Sie sind auf Seite 1von 20

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 1

ASPECTOS

FORMAIS

DA

PROCESSUALIDADE

ADMINISTRATIVA

FEDERAL BRASILEIRA Graziella Ferreira Alves*

RESUMO: A Constituio Federal de 1988 pode ser considerada um marco para a democracia brasileira, trazendo relevantes reflexos em todo ordenamento jurdico ptrio, inclusive no tocante relao entre a Administrao Pblica e o cidado. A visvel hierarquia anteriormente percebida passa a ser cada vez mais atenuada, para uma relao de maior equilbrio entre administrado e Administrao. A Lei 9.784, de 29 de janeiro de 1999, surge com o intuito de garantir ao cidado brasileiro, em conformidade com o princpio democrtico e demais princpios constitucionais, tratamento mais isonmico no mbito do processo administrativo federal. Aspectos procedimentais e processuais dessa legislao refletem essa tendncia, sobretudo no tocante forma, tempo, lugar, comunicao e prazos do processo administrativo federal. Outrossim, o direito razovel durao do processo, introduzido na Constituio Federal pela Emenda Constitucional 45/2004, atual art. 5, LXXVIII, atualmente percebido como direito fundamental e deve ser respeitado e observado pela Administrao em seus processos. O objetivo do presente trabalho abordar sucintamente tais aspectos processuais e procedimentais trazidos pela Lei 9.784/99 e suas implicaes jurdicoadministrativas, atravs de pesquisa terica, pelo mtodo dedutivo, e atravs de pesquisa documental. Este estudo inicial revela que a referida legislao trouxe importantes institutos que pretendem a efetividade dos direitos e princpios estampados na Constituio vigente, sobretudo do devido processo legal e seus corolrios. Todavia, ainda h caminhos a se percorrer em busca de uma melhor prestao por parte da Administrao Pblica nos processos administrativos, especialmente no que diz respeito eficincia, celeridade e, num aspecto mais amplo, justia. Espera-se que os estudiosos do Direito Administrativo sintam-se motivados pesquisa dos temas afetos ao processo administrativo federal, posto que ainda h muito que se refletir nesta seara.

PALAVRAS-CHAVE: Forma, Tempo, Lugar, Comunicao, Contagem de Prazos, Processo Administrativo Federal

SUMRIO: Consideraes iniciais 1. Processo ou Procedimento 2. A forma no Processo Administrativo Federal 3. Do tempo e do lugar 4. Comunicao e contagem dos prazos Consideraes finais Referncias.

Mestre em Direito Pblico pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlndia, bolsista CAPES. Professora Universitria na Faculdade de Direito da ESAMC, Uberlndia. Especialista em Processo Civil e Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho. Advogada.

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 2

CONSIDERAES INICIAIS

O estudo da processualidade administrativa tem sido crescente no Brasil, sobretudo aps o advento da Constituio Federal de 1988 e, posteriormente, da Lei 9.784/99, a lei que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. A temtica de indiscutvel relevncia, posto que intimamente ligada aos direitos e garantias do cidado.

Com a Lei 9.784/99, especificamente, o legislador, imbudo do melhor esprito democrtico, preocupou-se em trazer maior equilbrio na relao entre o cidado comum e a Administrao Pblica. Manifesta foi a preocupao do legislador em trazer, ao processo administrativo federal, institutos e garantias j consagrados ao processo judicial, sobretudo no tocante ao devido processo legal e seus corolrios.

A antiga postura de superior hierarquia que mantinha a Administrao Pblica frente ao cidado j no tem mais lugar em um Estado Democrtico de Direito. O maior equilbrio possvel nessa relao sempre deve ser buscado, e o objetivo preponderante da Lei 9.784/99.

Salvo melhor julgamento, a Lei 9.784/99 procura dar efetividade a princpios e garantias j estampados na Constituio Federal de 1988, que no art. 37 j obrigava a Administrao Pblica obedincia aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

Verifica-se, no estudo dos aspectos formais da processualidade administrativa, que, apesar desse esforo em prol da democracia e da melhor relao entre cidado e Administrao, que muito ainda h que se fazer para uma concreta mudana de paradigma. A Lei 9.784/99, no obstante privilegiar o devido processo legal e segurana jurdica, deixa de tratar pontos importantes relacionados aos direitos e garantias do cidado.

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 3

Por outro lado, o processo administrativo federal, em determinados aspectos formais, no tocante ao tempo, lugar, comunicao e contagem de prazos, importante avano no ordenamento jurdico brasileiro, conforme se verificar a seguir.
1. PROCESSO OU PROCEDIMENTO

Inicialmente, antes de se adentrar no estudo dos aspectos formais da processualidade administrativa federal, cumpre abordar o posicionamento doutrinrio acerca da correta denominao do instituto: processo ou procedimento. A despeito de alguns autores se manifestarem pela irrelevncia da discusso, o entendimento dominante pela utilizao do termo processo administrativo.

Necessrio se faz a exposio do pensamento clssico acerca da teoria geral do processo, no obstante tais conceitos serem ligados sobremaneira ao processo judicial civil.
Segundo a acepo comum, processo, como procedimento (de procedere), indica uma srie ou uma cadeia de atos coordenados para a obteno de uma finalidade. Especialmente, existe processo sempre que o efeito jurdico no se alcana com um nico ato e sim por meio de um conjunto de atos quando cada um deles nao puder deixar de se coordenar aos demais para a obtenao da finalidade. (...). Neste sentido, pode-se, desde j, falar de um processo legislativo ou de um processo administrativo, como srie de atos realizados para a formao de uma lei ou de um decreto. (CARNELUTTI, 2000, p. 98).

A teoria geral do processo expe ainda que o processo tpico necessita da presena de um organismo pblico que vai condicionar as partes deciso, diferentemente do que ocorre na arbitragem.
Caratteristica del processo la presenza di un organo publico (giudice, uffiziale diudiziario). Questa ci avverte che la sentenza obbliga come atto di volont pubblica, indipendentemente dalla sua verit intrinseca e dal consenso delle parti. La presenza della persona pubblica differenzia il processo dall arbitrato, il quale divien figura processuale solo in quanto la sentenza privata sottoposta a convalidazione per parte della persona pubblica... (CHIOVENDA, 1980, p. 67-68).

No tocante processualidade administrativa, Ferreira (2004, p. 12) defende a terminologia processo administrativo, ressaltando que o mesmo possui dupla funo de

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 4

proteo dos direitos dos administrados e o melhor cumprimento dos fins da Administrao.

Mello, S. (2003, p. 42) refora a corrente da utilizao do termo processo administrativo, salientando seu carter finalstico e instrumental, informando ainda que o procedimento gnero, posto que o processo o procedimento realizado pro meio de relao em contraditrio entre seus sujeitos.

No mesmo sentido, Gasparini (2009, p. 1002-1003) entende pela melhor terminologia a denominao processo administrativo, sendo que o procedimento corresponderia ao rito, ao modo de proceder do processo. E ainda
Assim, em acepo ampla, processo administrativo refere-se ao conjunto sistemtico de atos dos rgos da Administrao que, em matria administrativa, objetiva a concretizao das relaes jurdicas reguladas, anteriormente, pelo direito substantivo. (CRETELLA JR, 1998, p. 16).

Carvalho Filho (2005, p. 04) filia-se ao mesmo entendimento, salientando que o procedimento confere exterioridade ao processo, indicando um modo de fazer para se atingir o objetivo desejado na soluo dos conflitos. Para Figueiredo (2006, p. 435) o processo seria o gnero, no qual se encartariam espcies de procedimentos.

Medauar (2008, p. 33-44), aps discorrer sobre diversos critrios utilizados para distinguir processo e procedimento, entende que a despeito do difundido uso do termo procedimento no mbito da atividade administrativa, mais adequada se mostra a expresso processo administrativo.

Em sentido contrrio, minoritariamente, alguns autores preferem a utilizao procedimento administrativo.

Os atos administrativos simples, complexos, compostos e simultneos, na maioria das vezes, apresentam-se como integrados em um procedimento administrativo. Este tem aspectos anlogos ao procedimento judicial. (...) O procedimento compreende vrias manifestaes de vontades sucessivas, de diferentes rgos administrativos, exteriorizando atos jurdicos autnomos, que constituem etapas a anteceder a manifestao de vontade

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 5

consubstanciada no ato jurdico final, a que se ligam. (MELLO, O., 2007, p. 545.)

O presente estudo filia-se corrente que defende a utilizao do termo processo administrativo, sobretudo pela terminologia expressa na Lei 9.784/99. Ademais, impossvel negar que o procedimento est de certa forma integrado ao processo, sendo modo de proceder, de caminhar, do processo administrativo, semelhana do que se d no processo judicial.

2. A FORMA NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL

Adentrando-se especificamente no estudo do tema proposto, verifica-se que a Lei 9.784/99, em seu art. 22, prev que os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada, seno quando a lei expressamente a exigir.

Em regra, quando se trata de temas afetos ao Direito Pblico, sobretudo no que diz respeito a interesses coletivos, a formalidade (ou solenidade das formas) requisito presente, posto que reflete garantia de controle dos atos do administrador pblico. Todavia, tal formalismo perde a fora quando se trata do processo administrativo federal, conforme se interpreta do dispositivo citado.

Saliente-se que a mitigao das formalidades no significa ausncia total de forma, (NOHARA; MARRARA, 2009, p. 196), posto que o art. 2, VIII, da Lei 9.784/99, expressamente prev a adoo de ritos e formas essenciais garantia dos direitos dos administrados, sendo que o inciso IX do mesmo artigo reza que a adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados. Segundo a doutrina ptria

V-se, pois, toda uma preocupao do legislador em no mais se permitir aqueles entendimentos ritualistas e consuetudinrios de antanho, por vezes prepotentes, calcados no vezo maroto de que o cidado, frente Administrao Pblica, s tem deveres e nenhum direito. (PASCUIM, 2004, p. 251). Fica evidente a inteno do legislador de positivar e trazer ao processo administrativo federal o direito ao devido processo legal e seus corolrios (FRANCO, 2008, p. 23), como

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 6

forma de dar efetividade s questes democrticas e de respeito aos direitos e garantias do cidado.

O devido processo legal, desde sua origem, representa um bice ao exerccio arbitrrio do poder estatal. Seu objetivo impedir a arbitrariedade estatal, misso que, do ponto de vista formal, exercida atravs da concesso de certas garantias processuais aos particulares, que assegurem apreciao legal, justa e razovel da questo em discusso no processo. (MELLO, R., 2002, p. 92).

No dizer de Braga
Quanto aplicao do princpio do devido processo legal no mbito da Administrao Pblica, este deve ser adotado da forma mais ampla possvel e em todas as situaes de controvrsia ou conflitos de interesses, tanto em relao aos servidores pblicos quanto aos administrados, sem exceo. (BRAGA, 2009, p. 8).

em cumprimento ao citado devido processo legal que a Lei 9.784/99 regulamenta algumas formalidades especficas no processo administrativo federal. o caso, por exemplo, da exigncia de que os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel, conforme preceitua o pargrafo primeiro do art. 22. Tal dispositivo preconiza segurana da Administrao e tambm administrados.

Caso determinado documento esteja em idioma estrangeiro, dever haver sua traduo, sendo que para determinados tericos, como Nohara e Marrara (2009, p. 197), Ferraz e Dallari (2001, p. 125), a traduo deve ocorrer por tradutor juramentado. Em sentido diverso, Carvalho Filho (2007, p. 154) afirma que no se h de atender a rigor formal excessivo se o interessado no puder providenciar a traduo, deve a Administrao faz-lo.

Outrossim, o pargrafo segundo do art. 22 dispensa, salvo por imposio legal, o reconhecimento de firma, demonstrando claramente a mitigao do formalismo no processo administrativo federal (BRUNO, 2005, p. 169). Registre-se, apenas, que, se por um lado dispensa-se o reconhecimento de firma no caso da assinatura pelo administrado, recomendvel a identificao da assinatura da autoridade administrativa

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 7

produtora do ato, para fins de responsabilizao por eventual dano (CARVALHO FILHO, 2007, p. 154).

Registre-se que, no tocante dever do administrado (art. 4, da Lei de Processo Administrativo LPA) agir de boa-f, com lealdade, urbanidade e no agir de modo temerrio. A exigncia de reconhecimento de firma por parte da Administrao deve ser fundamentada, podendo o administrado se insurgir, tendo em vista o art. 6 da legislao: proibio da recusa imotivada dos documentos. No mesmo sentido, o art. 3, I, da LPA determina que as autoridades facilitem o exerccio dos direitos e cumprimento das obrigaes pelos administrados. O art. 29, 2, por sua vez, informa que os atos dos interessados devem ser produzidos do modo menos oneroso para estes. O art. 22, 4o, da LPA, prev que o processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas. Mais uma vez, o legislador traz ao processo administrativo o direito ao devido processo legal. a garantia de que no se extraiam do processo documentos ou partes relevantes. Todavia, a ausncia da numerao mera irregularidade, no ensejando anulao, salvo se efeitos prejudiciais ao interessado ou Administrao. Por outro lado, a retirada de documentos pode dar ensejo a ilcito funcional por parte do servidor, sob pena de representao; e por parte do administrado violao dos deveres do art. 4 da LPA (CARVALHO FILHO, 2007, p. 155-156).

Ainda no tocante numerao de pginas do processo administrativo federal, Guimares (2008, p. 102) entende que trata-se de formalidade que milita no s em favor da garantia dos jurisdicionados, mas em especial da prpria Administrao, sendo desejvel segurana e lisura do processo.

Pelo exposto, percebe-se que a Lei 9.784/99 dispensa o formalismo desnecessrio, exigindo apenas o suficiente ao devido processo legal, segurana jurdica e a um maior controle dos atos da Administrao Pblica, em busca de um maior equilbrio na relao entre as partes.

A independncia do processo administrativo em relao forma determinada exige do servidos que conduz a sua instruo, postura que se antepe solenidade dos atos e a ritos sacramentais. O essencial do processo administrativo no reside na formalidade dos

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 8

atos, mas na sua concentrao lgica e ordenada, relacionados entre si, e que se prestem a informar aquilo que se prope. (...). O processo administrativo no se submete, pois, a emperramentos burocrticos que decorram de desnecessrias formalidades rituais que prejudicam a concluso clere e segura do processo. (GUIMARES, 2008, p. 100101).

em cumprimento ao princpio da legalidade, do qual a Administrao Pblica no pode se afastar:

Os poderes administrativos no so abstratos, utilizveis em nome de qualquer finalidade; so poderes funcionais, conferidos Administrao pelo ordenamento jurdico em razo de determinado fim. Distanciar-se do fim significa, para o administrador, caminhar em sentido contrrio legitimidade. (...). A legalidade no se esgota na subsuno da Administrao lei. Importa, de modo amplo, na sujeio ao ordenamento jurdico como um todo. Poderia chamar-se, assim, juridicidade ou conformidade. (MELLO, S., 2003, p. 100).

Igualmente, o processo administrativo deve trazer os recursos mnimos para garantir segurana jurdica aos interessados, aos cidados em geral, e prpria Administrao Pblica.

Se a justia ainda mais ideal que real, cumpre estabelecer e garantir aquilo que seja o direito, o jurdico. Segurana jurdica significa a institucionalizao da separao jurdico/antijurdico, para que se faa possvel a convivncia em sociedade. A certeza de que se cogita a transparncia e a cincia prvia dos efeitos dos atos praticados, de acordo com o direito. (....). O princpio de segurana jurdica, no Direito Administrativo, destina-se a garantir conseqncias normativas estveis e previsveis, favorveis ao desenvolvimento das atividades de exerccio da funo administrativa em consonncia com princpios de legalidade ampla, de isonomia e de proteo ao interesse pblico. (MELLO, S., 2003, p. 123).

Significa dizer que as formalidades previstas na Lei 9.784/99 so benficas e devem ser observadas por todos os atores participantes do processo administrativo federal, sob pena de responsabilidade inclusive, posto que descumprir tais requisitos ameaar a segurana jurdica e ferir o devido processo legal e seus corolrios.
3. DO TEMPO E DO LUGAR

O Art. 23 da LPA reza que os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. O pargrafo

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 9

nico desse dispositivo prev ainda que sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao.

Cumpre esclarecer que dias teis so aqueles em que h expediente e atividade da repartio, no horrio normal de funcionamento do rgo. Significa dizer que se o rgo administrativo funcionar sbado, ser considerado dia til. Igualmente se funcionar em dia de ponto facultativo, tambm ser considerado dia til.

O art. 24 da Lei 9.784/99 estipula que, inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior. O pargrafo nico do mesmo dispositivo informa que o prazo previsto neste artigo pode ser dilatado at o dobro, mediante comprovada justificao.

Ressalte-se que h duas situaes descritas no dispositivo que podem provocar a dilao do prazo: a primeira refere-se a motivo de fora maior, sem limite temporal para a dilao do prazo; a segunda refere-se dilao ao limite temporal do dobro do prazo, mediante justificao. Sem adentrar ao mrito da conceituao do que seja fora maior, andou bem a legislao em no fixar limite temporal especfico nesta situao. Basta imaginar uma hiptese de catstrofe natural na localidade onde deva ser praticado o ato. Possivelmente a dilao em dobro do prazo de 5 dias seria insuficiente.

Segundo Carvalho Filho (2007, p. 160) a Lei 9.784/99 no estabelece conduta obrigatria para a autoridade, tendo em vista que o prazo pode ser estendido em favor do interessado, sendo faculdade da Administrao, discricionariedade. Salvo melhor juzo, o presente estudo ousa discordar em parte, tendo em vista que se solicitada, justificadamente, a dilao do prazo por parte do administrado, a deciso da administrao est sujeita aos critrios de proporcionalidade e razoabilidade. Se a justificativa for razovel, o administrador dever e no poder dilatar o prazo.

Registre-se que tal dispositivo remonta ao direito razovel durao do processo administrativo, expressamente includo no art. 5, LXXVIII, da Constituio Federal, pela Emenda Constitucional 45/2004. Significa dizer que a observncia dos prazos

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 10

previstos na legislao obrigatria no apenas ao administrado, mas tambm Administrao Pblica, podendo ensejar at infrao funcional ante o descumprimento.

O exerccio regular da funo administrativa deve voltar-se para a satisfao do interesse social, reclamando-se de todo agente pblico que possua qualidades de honestidade, lealdade e imparcialidade. A fim de evitar que se inicie caminho sem retorno viciado pelo descrdito e pela ineficincia, surgem normas preventivas assecuratrias da punio exemplar dos agentes que enveredarem por vias tortuosas dissonantes da tica administrativa. (MELLO, S., 2003, p. 114).

No mesmo sentido

Sob essa perspectiva, correto afirmar que a mora do poder pblico na emisso de uma deciso administrativa de interesse do cidado, em virtude de um processo devidamente instaurado, consubstancia-se em um atentado ao Princpio da Dignidade da Pessoa Humana, por submeter o administrado a protelaes injustificveis, acarretando situaes de incerteza, angstia e aflio, acabando, tambm, por atingir outros valores relevantes do homem. (SOUZA, 2007, p. 8).

Por outro lado, no se est a defender a rapidez nas decises e na prtica dos atos processuais a despeito de qualquer possvel prejuzo. Os processos administrativos podem trazer certa complexidade, trazendo dificuldade quando se tenta estipular um tempo de tramitao razovel, sem violao do princpio do devido processo, e, outrossim, sem violao dos direitos neles tutelados. Nem por isso poder-se- admitir que tramitem indefinidamente.

O tempo uma dimenso inseparvel do processo. H mesmo certa tenso dialtica entre os dois vocbulos: o tempo razovel possibilita a plena realizao de todos os princpios processuais; o exguo a dificulta; o excessivo a frustra o prprio processo. Celeridade e precipitao se espreitam, reciprocamente. No reverso da moeda, a morosidade esfacela a respeitabilidade do processo, quando no o prprio direito ou interesse nele em jogo. (...). At mesmo teoricamente o tema inado de dificuldades. (...). Dessa sorte, se possvel invocar os da finalidade, do interesse pblico e da eficincia em prol de uma soluo pronta, na outra banda tambm caberia o apelo aos princpios da motivao, da ampla defesa e da segurana jurdica para uma certa delonga na atividade processual. (FERRAZ; DALLARI, 2001, p. 39-40).

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 11

Conclui-se, portanto, que razovel durao do processo no sinnimo idntico de processo rpido. Todavia, h de se valer de critrios de razoabilidade e proporcionalidade para que se d ao processo administrativo, um tempo de tramitao condizente com os direitos nele subjacentes, sem trazer prejuzos s decises , Administrao e aos interessados.

No que diz respeito ao lugar da prtica dos atos do processo administrativo federal, o art. 25 da Lei 9.784/99 prev que os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao. O art. 16 da LPA, por sua vez, informa que os rgos e entidades administrativas divulgaro publicamente os locais das respectivas sedes e, quando conveniente, a unidade fundacional competente em matria de interesse especial.

Significa dizer que, se eventualmente o interessado no for cientificado do lugar, a prtica do ato no ter eficcia: o interessado ter direito a requerer a repetio do ato, caso a prtica do ato seja de relevncia e possa atingir seus interesses.

Percebe-se, mais uma vez, que o legislador, ao disciplinar o tempo e o lugar da prtica dos atos do processo administrativo federal, procurou trazer efetividade aos princpios democrticos e aos direitos e garantias dos cidados brasileiros (COSTA, 2007, p. 13-19).

4. COMUNICAO E CONTAGEM DOS PRAZOS

O art. 26 da Lei 9.784/99 reza que o rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. O art. 28 do mesmo instituto prev que devem ser objeto de intimao os atos do processo que resultem para o interessado em imposio de deveres, nus, sanes ou restrio ao exerccio de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse.

Percebe-se pela leitura dos dispositivos que no h, no processo administrativo federal, distino entre os institutos citao, notificao e intimao. A legislao faz apenas referncia ao termo intimao, tanto para dar cincia ao interessado sobre a

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 12

existncia do processo administrativo, chamando-o, tanto para cientific-lo sobre eventual deciso, ou ainda para que possa o interessado tomar determinadas providncias ou diligncias na instruo processual.

Segundo Carvalho Filho (2007, p. 166-168), as intimaes podem ter objeto genrico, conforme disposto no art. 26 da LPA, ou objeto especfico, no tocante ao art. 28 da lei. Ressalta que deveres, nus, sanes e restries so institutos diferentes: deveres seriam obrigaes que no podem deixar de ser cumpridas, sob pena de sano, como a boa-f; nus seria a faculdade de poder de agir ou no agir, como a produo de prova; sano, em regra, seriam atos punitivos, como a multa pecuniria; por fim, a restrio seria a limitao ou perda temporria de exerccio de um direito, como a consulta ao processo somente na presena de um servidor.

A ausncia da intimao, quando esta deveria ocorrer, pode significar a invalidao dos atos posteriores, em atendimento aos princpios do devido processo legal, contraditrio e ampla defesa. Por outro lado, atos de mero expediente no exigem notificao, no ensejando a invalidade do ato por ausncia de notificao do interessado. O art. 26 da LPA traz os requisitos que devem estar presentes na intimao, quais sejam: identificao do intimado e nome do rgo ou entidade administrativa; finalidade da intimao; data, hora e local em que deve comparecer; se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar; informao da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento; e a indicao dos fatos e fundamentos legais pertinentes. Tais elementos so considerados requisitos de validade, tendo em vista a finalidade ou objetivo da intimao.

Depreende-se do dispositivo que a intimao no pode ser genrica, no fazendo referncia ao fim que se destina. Caso contrrio, o interessado ficaria impossibilitado de providenciar a diligncia cabvel ou exigida. Ressalte-se que no h, no processo administrativo federal, a confisso ficta do processo judicial, nos termos do art. 236 do CPC. O 2o do art. 26 da LPA informa que a intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. O objetivo do dispositivo

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 13

propiciar ao interessado condies de tempo para o cumprimento da intimao. O termo a quo ser a partir do momento em que o destinatrio foi realmente intimado. J o 3o do mesmo dispositivo reza que a intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado. A intimao ser considerada vlida quando atinge seu objetivo, ou seja, quando chega ao seu destinatrio. Pela via postal, recomenda-se a juntada do Aviso de Recebimento AR no processo, mas os prazos se do a partir do recebimento, e no da juntada, conforme se d, em regra, no processo judicial. A assinatura deve ser do interessado e no de pessoas estranhas ao processo administrativo, todavia h mitigao dessa formalidade, para se admitir o recebedor que tenha relao intrnseca com o destinatrio, cabendo-lhe provar a ausncia dessa condio (CARVALHO FILHO, 2007, p. 172). Para Nohara e Marrara (2009, p. 206) cabvel notificao eletrnica, mediante regulamentao, conforme j ocorre no processo judicial. O art. 26, 4o, da Lei 9.784/99, prev que, havendo interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial. Segundo Carvalho Filho (2007, p. 173), a publicao tambm deve ser utilizada para a intimao de interessado em domiclio inacessvel, conforme acontece no processo judicial, nos termos do art. 231, CPC. O Art. 26, 5o , da LPA, por sua vez, informa que as intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade. Ressalte-se que, s se pode considerar que o comparecimento supre a falta da intimao se esses fatos no lhe tiverem causado prejuzo. S no sero prejudicados os atos que sejam independentes, no que tange intimao, ou seja, no ensejariam a intimao. Se, por outro lado, o interessado foge da intimao, deve-se observar o princpio da boa-f e lealdade processual: se a intimao for nula, no poder o interessado que se furta ser intimado postular a nulidade que ele prprio deu causa.

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 14

De importante relevncia o contedo do art. 27 da Lei de Processo Administrativo, o qual expressamente dispe que o desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. Significa dizer que, no processo administrativo federa no h confisso ficta nem renncia tcita no desatendimento da intimao. Saliente-se, por outro lado, que a deciso do processo poder ser-lhe prejudicial ante a ausncia do interessado, o qual arcar com o nus de sua prpria inrcia.

No mbito do processo administrativo, predomina o princpio da busca da verdade material ou real. Significa dizer que, ao contrrio do que ocorre, por exemplo, no processo civil, que se pauta na verdade formal ou no princpio dispositivo, o processo administrativo aproxima-se mais do processo penal, em que o julgador no se contenta nica e exclusivamente com a verso apresentada pelas partes, devendo tomar postura mais ativa quando intuir que h um descompasso desta com a realidade, tendo em vista os interesses protegidos. (NOHARA; MARRARA, 2009, p. 207-208).

O art. 27 da LPA deve ser interpretado sistematicamente em conjunto com o art. 38 da mesma lei, o qual prev que o interessado poder, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo. Portanto, alm da ausncia do interessado no produzir os efeitos da revelia, ele poder integrar ao processo na fase em que se encontra, tendo ainda oportunidade de eventualmente se defender, isso porque o processo administrativo atua em busca da verdade material.

No tocante aos prazos, no objetivo do presente estudo colecionar todos os prazos previstos na legislao, mas apenas e to somente fazer referncia metodologia de sua contagem. Inicialmente, cumpre esclarecer que a legislao incapaz de dispor sobre todos os prazos, em todas as situaes. Deve, ento, haver proporcionalidade e razoabilidade na fixao de prazos no previstos em lei, considerando-se curtos o suficiente para atendimento da razovel durao do processo, mas longos o suficiente para a prtica do ato.

O art. 66 da Lei 9.784/99 reza que os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 15

vencimento. A contagem se d a partir do momento do recebimento da intimao, pelo interessado, e a partir do recebimento dos autos na repartio, pela Administrao.

Em regra, os prazos so peremptrios, ou seja, no podem ser modificados pela vontade das partes. Excepcionalmente pode-se requerer a dilao dos prazos, conforme j exposto anteriormente. A contagem feita nos moldes do Cdigo de Processo Civil, a exemplo do art. 184, excluindo-se o dia do incio e incluindo-se o dia do final. mais uma demonstrao que o legislador trouxe ao processo administrativo recursos do processo judicial, objetivando cumprimento ao devido processo legal, ampla defesa, contraditrio e razovel durao do processo. O art. 66 1o , da LPA, informa que se considera prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal. Portanto, se em dia de ponto facultativo houver funcionamento, ser considerado dia til. Dia no til dia sem expediente na repartio. Por outro lado, se o horrio normal de funcionamento foi reduzido, nesse caso haver prorrogao, mesmo que a Administrao tenha dado publicidade a esse fato, em atendimento ao princpio da ampla defesa e devido processo legal (NOHARA; MARRARA, 2009, p. 423-424).

Verifica-se, portanto, que o processo administrativo federal coaduna-se com o processo judicial, bem como com a Smula 310 do Supremo Tribunal Federal

Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita, neste dia, o prazo judicial ter incio na segunda-feira imediata, salvo se no houver expediente, caso em que comear no primeiro dia til que se seguir.

Outro critrio afeto contagem dos prazos est expresso no art. 66, 2o, da Lei 9.784/99: os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo. Em regra no h interrupo ou suspenso dos prazos, em razo de finais de semana ou feriados, salvo o disposto no art. 67 suspenso de prazos em casos de fora maior. Os prazos sero contados em dias teis apenas quando a lei especificar ou determinar, como no caso do art. 26, 2o. A LPA no traz prazo em minutos ou horas.

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 16

O art.66 3o, por sua vez, informa que os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms. A contagem, no caso de meses ou anos, deve ser data a data, por exemplo: se o prazo for de 1 ano e o termo a quo for dia 04 de julho, o prazo se dar no dia 04 de julho do ano seguinte.

Situao que pode ocorrer a ausncia de dia correspondente, caso em que o prazo ser antecipado para o primeiro dia anterior ao que seria do vencimento. Segundo Carvalho Filho destoou do regime previsto no Cdigo Civil em vigor, pelo qual, em hiptese como a referida, a extino do prazo ocorre no dia imediato se faltar exata correspondncia (art. 132, 3). (2007, p. 345). Haver perda, no mnimo, de um dia em relao ao critrio estabelecido na lei civil.

A Lei 9.784/99, no obstante ser um avano no ordenamento jurdico brasileiro, tendo em vista o objetivo de melhor atendimento ao princpio democrtico, foi objeto de crticas por no avanar em determinados aspectos, como a questo do silncio administrativo, dentre outros.

evidente, porm, que mesmo um diploma to respeitado pela excelncia dos seus elaboradores, como a Lei 9.784/99, ainda merece alguns reparos que podero ser corrigidos, no devendo a mesma ser objeto de simples cpia servil. (BORGES, 2001, p. 185).1

A despeito de eventuais falhas e omisses na Lei 9.784/99, deve-se reconhecer a importncia da legislao para a democracia brasileira, na busca da melhor prestao da atividade administrativa do Estado, que deve atender aos direitos e garantias do cidado constitucionalmente positivados. O Estado, mediante a atividade administrativa, no est acima do cidado comum e da sociedade, mas a servio desta.

De fato, a constatao de que o Estado no poderia mais se capitalizar atravs da obteno de novas receitas tributrias, e a baixa eficincia da prestao direta de servios pelo Poder Pblico, trouxeram as

A autora faz referncia ausncia na Lei 9.784/99 , dentre outras questes, de tratamento no tocante responsabilizao disciplinar das autoridades administrativas que deixam de decidir os processos, sem razo justificada, nos prazos legalmente previstos, bem como a questo da atribuio de efeitos comportamentais quando ocorrer o silncio administrativo.

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 17

concesses de servios pblicos de volta ordem do dia do Direito Administrativo brasileiro. (GUEDES, 2007, p. 83).2

Infelizmente se observa que a LPA no tem o poder de conter todos os desvios da atividade administrativa. Basta verificar que o Estado continua contribuindo sistematicamente para o afogamento do judicirio brasileiro (MARTINS FILHO, 2006, p. 71-78). Mas necessrio admitir-se a importncia da legislao democracia brasileira, ainda imatura em determinados aspectos. Mais relevante ainda observar a crescente constitucionalizao do Direito Administrativo brasileiro (BACELLAR FILHO, 2003, p. 145). No mesmo sentido

A passagem da Constituio para o centro do ordenamento jurdico representa a grande fora motriz da mudana de paradigmas do direito administrativo na atualidade. A supremacia da Lei Maior propicia a impregnao da atividade administrativa pelos princpios e regras naquela previstos, ensejando uma releitura dos institutos e estruturas da disciplina pela tica constitucional (BINENBOJM, 2008, p. 25).

Igualmente importante a facilitao do dilogo entre a Administrao Pblica e o cidado (FRANGETTO, 2004, p. 139-150), o que buscado, ainda que timidamente, pela Lei 9.784/99. A importncia do processo administrativo relatada por Harger

Nas ltimas dcadas, o estado tem aumentado a sua ingerncia nas mais diversas reas da vida social e assumido atribuies que antes no possua. Esse fato ocasionou uma atividade administrativa mais intensa e diversificada do que a existente anteriormente. Com a ampliao da rea de atuao da Administrao Pblica, surgiu a necessidade de uma maior observncia dos aspectos procedimentais, para garantir o controle dos atos administrativos e isso acabou por alcanar o tema do processo administrativo a um novo patamar. (HARGER, 2001, p. 78).

De tudo exposto, pode se concluir a relevncia da Lei 9.784/99 para a democracia brasileira, ainda que muito deva ser feito para a maior isonomia na relao entre cidados e Administrao Pblica.

O autor afirma que a legislao brasileira se inspirou na lei de processo administrativa federal norteamericana, fazendo uma comparao com a regulao do processo administrativo em vigor no Brasil.

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 18

CONSIDERAES FINAIS

A busca pela ampla democracia, no Brasil, ainda tarefa das mais espinhosas. Outrossim, um maior equilbrio entre Administrao Pblica e cidados objetivo crescente de toda a sociedade brasileira.

Os direitos e garantias estampados na Constituio Federal de 1988 revelam que a Administrao no hierarquicamente superior ao cidado comum. Ao contrrio, a prestao da atividade administrativa est submetida aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia, informao e transparncia, dentre outros.

Nesse diapaso, a Lei 9.784/99 integra ao ordenamento jurdico brasileiro com o intuito de dar maior efetividade a tais princpios e maior isonomia na relao do cidado com a Administrao Pblica. No est isenta de crticas, posto que silenciou sobre temas importantes, como o do silncio administrativo, mas no deixa de ser um importante instrumento democrtico.

Os aspectos formais abordados no presente estudo da processualidade administrativa revelam ainda a busca pela razovel durao do processo administrativo, importante direito positivado na Constituio Federal pela Emenda Constitucional 45/2004. O cumprimento dos prazos para deciso e concluso do processo administrativo, por parte da Administrao Pblica, deve ser impreterivelmente observado, sendo obrigao de cada cidado fiscalizar a atividade pblica neste aspecto.

Por fim, conclui-se que ainda h caminhos a se percorrer em busca de uma melhor prestao por parte da Administrao Pblica nos processos administrativos, especialmente no que diz respeito eficincia, celeridade e, num aspecto mais amplo, justia. Espera-se que os estudiosos do Direito Administrativo sintam-se motivados pesquisa dos temas afetos ao processo administrativo federal, posto que ainda h muito que se refletir nesta seara.

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 19

REFERNCIAS

BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Processo administrativo disciplinar. 2. ed. So Paulo: Max Limonad, 2003. BINENBOJM, Gustavo. Temas de direito administrativo e constitucional artigos e pareceres. Rio de Janeiro: Renovar, 2008. BORGES, Alice Gonzalez. Processo administrativo e controle. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, v. 226:I-VI, p. 179-186, out./dez. 2001. BRAGA, Carlos Eduardo Faraco. O princpio da verdade material no processo administrativo. Disponvel em:<http://www.rocadvogados.com.br/artigos/artigo2.pdf>. Acesso em 04 jul. 2010. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n. 310. Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita, neste dia, o prazo judicial ter incio na segunda-feira imediata, salvo se no houver expediente, caso em que comear no primeiro dia til que se seguir. Imprensa Nacional, Braslia, DF, Imprensa Nacional, 1964, p. 138. BRUNO, Reinaldo Moreira. Direito administrativo. Belo Horizonte: Del Rey, 2005. CARNELUTTI, Francesco. Sistema de direito processual civil. Traduo de Hiltomar Martins Oliveira. So Paulo: Classic Book, 2000. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo administrativo federal (comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999). 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. _______. Processo administrativo federal (comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999). 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. CHIOVENDA, Giuseppe. Principii di diritto processuale civile. Napoli: Casa Editrice Dott. Eugenio Jovene, 1980. COSTA, Nelson Nery. Processo administrativo e suas espcies. Rio de Janeiro: Forense, 2007. CRETELLA JNIOR, Jos. Prtica do processo administrativo. 2. ed. rev. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1998. FERRAZ, Srgio. DALLARI, Adilson Abreu. Processo administrativo. So Paulo: Malheiros, 2001. FERREIRA, Luiz Tarcsio Teixeira. Princpios do processo administrativo e a importncia do processo administrativo no estado de direito (arts. 1 e 2). In: FIGUEIREDO, Lcia Valle. (Coord.). Comentrios Lei Federal de Processo Administrativo (Lei n 9.784/99). Belo Horizonte: Frum, 2004. p. 11-36.

ASPECTOS FORMAIS DA PROCESSUALIDADE ADMINISTRATIVA FEDERAL| 20

FIGUEIREDO, Lcia Valle. Curso de direito administrativo. So Paulo: Malheiros, 2006. FRANCO, Ferno Borba. Processo administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. FRANGETTO, Flavia Wikowski. Da facilitao do dilogo entre Administrao e Administrados (arts. 26 a 28). In: FIGUEIREDO, Lcia Valle. (Coord.). Comentrios Lei Federal de Processo Administrativo (Lei n 9.784/99). Belo Horizonte: Frum, 2004. p. 139-150. GASPARINI, Digenes. Direito administrativo. 14. ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2009. GUEDES, Demian. Breve anlise do processo administrativo nos Estados Unidos: a Suprema Corte e as garantias dos administrados. Revista de Direito Administrativo. So Paulo, v. 243:I-X, p. 83-102, jan./abr. 2007. GUIMARES, Francisco Xavier da Silva. Direito processual administrativo: comentrios Lei n 9.784/99, com as alteraes da Lei n 11.417/06. Belo Horizonte: Frum, 2008. HARGER, Marcelo. Princpios constitucionais do processo administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2001. MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. A garantia constitucional da celeridade processual e os recursos protelatrios. Revista de Direito Administrativo. So Paulo, v. 243:I-X, p. 71-78, set./dez. 2006. MEDAUAR, Odete. A processualidade no direito administrativo. 2. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008. MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Princpios gerais de direito administrativo. 3. ed. So Paulo: Malheiros, 2007. MELLO, Rafael Munhoz de. Processo administrativo, devido processo legal e a Lei n. 9.784/99. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, v. 227:I-V, p. 83-104, jan./mar. 2002. MELLO, Shirlei Silmara de Freitas. Tutela cautelar no processo administrativo. Belo Horizonte: Mandamentos, 2003. NOHARA, Irene Patrcia. MARRARA, Thiago. Processo administrativo: Lei n 9.784/99 comentada. So Paulo: Atlas, 2009. PASCUIM, Luiz Eduardo. Dos prazos, sanes e outras disposies finais (arts. 66 a 70). In: FIGUEIREDO, Lcia Valle. (Coord.). Comentrios Lei Federal de Processo Administrativo (Lei n 9.784/99). Belo Horizonte: Frum, 2004. p. 261-285. SOUZA, Mrcio Lus Dutra de. Direito razovel durao do processo administrativo . Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 1460, 1 jul. 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=10056>. Acesso em: 02 jul. 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen