Sie sind auf Seite 1von 8

Determinao de cido rico

Nomes: Ana Lcia Orsi Bruna Halcsi Meriza Veiga Tenrio Federzoni

Outubro/2011

1 INTRODUO O cido rico o principal produto do catabolismo das bases purnicas (adenina e guanina) sendo formada, principalmente no fgado, a partir da xantina pela ao da enzima xantina oxidase. Quase todo o cido rico no plasma est na forma de urato monossdico. As bases purnicas, adenina e guanina, os nucleosdeos e os nucleotdeos esto presentes nos cidos nuclicos e outros compostos metabolicamente importantes (ex.: AMP, ATP). So inicialmente obtidos a partir da dieta, mas tambm so sintetizados in vivo [1]. A determinao do cido rico por mtodos enzimticos combina a elevada especificidade de ao das enzimas com a simplicidade operacional envolvida. O mtodo facilmente automatizvel, adaptando-se a todos os analisadores automticos disponveis. No presente mtodo, o cido rico da amostra sofre a ao da uricase, na presena de oxignio, produzindo alantona e perxido de hidrognio; este, em presena de um reagente fenlico (TOOS) e de 4- aminoantipirina sofre a ao da peroxidase produzindo um composto violceo (quinonimina) com mximo de absoro em 540 nm [2]. E teste importante para detectar nveis elevados de cido rico, que pode ser um sinal de gota, ou para controlar os nveis de cido rico, em casos de tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Os nveis de cido rico mais elevados do que o normal significa que o organismo no capaz de controlar corretamente a degradao das purinas. O mdico deve investigar se a causa se deve a produo excessiva de cido rico, ou se o organismo no capaz de elimin-lo. O aumento da concentrao de cido rico pode condicionar a formao de cristais nas articulaes, conduzindo sua inflamao e dor caracterstica da gota. O cido rico tambm pode formar cristais ou pedras renais que podem afetar os rins [3].

2 OBJETIVO Determinar atravs do sistema enzimtico o cido rico, por reao de ponto final em amostras de sangue, urina e lquidos (amnitico e sinovial).

3 MATERIAIS E MTODO 3.1 Materiais Reagentes: Reagente 1: contm tampo 80 mmol/L pH 7,0, 4-aminoantipirina 0,82 mmol/L, peroxidase 16000 U/L, azida sdica 0,8 mmol/L e octil fenol polioxietanol 1 g/L. Padro: contm cido rico 6,0 mg/L Vidrarias: Pipeta e ponteiras Equipamentos: Banho-maria Espectrofotmetro Cronmetro 3.2 Mtodo Usando 3 tubos de ensaio marcados com B (branco), T (teste) e P (padro), adicionou-se: Branco Teste Padro Amostra 0,04 mL Padro 0,04 mL Reagente 2 mL 2 mL 2mL Homogeneizou-se e foi incubado em banho-maria a 37 C durante 10 minutos. Foi realizada a leitura no espectrofotmetro 520 nm, zerou-se o aparelho em Absorbncia com branco. A colorao obtida na reao final estvel em 15 minutos.

4 RESULTADOS E DISCUSSO Os resultados obtidos foram: Abs. Padro = 0,131 Abs. Teste N = 0,117 Abs. Teste P = 0,182 4.1 Clculos Fator de calibrao = _______[padro]_______ Absorbncia do padro cido rico (mg/dL) = Absorbncia do teste x Fator

Fator de calibrao =

6 _ = 45,8 0,131

[N] cido rico (mg/dL) = 0,117 x 45,8 = 5,36 mg/dL [P] cido rico (mg/dL) = 0,182 x 45,8 = 8,3 mg/dL

[N] mg/dL = 5,5 7,6 [P] mg/dL = 8,6 11,9

No ponto de vista clnico os resultados esto dentro dos padres, sendo que as referncias so: Homens: 2,5 a 7,0 mg/dl Mulheres: 1,5 a 6,0 mg/dl A determinao do cido rico til no diagnstico das hiperuricemias, como as encontradas na gota, calculose, nefropatia ricas, insuficincia renal, em neoplasias, leucemias, linfomas, mieloma, policitemia, toxemia da gravidez, psorase, glicogenose tipo 1. Associa-se com hiperlipidemia, obesidade, diabetes, ingesto de lcool, acromegalia, sarcoidose e hipertenso. Encontrase diminudo em situaes como: sndrome de Fanconi, doena de Wilson,

secreo inapropriada de hormnio antidiurtico; diminui ainda sob efeito de drogas como alopurinol, aspirina em altas doses, contrastes radiolgicos, altas doses de vitamina C [4].

5 CONCLUSO De acordo com os resultados, podem verificar que quando uma pessoa apresenta valores de cido rico elevados no sangue, pode acontecer o acumulo deste composto no organismo e desenvolver uma doena conhecida como gota. A gota causada pelo aumento da concentrao de cido rico na corrente sangunea. Os cristais de cido rico depositam-se nas articulaes, tendes, rins e outros tecidos, causando inflamao e leses graves. No comeo agudo, causa dor intensa nas articulaes, afetando principalmente o dedo do p, zonas do peito do p, tornozelos, calcanhares, joelhos, pulsos e cotovelos. Os sintomas s aparecem durante as crises. Assim, de acordo com os resultados obtidos, o valor de [P] patolgico encontra-se fora do valor de referncia.

REFERNCIAS

[1] Disponvel em: http://www.labclinisul.com.br/artigos/Bioq.Clinica%20%20Nitrogenio%20Nao-Proteico.pdf. Acesso em: 09 de outubro de 2011.

[2] Disponvel em: http://www.katal.com.br/pdfs/bl/acido-urico.pdf. Acesso em: 09 de outubro de 2011.

[3] Disponvel em: http://www.labtestsonline-pt.org/tests/UricAcid.html?tab=2. Acesso em: 09 de outubro de 2011.

[4] Disponvel em: http://www.laboratoriobioanalise.com.br/php/manual.pdf. Acesso em: 09 de outubro de 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen