Sie sind auf Seite 1von 47

A Santa Missa

Parte por Parte

As Partes da Missa
1. 2. 3. 4.

Ritos Iniciais Liturgia da Palavra Liturgia Eucarstica Ritos Finais

RITOS INICIAIS
Os Ritos Iniciais tem a finalidade de preparar a Assemblia Crist a uma comunho para ouvir e meditar a Palavra de Deus e celebrar e louvar o Memorial da nossa Salvao. Divide-se em: Monio Procisso e Canto de Entrada Saudao e Acolhida Ato Penitencial Senhor tende piedade (Kyrie Eleison) Hino de Louvor (somente aos domingos, festas e solenidades, exceto na Quaresma e no Advento) Orao do dia

Monio de Abertura

o comentrio inicial. Tem o carter de motivar a assemblia a celebrar os mistrios de Cristo inserindo no tempo litrgico ou festa a ser celebrado. o momento de acolher a comunidade, de situar a celebrao, de colocar as intenes. No se deve dizer que vamos acolher o celebrante fulano e nem que vamos acolher a procisso de entrada.

Monio de Abertura

Em primeiro lugar, no acolhemos o padre, pois ele que nos acolhe na celebrao em nome de Cristo, por outro lado somos todos celebrantes, a Igreja celebra a Missa. A procisso de entrada no tem o sentido de acolhimento. No final da monio deve-se convidar a comunidade ficar de p para o canto de entrada ou para iniciarmos a celebrao. Quando for radiada, podemos dizer que a Missa ser presidida pelo padre fulano, apenas no sentido de orientar os ouvintes.

Procisso e Canto de Entrada

A procisso de entrada no tem carter de receber o presidente da celebrao, como dissemos, mas sinal da Assemblia Crist, da Igreja Peregrina, que se dirige ao altar do Senhor para louv-lo e supliclo. O Canto de Entrada deve promover a unio da assemblia e inseri-la no mistrio litrgico a ser celebrado. No se escolhe qualquer canto, devemse respeitar os cantos do Hinrio Litrgico da CNBB ou cantos devidamente selecionados que refletem a ao litrgica do dia

Saudao e Acolhida

O padre e os ministros ao chegar ao altar o sadam em sinal de reverncia a Deus que se encontra nesse lugar sagrado. O padre beija o altar no mesmo sentido. O altar sinal do tmulo de Cristo, no qual Jesus oferecido para a expiao dos nossos pecados, por isso o crucifixo o acompanha. Logo aps, motivado o Sinal-da-cruz, sinal de nossa f, por esse sinal fomos batizados e nos colocamos a servio de Deus e dos irmos. Pela Saudao o sacerdote acolhe os fiis com as palavras dos apstolos, que esto no Novo Testamento, isso congrega a Cristo desejando-os a paz

Ato Penitencial

no tem carter de sacramento de penitncia e reconciliao, ou seja, no absolve os pecados. um convite diante da misericrdia de Deus ao arrependimento, que perdoa pecados de carter venial. Pecado toda ofensa a Deus, uma falta contra a razo, a verdade, a reta conscincia, uma falta ao amor verdadeiro para com Deus, a si e ao prximo, so desejos contrrios a leis eternas. Fere a natureza humana e ofende a solidariedade.

Ato Penitencial

Distinguimos dois graus de pecado: venial e mortal. Pecado mortal todo pecado que destri a caridade no corao do homem por uma infrao grave da Lei de Deus, desviando o homem de Deus ao preferir um bem inferior. Pecado venial todo pecado que deixa subsistir (perdurar) a caridade, embora a ofenda ou fira, quando no se observa, em matria leve, a medida prescrita pela lei moral, ou quando se desobedece a lei moral em matria grave, mas sem pleno conhecimento ou consentimento desses.

Ato Penitencial

O pecado venial acarreta em vcios e possa se transformar em pecados mortais, por isso a importncia do Sacramento da Confisso. O Ato penitencial pode ser substitudo nos domingos e festas pelo rito de Asperso, de preferncia no tempo quaresmal e pascal para recordao do Batismo, ou em festas do padroeiro e domingos de ramos por uma procisso.

Senhor tende piedade (Kyrie Eleison)

no prprio do ato penitencial. Depois do Ato penitencial inicia-se o Senhor tende piedade, a no ser que j tenha sido rezado no prprio ato penitencial (IGMR, n. 52)[1]. uma antiga ladainha usada em todas as liturgias. [1] IGMR: Introduo Geral do Missal Romano

Senhor tende piedade (Kyrie Eleison)

Por isso, no ato penitencial pode usar qualquer canto que se refere a pedido de perdo ou de confisso de pecados. Quando o Senhor tende piedade for usado no ato penitencial se usa em cada invocao um pedido ou tropo como observa no Ordinrio da Missa, podendo ser cantado.

Hino de Louvor (Glria)

no um hino trinitrio, cristolgico e muito menos se refere ao ato penitencial. um louvor antiqssimo da Igreja, que tem origem na Igreja do Oriente, cantado ou rezado nas solenidades, festas e domingos. No comeo era reservado ao bispo, depois como um hino de Natal por causa de suas primeiras palavras. Aos poucos se inseriu na festa da pscoa.

Hino de Louvor (Glria)

Hoje cantado em todos os domingos, com exceo no tempo da Quaresma e no Advento. Devem-se evitar glrias abreviados, seguindo o texto integral. O texto (deste) hino no pode ser substitudo por outro (IGMR, n. 53).

Hino de Louvor, verso do missal

Glria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados. Senhor Deus, rei dos cus, Deus Pai todo-poderoso: ns vos louvamos, ns vos bendizemos, ns vos adoramos, ns vos glorificamos, ns vos damos graas por vossa imensa glria. Senhor Jesus Cristo, Filho Unignito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. Vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica. Vs que estais a direita do Pai, tende piedade de ns. S vs sois o Santo, s vs, o Senhor, s vs o Altssimo, Jesus Cristo, com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Amm.

Orao do Dia

rene numa s orao todas as oraes e intenes dos fiis e insere no mistrio da celebrao do dia. A pausa colocada depois que o sacerdote diz oremos convida a assemblia a colocar suas oraes: louvores e splicas. Em seguida, de braos erguidos, o sacerdote eleva a Deus as nossas oraes. O Amm nosso sim, assim seja feito.

LITURGIA DA PALAVRA

A liturgia da palavra divide-se em: a) Entronizao da Bblia (facultativa) b) Primeira Leitura (Na viglia pascal so sete e na viglia de pentecostes so at quatro com seus respectivos salmos) c) Salmo responsorial d) Segunda Leitura e) Seqncia (facultativa no decorrer do ano, exceto Pscoa, Pentecostes e Corpus Christi) f) Aclamao do Evangelho g) Evangelho h) Homilia i) Profisso da f (Smbolo somente aos domingos, festas e solenidades) j) Orao dos fiis (ou da comunidade ou universal)

Entronizao da Bblia

um rito herdado desde o Papa Joo XXIII na dcada de 1960. um costume em varios paises realiz-lo no ms de Setembro ou em momentos fortes da comunidade ou quando se quer destacar a Palavra de Deus. Tal rito e gesto facultativo nas celebraes. Entretanto, se deve dar o devido respeito Bblia, evitando cantos e coreografias inadequadas. Para tal gesto necessria a vela acesa, ao menos duas, como sinal da iluminao que a palavra nos revela, luz para os nossos passos, vindo sempre a frente.

Primeira leitura

deve ser proclamada do ambo, a mesa da palavra, no Lecionrio, livro prprio da missa. geralmente uma leitura do Antigo Testamento ou dos Atos dos Apstolos, no tempo pascal.

Salmo responsorial

uma resposta de louvor a primeira leitura, como o nome sugere. No preenchimento de espao, nem lhe permitido substitu-lo por canto de meditao ou outro canto compatvel. O salmo reponsorial aquele do dia que est no Lecionrio. De preferncia seja cantado em domingos, festas e solenidades.

Segunda Leitura

geralmente so cartas de so Paulo, cartas apostlicas ou o livro do Apocalipse, no tempo pascal. Durante a semana omitida. A Segunda Leitura nos domingos e solenidades mostra a experincia da Igreja Primitiva, a doutrina crist e orientaes prticas da vida de comunidade, favorecendo a viver na f.

Seqncia

facultativa na maior parte do ano litrgico, um hino cristo cantado antes da Aleluia. Os mais conhecidos e prprios so a Seqncia Pascal, a Seqncia de Pentecostes, a Seqncia de Corpus Christi e a Seqncia de Nossa Senhora das dores.

Aclamao ao Evangelho

um momento de louvor a Jesus que vai falar. Tal aclamao constitui um rito prprio, geralmente com estrofes da Palavra de Deus encontrados no prprio Lecionrio com o refro de aleluias, exceto na Quaresma. No Advento se canta aleluia. No tempo quaresmal ao invs de cantar aleluia proposto um versculo no Lecionrio com um refro de louvor a Jesus.

Proclamao do Evangelho

o momento de ouvirmos o prprio Cristo falar. Em sinal de acolhida fazemos trs sinais da cruz: uma na fronte, pois ouviremos a Palavra e guardaremos na mente; outra na boca, para proclamar a mensagem ouvida; e outra no corao, sinal de amor a Palavra que vamos viv-la. No se faz o sinal-da-cruz depois disso. Na Missa, ele proclamado primeiramente pelo dicono e na falta deste o sacerdote. A mensagem de Jesus Salvador uma s, porm foi escrita por quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e Joo.

Homilia

um momento de reflexo, interpretao e atualizao da Palavra de Deus. Quem o faz o sacerdote. a ocasio de meditarmos e refletirmos a Palavra hoje e ver na pessoa do sacerdote o prprio Cristo que nos ensina. recomendado a pessoa do sacerdote a pregao pelos seus estudos em Teologia. Os leigos e leigas tambm podem fazer pregao fora da Missa, desde que sejam capacitadas em estudos bblicos e teolgicos ou legtima formao, o que recomendado para os que presidem a Celebrao da Palavra. Logo aps a homilia recomendado um momento de silncio.

Profisso de F

tambm chamado de Smbolo Apostlico, pois o recebemos dos Apstolos, a ocasio mais bela da Liturgia da Palavra. quando a assemblia crist levanta e reza ou canta a sua f. Essa atitude quer expressar a f na Palavra proclamada e meditada, estando prontificados a p-la em prtica. Existem duas frmulas: o Smbolo Apostlico, no qual mais usamos e resumido, e o Nicenoconstantinopolitano, mais bem elaborado. O Smbolo rezado somente em domingos, festas e solenidades, podendo ser cantado ou rezado em dois coros alternando entre um refro e outro.

Orao da Comunidade

encerra a Liturgia da Palavra, sendo um momento em que a Assemblia Crist suplica a Deus pelas suas necessidades de maneira universal. Geralmente as intenes seguem essa ordem: Pelas necessidades da Igreja Universal; Pelos poderes pblicos da nao e pela salvao de todo o mundo;

Orao da Comunidade

Pelos que sofrem quaisquer dificuldades; Pela comunidade local; Em celebraes rituais tais como: matrimnio, confirmao (crisma), exquias, as intenes podem referir-se a essas circunstncias. Observao: As oraes devem ter carter universal e no particular, salvo as missas rituais.

LITURGIA EUCARISTICA

A orao da eucarstica ou anfora uma orao rezada apenas pelo sacerdote, com trs aclamaes que so rezadas conjuntamente com a assemblia: o santo, a anamnese ou memorial e o amm. As outras aclamaes eucarsticas so prprias do Brasil. Atualmente existem 13 anforas no rito latino, numeradas em algarismo romano da seguinte forma: I ou cnon romano, II, III, IV, V, VI-A, VI-B, VI-C, VI-D, VII, VIII, IX, X, XI.

LITURGIA EUCARISTICA

As oraes eucarsticas so universais para toda Igreja Catlica originalmente em latim e traduzidas para a lngua de cada pas. A orao eucarstica V surgiu para o Congresso eucarstico de Manaus. As anforas VIs so para diversas circunstncias e so temticas. As anforas VII e VIII so para a reconciliao, prprias para os tempos de penitncia como quaresma ou toda sexta-feira. As anforas IX, X e XI so prprias para a missa das crianas.

LITURGIA EUCARISTICA

As anforas I e III so prprias para dias festivos e solenes. As anforas II e V so para missas comuns e domingos. A orao eucarstica IV no se pode mudar o prefcio e contm um resumo da histria da salvao, podendo ser rezada no Tempo Comum, Quaresma e Advento, mas no prpria para missa de fiis defuntos ou exquias. A orao eucarstica mais antiga a II da Tradio de So Hiplito, restaurada e adaptada pelo Conclio Vaticano II por Paulo VI, fora essa o cnon romano (I) data do sculo IX.

LITURGIA EUCARISTICA

A Liturgia Eucarstica se divide em: 1. Preparao das Oferendas; 2. Orao Eucarstica; 3. Rito da Comunho.

1. Preparao das Oferendas


1.1. Procisso dos dons ou oferendas; 1.2. Apresentao das oferendas; 1.3. Purificao; 1.4. Convite a orao; 1.5. Orao sobre as oferendas;

2. Orao Eucarstica

2.1 Prefcio 2.2 Aclamao do santo; 2.3 Epiclese (Invocao do Esprito Santo); 2.4. Consagrao Narrativa do memorial; 2.5. Anamnese memorial; 2.6. Oblao; 2.7 Intercesses; 2.8 Doxologia.

3. Rito da Comunho

3.1 Orao do Senhor; 3.2 Embolismo; 3.3 Doxologia; 3.4 Rito da Paz 3.5 Frao do Po; 3.6 Cordeiro de Deus; 3.7 Convite ao Banquete 3.8 Comunho e canto; 3.9 Silncio; 3.10 Canto de Louvor; 3.11 Orao aps comunho.

RITOS FINAIS

Avisos: so recados paroquiais e da comunidade de forma breve e de importncia geral. Pode ser lida nesse momento uma reflexo de maneira geral. Bno final: a frmula dessa bno pode ser simples ou solene de acordo com a festa celebrada. Ressalta a bno de Deus pela ao celebrada, que por si s uma bno a celebrao.

RITOS FINAIS

Envio ou despedida: ITE MISSA EST , antiga despedida na missa em latim, que significa Vos sois enviados ou o envio. O Ide em paz e o Senhor vos acompanhe remete o envio a misso, porque tudo aquilo que ouvimos, meditamos e celebramos devem ser agora vividos. A Missa termina e comea a Misso. Relembramos que desse modo no podemos sair da Igreja antes de sermos enviados.

50 Erros da Pastoral Litrgica


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

9.
10.

Deixar tudo para ltima hora. No ensaiar as leituras com antecedncia. Ler tudo do folheto. Rezar sem convico. Improvisar ao mximo. Ler por ler. Quebrar o ritmo da celebrao. Fazer tudo de modo maquinal. Celebrar apenas para cumprir obrigao. Tirar todo o mistrio.

50 Erros da Pastoral Litrgica


11. 12. 13. 14.

15.
16. 17. 18.

19.
20.

Reduzir a celebrao a uma mera solenidade. Reduzir a celebrao a uma mera cerimnia. Fazer bastante barulho antes da celebrao. Formar um grupinho parte dos msicos. Escolher msicas que o povo no conhece. O coral cantar todas as canes sozinho. Colocar o volume dos instrumentos acima do volume das vozes. Tossir ao microfone. Usar trajes que chamem muita a ateno. Permitir que acontea microfonia

50 Erros da Pastoral Litrgica


21. 22. 23. 24.

25.
26. 27. 28. 29. 30.

Afinar os instrumentos cinco minutos antes da Missa. Escolher os cantos durante a Missa. Permitir que todos mexam no aparelho de som. Ler bem rpido. Evitar os momentos de silncio. Nunca explicar os sinais, gestos e palavras. Fazer comentrios muito demorados. No pronunciar as ltimas slabas. Fazer os gestos de qualquer jeito. Quando o povo est de p, prolongar demais a celebrao.

50 Erros da Pastoral Litrgica


31. 32. 33. 34.

35.
36. 37. 38. 39. 40.

Cantar tudo o que for possvel. Cochichar no presbitrio. No combinar com o padre que o Sanctus ser cantado. Ensaiar msicas novas antes da Missa. Fazer do casamento apenas um ato social. Colocar letras religiosas em msica populares. Gritar ao microfone para incentivar o povo a cantar. Repetir vrias vezes o mesmo aviso. No se preocupar com a preparao do ambiente. Usar a prece dos fiis para dar lies de moral.

50 Erros da Pastoral Litrgica


41. 42. 43.

44.
45. 46. 47.

48.
49. 50.

Colocar cantos novos a cada celebrao. No ler as Leituras antes da Missa. No gastar tempo para aprender mais sobre Liturgia. Ignorar a realidade da assemblia. No organizar a Pastoral Litrgica na parquia. No haver celebrao quando o padre no pode vir. Condenar todo tipo de expresso corporal. Uma pessoa monopolizar todos os ministrios. Ser sempre contrrio opinio do padre. Repetir a cada dia: Na Liturgia de qualquer jeito est bom.

50 Dicas para uma boa Celebrao


1. 2. 3. 4.

5.
6. 7. 8. 9. 10.

Fazer com que Jesus cresa e a gente desaparea. Conhecer a realidade da assemblia. Organizar a Pastoral Litrgica. Ter humildade acima de tudo. Exercitar-se no uso do microfone. Conhecer o Documento 43 da CNBB. Preparar com antecedncia (uma semana antes). Investir o tempo e o corao. Usar muita criatividade. Estudar Liturgia.

50 Dicas para uma boa Celebrao


11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

19.
20.

Fazer todo o povo cantar. No cantar sempre as mesmas msicas. No mudar muito os cantos. Valorizar a expresso Corporal. Usar os instrumentos para sustentar a voz e no substitu-la. Fazer da celebrao um compreensvel dilogo com Deus. Redescobrir o sentido dos smbolos litrgicos. Escolher as msicas de acordo com os momentos da liturgia e do tempo. Reconhecer o leitor como um proclamador da Palavra de Deus. Fazer comentrios breves e oportunos.

50 Dicas para uma boa Celebrao


21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Usar tambm msicas com a cultura local. Permitir que o Esprito Santo reze por meio de ns. Fazer da Liturgia uma antecipao do cu. No tirar os ps do cho (realidade). Celebrar em Esprito e Verdade. Usar Cartazes. Avaliar tudo o que foi feito. Saber que: quem sabe faz a hora, no espera acontecer. Organizar a Biblioteca da Pastoral Litrgica. Lembrar sempre que na liturgia celebramos verdades.

50 Dicas para uma boa Celebrao


31. 32. 33.

34.
35. 36. 37.

38.
39. 40.

Viver o que Jesus disse: O zelo pela tua casa me devora (Jo 2, 17; Sl 69,10). A liturgia deve transformar a realidade. Conhecer melhor a histria da liturgia. Saber exatamente o que liturgia. Estar em sintonia com o Ano Litrgico. Distribuir as funes (servios e ministrios). Estar sempre em sintonia. Receber o povo com alegria. Combinar com o padre o que ser cantado. Ser uma Pastoral animada e que anima a liturgia.

50 Dicas para uma boa Celebrao


41. 42. 43. 44. 45. 46. 47.

48.
49. 50.

Fazer catequese litrgica. Fazer uma encenao aps o Evangelho pode ajudar. Fazer reunies peridicas da Pastoral. Organizar uma equipe de celebrao para o matrimnio. Organizar uma equipe de celebrao para o batismo Celebrar a vida. Valorizar as devoes populares. Testar o microfone antes da celebrao. Ser sincero e uma pessoa de f, pois esses atos impressionam e convencem. Fazer o povo participar da orao.

Das könnte Ihnen auch gefallen