Sie sind auf Seite 1von 35

1

Qumica Tecnolgica 1
I-Introduo Qumica 1. A matria Qumica uma cincia que estuda a matria e suas transformaes. Mas o que matria? A matria tudo o que tem massa e ocupa lugar no espao e, portanto, tem volume. A matria pode no ser visvel, como muitos gases. Estes tambm tm massa e ocupam lugar no espao e, consequentemente, apresentam volume. Entretanto, a luz o som e o calor no ocupam lugar no espao, portanto, no so matrias. Eles so formas de energia usada para transformar a matria. Composio da matria Elemento qumico: substncias mais simples encontradas na natureza. Ex: grafite de lpis (C); mercrio dos termmetros (Hg). Substncias simples: formada por um nico elemento qumico. Ex: nitrognio (N2); oxignio (O2); hidrognio (H2). Substncia composta: formada por vrios elementos qumicos diferentes. Ex: sal de cozinha (NaCl ); gs metano(CH4). A maioria das substncias que utilizamos encontrada na natureza misturada a outras. Um exemplo o granito que uma rocha metafrmica formada por mica, feldspato e quartzo usado no revestimento de pisos e caladas ou em pias, formado por gros e densidades diferentes formando fases distintas. Estas misturas podem resultar na formao de sistemas, tais como: Sistema homogneo aquele formado por uma s fase. Ex: gua filtrada; gasolina; ligas metlicas; tinta de caneta. Sistema heterogneo aquele formado por mais de uma fase. Ex: areia; concreto; gua e gelo. Separao das misturas Misturas heterogneas SLIDO + SLIDO Catao - quando escolhemos feijo e isolamos os gros ruins. Extrao - quando preparamos caf. Ventilao - quando separamos os gros do arroz da casca. Peneirao ou tamizao - quando peneiramos areia para separar os pedregulhos. Levigao - quando o slido mais leve separado por corrente de gua. Sedimentao fracionada - quando queremos separar serragem de areia, adicionamos gua: a serragem flutua e a areia sedimenta-se. Dissoluo fracionada - quando queremos separar sal da areia, adicionamos gua: o sal dissolve-se na gua e a areia, no. Separao magntica - quando um dos componentes pode ser atrado por um im. Flotao - quando queremos separar minrios pulverizados da respectiva ganga (impurezas). Adiciona-se gua e leo. O leo adere minrio que vai para a superfcie. A gua adere ganga e afunda. Ex: sulfetos (em p) da areia (ganga).

2 SLIDO + LQUIDO Filtrao - quando se usa um material poroso que permite a passagem do lquido e retm o slido. Ex: coar caf. Decantao - quando o slido mais denso que o lquido, deposita-se no fundo do recipiente. Ex: tratamento de gua para abastecimento e tambm para piscina. Centrifugao - um processo que acelera a decantao; a mistura submetida a uma rotao intensa. Ex: manteiga separada do leite. LQUIDO + LQUIDO Sistema de filtrao simples Decantao - usada quando se quer separar lquido imiscvel. Ex: leo e gua. SLIDO + GS Filtrao - quando se separa a poeira do ar com aspirador de p ou cmara de poeira. Mistura homognea SLIDO + LQUIDO Evaporao - quando se quer extrair sal da gua do mar utiliza-se, como fonte calorfica, o sol que evapora a gua. Destilao - por meio de aquecimento possvel separar os componentes que tem ponto de ebulio diferente. Ex: gua pura a partir da gua do mar. LQUIDO + LQUIDO Destilao fracionada - separa lquidos com pontos de ebulio diferentes. Ex: destilao do petrleo. GS + GS Liquefao fracionada - diminui-se a temperatura para que os gases se liquefaam e depois realiza-se uma destilao fracionada. Ex: separao dos componentes do ar atmosfrico.

Esquema de destilao simples

Esquema de uma torre de destilao fracionada

3 Estado de agregao da matria

Nas altas temperaturas da matria encontramos o quarto estado fsico da matria (plasma). Nas baixas temperaturas da matria, ao redor de zero absoluto, encontramos o quinto estado fsico da matria.

Mudanas de estado fsico ou agregao da matria

A matria pode se apresentar nos estados slidos, lquido ou gasoso. O seu aquecimento ou resfriamento pode levar a uma mudana de estado fsico. Em qualquer estado fsico as partculas apresentam certa agitao trmica; o aumento da temperatura aumenta a agitao trmica das partculas e pode levar a estados fsicos mais desorganizados. O resfriamento causa o processo inverso: diminui a agitao trmica e conduz a estados mais organizados. Os pontos de fuso e ebulio, como tambm a densidade, so propriedades muito teis e importantes que permitem diferenciar substncias qumicas e misturas.

4 Curva de Aquecimento e Resfriamento -Temperatura e Fuso e Ebulio. O conhecimento do comportamento de certas substncias, quando so submetidas a um aquecimento ou a um resfriamento, importante para a explicao de certos fenmenos que ocorrem, como por exemplo, na metalurgia (formao de ligas metlicas) e na indstria cermica (formao de compostos silicoaluminosos, silicatos, xidos etc.), feitos atravs das curvas de resfriamento e aquecimento. Este estudo consiste em traar curvas da temperatura, em funo do tempo de aquecimento ou de resfriamento ou ainda, da temperatura em funo da composio (se for mais de uma substncia). Quando se adiciona calor a uma substncia, velocidade constante, obtm-se uma curva de aquecimento. Quando se retira calor de uma substncia, a velocidade constante, obtm-se uma curva de resfriamento.

Curva de Aquecimento Quando uma amostra de substncia no estado slido recebe energia na forma de calor, sua temperatura aumenta e o slido se dilata, isto , aumenta de volume. Quando mais calor se fornece, maior ser sua dilatao. No entanto, se o aquecimento continuar, aps certo intervalo de tempo a temperatura permanecer constante, e o slido comear a se transformar em lquido (temperatura de fuso). A temperatura da substncia permanece constante at que todo o slido se tenha transformado em lquido. Somente a partir da que a temperatura volta aumentar. As partculas do lquido comeam agitar intensamente afastando-se umas da outras. Quando o lquido comea a se transformar em gs, a temperatura permanece constante at que todo lquido tenha passado para o estado gasoso. Somente a partir da que sua temperatura comea a aumentar. As substncias puras fundem-se em temperaturas constantes. As substncias que contm impurezas tm um intervalo de fuso que ser tanto maior quanto impurezas contiverem.

Comportamento de uma substncia pura e uma substncia com impurezas (mistura). Curvas de aquecimento Substncia pura x Mistura

Solubilidade A solubilidade a propriedade que uma substncia possui de formar com outra substncia uma soluo. A soluo um sistema formado por duas ou mais substncias que apresenta aspecto uniforme em todas sua extenso (mistura homognea). SOLUO = SOLUTO + SOLVENTE Soluto parte que dissolve, ou seja, que dispersa no meio. Em geral, o solvente dispersante, pois parte que dissolve o soluto. Classificao das solues: Quanto ao estado fsico

Quanto condutividade eltrica

Quanto proporo entre soluto e solvente

Solubilidade e coeficiente de solubilidade (Cs) quantidade de uma substncia slida que se dissolve em uma quantidade fixa de solvente, temperatura e presso determinada, limitada. Se a substncia slida est em excesso, forma-se uma soluo saturada, onde se tem um sistema que consta de dois componentes, no qual se estabelece um equilbrio entre a fase lquida (soluo) e a fase slida (soluto). A concentrao da soluo saturada, a presso e temperatura dadas so uma grandeza constante, caracterizada para cada substncia, que se denomina solubilidade. A solubilidade comumente expressa pelo nmero de partes em massa do soluto contido em 100 partes em massa do solvente, numa soluo saturada. Em alguns manuais ou tabelas, o nmero que expressa a solubilidade da substncia denomina-se coeficiente de solubilidade. Ex: Cs do KNO3 = 46g do sal/ 100g de gua (30oC), 1 atm. Interpretao: so necessrios 46g de KNO3 em 100g de gua para formar uma soluo saturada a 30oC e 1 atm. A concentrao da soluo saturada, ou seja, a sua solubilidade, depende da natureza do solvente, da natureza do soluto, da temperatura e da presso.

8 Na prtica, a solubilidade das substncias lquidas e slidas depende da quantidade e da natureza do soluto e solvente e da temperatura, visto que seu volume no muda consideravelmente em funo da presso. Essa dependncia pode ser expressa graficamente na forma de curva de solubilidade da substncia considerada, para cujo traado se marca no eixo das ordenadas a solubilidade e no eixo das abscissas a temperatura.

O modelo usual para determinao da curva de solubilidade de uma substncia slida, consiste em se preparar uma soluo saturada a temperatura desejada e, em retirar uma alquota da soluo assim obtida, submetendo-a a um processo de evaporao a seco, cuidadosamente, desde que o composto em questo no sofra modificaes qumicas durante a evaporao. Pode-se assim determinar a massa do slido que est dissolvido em uma massa conhecida da soluo e, a partir desse dado calcula-se a massa do slido que se dissolveria em 100 g de gua temperatura considerada experimentalmente. Concentrao das solues Existem diferentes maneiras que podem ser estabelecidas entre as quantidades de soluto (m1), solvente (v) e soluo, desde que no ultrapassem o ponto de saturao da soluo Tais maneiras so denominadas genericamente concentrao. m1 (g/L) v Ex: Vamos colocar 200g de sal em um recipiente e completar o volume com gua at atingirmos a marca de 4 litros. Quero saber qual a concentrao comum desta soluo? c= m1= 200g v = 4L c= m1 200 = 50g/L = v 4

9 Densidade Vimos que as substncias podem ser identificadas pelas temperaturas de fuso e ebulio. No entanto, existem substncias slidas que apresentam temperaturas de fuso elevadssimas, como o ferro (1535oC) e substncias lquidas com temperatura de ebulio tambm muito elevadas, como a glicerina (280oC), ou temperaturas de solidificao extremamente baixas, como o ter etlico (-116oC). Assim, nesses casos, a identificao de uma substncia pode ser feita por meio de outras propriedades caracterstica: a densidade. Densidade a relao entre massa e volume; informa qual a massa de um material por unidade de volume. d = m (g/cm3 ou kg/m3) v Assim, volumes iguais de substncias diferentes apresentam massas diferentes, e massas iguais de substncias diferentes ocupam volumes diferentes. As unidades do Sistema internacional de Medidas (SI) para grandezas massa e volume kg/m3. Na rea qumica a grandeza massa e volume g/cm3.

Portanto, por meio da tabela observamos que a densidade depende da temperatura. Isso porque, o volume de qualquer material se altera com a variao da temperatura. Isso tambm ocorre com a presso onde esta altera consideravelmente o volume de um material. Fenmenos Fsicos e Qumicos Fenmeno qualquer transformao sofrida por um sistema. Uma transformao pode se manifestar de vrios modos: por mudana de cor, de temperatura, de cheiro, por formao de precipitado, por aparecimento e desaparecimento de slido, por formao de gs e etc. A manifestao do sistema importante para saber se ocorreu uma transformao, mas o que interessa saber como o fenmeno se processou. Da a distino entre fenmeno fsico e qumico. Fenmeno fsico ocorre quando no se verifica a formao de nova substncia no sistema.

10 Fenmeno qumico ocorre quando se verifica a formao de nova substncia no sistema.

Exemplo de fenmeno qumico:

II- Atomstica A evoluo dos modelos atmicos Leucipo de Mileto considerado o criador do atomismo ou teoria atomstica. Ele afirmava que a matria podia ser dividida em partculas cada vez menores. Ele s no sabia se essa diviso tinha um limite, se essa diviso chegaria a uma partcula indivisvel. Demcrito, discpulo de Leucipo, defendeu esta idia e anunciou de que a menor partcula da matria era indivisvel e denominou essa partcula de tomo. tomo a menor partcula indivisvel da matria Muito depois, no sculo XIX, a idia do tomo como uma partcula indivisvel renasce o surgem os primeiros modelos atmicos. 1o Modelo: Dalton Bola de Bilhar (1803)

11

tomo de Dalton Atravs de experimentos e aplicando a lei da conservao da massa e a lei de proporo definida, props: O tomo uma esfera macia; Toda a matria constituda por tomos; O tomo no pode ser criado e nem destrudo; Os tomos so indivisveis; Os tomos de um mesmo elemento so idnticos; Uma transformao de matria consiste na separao ou unio de tomos. Atravs de estudos avanados sobre a natureza eltrica da matria constatam, muito depois de anos, que o modelo de Dalton no estava correto. 2o Modelo: Thomson Pudim de Passas

tomos de Thomson Em 1887 J. J. Thomson atravs dos estudos de raios catdicos demonstrou que estes raios podiam ter partculas carregadas negativamente. A essas partculas negativas deu-se o nome de eltron. Logo depois, o fsico Goldstein, usando a mesma aparelhagem de Thomson, descobre as partculas carregadas positivamente. A essas partculas deu-se o nome de prton. Nasce, ento, o segundo modelo atmico o Pudim de Passas. O tomo uma esfera macia, formada por um fludo com cargas positivas, na qual estavam dispersas as cargas negativas, de tal maneira que o nmero de cargas negativas fosse igual ao nmero de cargas positivas, pois o tomo um sistema eletricamente neutro. Comeava-se a admitir a divisibilidade do tomo e a reconhecer a natureza eltrica da matria. A partir de 1896, experincias conduzidas por Henri Beccquerel e sua aluna Marie Curie mostraram que alguns elementos qumicos emitem radiaes naturais (urnio, polnio e o

12 rdio), que foram chamadas de radioatividade (propriedade que alguns tipos de tomos instveis apresentam de emitir energia, na forma de luz invisvel, e partculas subatmicas tornando-se tomos estveis). Um ano aps a descoberta da radioatividade, Ernest Rutherford descobriu que havia trs tipos de radiao que podiam ser separadas sob ao de um campo eletromagntico. Pelo desvio sofrido por este campo, Rutherford verificou que as partculas radioativas so: - radiaes alfa: so compostas por partculas positivas. - radiaes beta: so compostas por partculas negativas. - radiaes gama: no apresentam carga eltrica. Em suas pesquisas a respeito de substncias radioativas, Rutherford verificava a possvel influncia da radiao a (alfa) sobre vrios materiais. Ao bombardear uma placa de ouro muito fina, quase transparente, ele obteve resultados surpreendentes. O equipamento utilizado em uma de suas experincias mostrado na figura abaixo:

O resultado deste experimento evidenciou trs comportamentos bem diferentes: a maior parte das partculas alfa atravessava direto a placa de ouro, sem sofrer desvios, portanto, existia um grande vazio no tomo e ele chamou de eletrosfera, onde se localiza os eltrons; um nmero pequeno de partculas alfa sofria desvios ao atravessar a placa, constatando os prtons; uma quantidade pequena de partculas alfa no atravessava a placa e retrocedia, concluiu que no tomo existe uma regio macia, denominada ncleo, onde ficava os prtons e tambm observaram as molculas neutras os nutrons. Assim, surge a necessidade de um novo modelo atmico. 3o Modelo: Rutherford Sistema Solar

13

No tomo de Rutherford o ncleo representa o sol, os eltrons seriam os planetas, girando em rbitas circulares, descrevendo a eletrosfera. Com muitos estudos sobre o tomo surge, ento, suas principais caractersticas, tais como; a) Nmero atmico (Z) a quantidade de prtons existentes no ncleo de um tomo Z=p O nmero atmico o nmero que caracteriza os tomos de um elemento qumico, ou seja, nmero atmico a identidade do tomo. Elemento qumico o conjunto de tomos que possuem o mesmo nmero atmico Como o tomo um sistema neutro, podemos dizer que um tomo: Nmero de prtons = nmero de eltrons p=e

b) Nmero de Massa (A) o nmero de prtons (Z) somando o nmero de nutrons (N) existentes no ncleo de um tomo. A= p + N ou A = Z + N Representao do tomo A representao do tomo de um elemento X feita pela seguinte notao: onde X = smbolo do elemento qumico A = nmero de massa do elemento qumico Z = nmero atmico do elemento qumico
A Z

X ou ZXA

14

O nmero de nutrons de um elemento qumico calculado da seguinte forma: N =A Z Assim, podemos classificar: Istopos - tomos com o mesmo Z (mesmo elemento) diferente A. Exemplos: 6C12; e 6C14; 1H1 hidrognio, 1H2 deutrio, 1H2 trtio. Isbaros - tomos diferentes Z (elementos diferentes) com o mesmo A. Exemplos: 39 39 19K e 20Ca . Istonos - tomos diferentes Z (elementos diferentes) com o mesmo nmero de nutrons (n10). Exemplos: 11Na23 (12 n10) e 12Mg24 (12 n10). ons O tomo um sistema neutro, ou seja, a quantidade de cargas positivas (prtons) igual quantidade de cargas negativas (eltrons). Mas um tomo pode ganhar ou perder eltrons; quando isto acontece, ele deixa de ser um sistema neutro e passa a ser um sistema carregado eletricamente. a) tomo perde eltrons transforma-se em on positivo, que se chamamos de ction Ex:

b) tomo ganha eltrons transforma-se em on negativo, que chamamos de nion. Ex:

15

Representao do on
A Z

XCARGA DO ON

4o Modelo: Rutherford Bohr O modelo de Rutherford apresentava algumas deficincias; por exemplo, como o eltron que estava em movimento no perdia toda sua energia. Em 1913, o cientista Bohr reuniu algumas observaes, experincias e teorias j existentes para aprimorar a explicao do modelo atmico. Por que a luz comum forma o arco-ris ao passar por urna nuvem ou por um prisma? Por que certos elementos qumicos, quando convenientemente aquecidos, emitem luz de urna s cor, como acontece com as "lmpadas de sdio" (luz amarela) existentes em nossas estradas? Para explicar esses fatos, Bohr props o seguinte: a) enquanto o eltron estiver girando na mesma rbita, ele no emite nem absorve energia; b) ao saltar de uma rbita para outra, o eltron emite ou absorve urna quantidade bem definida de energia (denominada quantum de energia, ou, no plural, quanta de energia). Recebendo energia (trmica, eltrica ou luminosa) do exterior, o eltron salta de urna rbita mais interna para outra mais externa; a quantidade de energia recebida , porm, bem definida (um quantum de energia). Pelo contrrio, ao voltar de urna rbita mais externa para outra mais interna, o eltron emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiao eletromagntica, como ultravioleta ou raios X (da o nome f6ton, que dado para esse quantum de energia). Mais urna vez notamos o entrelaamento entre matria e energia: a energia luminosa (luzes de todas as cores) o resultado do "salto" dos eltrons entre as vrias rbitas eletrnicas possveis ao redor de um dado ncleo. Assim, ao "tomo de Rutherford" complementado pelas ponderaes de Bohr foi dado o nome de MODELO ATMICO DE RUTHERFORD-BOHR.

16

No nosso dia-a-dia, lidamos com vrios tipos de ondas eletromagnticas com diferentes comprimentos de onda. Algumas dessas ondas so claramente percebidas pelos nossos sentidos, como viso. Esquema com diferentes tipos de ondas eletromagnticas.

17

Distribuio eletrnica Mais tarde constatou-se que as rbitas eletrnicas de todos os tomos conhecidos se agrupam em sete camadas eletrnicas, que foram denominadas K, L, M, N, O, P, Q (nmero quntico principal: 1, 2, 3, 4 ,5, 6 e 7). Em cada camada, os eltrons possuem urna quantidade fixa de energia; por esse motivo, as camadas so tambm denominadas estados estacionrios ou nveis de energia. Alm disso, cada camada comporta um nmero mximo de eltrons, conforme mostrado no esquema a seguir:

Em 1916, Sommerfeld observou que dois eltrons podem estar num mesmo nvel, mas com energia diferentes. Estes nveis de energia eram constitudos por algumas divises que foram denominadas subnveis de energia (nmero quntico secundrio, l).

Estudos especficos determinaram que os subnveis de um mesmo nvel tm energias diferentes, de tal forma que para um mesmo nvel os seus subsnveis sempre aumentam em energia, na seguinte ordem:

s<p<d<f
A necessidade de demonstrar a crescente energia dos subnveis, surgiu o diagrama de Linus Pauling. Onde encontraremos os subnveis j em ordem crescente de energia Diagrama de Pauling A quantidade mxima de eltrons que cada subnveis suporta representado como expoente do subnvel.

s2 p6 d10 f14

18

Ex: Fe (26) sua distribuio eletrnica : 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6, onde: 4s2 a ltima camada 3d6 o subnvel mais energtico III Tabela Peridica muito comum atribuir o crdito da construo da Tabela Peridica a Mendeleev, mas no devemos nos esquecer de outro qumico, talvez to brilhante quanto o cientista russo: o alemo Julius Lothar Meyer (1830 - 1895). Em 1869, Meyer e Mendeleev, trabalhando independentemente, lanaram classificaes peridicas semelhantes. Mas o brilhantismo das previses de Mendeleev ofuscou por completo o resultado das pesquisas de Lothar Meyer. A base da classificao peridica atual a tabela de Mendeleev e Moseley, com a diferena de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus nmeros atmicos e no com os pesos atmicos, como era a classificao feita por Mendeleev. Propriedades Peridicas dos elementos Todas as partculas so formadas pela unio de tomos de um nmero pequeno de elementos qumicos. Atualmente, so conhecidos 115 elementos qumicos, contando com os naturais e artificiais. Veja a seguir como os elementos esto organizados na chamada tabela peridica:

19

Na tabela peridica os elementos esto organizados em ordem crescente de nmeros atmicos e por semelhana de configuraes eletrnicas. A tabela peridica atual formada por 109 elementos distribudos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de perodo. Os elementos pertencentes ao mesmo perodo possuem o mesmo nmero de camadas de eltrons.As linhas verticais da tabela peridica so denominadas de famlias e esto divididas em 18 colunas. Os elementos qumicos que esto na mesma coluna na Tabela Peridica possuem propriedades qumicas e fsicas semelhantes. Algumas famlias ou grupos recebem nomes especiais: 1A - Famlia dos metais Alcalinos 2A - Famlia dos metais Alcalinos Terrosos 3A - Famlia do Boro 4A Famlia do Carbono 5A Famlia do Nitrognio 6A - Famlia dos Calcognios 7A - Famlia dos Halognios 8A - Famlia dos Gases Nobres * Lantandeos so elementos de transio interna (subnveis mais energticos o 4f) e so abundantes na natureza. ** Actindeos so elementos de transio interna (subnveis mais energticos o 5f) e so radioativos. A famlia caracterizada pelos eltrons do subnvel mais energtico, portanto os elementos de uma mesma famlia apresentam a mesma configurao na ltima camada. Um exemplo o berlio e clcio tem a mesma configurao na ltima camada, isto , s 2; portanto ambos pertencem famlia 2A.

20

Cada uma dessas propriedades depende de pelo menos dois fatores. o balano entre esses fatores que ir determinar a variao de cada propriedade tais como: raio atmico, potencial de ionizao, afinidade eletrnica, eletronegatividade e outros. IV Ligaes Qumicas As foras que mantm os tomos unidos so fundamentalmente de natureza eltrica e se denominam ligaes qumicas. A unio dos tomos esta na capacidade de um tomo ligarse a outro, ou seja, na capacidade de doar, receber ou compartilhar eltrons. Esta capacidade da o nome de valncia. Os tomos se ligam procurando a estabilidade. Um tomo adquire a estabilidade quando possui 8 eltrons na camada eletrnica mais externa, ou 2 eltrons quando possui apenas a camada K. Observou-se que tomos que tinham 2, na camada K, ou 8 eltrons na ltima camada eram estveis. Estes tomos so os gases nobres. Essa a chamada regra do octeto. Assim, surgem s ligaes qumicas que um meio de os tomos chegarem a estabilidades. As ligaes qumicas so: a) Ligao Inica A ligao inica a fora que mantm os ons unidos, depois que um tomo entrega definitivamente um, dois ou mais eltrons a outro tomo. Esta troca de eltrons resulta na formao de carga eltrica do on (eletrovalncia). A ligao inica ocorre, geralmente, entre tomos de metais com tomos de ametais. Isso porque os metais so eletropositivos (tendncia de doar eltrons) e os ametais so mais eletronegativos (tendncia de receber eltrons). Estes compostos inicos em soluo aquosa conduzem corrente eltrica.

Regra geral da formulao Para escrever a frmula de um composto inico basta descobrir qual a carga do on estvel formado pelo elemento e, a seguir, utilizar a seguinte regra prtica:

21

Ex:

b) ligao Metlica Do ponto de vista qumico, os metais se caracterizam por possuir poucos eltrons na camada exterior do tomo. Segundo a teoria da ligao metlica, esses eltrons formam uma "nuvem eletrnica", que ocupa faixas limitadas no interior do metal, as chamadas zonas de Brillain, e podem passar facilmente de uma para outra, o que justifica a relativa liberdade de que desfrutam dentro da rede. O slido metlico seria assim formado pelos ncleos dos tomos mergulhados nessa nuvem eletrnica, que pertence ao conjunto.A ligaometlica explica a condutividade eltrica, a maleabilidade, a ductilidade e outras propriedades dos metais. As ligas metlicas so unies de 2 ou mais metais, podendo ainda incluir semi-metais ou no. Exemplos de ligas metlicas so:ao (ferro + carbono), o bronze(cobre + estanho), ouro 18kilates (ouro + cobres), etc.

c) Ligao Covalente H um compartilhamento de eltrons entre os tomos, que possuem tendncia de ganhar eltrons. Cada ligao covalente normal constituda por um par de eltrons, um de cada tomo.Assim, quando dois ou mais tomos de mesma ou de eletronegatividade similar

22 reagem, no ocorre uma transferncia completa de eltrons. Eles compartilham eltrons. As ligaes covalentes se formam entre os tomos, e seus produtos so chamados de molculas.

Ex:

HH

d) Ligaes covalentes dativas a unio entre tomos que estabelecida por meio de pares de eltrons, porm de modo que o par eletrnico seja trazido apenas por um dos tomos. Normalmente, cada par eletrnico coordenado corresponde a duas unidades de valncia, isto , equivale a duas ligaes covalentes normais. Ex:
H2SO4 O O S O O O H H O S O H O H O S O H O H O

Visto os tipos de ligaes qumicas temos tambm as interaes intermoleculares. As interaes intermoleculares determinam as propriedades fsicas das substncias, ou seja, os estados fsicos que elas apresentam, tais como: slido, lquido e gasoso. Estas interaes so: 1. Foras dipolo-dipolo: distribuies no uniformes dos eltrons de ligao, resultando na formao de plos, foram as molculas a se orientarem de modo que a extremidade positiva de uma molcula se direcione para a extremidade negativa da outra.

23 2. Ligaes de Hidrognio (ponte de hidrognio): Atraes dipolo-dipolo muito fortes ocorrem entre tomos de hidrognio ligados a tomos pequenos e fortemente eletronegativos (O, N ou F) e pares de eltrons no ligantes de outros desses tomos.

_ CH3CH2 O H

H O CH2CH3

3. Foras de Van der Waals: dipolos temporrios e dipolos induzidos em molculas apolares, resultantes de eltrons no uniformes em dado instantes.

4. Solubilidade: a dissoluo de um slido inico pela gua, mostrando a hidratao dos ons positivos e negativos por molculas muito polares de gua.
H H
_O

H + _ O_ H

H +
_ _O

O H + H H O + H _ H + H O H + O H

O H H

V Substncias Inorgnicas As substncias inorgnicas so divididas em quatros grupos: a) cidos Os cidos so muito comuns em nosso dia-a-dia: o vinagre contm cido actico (C2H4O2); o limo, a laranja e demais frutas ctricas contm cido ctrico (C6H8O7); a bateria do automvel contm cido muritico, usado para limpeza de pisos, azulejos, etc; contm cido clordrico (HCl); e assim por diante. Mas ateno: de modo geral, os cidos so txicos e corrosivos, devemos neste caso evitar ingeri-los, respir-los ou que entre em contato com a pele. Os cidos so compostos que em soluo aquosa sofrem ionizao, liberando como ction o on hidrognio (H+). HXA XH+ + A-X Conclui-se, ento, que o on H+ o responsvel pela propriedade dos cidos, sendo chamado de radical funcional dos cidos. Hoje em dia sabemos que o ction H+ se une molcula de gua, formando o ction H3O+, chamado de on hidroxnio ou hidrnio. H+ + H2 O H3O+ Este processo de formao de ons denominado de ionizao resultando na conduo eltrica.
H2O

24 Formulao dos cidos Os cidos sempre vo apresentar o ction H+ mais um grupo de tomos com cargas negativas (nion). Sabemos que a frmula obtida deve ser eletricamente neutra. Como o on negativo (nion) varia na frmula dos cidos, iremos represent-lo por A e sua carga p x, temos ento, a regra geral:

Classificao dos cidos 1. De acordo com o nmero de hidrognios ionizveis: Monocidos: a molcula produz apenas 1 H+: HCl, HNO3; Dicidos: a molcula produz apenas 2 H+: H2SO4, H2CO3; Tricidos: a molcula produz apenas 3 H+: H3PO4, H3BO3; Tetrcidos: a molcula produz apenas 4 H+: H4P2O7, H4SiO4. 2. De acordo com a presena ou no de oxignio na molcula: Hidrcidos: no contm oxignio: HCl, HBr, H2S; Oxicidos: contm oxignio na molcula: H2SO4, H3PO4. 3. De acordo com o grau de ionizao cido forte 50 % cido moderado 5 % < 50 % cido fraco < 50 % Ex: H2CO3 = 18% cido fraco H3PO4 = 27% cido moderado Usando uma regra prtica

no de tomos de O no de tomos de H ionizveis Ex: H2Cr2O7: 7-2+5 cido forte HNO3: 3-1= 2 cido forte H3PO4: 4-3= 1 cido moderado Nomenclatura dos cidos A nomenclatura dos cidos segue, via de regra, o esquema: cido + nome do nion com terminao modificada

25

Ex: H2CO3

ction H+ nion CO3 ction H+ HCN nion ction H+ HNO2 nion


-2

= carbonato

cido carbnico

= cianeto

cido ciandrico

= nitrito

cido nitroso

Excees: 1. cidos que apresentarem na sua frmula molecular o elemento fsforo (P) junto com o elemento oxignio (O) devemos acrescentar R antes da terminao modificada. Ex: H3PO4 cido fosfrico 2. cidos que apresentarem na sua frmula molecular o elemento enxofre (S) junto com o elemento oxignio (O) devemos acrescentar R antes da terminao modificada. Ex: H2SO4 cido sulfrico cidos do cotidiano Acido Fluordrico - HF Nas condies ambientes, um gs incolor, que tem a caracterstica de corroer o vidro, que composto de silicatos e boratos, quando em soluo aquosa. Por esse motivo, em laboratrios, deve ser guardado em frascos plsticos (polietileno), sendo usado para fazer gravaes em cristais e vidros. utilizado para a obteno de fluoretos, como por exemplo, NaF, usado como anticrie. O HF venenoso e a concentrao mxima admissvel no ar que se respira de 3 2 mg/m . cido Clordrico - HCl O cido clordrico consiste no gs cloreto de hidrognio, que bastante solvel, dissolvido em gua. O estmago secreta esse cido, num volume aproximado de 100 mL, para auxiliar a digesto dos alimentos. Quando impuro, vendido no comrcio com o nome de cido muritico, sendo usado principalmente na limpeza de pisos e de superfcies metlicas antes do processo de soldagem. Na extrao de petrleo, o cido clordrico introduzido no bolso rochoso, dissolvendo uma parte das rochas e facilitando o fluxo de petrleo at a superfcie. Algumas vezes, esse procedimento pode ajudar a tornar o poo de petrleo mais rentvel. cido Sulfdrico - H2S um gs incolor e venenoso, paralisa os centros da respirao e bloqueia as vias respiratrias. fortemente irritante para as mucosas. A concentrao letal de 2 mg/L de ar. Forma-se na putrefao de substncias orgnicas naturais que contenham enxofre, pela ao de bactrias aerbias sobre as protenas. Por exemplo, as protenas do ovo contm.enxofre (S) e, na sua putrefao, forma-se o cido sulfdrico (FLS). Da dizer-se que o H2S tem cheiro de ovo podre.

26 Queima no ar, com chama azul, produzindo SO2 (dxido de enxofre) e H2O. encontrado em pequenas quantidades em algumas guas minerais (sulfurosas) e sua utilizao restrita a processos de anlises b) Bases As bases so muito comuns em nossa vida diria. Vrios lquidos de limpeza usados nas cozinhas contm bases, como por exemplo: hidrxido de sdio, NaOH; o hidrxido de amnio, NH4OH; etc. O chamado leite de magnsia, usado para combater a acidez estomacal, contm hidrxido de magnsio, Mg(OH)2. Cuidado, muitas bases so txicas e corrosivas. As bases so compostas que, por dissociao inica, liberam como on negativo apenas o nion hidrxido OH-, tambm chamado hidroxila. O OH- ser, ento, o radical funcional das bases. Ex: Na+ + OHNaOH Ca+ + 2 OHCa(OH)2 Essa separao de ons denomina-se dissociao inica ou dissociao eletroltica. Classificao das bases a) Em relao nmero de hidroxila (OH-): Monobase apresenta apenas uma hidroxila. Ex: NaOH, KOH Dibase apresenta duas hidroxilas. Ex: Mg(OH)2, Pb(OH)2 Tribase apresenta trs hidroxilas. Ex: Al(OH)3, F(OH)3 Tetrabase apresenta quatro hidroxilas. Ex: Pb(OH)4, Sn(OH)4 b) Em relao solubilidade Solveis as bases formadas por metais alcalinos e o hidrxido de amnio. Parcialmente solveis bases formadas por metais alcalinos terrosos. Insolveis so as demais bases c) Em relao fora Base forte bases formadas por metais alcalinos e metais alcalinos terrosos. Base fraca so as demais bases. Formulao das Bases As bases so formadas por um radical positivo (metal) e pelo radical funcional, que o nion hidroxila (OH-). A quantidade de cargas negativas deve ser igual s cargas positivas, de tal forma que a frmula obtida seja eletricamente neutra. Como o on positivo (ction) varia na frmula das bases, iremos represent-lo por B e sua carga por +y, temos, ento, a regra geral:

Nomenclatura das bases

27 A nomenclatura das bases segue uma regra: Quando a base for formada por ctions de carga fixa:

Hidrxido de nome do metal (ction)


Ex: Na+ = ction sdio NaOH = hidrxido de sdio Ca+2 = ction clcio Ca(OH)2 = hidrxido de clcio Quando a base for formada por ctions de carga varivel (metais de transio)

Hidrxido de nome do ction + carga do ction em algarismo romano


ou

Hidrxido + nome do ction + terminao

oso < carga ico > carga

Ex: Fe+2 = ction ferro II ou ferroso Fe(OH)2 = hidrxido de ferro II ou hidrxido ferroso. Fe+3 = ction ferro III ou frrico Fe(OH)3 = hidrxido de ferro III ou hidrxido frrico. Bases do cotidiano Hidrxido de sdio Conhecida como soda custica, cujo termo custica significa que ela pode corroer ou, de qualquer modo, destruir os tecidos vivos. um slido branco e higroscpico, ou seja, tem a propriedade de absorver gua. Quando preparamos solues concentradas, devemos conservar em frascos plsticos, pois lentamente reagem com o vidro. Alm disso, reagem com leos e gorduras e, por isso, uma das principais aplicaes da soda custica a produo de sabo e para desentupir pias e ralos. Outras aplicaes do hidrxido de sdio esto relacionadas a industria petroqumica, de fabricao de papel, de celulose, de corantes etc. Hidrxido de clcio Conhecido como cal hidratada, cal extinta ou cal apagada. Nas condies ambientes, um slido branco, pouco solvel em gua. Essa base consumida em grande quantidade nas pinturas a cal (caiao) e na preparao de argamassa. Sais Os sais so tambm comuns em nosso cotidiano: o sal comum, NaCl (cloreto de sdio), est presente em nossa comida diria; o bicarbonato de sdio, NaHCO3, usado como anticido e tambm no preparo de bolos e bolachas; o sulfato de magnsio, MgSO 4 (sal amargo), usado como purgante; o gesso usado em ortopedia ou em construo o sulfato

28 de clcio hidratado, 2CaSO4.H2O; e assim por diante. Apesar destes benefcios h muitos sais que so altamente txico. O sal um composto resultante da neutralizao de um cido por uma base, com eliminao de gua. formado por um ction (metal) proveniente de uma base e um nion proveniente de um cido (ametal). Classificao Os sais podem ser classificados em: sal normal (sal neutro, na nomenclatura antiga), hidrognio sal (sal cido, na nomenclatura antiga) hidrxi sal (sal bsico, na nomenclatura antiga). Nomenclatura nome do sal = [nome do nion] + de + [nome do ction] Ex: NaCl = cloreto (Cl-); sdio (Na+) cloreto de sdio CaCO3 = carbonato (CO3-2); clcio (Ca+2) carbonato de clcio Reaes de salificao Reao da salificao com neutralizao total do cido e da base Todos os H ionizveis do cido e todos os OH- da base so neutralizados. Nessa reao, forma-se um sal normal. Esse sal no tem H ionizvel nem OH-, porque estes formam a gua. CIDO + BASE => SAL + H2O Ex: NaOH + HCl => H2O + NaCl Ca(OH)2 + H2CO3 => 2H2O + CaCO3 Mg(OH)2 + H2SO3 => 2H2O + MgSO3 Sais do cotidiano Cloreto de sdio (NaCl) Na alimentao obrigatria por lei adio de certa quantidade de iodeto (NaI, KI) ao sal de cozinha, como preveno da doena do bcio. Para a conservao da carne, do pescado e de peles. Obteno de misturas refrigerantes; a mistura gelo + NaCl(s) pode atingir -22C. Obteno de Na, Cl2, H2, e compostos tanto de sdio como de cloro, como NaOH, Na2CO3, NaHCO3, HCl, etc. Em medicina sob forma de soro fisiolgico (soluo aquosa contendo 0,92% de NaCl), no combate desidratao. Bicarbonato de sdio (NaHCO3) Anticido estomacal. Neutraliza o excesso de HCl do suco gstrico. NaHCO3 + HCl => NaCl + H2O + CO2 Na fabricao de digestivo, como Alka-Seltzer, Sonrisal, sal de frutas, etc. O sal de frutas contm NaHCO3 e cidos orgnicos slidos (tartrico, ctrico e outros). Na presena de gua, o NaHCO3 reage com os cidos liberando CO2(g), o responsvel pela efervescncia: NaHCO3 + H+ => Na+ + H2O + CO2

29 Na fabricao de fermento qumico. O crescimento da massa (bolos, bolachas, etc) devido liberao do CO2 do NaHCO3. Na fabricao de extintores de incndio (extintores de espuma). No extintor h NaHCO3 (s) e H2SO4 em compartimentos separados. Quando o extintor acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4, com o qual reage produzindo uma espuma, com liberao de CO2. Estes extintores no podem ser usados para apagar o fogo em instalaes eltricas porque a espuma eletroltica (conduz corrente eltrica). Carbonato de clcio (CaCO3) encontrado na natureza constituindo o calcrio e o mrmore. Na fabricao de CO2 e cal viva (CaO), a partir da qual se obtm cal hidratada (Ca(OH)2. Na fabricao do vidro comum. Fabricao do cimento Portland: Calcreo + argila + areia => cimento Sob forma de mrmore usado em pias, pisos, escadarias, etc. Sulfato de clcio (CaSO4) Fabricao de giz escolar. O gesso uma variedade de CaSO4 hidratado, muito usado em Ortopedia, na obteno de estuque, etc. xidos Os xidos so tambm muito freqentes em nosso dia-a-dia. Um dos mais importantes, no geral, a gua, H2O. Em segundo lugar vem o gs carbnico (CO2), que possibilita a fotossntese pelos vegetais, que tambm garante a vida de todas as plantas e animais sobre a terra. Muito comum, tambm, a areia (SiO2, slica ou xido de silcio); aliais as slicas forma tambm muitas pedras semipreciosas, como quartzos, a gata, a opala, a ametista, etc. Vrios minerais so tambm xidos, como por exemplo: a hematita (Fe2O3, minrio de ferro); a pirolusita (MnO2, minrio de mangans) e assim por diante. Os xidos so Compostos binrios de oxignio com outro elemento menos eletronegativo (todos os elementos da tabela peridica com exceo do flor, F). Classificao e Nomenclatura xido bsico: Metal+x + O2-. Nomenclatura: xido de nome do metal* Ex: Na+ + O2- => Na2O - xido de sdio. K+ + O2- => K2O - xido de potssio. xido cido: Ametal+x + O2-. Nomenclatura: Prefixo do no de O + xido de Prefixo do no do ametal + nome do ametal Ex: N3+ + O2- => N2O3 trixido de dinitrognio S4+ + O2- => SO2 - dixido de enxofre Br1+ + O2- => Br2O xido de dibromo

30 Perxido: Metal+x (1A, 2A) + O1-. xido bsico (1A, 2A) + O. Nomenclatura: perxido de nome do metal Na2O + O => Na2O2 - perxido de sdio. CaO + O => CaO2 - perxido de clcio. OBS: H2O + O => H2O2 - perxido de hidrognio ("gua oxigenada"). xidos do cotidiano xido de clcio (CaO) um dos xidos de maior aplicao e no encontrado na natureza. obtido industrialmente por pirlise de calcrio. Fabricao de cal hidratada ou Ca(OH)2. Preparao da argamassa usada no assentamento de tijolos e revestimento das paredes. Pintura a cal (caiao). Na agricultura, para diminuir a acidez do solo. Dixido de carbono (CO2) um gs incolor, inodoro, mais denso que o ar. No combustvel e nem comburente, por isso, usado como extintor de incndio. O CO2 no txico, por isso no poluente. O ar contendo maior teor em CO2 que o normal (0,03%) imprprio respirao, porque contm menor teor em O2 que o normal. O CO2 o gs usado nos refrigerantes e nas guas minerais gaseificadas. Aqui ocorre a reao: CO2 + H2O <= H2CO3 (cido carbnico) O CO2 slido, conhecido por gelo seco, usado para produzir baixas temperaturas. Atualmente, o teor em CO2 na atmosfera tem aumentado e esse fato o principal responsvel pelo chamado efeito estufa. Hidretos Caracterizados pelo HNomenclatura Hidreto de nome do metal* Exemplos de Hidretos inicos NaH - hidreto de sdio. CaH2 - hidreto de clcio. AlH3 - hidreto de alumnio. A dissociao da gua Produto inico da gua (Kw): A gua pura apresenta uma condutividade eltrica definida, ainda que muito baixa, como consequncia da sua habilidade de sofrer uma autodissociao, que pode ser escrita como: H2O(l) + H2O(l) H3O+(aq) + OH-(aq)

31 A condio do equilbrio dada por [H3O+][OH-] / [H2O]2. No entanto, como a concentrao de molculas de gua essencialmente constante, podemos simplificar a expresso, escrevendo apenas [H+][OH-], que conhecida como Kw (constante de dissociao da gua ou produto inico da gua). O valor dessa expresso constante, e pode ser calculado experimentalmente. temperatura de 25 oC, independentemente de a gua ser destilada ou suja e lamacenta, o produto das concentraes de do on H+ e do on OH- sempre constante e vale 1,0 x 10-14. A soma [H+] + [OH-], portanto, deve sempre resultar 1,0 x 10-14 mol/L. Kw = [H+][OH-] = 1,0 x 10-14 pH e pOH: Como [H3O+][OH-] uma constante, podemos dizer que estas duas concentraes so "balanceadas" uma em relao outra, isto , quando uma aumenta a outra diminui e viceversa. Isso nos permite calcular a concentrao de uma a partir da outra, j que sabemos o valor do produto: 1,0 x 10-14 mol/L. Por exemplo, numa soluo 0,02 M de HCl, quais seriam as concentraes dos dois ons? Veja: O HCl um cido forte e por isso est totalmente dissociado. Como a estequiometria da reao de ionizao do cido (HCl H+ + Cl-) 1:1:1, se a concentrao de HCl + 0,02 M, a concentrao de H na soluo tambm 0,02 M. Agora, de posse do valor de [H+], encontramos facilmente a concentrao de OH-: [H+][OH-] = 1,0 x 10-14 [OH-] = (1,0 x 10-14) / (2,0 x 10-2) [0,02][OH-] = 1,0 [OH ] = 5,0 x 10-13 mol/L
-

10-14

A concentrao hidrogeninica [H+] em uma soluo pode variar de mais de 10 mol/L a menos de 1 x 10-15 mol/L. Porm, no faz muito sentido considerar medidas concentraes altssimas ou baixssimas de ons H3O+. Assim, foi convencionada uma faixa de concentraes [H+], de acordo com o produto inico da gua, entre 1,0 mol/L e 1,0 x 10 14 mol/L. Solues com [H+] acima de 1 mol/L j so cidas demais para terem sua fora cida medida, isto , a quantidade de espcies H+ em soluo mais do que suficiente para que a soluo seja considerada fortemente cida. Por outro lado, concentraes de H + abaixo de 1,0 x 10-14 mol/L so pequenas demais para serem consideradas, ou seja, so desprezveis. Usualmente, para se medir a fora cido-bsica de uma soluo, utiliza-se uma escala de pH, que varia de 0 a 14. O pH definido como o logaritmo negativo da concentrao hidrogeninica [H+]. Assim, os valores 0 e 14 significam, respectivamente, concentraes 1,0 mol/L e 1,0 x 10-14 mol/L, j que -log (1,0) = 0 e -log (1,0 x 10 -14) = 14. Com o conceito de pH podemos introduzir outro: o pOH que, por analogia, definido como o logaritmo negativo da concentrao hidroxilinica [OH-]. A soma de pH + pOH sempre resultar 14. Por isso, se o pH de uma soluo 3,2 seu pOH 10,8 e vice-versa.

32 Podemos ento classificar as solues em trs tipos, em relao sua fora cidobsica:

Solues cidas - A concentrao de ons H3O+ superior a de ons OH- (pH < 7) Solues neutra - A concentrao de ons H3O+ inferior a de ons OH- (pH = 7) Solues bsica - A concentrao de ons H3O+ igual a de ons OH- (pH > 7)

Nos clculos de problemas envolvendo pH, geralmente usa-se a seguinte sequncia: fornecida a concentrao hidrogeninica da soluo, como, por exemplo, 3,2 x 10 -4 mol/L. Pela propriedade dos logaritmos tem-se que: -log (3,2 x 10-4) = - (log 3,2 + log 10-4). Lembre-se que logbbc = c; assim: log 10-x = -x. Pode-se ainda fornecer a concentrao hidroxilinica da soluo para, a partir dela, calcular-se o pH. Veja alguns exemplos de problemas envolvendo pH e pOH (use, se for preciso, uma calculadora cientfica para os clculos de logaritmos):

1) Calcule o pH de uma soluo cuja concentrao hidrogeninica 1,0 x 10-3 mol/L. pH = -log (1,0 x 10-3) = - (log 1 + log 10-3) = - (0 - 3,0) = 3,0

2) Calcule o pH de uma soluo de HCl cuja concentrao hidrogeninica 4,6 x 10-3 mol/L. pH = -log (4,6 x 10-3) = - (log 4,6 + log 10-3) = - (0,66 - 3,0)= 2,34

3) Calcule o pH de uma soluo de NaOH de concentrao 2,0 x 10-2 mol/L.

A concentrao que foi dada de espcies NaOH e no de ons H 3O+. Sabemos que o NaOH uma base forte e, por isso, encontra-se completamente ionizada em soluo. A equao que descreve esse processo NaOH Na+ + OH-. Assim, pela proporo 1:1:1, a concentrao de ons OH ser igual concentrao de espcies NaOH dada no problema. Logo, temos que [OH-] = 2,0 x 10-2 mol/L. Agora, fazemos a seguinte operao: [H+][OH-] = 1,0 x 10-14 [H+] = (1,0 x 10-14) / (2,0 x 10-2) [H+][2,0 x 10-2] = 1,0 x 10-14 [H ] = 5,0 x 10-13 mol/L
+

Com o valor de [H+] calculamos o pH da soluo: pH = -log (5,0 x 10-13) = - (log 5 + log 10-13) = - (0,7 - 13,0) = 12,3 4) Calcule o pH de uma soluo de H2SO4 de concentrao 2,5 x 10-3 mol/L.

A concentrao que foi dada de espcies H2SO4 e no de ons H3O+. Sabemos que o H2SO4 um cido forte e, por isso, encontra-se completamente ionizada em soluo. A equao que descreve esse processo H2SO4 2 H+ + SO42-. Assim, pela proporo

33 1:2:1, a concentrao de ons H+ ser duas vezes a concentrao de espcies H2SO4 dada no problema. Logo, temos que [H+] = 5,0 x 10-3 mol/L. Com o valor de [H+] calculamos o pH da soluo: pH = -log (5,0 x 10-3) = - (log 5 + log 10-3) = - (0,7 - 3,0) = 2,3 5) Qual a concentrao hidrogeninica de uma soluo cujo pH 11,68 ? Desta vez temos que fazer a operao inversa: [H+] = antilog (-pH) = 10-pH antilog (-11,68) = 10-11,68 = 2,1 x 10-12 mol/L

A definio de pH como sendo -log [H+] foi estendida para outros casos. Desse modo, podemos falar em pKa, pKb etc. muito comum encontrarmos valores de pKa para cidos e pKb para bases. O pKa de um cido HA -log Ka, ou seja, -log ([A-][H+] / [HA]). Para uma base MOH, o pKb -log Kb, ou seja, -log ([M+][OH-] / [MOH]). Indicadores cido-base A acidez de uma soluo medida pela concentrao de ons H+ presentes, usando-se uma escala exponencial: o logaritmo decimal da concentrao com o sinal trocado, conhecido como pH = - log[H+]. Os indicadores so substncias cidas ou bsicas que mudam de cor conforme o pH da soluo. Como o ponto final da reao pode se realizar com diferente pH, existe uma srie de indicadores que mudam de cor em diferentes graus de acidez.

Temos como alguns exemplos de solues cidas: suco gstrico, lquido de bateria, limo, laranja, ma, tomate, refrigerantes, cerveja, urina saliva, leite de vaca e etc. Solues bsicas: sangue, gua do mar, tintura de cabelo, sabonete, sal de fruta e etc.

34

VI Estequiometria Grandezas qumicas Massa atmica (MA) a massa do tomo medidas em unidades de massa atmica Ex Cl 35 tem massa atmica de 34,969 u O16 tem uma massa atmica de 15,9994 u Massa Molecular(MM) a soma das massas atmicas de todos os tomos constituintes das molculas. Ex: H2SO4 MM = ? MA do H = 1 u MA do S = 32 u MM do H2SO4 = (2x1) + (1x32) + (4x16) = 98 u MA do O = 16 u

Nmero de Avogadro ou constante de Avogadro o nmero de entidades qumicas existentes quando as massas dessas entidades forem expressas em gramas.

Nmero de Avogadro = 6,02x1023


Ex: 18 u de H2O a massa de 1 molcula de H2O 18 g de H2O a massa de 6,02x1023 molculas de H2O Mol a quantidade de matria que contm 6,02x1023 entidades.

1 mol corresponde a 6,02x1023 entidades (tomos, molculas, ons,...)


Ex: 1 mol de tomos contm 6,02x1023 tomos 2 mol de tomos contm 2x 6,02x1023 tomos 1 mol de molculas contm 6,02x1023 molculas Massa molar (M) a massa de 1 mol de entidade qumica (tomo, molcula, on, etc.), ou seja, a massa de 6,02x1023 entidades qumicas Unidade mais usada para a massa molar g/mol Ex: M de nenio = 20g/mol (massa de 1 mol de tomos de Ne) Nmero de mols (n) a determinao de matria. Relaciona a massa de uma entidade qumica com sua massa molar.

35 n= m M Ex: Quantos mols existem em 54g de gua? 54 = 3 mols n= m = M 18 Volume Molar o volume ocupado por um mol de qualquer gs, a uma determinada presso e temperatura. Nas condies normais de temperatura e presso (CNTP, TPN ou CN), ou seja, presso de 1 atm e temperatura de 273 K (0o C) o volume molar corresponde a 22,4 L.

Volume molar = 22,4 L nas CNTP


Ex: 1 mol de gs carbnico (CO2) ocupa nas CNTP 22,4 L Lembrar que 1 mol de CO2 = 44g = 6x1023 molculas Relao entre as grandezas qumicas

1 mol

6x1023

22,4 L

Bibliografia: Esta apostila um resumo de vrios livros de qumica. Esta foi montada pela Profa Ediclea C. F. Camargo.

Das könnte Ihnen auch gefallen