Sie sind auf Seite 1von 4

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASLIA ENFERMAGEM

ATIVIDADE COLABORATIVA AULA 3 DIREITOS HUMANOS "Como se daria a consulta popular que nosso Governo faria caso fssemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o parlamentarismo?"

DANIELA CERQUEIRA-RA-1050972093 EVA PINHEIRO LEITE-RA-1080137819 MARIA KELLY GAMA-RA-5006154369 RAIANE CRISTINA-RA-1060110630 DJENNY KECIA-RA-1050973898

BRASLIA DF OUTUBRO

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASLIA ENFERMAGEM

ATIVIDADE COLABORATIVA AULA 3 DIREITOS HUMANOS "Como se daria a consulta popular que nosso Governo faria caso fssemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o parlamentarismo?"
Este trabalho apresenta o estudo sobre liberdades pblicas adquiridas constitucionalmente, abordando as espcies de regimes democrticos e o poder do povo.

BRASLIA DF OUTUBRO

"Como se daria a consulta popular que nosso Governo faria caso fssemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o parlamentarismo?"
Sabendo que o poder emana do povo, poder este dado pela nossa Constituio de 88, estamos em pleno direito que anteriormente era nos roubado por motivos subjetivos, imperadores, ditadores e maus polticos podiam rejeitar o cidado menos elevado economicamente a votar, embora sendo cidado nato, como tambm ignorar as mulheres, mas o tempo mudou e a cada ano estamos mais conscientes aprendendo o que melhor para o Brasil. H anos atrs tivemos uma rdua escolha, se era preciso continuar ou no com o parlamentarismo, e os mandatrios dos votos escolheram o presidencialismo. Se hoje o povo fosse convocado para uma consulta popular que viesse a tratar de mudanas no regime de governo, e sabendo que estamos na escolha passada o que mudaria no brasileiro que exercesse seu direito de voto? Qual seria a escolha? O governo em suas atribuies poderia sim apresentar tal medida, o Estado convocaria o povo para um plebiscito, que visa a decidir previamente uma questo poltica ou institucional. Com 18 anos em que estamos longe do movimento imperialista, sem esquecer-se dos 104 anos desde a Proclamao da Republica, com exceo de uma breve experincia parlamentar entre 1961 e 1963, no poderamos mudar da gua par o vinho. A consulta popular seria um fiasco para os defensores do parlamentarismo, primeiro que fomos explorados demais por esse regime causando traumas em nossos cidados mais velhos, logo a maioria dos nossos jovens nem sabe o que parlamentarismo e ainda estamos vivenciando essa mudana que a democracia direta, para o exerccio indiretamente do povo, afinal o poder nosso! Como cidados brasileiros com direito de voto, nunca aceitaramos essa mudana, crucial relatar o a importncia do atual regime, embora o Senador Pedro Calmon seja contrrio, estamos vivenciando uma grande mudana, desde a promulgao da Constituio Federal de 88, que o mesmo nos garantiu direitos importantssimos, graas s ditaduras, pois se no fosse s dores sofridas, nunca faramos uma Carta da Republica to ptrea. Estamos bem, o pas cresce a cada dia, a cultura escolher o presidente e nunca delegar esse poder a outros, sabemos que devemos mudar muito, mais a final de contas temos 23 anos de Repblica, existe diversos enigmas polticos a serem desvendados para o povo e esse no o principal. Saber que somos cidado vivendo em cidadania, com direitos positivados e naturais, podendo ser votado e votar, o mesmo personalssimo isso democracia, e nunca escolheremos a velha ditadura, pois, o presidencialismo nossa cultura.

BIBLIOGRAFIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plebiscito_sobre_a_forma_e_o_sistema_de_governo_do_Brasil_( 1993) www.professoramorim.com.br/dados/anexos/254_5.doc Acesso em 02/12/2010. http://www.mundojuridico.adv.br/sis_artigos/artigos.asp?codigo=692

Das könnte Ihnen auch gefallen