Sie sind auf Seite 1von 3

CURITIBA, 16 DE SETEMBRO DE 2011.

TRABALHO DE INFORMTICA
Trabalho elaborado para A disciplina de informtica Da turma 1 A de Edificaes Professor Benedito.

LAYSA CAROLINA WOITIKA

HARDWARE

Definem-se por hardwares, basicamente as peas que compe a parte fsica do computador. Fios, placas, processadores, drivers (componentes de entrada e de sada como cases de DVD-RW, Carto de memria, etc.) , perifricos (mouse , teclado , webcams), Disco rgido , dentre outros, todos eles que se interligam e formam o espao onde o computador roda seu software e permite a utilizao dos mais diversos programas e funcionalidades para cada usurio. Dentro de uma mquina, eles tem suas especificaes , como pentes de memria, disco rgido, processadores, por suas capacidades e verses, que influenciam no desempenho e agilidade de cada sistema.

SOFTWARE

Define-se por software a parte lgica do computador. O Sistema Operacional da mquina que diz aos hardwares como procederem, assim como todos os outros programas definidos para cada tipo de sistema operacional, que vo dar ao usurio as funcionalidades necessrias para a sua execuo. Para cada tipo de hardwares, existem softwares que estes tem a capacidade de executar ou no, pois dependendo das especificaes tcnicas de uma maquina, a mesma no suporta certos tipos de programas pelos mesmos serem pesados e exigirem uma capacidade que a parte fsica no suporta. Estes programas de computador, nas suas mais variadas vertentes, desde o mais bsico e primordial pacote Office at jogos e programas especficos para o desenvolvimento das mais diversas tarefas e lazer, feito por uma sequncia de instrues que interpretada por um processador ou por uma mquina virtual, que depois de interpretado , em um programa correto, segundo padres especficos, chegam ao comportamento desejado. A definio de software pode ser subdividida em duas vertentes: Software de Sistema (aquele que define o Sistema que vai operar o Computador, tais como: Windows, Linux e Macintosh) ; Software Aplicativo (aquele que define os programas, aplicativos que vo facilitar a execuo das mais variadas tarefas, tais como: Office , BROffice , OpenOffice, Photoshop, Adobe, Flashplayer, dentre outros). Um dependendo do outro para seu funcionamento, existem programas para cada tipo de sistema operacional, sendo assim, por muitas vezes, tendo de ser utilizadas verses diferentes de programaes para que cada sistema operacional execute a mesma tarefa.

LINUX

Diferentemente dos Sistemas Operacionais Windows e Macintosh, quais voc tem de comprar para obter a licena de uso, Linux um sistema operacional livre e gratuito, podendo ser utilizado em desktops, notebooks, etc. O Linux um sistema operacional responsvel pelo funcionamento do computador, fazendo a comunicao entre hardware e software. O conjunto de um kernel e demais programas responsveis pela comunicao com este o que denominamos sistema operacional. O kernel o corao do Linux. O Kernel um componente do Sistema Operacional, mas fica to escondido que a maioria dos usurios domsticos sequer ouviu falar nele. Isso se deve sua importncia: ao contrrio do que pode parecer, ele to essencial para o funcionamento de um computador que melhor mant-lo distante de pessoas inexperientes. Ele comea a funcionar assim que o computador ligado; nesse momento ele inicia a deteco de todo o hardware indispensvel ao funcionamento da mquina, e assim, logo em seguida quando o usurio faz o login em sua maquina , O Kernel passa a administrar funes como o gerenciamento da memria, dos arquivos, dos processos e todos os dispositivos perifricos. O Linux passou a ser desenvolvido em 1991 e forma voluntria por um programador finlands chamado Linus. Seu passatempo cresceu e at hoje desenvolvido abertamente por programadores e usurios do mundo inteiro. O diferencial do Linux, alm da sua gratuidade, a sua bem desenvolvida interface de grficos de imagens e a alternao de janelas , um pacote a parte dentro do Software.

Grande parte de empresas do setor privado , e ainda mais dos setores pblicos j usam o Linux pois ele barateia o custo de aquisio de mquinas, j que no necessria a compra da licena do sistema operacional, e tambm preferido pelos programadores e analistas de sistemas, pois um software qual as probabilidades de travamento so menores, facilitando assim o desempenho de redes e servidores. O nico diferencial que, existem softwares de aplicativos especficos para este sistema operacional, como pacotes Office que funcionam igualmente em Windows, Macintosh, mas especialmente desenvolvidos para atender o pblico que prefere Linux, fora tantos outros milhares aplicativos das mais variadas vertentes para serem utilizados nele.

BR OFFICE

Surgiu com o nome de Open Office, e em 2006, com seu nome alterado para BR Office, uma sute de aplicativos para escritrio, livres, distribudos para Windows, Unix , Solaris , Linux, e Mac OS. Desde seu princpio, o principal objetivo da Oracle (que o criou) era oferecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de cdigo aberto. O BrOffice um software gratuito , podendo ser baixado pela internet e compartilhado. Esse pacote bem completo, com suas funcionalidades que no deixam nada a desejar, por exemplo, do pacote Office do Windows. Ele formado por Writer ( um editor de textos com capacidade e visual parecidos ao Microsoft Word; capaz de escrever documentos em PDF e editar documentos HTML, alm das funcionalidades normais contidas no editor), Impress (Similar ao Microsoft PowerPoint, programa de apresentao de slides, que alm de preparo de apresentaes, as exporta com o formato Adobe Flash, podendo ser visualizado em qualquer computador), Draw (Similar ao CorelDraw, s que gratuito), Math (editor de formulas matemticas equivalente ao Microsoft Equation Editor) e o Calc (similar ao Microsoft Excel mas com recursos a mais que no esto presentes neste).

Fontes: Wikipdia Conhecimentos gerais adquiridos com experincia trabalhando com a rea de informtica.

Das könnte Ihnen auch gefallen