Sie sind auf Seite 1von 24

UNIVERSIDADE GUARULHOS

So Paulo 2011

Complicaes Agudas
Hiperglicemia Quando houver indicao mdica para o tratamento da hiperglicemia no domiclio, os diabticos Tipo 1 e Tipo 2 devero receber as seguintes recomendaes: manter a dieta habitual, pois freqente a noo de que a reduo da alimentao acarretar melhora da descompensao diabtica. Mas, devemos considerar que, muitas vezes, o descontrole metablico pode estar ocorrendo devido transgresso diettica, que teve incio em uma festa ou viagem e que a polifagia do Diabetes descontrolado tambm contribui e dificulta o seguimento da dieta.

Hiperglicemia Portanto, fundamental que na histria clnica sejam identificados os fatores causais da hiperglicemia; aumentar a ingesto de lquidos, principalmente de gua, para prevenir a desidratao; a reposio do potssio, perdido pela diurese, poder se dar pela ingesto de caldo de carne, sucos de frutas (exemplos: melo e laranja) e gua de coco; selecionar os alimentos e prepar-los de forma que facilitem a digesto. O fracionamento dever tambm ser mantido, sobretudo se nuseas e vmitos estiverem presentes.

Hipoglicemia uma complicao aguda que, na maioria das vezes, pode ser tratada pelo prprio diabtico e pelas pessoas que o cercam. Para isto, de fundamental importncia saber como tratar e, sobretudo, como prevenir sua ocorrncia. A hipoglicemia (nveis glicmicos < 50mg/dl) mais freqente nos diabticos tratados com insulina; porm, pode tambm acontecer com os que usam hipoglicemiantes orais. Dependendo da intensidade e da durao da hipoglicemia, as recomendaes sero diferenciadas.

Hipoglicemia Hipoglicemia Leve: O diabtico mantm a conscincia e apresenta sinais e sintomas de alerta, tais como tremores, palpitaes, sudorese e muita fome. Estas reaes so mediadas pelo sistema nervoso autnomo (resposta adrenrgica). Devero ser tratadas com a ingesto oral de carboidratos simples (acar, mel, gua com acar, balas, refrigerante e gelia de frutas no dietticas, suco de frutas e tabletes de glicose). Evitar sorvetes e chocolates, pois o contedo de gordura destes alimentos dificulta a absoro do acar que eles contm. Aps 10 a 15 minutos, os sintomas devem desaparecer.

Hipoglicemia Hipoglicemia Moderada neuroglicopnica): (Resposta adrenrgica e

O diabtico ainda mantm a conscincia. Os sintomas da fase leve so mais intensos e podem ter, tambm, sonolncia, cansao, tonteiras, cefalia, confuso mental, distrbio de comportamento (apatia, irritao, agressividade) e viso turva. Neste caso, a ao deve ser imediata, oferecendo-se ao indivduo carboidratos simples, preferencialmente lquidos, pois a evoluo rpida dos sintomas pode torn-lo inconsciente.

Hipoglicemia Hipoglicemia Moderada Moderada (Resposta adrenrgica e neuroglicopnica): Se apresentar dificuldade para levar o alimento boca, deve ser auxiliado, ou ento deve-se massagear acar ou mel nas gengivas e mucosa oral, at que o diabtico apresente melhora. Em seguida, deve-se ministrar carboidrato complexo ou uma refeio, para que o episdio no reincida. Poder tambm ser usado o Glucagon intramuscular ou subcutneo, ou glicose hipertnica 50% endovenosa. Ateno! Se o diabtico no conseguir engolir, no se deve forar, pois poder ocorrer aspirao.

Hipoglicemia Hipoglicemia Severa


estando

os nveis glicmicos muito baixos, ocorrer perda da conscincia. Neste caso, as pessoas que cercam o diabtico devem ser orientadas a massagear as gengivas e mucosa oral com acar ou mel e procurar atendimento mdico imediatamente. Na hipoglicemia severa, alm dos cuidados imediatos acima referidos, pode-se tambm usar, como primeira alternativa segura, o Glucagon (IM ou SC).

Hipoglicemia Hipoglicemia Severa


Este

hormnio eleva a glicemia rapidamente e, ocorrendo a recuperao da conscincia, dever ser oferecida alimentao ou ser aplicado soro glicosado EV, pois o efeito do Glucagon fugaz e, por isso, s vezes preciso repetir a dose aps cinco minutos. aconselhvel que todo diabtico que usa insulina tenha sempre disponvel o Glucagon Na hipoglicemia severa, o tratamento tambm feito com glicose hipertnica 50% e soro glicosado via endovenosa. Mas, nesta situao, h necessidade de que o diabtico esteja em um servio de sade ou que um profissional habilitado possa aplicar esta medicao.

Hipoglicemia Hipoglicemia Severa Alertamos que, se no for adequada e prontamente corrigida, a hipoglicemia poder progredir, causando danos neurolgicos com possveis seqelas, podendo evoluir at o coma e morte. Em situaes extremas Glicocorticides e Manitol. ainda podem ser usados:

Se a hipoglicemia ocorrer durante o pico mximo de ao da insulina ou em conseqncia de erros na dosagem ou no tipo de insulina, alm dos alimentos mencionados utilizar tambm alimentos proticos (leite, queijo, iogurte, ovos, carnes), pois as protenas podem fornecer glicose de forma mais lenta, evitandose que o nvel glicmico atinja valores muito baixos novamente.

Hipoglicemia Hipoglicemia Severa


Recomenda-se,

pela mesma razo, incluir protenas na ltima refeio, para prevenir hipoglicemias noturnas. Toda pessoa diabtica deve portar um carto de identificao de diabtico. Isto facilitar qualquer tipo de atendimento. Por medida de segurana, todo diabtico dever sempre ter consigo um carboidrato simples, no perecvel (por ex.: bala, melzinho, tablete de glicose).

Para evitar hipoglicemias:


fracionar

a alimentao, de acordo com o tempo de ao do hipoglicemiante ou da insulina; no atrasar os horrios das refeies; no diminuir as pores de alimentos sem ajustar a medicao e intensidade dos exerccios fsicos; ajustar a alimentao prtica de exerccios fsicos e atividades ocupacionais, especialmente aquelas no habituais; evitar bebidas alcolicas;

Para evitar hipoglicemias: cuidado para no usar insulina ou hipoglicemiante oral alm do que realmente precisa; prestar muita ateno aos sinais e sintomas de hipoglicemia, sobretudo na ocorrncia de alteraes renais ou hepticas; cuidado especial se o diabtico estiver usando betabloqueadores ou se apresentar vmitos ou diarria.

Infeces
Quando o processo infeccioso domiciliar, o diabtico dever: permitir o tratamento

manter a dieta habitual. Se houver dificuldade de deglutio, ingerir os alimentos em forma pastosa ou lquida, mantendo o valor calrico prescrito; aumentar a ingesto de gua para manter a hidratao; manter o fracionamento da dieta.

Escola
A escola o mais importante contato social da criana, depois da famlia. A criana diabtica dever freqent-la normalmente, sendo importante, entretanto, o apoio da equipe de sade no sentido de fornecer orientaes quanto aos cuidados requeridos pela criana diabtica, principalmente os relativos alimentao, aos episdios hipoglicmicos, poliria, prtica de exerccios fsicos e ao uso de insulina.

Maternal e Jardim Os pais devem orientar os responsveis pelo acompanhamento da criana, no maternal e jardim, quanto necessidade de seguir os horrios das refeies rigidamente e de no oferecer preparaes que contenham acar, seguindo as demais orientaes dietticas. Os funcionrios devem ser orientados para observarem a alimentao da criana. Quando esta for em quantidade menor que o habitual, devem ser oferecidos outros alimentos aps 30-60 minutos, cuidado este que deve ser muito enfatizado. As babs e os funcionrios da escola devem aprender a reconhecer os sinais e sintomas de hipoglicemia e como tratla. Telefones para contato com os pais e equipe de sade devem estar sempre disponveis para funcionrios e babs.

Primeiro Grau Como referido anteriormente, a criana diabtica deve freqentar a escola e participar, normalmente, de todas as atividades, tanto intelectuais como fsicas. No que se refere alimentao, a merenda bastante varivel, dependendo se o ensino pblico ou particular. Escolas Pblicas: normalmente, a merenda fornecida gratuitamente e padronizada. Quase sempre ela consiste de alimentos de alto valor calrico e, principalmente, de acar. Mas constam tambm dos cardpios preparaes salgadas como sopa, macarronada, sanduches e outros.

Primeiro Grau Escolas Pblicas: importante que tanto a criana quanto os pais estejam habituados e conheam a tabela de equivalncia ou de substituio alimentar, para que ela possa selecionar os alimentos que ir consumir. A grande dificuldade surge quando a merenda constituda somente de alimentos doces. Na maioria das vezes, as escolas no planejam seus cardpios e, assim, fica difcil saber qual ser a merenda do dia. Seria recomendvel que a criana levasse diariamente um lanche de reserva, para o caso de a merenda no ser compatvel com sua dieta.

Primeiro Grau Escolas Pblicas: O ideal, sem dvida, seria o planejamento prvio do cardpio, situao que poder ser discutida com a administrao da escola. Um outro problema que pode ocorrer nas escolas pblicas a criana estar freqentando o perodo escolar chamado intermedirio, que compreende o final da manh e o incio da tarde, comprometendo o horrio de almoo. Considerando as dificuldades para a adequao da aplicao de insulina ao horrio das refeies, o melhor seria que a criana diabtica no estudasse neste perodo.

Primeiro Grau Escolas Particulares: Estes estabelecimentos normalmente no oferecem merenda. Assim, a criana traz o lanche para a escola ou compra-o na cantina. A compra do lanche pode implicar transgresso da dieta, pela falta de disponibilidade de alimentos adequados. Pode-se orientar a criana quanto compra de preparaes com menor teor de gordura como os assados, sanduches recheados com queijos magros ou os chamados sanduches naturais. Quanto s bebidas, as cantinas podem dispor de refrigerantes dietticos, leite e iogurte natural.

10

Primeiro Grau Escolas Particulares: Uma situao bastante comum a padronizao do lanche ou refeies oferecidas s crianas que permanecem na escola em perodo integral. Neste caso, importante que a administrao e os professores conheam as necessidades da criana diabtica, para que possam oferecer alimentao adequada. A criana deve estar consciente e precisa adaptar-se a esta nova realidade, respeitando-se, claro, a sua capacidade de compreenso. Assim, se houver um lanche do qual no possa participar poder substituir por um similar que no comprometa sua dieta. A concordncia da criana depender em grande parte da aceitao e atitude dos pais, da atuao da equipe de sade e dos funcionrios da escola.

Primeiro Grau Escolas Particulares: Outro ponto a ser lembrado tambm a necessidade do cumprimento dos horrios das refeies. de primordial importncia que os funcionrios e os colegas mais prximos sejam orientados sobre como agir em caso de hipoglicemias. A partir dos cinco anos de idade, a criana j pode ser orientada quanto ao uso de alimentos que possam corrigir hipoglicemias leves: balas, melzinho e tabletes de glicose, mas deve-se ter ateno quanto ao risco de estes alimentos serem usados sem necessidade.

11

Segundo Grau e Universidade O adolescente e o jovem diabticos devem conhecer e estarem plenamente habilitados para fazerem as trocas alimentares, utilizando a tabela de equivalncia ou de substituio. Somente assim podero alimentar-se nas cantinas, lanchonetes e restaurantes dos colgios e universidades, sem prejuzo do controle metablico e do estado nutricional. Algumas escolas de segundo grau e universidades mantm refeitrios para os estudantes no sistema balco ou selfservice. Nestes casos, o nutricionista ou administrador do restaurante deve ser notificado por escrito acerca da prescrio diettica do aluno diabtico, para que este possa receber suas refeies regularmente.

Segundo Grau e Universidade Se possuir o hbito de almoar/jantar em restaurantes comerciais, dever preferir aqueles que servem no sistema self-service ou por peso, pois as opes so maiores, o que possibilita a escolha em termos de qualidade e quantidade dos alimentos. Um grande transtorno para os jovens diabticos nesta poca da vida coordenar trabalho, escola, curso pr-vestibular e o controle adequado do diabetes pois, muitas vezes, deixam de fazer as refeies ou as retardam demasiadamente em funo destas atividades.

12

Segundo Grau e Universidade Nestes casos, pode-se orientar que faam pequenos lanches num curto intervalo de tempo, em substituio ao almoo e jantar, e realizem estas refeies, posteriormente, em horrio disponvel. importante lembrar que o fracionamento de uma refeio no significa reduo ou aumento do valor calrico da dieta, mas apenas substituio de alimentos em pores que no devem alterar o valor energtico total.

Trabalho Os diabticos que fazem as refeies durante o expediente de trabalho normal (20, 30 ou 40 horas semanais) podem seguir as mesmas indicaes referidas anteriormente para estabelecimentos de ensino. Exceo feita para os trabalhadores que trazem marmitas de suas casas. Algumas empresas servem caf, ch ou suco j adoados com acar. Isto poder ser contornado, desde que o diabtico exponha suas necessidades e estas bebidas sejam servidas sem acar.

13

Trabalho Os turnos de trabalho noturno podem criar dificuldades, uma vez que o indivduo altera sua rotina de vida, trabalhando noite e dormindo parte do dia. Neste caso deve-se adaptar tambm o esquema de insulinizao ou medicamento oral, de acordo com o perodo em que ele dorme e em que est acordado. Nos demais aspectos, seguir as recomendaes de fracionamento da dieta, dependendo da dose, tipo e horrios da medicao em uso. Nas situaes acima referidas, relacionadas s escolas e ao trabalho, recomendvel que o diabtico leve consigo o seu adoante. No caso de crianas menores, o adoante pode ser deixado na escola para ser usado na hora do lanche.

Viagens Terrestres nibus: As viagens de nibus devero ser, de preferncia, em horrios que permitam realizar as principais refeies em casa. Em trechos mais longos, escolher horrios nos quais os nibus fazem as paradas para as trs principais refeies. Caso no seja possvel realizar estas refeies durante o trajeto, poder ser levado um lanche contendo carboidratos complexos (po, biscoitos, etc.), protenas (carnes, queijos, leite ou iogurte) e fibras (verduras, legumes e frutas).

14

Viagens Terrestres nibus: Um suprimento extra de alimentos que no sejam perecveis, contendo carboidratos de rpida absoro, tambm dever ser levado na bagagem de mo. Esta recomendao para prevenir possveis hipoglicemias, caso haja alguma eventualidade e ocorra atraso na chegada do nibus ao destino.

Viagens Terrestres Automvel : Se a pessoa diabtica o motorista, dever planejar o percurso de maneira que possa parar nos seus horrios de refeies. No caso dos caronas, valem as recomendaes de lanche j referidas, se no houver possibilidade de alimentar-se nos horrios habituais.

15

Viagens Terrestres Trem : As mesmas recomendaes sobre as viagens de automvel so vlidas para as viagens ferrovirias em que os trens no tenham restaurantes. Mas comum a existncia deles neste meio de transporte, o que proporciona maior flexibilidade de horrios para as refeies. Nestes casos s ater-se ao cardpio e fazer a escolha de acordo com o planejamento diettico habitual.

Viagens Areas Todas as empresas areas nacionais e internacionais fornecem refeies especiais durante o vo, desde que solicitadas no ato da reserva de vo. Porm, importante certificar-se, na apresentao para o embarque, se o pedido da dieta est confirmado. No h necessidade de lanches suplementares, pois os vos normalmente tm reservas de alimentos. De qualquer forma, manter carboidratos de rpida absoro na bagagem de mo.

16

Viagens Martimas Barcos - No so recomendveis, j que alguns imprevistos podem ser bastante nocivos para os diabticos. Exemplos: desvio de rota ou avarias mecnicas, fazendo com que exista a possibilidade de que o barco fique deriva. Navios - As viagens transatlnticas trazem conforto e permitem ao diabtico viajar sem temores, pois alm de fornecer refeies, mantm atendimento mdico.

Viagens Estadias Ao hospedar-se em um hotel, penso ou mesmo nas viagens de navio, o diabtico deve procurar o responsvel pelo restaurante e esclarecer sua situao, solicitando alteraes no cardpio, quando necessrio. Por isso, antes das refeies, recomendvel certificar-se se o cardpio compatvel com sua dieta, para que haja tempo hbil para preparao de outros pratos. Um problema bastante freqente de jovens que viajam com sua turma, hospedando-se em stios, casas de praia ou acampamentos. costume, nesta faixa etria, omitir refeies ou substituir o almoo e o jantar por lanches, prtica esta que pode por em risco o bom controle metablico.

17

Viagens Estadias Os jovens devem ser orientado para escolherem previamente os gneros alimentcios que levaro. Estes devero ser de preparo rpido e simples, uma vez que o prprio jovem quem dever preparar suas refeies, independente do horrio dos companheiros.

Festas Infantis Atualmente, muitos recursos esto disponveis e permitem criana diabtica ter uma festa de aniversrio sem preparaes com sacarose. O bolo e os docinhos podem ser preparados com adoantes no calricos, obtendo-se aparncia e paladar excelentes, alm de poderem ser usados os refrigerantes dietticos existentes. Os convidados podem comer e beber os produtos dietticos sem problemas.

18

Festas Infantis Quando a criana diabtica a convidada, poder surgir o problema de no serem oferecidos alimentos que ela possa ingerir, questo esta que atualmente rara, pois comum servir-se preparaes salgadas tais como sanduches, salgadinhos, pipoca, etc. No necessrio que a criana se abstenha de comer algum alimento por seu alto teor de gordura, j que isto dever ocorrer esporadicamente. recomendvel at que os pais levem refrigerantes dietticos para o consumo da criana.

Festas Infantis Um dos problemas nas festas infantis o fato de que as crianas ficam agitadas e envolvidas em brincadeiras e correrias e se esquecem de comer. Isto pode ser prevenido, fazendo com que a criana se alimente antes de sair de casa. Os pais devem estar atentos quanto alimentao e s mudanas de comportamento que possam indicar hipoglicemias, no decorrer das festas. A criana tambm deve estar consciente de que as preparaes com acar no devem ser consumidas. No incio do processo educativo, ela poder no aceitar esta orientao, servindo-se de bolos e doces comuns.

19

Festas Infantis A atitude dos pais diante desta situao deve ser a mais tranqila possvel, sem recriminaes. Aproveitar para demonstrar criana que ela tem outras opes que tambm permitem desfrutar da vida.

Festas Jovens Nas festas de adolescentes comum servir refrigerantes, bebidas alcolicas e pouca comida. Nesta fase da vida h um interesse muito maior em danar, conversar e namorar do que em se alimentar, o que pode ser um risco muito grande para o surgimento de hipoglicemias, uma vez que, alm de ficar sem alimentao adequada, ainda h o esforo despendido na dana e o consumo de lcool.

20

Festas Jovens Diante destas questes, o jovem deve ser orientado para alimentar-se antes de sair de casa, evitar o lcool e sempre levar consigo carboidratos de absoro rpida. Se isto for muito difcil, que pelo menos o jovem diabtico se alimente quando ingerir bebida alcolica. Estas recomendaes tambm so vlidas para quando o jovem for a bares e discotecas.

Festas Adultos Da mesma forma que o jovem, o adulto pode se deparar com situaes onde no poder alimentar-se adequadamente, por exemplo, atraso no horrio da refeio quando participa de um coquetel, almoo ou jantar em casa de amigos. conveniente que o diabtico, sobretudo o insulinodependente, sempre se alimente em casa antes de sair, ingerindo 1/3 ou a metade da alimentao habitual, para no se expor ao risco de hipoglicemia e poder participar normalmente de festas.

21

Festas Adultos A mesma ateno deve ser dada ao uso de bebida alcolica, lembrando que aqueles diabticos Tipo 2 que usam Clorpropamida devem se abster deste tipo de bebida. As festas so encontros sociais importantes para a integrao do indivduo em seu meio, alm de serem importantes formas de lazer. Elas no devem, entretanto, serem entendidas como sinnimos de comida e bebida. Esta mentalidade faz com que muitos diabticos sintam-se privados da vida social e discriminados pela sociedade.

Restaurantes Assim como as festas e viagens, sair para comer um evento social e uma forma de lazer, principalmente nas grandes cidades. Como nas demais situaes apresentadas, o diabtico no deve se privar disto tambm. Cuidados que devem ser tomados: no atrasar o horrio de refeio em funo do passeio; procurar estabelecimentos que ofeream um cardpio bastante variado; optar pelo servio self-service que, como j foi referido, bem verstil; informar-se com o garom o tamanho das pores e os ingredientes dos pratos; solicitar, se necessrio, a retirada de molhos gordurosos e a reduo do sal na preparao;

22

Restaurantes Cuidados que devem ser tomados: lembrar-se das equivalncias alimentares, para no transgredir a dieta prescrita; quase sempre o couvert tambm fornece calorias, atravs de carboidratos, gorduras e protenas; no caso dos sanduches, freqentemente podem fornecer mais calorias e gorduras que as refeies normais, alm de oferecerem poucas fibras. Esta mesma observao vlida para pizzas e pastis. Exemplo: Um sanduche comum fornece cerca de 500 Kcal, pois o po tem acar e os demais ingredientes (molho, carne e queijo) tm elevada concentrao de gordura animal e sdio.

Outros Pontos Importantes muito comum que o indivduo saia para compras e se esquea dos horrios das refeies. Nesta situao, importante que o diabtico se alimente, observando a prescrio diettica e a equivalncia alimentar. Para que a pessoa diabtica tenha total independncia e desfrute da vida social e do lazer deve estar, antes de tudo, muito bem adaptada ao Diabetes, conhecendo a ao dos medicamentos, o valor nutritivo e calrico e as trocas alimentares que pode fazer. Informar a todas as pessoas que esto em sua companhia que diabtico e como podem ajud-lo no caso de hipoglicemia.

23

Outros Pontos Importantes Ter sempre consigo, ou em lugar de fcil acesso, carboidratos de rpida absoro. Carregar, juntamente com os demais documentos, o Carto de Identificao do Diabtico com os nomes e telefones das pessoas que devem ser avisadas em uma emergncia. Para evitar possveis problemas por estar carregando seringas, recomenda-se levar tambm uma declarao do mdico que o assiste, citando a necessidade do uso de insulina. Isto para evitar confuso com usurios de drogas injetveis.

24

Das könnte Ihnen auch gefallen