Sie sind auf Seite 1von 49

1

Massada de pescada, tamboril e gambas (bimby e tradicional)

Blog: Sabores de Canela


Ingredientes para 4

600 g de filetes de pescada e tamboril 200 g de gambas/camaro grande 1 pimento verde 1 cebola 2 dentes de alho Louro Azeite 2 tomates 60 g de massa pequena (cotovelinho ou outra) 500 g de gua Sal e pimenta Coentros red chilli (opcional)

Tradicional Tempere o peixe com sal e deixe em lugar fresco durante 1 hora.Num tacho largo, refogue a cebola, os alhos, o louro, o pimento e o azeite. Adicione o tomate e o red chilli, deixe ferver e tempere com sal e pimenta. Adicione o fumet com a gua ou um caldo de peixe natural, deixe levantar fervura junte a massa e o peixe, quando estiver cozido, adicione as gambas, apague o lume e polvilhe com coentros picados frescos, aguarde alguns minutos e transfira para a terrina de servir.

Thermomix No copo coloque 500 g de gua, com as cascas e cabeas dos camares,que previamente removeu. Programe 5 minutos/100/velocidade 4.Coe este liquido com ajuda do cesto e reserve. Coloque o pimento, a cebola e o alho e triture na velocidade 5.Adicione o azeite e seleccione 5 minutos/100/velocidade 1.Adicione o red chillie e o tomate em pedaos ou triture-o e programe + 3 minutos/100/velocidade 1. Junte o fumet (caldo de camaro que reservou), 500g de gua, o sal e a pimenta Monte a varoma com o peixe distribudo pelos 2 pisos e marque 10 minutos/varoma/ velocidade 1. No final coloque a massa e o louro no copo,volte a montar a varoma e programe 15 minutos /varoma /colher inversa. Introduza as gambas no copo, deixando repousar 3 minutos, para que possam cozer. Retire o peixe da varoma, parta-o e coloque-o numa terrina, deite por cima a sopa, decore com coentros frescos.

2. Creme de Cogumelos (tradicional)

Blog: Doce Tentao

200g de cogumelos paris 20g de manteiga 100g de alho francs( no coloquei) 200g de batatas 1 cebola 2 dentes de alho

1,2 l de gua 1 dl de natas 2 colheres de sopa de usque salsa para decorar sal q.b

Lamine dois cogumelos e saltei-os na manteiga e reserve. Corte os restantes em quartos, o alho francs em rodelas e descasque as batatas e as cebolas e corte em quartos. Pique os alhos e refogue na manteiga e acrescente os restantes legumes preparados. Junte a agua tempere com sal e coza em lume brando. Retire do lume e triture tudo, envolva as natas e o usque. rectifique os temperos e decore com folhas de salsa e com os cogumelos salteados que reservou. 3. Sopa de Aletria com legumes (bimby)

Blog: Sabor e Saberes

200g de aletria 2 cenouras 1 batata grande + 1 batata pequena 1 courgette 200 grs de frango (usei 2 pernas) 100g de tiras de Bacon 2 colheres ch de manteiga 1 cubo de caldo de galinha

Corte uma cenoura e mais meia de outra, a batata e o courgette aos pedaos e coloque no copo da Bimby, junte o caldo knorr e a manteiga. Na varoma coloque o frango as tiras de Bacon e a meia cenoura cortada as tirinhas bem fininhas e 1 batata pequenina. Programe 30 min. Temp. Varoma Vel. 1 Terminado o tempo triture os legumes do copo: 1 min. Vel. 5-7-9 Abra a tampa e coloque a aletria e programe 5 min. Temp. 100 vel. colher inversa Nestes 5 min. desfie a carne.Terminado o tempo coloque o creme numa terrina e junte a carne, bem como as tiras de Bacon a 1/2 cenoura e a batata que se encontravam na varoma.

4. Sopa de Peixe (Bimby)

Blog: Lusa Alexandra

2 Postas de Pescada 1 Caldo de Tempero para Peixe Batata Courgette Cenoura Abbora Tomate Alho Francs Azeite

No copo da Bimby, e dentro do cesto, coze-se as postas de pescada em gua temperada com um caldo de peixe. Programa-se 15 min., temp. 100, vel. 4. No final retira-se o peixe e escorre-se bem. Coa-se a gua e aproveita-se para cozer os legumes para a sopa, que se colocam no copo da Bimby, programando 20 min., temp. 100, vel. colher inversa. Limpa-se o peixe de peles e espinhas, reservando.

Quando terminar o tempo tapa-se bem o copo da Bimby, apertando, e programa-se 1 min., vel. 5-7-10, at ficar bem cremosa. Adiciona-se ento o peixe reservado e mistura-se na vel. 3. Fica uma sopa bem cremosa, mas em que se nota o peixe.

Quem preferir tudo disfarado tritura o peixe juntamente com os legumes, desse modo ficar um aveludado uniforme. 5. Mandioquinha de Convalescena (tradicional)

Blog: Fui para a cozinha Cozinhe trs mandioquinhas grandes descascadas numa panela com caldo de legumes. Junto, coloque duas xcaras de brcolis bem limpo e picadinho e deixe-os at ficarem bem macios. Coloque duas ou trs colheres bem generosas de manteiga, um pouco de sal e bata no liquidificador at ficar um creme espesso. No preciso peneirar. Devolva o creme panela e, somente ento, acrescente um punhado de pimenta rosa. Se preferires, coloque somente em cima do prato depois de servir.

6. Creme de Alface (bimby)

Blog: Cozinha em part time

3 Batatas mdias cortadas aos bocados 1 chuchu cortado aos pedaos 1 alface pequena lavada e arranjada 1 caldo de galinha colher de ch rasa de sal Salsa para enfeitar

No copo da Bimby coloque as batatas, o chuchu, o caldo de galinha e o sal. Verta 1,5 l de gua e programe 15m, temp Varoma, vel 1. No final do tempo junte a alface e programe mais 10m na mesma temperatura e velocidade. Por fim, triture tudo durante 1m na vel 9. Sirva acompanhada com umas folhinhas de salsa. 7. Sopa de Feijo Frade (bimby)

Blog: A Bimby e Eu: Uma aventura na Cozinha

1 cebola mdia 3 dentes de alho 40 gr azeite 1 nabo 1 courgete mdia 400 gr feijo frade cozido 1000 gr gua 1 caldo de legumes sal e pimenta q.b. 300 gr agrio

Coloque no copo a cebola,o alho e pique 5 seg/vel 5. Adicione o azeite e refogue 5 m/100C/vel 1. Junte o nabo e a courgete em pedaos,metade do feijo-frade escorrido, a gua e os temperos. Coloque a Varoma com os agries e programe 20 m/Varoma/vel 1. Retire a Varoma e reserve. Triture a sopa durante 1 m/vel 7. Adicione os agries e o resto do feijo-frade. 8. Creme de Abbora com Camaro (tradicional)

Blog: Vitamina-ABC

Para 4 pessoas

600gr. de abbora 300gr. de miolo de camaro (descongelado) 200gr. de courgette 1 alho francs (parte branca) 1 cebola pequena 1 cubo de caldo de marisco (opcional, usei knorr) Azeite, sal e coentros picados a gosto Sumo de 1 limo gua quente (+/- 1 litro)

Tempere

miolo

de

camaro

com

sal

sumo

de

limo.

2 - Corte o alho francs em rodelas finas, lave em gua corrente e escorra. 3 - Lave a courgette, apare-lhe as extremidades e corte-a em cubos pequenos. (Se preferir pode tirar a casca, mas eu no o fiz e depois de triturada no se nota). 4 Tire a casca abbora e corte-a em pedaos pequenos. 5 - Cubra o fundo de uma panela com azeite e junte o miolo de camaro escorrido para saltear at mudarem de cor. Quando j estiverem rosadinhos, retire-os e reserve. 6 - Adicione depois na mesma panela a cebola picada e refogue. De seguida, ponha o alho francs, a abbora e a courgette. Tape de deixe cozinhar sobre lume brando at que os legumes se apresentem macios. Convm ir mexendo de vez em quando para se certificar que os legumes tm sumo suficiente. Se for preciso adicione um pouco de gua, mas como costumo usar uma panela anti-aderente o suco que os legumes deitam chega bem para cozer sem gua. 7 - Quando estiver cozido, retire do lume, triture tudo, volte a por a panela no lume, junte o cubo de caldo de marisco e adicione gua a ferver at obter a consistncia desejada. (usei +/- 1 litro). Rectifique os temperos (sal) e por fim, adicione o miolo de Deixe (opcional) retomar fervura e desligue o camaro. fogo.

8 - Antes de servir perfume a sopa com um ramo de coentros frescos picados.

9. Sopa de Pimentos Vermelhos (tradicional)

Blog: A Panificadora Ribeiro

Numa panela com o fundo coberto de azeite, deitei alho e cebola picada, 1 curgete em meias luas, 2 pimentos vermelhos grandes s tiras, 1 mo cheia de castanhas, 3 colheres de sopa de feijo preto, sal, pimenta, uma boa poro cominhos e 1 colherinha de mostarda antiga. Deixei estufar durante uns 5 minutos e cobri com gua para cozer bem. No final, para espessar e tambm para arrefecer um pouco, pedaos de pur de batata congelado. Servi-a sem passar com a varinha.

10. Sopa de feijo com repolho e massinhas (bimby)

10

Blog: Belina da Ilha

1 lata de feijo vermelho grande 1 cebola 2 dentes de alho 2 batatas 1 cubo maggi de carne Repoulho cortado em juliana Folhas de nabo 2 c. de sopa de massinhas Sal gua

No copo da bimby coloquei as batatas descascadas e partidas aos cubos, as folhas de nabo, a cebola partida em quatro, os dentes de alho e metade da lata de feijo. Cobri com gua e programei 15 Min. Temp. 100, Vel.1. Acabado o tempo ralei, Vel. 5,6,7, durante 20 Seg. Depois juntei o caldo de carne, a massinha, o repoulho e temperei de sal. Acrescentei mais um pouco de gua porque estava muito basto e programei 15 Min. Temp Varoma, Vel. Colher Inversa 1. 11. Sopa de Courgete com ameijoas (tradicional)

Blog: Cozinha Sem Tabus

2 courgettes mdias/grandes 1 cebola mdia 1,5 a 2 lt. de caldo de peixe

11

Sal 1 kg de ameijoas 3 dentes de alho Coentros picados

Comece por preparar o caldo de peixe. Aproveite a gua de cozedura de uns camares e junte-lhe por exemplo uma cabea de peixe. (J no fazia esta sopa algum tempo. Cozi de propsito uma cabea de peixe espada preto e uns quantos camares. Coei a gua e reservei para a sopa.) Como alternativa use um caldo de peixe. Abra as ameijoas (usei congeladas) com o azeite, os dentes de alhos s rodelas e uma boa poro de coentros picados. Deixe arrefecer um pouco e retire os miolos. Reserve duas ameijoas com casca por prato. Coloque as courgettes com casca a cozer no caldo de peixe junto com a cebola. Aproveite todo o lquido das ameijoas (com os alhos e o coentros) e junte sopa no final da cozedura. Triture bem. Incorpore os miolos das ameijoas e est pronto a servir. Decore cada prato com duas ou trs ameijoas inteiras.

12. Sopa de Espinafres com caril (bimby)

Blog: As receitas l de casa

2 courgettes pequenas/mdias 1 cebola bem grande

12

1 cenoura grande 3 dentes de alho 300g de espinafres 1 colher de sopa de azeite 1 colher de sobremesa de caril Sal a gosto

No copo da Bimby colocar todos os ingredientes, com excepo dos temperos e dos espinafres. Cobrir com gua e juntar o azeite e sal a gosto. Programar 20 min., temp. varoma, vel. 2. Quando terminar, juntar o caril e triturar 1 min. em velocidade progressiva 5-7-9. Juntar os espinafres e programar 3 min., temp. varoma, vel. 2 colher inversa.

13. Sopa Creme de Mandioca com carne seca (tradicional)

Blog: Naco Zinha

500 g de mandioca 250 g de carne seca 1 colher (sopa) de alho picado 8 colheres (sopa) de azeite de oliva Salsa e cebolinha verde 1 cebola

13

Dessalgue a carne seca. Troque a gua e cozinhe na panela de presso at ficar bem macia. Escorra e reserve o caldo. Cozinhe nesse caldo a mandioca at amolecer bem. Bata no liquidificador com o caldo do cozimento. Se necessrio, adicione mais gua. Volte para a panela e deixe o caldo ferver. Corrija o sal. Em uma panela, aquea o azeite, frite a cebola, o alho e junte a carne seca cozida e desfiada. Junte o caldo de mandioca e sirva com cebolinha e salsa (usei s cebolinha). Regue com um fio de azeite.
14. Creme de Ervilhas (tradicional)

Blog: Cantinho da Somi

500g de ervilhas 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de sopa de farinha l de leite Hortel Sal Bacon

Colocar as ervilhas em gua a ferver, ligeiramente temperada com sal e um p de hortel (tendo a ateno de que a quantidade da gua deve ser apenas a necessria para cobrir as ervilhas). Depois das ervilhas cozidas, retirar a hortel e triturar. Para

14

quem no goste de sentir a casca das ervilhas, que o meu caso, passe o pur por um passador munido de crivo fino e reserve. parte, derreta a manteiga, polvilhe com a farinha e deixe cozer sem ganhar cor (o procedimento o mesmo que o do molho bechamel). V juntando o leite frio, mexa e deixe ferver at aparecerem bolhas superfcie. Junte o pur de ervilhas a este creme e deixe cozer. Por fim, adicione sopa tirinhas de bacon passadas na frigideira. 15. Creme de Feijo com Tomilho (tradicional)

Blog: De cozinha em cozinha passando pela minha

100 gr de batata 100 gr de cebola 100 gr de feijo de debulhar (podem usar feijo branco de conserva) 1 dente de alho 3 a 4 ramos de tomilho Azeite q.b. Caldo de legumes q.b. o a refogar fundo cebola um e de a e pouco uma batata cubra panela partida os s legumes pequena rodelas com caldo com e de o azeite. feijo. legumes.

Pinte Junte Deixe

Junte os ramos de tomilho amarrados com fio de cozinha.

15

Assim que os ingredientes estiverem cozidos (se utilizar a panela de presso so 10 minutos de cozedura), retire o tomilho e triture com a varinha mgica. Rectifique a gua e temperos se necessrio. Passe duas vezes pelo passador chins. Deixe levantar fervura de novo e desligue. 16. Sopa de tomate com figos (tradicional)

Blog: Vai uma fatia

1kg de tomate maduro (aproximadamente) 1 cebola grande, picada 4 dentes de alho, picados 2 folhas de louro 2 colheres de sopa de massa de pimento 1 colher de sopa de orgos azeite q.b. gua q.b. para diluir o molho de tomate tostas q.b. figos para acompanhar q.b.

A sopa fao como se fosse um molho de tomate caseiro - tiro as peles ao tomate, corto em pedaos e junto, num tacho, o tomate, a cebola, os alhos, o louro, a massa de pimento, os orgos e rego com um fio generoso de azeite (ateno, no desperdiar estar o molho dos e tomates a bem maduros). desfazer-se. Levo ao fogo a refogar durante um bocado e mexo de vez em quando, at o tomate cozinhado Retiro as folhas de louro e trituro tudo muito bem. No final acrescento gua a gosto

16

at

ficar

com

uma

consistncia

que

me

agrade.

Acompanha-se com tostas (ou po tipo caseiro torrado) e figos. 17. Sopa de Noodles com espinafres (tradicional)

Blog: Canela Moda

azeite q.b. 2 peitos de galinha 2 cebolas pequenas 2 colheres (sopa) curry/caril (usei uma e j aqueceu bastante) 5 mos de folhas de espinafres frescos ou igual quantidade de congelados 1/2 colher (ch) de noz-moscada em p 3 cubos de caldo de galinha (no usei) 1 litro de gua sal e pimenta noodles de ovos (usei massa de arroz)

Ponha uma panela em lume mdio e deite azeite at cobrir a superfcie. Adicione os peitos de galinha e deixe-os alourar por 5 minutos de cada lado. Remova-os e reserve. Ponha outra panela ao lume e adicione uma colher de sopa de azeite e os espinafres lavados. Adicione a noz-moscada e mexa at os espinafres murcharem (se usar

17

espinafres congelados, ponha-os num tacho com alguma gua em lume brando). Reserve. Na mesma panela onde alourou os peitos de galinha, coloque azeite at cobrir a superfcie e aquea em lume mdio. Junte as cebolas cortadas s fatias e mexa de vez em quando. Depois de 3 minutos adicione o caril e mexa bem para envolver as cebolas. Ponha em lume baixo e deixe cozer por 5-10 minutos at as cebolas amolecerem. Mexa de vez em quando. Noutra panela junte a gua com o caldo de galinha e leve a ferver. Parta os peitos de galinha em bocadinhos, junte-os aos espinafres e s cebolas e mexa bem. Deite sobre esta mistura a gua com o caldo e deixe ferver por 2 minutos. Junte a massa e deixe cozer. Rectifique os temperos, se necessrio. Sirva com po, se quiser. 18. Sopa de Beldroegas (tradicional)

Blog: Soto da Verdinha

1 molho de beldroegas 1 cebola bem grande ou duas medias 5 dentes de alho 5 colheres de sopa de azeite 1,5 a 2 litros de agua 2 batatas medias fatias de po alentejano requeijo

18

1 ovo escalfado por pessoa sal

Cortar a cebola em meias luas finas. Refogar no azeite, colocando a tampa, para que larguem liquido e amoleam sem queimarem. De seguida adicionar as beldroegas e refogar mais uns minutos. Acrescentar as batatas cortadas as rodelas, os alhos inteiros, esmagados sem casca, o sal e a agua e deixar cozinhar ate as batatas estarem macias, mas no desfeitas. Acrescentar ento um ovo por pessoa, deixar ferver 1 a 2 minutos e desligar a sopa. Colocar a tampa mais um tempinho. (os ovos escalfam com esse calor) Num prato de sopa colocar o po em fatias, o requeijo em pedaos e por cima despejar a sopa colocando um ovo em cada prato. 19. Creme de Couve-Flor, Alho Francs e Pistchios (tradicional)

Blog: Recipe Box and Co.


(Adaptado da Revista Saberes e Sabores) Tempo de preparao: 20 minutos; Serve: 4 a 6;

75 gr de manteiga; 1 colher de sopa de azeite; 1 couve-flr; 2 alhos-franceses; 750 ml de caldo de galinha;

19

250 ml de leite; 2 colheres de sopa de farinha; uma mo cheia de pistcios descascados; sal e pimenta q.b.

1. Derreta a manteiga e o azeite em lume brando. Entretanto, corte o alho-francs em rodelas, separe a couve-flor em ramos, lave os legumes e adicione-os manteiga deixando estufar em lume muito brando cerca de 10 minutos; 2. Aquea o caldo e o leite. Polvilhe os legumes estufados com a farinha,regue com o caldo e leite quentes, e mexa. Triture tudo com a varinha mgica e deixe ferver durante 5 minutos. Rectifique os temperos e acrescente mais gua se achar necessrio. 3. Sirva polvilhado com pistchios triturados.

20. Sopa de queijo com beldroegas (tradicional)

Blog: As coisas da Me Sofia

2 mos cheias de beldroegas bem lavadas 10 dentes de alho 6 colheres de azeite de boa qualidade sal qb colorau doce qb 1 folha de louro 4 batatas mdias

20

2 queijos frescos grandes

Escolher as beldroegas, retirando os ps e as sementes. Lavar em bastante gua corrente para retirar a terra. Colocar dentro de um passador e regar com bastante gua a ferver. Levar os dentes de alho pisados com as peles e o azeite. Refogar at comearem a alourar. Ateno para no deixar queimar para no dar um sabor amargo sopa. Juntar as beldroegas escorridas e temperar com sal e uma pitada de colorau doce. Juntar a folha de louro e refogar sem parar de mexer. Adicionar 1 1/2 l de gua. Quando comear a ferver, juntar as batatas cortadas em rodelas. Cozinhar at as batatas cozerem. Adicionar os queijos cortados em fatias e deixar ferver durante uns minutos. Servir com um belo po alentejano. 21. Sopa Outonal (Bimby)

Blog: Os temperos da Argas


200 g de abbora (uso abbora manteiga) 2 cenouras 300 g de batata branca 100 g de lentilhas vermelhas 200 g de couve/courgette/ervilhas

21

1. Colocar a abbora, cenouras, batatas e lentilhas na bimby. Cobrir com gua. Temperar temperatura com azeite e sal. varoma. 2. Na varoma colocar a couve/courgette/ervilhas, e seleccionar 20 minutos, vel. 1, 3. Findo este tempo triturar alguns segundos na velocidade 5-6. Adicionar mais gua se for necessrio e juntar ao creme o contedo da varoma. Seleccionar 5-10 minutos, vel.1, temperatura 100 C.

22. Sopa de peixe com aafro, tomilho e funcho (bimby e tradicional)

Blog: Chocolate e Caju


700gr de peixe 2 cebolas 1 alho francs 1 dente de alho 3 tomates 1 ramo de funcho 1 folha de louro 1 ramo de tomilho 2c. de sobremesa de aafro azeite q.b sal pimenta

22

800ml de caldo de peixe

Termomix-bimby Coloque a cebola, o alho, o alho francs, o tomate, as ervas aromticas, o aafro, o sal, a pimenta, e o caldo de peixe;.No cesto coloque o peixe partido ao bocados; 25m temp.100 veloc.4.No final retire o cesto com o peixe e reserve.Quando terminar triture na veloc.7 por 1m.Junte o azeite a gosto um pouco mais de gua; 5m temp.100 veloc.1.Por fim adicione o peixe.Sirva com fatias de po torrado. Tradicional Num tacho deite, a cebola, o alho, o alho francs, o tomate, ase rvas aromticas, o aafro, o sal, a pimenta, o peixe e o caldo de peixe leve ao lume at tudo estar cozinhado.No final retire o peixe e triture com a varinha mgica.Adicione o azeite, o peixe e volte a levar ao lume at levantar fervura. Sirva com fatias de po torrado. 23. Sopa Saborosa (Bimby)

Blog: Aco na Cozinha


1,5l gua Batata Cenoura Abbora Feijo verde Pimpinela ou Chuchu Brculos

23

Cebola Feijo Frade Massa tricolor Sal q.b. 1/2 Maggi de legumes

Coloquei todos os ingredientes no copo da bimby e programei 25m, temp.100, vel. Colher.

24. Sopa Juliana (tradicional)

Blog: Elvira's Bistrot

500 g de batatas descascadas 2 dentes de alho picados 2 cebolas cortadas em pedaos 1/4 de alho-francs, cortado em rodelas finas 3 cenouras descascadas 1 curgete arranjada, com a pele 200 g de feijo-verde arranjado 100 g de abbora descascada e cortada em pedaos 2 colheres (sopa) de azeite sal & pimenta moda no momento

24

Cortar metade do feijo-verde em pedaos e a outra metade em tiras finas (em juliana). Cortar duas das cenouras em pedaos e cortar a restante em juliana. Cortar tambm metade da curgete em pedaos e o restante em juliana. Reservar todos os legumes cortados em juliana.

Colocar os pedaos de batata, de feijo-verde, de curgete, de cenoura, de cebola e de abbora numa panela, assim como o alho picado e as rodelas de alho-francs. Cobrir com 1,2 l de gua - ou de caldo de legumes - e levar a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando at os legumes se apresentarem cozidos e tenros.

Retirar a sopa do lume e triturar com uma varinha mgica ou um liquidificador at obter um pur homogneo. Se a sopa parecer muito espessa, acrescentar um pouco de gua e envolver.

Voltar a colocar a sopa ao lume e levar a ferver em lume mdio. Temperar com sal. Juntar a juliana de feijo-verde, cenoura e curgete. Cozinhar por mais 5-7 minutos, em lume mdio.

Retirar a sopa do lume e regar com o azeite. Envolver e rectificar o tempero. Polvilhar com pimenta moda no momento e servir de seguida. 25. Sopa aromtica de lentilhas (tradicional e bimby)

Blog: As Receitas da Patanisca

25

600g de molho de tomate 1/2 pimento vermelho 200g de lentilhas secas (demolhei em gua quente durante 15 min.) 200g de abbora cortada aos cubos 1 batata cortada em cubos 1 cenoura cortada em cubos 1 cubo de caldo de carne caseiro 1/3 de copo de vinho branco Cominhos, louro, alecrim e aafro 1 fio de Azeite Clssico Espiga 1 chvena de couve branca cortada em tiras Algumas gotas de tabasco gua qb

Tradicional Coloque numa panela todos os ingredientes. Deixe cozinhar at que as lentilhas fiquem macias. Rectifique os temperos e sirva. Bimby Coloque todos os ingredientes no copo, Vel. colher inversa/45 min/100 (reduza para 90 se as lentilhas comearem a libertar espuma). Nota: Tendo em conta que o molho de tomate e o vinho branco j so lquidos, no precisa de juntar muita gua. 26. Creme de Ervilhas e Curgete com Pesto (tradicional e bimby)

26

Blog: No Soup For You


1 cebola 1 dente alho 400g de ervilhas 1 curgete grande com casca 1 nabo gua Sal e pimenta 1/4 de chvena de pesto

thermomix_bimby Coloque no copo a cebola e o alho: 5 seg, vel 5. Junte o azeite: 5 min, temp 100, vel 1. Adicione as ervilhas, a curgete em nacos e o nabo, descascado e em pedaos. Junte a gua, dois dedos abaixo do nvel dos legumes. Cozinhe 25 min, temp 100, vel 1. Tempere com sal e pimenta e triture 2 min, vel 3-5-7. Acerte a consistncia a gosto e junte mais gua se necessrio. Deite uma parte do pesto na sopa e envolva 10 seg, vel 6. Sirva com o restante pesto. tradicional Pique a cebola e o alho, junte o azeite e refogue em lume mdio at que a cebola murche. Adicione as ervilhas, a curgete em nacos e o nabo, descascado e em pedaos. Cubra com gua e depois de levantar fervura deixe em lume brando at que os legumes cozam. Tempere com sal e pimenta e reduza a pur. Acerte a consistncia a gosto e junte mais gua se necessrio. Misture uma parte do pesto na sopa e deite o restante apenas na hora de servir.

27

27. Sopa Azeda ou Caldo Temperado (tradicional)

Blog: Cozinheira da Treta


1/4 kg de feijo novo 1 cebola pequena 2 dentes de alho 1 xcara de polpa de tomate 3 batatas mdias 1 xcara de macarro cotovelinhos 3 "talhadas" de abbora Vinagre Sal Canela

Num tacho, ponha o feijo juntamente com a cebola e os alhos picados e metade da polpa de tomate. Deixe cozinhar at o feijo estar cozido. De seguida, ponha um gole de vinagre, o resto da polpa de tomate, sal para temperar, as batatas picadas aos quartos e as talhadas de abbora. Deixe cozer a abbora e quando esta se encontrar cozida retire. Se a batata no estiver cozida ainda deixe mais um pouco e ento deite uma pitada de canela. Quando estiver tudo pronto ponha ento o macarro e deixe mais um pouco mas mexa de vez em quando.

28

28. Sopa de Cogumelos (tradicional)

Blog: Catanada na Cozinha


Para 4 pessoas; Preparao: 10 minutos; Cozedura: 45 minutos; Pode-se congelar por 3 meses

2 colheres de sopa de manteiga; 1 cebola, picada; 2 talos de aipo, picados; 1 dente de alho, esmagado; 450 gr de cogumelos variados, picados grosseiramente; 200 gr de batatas, descascadas e cortadas em cubos; 1 litro de caldo de vegetais; 2 colheres de sopa de salsa, picada; sal e pimenta preta; creme de rbano-picante (opcional)

Derreter a manteiga numa panela, acrescentar a cebola, o aipo e o alho. Deixar cozinhar 3 a 4 minutos, at ficar tenro e suave. Acrescentar a mistura de cogumelos e deixar cozinhar mais 5 a 6 minutos. Acrescentar as batas e o caldo, e deixar ferver. Reduzir o fogo e deixar a fervilhar suavemente durante 30 minutos. Utilizar um liquidificador, ou outro tipo de mecanismo, para processar a sopa at que fique um creme macio. Polvilhar com a salsa, e temperar com o sal e a pimenta.

29

Servir quente, e com um pouco de creme de rbano-picante, se desejarmos um efeito de arranque surpreendente. 29. Sopa de Agrio (tradicional)

Blog: A cozinha da Leonor


1/2 batata 1 cebola 1 courgete 1 nabo pequeno 2 cenouras 1/4 couve-flor 1/3 de alho francs 2 dentes de alho azeite sal q.b. agrio (folhas)

Descascam-se e cortam-se todos os legumes em pedaos excepto o agrio. cozem-se durante meia hora em gua com um fio de azeite e uma pitada de sal. reduz-se a pur na batedeira e acrescenta-se os agries (as folhas) lavados e deixa-se ferver uns 10 minutos.

30

30. Sopa de Coentros e Bacalhau (tradicional)

Blog: Papinha Doce


coentros q.b. 4 dentes de alho 4 clh. sopa de azeite 2 postas de bacalhau 6 ovos po saloio q.b. sal q.b.

Coze-se o bacalhau e reserva-se a gua. Entretanto pica os coentros e os alhos e desfia-se o bacalhau. Na gua de cozer o bacalhau (que d para 4 pessoas), junta a papa de coentros, o bacalhau desfiado e o azeite, tempera-se com sal e deixa-se levantar fervura. Bater dois ovos. Quando a sopa levantar fervura juntar os ovos batidos e ir mexendo com um garfo. Deixar novamente levantar fervura e escalfar os restantes ovos. Os ovos devem ser escalfados com a ajuda de uma concha, parte-se o ovo para dentro da concha e introduzir a concha na panela com cuidade e deixar esclafar o ovo. No fundo da terrina, ponha po s fatias e por cima vaze a sopa. Sirva de seguida.

31

31. Sopa de Tomate Alentejana (tradicional e bimby)

Blog: Po e Beldroegas

5 tomates grandes maduros 1 cebola 3 dentes de alho 2 folhas de louro sal, pimenta e azeite po alentejano de vspera 3 ou 4 ovos 1 litro de gua oregos

Bimby Colocar a cebola e os alhos no copo e triturar 5 segundos, velocidade 5. Juntar o louro e o azeite e programar 5 minutos, temperatura 100, velocidade 1. Arranjar os tomates, tirar a pele, cortar aos bocados e juntar no copo, assim como o sal e a pimenta. Programar 10 minutos, temperatura 100, velocidade 2. Juntar a gua e deixar ferver, 15 minutos, temperatura 100, velocidade 2. Com a Bimby parada, deitar os ovos inteiros no copo, e deixar repousar cerca de 5 minutos, altura em que liga novamente a mquina, e programa 2 minutos, temperatura 100, velocidade colher inversa. Entretanto cortar o po em fatias finas e deitar numa terrina ou tigela e cobrir com a sopa bem quente.

32

Polvilhar com oregos e servir de imediato. Se preferir os ovos escalfados, colocar o caldo numa caarola e deix-los cozer a gosto. Tradicional Numa caarola deitar a cebola e os alhos picados, juntar o azeite, o sal e a pimenta e deixar refogar um pouco. Juntar o tomate pelado aos bocados e deixar cozer at o mesmo ficar praticamente desfeito. Acrescentar a gua, deixar ferver, juntar os ovos inteiros e mexer com uma colher para eles desfazerem e cozerem ao mesmo tempo. Se preferir os ovos escalfados proceder do mesmo modo mas sem mexer. Cortar o po em fatias finas para dentro de uma terrina ou tigela e deitar a sopa por cima. Polvilhar com os oregos e servir de imediato.

32. Sopa de Vitela com hortel (tradicional)

Blog: Delcias Divinais


200g de vitela para cozer 1/4 de Couve Lombarda 2 batatas cortadas aos cubos 1 cenoura grande aos cubos 75g de massa pevide

33

1/2 cubo de caldo de carne Raminhos de hortel Sal q.b

Coloque gua numa panela grande e tempere com sal, junte o cubo de caldo de carne e a carne. Deixe cozer at ficar bem tenrinha. Depois da carne cozida, retire e coloque na panela a couve cortada aos pedaos, as batatas e as cenouras. Deixe cozer por 20 minutos. Entretanto corte a carne em pedacinhos. Passados os 20 minutos junte a massa e a carne ao pedacinhos. Junte tambm 3 hastes de hortel e deixe ferver at a massa estar cozida. Apague o lume e retire a hortel. Retire para o prato, decore com um raminho de hortel.

33. Sopa de Tomate (bimby)

Blog: Eu e os Tachos

2 dentes de alho 1 cebola mdia 5 tomates pequenos bem maduros (sem pele e sem pevides) 1/2 courguete 2 cenouras

34

feijo verde (normalmente corto o feijo muito fininho e cozo a vapor, depois da sopa passada fica giro o pedacinhos de feijo, mas os pequeninos no gostam)

2 batatas pequenas 1 chvena de caf de lentilhas vermelhas 1 colher de sopa de sementes de linhaa 1 fio de azeite sal q.b.

Deitar a cebola o alho e a cenoura na bimby, picar baixar os resduos com uma esptula, de seguida deitar o azeite programar temp 100, vel 2, 5 min. Acrescentar os outros ingredientes vel 2 temp 100, 25 min. No final passar a sopa at consistncia desejada. 34. Sopa Portuguesa (tradicional)

Blog: Cindy's Place

chourio couves repolho cenoura macarro

35

feijo batatas 1 cebola pequena 2 dentes de alho alho em p pimenta em p cebola em p 2 cubos knorr de galinha colorau calda de tomate um fio de azeite sal

Comeo por deitar gua num tacho, um fio de azeite e o chourio, deixo ferver uns 15 minutos, enquanto isso pico as couves e o repolho, descasco as batatas e parto-as em cubos, descasco a cenoura e corto em bocadinhos. Passado os 15 minutos coloco a cebola bem picadinha, no muita, o alho picadinho, pimenta em p, 1 colher de sopa de calda de tomate, uma pontinha de uma colher de ch de colorau, os 2 cubos knorr e um pouco de sal,a seguir deito as couves, o repolho, a cenoura e as batatas. Baixo lume para mdio e deixo cozer uma meia hora, a seguir deito um pouco de macarro e deixo uns 10 minutos,no fim coloco 2 latas de feijo vermelho j cozido e deixo mais 10 minutos.

35. Sopa de Agrio com croutons de queijo (tradicional)

36

Blog: Kika Gula

batatas cebola dentes de alho abbora courgette alho francs coentros

Coloquei na panela todos os legumes aos pedaos. Temperei com sal, azeite e os coentros picados. Quando cozidos passei tudo com a varinha mgica. Depois acrescentei os agries e deixei cozer. Servi acompanhado com os croutons de queijo e um fio de azeite.

36. Creme aveludado de abbora (tradicional)

Blog: Cinco Sentidos na Cozinha

500 gr de abbora 2 cebolas mdias 2 batatas azeite Espiga sal coentros frescos qb

37

- Descasque as batatas e as cebolas em pedaos pequenos. - Corte e descasque tambm a abbora e corte-a em pedaos pequenos. - Coloque tudo numa panela com gua a mais de metade da panela , com uma pitada de sal e um fio de azeite e leve ao lume. - Deixe os legumes cozerem e depois triture a sopa em pur. Deve ficar um pur fino, por isso, se necessrio, acrescente mais gua. - No final, polvilhe a sopa com coentros finamente cortados. 37. Aorda de Coentros com pimento (tradicional)

Blog: Iguarias Caseiras

1 Dente de alho, por pessoa 1/4 de Pimento verde (1 tira) 1 Ramo de coentros Azeite e sal qb gua em ebulio 1 Medalho de Pescada cozida, por pessoa 1 Ovo escalfado, por pessoa

Lavar muito bem os coentros e picar grosseiramente para um taa funda. Cortar a tira de pimento em fatias fininhas e juntar aos coentros. Acrescentar o sal e os dentes de alho. Pisar tudo muito bem com o pilo (pea com forma semi-esfrica que se utiliza para

38

moer, Por juntar fim,

os depois aorda, de

produtos tudo bem

dentro modo que a juntar

do azeite j

almofariz). a tem gosto. sal).

Entretanto, cozer o peixe em gua e sal (pode-se aproveitar parte desta gua para mas ateno aorda Escalfar os ovos em gua a ferver ( um mtodo de cozer os ovos em gua em ebulio, cerca de 3 minutos, para que a clara fique cozida e a gema crua). Quando a clara j est com aspecto de cozida e a gema ainda mole, deve-se retirar o ovo da gua quente, com a ajuda de uma espumadeira, e colocar numa taa com gua fria (pode ter gelo) para parar a cozedura. Retirar para um prato e reservar at ao momento de servir. Finalmente, deitar em cima do azeite a gua em ebulio. Rectificar o sal e introduzir as fatias finas de bom po Alentejano, preferencialmente com 1 ou 2 dias (boa maneira de aproveitar po duro). Em cima colocar o peixe e o ovo. Servir de imediato. 38. Sopa de Retalhos (tradicional)

Blog: No Reino da Prssia

E h outros dias assim. Em que o apetite fugiu para um outro lugar. No o meu, pois as minhas calas de ganga fazem-me lembrar activa e constantemente da sua presena. Refiro-me ao apetite da minha filhota, que normalmente come o peixe cozido com legumes com voracidade. Ou que se delicia primeiro com o queijo ou o

39

fiambre, depois lambe a manteiga da fatia de po e, finalmente, decide comer o po. Desta vez o cenrio foi diferente: ao lanche, po e migalhas ficaram esquecidos no prato, o queijo levou uma dentadinha e foi rejeitado e o fiambre foi simplesmente ignorado; ao jantar, o prato foi tocado para dar uma trinca numa cenoura, que de imediato foi rejeitada, o peixe foi esquecido e a couve-flor ignorada. E eu ignorei o cenrio, indo para a cozinha mas levando comigo os pratos de comida rejeitados, esquecidos e ignorados. Tirei um caldo de peixe do frigorfico (quando fazemos peixe, ponho sempre as peles, espinhas e cabeca a cozer com algumas ervas aromticas durante uma hora para sugar os aromas do animal marinho at ao tutano), juntei ao peixe e legumes ignorados um resto de risotto de gro esquecido de outros dias e levei ao lume. Peguei no po desprezado e em algumas cdeas esquecidas na caixa do po, cortei em cubinhos de 1 cm e levei ao forno a 175 graus. Fui horta apanhar um raminho de salsa, desliguei o lume, apaguei o forno, piquei a salsa, dei um toque com a varinha mgica sopa, pus no prato, dispus a salsa, um fio de azeite e o po transformado em micro tostas e todos nos deliciamos! A pequerrucha mostrou ento que o seu apetite voltou, ou voltou a mostrar-me a dura realidade: muitas vezes no s o contedo que interessa, mas a maneira como se apresenta. Eu resolvi ignorar esta lio de vida e preferi acreditar simplesmente que o todo mais que a soma das partes.

39. Sopa de Couve com Feijo e Carne de Porco (bimby)

40

Blog: O meu mundo Robot

2 tiras de entremeada 200gr de tirinhas de entrecosto gua e sal 400gr de feijo manteiga j cozido 1 couve corao mdia azeite

Cozer as carnes em gua e sal na FussionCook por 15 minutos. Reservar as carnes e a gua da cozedura. Na bimby colocar a gua da cozedura das carnes e 200gr de feijo, programar 10 seg., vel. 7. Deitar o restante feijo no copo. Na varoma colocar a couve cortada em juliana e programar, 30 min., temp. varoma, vel. 1. Findo o tempo, deitar as couves no copo, a carne em pedacinhos e um fio de azeite, programar mais 2 min., vel. colher inversa. Servir.

40. Sopa de Linguia e Batata Doce ( tradicional)

Blog: Cabeas de alho chocho

41

6 c. sopa de azeite 180 gr linguia 2 cebolas 2 dentes de alho 1 kg batata doce 1 cubo knorr de galinha 1,5 l gua fervente 300 gr espinafres

Comecei por cozer as batatas em gua com o caldo knorr. Enquanto isso, numa frigideira anti-aderente salteei a linguia s rodelas em 2 colheres de sopa de azeite por 8 minutos. Retirei as rodelas e recervei. Na gordura que fica na frigideira junto mais 4 colheres de sopa de azeite e refogo as cebolas e alho picados. Quando as batatas esto cozidas reduzem-se a pur (na totalidade ou no conforme o gosto). Juntar mais gua, se necessrio. Junta-se ento a linguia, o refogado e os espinafres. Tempera-se com uma pitada de pimenta preta de moinho e duas pitadas de sal. Quando levantar fervura deixa-se cozinhar por mais 5 minutos. 41. Sopa de Couve-Flor com Amndoa Torrada (bimby e tradicional)

Blog: Tertlia de Sabores

1 Cebola grande 1 Chuchu

42

1 Couve-Flor gua q.b. sal q.b. 2 colheres de sopa de azeite pimenta e noz moscada q.b. amndoa torrada para decorar

Tradicional Colocar os legumes num tacho com gua at cobrir os legumes, deixar cozer por 25 minutos, triturar, temperar com pimenta e noz moscada modas no momento, decorar com amndoa torrada e servir quente. Bimby / Thermomix Colocar os legumes, meio litro de gua, o sal e o azeite no copo e programar, 100, 25 minutos vel. 1 Triturar 1 minuto, vel. 5 7 9. Temperar com pimenta e noz moscada modas no momento, decorar com amndoa torrada e servir quente. No final se estiver muito grosso acrescentar um pouco de gua quente para diluir. 42. Creme de Feijo Verde e Cenouras Assadas com Alecrim (tradicional e bimby)

Blog: Figo lampo

43

4 cenouras grandes, 150gr de feijo verde, 1 cebola, 1 courgette, 1 batata pequena, 1 colher de ch de sementes de coentros, 1l de caldo de legumes, 1 colher de ch de alecrim seco, azeite, sal e pimenta preta moda q.b.

Tradicional: Arranje o feijo verde, pele as cenouras e corte-as ao meio transversalmente. Disponha o feijo e a cenoura num tabuleiro de forno, regue-os com o azeite, salpique com o alecrim, as sementes de coentros, o sal e a pimenta. Leve ao forno por cerca de 30 minutos a 180. Coloque um fio de azeite no fundo da panela e junte a courgette, a cebola e a batata em pequenos cubos. Deixe cozinhar uns minutos, junte o feijo verde e a cenoura, adicione o caldo de legumes bem quente e cozinhe por mais 20/30 minutos. Rectifique os temperos e triture tudo com a varinha mgica at obter um creme. Bimby: Arranje o feijo verde, pele as cenouras e corte-as ao meio transversalmente. Disponha o feijo e a cenoura num tabuleiro de forno, regue-os com o azeite, salpique com o alecrim, as sementes de coentros, o sal e a pimenta. Leve ao forno por cerca de 30 minutos a 180. Coloque a courgette, a cebola e a batata no copo e d 2 toques de turbo. Junte o azeite e programe 5 min, 100, vel 1 . Junte o feijo verde, a cenoura e o caldo (ter em ateno o nvel mximo) e programe 20 min, 100, vel 2. Rectifique temperos e triture 30 seg, na vel 5-7-8.

44

43. Sopa de Feijo Verde (tradicional)

Blog: Vcios e Sabores Numa panela com gua deitei, 2 batatas grandes, 1 nabo grande, 4 cenouras (gosto das sopas com cor), abbora,1tomate pequeno, meia cebola mdia, 1 dente dalho, meia courgette, 1 cubo de caldo de legumes, azeite e deixei cozer bem, passei a varinha mgica e por fim deitei feijo verde cortado aos pedacinhos pelas princesas que adoram ajudar, levei novamente ao lume durante cerca de 10min para cozer o feijo. 44. Sopa Juliana de dieta (tradicional)

45

Blog: Criando Cores da Vida

1 cebola 3 dentes de alho 3 raminhos de couve flor 150 a 200grs de abobora (usei a que tenho sempre congelada) 2 colheres de sopa de azeite 1 pacote de juliana 150 grs(repolho e cenoura)

Cozer a juliana parte. Levar a cozer os restantes ingredientes e passar com a varinha mgica, juntando o azeite. Juntar a juliana escorrida. Aromatizar a gosto com manjerico, tomilho ou salsa.

45. Sopa de Aipo e Abbora com Arroz (tradicional)

Blog: A Cludia na Cozinha

3 batatas mdias 1 cebola mdia 3 dentes de alho

46

2 cenouras aprox. 100g de abbora 3 talos de aipo 1 chvena (caf) de arroz sal, azeite e uma pitadinha de pimenta

Dos ingredientes referidos acima, vo a cozer em gua temperada com sal e um fio de azeite: as batatas, a cebola, o alho, 1 cenoura, a abbora e parte mais grossa do aipo. A outra cenoura e a parte mais fina dos talos cortam-se em pedaos mais pequenos e reservam-se. Quando estiver tudo bem cozido, passa-se com a varinha. Acrescenta-se ento a cenoura, os talos cortados fininhos, o arroz, mais um fio de azeite e uma pitadinha de pimenta.

Obs.: o aipo demora um bom bocado a cozer, se preferir pode coloc-lo primeiro a ferver, e s depois o arroz e a cenoura. Eu coloquei tudo ao mesmo tempo, mas o aipo levou uns bons 20 minutos a ficar macio. Fica uma sopa bem cremosa, e muito saborosa. 46. Creme de Agrio e Aafro com massa couscous (bimby)

Blog: Delcias C de Casa

1 courgete 1 xuxu

47

1/2 cebola 1 cenoura 200g de abbora 1/2 molho de agrio massa com forma de couscous 1 fio de azeite sal, pimenta e aafro q.b.

Fiz um refogado com o azeite e a cenoura em cubinhos (Bimby 5.30mn, vel. colher, 100). Acrescentei os legumes todos, excepto o agrio e deixei refogar por 5mn (mesma temperatura e mesma velocidade). parte cozia a massa semelhante ao couscous e coei, Reserve. Cobri os legumes com gua, temperei com sal, pimenta e uma colher de ch de aafro. Deixei cozinhar por 25mn. (Bimby 100, vel, 1, 30mn). Quando faltavam 5mn para terminar o tempo de cozedura acrescentei os agries, verifiquei os temperos e deixei cozinhar 5mn. Triturei e acrescentei a massa. 47. Sopa de Cenoura com Feijo Verde (bimby)

Blog: A colmeia da abellha bimbando

48

Cerca de 850 gr de gua 150 gr de batata ( 3 batatas mdias ) 300 gr de cenoura (cerca de 3 cenouras mdias ) 2 dentes de alho 1 cebola grande sal 1 tomate 50 gr de azeite 150 gr de feijo verde( metade para triturar para o pur)

Lavar segundos. Colocar a

arranjar

os

legumes.

Colocar metade da gua no copo da Bimby, com os legumes e o sal e triturar alguns restante gua e programar 15Min.Temp.100, Vel.2.

Entretanto aparar as pontas do restante feijo verde e colocar na Varoma. Quando terminar o tempo, colocar a Varoma com o feijo verde, mais 15M.Temp.Varoma, cerca de 1 Minuto, Vel.2. Vel.9. No fim do tempo, retirar a Varoma, colocar o azeite e triturar muito bem a sopa No fim adicionar o feijo verde na sopa.

48. Sopa de Tortellini (tradicional)

Blog: O Blog da Joanina

49

8 fatias de bacon 1 cebola picada 4 alhos picados 1 lata de tomate pelado, aos pedaos (aprox. 400 gr) 1 caixa das pequenas de polpa de tomate (aprox. 200 ml) 2 chvenas de jardineira congelada 2 courgetes, partidas em cubos pequenos 1 molho de espinafres, cortados em tiras finas (no usei) 1 lata de feijo manteiga, escorrido (aprox 400 gr) 300 gr de tortellini de queijo (aprox. 2 chvenas) Salsa picada a gosto (facultativo) Oregos, manjerico, sal e pimenta para temperar

Ponha o bacon num tacho e deixe fritar na prpria gordura. Quando comear a ficar lourinho escorra parte da gordura e junte a cebola e os alhos. Deixe refogar um pouco at quebrar, mexendo de vez em quando. Adicione o tomate e a polpa de tomate, a jardineira e gua quente suficiente para fazer caldo. Tempere com o sal, a pimenta e as ervas, e depois de comear a ferver acrescente o feijo, as courgetes e os espinafres (se usar). Reduza o lume para mdio e deixe levantar fervura novamente. Junte por fim os tortellini e a salsa. Em lume baixo deixe cozer durante aproximadamente 10 a 15 minutos. Rectifique de sal e pimenta. Nota: Receita para 6 pessoas. Se desejar sirva polvilhada com salsa e queijo Parmeso ralado, (neste caso no usei).

Das könnte Ihnen auch gefallen