Sie sind auf Seite 1von 23

As histrias e os personagens do mundo das instalaes eltricas

Apoio

Volume 3

Apoio

Apoio

carta ao leitor

expediente

Diretores Adolfo Vaiser Jos Guilherme Leibel Aranha Gerncia de planejamento Sergio Bogomoltz sergio@atitudeeditorial.com.br Circulao Emerson Cardoso emerson@atitudeeditorial.com.br Marina Marques marina@atitudeeditorial.com.br Administrao Paulo Martins Oliveira Sobrinho adm@atitudeeditorial.com.br Jornalista responsvel Flvia Lima MTB 40.703 flavia@atitudeeditorial.com.br Coordenador tcnico Hilton Moreno Direo de arte e produo Leonardo Piva leo.piva@terra.com.br Colaboradores Bruno Moreira, Leonardo Faria, Mauro Jnior, Sergio Bogomoltz Reviso Gisele Folha Ms Publicidade Diretor comercial Adolfo vaiser adolfo@atitudeeditorial.com.br Contatos Publicitrios Ana Maria Rancoleta anamaria@atitudeeditorial.com.br Vanessa Marquiori vanessa@atitudeeditorial.com.br Cesar Dallava cesar@atitudeeditorial.com.br Capa Kanji Design Impresso Grfica Ipsis Distribuio Correios

Choques eltricos ainda so realidade no Brasil e no mundo. Como o corpo reage eletricidade e mtodos para evitar a fuga de corrente so objetos desta reportagem.

12 18 22 30 34

histria
A origem e a difuso dos fusveis e dos disjuntores, dispositivos de proteo fundamentais s instalaes eltricas em todos os nveis de tenso.

Hilton Moreno, engenheiro eletricista, consultor e presidente da Associao Nacional de Fabricantes de Produtos Eltricos - Nema Brasil

biografia
As aventuras e as contribuies do engenheiro portugus Armando Reis Miranda para as instalaes eltricas brasileiras.

Caro amigo(a) do setor de instalaes eltricas,


Comeo esta carta agradecendo mais uma vez a todos que continuam apoiando o projeto da Coleo Eltrica, seja por meio de mensagens eletrnicas, cartas, telefonemas ou durante conversas pessoais. Fico tambm muito feliz por saber que novos colegas passaram a receber e apreciar o contedo desta publicao. Permanentemente estimulados pelos leitores e motivados a trazer novos e teis conhecimentos aos profissionais, preparamos para esta terceira edio da Coleo Eltrica algumas matrias que atendem aos objetivos do projeto. Voc encontrar interessantes textos sobre a histria dos fusveis e dos disjuntores, componentes indispensveis proteo das instalaes eltricas; sobre a evoluo do projetista, profissional que sofreu diversas transformaes com os avanos tecnolgicos; sobre os efeitos da eletricidade no corpo humano; entre outras temticas. Como nas vezes anteriores, destaco a seo Biografia, em que o homenageado uma figura mpar do setor: o engenheiro eletricista, nascido em Portugal e com brilhante carreira no Brasil, Armando Reis Miranda, ou, como carinhosamente o tratamos no dia-a-dia, simplesmente, Engenheiro Miranda. Como poder ser apreciado ao longo do texto, sua histria de vida um aprimorado exemplo de luta, dedicao, persistncia, coragem e desafios. E tudo isso recheado de muita competncia, conhecimento terico e complementados por vivncia prtica inigualvel. Pessoalmente, tem sido um grande aprendizado conviver profissionalmente com o Engenheiro Miranda, particularmente nas reunies da ABNT, nas quais ele se destaca com suas posies tcnicas firmes e conceitos slidos, que muito tm contribudo para o avano da normalizao tcnica nacional. Fao votos para que voc, amigo(a) leitor(a), aprecie este terceiro fascculo da Coleo Eltrica e aguardamos com todo interesse seus comentrios, crticas e sugestes. Boa leitura e abraos! Hilton Moreno

dentro da lei
Presente em praticamente todos os pases e em todos os segmentos econmicos, a pirataria e a contrafao de produtos tm uma longa histria, diferentemente das Leis que as cobem, que so relativamente recentes.

evoluo
Dos rduos e cansativos projetos eltricos desenhados a mo em papis de seda aos rpidos e tambm eficazes softwares de projetos. Como o avano tecnolgico conferiu enrgicas e profundas transformaes profisso do projetista.

identidade
As razes culturais do Brasil so uma das justificativas para a despreocupao do brasileiro com normas, leis e regulamentos tcnicos. Veja como o comportamento baseado no jeitinho brasileiro acaba comprometendo, muitas vezes, a qualidade de projetos e das instalaes eltricas, afetando, de modo geral, o desenvolvimento do Pas.

Atitude Editorial Ltda. Rua Piracuama, 280 cj. 72 / Pompia CEP 05017-040 / So Paulo - SP Fone/Fax - (11) 3872-4404 www.atitudeeditorial.com.br atitude@atitudeeditorial.com.br

40

descontrao
Jogo desafia o leitor a identificar os sete erros na instalao eltrica ilustrada

06-07

Apoio

ndice

grandes questes

grandes questes

Por Bruno Moreira

Com a passagem de corrente eltrica pelo corpo, a contrao do corao se desorganiza. Em alguns casos, impossvel restabelecer o batimento coordenado necessrio para promover a circulao sangnea.

Ilustrao: Mauro Jr.

Outro caso, este com grande destaque na mdia, curiosamente, aconteceu tambm na Bahia. O msico da banda Olodum, Jos Nilton Teixeira de Souza, 22 anos, conhecido como Zio, havia acabado de sair do banho, quando, ainda molhado, encostouse no refrigerador, recebendo a descarga eltrica. Em ambos os casos, o desfecho da histria foi fatal. Tanto o msico quanto o menino argentino chegaram a ser levados ao hospital com vida, mas no resistiram.

Como o corpo reage

Pra-choque eltrico
Sem as devidas precaues tcnicas e sem a merecida ateno, especialmente, em ambientes molhados, o corpo humano, desprotegido, funciona como um verdadeiro im de corrente eltrica. So nestas situaes que a eletricidade passa de benfica para malvola em um piscar de olhos.
Visitas espordicas a jornais impressos e televisivos facilmente reforam a afirmao de que acidentes domsticos causados por choques eltricos so h anos fatos corriqueiros no Brasil e no mundo. A fatalidade ocorre, na maioria das vezes, quando a pessoa encontra-se com o corpo molhado, como foi o caso do menino argentino Farid Affad. A criana de sete anos nadava na piscina de um hotel luxuoso da Bahia quando, ao avistar um refletor que se encontrava prximo borda da piscina, esforou-se para alcan-lo. O equipamento estava com um fio desencapado e a passagem de corrente eltrica para o garoto foi inevitvel.

Grande parte das pessoas sabe, ou deveria saber, que choques eltricos podem ser fatais. Mas o que exatamente acontece com nosso corpo e em quais condies ele nos leva morte? Para que a resposta possa ser dada com propriedade, primeiro, deve-se ressaltar, conforme nos informa o engenheiro eletricista e professor Hilton Moreno, que todas as sensaes do corpo humano, de uma forma ou de outra, so produzidas por sinais eltricos que so enviados pelas clulas nervosas ao crebro. Assim funciona nosso corao. A grosso modo, ele recebe estmulos eltricos causados por reaes qumicas internas e se contrai; o sangue circula e todos os outros rgos comeam a trabalhar. A peculiaridade da situao que a passagem de uma corrente eltrica externa, causada por um choque, sentida pelo corao da mesma forma, interferindo no batimento cardaco regular. A contrao se desorganiza e, em alguns casos, pode ser impossvel restabelecer o batimento coordenado necessrio para promover a circulao do sangue; conseqentemente o corpo entra em colapso e a pessoa no resiste. A intensidade que uma corrente eltrica deve ter para que

seja percebida conscientemente por uma pessoa chamada de limiar de percepo. De acordo com Hilton Moreno, esse limite depende de muitos fatores, como a rea do corpo que est em contato com o condutor de eletricidade, a temperatura, as condies psicolgicas do indivduo, se ele est calmo ou estressado e se a pele est seca ou molhada. De qualquer modo, em freqncias de 50 Hz e 60 Hz, que so as mais usuais nas instalaes eltricas em todo o mundo, o limiar de percepo ficar em torno de 0,5 mA. H tambm, de acordo com Moreno, o limite de largar, ponto alm do qual a corrente eltrica que f lui pelo corpo provoca um estmulo nervoso, paralisando os msculos, fazendo uma pessoa em contato com um condutor vivo no ser mais capaz de solt-lo, fenmeno chamado de tetanizao. A corrente supera os impulsos eltricos que so enviados pela mente e os anula, podendo bloquear um membro ou o corpo inteiro, ignorando totalmente a conscincia do indivduo e a sua vontade de interromper o contato. Este limiar tambm depende de diversos fatores, mas, em geral, fica entre 6 mA e 14 mA (mdia 10 mA) em mulheres e entre 9 mA e 23 mA (mdia de 16 mA) em homens. Em relao aos efeitos cardacos, h tambm um limite para que o batimento comece a se descompassar. O chamado limiar da fibrilao ventricular depende igualmente de vrios fatores prprios de cada indivduo, mas, da mesma forma, de parmetros eltricos como durao, caminho e tipos de corrente (alternada ou contnua). No caso da corrente alternada, diz o engenheiro Hilton Moreno, h uma considervel reduo neste limiar quando ela circula por mais de um ciclo cardaco. Experincias prticas tm mostrado que correntes de 5 mA j provocam choques desconfortveis.

08-09

Apoio

Tipos de DR
Nos Estados Unidos e no Japo, muito difundido o uso dos DRs eletrnicos, os quais possuem nvel da proteo maior, com valores de correntes de sensibilidade de 5 mA, especialmente nas protees incorporadas diretamente nas tomadas. J na Europa, assim como nos pases que seguem a norma IEC, o uso do dispositivo eletrnico limitado a uma proteo adicional, conforme prescreve a ABNT NBR 5410, que no probe o uso do DR eletrnico, todavia impe que ele poder ser utilizado desde que haja tambm uma proteo diferencial eletromecnica. Definies: - DR eletromecnico um dispositivo diferencial que possui um sensor eletromagntico de correntes residuais e um sistema disparador mecnico que faz atuar o desligamento dos contatos do dispositivo. A atividade deste produto no depende da tenso de alimentao. - DR eletrnico um dispositivo que possui, no seu sistema sensor, um circuito eletrnico que faz a soma vetorial das correntes diferenciais e que pode aumentar a sensibilidade do sensor, impondo a necessidade de uma tenso de alimentao para que o dispositivo funcione. O DR eletromecnico, por no depender da tenso de alimentao, estar sempre supervisionando a situao da instalao, independentemente da condio de tenso de entrada ou sua alimentao. J o eletrnico, em caso de perda da alimentao, alm de no prover a proteo, tambm impe a necessidade de religamento (reset) ao retorno na tenso de alimentao.

Como se proteger
Para evitar riscos vida do ser humano, faz-se mais do que necessria a adoo de medidas de proteo contra possveis passagens de corrente eltrica proveniente de equipamentos para o corpo humano. A ABNT NBR 5410 norma de instalaes eltricas de baixa tenso indica que o princpio fundamental relativo proteo contra choques eltricos compreende que as partes vivas perigosas no devem ser acessveis (para evitar o contato direto) e que as massas ou partes condutoras acessveis no devem oferecer perigo, seja em condies normais, seja em caso de alguma falha que as tornem acidentalmente vivas (para evitar o contato indireto). Para evitar contatos diretos, a norma prescreve a proteo bsica, que consiste na isolao das partes vivas; no uso de barreiras ou invlucros de proteo; em obstculos; na colocao fora do alcance das pessoas; no uso de dispositivos de proteo corrente diferencial-residual de alta sensibilidade; e na limitao de tenso. Para evitar contatos indiretos, deve haver a proteo supletiva, que inclui medidas, como eqipotencializao e seccionamento automtico da alimentao, o uso de isolao suplementar e o de separao eltrica. De modo geral, informa o engenheiro eletricista Srgio Bogomoltz que a proteo bsica de uma instalao eltrica incorpora todos os anteparos contra a eletricidade, como a parte plstica da tomada, a cobertura dos condutores e o soquete. O intuito que a pessoa encontre barreiras, diz. J a proteo suplementar leva em conta a possibilidade de a parte metlica

do condutor encostar, por exemplo, em uma tubulao metlica. Invariavelmente, uma corrente passar por esse condutor que, ao estar em contato com outro material condutivo, ir energiz-lo. Em uma reao em cadeia, a corrente passar do equipamento para uma pessoa que toc-lo. A proteo supletiva, de acordo com Bogomoltz, um conjunto de aes que tem incio com o aterramento das partes metlicas de uma instalao. Com isso, a corrente que passaria diretamente para a pessoa em nmeros menores devido alta resistncia hmica do corpo humano transformada em uma grande corrente que escoada pela terra. O engenheiro informa que esse valor mais elevado da corrente ser responsvel por acionar o seccionamento automtico da alimentao que a medida suplementar na proteo das instalaes eltricas. O objetivo do seccionamento evitar que uma tenso de contato (UB) superior tenso de contato limite (UL) se mantenha por um tempo suficiente para resultar em risco de efeito fisiolgico adverso s pessoas. Os fusveis e os disjuntores podem funcionar como dispositivos de proteo contra choques eltricos, contudo, como suas sensibilidades para detectar alguma falta na corrente que perpassa os condutores so baixas, normalmente, o dispositivo utilizado apontado pela NBR 5410 o Diferencial Residual, mais conhecido como DR. O funcionamento deste dispositivo, explica resumidamente, Bogomoltz, consiste na verificao da soma vetorial de todas as correntes que percorrem os condutores de uma instalao eltrica. Em condies normais, o somatrio ser igual a zero. Caso haja alguma falta de corrente, o DR acusar e desligar os aparelhos.

De acordo com Hilton Moreno, a NBR 5410 aponta que esses equipamentos podem ser de dois tipos: de alta sensibilidade (at 30 mA inclusive) e de baixa sensibilidade (acima de 30 mA). Segundo o engenheiro, em esquemas de aterramento TN, que so os mais utilizados nas instalaes brasileiras, a proteo supletiva sempre garantida, conforme determina a NBR 5410, pelo DR, seja de alta ou de baixa sensibilidade.

Para garantir
Em determinados circuitos da instalao, a norma ABNT NBR 5410 indica que a proteo contra choques eltricos deve ser realizada obrigatoriamente por DRs de alta sensibilidade, ou seja, com corrente diferencial-residual nominal igual ou inferior a 30 mA. o caso dos seguintes circuitos: que servem a pontos de utilizao situados em locais contendo banheira ou chuveiro; que alimentam tomadas de corrente situadas em reas externas edificao; de tomadas de corrente situadas em reas internas que possam alimentar equipamentos no exterior; que, em locais de habitao, servem a pontos de utilizao situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, reas de servio, garagens e demais dependncias internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens; que, em edificaes no-residenciais, servem a pontos de tomada situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, reas de servio, garagens e, no geral, em reas internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens.

O DR tido pelos engenheiros eletricistas como um dispositivo que traz segurana ao projeto e tranqilidade ao projetista e ao usurio. Como no h garantias de que, aps um longo uso das instalaes, a corrente passe adequadamente pelos condutores sem que haja uma descarga de energia para qualquer aparelho, e como no possvel saber se somente o sistema de aterramento dar conta de uma falta na passagem da corrente, emprega-se o DR como uma medida imprescindvel para a preveno de acidentes. Funcionando como um verdadeiro inspetor de qualidade da instalao eltrica, o DR pode, justamente por isso, trazer alguns inconvenientes queles que o tiverem instalado em sua residncia. Isso porque, caso uma determinada instalao no esteja nas melhores condies de funcionamento, apresentando elevadas correntes de fuga, o dispositivo ser sempre acionado, seccionando a alimentao de energia eltrica, ou seja: o jantar luz de velas virar rotina. Dessa forma, faz-se necessrio, obviamente, uma anlise minuciosa das condies da instalao antes que seja colocado o DR. Para evitar que acidentes relacionados a choques eltricos ocorram, o engenheiro eletricista Hilton Moreno recomenda que o morador chame um profissional para verificar se seu edifcio possui um DR instalado e, caso exista, se est funcionando corretamente, se h um sistema de aterramento adequado e ativo, se todas as caixas, tanto nas reas comuns quanto nos apartamentos, tm um fio terra em seu interior. Por ltimo, mas no menos importante, que a ateno redobre, principalmente, ao manejar equipamentos eltricos em ambientes molhados ou sujeitos a lavagens, reas de maior risco.

10-11

Apoio

histria

Por Flvia Lima

Fusvel desenvolvido por Thompson, em 1879.

Modelo de fusvel criado por Cockburn, no fim do sculo XIX.

Frutos da necessidade
Para suprir a necessidade de proteger a lmpada, nasceu o fusvel. Anos mais tarde, para atender a uma demanda industrial, o disjuntor foi criado. Com a funo de oferecer segurana s instalaes eltricas, ambos os dispositivos logo passaram a ser empregados em larga escala e em todo o mundo.
Relativamente simples, embora com mecanismo complexo, os disjuntores e os fusveis so, provavelmente, os dispositivos mais conhecidos de uma instalao eltrica e indispensveis sua proteo. Nasceram de uma necessidade gerada a partir do desenvolvimento da energia eltrica. Primeiro, para proteger o filamento da lmpada recm descoberta, inventou-se o fusvel. Mais tarde, o avano industrial motivou a criao dos disjuntores. Os dispositivos ganharam escala e tornaram-se indispensveis em praticamente todas as instalaes eltricas. Ambos tm a misso primria de proteger os componentes dos sistemas eltricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. No se sabe quando exatamente surgiu o primeiro fusvel. fato que, nos anos 1860, fios de platina desempenhavam seu papel, sendo empregados para proteger cabos submarinos. Oficialmente, o primeiro fusvel teria aparecido com a patente de Thomas Edison, em 1880, mas h indcios de que a primeira aluso ao equipamento data de, pelo menos, cem anos antes.

O fusvel
As primeiras referncias ao fusvel que se tem notcia so de 1774, em textos de Edward Nairne, quando este menciona proteo eltrica em experincias com energia eletrosttica. Conforme relata o livro Electric fuses, editado pela IEE Power & Energy Series, a prxima citao do dispositivo ocorreria apenas em 1887, durante a apresentao de um trabalho de A. C. Cockburn Sociedade de Engenheiros Telegrficos. Nesse momento, veio a pblico a informao de que fios de platina eram utilizados com o objetivo de proteger cabos submarinos em 1864. Aproximadamente uma dcada depois, em 1879, um considervel nmero de fusveis comeou a ser utilizado, mas descobriu-se que essa simples construo de fios no era adequada para algumas aplicaes. Foi ento que, naquele ano, o professor S. P. Thompson introduziu um novo e melhorado modelo de fusvel. Consistia em dois fios de ao conectados juntos a uma esfera metlica. Acreditava-se que a esfera poderia ser uma liga de chumbo ou estanho ou algum material condutor com baixo ponto de fuso. Quando uma corrente elevada atravessasse o fusvel por um longo perodo, derretendo o chumbo, as gotas caiam dos fios, interrompendo o circuito. Em um modelo mais sofisticado, Cockburn usou um peso para tracionar um fio de platina que se fundia a partir de um determinado nvel de corrente. Com isso, explica o engenheiro eletricista Paulo de Almeida Junior, gerente de marketing da

Bussmann, atuaes com correntes eram possveis entre 1,5 e 2,0 vezes a corrente nominal atribuda a cada conjunto. Uma variao desse sistema foi patenteada em 1883 por C. V. Boys e H. H. Curryngham. No seu arranjo, a corrente flua por meio de dois filamentos que eram soldados juntos em suas extremidades. Alguns mecanismos que desempenhavam a funo de proteo foram desenvolvidos, mas nada muito parecido ao conhecido fusvel. Foi ento que demonstraes de lmpadas de filamentos incandescentes ocorridas na Gr Bretanha, pelo fsico Joseph Swan, em 1878, e quase simultaneamente por Thomas Edison, nos Estados Unidos, estimularam o surgimento dos primeiros fusveis efetivamente. De acordo com o livro Electric fuses, os fusveis de Swan no eram muito empregados para proteger instalaes eltricas contra sobrecargas ou curtos-circuitos, mas para salvaguardar as lmpadas contra falhas no filamento. O dispositivo compreendia um filamento de cobre-lato envolvido em um material arco extinguvel. J, em 1880, Thomas Alva Edison teria criado o primeiro fusvel mais parecido com o que vemos no mercado, com o encapsulamento de um fio delgado em um cartucho de vidro, protegendo as partes adjacentes, ou mesmo algum operador prximo, de eventuais fascas resultantes da atuao do fusvel. O invento de Edison, segundo o gerente de marketing do Grupo Legrand, Antonio Eduardo de Souza, teria sido incitado por um problema. Thomas Edison construiu sua primeira central eltrica,

12-13

Apoio

Primeiros fusveis
Origem: Estados Unidos Data: 1890 Acabamento: vidro transparente Base: mdia, ideal para lmpadas de T. Edison Curiosidade: At o ano de 1900, todos os fusveis de Edison eram feitos de vidros transparentes.

A primeira patente do fusvel foi adquirida por Thomas Edison em abril de 1881.

A histria define o fusvel como um invento de Thomas Edison, mas o fsico Joseph Swan participou significativamente dessa criao. A dvida sobre quem seria o inventor do fusvel foi, inclusive, tema de algumas cartas trocadas entre fsicos no incio do sculo XX. Parte de uma dessas correspondncias, assinada por J. H. Holmes, e escrita em 1932, reproduzida a seguir e evidencia a dvida sobre quem efetivamente teria introduzido o fusvel. Relembrando a origem dos fusveis, eu sempre encontro incertezas sobre quem realmente deveria levar o crdito de ser o seu primeiro inventor. Trata-se de um caso muito claro de que a necessidade foi a me da inveno. Estive procurando registros sobre o que se sabe acerca de fusveis no incio dos anos de 1880 e o primeiro volume do livro Electric Illumination compilado por J. Dredge e publicado em agosto de 1882, em Ofcios da Engenharia revela, na pgina 630, que a patente de Edison, adquirida em 1881, parece ser a primeira notificao de fios de proteo. Diz tambm que o invento de Edison era chamado de safety guard. Creio, entretanto, que Swan tenha usado um artifcio para o mesmo propsito antes de abril de 1881. Isso porque Cragside (primeira casa a ser iluminada com energia eltrica, localizada na Inglaterra) perto daqui, foi iluminada com as lmpadas de Swan em meados de dezembro de 1880. (...) Na descrio de iluminao eltrica do sistema de Swan, encontrada no projeto do Teatro Savoy, de 3 de maro de 1882, os fusveis de segurana (shunts) esto referidos no demasiado intencionado a proteger contra os perigos, os quais esto prximos impossibilidade de ocorrer no trabalho prtico, mas de proteger as lmpadas contra a destruio por sobrecarga. Isso confirma o que Campbell Swinton disse sobre o Drawing Office at Elswick, em 1882, de que j havia um vasto nmero de chaves, fusveis, interruptores e outros aparatos .

Fabricante: General Electric Origem: Estados Unidos Data: 1897 Acabamento: porcelana Cor: lato Base: mdia, ideal para lmpadas de T. Edison Curiosidade: os fusveis da GE, de at 25 A, possuam coberturas removveis de lato. A patente deste fusvel permaneceu de 1882 a 1897.

Fabricante: General Electric Origem: Estados Unidos Data: 1919 Tenso: 125 V Acabamento: porcelana Cor: lato Base: mdia, ideal para lmpadas de T. Edison Curiosidade: Os fusveis de 15 A / 125 V possuam uma cobertura removvel de lato e janela de inspeo com formato hexagonal. Sua patente teve durao de 1911 a 1919.

Fabricante: General Electric Origem: Estados Unidos Data: 1919 Tenso: 125 V Acabamento: porcelana Cor: larto Base: mdia, ideal para lmpadas de T. Edison Curiosidade: Os fusveis de 30 A / 125 V possuam cobertura removvel de vidro e janela de inspeo redonda. Sua patente teve durao de 1911 a 1919.
Fonte: Bulbcollector.com

14-15

Apoio

Disjuntor alguns dados histricos


1902 1904 Fbricas comeam a investir na produo de linhas de fusveis Cutter Manufacturing Co., localizada na Philadelphia (EUA), comea a produzir interruptores de circuitos. A companhia introduziu um produto que se tornou um sucesso industrial. Este novo dispositivo protetor, primeiro utilizado como elemento interruptor de tempo inverso, passou a ser conhecido como I-T-E interruptor (I-T-E breaker) Merlin Gerin fabrica o primeiro disjuntor a leo para alta tenso O Cdigo Norte-Americano de Eletricidade (NEC) exige que os disjuntores sejam encapsulados e de fcil operabilidade Westinghouse inicia comercializao de seu disjuntor a sopro modular Square D fabrica o primeiro disjuntor para uso residencial Square D introduz os disjuntores do tipo plug-in no mercado
Convivncia harmnica: fusveis e disjuntores so empregados em instalaes eltricas de diferentes nveis de tenso.

1921 1925 1932 1935 1951

em Nova York, movida a carvo, conseguindo acender 7.200 lmpadas por vez, mas esses produtos possuam um filamento muito sensvel s variaes eltricas. Com a misso de resolver a questo, nasceu o fusvel. O conceito utilizado foi o mesmo empregado nas lmpadas: fusveis de vidro, com filamentos com base de algodo e ligas metlicas, que se rompem aps o aquecimento provocado por uma sobrecarga ou curto-circuito. O consultor tcnico da Schneider Electric, Miguel Rosa Junior, conta que, no final do sculo XIX, houve um grande avano quanto ao design dos fusveis, quando um engenheiro da Brush Electrical Engineering Company, W. M. Mordy, patenteou o primeiro fusvel eltrico tipo cartucho. Este dispositivo era preenchido com um material que extinguia o arco eltrico gerado na atuao do dispositivo, seccionando e protegendo o circuito em caso de falta. Com o tempo, os fusveis ganharam alto desempenho, designs modernos e tamanhos reduzidos, mantendo o mesmo conceito, mas agora composto por um envoltrio cermico e por um elemento que se funde, no caso de uma sobrecarga ou curto-circuito. Este elemento est imerso em um material arco extinguvel arenoso, que elimina o arco eltrico gerado durante sua fundio. Os fusveis ganharam emprego em todo o mundo, protegendo instalaes domsticas, automotivas e industriais em larga escala e em todos os nveis de tenso. A evoluo das normas tcnicas e o desenvolvimento tecnolgico industrial foram os principais contribuintes para o aperfeioamento do dispositivo.

O disjuntor
Os disjuntores se distinguem dos fusveis, pois so dispositivos que podem ser rearmados aps sua atuao. So muito mais prticos e adequados para aplicaes residenciais e mesmo para algumas aplicaes industriais, onde se tem correntes de curto-circuito presumveis relativamente baixas, afirma Paulo de Almeida Junior. Com funo semelhante dos fusveis, os disjuntores possuem uma corrente nominal definida. Ultrapassado este limite, aps algum tempo, h o desligamento automtico do dispositivo, protegendo, dessa maneira, os componentes da instalao. No se sabe ao certo quando o disjuntor, como o conhecemos, teria efetivamente sido inventado. Almeida Junior conta que o engenheiro e professor Ademaro Cotrim biografado da primeira edio desta Coleo costumava dizer que os disjuntores teriam sido inventados aps a crise de 1929. Segundo ele, nesse perodo, houve um aumento significativo do nmero de incndios, pois os fusveis queimados eram substitudos por moedas e outros objetos metlicos. Nesse instante, a Westinghouse teria comeado a fabricar os disjuntores a sopro. Uma forma aproximada de disjuntor foi patenteada nos Estados Unidos por Thomas Edison, em 1879, muito embora seus sistemas usassem fusveis. O objetivo do dispositivo patenteado era proteger a fiao dos circuitos de iluminao contra sobrecargas e curtos-circuitos acidentais. H indicaes de que os disjuntores comearam a aparecer nos Estados Unidos assim que a distribuio de energia se desenvolveu

em escala industrial, o que corresponde ao final do sculo 19 e comeo do sculo 20. Melhorias foram observadas na primeira metade do sculo 20 relativas corrente nominal do dispositivo e ao tempo de interrupo das sobrecorrentes. Antes de 1926, esses tempos eram de cerca de 45 ciclos, sendo que, em 1960, j havia disjuntores com tempos de interrupo de dois ciclos. Uma das primeiras patentes que se sabe do disjuntor refere-se ao voltado para alta tenso, conhecido como SF6, que teria sido desenvolvido na Alemanha em 1938 por Vitaly Grosse e, mais tarde, em 1951, nos Estados Unidos. No Brasil, os disjuntores comearam a ser utilizadas com maior freqncia a partir da dcada de 1970. A retomada da urbanizao na Europa e nos Estados Unidos permitiu a expanso do setor eltrico e a consolidao de grandes multinacionais do segmento, permitindo o desenvolvimento dos disjuntores.

Fusvel versus disjuntor


Os fusveis apresentam, em geral, menor custo e so mais simples do que os disjuntores. O fusvel, tendo atuado uma vez, deve ser substitudo, ao passo que o disjuntor, aps o seu desarme, pode ser utilizado novamente. No entanto, esta ao pode conduzir o usurio comum a simplesmente rearmar o disjuntor e ignorar a falha eltrica, assim como substituir o fusvel sem solucion-la pode ser perigoso, particularmente, se o problema que ocasionou a queima foi um curto-circuito. Na opinio de Almeida Junior, onde h correntes de curtocircuito mais altas, o fusvel ainda tem uma excelente relao

benefcio-custo, pois so muito mais baratos e compactos que os disjuntores correspondentes. Hoje podemos ter um fusvel atuando dentro de uma seccionadora para uso em redes de at 200 kA de curto-circuito presumido e com tamanho idntico a um minidisjuntor modular de 18 mm. Ele acrescenta que, com o crescente uso de automao, com o uso de inversores de freqncia e outros dispositivos de partida e parada suave base de componentes eletrnicos de potncia (tiristores, transistores, diodos e IGBTs), o fusvel ainda se mantm como um dispositivo atual, pois o nico que consegue atuar em menos de meio ciclo de onda, limitando adequadamente o I2t, que a energia que fluiria para os componentes eletrnicos sensveis. So os fusveis ultrarpidos, indicados para uso em correntes de curto-circuito de at 300 kA. Tais fusveis so confeccionados com elementos de prata, enclausurados em um corpo de um tipo de cermica especial, chamada esteatita, preenchido com areia impregnada com resina curada em autoclaves. A maior evoluo nos disjuntores nos ltimos anos foi, de acordo com Miguel Rosa Junior, os limitadores, que possuem a capacidade de atuar de forma muito rpida em curtos-circuitos de alta intensidade. Quanto maior o nvel de curto-circuito, mais rpida a atuao de disparos do disjuntor. Com isso, foi possvel utilizar os disjuntores em aplicaes heavy-duty (minerao, siderurgia) ou sensveis (hospitais, data centers), em razo do alto grau de eficincia na resposta s ocorrncias anormais que possam surgir nas instalaes eltricas.

16-17

Apoio

biografia

Por Bruno Moreira

Miranda introduziu no Pas a tcnica de utilizar as ferragens das fundaes dos edifcios para realizar a proteo contra descargas atmosfricas.

Navegar preciso

Repetindo seus antepassados, o engenheiro portugus Armando Reis Miranda cruzou o oceano atlntico para desbravar novas terras. Conseguiu o seu espao e atualmente um profissional respeitado no pas que escolheu para viver.
Quando chegou em terras brasileiras para comear uma nova etapa de sua vida, o engenheiro eletricista portugus Armando Reis Miranda j no era mais nenhuma criana. Tinha 52 anos, uma famlia formada e uma carreira estruturada em Lisboa, cidade na qual nascera e vivera at aquele momento. Com tudo isso, por que mudar ento? Trocar a solidez conquistada com duro esforo na Europa por um caminho movedio em um pas estrangeiro parecia insensatez mesmo para o mais aventureiro e destemido dos homens. Entretanto, o engenheiro no tinha muitas alternativas: ou procurava outro pas para viver ou ficava em Lisboa e enfrentava os dias tumultuados da Revoluo dos Cravos, movimento liderado por comunistas, que comeou em 1974, e exigia severas reformulaes na estrutura sociopoltica de Portugal. Por j ter uma vida estabilizada e algumas posses, Miranda tornou-se um dos alvos dos revolucionrios que tinham o intuito de balanar as estruturas. Mais de uma vez recebi

telefonemas em casa com ameaas de morte, conta. No pude aguentar quela loucura toda e por isso resolvi ir embora. Em maro de 1975, Miranda despediu-se de sua esposa e dos seis filhos e viajou para a Blgica, ficando pouco tempo por l. Naquela poca, a Europa inteira passava por um momento conturbado, diz. Em julho do mesmo ano, ele j estava no Brasil, pas que havia sido destino de seu irmo mais novo algum tempo antes. Ao contrrio de seu irmo, que ficou pouco tempo por aqui, Miranda ficou e acreditava que podia contribuir muito com sua vasta experincia para um pas relativamente jovem como o Brasil. Acertou.

Em Portugal
A experincia de Armando Reis Miranda, em sua grande parte, foi conseguida em Portugal, mais especificamente, em Lisboa, cidade na qual nasceu em 1923. Com 24 anos, Miranda formou-se engenheiro eletricista pelo Instituto Superior Tcnico e comeou a trabalhar na rea, como assistente, no laboratrio da universidade em que havia estudado. A primeira atitude que tomou logo depois de se formar, porm, no foi arrumar

um emprego e sim casar-se com Maria Fernanda. Esto juntos desde ento. J so 61 anos de unio, conta o engenheiro. Logo depois, Miranda foi servir o exrcito portugus, obrigatoriedade como aqui, com a diferena de que, no Brasil, o jovem deve alistar-se ao completar 18 anos e, em Portugal, possvel esperar o trmino dos estudos universitrios. O engenheiro conta que os militares lusitanos prezam pela qualificao de seus novos integrantes, utilizando-a em benefcio das foras armadas. No entanto, Miranda no quis seguir carreira e, findado o tempo obrigatrio de servio militar, ele foi empregado como tcnico em acstica do Laboratrio de Engenharia Civil de Lisboa, funo que exerceu at o ano de 1954. Antes de finalizar seu perodo como tcnico no laboratrio, o engenheiro abriu, em 1953, com alguns colegas, uma sociedade para a realizao de projetos na rea eltrica. A empresa de Miranda no se limitava apenas a isso e fabricava tambm quadros eltricos de mdia e baixa tenso . Projetvamos e comercializvamos tambm instalaes eltricas para carros, acrescenta o engenheiro. Chegamos a ter mais de 300 funcionrios.

18-19

Apoio

Schelkunoff entendeu que a teoria da energia irradiada para a luz solar poderia ser utilizada na eletrodinmica. Eu aprendi desse jeito na faculdade, mas no est certo
Armando Reis Miranda

O crescimento e o sucesso da empresa de Miranda tambm refletiram na internacionalizao de seus negcios. A fbrica chegou a ter at uma sucursal em Angola e, por conta disso, o engenheiro portugus chegou a morar seis meses no pas africano. Outros pases para os quais Miranda vendia seus equipamentos e prestava servios eram Blgica, Inglaterra e Alemanha. Para este ltimo, por conta dos negcios, o engenheiro eletricista chegou a ir muitas vezes. Cheguei at a aprender o idioma alemo, diz. A aventura empresarial de Miranda terminou com a venda de sua empresa de painis eltricos a uma gigante alem, a Siemens. O engenheiro relata que, mesmo aps a passagem do comando da fbrica aos alemes, ele continuou trabalhando na rea, como prestador de servios Siemens. Posteriormente, veio a Revoluo dos Cravos, o descontentamento com a situao de Portugal e o exlio. Como um navegador da poca do descobrimento, Miranda aportou em terras tupiniquins.

No Brasil
O comeo foi difcil. Praticamente sozinho na cidade de So

Paulo, Miranda teve de se virar. Alm de seu irmo, o engenheiro eletricista conhecia poucas pessoas em solo brasileiro, somente alguns engenheiros, professores da Universidade de So Paulo (USP), para os quais, em Portugal, j havia escrito cartas com o intuito de se inteirar a respeito do mercado brasileiro. Deu certo, conseguiu um emprego no Consrcio Nacional de Engenheiros Consultores (Cenel), mas ficou pouco tempo por l, sendo contratado, em 1976, pela Themag Engenharia e Gerenciamento, na qual participou da construo da usina hidreltrica de Itaipu. A experincia conquistada na Themag ficou, mas o emprego no. Menos de um ano depois de ter iniciado suas atividades na empresa, Miranda conseguiu um novo: em uma companhia finlandesa que realiza projetos eltricos na rea de papel e celulose chamada Jakko Poyry. Dessa vez, o engenheiro veio para ficar e s deixou a empresa onze anos depois, em 1988. Neste intervalo, houve mais histrias para contar que reiteram sua competncia. Miranda relembra que, certa vez, na Jkko Poyry, ao desenvolver programas de computao na rea eltrica para estabilidade, fluxo de carga e aterramento, que seriam utilizados

20-21

Apoio

Fotos: Srgio Kanazawa

Querela com Schelkunoff


Propiciar que Armando Reis Miranda participasse do projeto de um dos maiores empreendimentos geradores de energia eltrica do mundo no foi a nica coisa que a Themag fez pelo engenheiro, pois, segundo ele, foi trabalhando pela empresa que ele se deu conta de que aquilo que haviam lhe ensinado na faculdade de engenharia estava errado. Miranda refere-se utilizao, por parte do matemtico russo, Sergei Alexander Schelkunoff, dos estudos sobre eletromagnetismo feitos pelo fsico e matemtico escocs James Clerk Maxwell sobre a Lei da Induo Magntica e do fsico e qumico ingls Michael Faraday. De acordo com o engenheiro eletricista portugus, Schelkunoff acreditou que se podia empregar as teorias de Maxwell sobre energia irradiada e energia conduzida. Ele generalizou; tirou que a luz natural era eletricidade. Ele entendeu que a teoria de energia irradiada para luz solar poderia ser utilizada na eletrodinmica. Eu aprendi desse jeito na faculdade, mas no est certo, desabafa Miranda, que, desde ento, tenta convencer as pessoas da rea sobre isso. Mas convencer os professores das universidades muito difcil. Eles acham que mais cmodo deixar como est. Segundo o engenheiro eletricista, o que lhe falta de apoio entre os acadmicos sobra entre os profissionais das indstrias. E este suporte foi um dos fatores que levou Miranda a publicar, em 1994, o livro Instalaes Eltricas Industriais, publicao que, conforme o engenheiro, versa, entre outros assuntos, a respeito das teorias do cientista russo e de suas impossibilidades. Em relao aos leitores, Miranda no tem dvidas de que muitos deles seguem o que est escrito em sua publicao. Isso est claro porque no podem acreditar nas fantasias que os professores universitrios ensinam, afirma. O livro do engenheiro teve, at o momento, somente uma edio, mas, caso haja mudanas referente aos ensinamentos de Schelkunoff, Miranda promete uma reviso e a segunda edio de seu livro. Com o intuito de difundir ainda mais sua crtica em relao ao cientista russo, Miranda no se limitou apenas ao livro e escreveu uma srie de artigos para uma revista especializada. Em um deles analisou a eficcia de procedimentos de proteo contra os efeitos da corrente do raio, apresentou um caso real e resultados de ensaios, apontando o motivo de muitos erros e tropeos nessa abordagem. Nada mais que o estudo de Sergei Schelkunoff, considerado uma referncia na matria, e que ignora, segundo Miranda, de forma generalizada, a Lei da Induo Magntica, de Faraday, que indispensvel.

Miranda era um participante ativo das reunies do Cobei. um profissional obstinado por essa rea normativa
Paulo Barreto

por ele na filial brasileira, o sucesso foi tanto que ele foi chamado para implantar o mesmo sistema na sede situada na Finlndia. L, mais uma outra oportunidade: realizar programas de computao para serem utilizados em linhas de alta tenso. Concomitantemente ao trabalho na companhia finlandesa, o engenheiro eletricista atuava como consultor privado na J. Alves Verssimo, proprietria do Grupo Eldorado. Miranda entrou na empresa por volta de 1978 e prestou servios at 1990, ano em que se aposentou definitivamente. Foi na J. Alves Verssimo que ele conheceu o engenheiro civil e eletricista Eurico Freitas Marques. Os dois fizeram parte da equipe de engenheiros responsvel pela construo do tradicional shopping paulistano Eldorado e de seu supermercado, que agora pertence ao Carrefour. Eu projetei a parte hidrulica e ele a eltrica, conta Marques, que chegou ao Grupo em 1983, cinco anos depois da entrada de Miranda. De acordo com Eurico Marques, o engenheiro portugus foi de extrema importncia para o projeto do Shopping Eldorado. Expert na parte de aterramento, Miranda foi o responsvel por todo o sistema de proteo contra descargas atmosfricas do shopping. Alis, foi ele quem introduziu no Pas a tcnica de

utilizar as ferragens das fundaes dos edifcios para realizar tal funo. Isso j era feito na Inglaterra e em alguns outros pases, mas fui eu quem trouxe essa tcnica para o Brasil, afirma o engenheiro eletricista portugus. Antes, conforme Miranda, as construes brasileiras costumavam ter descidas externas para realizar a proteo. Marques destaca tambm a importante participao de Miranda na reduo do fator de potncia da energia consumida pelas instalaes do Shopping Eldorado. Segundo o engenheiro eletricista e civil, essa era uma grande preocupao do Grupo, j que acarretava em um aumento da conta de energia eltrica paga pela empresa. Por meio de um processo de racionalizao em que programava o incio de funcionamento dos equipamentos do shopping, principalmente dos condicionadores de ar, Miranda conseguiu solucionar o problema. Paralelamente ao trabalho como engenheiro eletricista na Jkko Poyry e na J. Alves Verssimo, Armando Reis Miranda tambm arrumou tempo para ajudar seus companheiros de profisso com questes relacionadas normalizao de equipamentos e instalaes eltricas. Eu participei durante muito tempo do Comit Brasileiro de Eletricidade, Eletrnica,

22-23

Apoio

Iluminao e Telecomunicaes (Cobei) na rea de descargas atmosfricas, instalaes eltricas prediais e subestaes, conta o engenheiro, que pelo Cobei ajudou tambm na elaborao da norma de caldeiras eltricas. No Cobei, Miranda participou tambm da elaborao da famosa NBR 5410. Durante as reunies, ele conheceu o engenheiro eletricista Paulo Barreto, que pde acompanhar de perto o trabalho do engenheiro portugus. Ele era um participante ativo, avalia Barreto. Ainda , pois, de acordo com Barreto, o engenheiro continua participando das reunies. Ele um profissional obstinado por essa rea normativa, diz.

Uma grande famlia


Aos 85 anos, Miranda continua trabalhando. Aposentando h mais de 15 anos, ele, como haveria de ser, diminuiu o ritmo, mas sempre que pode, coloca sua vasta experincia em prtica, prestando servios com consultor. Menos trabalho, mais tempo para famlia. E que famlia! So seis filhos que se multiplicaram em 16 netos e dois bisnetos. Miranda informa que, no entanto, nem todos moram

aqui. Como j tinha mais de cinqenta anos quando migrou para o Brasil, alguns de seus filhos, com razes mais fincadas em Portugal, decidiram no seguir os passos do pai. Quatro deles vieram para c, mas um logo voltou. E dos filhos que resolveram ficar no Brasil, um deles atualmente mora nos Estados Unidos. No apartamento de um prdio na Alameda Casa Branca moram Armando Reis Miranda e sua esposa Maria Fernanda, que simpaticamente interrompe a entrevista para nos oferecer um cafezinho. No obstante a idade avanada, o casal mostra vitalidade e bom humor. Eu no quero caf, diz Miranda. Para voc facultativo, redargi Maria Fernanda. Sobram histrias na trajetria de Miranda, histrias de uma vida que ele mesmo define como agitada. A agitao passou, parece, pelo menos diminuiu, como acontece com todo mundo, mas a energia de continuar tocando projetos ainda permanece, o mais arrojado deles a revoluo que o engenheiro pretende estabelecer na aplicao atualmente feita pelos engenheiros da Lei da Induo Magntica. Esperemos os prximos captulos da vida do engenheiro portugus, ou melhor dizendo, brasileiro.

24-25

Apoio

dentro da lei

Golpe baixo

Por Flvia Lima

A concorrncia desleal e a conseqente perda de mercado para as empresas - frutos da pirataria desmotivam o desenvolvimento de produtos nacionais.

Produtos falsificados de todos os segmentos econmicos so encontrados, sem grandes esforos, em toda parte. Alm de oferecem riscos aos consumidores, sua existncia criminosa, incita a concorrncia desleal e desmotiva empresas a investirem em pesquisa e desenvolvimento
O primeiro a usar o termo pirata foi Homero, na Grcia antiga, para descrever aqueles que depredavam e roubavam navios e cidades costeiras. Piratas navegavam pelos mares, especialmente, seguindo rotas comerciais com o objetivo de saquear outros navios e apoderar-se de riquezas. O termo tornou-se popular, sofreu algumas transformaes ou atualizaes ao longo do tempo, mas no perdeu seu carter ilcito. Assim, piratarias e outras formas de contraveno ganharam espao, atingindo diversas esferas da economia. O segmento de materiais eltricos no ficou de fora. Grandes empresas do mercado de instalaes eltricas enfrentam, h anos, problemas com cpias de produto e de marca e, ainda, com propriedade industrial. O mais visvel o caso dos artigos eletrnicos, como softwares, CDs e DVDs, cujas cpias so encontradas fcil e abundantemente no Brasil e em praticamente todos os lugares do mundo. Vindos principalmente de pases da sia, os produtos copiados so tambm frutos do desenvolvimento tecnolgico. Nunca foi to fcil copiar alguns produtos, especialmente os eletrnicos. Criamse mecanismos com o objetivo de coibir e tornar mais difcil a cpia, mas, sem grande demora e dificuldade, o mtodo criado burlado ou tambm copiado. o caso, por exemplo, de selos hologrficos e de marcas de certificao de produtos. Leis que do direitos de uso de uma criao exclusivamente ao seu criador so relativamente recentes, principalmente no Brasil. Primeiro, teria nascido uma preocupao com a propriedade intelectual. Na Antiguidade e na maior parte da Idade Mdia, as dificuldades inerentes aos processo de reproduo dos originais, por si s, j exerciam um poderoso controle da divulgao de idias, pois o nmero de cpias de cada obra era naturalmente limitado pelo trabalho manual dos copiadores. Com a inveno da imprensa, os soberanos sentiram-se ameaados ao ser democratizada a informao.

Ento, em 1557, depois que Wiliam Caxton introduziu a mquina de escrever na Inglaterra, Filipe e Maria Tudor concederam associao de donos de papelaria e livreiros o monoplio real para garantir-lhes a comercializao de escritos, a fim de evitar a cpia desenfreada dos livros. Esse privilgio recebeu o nome de copyright, que garantia o direito aos comerciantes e no aos autores dos textos. Foi a primeira lei inglesa, de 1710, que dava ao criador o direito exclusivo sobre um livro por 14 anos, renovvel por mais 14. A legislao americana baseou-se na inglesa e, nos atos de patentes e de direitos autorais de 1790, retomou os perodos de 14 anos, tambm renovveis por outros 14. A propriedade intelectual pode ser dividida em duas categorias: direito autoral e propriedade industrial. O inventor, entretanto, s passa a ter direito propriedade industrial depois de adquirir a patente do invento.

escolhendo produtos mais baratos, mesmo que no sejam os originais, diz Papa. Alm disso, o custo da pirataria hoje muito baixo e os copiadores aproveitam-se da lentido do sistema judicirio. A impunidade gera certa segurana para quem comete o ato ilcito, afirma. Ele conta que, de maneira diferente do que ocorre aqui, em outros pases, o poder judicirio rpido e rigoroso, o que acaba coibindo, em parte, a infrao. No Brasil, o tema regido pelas Leis 9.279/96 (marcas e patentes), 9.609/98 (software) e 9.610/98 (direitos autorais), alm de tratados internacionais, como as Convenes de Berna, sobre direitos autorais, e de Paris, sobre propriedade industrial. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) o rgao brasileiro responsvel pelas marcas, patentes e desenhos industriais.

Implicaes jurdicas
Basicamente, existem duas formas de pirataria: a pirataria pura, ou seja, a cpia exata de um produto; e a contrafao da marca, isto , a violao da marca por imitao ou reproduo. No caso da cpia idntica, a inteno ludibriar inteiramente o consumidor. A idia que se compre um produto falso como se ele fosse original, o conhecido tomar gato por lebre. At as marcas de certificao viraram alvo dos copiadores. Selos, como do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro), da ISO 9001 e de laboratrios que atestam determinado grau de qualidade ou a conformidade com uma norma ou regulamento so copiados e anexados a produtos no qualificados por esses organismos com o claro objetivo de enganar o consumidor. Alguns materiais eltricos, por exemplo, s podem ser comercializados se forem certificados, atestando sua conformidade a uma norma tcnica. Para livremente circular no mercado, produtos de origem duvidosa levam o selo falso do rgo avaliador ou certificador. Ou seja, nem sempre um produto certificado

No Brasil
As primeiras cpias em massa teriam surgido nos anos 1960, no segmento da confeco. O advogado e scio-proprietrio do escritrio especializado Nobel Marcas e Patentes, Geraldo Evandro Papa, conta que camisetas e peas de roupas em geral so muito simples de serem copiadas. A partir de ento, outros produtos passaram a ser pirateados. Ele diz que o causador dessa ao criminosa foi o fechamento do mercado brasileiro em 1976. At essa data era possvel a importao, mas com o fechamento do mercado comeou a aparecer os produtos falsificados. Segundo ele, at os anos 1980, por exemplo, no havia cpia de msicas. O vinil no era algo fcil de se copiar, mas quando chegamos tecnologia do CD a pirataria ganhou dimenses elevadas, diz. Outro ponto para a proliferao do mercado pirata no Brasil deve-se ao baixo poder aquisitivo da populao. As pessoas acabam

26-27

Apoio

"A impunidade brasileira confere certa segurana para quem comete a pirataria e a contrafao de produtos"
Advogado Geraldo Papa

Rua Santa Ifignia, em So Paulo (SP), tornou-se referncia em produtos eletrnicos importados e falsificados.

est de acordo com o que os regulamentos exigem. Evandro Papa acrescenta: a empresa diz que est em conformidade, mas no est. Isso pode gerar um processo criminal contra esse fabricante. O chefe substituto da Diviso de Programas de Avaliao da Conformidade da Diretoria de Qualidade do Inmetro, Leonardo Machado Rocha, conta que uma maneira encontrada para evitar a contraveno da marca Inmetro foi extinguir a certificao voluntria no mbito do Instituto. Com a Portaria 73/2006, os produtos com conformidade avaliada voluntariamente por organismos acreditados pelo Inmetro, e no decorrente de Programas de Avaliao da Conformidade do Instituto, devem conter unicamente a marca do organismo avaliador. H ainda a violao de uma marca pela imitao. Empresas que usam nomes parecidos, que retiram, por exemplo, uma letra da marca, usam cores e fontes parecidas com o intuito de confundir o consumidor. Papa explica que a contrafao da marca ocorre somente dentro do mesmo segmento econmico, ou seja, a Lei probe que marcas parecidas ou iguais coexistam dentro de um mesmo setor, mas permite a existncia da segunda marca se elas atuarem em reas distintas. H, entretanto, uma exceo. A Justia no consente o registro de uma marca semelhante ou igual a outra marca considerada especial, chamada de auto-renome pela legislao, mesmo se forem em segmentos diferentes. Trata-se das marcas conhecidas nacionalmente. Por exemplo, no se pode dar a um carro o nome de Coca-cola, marca de auto-renome. No crime, entretanto, copiar produtos que j caram no domnio pblico. O crime acontece apenas quando h cpia parcial ou integral de produtos e marcas que esto protegidos pela propriedade intelectual. Mas como funciona na prtica? No existe fiscalizao para a pirataria. O que existe a denncia. O advogado Evandro Papa conta que h aes das prefeituras e da polcia que coletam produtos nas prateleiras para anlise e que reprimem a atividade do comrcio ambulante, mas para vistoriar

uma fbrica especializada em uma linha de produo de peas falsificadas s mesmo possvel a partir de uma denncia. Existe uma delegacia especializada em propriedade intelectual. O fabricante, dono do direito e que teve seu produto copiado, deve fazer uma denncia e, com uma autorizao judicial, o oficial de justia faz uma busca e apreenso do material falsificado. preciso provar que o seu produto original, por meio da patente ou de outros recursos. Para isso, h ainda uma percia tcnica que deve comprovar ou no a violao da patente. Com o laudo pericial, o titular pode, ento, apresentar uma queixa e entrar com uma ao cvel ou criminal. O problema que a pena para esse tipo de crime muito pequena, por isso, os titulares das causas, normalmente, apresentam queixas cveis, afirma Papa. Para o crime de violao de marcas, a pena de trs a 12 meses de recluso ou uma multa. No caso de uma ao cvel, os resultados podem ser mais satisfatrios, considerando que, caso no se consiga quantificar o montante de produtos falsos vendidos, a legislao determina que a indenizao seja o valor original de duas mil cpias da pea. Esse aspecto, de indenizao, acaba sendo uma forma mais atrativa, at como meio de forar o concorrente a deixar de praticar este ato, enfatiza. Comprovando-se o crime, a linha de produo do determinado material suspensa ou a fbrica fechada. A Justia define, ainda, uma multa diria para o infrator enquanto ele no suspender a produo. O advogado ressalta a importncia de se obter a patente. De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), patente um ttulo de propriedade temporria sobre uma inveno ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas fsicas ou jurdicas detentoras de direitos sobre a criao. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o contedo tcnico da matria protegida pela patente. Existem duas formas de patentes: de inveno e de modelo de utilidade (aperfeioamento de produtos existentes). A primeira tem durao de 20 anos, j a patente de modelo de utilidade vigora pelo

prazo de 15 anos. H, ainda, um terceiro tipo de proteo que o registro do desenho industrial, que se refere apenas ao formato externo, esttico do produto. A esse direito d-se dez anos de exclusividade, prorrogvel por mais trs perodos de cinco anos cada.

Outras conseqncias
As conseqncias da pirataria e da contrafao de produtos tm sido catastrficas para o Pas, gerando perda de empregos formais, sonegao de impostos e reduo dos lucros legtimos. Alm disso, outro efeito considervel dessa ao criminosa o desestmulo criao industrial, o que, por sua vez, traz danos economia, cultura e ao desenvolvimento nacional de modo geral. A indstria nacional fica desmotivada perante a concorrncia desleal e a conseqente perda de mercado. Diante disso, as empresas deixam de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de produtos que, logo, sero copiados. A no aquisio de patentes pode ser, inclusive, prejudicial empresa. Papa conta que era comum, nos anos 1970, a empresa lanar um produto que sofre uma cpia e a fabricante original sofrer uma ao por cpia. A patente sempre uma garantia, ratifica. preciso ter um cuidado com os prazos. Lanado o produto, a empresa deve imediatamente adquirir a sua patente, pois, passado o prazo de um ano, o produto no pode mais ser objeto de patente por deixar de ser uma novidade.

Herana cultural
Alm dos preos elevados dos produtos originais, contrapondo-se ao baixo poder aquisitivo brasileiro, da alta carga tributria e de outros fatores, uma das explicaes para a difuso do mercado da falsificao no Brasil vai ao encontro da teoria de que o brasileiro recorre sua cultura de sempre buscar o caminho mais fcil. Estar no sangue do

brasileiro a preferncia pela maneira alternativa, ilegal, mais fcil e conveniente do que seguir a lei e fazer a coisa certa? Os traos culturais certamente oferecem um campo saudvel para a germinao da pirataria, mas o Brasil uma soma de caractersticas, de raas, culturas, povos, em que tudo e todos encontram um jeitinho de dar certo. No mundo, em 2006, a pirataria movimentou US$ 516 bilhes, 60% a mais que a indstria de drogas. Inmeras organizaes so formadas a fim de impedir a expanso desse movimento. o caso do Comit Interministerial de Combate Pirataria, criado em 2001, a CPI da Pirataria em 2003, mais tarde o Conselho Nacional de Combate Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP), entre outras entidades. Na contramo, esto as ramificaes do Partido Pirata, que j existe em vrios pases da Europa, como Espanha, Frana, Alemanha e Sucia, alm de Austrlia, Estados Unidos e tambm da Amrica Latina, como a Argentina, Chile, Peru e Brasil. O seu objetivo politizar a discusso e, de alguma forma, estimular e legalizar algumas aes da pirataria. Como vimos, a pirataria e a contrafao de produtos e marcas no so exclusividades brasileiras. Pelo contrrio, fato que a maioria dos produtos contrafeitos comercializados aqui produzida em outros pases, como China, Taiwan, Bolvia, entre outros. No caso dos materiais eltricos, os chineses batem de frente com grandes indstrias do setor. Mas como ser que eles enxergam essa atividade? Na opinio de Evandro Papa, assim como os japoneses no eram vistos com bons olhos, h alguns anos, quando comearam a desenvolver seu parque tecnolgico, os chineses tambm enfrentam hostilidades. Mas a tecnologia deles progrediu e, hoje, quem no tem um televisor japons em casa?, conclui. O consultor tcnico senior da Schneider Electric, Luiz Rosendo Tost Gomez, concorda: H anos os produtos chineses eram realmente ruins, mas j temos produtos bons tambm. Segundo ele, assim como os japoneses, os chineses vo se aperfeioar e desenvolver a sua tecnologia prpria, sem precisar copiar. o que veremos.

28-29

Apoio

evoluo

Por Bruno Moreira

A quantidade de horas para efetuar um clculo, devido ao advento dos softwares, caiu a 1% do que era
Cludio Teixeira

Profissional em transformao

a utilizao de desenhos, esboos, projetos com o intuito de facilitar a construo de edificaes. O engenheiro e arquiteto romano, Marcus Vitruvius Pollio, conhecido popularmente apenas como Vitrvio, aparece como o primeiro a transmitir, por meio de um documento, certas regras para a construo. No sculo I a.C., ele elaborou o tratado De Architectura, em que abordava os requisitos mecnicos e estruturais de habitabilidade das edificaes. O texto de Vitrvio apontava tambm quais deveriam ser as caractersticas construtivas, a geometria e as propriedades dos materiais utilizados nas edificaes. A partir dele, a atividade de construo, que at o momento era realizada de forma prtica, com conhecimentos passados oralmente, passa a ter um tratamento terico e formal.

de facilitar o trabalho do engenheiro, que pde se dedicar a um nmero maior de projetos.

Da rgua supercalculadora
Um dos equipamentos mais antigos para ajudar os projetistas de instalaes eltricas nas contas a rgua de clculo. Criada em 1638 pelo padre ingls William Oughtred e tendo como base a tbua de logaritmos, a rgua foi utilizada com regularidade at a dcada de 1970, quando cedeu lugar s calculadoras eletrnicas. As rguas de clculo sempre foram de muita ajuda, principalmente quando era necessrio o clculo com nmeros muito grandes, mas apresentam uma certa limitao, j que no fornecem valores aproximados. Formado em 1955, o engenheiro eletricista e proprietrio da consultoria Engenharia SC Ltda., Carlos Vieira, trabalhou bastante com rguas de clculo. Ele conta que havia uma matria na faculdade apenas para aprender a lidar com a ferramenta. No primeiro ano de engenharia, havia o curso de desenho tcnico onde aprendamos a fazer todos os clculos na rgua, conta. Segundo Vieira, em sua poca de faculdade, ainda havia alguns poucos privilegiados de sua classe que j tinham uma calculadora da marca Curta. Era um modelo analgico, que funcionava por meio de uma manivela, diz. Contudo, conforme o engenheiro, a maioria dos alunos se virava mesmo com a rgua de clculo. E assim foi at a calculadora a manivela tornar-se mais acessvel. Logo, porm, esta foi substituda pela calculadora eletrnica e, posteriormente, pelas chamadas supercalculadoras, que faziam tambm o papel de computadores no desenvolvimento de programas para otimizar as atividades na rea eltrica. O prprio biografado desta edio, o engenheiro eletricista portugus, Mrio Reis Miranda, utilizava calculadoras para implantar programas de computao na rea eltrica. Quando trabalhava para uma empresa finlandesa de projetos, o engenheiro desenvolveu programas para fornecer dados sobre fluxo de carga e aterramento em uma mquina de calcular HP 11. Deu to certo que eu fui convidado a implantar o mesmo sistema na matriz finlandesa, conta. Quando estava l, uma outra oportunidade surgiu: realizar programas de computao para serem utilizados em linhas de alta tenso e, mais uma vez, a calculadora foi seu suporte. Dessa vez utilizei uma HP 3000, que era mais potente, lembra.

Um novo profissional
Como tudo se transforma, tambm as novas invenes aparecem modificando o modo de vida de cada indivduo. Conseqentemente, as moradias so adaptadas para comportarem o surgimento de novas engenhocas e os projetos a serem desenvolvidos aps estas transformaes devem apresentar espaos antes no pensados. Obviamente, no que se refere s instalaes eltricas, os projetos de construo passam a contempl-las quando a eletricidade torna-se aplicvel, ou seja, quando o homem inventa um uso para ela. Com a sedimentao desta prtica, a sociedade passa, em pouco tempo, a desenvolver-se fortemente baseada na eletricidade e, quando se percebe, praticamente, nada em casa, ou no trabalho, pode funcionar sem ela. Como no poderia deixar de ser, a atividade de quem responsvel pelo desenvolvimento da parte eltrica de um projeto de construo ganha em importncia. Sua trajetria desenvolve-se, basicamente, como a de todos os outros projetistas e ir passar por uma radical transformao com o advento da informtica. No que tange atividade do projetista de instalaes eltricas, ela pode ser dividida, a grosso modo, em duas reas: a terica, na qual o engenheiro realiza os clculos, e a prtica, em que ele elabora os desenhos. Na parte de clculos, no h muitos mistrios, o profissional aprende na faculdade as teorias e as aplica quando exigido. Contudo, na vida profissional, aprende-se que preciso otimizar o tempo e instrumentos foram criados com a finalidade

Da rudimentaridade dos instrumentos analgicos eficincia obtida pelas novas tecnologias computacionais:a transformao das atividades realizadas pelo engenheiro projetista de instalaes eltricas atravs dos tempos.
fato histrico que, nos primrdios de sua existncia, o homem levava uma vida nmade, no possua ainda a tcnica da agricultura e vagava a esmo pelo territrio em busca de alimento, que poderia vir por meio da caa ou pela coleta. Sem laos que o prendessem a um determinado lugar, o homem errava. Dessa forma, a construo de moradias se fazia desnecessrio e quando elas existiam eram instalaes precrias, improvisadas, com o objetivo no de fixar residncia, mas como uma espcie de soluo emergencial. Aos poucos, no entanto, a situao mudou e o homem aderiu s prticas sedentrias. Sua vida deixou de ser uma eterna peregrinao e fincou razes. Pequenos agrupamentos humanos acabaram por se encorpar e sociedades cada vez mais complexas se estabeleceram. Com elas surgiram habitaes rudimentares, que deram lugar a construes mais rebuscadas, alm de cabanas, que cederam espao para habitaes de pedra e tijolos, o que refletia o desejo por uma rotina estvel e duradoura. Certamente, as primeiras construes no primavam pelo refinamento estilstico e deveriam ser realizadas muito mais na base da intuio do que no emprego sistemtico de uma tcnica. Entretanto, como homem tem a peculiaridade de aprender com seus erros, muitas edificaes tiveram de cair para que o homem descobrisse a frmula correta. A prtica levou teoria, que consolidou a tcnica, o que permitiu, com o decorrer do tempo,

30-31

Apoio

Divulgao/Centro Paula Souza

Aula de desenho, no incio do sculo XX, em uma escola tcnica paulista

Da prancheta ao CAD
Aps o trmino de todos os clculos necessrios, preciso desenhar o projeto. Antes da era da informtica e dos avanados programas de desenho, os projetistas, munidos de lpis ou canetas, debruavam-se em suas pranchetas inclinadas e, artesanalmente, colocavam no papel os pontos referentes eltrica de uma instalao. Apesar de, na faculdade, o engenheiro eletricista talo Batista j ter tido acesso aos computadores e a softwares, como o ComputerAided Design (CAD), ou desenho auxiliado por computador, esses mecanismos ainda no existiam em sua rotina, que continuava a contar com a prancheta, o esquadro e a rgua T. O engenheiro lembra que era um sistema trabalhoso. Segundo Batista, recebida a cpia heliogrfica do projeto arquitetnico, o engenheiro fazia outra cpia em papel vetal e desenhava a parte das instalaes eltricas. Como curiosidade, vale dizer que a cpia era feita com detalhes no papel vegetal, que ficava sobre a cpia heliogrfica. Para isso, era necessrio o uso de gabaritos, rguas com smbolos da rea eltrica, que facilitavam o trabalho do projetista no momento de desenhar os pontos de luz, conta. Finalizada essa etapa, entrava em cena o desenhista que, com papel vegetal e caneta nanquim, dava o ltimo tratamento ao desenho. De acordo com Batista, o advento do CAD mudou para melhor a atividade profissional do engenheiro projetista. Se antes, por exemplo, o profissional percebesse um erro de clculo em um desenho j pronto, era necessrio raspar com uma gilete o detalhe e refaz-lo. Atualmente, no nem preciso explicar, acostumado que estamos com a informtica. Caso haja uma modificao a ser feita, basta apenas procurar no computador o arquivo do projeto e efetuar a correo. O gerente geral da S&C Electric do Brasil, o engenheiro eletricista Cludio Teixeira, tambm compartilha do mesmo entusiasmo que Batista pelos softwares de projetos. Os clculos que no passado

demoravam horas, hoje so feitos em segundos, diz. No s o tempo, mas o custo tambm encolheu. Teixeira lembra que, na dcada de 1970, um engenheiro civil contratado para realizar o clculo estrutural de um edifcio cobrava o mesmo que o preo de um carro de luxo. Isto por causa da quantidade de horas que ele dispendia para fazer tal tarefa, conta. Atualmente, segundo o engenheiro, o profissional cobra muito menos pela mesma tarefa. A quantidade de horas para efetuar um clculo, devido ao advento dos softwares, caiu a 1% do que era. Segundo Teixeira, mais uma tarefa do projetista que teve seu custo reduzido com o surgimento dos softwares foram os estudos de coordenao de proteo de sistemas eltricos. Anteriormente, segundo ele, os clculos eram feitos artesanalmente, em papis de seda. Hoje em dia, os softwares, carregando dentro de si uma srie de normalizaes, j fornecem ao projetista curvas normalizadas dos mais diferentes produtos, o que te permite simular as mais variadas situaes e realizar o estudo em questo de minutos. Pelo software, voc escolhe uma liga metlica j normalizada e consegue realizar diversos testes com ela, vendo se ela entortar ou quebrar, diz. Os softwares que permitem simulao de situaes tiverem o maior impacto, segundo Teixeira, nos projetos referentes a peas mecnicas. Os desenhos de estruturas que antes eram feitos no papel seda e em formas bidimensionais, com o suporte computacional, tornaram-se tridimensionais e possibilitaram a simulao de movimentos e esforos, fazendo com que a construo do equipamento seja mais precisa. A possibildade de simular situaes e posicionamento de equipamentos j ajudou Teixeira, que, certa vez, ao projetar o arranjo de seccionadores em uma rede de alta tenso pde realizar todas as vistas de projetos que ele achou que deveriam ser feitas. Outro ponto de importante evoluo refere-se ao armazenamento: a situao ainda mais positiva para os engenheiros. O surgimento de mdias cada vez menores e com mais capacidade fizeram os diversos canudos, contendo plantas de projetos de engenharia,

serem aposentados. Isso fez no s sobrar mais espao nos escritrios dos engenheiros, mas, principalmente, tornou mais rpida a busca por projetos antigos. Outra transformao ocorrida com o advento de novos tecnologias encontra-se na troca de informaes entre cliente e prestador de servio. O engenheiro eletrnico e gerente de planejamento e controle de estoques da Rockwell Automation, Cludio Baldoni, conta que hoje possvel enviar um arquivo por e-mail contendo o projeto, o que permite ao cliente flexibilizar as transformaes que ele deseje fazer em sua empresa. Se antes, por causa da rudimentariadade dos meios de comunicao, o cliente precisava pensar uma mudana na estrutura com trs anos de antecedncia, hoje ele pode planejar em um horizonre mais curto, porque sabe que a realizao do projeto ser feita de forma mais rpida.

da forma tradicional, pois no preciso, comenta. Para ele, muitos profissionais se perderam durante a transio. Eu mesmo, no meu escritrio, paguei para que desenhistas fizessem cursos de habilitao em CAD, mas muitos no quiseram, conta Vieira. Uma certa resistncia normal quando se percebe que sua profisso est sumindo do mapa, mas preciso, caso haja o interesse de permanecer na rea, uma adaptao rpida. Segundo Vieira, quem no fez isso tornou-se obsoleto e no conseguiu mais emprego como desenhista de projetos de construo.

O raciocnio permanece
Se o advento de novas tecnologias, como a supercalculadora e os softwares de engenharia, vieram facilitar a vida do projetista de instalaes eltricas, tambm praticaram um desservio a este mesmo profissional. Para Carlos Vieira, foi tirada desse profissional parte da capacidade de raciocinar, mas ele insiste que a capacidade de promover solues inteligentes ainda deve prevalecer. De nada ir adiantar o auxlio das mais avanadas ferramentas se o profissional no tiver a capacidade de empregar os ensinamentos recebidos durante a faculdade da maneira mais adequada possvel. Segundo o engenheiro, no se pode esquecer que calculadoras e softwares ajudam na elaborao prtica do projeto, mas quem resolve os problemas, encontrando as melhores solues ainda o ser humano e sua atividade intelectual. A mquina burra, define. Somente a prtica que levar o profissional da rea ao uso inteligente das teorias adquiridas nos cursos preparatrios. De acordo com o engenheiro, somente trabalhando com questes reais que o projetista vai descobrir qual a melhor deciso a ser tomada. E esses conhecimentos somente so adquiridos com a experincia e com o dia-a-dia da profisso.

Tudo se transforma
A passagem dos desenhos em prancheta para os projetos feitos em programas de computador significou tambm, como salienta o engenheiro eletricista Carlos Vieira, uma mudana drstica na maneira de atuao de um outro profissional da rea: o desenhista. Ele conta que as inovaes tecnolgicas trazidas pela era da computao fizeram o desenhista se tornar um cadista, especialista no software destinado a elaborar projetos de construo. Vieira conta que a funo do profissional do desenho continua a mesma; ele atua a partir do projeto idealizado pelo engenheiro, usando seus conhencimentos tcnicos para deixar o esboo mais apresentvel. A questo, de acordo com o Viera, que, de um artista acostumado a trabalhar com determinados tipos de materiais, o desenhista tornou-se um especialista na utilizao de sistemas computacionais. Isso fez a funo do desenhista mudar totalmente de paradigma. Existem muitos cadistas, atualmente, que no sabem nem desenhar

32-33

Apoio

identidade

Por Flvia Lima

Paradoxo
H no Brasil um grande paradoxo: instalaes bem evoludas e instalaes primrias executadas por profissionais despreparados e despreocupados com os mandamentos normativos. O gerente de produto da Siemens, Luiz Eustquio Perucci, supe que 70% das instalaes sejam de qualidade duvidosa. Embora admita ter havido uma evoluo nos ltimos anos, Eustquio reconhece que ainda estamos longe do ideal. Para o engenheiro eletricista Hilton Moreno, h, entretanto, um considervel nmero de instalaes eltricas adequadas e bem feitas. O atraso est fechado na autoconstruo e nas construes mais simples, diz. O atraso, nas instalaes industriais, por exemplo, , para ele, pequeno ou inexistente. O engenheiro eletricista e diretor da Fischmann Engenharia, Victor Fischmann, concorda: as instalaes de responsabilidade das boas construtoras, em geral, esto em conformidade com as normas tcnicas. Ele conta que, h algum tempo, era comum o projeto, depois de ter sido aprovado na prefeitura, sofrer diversas alteraes. No havia tanta preocupao com o projeto as built, diferentemente de hoje, quando o projeto eltrico, por exemplo, iniciado antes mesmo de seguir para a prefeitura, justamente para que a construo esteja de acordo com o que foi aprovado. O que ainda acontece, na opinio de Fischmann, que, mesmo com projetos bem elaborados, algumas construtoras e instaladoras acabam seguindo o mnimo que a norma de instalao recomenda, at em empreendimentos que exigem um pouco mais do que isso. Por exemplo, a norma prescreve um mnimo de pontos de tomada por ambiente (em funo do permetro) em uma residncia, mas o padro de conforto do empreendimento eventualmente pode exigir mais, analisa. Este, segundo ele, um exemplo de projeto no adequado, pois apesar de ter se cumprido a norma que o mnimo de segurana e qualidade o projeto poderia ter sido melhor, considerando o nvel da construo.

Profissionais empricos e despreocupados com regulamentos tcnicos normativos so maioria em um Pas, que ainda carrega a herana do jeitinho brasileiro, mxima em que a lei do menor esforo dominante. No caso da eletricidade, embora existam instalaes modernas e adequadas, grande parte das edificaes oferece riscos e est em desacordo com as normas
Quando o assunto a situao das instalaes eltricas brasileiras, a opinio dos especialistas da rea triste e unnime: a maioria delas apresenta qualidade duvidosa e, quase sempre, oferece riscos aos seus usurios. At aqui, nenhuma novidade. A questo que fica : se temos uma norma de instalaes eltricas considerada moderna e coerente e bons produtos disponveis no mercado, por que o brasileiro tem dificuldade em seguir as diretrizes normativas? E, por que, comparado a outros pases, ainda engatinhamos no quesito qualidade e segurana nas instalaes? A resposta no nada simples e pode ter suas razes entranhadas em uma cultura de atraso, principiada h mais de 500 anos, na poca do descobrimento do Brasil. No podemos, entretanto, colocar a culpa sobre os portugueses. Muitos outros fatores, como veremos adiante, vm contribuindo, ao longo dos anos, para a formao cultural, social e econmica do brasileiro, que, certamente, influencia as tomadas de decises e o comportamento do povo como um todo.

Legado cultural

Nos ltimos anos, tem sido comum as construtoras realizarem intervenes nos apartamentos novos de acordo com o cliente, isto , o comprador pode personalizar seu imvel, fato que pode acarretar mudanas no projeto eltrico. Se o morador optar por ter fogo eltrico ou ar condicionado, que so equipamentos com elevado consumo de energia, o projeto deve sofrer alteraes, pois a demanda de eletricidade ser maior. como um carro com e sem ar condicionado, so projetos e preos diferentes, compara Fischmann. Ele diz que, ultimamente, as grandes construtoras, especialmente, esto mais preocupadas com a eltrica dos empreendimentos e costumam sempre consultar os projetistas quando as personalizaes envolvem energia eltrica. Essa preocupao recente. O mais comum era e ainda , principalmente com relao a imveis antigos o prprio morador fazer os seus ajustes. E o que mais acontece a sobrecarga de energia devido aos inmeros equipamentos conectados em instalaes com mais de dez anos. Mesmo alinhada norma internacional IEC 60364 e sem ficar devendo, na opinio de muitos, para outras normas estrangeiras, a ABNT NBR 5410 norma de instalaes eltricas de baixa tenso , embora muito conhecida no meio tcnico, no empregada com solidez no segmento e mal alcana a maioria das instalaes residenciais, incluindo as prediais. O mesmo acontece com outras normas tcnicas do setor eltrico, seja para instalaes, seja para produtos. O Brasil um pas grande e muito carente de formao e de informao. O consultor tcnico snior da Schneider Electric, Luiz Rosendo Tost Gomez, acrescenta que a situao se agrava com os governantes, que no possuem formao nem informao tcnica e desconhecem a realidade das instalaes brasileiras, apesar de falhas em instalaes eltricas provocarem muitos acidentes, por vezes fatais, e ainda serem uma das principais causas de incndios no Pas.

34-35

Apoio

desse comportamento social, em que o sistema de relaes se edifica essencialmente sobre laos diretos, de pessoa a pessoa, procedam os principais obstculos que, na Espanha, e em todos os pases hispnicos Portugal e Brasil inclusive , se erigem contra a rgida aplicao das normas de justia e de quaisquer prescries legais
Srgio Buarque de Holanda

O problema, no entanto, no a falta de normas, mas a incapacidade de fazer com que elas sejam cumpridas. Apenas na rea de eletricidade, contamos com aproximadamente 1.400 normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, incluindo especificaes para produtos e para instalaes. A obrigatoriedade por meio de leis, portarias e decretos so mecanismos que contribuem para a melhoria das instalaes, mas, no segmento de materiais eltricos, poucos so os produtos que possuem certificao compulsria. E, no caso das instalaes eltricas, o quadro ainda pior. O Brasil um dos poucos pases, entre os desenvolvidos e os considerados em desenvolvimento, que no possui qualquer forma de inspeo das instalaes eltricas como parte de um plano nacional. E, nesse cenrio, o amadorismo impera. O tempo todo curiosos aventuram-se na profisso de eletricista e executam o trabalho de medio, especificao tcnica, instalao e implantao do projeto eltrico. Esta no uma cena estranha aos olhos do brasileiro. Mas o que a maioria das pessoas ainda no conhece so os perigos envolvidos em uma instalao mal projetada e executada por pessoas desqualificadas e que no conhecem as normas de segurana e de qualidade. O gerente de engenharia e qualidade da SIL Fios e Cabos, Nelson Volyk, ratifica a importncia da norma, a qual, segundo ele, traz informaes fundamentais para um bom projeto, dentre as quais cita: capacidade de transmisso de energia dos condutores; seo mnima dos condutores para o circuito de iluminao e de tomadas; padronizao de cores; utilizao do disjuntor, do dispositivo DR que reduz o risco dos choques; e quantidade mxima de condutores nos eletrodutos. Ao seguir as orientaes da norma, possvel evitar problemas, como choque eltrico, curto-circuito, aquecimentos indesejveis e desperdcio ou falta de energia eltrica causados por falhas de projeto. A questo da obrigatoriedade da norma, entretanto, j foi abordada nesta Coleo e no este o objeto deste trabalho.

Tampouco precisamos enfatizar a importncia de uma norma tcnica para a qualidade de um projeto, fato que ou deveria ser de conhecimento comum. O que agora analisamos o comportamento de uma sociedade que ainda insiste em ignorar os regulamentos tcnicos.

Razes culturais
Os trabalhos coletivos, que renem pessoas com boa vontade, mas sem habilidades e qualificaes especficas, tm suas razes na nossa colonizao. Segundo o autor de Razes do Brasil, Srgio Buarque de Holanda, o impedimento para o xito do labor produtivo no Pas foi a falta de elementos empreendedores desde a nossa origem a partir dos portugueses. Ele explica que os portugueses trouxeram para o Pas trabalhos de ndole coletiva aceitos de forma a satisfazer sentimentos e emoes coletivas, acompanhando, de certo modo, o carter religioso do catolicismo. Costumes como o mutiro, em que os roceiros se socorrem uns aos outros nas derrubadas de mato, nos plantios, nas colheitas, na construo de casas, na fiao do algodo (...) foram, conforme cita Holanda, sintomas da colonizao brasileira. A organizao de grupos para construir e reformar casas especialmente as mais populares , em que cada um ajuda um pouco, contribuindo com o que sabe fazer, teria derivado dessa caracterstica colonial. H, incontestavelmente, tcnicos qualificados e habilitados, mas muitos pedreiros, eletricistas, mecnicos exercem seus respectivos trabalhos sem qualquer formao tcnica, porque aprenderam o ofcio com o pai ou participando dessas obras coletivas desde pequeno. Fora do Pas, as pessoas no costumam deixar aventureiros entrarem em suas casas, h que se ter uma formao oficial. No Brasil, comum eletricistas aprenderem a trabalhar trabalhando. Eustquio arrisca dizer que, por questes econmicas, principalmente, as pessoas experimentam a profisso de eletricista,

de mecnico, de pintor, entre outras, diante da necessidade e da oportunidade. Sobre isso, Srgio Buarque de Holanda traz mais explicaes: o peculiar da vida brasileira parece ter sido, por essa poca, uma acentuao singularmente enrgica do afetivo, do irracional, do passional, e uma estagnao, ou antes, uma atrofia correspondente das qualidades ordenadoras, disciplinadoras, racionalizadoras. Quer dizer, exatamente o contrrio do que parece convir a uma populao em vias de organizar-se politicamente. Em outras palavras, o fazer repetitivamente sem questionar tcnicas de melhoria e sem considerar a evoluo das normas. Segundo ele, no h dvida que desse comportamento social, em que o sistema de relaes se edifica essencialmente sobre laos diretos, de pessoa a pessoa, procedam os principais obstculos que, na Espanha, e em todos os pases hispnicos Portugal e Brasil inclusive , se erigem contra a rgida aplicao das normas de justia e de quaisquer prescries legais. Com essas afirmaes, conseguimos entender como comeou essa dificuldade que o brasileiro tem para se informar e seguir as diretrizes normativas. Em tempo, Holanda vai mais alm e diz que tudo quanto dispense qualquer trabalho mental aturado e fatigante, as idias claras, lcidas, definitivas, que favorecem uma espcie de atonia da inteligncia, parecem-nos constituir a verdadeira essncia da sabedoria. a velha histria do jeitinho brasileiro e a eternizada fala de Macunama, de Mrio de Andrade, Ai, que preguia. O modo mais fcil sempre o modo preferido. No Brasil, h a ideologia de que no se consegue resolver nada pela Lei. O jeitinho o lado inovador do brasileiro, que d um jeito porque o sistema, muitas vezes, o conduz para isso, explica o antroplogo e mestre em antropologia social, Marko Monteiro. A dificuldade em seguir as normas tcnicas e a legislao, de modo geral, amparada na cordialidade do brasileiro.

Vale lembrar que a palavra cordial, vem da palavra latina cor, cordis, que significa corao. Portanto, como Sergio Buarque de Holanda discute em seu livro, o homem cordial aquele que age pela emoo, inspirado nos laos afetivos, na amizade, na camaradagem. uma caracterstica cultural e sistmica, que j est consolidada. A soluo criar um ambiente de forma que seguir a lei ou a norma compense, diz. A questo como fazer isso.

Cultura de atraso
O fato que, no Brasil, a organizao dos ofcios deu-se em funo dos moldes trazidos do Reino portugus em condio de dominante: trabalho escravo; escassez de artfices livres na maior parte das vilas e cidades; indstria caseira para garantir relativa independncia aos ricos, entravando o comrcio. Holanda conclui que, de certa forma, a repulsa a todas as modalidades de racionalizao se configura, at hoje, em um dos traos mais constantes dos povos de estirpe ibrica, isto , de origem portuguesa ou espanhola. A colonizao inglesa, por exemplo, deu-se de maneira diferente. As colnias inglesas, at pelo motivo de no terem terras propcias para as culturas tropicais, prosperaram especialmente devido ao comrcio. O trabalho livre e a religio protestante da mesma maneira que, na Europa, o calvinismo, com sua tica baseada no trabalho e na legitimao do lucro contriburam para o desenvolvimento dessas regies. O antroplogo conta que, at o sculo XIX, no Brasil, era proibida a existncia de tecelagens e de indstrias, para no concorrer com os portugueses. O quadro s muda quando a Corte se muda definitivamente para o Brasil, em 1808, trazendo artistas, escolas e a liberao para o desenvolvimento da cultura e economia brasileiras. Diferentemente dos portugueses, os holandeses promoveram

36-37

Apoio

O jeitinho o lado inovador do brasileiro, que d um jeito porque o sistema, muitas vezes, o conduz para isso
Antroplogo Marko Monteiro

algumas transformaes no perodo em que ocuparam a regio de Recife (PE), de 1637 a 1644. Alm da tolerncia religiosa, os holandeses trouxeram pintores, comerciantes e pesquisadores, que estudaram a fauna e a flora locais, trazendo prosperidade vila. De qualquer modo, a forma subordinada com a qual nos habituamos uma das razes de sermos, ainda, supridores de matriasprimas e commoditties para o exterior para que sejam industrializados e, por ns, importados a custos muito mais dispendiosos. Embora em um nvel muito mais ameno, a propenso subordinao e a averso novidade so caractersticas que acompanham os setores da economia, da poltica, da educao, e todos os outros segmentos de atuao do Brasil. No tocante energia eltrica e, mais especificamente, s instalaes eltricas, a situao no seria diferente. O brasileiro est acostumado sim a viver atrasado, acha que o que importado melhor por definio, afirma Marko Monteiro. E, de certa forma, adotamos essa premissa no nosso dia-a-dia, quando nos comparamos com outras culturas e nos posicionamos em condio inferior. Ele cita o caso do ciclo da borracha. Por que no deu certo? Porque as mudas da rvore foram levadas para a sia, em um momento em que o Pas tinha capital e matria-prima, levando-nos a, mais uma vez, perder a oportunidade de desenvolver a nossa indstria para apenas suprir matria-prima para que outros o fizessem. E a prova de que as coisas mudam a nova chance que temos com o etanol. Temos a oportunidade de termos outra atitude, de sermos grandes exportadores e de desenvolvermos novas tecnologias que empreguem o etanol como combustvel, opina. A cultura do desperdcio outro ponto com o qual nos acostumamos. difcil para o brasileiro economizar gua, energia e outras fontes, pois estamos habituados a t-las em abundncia. A questo como as pessoas se relacionam com essa abundncia, explica Monteiro. Hoje, o tema eficincia energtica algo que comea a fazer parte da vida das indstrias e da populao, de modo geral, mas ainda uma questo de mentalidade. Aos poucos, vamos adquirindo uma

conscincia de desperdcio, assim como muitos pases j tm. Para o antroplogo, a sofisticao do mercado de consumo brasileiro baixa por causa da concentrao de rendas e do nvel educacional. Ele enfatiza, entretanto, que o conservadorismo brasileiro e esse atraso cultural no tm uma nica justificativa, mas deve-se considerar uma srie de fatores que, juntos, contriburam para a formao dessa natureza. Com o Cdigo de Defesa do Consumidor, por exemplo, percebemos um progresso medida que o consumidor encontrou na legislao uma proteo, mas ele mal conhece esse recurso, porque no est habituado a buscar seus direitos, a recorrer Justia e tambm porque no confia nela. Na opinio de Monteiro, o processo de desenvolvimento lento, mas vem acontecendo. Temos uma base tecnolgica criada, mas h ainda muita resistncia. Nossa cultura e economia ainda so muito subordinadas.

Averso a novidades
comum ouvir de empresrios que novidades so apresentadas o tempo todo ao mercado, mas elas, muitas vezes, no encontram interesse do outro lado. Mesmo tratando-se de equipamentos considerados indispensveis segurana de uma instalao eltrica, por exemplo, o desinteresse evidente. A NBR 5410 passou a exigir o uso do DR e do DPS, nas revises de 1997 e de 2004, respectivamente. Os profissionais mais atentos passaram, gradativamente, a empregar esses equipamentos, mas a informao encontra dificuldade para chegar ao pblico comum. As pessoas reclamam do custo do DPS, mas se esquecem que ele responsvel por proteger equipamentos eltricos e eletrnicos contra sobrecargas

e que, sem o DPS, o barato pode sair caro, compara Luiz Eustquio, da Siemens. Segundo ele, h apartamentos novos de alto padro que ainda no empregam o DPS. Certamente, seus moradores tm sofisticados equipamentos de som, vdeo e outros, que esto completamente desprotegidos, diz. Trata-se de uma mentalidade tacanha que no reconhece a importncia da proteo, mesmo, nesse caso, tendo projetos provavelmente elaborados por profissionais renomados. O tambm gerente de produto da Siemens, Julio Carpanez, acrescenta que muitos empreendedores no utilizam os benefcios de dispositivos como o DR e o DPS como argumentos de vendas. Fala-se do mrmore, do piso, mas no se menciona a proteo contra choque eltrico e contra sobretenso, admira-se. Outro ponto importante refere-se s instalaes antigas. Apesar de inmeros empreendimentos serem erguidos a todo instante no Pas, a maioria das edificaes possui mais de 20 anos e, muito raramente, as suas instalaes eltricas passam por alguma reviso tcnica. comum a troca de equipamentos por outros mais modernos, as pessoas fazem diversas reformas na arquitetura de interiores, mas a instalao eltrica sequer lembrada. esquecido que os materiais envelhecem e que a demanda de energia cresce, at pelo aumento de equipamentos eltricos e eletrnicos, adquiridos ao longo do tempo. Isso porque os problemas nas instalaes eltricas, na maioria das vezes, no so aparentes e so percebidos apenas quando algum acidente acontece em virtude de um curto-circuito, da fuga de corrente eltrica ou de outro fenmeno. Falta, na opinio dos especialistas, fiscalizao e conscientizao. Mesmo com a exigncia do DR, o dispositivo pouco empregado e o usurio final desconhece a sua existncia. Incndios e outros acidentes envolvendo eletricidade so vistos como fatalidades. No se fala em imprudncia. Para Carpanez, no obstante os rgos de defesa do consumidor, as associaes de

classe e as aes de empresas no sentido de divulgar informaes de segurana, falta o papel do governo. Todos do engenheiro ao consumidor final devem ter acesso a essas informaes, para que um cobre o outro, afirma. Casos isolados evidenciam que, aos poucos, algumas atitudes tm sido tomadas a fim de mitigar os problemas com a eletricidade. Em Pernambuco, por exemplo, obrigatrio o emprego de dispositivos diferenciais residuais (DRs) em canteiros de obras, fato que s se tornou realidade em razo do falecimento de dois engenheiros. Em So Paulo, uma Instruo Tcnica do Corpo de Bombeiros do Estado, com o apoio com a Associao Nacional de Fabricantes de Produtos Eltricos NEMA Brasil e com o Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), a ser publicada em 2009, definiu procedimentos para que os bombeiros vistoriem as instalaes eltricas de todas as novas obras no Estado de So Paulo (e tambm as que renovarem seus autos de vistoria), garantindo condies mnimas de segurana das pessoas, do meio ambiente e do patrimnio, alm do funcionamento adequado dos equipamentos. Na opinio de Tost Gomez, o Brasil precisa de uma instituio dedicada exclusivamente s certificaes das instalaes eltricas, comeando pelas residenciais e partindo, progressivamente, para outras instalaes. Em alguns pases da Europa, as distribuidoras de energia no levam eletricidade instalao enquanto ela no for fiscalizada. Nos Estados Unidos, segundo Hilton Moreno, presidente da NEMA Brasil, as autoridades (prefeituras ou bombeiros) tambm no liberam as obras para ocupao sem que elas tenham passado por inspees das instalaes eltricas. O Estado tem, nesse sentido, um papel regulador e fiscalizador importante para impedir que produtos e instalaes eltricas em desacordo com os requisitos mnimos de desempenho e de segurana sejam disponibilizados ao pblico, pelo menos, at adquirirmos o hbito de viver uma boa tcnica e obtermos profissionais e consumidores um nvel razovel de conhecimento e de bom senso para fazermos, ns mesmos, as escolhas.

38-39

Apoio

descontrao

Jogo dos 7 erros

A figura a seguir ilustra dois ambientes residenciais com sete erros de instalao eltrica. Identifique-os.

40-41

Ilustraes: Mauro Jr.

Apoio

Apoio

Das könnte Ihnen auch gefallen