voc, Colega, a participar do Ciclo de Debates sobre Qualidade Legislativa.

Em nosso primeiro encontro, dia 06 de outubro, prxima quinta-feira, das 15 s 17 horas, no Plenrio 2 das Comisses, debateremos formas de avaliao do impacto das leis. Por isso, reserve espao na sua agenda! Disseminar novas ideias, discutir problemas do dia-a-dia e avaliar possibilidades de aprimoramento so aes essenciais que temos de realizar coletivamente. >600 mil -pessoas telefonaram p a camara dos deputados para apoiar a prioridade p o projeto que proibe a cobranca de assinatura bsica...para i 0800 camara dos deputados. >Legistica (ciencia que estuda a producao de leis) > Transparencia das informacoes >Participacao popular, eficacia, divulgacao atividades legislativas, >Projeto de proposicao eletronica (conceito novo: informacoes fundamentais para populacao compreender melhor a lei, trazendo junto ao texto da lei, pronunciamentos dos parlamentares na confeccao das lei, etc, entrevistas, artigos, estudos da consultoria, etc) >Esforco para que toda a discussao emendas pareceres etc estejam juntadas ao conjunto de informacoes que compoe a tramitacao da lei. > Chat na pauta eletronica permitindo a participacao popular e de assessores durante as discussoes de materias... >Le

Legstica a cincia que trata da qualidade da norma jurdica, desde a concepo do projeto de lei at o trmino do processo legislativo, com isso, a legstica constri boas leis para o bom direito. Nota-se que a inflao legislativa perturba o ordenamento jurdico, no dando chances para a segurana jurdica nas contendas dos tribunais. Com efeito, criar leis parece ser atributo teleolgico do direito, volvendo interesse juridicamente protegido, garantido e organizado, desde que o processo legislativo obedea aos requisitos da legisprudncia, ao considerar os aspectos constitucionais, legais e jurdicos, bem como a tcnica legislativa no atendimento da norma interna corporis da casa legislativa, quando de sua apreciao pela Comisso de Constituio e Justia. Uma vez oferecido o projeto de lei com sua justificativa, os elaboradores da lei, portanto, os representantes do povo no melhor estilo Volksgeist na voz de Kant, cuja conscincia emoldura a forma por convenincia e oportunidade, muitas vezes atendem aos interesses do governo, sem contudo, atender aos interesses dos destinatrios da norma. Pela vontade legislativa nas decises e votao do projeto de lei, os parlamentares o do por aprovado ou rejeitado. Decerto,o projeto de lei aprovado deve seguir para sano presidencial com a facultatividade do veto, que, se houver, deve ser apreciado pela mesma casa legislativa, que dar trmino ao processo legislativo pela aprovao ou rejeio do veto. Todo arranjo da legstica deve obedecer sinfonia e ao sincronismo da vontade democrtica, mas nem sempre h o entendimento da boa lei, apesar da obedincia ao processo legislativo. Com a legstica, evitam-se invases do Poder Judicirio no controle legal das normas jurdicas elaboradas pelo Poder Legislativo.

Legistica Material . estudo de cenarios economicos politicos e sociais, . avaliacao impacto legislativo, . proalcool proer -salvacao bancos perfuracao de pocos em aguas profundas tecnologia para aviacao regional

Das könnte Ihnen auch gefallen