Sie sind auf Seite 1von 24

ORIENTAES PARA ELABORAO DE TRABALHO DE PESQUISA

por Paulo Assis Bonan Especialista em Metodologia do Ensino Superior

Rio de Janeiro 2009

ORIENTAES PARA ELABORAO DE TRABALHO DE PESQUISA

Este

documento

contm

instrues

para elaborao e apresentao de trabalhos acadmicos.

por Paulo Assis Bonan Especialista em Metodologia do Ensino Superior

Rio de Janeiro 2009

EPGRAFE Nenhum trabalho to importante e urgente, que no possa ser planejado e executado com segurana. Presidente Ernesto Geisel.

ii

DEDICATRIA Ao amigo e Mestre, Professor Jos Rodrigues Dias.

iii

LISTAS DE FIGURAS pgina

Figura 1 Figura 2 Figura 3 Figura 3.1 Figura 4 Figura 5 Figura 6 Figura 7

Modelo de Capa Errata Modelo de pgina de rosto Modelo de pgina de rosto Ficha catalogrfica Epgrafe Sumrio Listas de figuras

10 11 12 13 14 15 16 17

iv SUMRIO pgina 1. INTRODUO........................................................................................ 6

1.1. Objetivo do Plano de Estudo........................................................... 1.2.Digitao do Documento.................................................................. 1.3.Notas de Rodap............................................................................. 1.4.Estrutura do Trabalho....................................................................... 2. PGINAS PR-TEXTUAIS.................................................................. 2.1. Capa................................................................................................ 2.2.Errata................................................................................................ 2.3.Folha de Rosto............................................................................... 2.4 Ficha Catalogrfica........................................................................... 2.5. Folha de Aprovao......................................................................... 2.6. Epgrafe............................................................................................ 2.7.Dedicatria........................................................................................ 2.8. Agradecimento................................................................................. 2.9.Sumrio............................................................................................. 2.10. Lista Explicativas............................................................................ 2.11. Objetivo Geral e Especficos.......................................................... 2.12. Resumo( em Portugus )............................................................... 3. TEXTO (partes textuais )................................................................... 3.1. Introduo........................................................................................ 3.2.Reviso de Literatura........................................................................ 3.3. Material e Mtodo............................................................................ 3.4. Resultados....................................................................................... 3.5. Discusso ....................................................................................... 3.6. Concluso........................................................................................ 3.7. Abstract (resumo na lngua estrangeira)......................................... 3.8. Anexos e Apndices........................................................................ 3.9. Elaborao de referncias............................................................... 4. Referncias............................................................................................

6 6 7 8 10 10 11 11 14 14 15 15 15 16 17 18 19 20 20 20 20 21 21 21 21 21 22 23

1. INTRODUO

Quando nos solicitam a elaborao de trabalhos cientficos, como por exemplo, o relato de uma monografia, comum sentirmos algumas dificuldades. Estas dificuldades so porque no temos conhecimento de algumas orientaes que nos possam auxiliar em sua elaborao. 1.1 . Objetivos do Plano de Estudo 1.1.1. Conhecer as tcnicas de elaborao de monografia e de redao cientfica. 1.1.2. Preparar o aluno de ps-graduao para apresentao de trabalhos tcnicos. 1.2. Digitao do Documento Os trabalhos devem ser apresentados de modo legvel, atravs de documento digitado em espao entrelinhas de um e meio (1,5), exceto as Referncias (ABNTNBR6023)1 , que devem ter espao um (1,0), ocupando apenas o anverso da pgina. Recomenda-se a utilizao da fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 ao longo do trabalho. Tipos itlicos so usados para nomes cientficos e expresses estrangeiras. 1.2.1. Alinhamento do Documento Para efeito de alinhamento do documento deve ser utilizado o modo justificado, exceto para: capa, folha de rosto e referncias (ABNT NBR 6023/2002). 1.2.2 Impresso do Documento A impresso deve ser feito exclusivamente em papel branco formato A4, de boa qualidade, que permita a impresso e leitura. Recomenda-se utilizar papel com granulometria de 75 g/m2 ou 90 g/m2.

Associao Brasileira de Normas Tcnicas NBR ( Normas Brasileiras )

1.2.3. Margem do Documento As margens devem permitir encadernao e reproduo corretas. Margem esquerda: 3,0 cm Margem direita: 2,0 cm Margem superior: 3,0 cm Margem inferior: 2,0 cm 1.2.4. Numerao das Pginas do Documento As pginas devem ser numeradas seqencialmente a partir da introduo, em algarismos arbicos, no canto superior direito, sem traos, pontos ou parnteses. A numerao das pginas pr-textuais (a partir da de rosto at a ltima folha antes do texto) opcional. Caso sejam numeradas, utilizar algarismos romanos representados por letras minsculas (i,ii , iii , iv , etc.). Em se fazendo tal opo, a pgina de rosto (pgina i) no deve ser numerada, iniciando-se a numerao na pgina seguinte (pgina ii). Havendo anexos, suas pginas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento a do texto principal. 1.3. Notas de Rodap So anotaes colocadas ao p da pgina com a finalidade de esclarecer ou complementar o texto, de acordo com a seguinte orientao: Separadas do corpo do texto por um trao horizontal de 4 cm, aproximadamente, iniciado na margem esquerda e digitadas em espao simples e com caracteres menores do que o usado para o texto. Usa - se espao duplo para separar as notas entre si. Devem ser em espaos simples de entrelinhas; Cada nota deve ser indicada em uma nova linha com a devida sinalizao. Alm da nota de rodap constituir-se num esclarecimento, pode tambm ser a indicao de criao de citao bibliogrfica. Neste caso, deve ser colocado o nome do autor, o nome do livro e a pgina.

Essas notas devem ser reduzidas ao mnimo e situar-se em local to prximo quanto possvel do texto, no sendo aconselhvel reuni-las no fim de captulos ou publicao. Para se fazer as chamadas das notas de rodap, usam-se algarismos arbicos, na entrelinha superior sem parnteses, com numerao consecutiva para cada captulo ou parte, evitando-se recomear a numerao a cada pgina. Quando as notas forem em nmero reduzido, pode-se adotar uma seqncia numrica nica para todo o texto. H dois tipos de notas de rodap: 1.3.1. Bibliogrficas So em geral utilizadas para indicar fontes bibliogrficas permitindo comprovao ou ampliao de conhecimento do leitor; para indicar textos relacionados com as afirmaes contidas no trabalho, remeter o leitor a outras partes do mesmo trabalho ou outros trabalhos para comparao de resultados e para incluir a traduo de citaes feitas em lngua estrangeira ou indicar a lngua original de citaes traduzidas. 1.3.2. Explicativas Quando se referem a comentrios e/ou observaes pessoais do autor. Por exemplo, concesso de bolsas e auxlios financeiros para realizao de pesquisa, nomes de instituies, endereos, ttulos do autor e outros. So tambm usadas para indicar dados relativos a comunicao pessoal, autor. 1.4. Estrutura do Trabalho A estrutura do trabalho cientfico deve apresentar as seguintes etapas: 1.4.1. Capa 1.4.2. Lombada (opcional) 1.4.3. Folha de rosto 1.4.4. Errata (opcional) 1.4.5. Folha de aprovao 1.4.6. Dedicatria(s) (opcional) a trabalhos no publicados e a originais no consultados, mas citados pelo

1.4.7. Agradecimento(s) ( opcional ) 1.4.8. Epgrafe (opcional) 1.4.9. Objetivos Gerais e Especficos 1.4.10. Resumo na lngua verncula Norma ABNT/NBR-6028 1.4.11. Resumo na lngua estrangeira 1.4.12. Lista de ilustraes (opcional) 1.4.13. Lista de tabelas (opcional) 1.4.14. Lista de abreviaturas e siglas (opcional) 1.4.15. Lista de smbolos (opcional) 1.4.16. Sumrio 1.4.17. Texto (introduo, desenvolvimento e concluso) Para trabalhos de peso acadmico (dissertaes de mestrado e teses de doutorado) ou para alguns tipos de projetos: introduo, reviso de literatura, material e mtodo, resultados, discusso dos resultados e concluso. 1.4.18. Referncias (de acordo com a Norma ABNT/NBR 6023) No caso de haver algum documento a ser referenciado, que a Norma no contemple, sero necessrias adaptaes que o profissional bibliotecrio de sua biblioteca poder vir a orientar. 1.4.19. Glossrio ( opcional ) 1.4.20. Apndice(s) (opcional) 1.4.21. Anexo(s) (opcional) 1.4.22. ndice(s) ( opcional )

2. PGINAS PR TEXTUAIS

10

2.1. Capa Deve constar autoria, ttulo do trabalho, local e data, dispostos a critrio do autor. A incluso de outros elementos opcional. Exemplo: NOME DA INSTITUIAO NOME DA FACULDADE NOME DO CURSO

TTULO

AUTOR

LOCAL DATA FIGURA 1 Modelo de Capa 2.2. Errata

11

Lista de erros de natureza tipogrfica ou no com as devidas correes, indicando-se as pginas e/ou linhas em que aparecem. Impressa quase sempre em retalho de papel avulso ou encartado, acrescido ao volume depois de impresso.

ERRATA Onde se l Leia-se Pgina Linha Material de referncia concluso 132 1 3 Pretextuais pr-textuais 156 2 1

FIGURA 2 Errata

2.3. Folha de Rosto Elementos necessrios para identificao do documento, ou seja: 2.3.1. Nome completo do autor. 2.3.2.Ttulo do trabalho e subttulo quando houver, separado do ttulo por dois pontos (quando for explicativo) ou ponto e vrgula (quando se tratar de subttulo complementar). 2.3.3.Nome da instituio e departamento. 2.3.4. Indicao da disciplina ou rea de concentrao ( dissertaes de mestrado, teses de doutorado, monografias ou livre docncia etc. ). 2.3.5. Nome do orientador ( monografias, dissertaes e teses ). 2.3.6. Local e data.

NOME DA INSTITUIO (LOGOTIPO DA INSTITUIO)

12

NOME DA FACULDADE DEPARTAMENTO OU CURSO

TTULO

Trabalho referente a disciplina de ______________do ____ ano do Curso de __________ da Faculdade __________________

ORIENTADOR: Professor (a) ................................... Realizado pelo (s) alunos(s) .................................... ...................................

LOCAL DATA FIGURA 3 Modelo de pgina de rosto NOME DA INSTITUIO ( LOGOTIPO DA INSTITUIO)

13

.................................................................................. AUTOR

TTULO

Monografia Departamento da como

apresentada

ao

de____________ parcial disciplina para de

Faculdade________________ requisito na

aprovao

___________________ .

ORIENTADOR: Professor (a) ...................................

LOCAL DATA FIGURA 3.1 Modelo de pgina de rosto 2.4. Ficha Catalogrfica Localizada no verso da folha de rosto e na parte inferior da mesma. Dever ser elaborada pelo profissional bibliotecrio de sua unidade ou da Biblioteca Central, objetivando a padronizao das entradas de autor, orientador e definio dos

14

cabealhos de assunto a partir de ndices de assuntos reconhecidos internacionalmente. FICHA CATALOGRFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA DA REA DE ENGENHARIA BAE-UNICAMP Velsquez Alegre, Delia Perla Patrcia. V541 Tcnicas bsicas para interaes 3D atravs do mouse. / Delia Perla Patrcia Velsquez Alegre. -Campinas, SP: [s.n],1997.

Orientadora: Wu Shin-Ting Dissertao (mestrado) Pontifcia Universidade Catlica do Paran, Curitiba, Universidadde de Engenharia Eltrica e de Computao. 1.Interao homem-mquina .2.Interfaces grficas de usurio(Sistema de computador).I.Wu Shin-Ting.II. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eltrica e de Computao. III. Ttulo. FIGURA 4 Ficha catalogrfica 2.5. Folha de Aprovao Deve conter data de aprovao, nome completo e local para assinatura dos membros da banca examinadora. Outros dados como notas, pareceres etc., podem ser includos nesta pgina a critrio da instituio. 2.6. Epgrafe ( opcional ) Esta pgina opcional, tendo uma citao de um pensamento que, de certa forma, embasou ou inspirou o trabalho. Pode ocorrer, tambm, no incio de cada captulo ou partes principais.

15

A luta contra o erro tipogrfico tem algo de homrico . Durante a reviso os erros se escondem, fazem-se positivamente invisveis . Mas assim que o livro sai , tornam-se visibilssimos... ( Monteiro Lobato) FIGURA 5 Epgrafe 2.7. Dedicatria ( opcional ) Pgina opcional, tendo um texto, geralmente curto, no qual o autor presta alguma homenagem ou dedica o seu trabalho a algum. 2.8. Agradecimentos ( opcional ) Pgina opcional, podendo ser includas aqui referncias a Instituies ou pessoas que subvencionaram o trabalho. 2.9. Sumrio Consiste na enumerao dos captulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a pgina inicial de cada captulo. Deve ser elaborado de acordo com a Norma ABNT/NBR-6027. Os captulos devem ser numerados em algarismos arbicos, a partir da Introduo at as Referncias.

16

Havendo subdiviso nos captulos, deve ser adotada a numerao progressiva, sempre em nmero arbico, de acordo com a Norma ABNT/NBR-6024. No deve ser usado algarismo romano, nem letra. Exemplo.

SUMRIO 1 INTRODUO...........................................................................5

2 MATERIAL E MTODO...............................................................8 2.1 Material........................................................................................8 3 RESULTADOS............................................................................9 3.1 Quantitativos.............................................................................10 3.2 Qualitativos................................................................................11 4 DISCUSSO.............................................................................12 5 CONCLUSES.........................................................................13 6 ANEXOS E APNDICES..........................................................14 7 REFERNCIAS. .......................................................................15

FIGURA 6 Sumrio

2.10. Listas Explicativas Rol de elementos ilustrativos ou explicativos. Dependendo das caractersticas do documento podem ser includas as seguintes listas: Lista de ilustraes relao de tabelas, grficos, frmulas, lminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em

17

que so citadas no texto, com indicao da pgina onde esto localizadas. Lista de abreviaturas e siglas relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras a que correspondem, escritas por extenso. Lista de notaes relao de sinais convencionados, utilizados no texto, seguidos dos respectivos significados. Item a: LISTA DE FIGURAS 1 Curvatura do movimento.................................................................. 2 Vistas ortogonais............................................................................. 3 Curva de titulao............................................................................ 4 Grfico : %Massa Passante versus %Massa Retida....................... 5 Cursor tridimensional....................................................................... 6 Controladores virtuais...................................................................... 7Manipulao direta........................................................................... FIGURA 7 Lista de figuras Item b: Ibidem ou Ibid. - na mesma obra. Idem ou Id. - do mesmo autor. Op. Cit. na obra citada. Loc. Cit. no lugar citado. Et seq. seguinte ou que se segue. Passim aqui e ali; em vrios trechos ou passagens. Cf. confira. pgina 5 6 7 8 10 11 12

2.11. Objetivo Geral e Especfico Alvo ou fim que se quer alcanar, objeto de uma ao, idia ou sentimento. Podem ser: Gerais e Especficos. Ao se formular objetivos deve ser usado somente um verbo. 2.11.1 Objetivo Geral

18

O que pretende o pesquisador no desenvolvimento do assunto. 2.11.2.Objetivo Especfico Abertura do objetivo geral em outros menores. Veja o exemplo: OBJETIVO GERAL Conhecer os aspectos histricos relacionados com a descoberta do fogo. OBJETIVOS ESPECFICOS Analisar o processo e uso do fogo no perodo pr-histrico. Entender o comportamento (medo e curiosidade) em relao ao uso do fogo. VERBOS ADEQUADOS
CONHECIMENTO COMPREENSO APLICAO ANLISE SNTESE AVALIAO

Definir Repetir Apontar Inscrever Registrar Marcar Recortar Nomear Relatar Sublinhar Relacionar Enunciar

Traduzir Reafirmar Discutir Descrever Explicar Expressar Identificar Localizar Transcrever Revisar Narrar

Interpretar Aplicar Usar Empregar Demostrar Dramatizar Praticar Ilustrar Operar Inventariar Esboar Traar

Distinguir Analisar Diferenciar Calcular Experimentar Provar Comparar Criticar Investigar Debater Examinar Categorizar

Compor Planejar Esquematizar Propor Formular Coordenar Conjugar Reunir Construir Criar Exigir Organizar Dirigir Prestar

Julgar Avaliar Taxar Validar Selecionar Escolher Valorizar Estimar Medir

2.12. Resumo na Lngua Verncula Deve ser precedido de bibliografia do documento e elaborado de acordo com a Norma ABNT / NBR 6028. Redigido pelo prprio autor do trabalho, o resumo deve ser a sntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta. Deve ressaltar o

19

objetivo, o resultado e as concluses do trabalho, assim como o mtodo e a tcnica empregada em sua elaborao.

BONAN,P.A . Avaliao diversificada: uma anlise da importncia da estratgia do ensino individualizado no processo de avaliao dos alunos da Faculdade de Engenharia e Qumica das Faculdades Souza Marques. Rio de Janeiro, 1998.61p. (Monografia apresentada como requisito para concluso do curso de Ps-Graduao em Metodologia do Ensino Superior) Ncleo de Desenvolvimento da Fundao Tcnico-Educacional Souza Marques. TEXTO DO RESUMO

FIGURA 8 Resumo em portugus 3. Texto Como todos os trabalhos cientficos, a organizao do texto deve obedecer a uma seqncia, ou seja: Introduo, Desenvolvimento e Concluso, dividindo-se em captulos conforme a natureza do assunto. Utiliza-se comumente a seguinte estrutura. 3.1. Introduo

20

Nesta primeira parte do texto o autor deve incluir: . Apresentao geral do assunto do trabalho; . Definio sucinta e objetivo do tema abordado; . Delimitao precisa das fronteiras da pesquisa em relao ao campo e perodos abrangidos; . Esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto ser tratado; . Objetivos e finalidades da pesquisa, com especificao dos aspectos que sero ou no abordados; . A proposio poder ser apresentada em captulo parte. 3.2. Reviso de Literatura a apresentao do histrico e evoluo cientfica do aspecto do trabalho, atravs da citao e de comentrios sobre a literatura considerada relevante e que serviu de base investigao. Todos os autores citados na reviso de literatura ou em qualquer das partes do trabalho devero constar da listagem final das Referncias. 3.3. Material e Mtodo a descrio precisa dos mtodos, materiais e equipamentos utilizados, de modo a permitir a repetio dos ensaios por outros pesquisadores. Tcnicas e A equipamentos devem ser descritos com detalhes; entretanto, se os mtodos empregados j forem conhecidos, ser suficiente a citao de seu autor. especificao e origem do material utilizado podero ser feitas no prprio texto ou em nota de rodap. Os testes estatsticos empregados e o nvel de significncia adotado tambm devem ser referidos neste captulo. 3.4. Resultados a apresentao, em ordem lgica, dos resultados obtidos, sem interpretaes pessoais. Podem ser acompanhados por grficos, tabelas, mapas e figuras. 3.5. Discusso Neste item, os resultados da pesquisa so analisados e comparados com os j existentes sobre o assunto na literatura citada. So discutidas suas possveis

21

implicaes, significados e razes para concordncia com outros autores. A discusso deve fornecer elementos para as concluses. 3.6. Concluses Devem ser fundamentadas nos resultados e na discusso, contendo dedues lgicas e correspondentes, em nmero igual ou superior aos objetivos propostos. Refere-se introduo, fechando-se sobre o incio do trabalho. 3.7. Abstract (resumo em lngua estrangeira) Opcional para alguns tipos de trabalho. A traduo do resumo para o ingls Como exemplo ver item 2.12, tendo como ressalva na referncia a inverso do ttulo, ou seja, citar primeiramente o ttulo em ingls e, posteriormente, entre colchetes, o ttulo em portugus. 3.8. Anexos e Apndices Anexos so partes integrantes do texto, mas destacados deste para evitar descontinuidade na seqncia lgica das idias. Constituem suportes elucidativos e ilustrativos para a compreenso do texto. Apndices constituem suportes elucidativos e ilustrativos, porm no essenciais compreenso do texto. Quando existe a necessidade, no trabalho, de vrios anexos ou apndice, cada um deles deve ter no alto da pgina a indicao em letras maisculas, seguido do nmero correspondente em algarismo arbico. parnteses. Alto da pgina ANEXO 3 OU APNDICE 3 No texto (ANEXO 3) ou (APNDICE 3) 3.9. Elaborao de Referncias Deve ser rigorosamente elaborada, conforme a Norma ABNT NBr6023/2002- referncias elaborao. Veja, alguns exemplos: Obra de um s autor. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 9. ed. So Paulo: Marins Fontes, 1999. No texto devem ser citados entre

22

Obra com mais de trs autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expresso et al. CERVO, Amado Luiz et al. Metodologia cientfica: para uso dos estudantes universitrios. 3.ed. So Paulo: McGraw- Hill do Brasil, 1983.249p. E-Mail ACCIOLY, F. Publicao eletrnica [ mensagem pessoal ]. Mensagem recebida por <mtmendes@ uol.com.br> em 26 de Janeiro.2000. Em meio eletrnico SO PAULO(Estado).Secretria do Meio Ambiente. Tratados e organizaes ambientais em matria de meio ambiente. In:_____ . Entendendo o meio ambiente . So Paulo, 1999 . v.1. Disponvel em : <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual,htm>. Acesso em :8 mar.1999.

4. REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro,2002. ______ . NBR 6027:informao e documentao: sumrio: apresentao. Rio de Janeiro, 2003.

23

______ . NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. BRAZIELLAS, Maria de Lourdes Motta. Metodologia da pesquisa. Rio de Janeiro: UGF, 1996. GALLIANO, A. Guilherme. O mtodo cientfico : teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 1986. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 1988. SALOMON, Dlcio Vieira . Como fazer uma monografia. 9. ed. So Paulo: Marins Fontes, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen