Sie sind auf Seite 1von 3

ANULAO DA PARTILHA Segundo De Plcido e Silva, anulao o ato ou a deciso, de carter judicial ou administrativo, que, reconhecendo a existncia de vcio

o ou defeito em ato ou negcio jurdico, diante da solicitao de quem tenha interesse na sua ineficcia jurdica, vem declar-lo invlido ou desfeito. , pois, a declarao da inexistncia do ato ou do negcio, que se indica anulvel ou que se apresenta invlido. A anulao do ato jurdico torna inefetiva e inexistente toda sua eficcia jurdica, seja perante os prprios agentes, que o compuseram, ou em relao a terceiros, que possa ter interesse nele. No caso especfico da questo da anulao da partilha, tal fato apenas ocorrer se existentes vcios ou defeitos capazes de anular totalmente o negcio jurdico, como o dolo, a leso, o estado de perigo, a coao, a fraude contra credores e a simulao. Nesse sentido prescreve o artigo 2.027 do Cdigo Civil: Art. 2.027. A partilha, uma vez feita e julgada, s anulvel pelos vcios e defeitos que invalidam, em geral, os negcios jurdicos. Presentes os requisitos que motivem a anulao da partilha, o interessado dever propor ao rescisria ou ao de nulidade absoluta ou relativa, dentro do prazo mximo de um ano, ou seu direito estar extinto, conforme redao do pargrafo nico do artigo 2.027 do Cdigo Civil, vejamos: Pargrafo nico. Extingue-se em um ano o direito de anular a partilha. Se a partilha resultou do acordo entre as partes e desde que tenha sido reduzida a termo no inventrio, lavrada em instrumento pblico, ou se feita por instrumento particular, tenha sido homologada em juzo, poder ser anulada por interveno de incapaz, erro essencial, coao ou dolo, direito que, igualmente aos casos de partilha judicial, prescreve em um ano, conforme previsto no pargrafo nico do mencionado artigo. Inteligncia do artigo 1.029 do Cdigo de Processo Civil: Art. 1.029 - A partilha amigvel, lavrada em instrumento pblico, reduzida a termo nos autos do inventrio ou constante de escrito particular homologado pelo juiz, pode ser anulada, por dolo, coao, erro essencial ou interveno de incapaz. Pargrafo nico - O direito de propor ao anulatria de partilha amigvel prescreve em 1 (um) ano, contado este prazo: (Alterado pela L-005.925-1973)

I - no caso de coao, do dia em que ela cessou; II - no de erro ou dolo, do dia em que se realizou o ato; III - quanto ao incapaz, do dia em que cessar a incapacidade. Ademais, vale observar ainda, que alm das possibilidades de anulao que vimos acima, os artigos 166 e 167 do Cdigo Civil, elencam situaes que podem ensejar, da mesma maneira, a anulao da partilha, sendo que dentre elas, podemos destacar: o negcio jurdico celebrado por pessoa absolutamente incapaz; quando esse no se revestir da forma prescrita em lei; quando tiver por objeto fraudar a lei imperativa; quando o negcio jurdico for simulado, subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. Se a anulao da partilha for necessria em decorrncia de ao de sonegados, excluso de herdeiros ou por ausncia, o prazo para a propositura da ao ser aquele aludido no artigo 205 do Cdigo Civil, ou seja, de 10 anos. Uma vez anulada a partilha, os herdeiros no podero mais usufru-la, contudo, caso o faam, devero repor os bens ou valores, desde a data do ato anulado, at a anulao em si, haja vista que devem ser abrangidos pela nova partilha. Por fim, oportuno mencionar, que erros materiais simples cometidos no processo de partilha, no ensejam sua anulao, sendo certo que tais equvocos podem ser corrigidos por meio de termo de retificao ou ratificao, mediante requerimento do interessado ou de ofcio pelo juiz, no tempo em quer for verificado, complementado por audincia, se necessrio, e devidamente averbado no cartrio competente. Dados do Artigo Autor : Dr. Agnaldo Rogrio Pires Contato franmarta@terra.com.br Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo. Texto inserido no site em 11.01.2010 Informaes Bibliogrficas: Monteiro, Washington de Barros, 1910-1999. Curso de direito civil, v. 6: direito das sucesses / Washington de Barros Monteiro. 35. Ed. Ver. E atual. Por Ana Cristina de Barros Monteiro Frana Pinto. So Paulo: Saraiva, 2003.

Conforme a NBR 6023:2002 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ( ABNT ), este texto cientfico publicado em peridico eletrnico deve ser citado da seguinte forma : Costanze, Bueno Advogados. (ANULAO DA PARTILHA). Bueno e Costanze Advogados, Guarulhos, 11.01.2010. Disponvel em: <http://(www.buenoecostanze.com.br)

Das könnte Ihnen auch gefallen