Sie sind auf Seite 1von 50

5

I Introduo

Desde pequenos projectos, at ONGs nacionais e internacionais, Governos locais, provinciais e nacionais, agncias de cooperao internacional, empresas do sector privado, etc., todos so actores que alguma vez, de uma forma ou de outra, vm-se na necessidade de acompanhar as mudanas no bem-estar das pessoas, particularmente dos beneficirios dos projectos e polticas de interveno social implementados.

Muitas instituies, organizaes e sobretudo o Governo, realizam planos/programas/projectos com uma srie de objectivos que dizem respeito ao bem-estar dos beneficirios, destacando-se a importncia de fazer a anlise de impacto dos planos ao nvel das componentes, tendo em conta os condicionantes na execuo do planeado e a eficcia geral das polticas/projectos.

Na qualidade de Mestrando em Administrao e Gesto da Educao vemo-nos igualmente na necessidade de avaliarmos o processo de implementao de projectos/programas/polticas e planos includos no sector da educao como parte integrante do SNE. Para o efeito coube-nos a oportunidade de elaborarmos o projecto de avaliao que orientar-nos- a avaliar o processo de implementao do Programa da Educao Inclusiva nas escolas moambicanas.

Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas no sistema de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as prticas discriminatrias e criar alternativas para super-las, a Educao Inclusiva assume espao central no debate acerca da sociedade contempornea e do papel da escola na superao da lgica da excluso.

Na razo de se reconhecer que qualquer poltica pblica, bem como os programas destinados a implement-la, necessitam ser avaliados a fim de garantir que seus objectivos sejam alcanados e, caso necessrio, sejam feitas correces nos procedimentos adoptados, avaliar o processo de implementao do Programa da Educao Inclusiva apresenta-se como imperativo para saber se suas estratgias de aco foram e esto sendo implementadas, assim como identificar obstculos e factores facilitadores sua implementao.

1.1. Enquadramento geral Alguns conceitos e termos so amplamente empregues dentro do presente objecto e nessa sequncia urge a necessidade da sua definio na viso de diferentes autores. Dos mais variados conceitos patentes no projecto destacamos para a definio os seguintes: Avaliao, Qualidade, Avaliao da Qualidade, Necessidades Educativas Especiais, Educao Inclusiva, Deficincia, Incluso.

Avaliao

No que concerne Avaliao, esta tida como o processo por meio do qual so avaliados: (1) a pertinncia dos objectivos, (2) a eficincia e eficcia dos resultados alcanados, (3) a adequao dos recursos humanos, meios materiais e financeiros s actividades desenvolvidas, (4) a sustentabilidade dos efeitos gerados pelo projecto e (5) os desvios ocorridos durante a implementao do projecto, como base para os ajustes necessrios. Ela um processo de anlise de informao sobre as actividades, as caractersticas e os resultados de um projecto, respondendo a uma pergunta avaliativa para determinar o seu mrito. (MACIE, 2010:8). Avaliao O termo avaliar possui vrios significados, porm, todos convergem para o mesmo ponto. RISTOFF (1995:46) apud ALBERTO & BALZAN (2008:8) afirma que a palavra avaliao contm a palavra valor e, por isso mesmo, no podemos fugir dessa concepo valorativa. Os autores entendem que por meio dessa concepo, desmistificada a neutralidade da avaliao. Como conceito plural, fludo, multifacetado, a avaliao deve ser participativa de carcter poltico e tico, embora seja apresentada como tcnica e neutra. Ela histrica e epistemolgica. Fruto de negociaes, acordos e pactos que confirmam vises de mundo, de educao e de homem, a avaliao tem sido usada para excluir e submeter, para manter e no transformar.

A avaliao, por outro lado, vista por MOSHA & BUKHALA (1985) apud MOSHA et.al. (2003:20) como um processo sistemtico de anlise e traduo dos dados numa forma interpretvel de modo a que as decises possam ser feitas. Muitas vezes concentra-se nos indicadores de desempenho nvel de desempenho nos determinantes quer sejam aprendizagem, eficincia e eficcia.

Compreende um processo de abstraco mental que interpreta a informao e os dados recolhidos pela Medio. Tambm compreende um processo de colocao da informao avaliadora ou dados em alguma escala numrica ou nominal para que possa ser classificada qualitativamente ou quantitativamente de acordo com medidas pr determinadas Na viso de MASCELLANI (1987:28-29) apud ALBERTO & BALZAN (2008:9)1, avaliao s tem sentido quando se pensa a prtica, o planejamento como processo de interveno na realidade. O planejamento, portanto, sendo processo e no acto isolado de contexto e de cronologia supe aces que se sucedem na linha do tempo. A avaliao um dos seus principais instrumentos, pois ela significa desde a elaborao de um diagnstico, como ponto de partida da apreenso da realidade, at um termmetro que toma a temperatura do processo em seus diferentes momentos. Ser tambm a responsvel por snteses parciais e globais do trabalho que caminha.

Para KRAEMER (2006) apud OLIVEIRA, et al. (2008:84), avaliao vem do latim, e significa valor ou mrito ao objecto em pesquisa, juno do acto de avaliar ao de medir os conhecimentos adquiridos pelo indivduo. um instrumento valioso e indispensvel no sistema escolar, podendo descrever os conhecimentos, atitudes ou aptides que os alunos apropriaram. Sendo assim a avaliao revela os objectivos de ensino j atingidos num determinado ponto de percurso e tambm as dificuldades no processo de ensino aprendizagem.

Trasladando o conceito das autoras focalizando-o avaliao de projectos educativos afirmaramos que so vrios motivos que levam a avaliao de projectos e programas, sendo de destacar os seguintes: a) A medio do xito da sua implementao; b) A determinao da necessidade de introduzir mudanas no desenho do projecto; e c) a definio das lies aprendidas e demonstrar se as actividades desenvolvidas, produziram o efeito e resultado desejado. (MACIE, 2010:9).

Qualidade Conforme CONTE & DURSKI (2003:53), o conceito de qualidade descrito como um conjunto de propriedades e caractersticas de um produto, processo ou servio, que lhe fornecem a capacidade de satisfazer as necessidades explcitas ou implcitas.
1

Op. cit.

Diversos autores conceituaram qualidade. Segundo DEMING apud CONTE & DURSKI (2003:53)2, qualidade significa um grau previsvel de uniformidade e confiabilidade a baixo custo, estando adequada ao mercado. Outra definio de qualidade apresentada por JURAN, apud CONTE & DURSKI (2003:53)3, que a entende como adequao ao uso. H autores que separam qualidade em dois aspectos: qualidade tcnica e qualidade humana. Afirma que a qualidade tcnica est em satisfazer exigncias e expectativas concretas, tais como tempo, finanas, taxa de defeitos, funcionalidade, durabilidade, segurana e garantia. A qualidade humana diz respeito satisfao de expectativas e desejos emocionais, tais como atitude, comprometimento, ateno, credibilidade, consistncia e lealdade. Alm disso, trabalha-se com cinco tipos de qualidade: a pessoal, a departamental, a de produtos, a de servios e a da empresa. Em todas elas deve-se verificar a qualidade tcnica e humana. Outros, ainda, em vez de conceituar qualidade, preferem adoptar dimenses da qualidade compostas em oito categorias: desempenho do produto, suas caractersticas, sua confiabilidade, sua conformidade ao uso, sua durabilidade, o atendimento s preocupaes, sua esttica e a qualidade percebida pelo cliente.

Para BONDIOLI (2004:14) a qualidade no um dado de facto, no um valor absoluto, no adequao a um padro ou a normas estabelecidas a priori e do alto. Qualidade transaco, isto , debate entre indivduos e grupos que tm um interesse em relao rede educativa, que tm responsabilidade para com ela, com a qual esto envolvidos de algum modo e que trabalham para explicitar e definir, de modo consensual, valores, objectivos, prioridades, ideias sobre como a rede [...] e sobre como deveria ou poderia ser.

Qualidade de Ensino A delimitao da ideia de qualidade de ensino no uma tarefa simples, pois trata-se de um conceito que envolve vrias perspectivas e reas disciplinares. De acordo com DAZ (2003), um primeiro significado coloca a nfase nos resultados alcanados pelos alunos no final de um ciclo de estudos. Um outro significado diz respeito ao que o aluno aprende e sua relevncia para a sociedade.
2 3

Op.cit. Ibidem

A terceira dimenso refere-se qualidade dos meios que o sistema educativo pe disposio dos alunos para o desenvolvimento da sua experincia educativa. Na percepo de DOURADO (2007:12) apud GADOTTI (2010:6), o conceito de qualidade da educao polissmico: do ponto de vista social a educao de qualidade quando contribui para a equidade; do ponto de vista econmico, a qualidade refere-se eficincia no uso dos recursos destinados a educao H necessidade de se estabelecer padres de qualidade do ensino-aprendizagem, h necessidade de mensurao da eficincia e da eficcia dos sistemas educativos, mas, para se chegar a resultados concretos em educao, um grande conjunto de indicadores da qualidade devem ser levados em conta: a qualidade tem factores extra-escolares e intra-escolares. Ainda para DOURADO (2007:2427) apud GADOTTI (2010:6)4, as dimenses mnimas comuns da qualidade da educao no plano extra-escolar deve incluir a dimenso socioeconmica e cultural dos entes envolvidos e a dimenso dos direitos, das obrigaes e das garantias no nvel do Estado. No plano intra-escolar a qualidade da educao inclui as condies de oferta do ensino, a gesto e organizao do trabalho escolar, a profissionalizao do professor, o acesso, a permanncia e o desempenho escolar.

Avaliao da qualidade Apresentados os conceitos sobre a avaliao e sobre a qualidade acreditarmos que duma forma emprica podemos julgar o que possa ser a avaliao da qualidade. Em palavras to deduzidas podemos entender a avaliao da qualidade como sendo o processo de verificao da validade ou no de um determinado objecto, ideia, poltica, projecto, programa inserido num meio social em que os beneficirios sentem seus efeitos em funo s suas expectativas e necessidades na razo de uma satisfao individual assim como colectiva. (grifo nosso).

Qualidade da Educao em Moambique Das aces desenvolvidas desde a independncia nacional em 1975, destaca-se um factor comum e consensual: a qualidade do ensino. No entanto, subjacente a essa opinio comum e consensual, permanecem algumas questes ainda poucos exploradas pelos diversos intervenientes do sector da educao em Moambique, a comear pela prpria concepo de qualidade de ensino no contexto das principais polticas nacionais de educao.
4

Op. Cit.

10

A qualidade da educao esta sempre presente no centro do debate e uma aspirao constante dos sistemas educacionais de todos os pases. A qualidade de ensino pressupe um julgamento de mrito que se atribui tanto para o processo quanto aos produtos decorrentes das aces desenvolvidas, que de certa maneira, implica, pois, um juzo de valor. A qualidade tem que ser entendida como satisfazendo critrios bem definidos que expressam: (1) definio de critrios pedaggicos e sociais; (2) explicitao de indicadores; (3) planificao e execuo de estratgias de avaliao mais amplas para validao (ou no) da qualidade de ensino desejada. Actualmente, estudos mostram que a qualidade de ensino educacional em Moambique est em decadncia em razo de diversos factores. Desse modo, a discusso da educao, hoje, encontra-se centrada na qualidade, o que um importante avano. Pois, a questo do acesso perdera o sentido se no abordarmos a questo da qualidade tendo como referencial s expectativas e direitos de todos os beneficirios directos e indirectos. Sem dvidas, quando procuramos aleatoriamente encontrar escolas que possam nos inspirar a aferir que a qualidade de ensino em Moambique das mais desejveis, tem sido muito difcil, no querendo com isso tirar mrito algumas escolas que oferecem necessariamente um ensino de qualidade, mas estas tm sido na sua minoria para um pas to vasto como o Moambique. O MEC reconhece que a disponibilidade de professores, com qualidade suficiente, uma das condies chave para o sucesso do PEEC. Turmas grandes, turnos mltiplos e um nmero grande e crescente de professores mal qualificados, comprometem a qualidade e eficincia da Educao. Reala ainda que a expanso do Sistema pressionar cada vez mais o fundo de salrios, o que poder ainda enfraquecer os factores que encorajam a reteno dos professores formados no Sistema. (MEC, 2006:104).

Educao Segundo BELLONI (2001) Educao um processo de desenvolvimento de personalidades, envolvendo a formao de qualidades humanas, fsicas, morais intelectuais e estticas tendo em vista a orientao das actividades humanas na sua relao com o meio social num determinado contexto de relaes.

11

Educao Inclusiva Na viso de BELLAMY (1999) apud FVERO et.al. (2009:11), o maior desafio do sistema escolar em todo o mundo o da incluso educacional. Em pases economicamente mais pobres trata-se principalmente de milhes de crianas que nunca viram o interior de uma sala de aula.

Em Moambique a Educao Inclusiva ainda um assunto que tem vindo a ser tratado politicamente, principalmente quando a sua amplitude engloba o atendimento s crianas com necessidades educativas especiais em escolas regulares. A organizao e gesto das escolas regulares caracterizam-se pela falta de recursos humanos, materiais e fsicos para responderem aos marcos tericos e prticos da Educao Para Todos.

No presente ano lectivo foi noticiado a programao de trs escolas pblicas para Educao Inclusiva tendo sido concluda uma em Gaza no distrito da Macie (TVM:2011). Esta notcia deixa clara a patente dificuldade que o pas tem de integrar e atender as crianas, os jovens e adultos oferendo uma educao respeitando as diversidades. J em pases mais ricos, AINSCOW (2006) apud FVERO et.al. (2009:11)5 refere que muitos jovens deixam a escola sem qualificaes teis, enquanto outros so colocados em vrias formas de condies especiais, longe das experincias educacionais comuns, e alguns simplesmente desistem, pois as aulas lhes parecem irrelevantes para suas vidas. Diante desses desafios, h evidncias de crescente interesse na ideia da incluso educacional. No entanto, segundo UNESCO (2001:34), esta rea permanece confusa quanto s aces que precisam ser realizadas para que a poltica e a prtica avancem. Em alguns pases, a Educao Inclusiva vista como uma forma de servir crianas com deficincia no ambiente da educao geral. Internacionalmente, contudo, vista de forma cada vez mais ampla, como uma reforma que apoia e acolhe a diversidade entre todos os estudantes.

Autores como VITELLO & MITHAUG (1998:78), deixaram patente que a Educao Inclusiva supe que o objectivo da incluso educacional seja eliminar a excluso social, que consequncia de atitudes e respostas diversidade de raa, classe social, etnia, religio, gnero e habilidade.

Ibidem

12

Educao Especial o ramo da educao que se ocupa do atendimento e da educao de pessoas com algumas deficincias, mas em instituies especializadas. Processo de desenvolvimento global das potencialidades de pessoas portadoras de deficincias, de condutas tpicas e de altas habilidades e que abrange os diferentes nveis e graus do sistema de ensino.

Vista por FREITAS (2001:22), a Educao Especial tornar-se- uma modalidade de ensino destinada no apenas a um grupo exclusivo de alunos, o dos portadores de necessidades especiais, mas especializada no aluno e dedicada pesquisa e ao desenvolvimento de novas maneiras de ensinar, adequadas heterogeneidade dos aprendizes e compatvel com os ideais democrticos de uma educao para todos.

Incluso De acordo com SMITH (2007:65) a incluso, enquanto valor, suporta a defesa do direito de todas as crianas, independentemente da sua diversidade de capacidades, a participarem activamente nos ambientes naturais da sua comunidade. Um ambiente natural aquele que a criana frequenta, tenha ou no NEE. No concernente, a autora renega que a incluso no , nem um local, nem um mtodo de ensino e afirma que uma filosofia de apoio aprendizagem das crianas. A referida filosofia inclusiva engloba todo o sistema educativo, e baseia-se na crena de que todas as crianas podem aprender e atingir os objectivos propostos.

13

1.2. Objecto de Avaliao O nosso objecto de avaliao necessita de uma clarificao para que no cause ambiguidade no momento da execuo da sua avaliao, visto que, existem terminologias atraentes que tm coagido diversos autores no acto de estabelecer determinados objectos e linhas de insero de um determinado projecto, programa, poltica e planos. Assim percebemos, porque durante a pesquisa bibliogrfica e documental que fizemos na tentativa de entendermos o que significava a Educao Inclusiva, foram surgindo vrios conceitos, alguns definidos no enquadramento geral e outros vistos com menor interesse devido a sua incompreensibilidade pelos diversos autores. Coube-nos a partir de ento apresentarmos a proposta do que ser avaliado, por outra, queremos propor em que objecto iremos formular determinado juzo de "valor". O que HADJI (1994:29) preferiu chamar de avaliao nos seguintes termos:
Acto pelo qual se formula um juzo de valor incidindo num objecto determinado (indivduos, situao, aco, projecto, etc.) por meio de um confronto entre duas sries de dados que so postos em relao:

a) dados que so da ordem do facto em si e que dizem respeito ao objecto real a avaliar; b) dados que so da ordem do ideal e que dizem respeito a expectativas & tenes ou a projectos que se aplicam ao mesmo objecto.

Sumariamente, o presente projecto de avaliao tem como objecto de avaliao o Programa da Educao Inclusiva em Moambique: Fase Piloto no Distrito de Boane.

1.3. Objectivos da Avaliao Antes de apresentarmos os objectivos que nortearo a nossa avaliao gostaramos de recordar o que se entende por objectivos. Estes so tidos como resultados/metas devidamente mensurveis, relacionados com o desenvolvimento de uma actividade especfica num determinado perodo de tempo (nosso Grifo). Para j, so objectivos da avaliao os seguintes:

14

1.4.1. Geral Avaliar o processo de implementao do Programa da Educao Inclusiva em Moambique.

1.4.2. Especficos Caracterizar a Educao Inclusiva em Moambique. Identificar os principais constrangimentos da Educao Inclusiva em Moambique. Analisar as formas de incluso das crianas, dos jovens e adultos com NEEs no Sistema Geral de Ensino. Denotar o papel das ONGs e das Associaes de Pais e Encarregados da Educao na incluso dos seus filhos.

1.5. Perguntas de avaliao Antes de colocarmos as inquietaes volta da Educao Inclusiva deixamos em primeiro plano o artigo 1 Declarao da Educao Para Todos no atinente aos seus objectivos. Segundo a UNESCO (1990):
Cada pessoa - criana, jovem ou adulto - deve estar em condies de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades bsicas de aprendizagem. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expresso oral, o clculo, a soluo de problemas), quanto os contedos bsicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes), necessrios para que os seres humanos possam sobreviver, desenvolver plenamente suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida, tomar decises fundamentadas e continuar aprendendo. A amplitude das necessidades bsicas de aprendizagem e a maneira de satisfaz-las variam segundo cada pas e cada cultura, e, inevitavelmente, mudam com o decorrer do tempo.

Face ao excerto acima exarada surgem vrias inquietaes quando fitamos a realidade moambicana face Educao Inclusiva que teoricamente propalada faltando a sua exequibilidade no terreno devido vrios factores, desde polticas, sociais, econmicas at culturais. No querendo no entanto debruar no presente projecto sobre os contornos destes fenmenos, apenas fazemo-los uma aluso.

15

Desta feita, surgem-nos dez questes que julgamo-los pertinentes para o abjecto da nossa avaliao. Eis as seguintes:

i.

De que maneiras est a incluso ligada aos principais desafios face educao, tais como taxas de abandono escolar, qualidade na educao, escolarizao das meninas, curriculum no flexvel e carncia de recursos?

ii.

A Educao Inclusiva quer realmente dizer educao para todas as crianas de determinada comunidade dentro do mesmo edifcio escolar?

iii. iv. v.

Educao Inclusiva significa o mesmo que ensino inclusivo? Qual a diferena entre Educao Inclusiva, educao integrada e educao especial? A incluso realmente apropriada para todos? Ento e as crianas com multideficincias, e aqueles que so surdos e surdos-mudos?

vi.

Ser que existe um modo certo para praticar a Educao Inclusiva? Existe algum plano claro, que possamos seguir?

vii.

a Educao Inclusiva prtica, particularmente nos pases com escassos recursos e muitos desafios?

viii.

A Educao Inclusiva no dispendiosa? Qual o seu custo? Podem os pases pobres sustent-la, tal como Moambique?

ix.

Se a Educao Inclusiva se concentra em alterar o sistema, em vez de se concentrar nos indivduos, no vo estar os alunos e grupos realmente vulnerveis, excludos e esquecidos?

x.

Estando as escolas j superlotadas e a enfrentar a presso para alcanar objectivos pode a incluso encontrar espao nas mesmas condies?

16

1.6. Motivao

A elaborao do presente projecto de avaliao do Projecto Educao Inclusiva em Moambique foi norteada a partir de um profundo reconhecimento da necessidade de oferecer uma educao de qualidade para todos, independentemente das dificuldades que possam caracterizar a cada um dos utentes das escolas moambicanas em toda sua classificao (pblica ou privada). Outrossim, vimo-nos na necessidade de avaliarmos a eficcia e a eficincia do referido projecto no que diz respeito aos indicadores de acesso.

Algo importante e digna de destaque, que notvel nas escolas moambicanas a permanente excluso de grupos desfavorecidos e o no atendimento igualitrio de toda a diversidade, o que leva a ferir os direitos humanos e em restrito caso, os direitos da criana. Estas inquietaes contriburam significativamente para que surgisse em ns a inteno de produzirmos um projecto de avaliao que futuramente acreditamos que poder ser um instrumento aplicvel para avaliarmos, no s o processo de implementao do Programa da Educao Inclusiva mas, os seus resultados e o seu impacto.

Outra linha mestra de guiou-nos at a inteno de desenharmos o projecto incide na razo de acreditarmos que em Moambique deve ser desenvolvidas escolas para todos atravs do desenvolvimento de culturas, polticas e prticas escolares inclusivas a fim de combater a excluso educacional e social e responder diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem existentes nas escolas.

Finalmente, acreditamos que a partir do momento em que todos pensarmos sequiosamente em desenvolver sistemas educacionais inclusivos, criar-se- uma nova viso da educao, que recupera seu carcter democrtico atravs da adopo do compromisso legal com a oferta de Educao de Qualidade Para Todos, na qual a diversidade deve ser entendida e promovida como elemento enriquecedor da aprendizagem e catalisador do desenvolvimento pessoal e social.

17

1.7. Justificativa H 17 anos, a Conferncia Mundial de Salamanca sobre Educao para Necessidades Especiais endossou a ideia da Educao Inclusiva (UNESCO, 1994). Sem dvida, o documento internacional mais significativo que j apareceu na rea de educao especial, a Declarao de Salamanca defende que escolas regulares com orientao inclusiva constituem o meio mais eficaz de combater atitudes discriminatrias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo educao para todos. Alm disso, sugere que tais escolas podem proporcionar educao eficaz para a maioria das crianas, melhorar a eficincia e, consequentemente, o custo-benefcio de todo o sistema educacional (UNESCO, 1994). Durante os anos subsequentes sua publicao, tem havido esforos considerveis em muitos pases para mudar a poltica e a prtica educacional em direco incluso (MITTLER, 2000).

A partir das ideais documentais, acreditamos que avaliar o Programa da Educao Inclusiva aplicado em Moambique poder ser um ganho no s para ns como mestrandos em Administrao e Gesto Escolar mas para todos aqueles que lutam para que a Educao Inclusiva seja uma realidade e no utopia como tem vindo a ser at datas de hoje. Embora reconheamos que o pas manifesta o desejo de proporcionar a educao para todos, esta realidade ainda est longe de responder s exigncias de uma educao igualitria e proporcionadora de oportunidade para todos e em todos os nveis.

Na nossa percepo, o projecto de avaliao ser um instrumento importante para medir o grau de funcionalidade e flexibilidade da poltica educacional6 em Moambique com um currculo caracteristicamente rgido, e no s, permitir tambm estabelecer uma reflexo sobre a constitucionalidade do direito educao prevista no nmero 2 do artigo 887 da Constituio da Repblica com vista a termos uma percepo do papel do Estado na promoo da Incluso.

O projecto mostra-se tambm relevante porque persegue o Princpio fundamental da Escola Inclusiva que o de que todas as crianas devem aprender juntas, sempre que possvel, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenas que elas possam ter.

Assegurar o acesso educao a um nmero cada vez maior de utentes e de melhorar a qualidade dos servios prestados a todos os nveis e tipos de ensino. 7 O Estado promove a extenso da educao formao profissional contnua e a igualdade de acesso de todos os cidados ao gozo deste direito.

18

1.8. Metodologia de Avaliao As questes metodolgicas para a avaliao de projectos educativos mostram-se cruciais dada a complexidade de elementos tomados em considerao no acto da sua elaborao. Interessanos antes de prosseguirmos trazer sucintamente o conceito metodologia visto por DE BRUYNE et al. apud HADJI (1994:55) que definem a metodologia como uma "praxeolgica" ou "lgica dos procedimentos cientficos na sua gnese e no seu desenvolvimento", que tem por funo "limpar os caminhos da prtica concreta {...} dos obstculos que esta encontra. Para o cerne do objecto de avaliao escolhido para este projecto, levantam-se questes cuja resposta poder ser possvel recordando o que MOSHA, Herme J. et.al8, dizem acerca do que a avaliao eficaz. Para eles um dos factores chave que contribuem para o sucesso do processo da implementao das polticas, planos, projectos ou programas educacionais visto que, preocupa-se com a criao da equipa e a mobilizao de grupos e comunidades para se envolverem activamente no apoio implementao das polticas educacionais, planos e programas. O colectivo de autores salientam ainda que, os gestores e avaliadores eficazes esto orientados para o desempenho, so responsveis, transparentes e sensveis ao bom ou mau desempenho. A monitorizao e avaliao neste estgio envolve, portanto, entender se os gestores esto a conseguir esses objectivos e se no so responsveis por um desempenho abaixo do padro.

Ao nosso ver, qualquer que seja a metodologia de avaliao a ser utilizada, o melhor sentido da avaliao aquele que, segundo REIS (1999), se estabelece como um meio de melhorar os projectos existentes, aprimorar o conhecimento sobre sua execuo e contribuir para seu planejamento futuro, tendo como pano de fundo sua contribuio aos objectivos institucionais. Neste sentido, um exerccio permanente e, acima de tudo, comprometido com as repercusses de um projecto ao longo de sua realizao. A efectivao do nosso projecto de avaliao do Programa da Educao Inclusiva centrar-se- na Avaliao de processos, embora reconheamos que Avaliao de processos, no suficiente para compreender totalmente questes relacionadas com o desempenho do projecto, pelo que, deve ser complementada por avaliaes mais profundas por forma a contribuir para melhor compreenso das causas e dos efeitos do projecto. Para esse exerccio, ser usada a matriz de desempenho e de anlise de resultados (anexo I), referente a Matriz Lgica do Projecto.

op.cit.p. 32

19

Escolhemos como metodologia da avaliao do Programa da Educao Inclusiva a Avaliao de Processos porque acreditamos que proporcionar-nos- oportunidades de envolvermos a maior parte dos beneficirios do projecto o que poder guiar-nos a descortinar em que estgio est o desenvolvimento do projecto, como feita a incluso dos beneficirios e poderemos tambm verificar o grau de implementao em funo aos objectivos delineados no projecto.

de destacar que avaliao da implementao: trata-se de uma avaliao contnua, persistente que levanta informaes sobre o que acontece e porque acontece. Envolve a contnua adaptao do plano inicial, de modo a considerar as condies locais, a dinmica organizacional e as incertezas programticas. As informaes devem ser continuamente analisadas e aces de correco tomadas para garantir o alcance dos resultados propostos.

A metodologia adoptada como referimos, ir abranger as agncias de implementao por exemplo escolas, que podero precisar informao a curto e mdio prazo para monitorar o progresso, detectar e ajudar a resolver problemas quando eles se levantam. Estas agncias tambm podero produzir dados relevantes para as agncias nacionais.

20

II - Apresentao do Projecto 2.1. Descrio do Projecto da Educao Inclusiva

1. Poltica Nacional A poltica nacional de Educao Inclusiva assume as recomendaes da Declarao de Jomtien (Tailndia, 1990) e da Declarao de Salamanca (1994), a qual enfatiza que o xito da Escola Inclusiva depende: da identificao precoce, da avaliao, da estimulao de crianas com necessidades educativas especiais, desde as primeiras idades, e da preparao para a escola como forma de impedir condies incapacitantes.

2. Criao de Escolas Inclusivas Em linha com esta prioridade de incluso escolar, o MEC lanou o Programa Escolas Inclusivas em 1998. Este programa visava gerar experincia com a gesto de crianas com antecedentes e potencial de aprendizagem diferentes, e gradualmente disseminar e estender esta experincia a todas as escolas do pas. Sob os auspcios do Programa de Escola Inclusiva, uma escola primria piloto foi inicialmente seleccionada em cinco provncias. Foi dado apoio a cada uma das escolas piloto (formao, materiais e monitoria) na adopo da abordagem da Educao Inclusiva.

3. Objectivos das Escolas Inclusivas O enfoque nestas escolas de que todos os alunos devem estudar juntos sempre que possvel, incluindo aqueles que so portadores de deficincia. Para que se possa assegurar que as estratgias e as abordagens que so geradas possam lidar com as necessidades das crianas a todos os nveis do Sistema, esta experincia est agora a ser gradualmente estendida para incluir mais escolas e para cobrir todos os nveis do sistema, tais como escolas secundrias e de nvel mdio. (MEC, 2006:60).

No ano de 2004 o Ministrio da Educao elaborou e lanou a Estratgia da Educao Inclusiva que tinha como objectivo primordial de assegurar que as crianas, jovens e adultos com necessidades especiais sejam integradas nas escolas regulares.

21

4. Estratgia para Educao Inclusiva A Educao Inclusiva refere-se a um vasto leque de estratgias, actividades e processos que procuram fazer do direito universal para a qualidade uma realidade importante e apropriada para a educao. Assim sendo, o MEC desenhou como actividades da implementao da estratgia as seguintes: a) Desenvolver a Educao Inclusiva para que se tornar numa realidade em todas as escolas e para que desse modo se assegure que todas as crianas com necessidades educativas especiais (NEEs) recebam ateno apropriada; b) Assegurar a sustentabilidade integrando de forma adequada as estratgias e abordagens da Educao Inclusiva na formao inicial e em servio de todos os professores; c) Continuar a desenvolver estratgias apropriadas e materiais especficos para utilizao em ambientes de salas de aulas inclusivas; d) Apoiar o desenvolvimento de uma metodologia para identificao e criao de um banco de dados das crianas em idade escolar com necessidades educativas especiais por organizaes que trabalhem no terreno; e) Melhorar a articulao com os pais e as comunidades, para que a abordagem da Educao Inclusiva possa ser alargada s comunidades e no limitada apenas ao ambiente da sala de aulas.

5. Formao de Professores A formao de professores para os desafios da Educao Inclusiva est prevista na Estratgia de Formao de Professores9. Segundo documentado na estratgia, o acesso educao particularmente restrito para certos grupos. Assim, a poltica desenhada para garantir uma maior participao da rapariga na educao, para responder com maior efectividade s crianas com necessidades de educao especial e para eliminar diferenas regionais nas taxas de escolaridade. A proviso de professores adequadamente formados ir contribuir significativamente para a melhoria do acesso educao para todos os aprendentes, independentemente do sexo, deficincia e localizao geogrfica (MEC, 2004. p.5).

MEC - Estratgia para formao de professores 2004 2015: proposta de polticas. Maputo 2004.

22

6. Infra-estruturas A existncia de infra-estruturas preparadas para responder aos desafios da Educao Inclusiva em Moambique pode ser vista como uma raridade e acrescido isso, temos o fraco investimento nessa modalidade de ensino, que se repercute na falta de adaptaes curriculares e planos de estudo, como tambm a falta de um corpo docente especializado, falta de materiais didcticos especficos e infra-estruturas adaptadas a esse tipo de ensino para poder prestar-se todo servio de apoio que necessitam os alunos com necessidades educativas especiais transitrias ou permanentes. O Programa da Educao Inclusiva prev o estabelecimento de trs centros de recursos que iro cobrir o norte (Nampula), centro (Tete) e sul (Gaza) do pas.

2.2. Caractersticas scio-demogrficas Meninas e mulheres Genericamente, em muitas culturas, o casamento infantil, particularmente de meninas, acontece como resultado de normas culturais e presso econmica. As escolas tm vrias vezes agido de uma forma que culmina em excluso das meninas casadas e grvidas. Mesmo se elas forem autorizadas a frequentar as aulas, a estrutura geral e o sistema raramente fornecem apoio adequado e geralmente desistem. O projecto traz na sua matriz lgica as actividades que podero ser desenvolvidas juntos s comunidades com o objectivo de manter as meninas e as mulheres nas escolas. Por tanto, a avaliao incidir neste grupo de beneficirios de projecto para consciencializar diversos actores a olharem para aquele grupo como uma oportunidade para a projeco de Educao para Todos.

Minorias tnicas e grupos religiosos A Educao Inclusiva em relao a grupos tnicos e religiosos uma questo complexa que divide as opinies, origina debates animados e, por vezes, origina confrontos culturais extremos e desequilbrios de poder. Contudo, os princpios-chave da Educao Inclusiva, tais como, conceber a educao como sendo mais ampla que o ensino na escola; combater a discriminao e propor programas flexveis, amigos das crianas e baseados na comunidade, ajudam a facilitar a incluso para todos os grupos, incluindo grupos minoritrios tnicos e religiosos.

23

Quanto a este grupo queremos recordar o que h 4 meses aconteceu numa das provncias do nosso pas, onde uma aluna foi interdita de entrar na sala de aulas pura e simplesmente porque trajava de burca em cumprimento das regras religiosas, o que provocou debates quase em todas estruturas sociais.

Um outro caso de realce foi a excluso de uma rapariga numa escola privada que no podia frequentar naquela instituio porque era deficiente fsico e possua seios aparentemente anormais para a sua idade cronolgica e que por essa razo criaria um ambiente no meio das crianas com a mesma idade que no possuam o que foi visto nela como defeito e motivo de excluso. O projecto de avaliao para a avaliao da Educao Inclusiva ir incidir sobre este grupo de beneficirios com o propsito de trazer resultados que podem ou no proporcionar a incluso.

Minoria lingustica e educao na lngua materna

Vrias pesquisas mostram que as crianas necessitam de comear a sua educao e aprender aptides de alfabetizao bsica na sua lngua materna. Depois de alguns anos podem ento incorporar a aprendizagem na lngua oficial, enquanto continuam a aprender a sua lngua materna. A maior parte das crianas que so obrigadas, demasiado cedo, a aprender usando a sua segunda lngua, tero muito maiores dificuldades durante a sua educao.

Dilema da surdez pouco provvel que as crianas surdas desenvolvam uma lngua falada e aptides de comunicao dentro das suas prprias famlias tornam-se excludas dentro da famlia porque no partilham a mesma lngua. Elas precisam de ter contacto com outras pessoas surdas para aprenderem a linguagem gestual nacional.

Esta a razo porque tantas pessoas surdas defendem que as escolas ou classes especiais so necessrias para as crianas surdas, desde que tenham a o direito de aceder educao na sua primeira lngua a linguagem gestual. Este direito apoiado pelas Regras Gerais das Naes Unidas e pela Declarao de Salamanca.

Com a implementao do projecto de avaliao, ser possvel apurar os estgios de integrao deste grupo de beneficirios do Projecto da Educao Inclusiva.

24

Pessoas com deficincia Os alunos com deficincia so todos diferentes; a deficincia um termo muito vasto. At entre pessoas com o mesmo tipo de problema, como por exemplo, pessoas com deficincia visual, as implicaes para a vida e aprendizagem podem ser muito diferentes.

Algumas pessoas podem talvez deslocar-se de forma independente, outros podem precisar de guias; alguns lem Braille, outros usam mapas; algumas tm falta de vista e lem as letras grandes, alguns beneficiam de boa luminosidade e proximidade com o professor - todos so diferentes. Portanto os seguintes exemplos referem-se a situaes que apresentam desafios especficos: alunos com deficincia que so marginalizados e excludos mesmo dentro do contexto de deficincia e com o nosso projecto traremos abordagens que podero dar subsdios para que a incluso deste grupo de pessoas nas escolas regulares seja uma realidade em todas as escolas e em todos os nveis de ensino.

Pessoas afectadas por condies de sade a) Sade Mental Existe um perigo de rotular as crianas, que esto a reagir de forma saudvel a um ambiente abusivo e perturbador, como tendo problemas de sade mental e ver a criana como o problema. As crianas que pertencem a grupos que so socialmente excludos e estigmatizados na sociedade vo reagir naturalmente e de forma saudvel contra a excluso, intimidao e esteretipos.

A escola e a comunidade, com um todo, necessitam primeiro de se auto examinar e criar ambientes inclusivos e acolhedores para todos. Tendo dito isto, tambm verdade que as crianas e adultos podem ter problemas de sade mental que afectam a sua aprendizagem e as escolas devem ajudar a promover o bem-estar e sade mental geral de todos os seus membros.

b) VIH/SIDA A pandemia do VIH/SIDA um enorme desafio para as camadas das sociedades que so mais afectadas. Permitir uma Educao Inclusiva com qualidade dentro deste contexto um aspecto desse desafio.

25

Refugiados Embora o Moambique no esteja propriamente numa situao de conflito armado, o pas acolhe um significativo nmero de refugiados dos pases da regio, em situao de conflitos. Estes refugiados trazem consigo crianas em risco de perder o acesso educao, constituindo, desta forma, um grupo vulnervel a ser tomado em considerao na promoo da Educao Inclusiva. Consciente desta grave situao, a Save the Children, no mbito da colaborao com as entidades ligadas aos refugiados e s estruturas da Educao, apoia a integrao das crianas refugiadas nas escolas existente em redor do Centro de Marratane, em Nampula. As mesmas so includas nas mesmas turmas e nas mesmas condies das crianas moambicanas. O sonho de alguns dos refugiados consiste em ter em Marratane escolas com currculos dos seus pases de origem, para assegurar que, no seu retorno, as crianas no tenham dificuldades de adaptao. Trata-se de um assunto que carece de estudo aprofundado e coordenado por parte de todas as entidades envolvidas no tratamento dos assuntos dos refugiados. Este aspecto ser avaliado com a implementao do presente projecto de avaliao.

Trabalho infantil e as crianas de rua As crianas trabalham por diversas razes, talvez para assegurarem a sua prpria sobrevivncia e a das suas famlias, ou porque talvez na sua cultura uma tradio normal do crescimento da criana e considerado ser um caminho valioso para transferir aptides e conhecimentos essenciais para as crianas.

Uma pequena proporo de crianas explorada e violentada atravs de trabalho infantil forado, o que prejudica a sua sade e viola os seus direitos humanos fundamentais. Obviamente isto precisa de ser combatido a vrios nveis. Contudo, para a maioria das crianas trabalhadoras, o seu envolvimento no trabalho da comunidade no um problema, se for saudvel e no dominar as suas vidas. Aqui a questo , acederem a uma parte da sua educao a escolarizao. Isto pode fornecer-lhes aptides de alfabetizao e numerao, e equip-los para uma variedade mais vasta de oportunidade educativas e de emprego que podem enriquecer as suas vidas e reduzir a pobreza. As crianas trabalhadoras so vrias vezes excludas, quando as escolas funcionam com horrios rgidos, em abordagens de ensino inflexveis e currculos irrelevantes.

26

2.3. Requisitos de elegibilidade

A Educao Inclusiva, dada a sua complexidade coagir-nos-ia a perguntarmo-nos se existe uma soluo tecnicamente adequada para o problema da identificao das dificuldades de aprendizagem. Tendemos a acreditar que a maior barreira ao desenvolvimento de um procedimento operacional o problema da definio; contudo, ainda que com algum consenso em relao definio, uma abordagem tecnicamente vlida na nossa percepo pode no estar disponvel.

Para alm as caractersticas scio-demogrficas que podero ser usadas como requisitos de elegibilidade, analisado o Projecto da Educao Inclusiva seleccionamos para o presente projecto da avaliao os critrios para a determinao da existncia de dificuldades de aprendizagem que norteiam a determinao da Educao Inclusiva os seguintes:

Determina-se que a criana tem uma dificuldade de aprendizagem especfica se: a) A criana no efectua realizaes escolares comensurveis com a sua idade e nveis de capacidade, quando lhe foram proporcionadas experincias de aprendizagem adequadas sua idade e capacidades. b) A criana apresenta uma discrepncia significativa entre a sua capacidade intelectual e as suas realizaes escolares, numa ou em mais das seguintes reas: i. ii. iii. iv. v. vi. vii. viii. ix. x. xi. Expresso oral; Compreenso auditiva; Expresso escrita; Capacidade bsica de leitura; Compreenso da leitura; Clculo matemtico; ou Raciocnio matemtico. Incapacidade visual, auditiva e motora; Deficincia mental; Distrbio emocional; ou Desvantagem ambiental, cultural ou econmica.

27

2.4. Mecanismos de recrutamento dos beneficirios do Projecto da Educao Inclusiva

Visitas s escolas Observao nas turmas regulares Consultas a nvel das estruturas locais versus comunidade

A seleco dos beneficirios exige uma cautela e informao multifuncional para que se evite erros no acto de recrutamento. A nossa avaliao ir verificar os mecanismos usados para a seleco das crianas elegveis pelo projecto da Educao Inclusiva com vista a descortinar a sua funcionalidade. Sabemos que a visita s escolas no tarefa difcil, o difcil poder ser a capacidade de observao e diagnstico nas crianas, jovens e adultos que so excludos. No acto da avaliao, a visita s escolas, centros infantis e infantrios sero um dos mecanismos que tambm empregaremos para a avaliao do projecto.

O grupo de avaliao que ser criado para a implementao do presente projecto de avaliao ser constitudo por peritos na rea de Educao Inclusiva para podermos proporcionar o feedback informativo e formativo a todos os envolvidos na causa da Educao Inclusiva.

As consultas a nvel das comunidades como parte integrante da implementao do projecto da Educao Inclusiva sero um dos focos da nossa avaliao para a verificao da frequncia das consultas realizadas e o sue modo. Ser tambm pertinente sabermos que informaes eram recolhidas diante das comunidades, a sua validade e pertinncia.

2.5. Mecanismos de recrutamento dos intervenientes do Projecto de Avaliao do Projecto da Educao Inclusiva Os intervenientes do Projecto de Avaliao do Projecto da Educao Inclusiva sero recrutados mediantes os seguintes mecanismos: i. ii. iii. iv. Entrevistas Testes escritos Concursos documentais Nvel e especializao acadmicas

28

2.6. Processo de seleco de beneficirios

O processo de avaliao seguida para a seleco dos beneficirios do Projecto da Educao Inclusiva baseou-se em quatro cenrios a saber: a) Entrevistas - para conhecer a histria do aluno/excludo (nascimento, composio familiar, desenvolvimento fsico e mental, processo de escolarizao anterior) e suas necessidades especiais (natureza e histria da dificuldade, quais os estmulos que recebe de seu prprio meio social, esforos que foram feitos na direco de incluir esta criana em seu meio social).

c) Identificao das expectativas dos pais com relao ao aproveitamento e desempenho escolar do filho. d) Identificao das crianas antes do incio da escolarizao - este processo visa criar facilitao do atendimento apropriado e oportuno e torna-se possvel atravs do apoio ao desenvolvimento de uma metodologia para identificao e criao de um banco de dados das crianas em idade escolar com necessidades educativas especiais por organizaes que trabalham no terreno e atravs do melhoramento da articulao com os pais e as comunidades, para que a abordagem da Educao Inclusiva possa ser alargada s comunidades e no limitada apenas ao ambiente da sala de aulas.

Como j dissemos, a Educao Inclusiva envolve a participao da famlia e da comunidade, que podem contribuir para fortalecer e multiplicar as aces inclusivas. Uma atitude positiva dos pais em relao participao e as potencialidades do filho com deficincia fundamental para a sua incluso escolar e social.

Neste mbito, o projecto de avaliao ir incentivar a escola a buscar parcerias com outros sectores da sociedade, para que as pessoas com deficincia possam ser inseridas nesses espaos e para que a prpria comunidade se desfaa de resistncias e preconceitos. A escola pode manter dilogo com centros desportivos, de sade, de recreao e de juventude.

d) Integrao das crianas nas escolas regulares e sensibilizao para integrao nas comunidades com um sistema de apoio diferenciado. Quando h esta integrao na comunidade todos saem ganhando, pois se estabelece um espao de trocas e cooperao. A escola pode cumprir um papel fundamental na conquista da participao da pessoa com deficincia em outros espaos da comunidade.

29

2.7. Contexto institucional de implementao As autoridades nacionais tm a responsabilidade de monitorar financiamento externo inclusiva, mesmo na sua especificidade, enquanto tratar-se de educao especial e trabalhando em cooperao com seus parceiros internacionais, assegurar que tal financiamento corresponda s prioridades nacionais e polticas que objectivem atingir educao para todos. Agncias bilaterais e multilaterais de auxlio, por sua parte, deveriam considerar cuidadosamente as polticas nacionais com respeito educao especial no planejamento e implementao de programas em educao e reas relacionadas.

2.7.1. Organizaes pblicas participantes

i.

Ministrio da Educao e Cultura O Ministrio da Educao e Cultura promove o direito de todas as crianas educao bsica, incluindo aquelas que apresentam dificuldades de aprender ou que sejam portadoras de necessidades educativas especiais. A estratgia do MEC para melhorar os servios prestados s crianas com necessidades especiais est baseada no princpio da incluso.

O MEC procura assegurar que as crianas, jovens e adultos com necessidades especiais sejam integradas nas escolas regulares, em vez de serem segregadas em escolas separadas ou completamente excludas deste meio. A formao de professores, reforo da gesto das escolas e ligaes slidas com as comunidades so os elementos chave para uma incluso com sucesso. O MEC para responder aos desafios da Educao Inclusiva est a capacitar tcnicos a diferentes nveis, direces de escolas, professores, pais, encarregados de educao de modo a prepar-los para as exigncias do ensino para um grupo mais diverso de alunos, bem como desenvolvimento de estratgias e materiais apropriados para o uso nas salas de aulas do ensino inclusivo.

30

ii.

Ministrio da Mulher e da Aco Social Esta entidade Pblica proporciona informao e consciencializa sobre as necessidades especiais das crianas e sobre o papel que os pais e as comunidades podem desempenhar; Trabalha em parceria com provedores no governamentais para se operarem melhorias nos servios prestados.

Podemos citar casos verdicos da aco do Ministrio da Mulher e da Aco Social em Moambique no que diz respeito ao atendimento da criana com indcios de excluso social. Na provncia de Maputo, concretamente na Cidade da Matola funciona o Centro Infantrio que acolhe crianas rfs e vulnerveis e as que necessariamente carecem duma educao especial.

A partir deste descortino poderemos atravs do nosso projecto de avaliao avaliar o impacto da aco daquele Ministrio com incidncia nos aspectos que dizem respeito preparao do pessoal que atente quele grupo. Outrossim poderemos avaliar as directrizes que norteiam a educao Pr-escolar, visto que estas so da total competncia do Ministrio da Mulher e da Aco Social e servem aos privados que queiram proporcionar este tipo de educao. Aqui a inteno ser de avaliar at que ponto as creches observam as orientaes para uma Educao Inclusiva.

A participao desta entidade na Educao Inclusiva para alm dos parmetros que determinamos para serem escopo de avaliao, sero concomitantemente avaliados os planos educacionais usados para as crianas dos 0-5 anos de idade. Nesta ocasio chamaremos para interveno o Ministrio da Educao na qualidade de julgarmos ser esta entidade que tem a responsabilidade de credenciar, co-autorizar, supervisionar e avaliar o funcionamento das instituies de ensino para a formao dos profissionais de Educao Infantil vinculadas ao seu sistema a fim de garantir que os contedos necessrios a essa formao contemplem a faixa etria de 0 at 5 anos na ntegra, com especial ateno ao trabalho com pessoas com necessidades educativas especiais e os grupos supostamente excludos.

31

2.8. Organizaes sociais comunitrias

i.

Activistas

Os activistas so vrias vezes os principais intervenientes podem ser antigos alunos, ou pais de alunos que so excludos, ou representantes de grupos especficos, ou comunidades que so excludas ou marginalizadas pela educao.

ii.

Pais e Famlias

Organizaes de apoio-baseado-nas-famlias podem ajudar a transformar as escolas e os sistemas educativos. A maior parte so famlias que tm crianas com deficincia tem sido difcil encontrar exemplos de famlias a organizarem-se em torno de outras questes de excluso e marginalizao.

iii.

Professores e Educadores

A maior parte das discusses sobre grupos marginalizados e excludos da educao referem-se a alunos, no aos professores ou a outras pessoas os envolvidos na educao. Mesmo assim, os professores podem ser, eles prprios modelos e incentivadores de incluso. Portanto, importante promover o emprego de professoras (particularmente onde existe uma baixa participao de meninas), professores de grupos minoritrios tnicos e lingusticos e professores com deficincia.

32

III - Forma prevista de execuo

A avaliao da Educao Inclusiva mostra frequentemente, que surgem dificuldades devido determinadas pessoas no terem sido consultadas, no se sentirem envolvidas, no compreenderem ou no saberem nada sobre o programa e/ou projecto. , portanto, importante: Identificar e envolver desde o incio, todos os grupos a adquirirem um interesse pela Educao Inclusiva, tais como: Crianas aquelas com e sem deficincia; meninas, rapazes, idades diferentes, grupos tnicos diferentes, etc., Pais e membros da famlia, Lderes da comunidade, Professores e funcionrios da escola (guardas, pessoal da limpeza, cozinheiros, secretrios), Funcionrios do governo, Grupos de auto-defesa e defensores dos direitos, ONG nacionais e internacionais e organizaes de/para pessoas com deficincia, Profissionais da educao, de sade, de assistncia social e de emprego; Procurar quaisquer grupos que so particularmente marginalizados, excludos ou invisveis na cultura e contexto locais, por exemplo; pessoas surdas, pessoas idosas, crianas com severas dificuldades de aprendizagem; Assegurar o envolvimento de administradores e daqueles que controlam as finanas.

Para garantir a participao deve se reconhecer que esta est integralmente ligada a valores, princpios importantes, cultura e contexto locais e, por isso, prefervel serem desenvolvidos mtodos de forma criativa, colaborativa e a nvel local.

Para a participao ser real precisa de haver: Um compromisso forte e prtico para os valores subjacentes da participao, que requerem uma forte auto conscincia e conscincia sobre o seu prprio comportamento; Estar aberto a ouvir, ser autocrtico e admitir o erro; Fazer um esforo para reconhecer e abordar as relaes de poder;

33

Fazer um esforo especial para receber bem os pais na escola, ou visit-los nas suas casas e ouvir as suas preocupaes, pois os pais sentem-se muitas vezes menos poderosos que os professores; Respeito e uso do conhecimento e das ideias locais, por exemplo; o conhecimento da me sobre o comportamento do seu prprio filho, as suas foras, reas problemticas;

3.1. Actividades 3.1.1. Projecto da Educao Inclusiva Elaborao de um documento especfico de poltica e estratgia para a componente da Educao Inclusiva do Plano Estratgico de Educao. Melhoramento na coordenao das actividades e apoio s crianas com necessidades especiais em geral, atravs de reunies regulares. Promoo da integrao das crianas com necessidades especiais no Sistema de Educao regular. Desenvolvimento de um programa de formao para professores das escolas secundrias com contractos temporrios e que no tem formao profissional. Introduo de contedo especfico sobre necessidades da educao especial no currculo para formao acelerada de professores secundrios. Clarificao e regulao da tutela e papel das Escolas Especiais atravs da elaborao de um Diploma Ministerial relativo a escolas especiais. Este Diploma Ministerial define tambm o papel e responsabilidades dos dois ministrios chave no que concerne educao especial, nomeadamente o Ministrio da Mulher e Aco Social e o Ministrio da Educao e Cultura.

3.1.2. Actividades do Projecto de Avaliao do Projecto da Educao Inclusiva Estabelecimento de contacto com os outros profissionais: encontrar, e implementar, solues para a educao das crianas com NEEs. Espera-se que o professor partilhe responsabilidades com os colegas, ou com outros profissionais. Estes ltimos podem necessitar de fornecer informaes ao professor titular de turma, ou de delegar nele a responsabilidade de determinados aspectos da avaliao, ou da interveno, junto do aluno com NEEs.

34

Estabelecimento de contactos com os pais: o professor de turma deve participar em todo o processo que envolve a participao dos pais dos alunos com NEEs.

Os pais devem ser consultados durante o processo de referimento, de avaliao, de elaborao do Programa Educativo Individualizado, e de interveno, ou em qualquer outro gnero de deciso que seja tomada acerca da educao do seu filho.

Desenvolvimento de aptides e conhecimento das metodologias participativas. Por exemplo, a aptido de realmente ouvir uma pessoa, especialmente se esto a esforar-se para se expressarem, ou esto a trabalhar atravs de um intrprete, pode ser difcil. Algumas pessoas so naturalmente boas nisto, mas a maior parte pode beneficiar da formao e da prtica. Fazer o maior uso possvel das vrias abordagens diferentes para a aprendizagem. Por exemplo, atravs da audio, do desenho, de contar histrias, de diagramas, fotografias, representao de papis, modelos, marionetas, teatro, etc.

Outras tarefas a serem desenvolvidas para a avaliao do Programa da Educao Inclusiva so: Desenvolver sistemas, processos e indicadores sobre a participao dos diferentes actores; Reunir informao numa base de dados, estudos de viabilidade; Desenvolver poltica; Acordar valores, crenas e princpios; Identificar barreiras para a incluso; Desenvolver indicadores de sucesso; Implementar a todos os nveis; Desenvolver sistemas de monitorizao e avaliao.

3.2. Materiais (equipamentos e infra-estrutura) A disponibilidade de infra-estruturas, meios culturais e incentivos, tambm uma condio crtica para a implementao efectiva do projecto da Educao Inclusiva. As infra-estruturas existentes no apenas so inadequadas em termos de sua concepo, cobertura e distribuio nacional, mas tambm em termos de existncia de meios bsicos de funcionamento (equipamento e materiais) e de qualidade de servios providenciados.

35

Neste projecto de avaliao aludimos que na fase da avaliao sero sensibilizados os provedores da Educao Inclusiva de modo a terem uma percepo do que a verdadeira incluso. A incluso diz respeito ao desenvolvimento das escolas de ensino regular, no da reorganizao de escolas especiais, isto tem implicaes, a mdio prazo, numa diferente funo das escolas especiais e, a longo prazo, ao desaparecimento por completo de escolas especiais. Contudo, o desaparecimento dos tijolos e cimento das escolas especiais no implica o desaparecimento das competncias, atitudes, valores e recursos que aqueles edifcios contm actualmente.

O material empregue complementar para a proviso de uma Educao Inclusiva classifica-se em: 1. Corrente: - quadro preto/verde/branco, quadro Alfabtico Braille e Gestual, giz e outros

materiais) indispensveis ao processo de ensino e aprendizagem. Este material ser aplicado nas experimentaes e jornadas pedaggicas pelas equipes tcnicas que far parte integrante do projecto da avaliao. 2. Material duradouro de escritrio (mquinas fotocopiadoras, computadores,

impressoras e datashow) 3. Material no Duradouro de Escritrio papel para impresso, cadernos de notas,

esferogrficas, etc. Para a materializao do nosso projecto de Avaliao do Programa da Educao Inclusiva farse- necessrio que abunde recursos materiais favorveis para a prossecuo dos nossos objectivos. Portanto, o material impresso e tecnolgico ser mormente utilizado durante a avaliao. A materializao do projecto de avaliao da Educao Inclusiva ser por sinal dispendioso dado o carcter complexo que caracteriza este tipo de educao, conjugando essa complexidade a necessidade de infra-estruturas para albergar diferentes actores que sero envolvidos na avaliao prevemos minorar os custos em arrendamento das infra-estruturas. Para o efeito trabalharemos em espaos pblicos tais como: Escolas, Centros orfanatos tutelados pelo Ministrio da Mulher e Aco Social, Jardins infantis que acolhem crianas com Necessidades Educativas Especiais, assim como em unidades hospitalares caso mostre-se necessrio.

36

3.3. Informao e sistema de informao As manifestaes da chamada Sociedade da Informao integram o nosso quotidiano e afectam a qualidade de vida dos cidados e o comportamento das organizaes. As tecnologias da informao esto presentes em todos os domnios dos servios e em todas as reas funcionais, servindo de suporte produo, reproduo, transmisso, arquivo, consulta e tratamento da informao.

hoje patente que uma boa parte da economia e da vida das empresas e diversas organizaes incluindo as instituies do ensino gravita em torno das tecnologias de informao e que o grau de inovao tecnolgica muito elevado, praticamente em todos os domnios.

Para avaliar o Programa da Educao Inclusiva necessrio que trabalhemos com um sistema de informao que proporcione maior credibilidade. Para o efeito, recorreremos s informaes existentes no banco de dados a nvel do Ministrio da Educao e se necessrio informao que os parceiros possam terem em posse, tal como o caso do Ministrio da Sade e Ministrio da Mulher e Aco Social.

No obstante, por causa da avaliao participativa que iremos adoptar, as famlias e as comunidades sero consultadas sobre a abrangncia e a viabilidade da Educao Inclusiva dos seus filhos e dos mais beneficirios elegveis.

Haver necessidade de se estabelecer um fluxo de informao desde as fontes aos utentes para que se defina o formato como a informao se move durante todo o sistema e se descreva os trajectos autorizados para sua circulao.

Como nos lembra MACIE (2010:35), o fluxo de informao constitui a rede por meio da qual as informaes afluem, aumenta a flexibilidade em relao a forma e mostra quando e onde os recursos devem serem aplicados para conquistar vantagem estratgica. Por outro lado, permite o funcionamento do projecto de forma integrada e eficaz, tomando em conta o que deve ser comunicado; como e quando deve ser comunicado; de quem deve vir, para quem deve ir a comunicao.

37

Dentro do fluxo de informao, a comunicao um instrumento de motivao por autorizar que os elementos do projecto, bem como do grupo alvo, saibam do que est acontecendo, fazendo com que todos se sintam como parte do mesmo barco.

3. 4. Escopo previsto Sendo a Educao Inclusiva um processo em que se amplia a participao de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, trata-se de uma reestruturao da cultura, da prtica e das polticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam diversidade de alunos. uma abordagem humanstica, democrtica, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objectivos o crescimento, a satisfao pessoal e a insero social de todos.

Nessa percepo, o projecto da Educao Inclusiva nas escolas moambicanas comporta o atendimento s crianas, jovens e adultos com: Deficincia intelectual; Deficincia motora; Deficincias sensoriais - visual e auditiva; Dificuldades de Aprendizagem Especficas; Desordem por Dfice de Ateno e hiperactividade; Perturbaes emocionais ou de comportamento; Problemas de Comunicao, linguagem e fala; Perturbaes do Espectro de Autismo; Problemas de sade; Multideficincia e cegos-surdos.

3.5. Quadro Lgico (Matriz Lgica) (vide Anexo III)

38

IV - Metodologia de Avaliao

4.1 Abordagem de Avaliao A avaliao do Projecto da Educao Inclusiva ser norteada na base da Metodologia Participativa.

O Conceito Metodologia Participativa de projecto apresenta-se como uma concepo de planeamento participada, flexvel e que valoriza a multiplicidade de perspectivas dos vrios intervenientes no processo de planeamento de mudana social. um conceito que tem sido disseminado na ltima dcada e o resultado de uma evoluo do prprio conceito de planeamento. Actualmente, o conceito de metodologia participativa de projecto utilizado para denominar a metodologia participativa de planeamento na rea de interveno social. A metodologia participativa de projecto pretende ser um modo de planeamento adequado s cincias sociais, porque inclui as preocupaes e pressupostos de uma sociologia da aco. O que est sobretudo presente na metodologia participativa de projecto o desenvolvimento da capacidade dos grupos sociais para definirem os seus objectivos e os meios e modos de os concretizarem face a um futuro desejvel (GUERRA. 2000: 118-119).

A utilizao de metodologias participativas numa organizao, que democratiza, na prtica, as anlises e as decises, (UNICEF. 1993) pressupem que existe um processo de democratizao estabelecido e que esta no se rege por um modelo burocrtico hierrquico tradicional, mas sim por um modelo organizacional participado, flexvel, facilitador da inovao e responsvel relativamente aos stakeholders (parceiros internos e externos).

Significa isto que, por princpio, se obtm melhores resultados quando se utilizam metodologias participativas ao nvel do planeamento operacional ao nvel do projecto - em organizaes que adoptam as mesmas metodologias ao nvel do planeamento estratgico.

4.2 Modelo de Avaliao O modelo de avaliao no discordar com a Metodologia de Avaliao prevista em 1.8, portanto, para avaliarmos o projecto da Educao Inclusiva o modelo ser baseado na avaliao do processo com vista a proporcionar a melhoria organizacional das escolas e dos

39

actores imbudos da responsabilidade de levar a bom termo a Educao Inclusiva verdadeiramente dita. Em princpio, o desenvolvimento da organizao visto por CHIAVENATTO (1983:45) como um processo planejado de modificaes culturais e estruturais, permanentemente aplicado a uma organizao, visando institucionalizar uma srie de tecnologias sociais, de tal forma que a organizao fique habilitada a diagnosticar, planejar e implementar estas modificaes com ou sem assistncia externa. O D. O. um esforo educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e estrutura da organizao, de tal maneira que esta possa adaptar-se melhor s novas conjunturas. A avaliao baseada no processo e na melhoria organizacional proporcionar o incremento da eficcia organizacional e do bem-estar da organizao que dependem de uma correcta compreenso e aplicao dos conhecimentos acerca da natureza humana, concretamente dos elegveis Educao Inclusiva.

4.3 Modalidade de Avaliao Ser aplicada uma avaliao formativa voltada para participao. Participao primeira vista, avaliao e participao apresentam-se como dois termos profundamente contraditrios, resultado da unio de duas realidades diversas. Historicamente, avaliar converteu-se numa actividade de julgamento das prticas sociais, cujo centro se coloca fora dos actores que realizam tais prticas: algum que qualifica o aprendizado dos alunos ou a justeza de um currculo, os resultados da prtica de um projecto ou programa sobre determinada populao, os efeitos de alguma interveno de certos agentes institucionais sobre o pblicoalvo etc. Por outro lado, o participar coloca o centro das decises nos sujeitos actores dos processos. E isto demarca um conjunto de tenses e contradies ainda no muito bem resolvidas, nem terica, nem metodolgica, nem praticamente.

Porm, o acto de qualificar a avaliao como participativa no significa apenas utilizar um adjectivo para focalizar a ateno sobre mais uma metodologia ou um outro instrumento de trabalho disposio do avaliador. Quando assim interpretada e isto acontece com muito mais frequncia do que seria desejvel -, perde-se a noo concreta de seu contedo, das propostas alternativas de aco que ela contm.

40

A participao, como mera adjectivao metodolgica do acto de avaliar, assume geralmente uma funo instrumental, em que o poder de deciso segue concentrado no avaliador que, como agente mximo, o outorga aos outros em alguns momentos do processo.

Na avaliao do Programa da Educao Inclusiva a participao ir respeitar uma ordem ascendente onde a escola ser tomada como unidade fundamental, visto que, dentro dela, os agentes directa (professores e alunos) ou indirectamente (sistema educacional/pais e/ou representantes de organismos e instituies comunitrias) envolvidos no processo pedaggico no que tange Educao Inclusiva tero a oportunidade de contriburem com as suas experincias e as possveis boas prticas.

4.4 Nveis gerais de avaliao A avaliao de projectos e programas educacionais um tema em desenvolvimento, no qual est implcito um julgamento de valor, a partir do qual, decises so tomadas e destinos so traados. Assim, torna-se relevante analisar a forma como este processo conduzido, de modo a compreendermos sua dinmica e a eficcia de seus resultados.

4.4.1. Nvel de investigao Preocupramo-nos, inicialmente, com a definio de alguns termos fundamentais utilizados ao longo Projecto, de modo a fornecer a base terica sobre a qual sustentaremos nossas anlises e concluses. Em relao ao termo avaliao, no existe uma nica definio que seja amplamente aceite na comunidade mundial dos avaliadores profissionais. Neste ponto de apresentao do nvel de investigao, utilizaremos a definio mencionada em CHIANCA (2001:16): A colecta sistemtica de informaes sobre as aces, as caractersticas e os resultados de um programa, e a identificao, esclarecimento e aplicao de critrios, passveis de serem defendidos publicamente, para determinar o valor (mrito e relevncia), a qualidade, utilidade, efectividade ou importncia do programa sendo avaliado em relao aos critrios estabelecidos, gerando recomendaes para melhorar o programa e as informaes para prestar contas aos pblicos interno e externo ao programa do trabalho desenvolvido. Notamos nesta definio de avaliao, a meno da avaliao de um programa. Podemos encontrar, tambm, a avaliao de um projecto.

41

O que diferencia um programa de um projecto social? Segundo ARMANI (2001:18) podem-se identificar trs nveis de formulao da aco social: a) b) O nvel dos grandes objectivos e eixos estratgicos de aco (a poltica); Um nvel intermedirio em que as polticas so traduzidas em linhas mestras de aces

temticas e/ou sectoriais (programas); e c) O nvel das aces concretas, delimitadas no tempo, no espao e pelos recursos

existentes, que possam realizar os programas e as polticas, ou seja, os projectos. Neste mbito, o Nvel de investigao em que ir incidir a nossa avaliao ser no Programa. No contexto de programa, entendemos actividades que so oferecidas em bases contnuas. O Programa a Educao Inclusiva no se limita a um determinado grupo de pessoas durante um determinado espao de tempo numa determinada regio do Pas mas, extensivo para todos tanto quanto a Poltica da Educao Para Todos. Vale dizer o que o mesmo ser para educar a todos na diversidade imensurvel. J no contexto de projecto, entendemos actividades que so oferecidas por um perodo determinado de tempo, por isso classificamos a Educao Inclusiva como Programa e no como Projecto. 4.4.2. Nvel de escolarizao Numa primeira fase a nossa avaliao ser implementada nas escolas primrias. Em Moambique, segundo INDE/MINED (2003:16), o Ensino Primrio joga um papel importante no processo de socializao das crianas, na transmisso de conhecimentos fundamentais como a leitura, a escrita e o clculo e de experincias comummente aceites pela nossa sociedade. Assim, torna-se importante que o currculo responda s reais necessidades da sociedade moambicana, tendo como principal objectivo formar um cidado capaz de se integrar na vida e aplicar os conhecimentos adquiridos em benefcio prprio e da sua comunidade. A nossa eleio deste nvel de ensino motivada pelo facto de ser neste nvel onde se observa crianas que socialmente so indefesas no podendo por isso autonomamente gozar de algum privilgio educacional. As crianas ao ingressar na escola apresentam diversas dificuldades de vria ordem (social, cultural, psquica, fisiolgica, etc.) que no sendo entendida e atendida poder causar frustrao e mutilao das primeiras aspiraes que elas carregam para a escola e com grande perigo de passarem uma excluso. Podemos dizer que neste contexto que preciso educar na diversidade para manter as crianas nas escolas e tornar a incluso uma realidade.

42

4.4.3. Nvel de conceptualizao A avaliao como j nos referimos ser feita na Unidade Bsica do Sistema Nacional de Educao a ESCOLA.

Aqui a escola deve ser vista no como edifcio apenas mas, como lugar onde se professa contedos com carcter cientfico e se estabelece uma relao pedaggica entre diferentes actores. Assim o referimos porque um dos factores que mais dificultam a prtica educativa em Moambique, derivado da situao de pobreza em que se encontra o pas, a escassez de escolas. A insuficincia de salas de aulas obriga em muitas ocasies a desenvolver a actividade educativa em outro tipo de espaos. No de estranhar que ao percorrer as zonas rurais, se encontre a um professor ou professora dando aulas a um grande grupo de crianas debaixo da sombra de uma rvore (um fenmeno que em Moambique conhece-se como aulas de sombra).

Nesta perspectiva propomos avaliar os Projectos Educativos das Escolas no mbito da Educao Inclusiva. Aqui o Projecto Educativo de Escola deve ser vista como a forma mais nobre da liberdade Educativa de cada Escola.

ROCHA (1996:87) refere que o Projecto Educativo da Escola por excelncia, um documento de compromisso acerca das linhas orientadoras da Aco Educativa; compromisso entre a politica Educativa Nacional e a sua adequao aos interesses regionais e locais; compromisso entre os vrios interesses dos protagonistas locais do processo educativo; compromisso possvel entre a realidade humana, material e financeira e a utopia. o rosto filosfico pedaggico de cada escola; o enquadramento espiritual em que se inscrevem os Planos Anuais de Actividades incluindo nestes como bvio, a interveno na e da Comunidade Educativa e os projectos curriculares aos diversos nveis e o Regulamento Interno.

Esta definio aparentemente acabada nos revela a necessidade de incidirmos a nossa avaliao do Programa da Educao Inclusiva incidindo nos projectos educativos que as Escolas do Ensino Primrio desenham e aplicam para responder aos contornos da Educao Inclusiva.

43

4.5. Tcnicas A tcnica que ser aplicada na avaliao do Programa da Educao Inclusiva ser a de pesquisa-aco.

Reconhecendo que evoluo humana decorrente de vrios factores, porm, um deles, qual seja, o questionamento, primordial, servindo como uma verdadeira alavanca que impulsiona os seres humanos a cada vez mais estudarem e descortinarem os infindveis segredos do universo. Deparamo-nos a todo momento com uma nova inveno, uma descoberta que aos poucos muda completamente a forma com que os homens vivem, ou seja, h rebatimentos em todos os campos da sua existncia, isto nos aspectos sociais, econmicos, polticos e at familiar.

Neste sentido, a pesquisa-aco sendo um tipo de pesquisa social com base emprica que concebida e realizada em estreita associao com uma aco ou com a resoluo de um problema colectivo e na qual os pesquisadores e os participantes representativos da situao ou do problema esto envolvidos de modo cooperativo ou participativo ser ideal para avaliarmos o processo da Educao Inclusiva a nvel das escolas. (THIOLLENT, 1997).

A pesquisa-aco um mtodo de conduo de pesquisa aplicada, orientada para elaborao de diagnsticos, identificao de problemas e busca de solues. Autores como LINDGREN et al. (2004) caracterizam a pesquisa-aco como sendo um mtodo intervencionista que permite ao pesquisador testar hipteses sobre o fenmeno de interesse implementando e acessando as mudanas no cenrio real. Neste tipo de pesquisa, o pesquisador assume a responsabilidade no apenas de assistir os actores envolvidos atravs da gerao de conhecimento, mas tambm de aplicao deste conhecimento. 4.6. Instrumentos e sua validao Com vista a combinar a tcnica de pesquisa-aco com os instrumentos de colecta de dados iremos adoptar a participao das pessoas em processos grupais que sero entrevistados na base de entrevistas com perguntas mistas (abertas e fechadas simultaneamente). Considerando os objectivos e o problema do projecto da avaliao do Programa da Educao Inclusiva, optamos, para esse fim, pela tcnica de grupo focal, por oferecer a possibilidade de pensar colectivamente sobre os possveis constrangimentos que fazem parte do processo de ensino aprendizagem no quotidiano de seus participantes.

44

Por meio do grupo, afirma CASTILHO (1998), que o indivduo adquire sua identidade. Dessa realidade, consegue dar forma e reconhecer sua prpria forma, como um espelho que reflecte sua prpria imagem. O grupo desenvolve nos participantes, a capacidade de lidar com aquilo que lhes diz respeito, encorajando-os actuao nos processos. O grupo facilita o aprender a pensar, transformando dilemas em pensamentos mais ajustados realidade, portanto, um instrumento de mediao e transformao da realidade individual e grupal.

Partindo dessas ideias, entendemos que os membros de um grupo interagem, influenciando as opinies dos outros e tendo suas opinies influenciadas. De modo bilateral, essa troca leva a um crescimento do grupo, tendo em vista as discusses e reflexes nele e por ele propiciadas. O grupo pode ser entendido, assim, como um instrumento de aprendizagem, fundamentando e alavancando a realizao de uma tarefa.

4.6. rea geogrfica de avaliao Numa fase considerada piloto, a avaliao do Programa da Educao Inclusiva ir centrar-se no Distrito de Boane.

4.6.1. Localizao, Superfcie e Populao O Distrito de Boane est localizado a sudeste da Provncia de Maputo, sendo limitado a Norte pelo Distrito de Moamba, a Sul e Este pelo Distrito de Namaacha e pelo Distrito de Matutuine. Boane foi elevado categoria de Distrito de 1 classe em Abril de 1987 pelo Decreto Lei nmero 8/87 de 25 de Abril do Conselho de Ministros. Com uma superfcie de 815 quilmetros quadrados e uma populao recenseada em 1997 habitantes e estimada data de 1 de Janeiro de 2007 em cerca de 91.406 habitantes, o Distrito de Boane tem uma densidade populacional de 101 habitantes por quilmetro quadrado.

4.7 Delimitao do universo (descrio da populao) Segundo os Servios Distritais de Educao, Juventude e Tecnologia de Boane, o distrito possui cerca de 5210 escolas sendo que 33 leccionam at 7 classe e 10 at 5 classe. A nvel do Ensino Secundrio Geral o distrito funciona com 4 escolas e todas proporcionam o nvel mdio. As restantes so do Ensino Tcnico Profissional, de salientar que no Instituto de Tecnologias e Gesto funciona tambm o Ensino Secundrio Geral que lecciona at 12 classe.
10

Vide ANEXOS II

45

O universo de alunos existentes no distrito de Boane at 31 de Dezembro de 2010 era de 101161 (Cento e Um Mil e Cento e Sessenta e Um) distribudos desde 1 classe at 12 classe incluindo o ensino tcnico profissional subdividido em Bsico e Mdio. Aqui no ilustramos o efectivo de professores cingimo-nos apenas em apresentar o efectivo de alunos que constitui a populao estudantil que por sinal far parte da populao contemplada no projecto de avaliao do Programa da Educao Inclusiva no Distrito de Boane. Como podemos notar, a populao residente estimada em 2005 menor em relao ao efectivo. So apontadas como causas desta discrepncia as seguintes: A demanda entre a procura e oferta em outros distritos fronteirios; A crescente expanso do distrito devido novos projectos e oportunidades geradores de emprego. Tabela 1 - Distribuio de Alunos em Ciclos, Classes e Nveis
Classe/nveis de ensino Ensino Primrio 1 Ciclo Publico Privado Alfabetizao Classe HM Publico Privado M HM M Classe HM 2 & 3 Ciclos Publico M HM M HM M 1 4365 2133 100 55 4 3350 1681 3350 1759 7 3519 1341 6333 2790 541 229 Classe HM M 1 Ciclo Pblico 2 Ciclo Privado Ano Classe HM M HM M 1 M HM Total Geral 8 2283 1211 11 1211 2283 2422 2283 2 3633 4566 9 1917 1047 12 1047 1917 2094 1917 3 3141 3834 940 1697 940 1697 3198 5897 4516 4200 7714 10097 101161 10 1697 940 Total 5897 3198 2 4758 2343 87 39 5 4562 2171 4562 2252 Total 9123 4476 187 94 1914 3 90 42 3550 1830 6 2814 1449 Privado 1558 8002 3894 11462 5841

Ensino Secundrio Geral

Ensino Tcnico Profissional

Fonte: Compilado na Base dos mapas de aproveitamento em anexo.

46

4.8 Tipo de amostragem Apesar de nos interessar bastante a avaliao qualitativa, em algum momento iremos trabalhar com dados quantitativos, da que descrevemos a populao que ser alvo de avaliao durante a implementao do nosso projecto. Recordar que amostra entendida por LEONEL & HEERDT (2007:42) como o conjunto de todas as amostras, de um certo tamanho n, possveis de seleccionar com um determinado critrio de uma populao. Tambm se utiliza o termo amostragem como sinnimo do critrio com que as amostras so seleccionadas ou, ainda, para indicar o procedimento prtico de recolha dos dados. O seu significado fica, assim, dependente do contexto em que utilizado.

Para a primeira fase da avaliao onde a participao dos intervenientes ser prioridade iremos aplicar o tipo de amostragem mais simples que a AMOSTRAGEM ALEATRIA SIMPLES (a.a.s.) que dar igual probabilidade de ser seleccionado a qualquer um dos intervenientes, a partir do aluno, do pai e encarregado de educao, dos professores at aos tcnicos de educao inclusiva caso existam no Distrito de Boane. De salientar que a amostra aleatria simples ser em populaes finitas sem reposio onde cada elemento da populao no poder ser escolhido mais de uma vez.

4.9 Dimenses, indicadores e variveis Os indicadores, como o prprio nome designa, so somente uma indicao sobre determinada situao, ou reflexo dessa situao, e so usados para medir alteraes, efeitos e resultados de uma situao social ou projecto especfico (OMS, 1980). Os indicadores ideais so aqueles considerados vlidos, objectivos, sensveis e especficos. Contudo, na prtica, poucos indicadores preenchem todos esses quesitos. No podemos esquecer que so medidas indirectas ou parciais de uma situao complexa e no explicam inteiramente a realidade (OMS, 1980). Funcionam como guias, pistas fundamentais para avaliar alteraes, direces, efeitos e resultados dos projectos e programas.

Para o presente Projecto de Avaliao do Programa da Educao Inclusiva propomos como indicadores os seguintes: Proposta pedaggica consolidada. Planificao, acompanhamento e avaliao.

47

Registo da prtica educativa. Respeito dignidade dos alunos na sua diversidade. Respeito ao ritmo das aprendizagens de cada pessoa. Respeito identidade, desejos e interesses das crianas e jovens com possveis necessidades educativas especiais. Interaco entre crianas com menor ndice de dificuldades de aprendizagem e crianas com dificuldades severas. Espaos e mobilirios que favorecem as experincias das crianas com NEE,s Materiais variados e acessveis todos que procuram a escola com fim educacional. Espaos, materiais e mobilirios para responder aos interesses e necessidades das crianas, jovens e dos adultos. Formao inicial das professoras Formao continuada Condies de trabalho adequadas Respeito e acolhimento Garantia do direito das famlias de acompanhar as vivncias e produes das crianas Participao da instituio na rede de proteco dos direitos das crianas e dos grupos excludos. 4.10 Procedimentos para a tabulao de dados O instrumento de colecta de dados escolhido dever proporcionar uma interaco efectiva entre o avaliador e o informante e a pesquisa que estar sendo realizada. Para facilitar o processo de tabulao de dados por meio de suportes computacionais, as questes e suas respostas devem ser previamente codificadas. Prevemos o uso de suportes informticos para criar uma facilitao na construo de grficos inerentes aos dados qualitativos e os possveis quantitativos que sero recolhidos na fase de avaliao do Programa da Educao Inclusiva em funo dos indicadores acima indicados.

4.11 Procedimentos para a anlise de dados. Na fase de anlise de dados iremos descrever analiticamente os dados levantados, por uma exposio sobre o que ser observado e desenvolvido na avaliao. A descrio ter o apoio de recursos estatsticos, tabelas e grficos, elaborados no decorrer da tabulao dos dados.

48

Na anlise e discusso, os resultados devero estabelecer as relaes entre os dados obtidos, o problema levantado e o enquadramento terico dado na reviso da literatura. Os resultados estaro divididos por tpicos com ttulos logicamente formulados.

V - Pessoas envolvidas (equipa e parceiros) 1. Comunidade Escolar

Entre os vrios conceitos de comunidade, o elaborado por WATKINS (2005:21) apud JULIATTO (2007:26) parece bem aplicvel escola: Comunidade um conjunto de pessoas, em que cada membro um participante activo, em que foi desenvolvido um sentido de pertena, onde a colaborao entre os membros frequente e a diversidade dos membros respeitada. Essas pessoas esto unidas por um conjunto de ideias e ideais e acabam desenvolvendo uma forte ligao entre si. De uma coleco inicial de eus, elas acabam transformando-se num colectivo de ns. Dessa forma, os participantes constituem uma bem integrada teia de relacionamentos significativos. Inicialmente, os membros comeam por dividir um espao comum e, com o tempo, passam tambm a dividir sentimentos comuns e a construir tradies que se sustentam.

A referida comunidade escolar abranger alunos, pais e encarregados de educao, professores, directores das escolas, tcnicos dos Servios Distritais de Educao, Juventude e Tecnologia de Boane.

2. Equipa multifuncional Reconhecendo que a resposta global e nica para os problemas educativos, sociais, psicolgicos e mdicos da criana com NEE no pode ser alcanada se no conjugarem-se esforos multifacetados, o mesmo que dizer que ela implica uma pluralidade de formaes e, consequentemente, de funes, em que cada membro assume uma responsabilidade claramente definida e reconhece a importncia das interaces com os outros elementos da equipa na avaliao da criana e planificao da interveno para a satisfao das suas necessidades educativas (Correia, 2008, p. 92), prevemos como outros parceiros que iro constituir uma equipa multidisciplinar os seguintes intervenientes: Psiclogos, Mdicos (pediatras, nutricionistas, oftalmologistas, Neurologistas, etc.), Assistentes sociais, Agentes econmicos da regio (Associao MOZAL para o Desenvolvimento da Comunidade) e outros.

49

VI - Recursos/ equipamentos (vide a Matriz Lgica ANEXO 1)

VII - Concluses e observaes sobre o plano de avaliao

O Projecto de Avaliao do Programa da Educao Inclusiva uma compilao que precisou de um exerccio intelectual complexo, desde a determinao do objecto da avaliao at o desenho do corpo final para apresentao na Universidade Pedaggica no Curso de Mestrado em Administrao e Gesto Escolar para a sua avaliao. de esperar que aps a sua avaliao tenhamos oportunidade de verificar os resultados esperados pelos docentes. O desejo etreo de dar continuidade com o projecto at a sua aplicao no terreno.

Procurar perceber os contornos da Educao Inclusiva foi uma oportunidade mpar visto que uma rea bastante complexa mas, que carece de uma anlise minuciosa dada a sua pertinncia na proviso de uma educao que poder ser caracterizada como uma educao de qualidade na medida em que o atendimento diversidade tornar-se uma realidade.

Podemos socialmente dizer que a questo da diversidade vista por SACRISTN (2002:15) apud DIAS (2010:3) considerada como a desigualdade e por outro lado como manifestaes normais dos seres humanos, dos fatos sociais, das culturas e das respostas dos indivduos frente educao nas salas de aula. A diversidade poder aparecer mais ou menos acentuada, mas to normal quanto a prpria vida, e devemos acostumar-nos a viver com ela e a trabalhar a partir dela. De acordo com DIAS11 a diversidade deve ser discutida em simultneo com a noo das diferenas. As diferenas culturais podem variar consoante a etnia, a raa, a idade, a religio, o gnero, regio geogrfica, vises de mundo, desejos, valores, etc. Vistas as dimenses, nos oportuno recordar que a incluso em nenhum momento dever apartar-se das variveis citadas pela autora.

11

Op. Cit p.2

50

VIII - Cronograma de actividades


Ordem 1. Actividades Ag. Diagnostico e levantamento de Problemas Elaborao do plano de aco Formao de equipas de avaliadores Seleco de Indicadores Exercitao das Equipas Mapeamento da rede escolar do Distrito de Boane Credenciao dos avaliadores Seleco das amostras Codificao das amostras Formao de Grupos focais Enunciao dos objectivos e indicadores da avaliao Colecta de Dados nos grupos focais Tabulao dos dados Codificao dos dados Anlise estatstica dos dados Discusso de dados Set. Out. Nov. Dez. Periodizao Jan. Fev. Mar. Observaes Abr. Ma. Jho. Jul. Ag.

2. 3.

4. 5. 6.

7.

8. 9. 10. 11.

12.

13. 14. 15.

16.

17. Divulgao de dados 18. Feedback aos grupos focais 19. Aplicao dos resultados na implementao de mudanas

A partir de Outubro de 2011 Perodo reservado a Divulgao e Aplicao dos Dados da Avaliao

51

IX Simulao de Oramento do Projecto de Avaliao do Programa da Educao Inclusiva


Ordem Despesas Correntes Unidad es Psiclogos Pediatras Oftalmologistas Neurologistas 1 Pessoal Especialistas em NEEs Estaticistas Tcnicos dos SDEJT Membros da Comunidade Aquisio de bens e servios Bens duradouros e bens no Computadores (Porttil) Impressoras a cor e Tonel Papel A4 Quadro Gestual 2 Mquina Braille Bloco de notas Esferogrficas Total Geral Os 10% sero aplicados para situaes de contingncias 13 2/ 20 10R 13 13 44 44 Alimentao, Transporte e alojamento 4 4 4 4 10 1/ZIP 5 1/ZIP 44 60 60 60 60 60 10 60 60 300x6 0 De Capital 22000 7500/1000 200 1000 5000 50 10 13x22000= 286000 2x7500 +20000=35000 200x10=2000 13x1000=13000 13x5000=65000 220 440 3,721.660 + 10% Do Valor Total = 372.166+3721660 = 4,093.826 Quantidades Dias Custo/Mens al (MZN) 25000 25000 25000 25000 10000 10000 15000 3000 18000 4x2x25000 = 200000 4x2x25000 = 200000 4x2x25000 = 200000 4x2x25000 = 200000 10x2x10000 =200000 13x10x10000=1300000 5x2x15000= 150000 13x2x3000 = 78000 44x18000 = 792000 Total (MT)

duradouros

52

X - Bibliografia

1. ALBERTO, Jorge Lus Moreira & BALZAN Newton Csar. Avaliao de Projecto Poltico Pedaggico pelos funcionrios: Espaos e Representatividade. Campinas; Sorocaba, So Paulo, 2008. 2. BELLONI, I. A Universidade e o compromisso com a avaliao institucional na reconstruo do espao social. In: COSTA, M. J. J. (org.) Avaliao institucional: desafio da universidade diante de um novo sculo. Belm: EFPA, p. 17-34, 1997. 3. BONDIOLI, Anna (Org.). O projecto pedaggico da creche e a sua avaliao: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004. 4. BR n 19, I srie. Lei 6/92 de 6 de Maio: Sistema Nacional de Educao. Maputo: Imprensa Nacional, 1992. 5. CASTILHO, urea. A Dinmica do Trabalho Em Grupo. 3. ed. 1998. 6. CHIANCA, T. Desenvolvendo a cultura de avaliao em organizaes da sociedade civil. So Paulo: Global, 2001. 7. CHIAVENATTO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao, 3. ed., So Paulo, McGraw Hill, 1983. 8. CONTE, Antnio Lzaro & DURSKI, Gislene Regina. Qualidade. Coleco Empresarial. So Paulo. 2003. 9. CORREIA L.M.. A escola contempornea e a incluso de alunos com NEE. Porto: Porto Editora, 2008. 10. DIAS, Hildizina Norberto. Diversidade cultural e educao em Moambique. V! RUS, So Carlos, n.4, dez. 2010. Disponvel em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus04/?sec=4&item=4&lang=pt>. Acesso em 31 de Maro de 2011. 11. DIAS SOBRINHO, Jos (Orgs.). Avaliao Institucional: teoria e experincias. So Paulo: Cortez, 1995. p. 37-51. 12. DAZ, A. Avaliao da Qualidade da Escola. Porto: Edies ASA. 2003 13. FVERO, Osmar et.al. Tornar a Educao Inclusiva. Braslia: UNESCO, 2009. 14. FREITAS, Amanda Pinto. A Educao Especial e a Escola Inclusiva: o Processo de Incluso no Contexto da Educao Regular. Belm-Par Universidade da Amaznia, 2001 15. GADOTTI, Moacir. A Qualidade na Educao. So Paulo: Peirpolis. 2010

53

16. GUERRA, I., Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Aco O planeamento em Cincias Sociais. Principia, Cascais, Maio 2000. 17. HADJI, Charles. A avaliao, regras do jogo: Das Intenes aos Instrumentos. 4.ed. Porto Editora, Portugal, 1994. 18. HEERDT, Mauri Luiz & LEONEL, Vilson. Metodologia Cientfica e da Pesquisa. 5. ed. Palhoa, 2007. 19. JULIATTO, Clemente Ivo. Parceiros Educadores: estudantes, professores,

colaboradores e dirigentes. Curitiba, 2007. 20. MACIE, Maria Francisca - Manual Operacional de Monitoria e Avaliao Directrizes para Monitoria e Avaliao do Projecto do Ensino. MINED - Maputo Moambique, 2010. 21. MASCELLANI, M. N. Avaliao Institucional. In: ENCONTRO DE

ADMINISTRADORES ACADMICOS E DOCENTES DA PUCCAMP, 1987, Campinas. Painel 1: experincias e perspectivas. Campinas: PUCCAMP, 1987. v. 3, p. 28-43. 22. MEC - Estratgia para formao d professores 2004 2015 proposta de polticas. Moambique - Maputo 2004. 23. MOSHA, Herme J. et.al. Programa avanado em poltica, planificao e gesto da educao: monitorizao e avaliao da poltica, planos e programas educacionais. SADC, 2003. 24. OLIVEIRA, et al. AVALIAO: Conceitos em diferentes olhares: uma experincia vivenciada no curso de pedagogia. Curitiba. 2008 25. REIS, L. C. Avaliao de projectos como instrumentos de gesto. In: Apoio Gesto. Rio de Janeiro. 1999 26. Repblica de Moambique. Constituio da Repblica. Assembleia da Repblica, Maputo -Moambique, 2004. 27. RISTOFF, Dilvo I. Avaliao Institucional: pensando princpios. In: DIAS SOBRINHO, Jos & BALZAN, Newton, C. (orgs). Avaliao Institucional. Teoria e Experincias. So Paulo, Cortez Editora, 1995, pp. 37-51. 28. ROCHA, A. Projecto Educativo de Escola Administrao Participada e Inovadora. Porto: Edies ASA. 1996. 29. SMITH, Deborah Deutsch. Introduction to special education: making a difference. 6th ed., 2007. 30. THIOLLENT, M. Pesquisa-Aco nas Organizaes. So Paulo: Atlas, 1997.

54

31. UNESCO - CONFERNCIA MUNDIAL DE EDUCAO PARA TODOS. Declarao mundial sobre educao para todos. Jomtien: UNESCO, 1990. 32. UNESCO. The Dakar Framework for Action. Education For All: Meeting our collective commitments, Article 8. 2000. Acessado em 12 de Agosto de 2011 e disponvel no site sob: www.unesco.org/education/efa/ed_for_all/dakfram_eng.shtml 33. VITELLO, S. & MITHAUG, D. Inclusive schooling: national and international perspectives. Mahurah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen