Sie sind auf Seite 1von 9

SUMRIO Pg.

Resumo........................................................................................................................02 Introduo................................................................................................................03-04 Materiais e Mtodos.....................................................................................05-06 Resultados e Discusses............................................................................................07 Concluso......................................................................................................................08 Referncias Bibliogrficas............................................................................................09

RESUMO A padronizao de solues como o hidrxido de sdio (NaOH) e o cido clordrico (HCl) tm o objetivo de determinar a concentrao real existente numa soluo por meio de uma titulao. A padronizao do hidrxido de sdio servir como padro primrio para o cido clordrico nesse experimento.

INTRODUO Uma soluo uma mistura homognea de duas ou mais substncias, ou seja, corresponde ao estado em que as substncias esto subdivididas de modo que suas partculas esto em dimenses moleculares, atmicas ou inicas, dependendo da natureza das substncias. As propriedades de uma soluo no dependem apenas dos seus componentes, mas tambm da proporo entre as quantidades desses componentes, isto , dependem de sua concentrao, que dada pela razo entre a quantidade de soluto e o volume da soluo. A concentrao expressa comumente em moles de soluto por litro de soluo. Tal concentrao chamada de molaridade da soluo. Titulao uma tcnica laboratorial que se refere anlise qumica quantitativa efetuada para a determinao de concentraes. Numa titulao adiciona-se lentamente e com agitao, o titulante, que o reagente de concentrao conhecida, ao titulado, que a substncia de concentrao desconhecida, at se detectar uma variao brusca de uma propriedade fsica ou qumica, resultante da reao completa entre o titulante e o titulado. Para que uma reao seja adotada na titulao, necessrio satisfazer s seguintes condies. Deve ser uma reao simples que possa ser expressa por uma equao qumica; a substncia titulada deve reagir completamente com o reagente, em propores estequiomtricas; A reao deve ser relativamente rpida; No ponto de equivalncia deve haver alterao de alguma propriedade fsica ou qumica da soluo; Deve-se dispor de um indicador que, pela alterao de propriedade fsica possa definir o ponto final da reao. O processo de padronizao possibilita verificar o quanto a concentrao da soluo preparada aproxima-se do valor real. Para a correo da concentrao utiliza-se como referncia, substncias que possuem caractersticas bem definidas: PADRES PRIMRIOS. O procedimento para a padronizao consiste na titulao da soluo de concentrao a ser determinada, com uma quantidade definida de um padro primrio adequado que geralmente identificado pela adio de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. Um indicador um cido fraco sensvel a mudanas de pH. A fenolftalena usada com freqncia em titulaes. Esta em pH abaixo de 8,2 apresenta-se incolor, em pH entre 8 e 10 possui uma colorao rosa e em pH entre 10 e 12 apresenta-se carmim ou roxa.

Caractersticas bsicas de um padro primrio


A substncia deve ser de fcil obteno, purificao, conservao e secagem; Deve possuir uma massa molar elevada, para que os erros relativos cometidos nas

pesagens no sejam significativos;


As impurezas devem ser facilmente identificveis com ensaios qualitativos de

sensibilidade conhecida;
Deve ser estvel ao ar sob condies ordinrias, se no por longos perodos, pelo

menos durante a pesagem;


No deve ser higroscpico (absorve umidade), eflorescente (depsito de sais), nem

conter gua de hidratao;


Deve apresentar alta solubilidade; As reaes que participa devem ser rpidas e praticamente completas; No deve formar produto secundrio e ser fotossensvel.

MATERIAIS E MTODOS
Materiais utilizados:

o Pipeta volumtrica de 20,0mL; o Pipetador; o Bureta de 50,0mL; o Suporte univesal


o o

Garras; 2 erlenmeyers de 125,0mL;

o Lenos de papel.
Reagentes utilizados: o o

Hidrxido de sdio (NaOH); Biftalato de potssio (KHC8H4O4);

o cido clordrico (HCl);


o

Fenolftalena (C20H14O4).

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

EXPERIMENTO 1)

Padronizao da soluo de hidrxido de sdio.

Com uma pipeta volumtrica, pipeta-se 2 alquotas de 20,0 mL da soluo preparada de biftalato de potssio e coloca-se em 2 erlenmeyers de 125,0 mL separadamente. Em seguida adiciona-se 2 gotas de fenolftalena em cada erlenmeyer; fixa-se a bureta, com a ajuda das garras, no suporte universal enchendo-a com a soluo a ser padronizada at no menisco que corresponder 50,0mL de NaOH. Coloca-se o 1 erlenmeyer abaixo da bureta e abre-se lentamente at cair gota a gota a soluo de NaOH. necessrio durante esse procedimento a agitao da soluo no erlenmeyer para que a reao ocorra satisfatoriamente. Aps um certo tempo, observa-se que a colorao da soluo vai ficando em um tom rsea, quando essa colorao persistir (ponto de viragem) fecha-se a vlvula da bureta, anota-se o volume consumido (tabela 1) e resolve-se os clculos para se obter a concentrao real da soluo, sendo que a concentrao inicial seria de 0,1M de NaOH reagindo com 0,1M de biftalato de potssio. Esse mesmo procedimento deve ser feito com a amostra no 2 erlenmeyer.

Observando-se o volume consumido nos dois experimentos tira-se a mdia aritmtica (frmula 1) e aplica-se o resultado na frmula (frmula 2) para encontrar a concentrao real de NaOH. RECIPIENTE (amostra) 1 Erlenmeyer 2 Erlenmeyer VOLUME CONSUMIDO 22,0mL = V1 21,5mL = V2 (tabela 1) Frmula 1 - Marit. = V1 + V2 / 2 Marit.1. = 21,75mL M1 = 0,1M de biftalato de potssio V1 = 20,0mL M2 = concentrao real Frmula 2 - M1 * V1 = M2 * V2 0,1 * 20,0 = M2 * 21,75 M2 = 0,092M EXPERIMENTO 2) Padronizao da soluo de cido clordrico. V2 = Marit. = 21,75mL

Com uma pipeta volumtrica, pipeta-se 2 alquotas de 20,0 mL da soluo preparada de cido clordrico e coloca-se em 2 erlenmeyers de 125,0 mL separadamente. Em seguida adiciona-se 2 gotas de fenolftalena em cada erlenmeyer; fixa-se a bureta, com a ajuda das garras, no suporte universal enchendo-a com a soluo a ser padronizada at no menisco que corresponder 50,0mL de NaOH. Coloca-se o 1 erlenmeyer abaixo da bureta e abre-se lentamente at cair gota a gota a soluo de NaOH. necessrio durante esse procedimento a agitao da soluo no erlenmeyer para que a reao ocorra satisfatoriamente. Aps um certo tempo, observa-se que a colorao da soluo vai ficando em um tom rsea, quando essa colorao persistir (ponto de viragem) fecha-se a vlvula da bureta, e deve ser observado que o volume consumido deve ser igual ao volume encontrado no experimento 1.

RECIPIENTE (amostra) 1 Erlenmeyer 2 Erlenmeyer

VOLUME CONSUMIDO 22,6mL = V1 22,4mL = V2

Frmula 1 - Marit. = V1 + V2 / 2 Marit.2. = 22,50mL

Marit.1. Marit.2.

RESULTADOS E DISCUSSO Como foi a primeira prtica de laboratrio para o grupo, houveram alguns erros em relao ao uso dos materiais, esses erros esto relacionados com a inexperincia dos membros do grupo que foram ajudados pelo professor quanto a manipulao da vidraaria quanto a checagem de nvel nos instrumentos, sendo o incorreto nvel nos instrumentos de medio, por parte do experimentador, como o maior causador de erros no resultado final do experimento. Na 1 amostra do experimento 1, o ponto de viragem foi atingido e por inexperincia do grupo foi adicionado NaOH a mais do que o necessrio interferindo no resultado final. J na 2 amostra do experimento 1, o ponto de viragem foi atingido com perfeio confirmado pelo professor. importante destacar que durante o experimento 1 no foi necessrio reabastecer a bureta pois a quantidade que havia nela era o suficiente para a realizao do experimento nas duas amostras. Logo aps o termino desse experimento foi realizado a limpeza dos erlenmeyers e o reabastecimento da bureta para o experimento 2. O resultado esperado teria de ser algo prximo de 0,1M de NaOH, pois devido sua capacidade de absorver umidade o resultado encontrado foi de 0,092M, ou seja, um resultado bem prximo do esperado. No incio do experimento 2 foi observado alguns resduos de gua que pode ter interferido no resultado final do experimento, pois ambos os erlenmeyers estavam com esse residual, um dos fatores que implicam nessa teoria foi o aumento de consumo de 0,75mL do 2 em relao 1 experimento. Outros fatores que podem ter ocasionado essa diferena foi o erro de leitura de reabastecimento da bureta e a dosagem extra de NaOH tanto na 1 quanto na 2 amostra do experimento 2, sendo que esse mesmo erro ocorreu na 1 amostra do experimento 1 na mesma proporo.

CONCLUSO Em qualquer prtica de laboratrio necessrio prestar ateno no que voc est fazendo, cada distrao ou ao que no esteja relacionada com experimento deve ser evitada afim de que no ocorra erro que possa prejudicar os resultados e acima disso um erro que possa causar-lhe um acidente. Em relao ao ponto de viragem, necessrio o adicionamento do titulante com muito cuidado, para que no seja passado o ponto exato de viragem, um desses cuidados diminuindo a vazo da bureta quando chegar prximo do resultado esperado. A agitao do titulado deve ser constante para que possa ocorrer o ponto de viragem. Nem sempre o titulante ser adicionado no titulado, foi o que ocorreu no experimento 1 em que o titulante era o biftalato de potssio e o titulado era o NaOH. Ao medir volumes necessrio que este seja observado no nvel dos olhos e obedecendo o menisco de cada composto para que o erros de leituras tendam zero.

BIBLIOGRAFIA

<www.fug.edu.br/adm/site_professor/arq_download/arq_110.doc> Acesso em: 20 de set. de 2011.

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenolftale%C3%ADna> Acesso em: 19 de set. 2011. <http://pessoal.utfpr.edu.br/lisandra/arquivos/aulas%20maio.pdf> Acesso em: 21 de set. de 2011

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_CQAL/relatorio-padronizacaosolucoes> Acesso em: 21 de set. de 2011.

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Titula%C3%A7%C3%A3o> Acesso em: 20 de set. de 2011.

Das könnte Ihnen auch gefallen