Sie sind auf Seite 1von 48

Programa de Desenvolvimento Gerencial Educao continuada

Indicadores para Monitoramento de Programas e Projetos

Governo do Estado de So Paulo Governador Cludio Lembo Secretrio-Chefe da Casa Civil Rubens Lara Subsecretria de Gesto e Recursos Humanos Evelyn Levy Fundao do Desenvolvimento Administrativo Fundap Diretora Executiva Neide S. Hahn Continua Programa de Desenvolvimento Gerencial Educao Continuada Diretora Tcnica Maria de Ftima Infante de Arajo Coordenadora Maria Stela Reis Equipe Tcnica Las Macedo de Oliveira Maria Cristina Costa Pinto Galvo Maria G. Mariantonia Chippari Consultoras Augusta E. E. H. B. do Amaral Rovena Negreiros Assistncia de coordenao Andr de Vasconcelos Apostila Texto Carlos Alberto Monteiro Aguiar Claudia Antico Fernando Assumpo Galvo Kleber Fernandes de Oliveira Paulo de Martino Jannuzzi Preparao e reviso Eloisa Pires e Vera Zangari Editorao eletrnica Julia Y. Kurose Apostila de uso exclusivo da Fundap. Reproduo proibida. Fundap Rua Cristiano Viana, 428 05411-902 So Paulo SP Telefone (011) 3066 5500 www.fundap.sp.gov.br So Paulo, 2006

Sumrio

Introduo .................................................................................................2

Texto 1: O Planejamento Estratgico e a Necessidade de Instrumentos de Monitoramento ...................................................................3

2: Texto 2 Uso de Indicadores na Gesto Pblica .....................................9

3: Texto 3 Indicadores Econmicos e Sociais no Brasil ........................... 14

4: Texto 4 Sistemas de Indicadores, Painis e ndices de Monitoramento ..................................................................... 26

Texto 5: Aspectos Metodolgicos da Construo e Anlise de Indicadores ............................................................................ 31

Introduo

Um dos principais desafios que se impe gesto pblica comprometida com resultados o da produo de indicadores destinados s atividades de diagnstico, monitoramento e avaliao de programas e projetos. Um sistema regular de informaes contribui para o alcance de maior eficincia na alocao de recursos, de eficcia e qualidade dos servios prestados populao e produz bases sustentveis para a tomada de decises. Os indicadores so teis para todos os gerentes que precisam planejar algum tipo de programa ou projeto, para a execuo de aes, para a anlise de projetos ou para o gerenciamento da rotina de trabalho. Constituem-se, alm disso, em subsdios para as atividades de planejamento pblico e formulao de polticas sociais, possibilitando o monitoramento das condies de vida e bem-estar da populao. A preocupao com a obteno de indicadores para o acompanhamento de resultados deve estar presente desde a formulao dos objetivos pretendidos, durante a execuo dos planos de ao e, ao final, para a avaliao. necessrio, no momento da formulao dos programas, prever a organizao de procedimentos de coleta e tratamento de informaes especficas e confiveis em todas as fases do ciclo de sua implementao, que permitam a construo de indicadores de monitoramento desejados.

TEXTO

O Planejamento Estratgico e a Necessidade de Instrumentos de Monitoramento

Objetivo de aprendizagem:
Reconhecer a importncia do uso de indicadores para o gerenciamento de programas e projetos vinculado aos processos de planejamento, monitoramento e avaliao na gesto pblica.

O grande desafio que o Estado deve enfrentar para o desempenho de seu papel tem sido definido, pela atual gesto, como sendo o de processar o atendimento s demandas da sociedade, em contexto de complexidade e crise poltica e, ao mesmo tempo adequar-se s presses externas de internacionalizao da economia e dos mercados. Para poder atender s demandas da sociedade, o Estado se estrutura em sistema organizacional, que constitui a administrao pblica. Um dos principais objetivos que se colocam para o Dirigente o de aumentar a eficcia da organizao pblica, o que se obtm apenas pela melhoria de sua gesto . Para que isso seja possvel, fundamental dispor de capacidade e instrumentos que permitam ao ator social identificar as mais relevantes demandas da sociedade (objetivos ou problemas a serem equacionados); a explicao das razes de sua existncia (suas causas); a formulao de uma proposta de ao (plano de governo) e sua implementao. Como decorrncia, temos que essencial a produo de informaes que alimentem e orientem o processo de tomada de deciso em todas as suas instncias bem como possibilitem o acompanhamento sistemtico das aes desenvolvidas e o resultado produzido pelas mesmas.
1

As Aes Governamentais

As aes governamentais so sempre conduzidas por instituies do Estado, orientadas por polticas expressas em legislao e outros documentos; observam regras prprias ditadas pelo direito pblico e administrativo, so submetidas a determinaes do sistema poltico e financiadas, em sua essncia, por recursos pbicos oriundos da arrecadao tributria.

1 O termo gesto aqui empregado como sendo o desenvolvimento do conjunto de atribuies que compreendem desde a elaborao de um plano de ao at sua implementao. 3

Da mesma forma que ocorre com as aes desenvolvidas pelas organizaes voltadas para o mercado, precisam ser eficientes no emprego dos recursos, posto que pblicos e escassos por definio. No campo privado, o resultado tem cunho exclusivamente econmicofinanceiro, o que torna os conceitos de eficcia e eficincia quase que coincidentes, facilitando sobremaneira o processo de planejamento, monitoramento, avaliaes e controle de suas aes, ao contrrio do que ocorre no setor pblico, no qual, mais que eficientes, as aes precisam ser eficazes, ou seja, impactar a realidade social que se busca transformar, produzindo o resultado almejado.

Organizaes e Sistemas Organizacionais

Estado

atua

por

intermdio

de

aes

que

so

desenvolvidas

por

organizaes ou sistemas organizacionais. Muitos arranjos organizacionais so possveis tendo em vista um objetivo ou objetivos especficos, desde uma clula de trabalho dentro de uma organizao maior at arranjos que perpassam vrias organizaes, constituindo sistemas organizacionais mais estruturados ao estilo das holdings, at sistemas menos ou quase nada estruturados, como as redes constitudas por diferentes organizaes. Para que a gesto e o monitoramento sejam eficazes, fundamental que os responsveis pela sua concepo e conduo se localizem de forma precisa na estrutura de suas organizaes ou sistemas organizacionais.

Gesto de Processos X Gesto de Programas/Projetos

Quando os produtos e servios disponibilizados por uma organizao (ou sistema organizacional) tm caractersticas iguais ou assemelhadas, as atividades e insumos necessrios produo podem ser padronizados, constituindo-se o processo no foco da preocupao do gestor, no norte da estruturao da organizao e, portanto, no principal objeto a ser monitorado. Quando, ao contrrio, a nfase recai no desenvolvimento de um produto singular resultante de um esforo temporrio, o sistema de monitoramento deve igualmente ser especfico, enfatizando indicadores de execuo. A maior parcela das organizaes privadas situa-se no primeiro caso, o que justifica o desenvolvimento de metodologias de gesto por processos e a importncia da gesto da qualidade. A gesto de programas e projetos sempre mais complexa, visto que os mesmos so sempre fatores que aumentam a turbulncia na organizao e exigem estruturao e processos de trabalho especficos e igualmente temporrios, competindo com a estrutura formal na alocao de seus recursos. Da mesma forma, a singularidade torna extremamente difcil a mensurao da eficincia e eficcia, e inviabiliza a idia da melhoria contnua do processo.

A Gesto por Objetivos

Toda organizao tem por misso o atingimento de um conjunto de objetivos. A persecuo desses objetivos requer recursos de toda ordem polticos, organizacionais, tcnicos, cientficos, tecnolgicos, econmicos, institucionaislegais, de tempo etc. que sero dispendidos para o desenvolvimento de processos de trabalho que resultaro na disponibilizao de bens ou servios sociedade. relao entre insumos (recursos) e produtos, denomina-se eficincia. Assim, uma gesto ser to mais eficiente quanto menos recursos empregar para a produo de um mesmo quantum de bens ou servios. Esses produtos impactam a realidade e a transformam, provocando uma mudana situacional que contribui para o atingimento da situao almejada. Esse o resultado da ao empreendida, que se constitui na contra-face dos objetivos. Uma ao , portanto, mais ou menos eficaz, na exata medida do atingimento dos objetivos ou mudanas situacionais propostas, em funo do impacto dos produtos disponibilizados.

O Planejamento como Condio Necessria

S possvel monitorar algo que previamente conhecido e definido. Fundamental para que seja vivel o monitoramento da ao governamental, a especificao dos elementos que a compem, como objetivos, recursos, processos, tempo, produtos e resultados esperados. Essa definio s ocorre como resultado de um processo de reflexo anterior, ou seja, do processo de planejamento. No caso de utilizao de metodologia de planejamento por problemas, fundamental que o problema a ser atacado esteja bem definido, nominado e descrito em todas suas dimenses, e de forma a permitir a aferio de sua magnitude. Os descritores do problema se constituem, portanto, nos indicadores que representam a situao inicial e permitem o monitoramento do problema e a aferio dos resultados alcanados. No caso de fixao de objetivos, fundamental definir metas para que se possam mensurar os resultados obtidos, a partir da apurao e anlise dos indicadores propostos. Da mesma forma, um programa ou projeto deve ser desenhado contendo todos os elementos acima mencionados, de forma a poder ser monitorado durante sua implementao.

Funes do Sistema de Monitoramento

O monitoramento essencial para que o governante e o gestor conheam a evoluo da situao que enfrentam e apreciem os resultados de suas aes, de forma a ser possvel a tomada de decises que possam resultar em modificaes tempestivas.

estatstica

tradicional

no

cumpre

essa

funo

adequadamente,

por

demandar muito tempo entre a ocorrncia de um fato, a captura do dado que o comprova, e a disponibilizao da informao decorrente. Dessa forma, preciso monitorar indiretamente a realidade, mediante o uso de indicadores.

Caractersticas Bsicas de um Sistema de Monitoramento

No monitoramento, o usurio muito bem definido, e a informao destinada a subsidiar decises relacionadas a uma ao que est em desenvolvimento, e a conhecer e, se possvel, mensurar o impacto dessa ao, comparando-o com o esperado ou planejado. A informao ultra-seletiva, pois se destina a um usurio concreto com interesses especficos. O excesso de informaes pode tirar o foco do gestor daquelas questes que so fundamentais. No monitoramento, crucial que a informao chegue ao gestor em tempo eficaz, pois se destina a possibilitar a tomada de decises destinadas a corrigir oportunamente uma ao em andamento. Grande parte das informaes so perecveis, portanto tm de ser constantemente atualizadas para no perderem seu valor. A produo pode ser descentralizada, de forma a permitir sua alimentao em tempo eficaz em cada nvel de utilizao. Um sistema de monitoramento opera com um conjunto de indicadores e sinais que so significativos para um conjunto ou um usurio especfico. Essas caractersticas tornam mais complexo o desenho e a operacionalizao de um bom sistema de monitoramento que parece, em teoria, simples.

Tcnicas de Formulao de Indicadores

A representao de uma varivel relevante que preenche os requisitos necessrios para constituir-se em ferramenta eficiente e eficaz gesto pblica, seja ela ndice ou indicador grfico ou numrico, requer conhecimentos do objeto a ser monitorado, mas tambm a utilizao de tcnicas especficas para sua definio, estruturao, alimentao, apresentao e interpretao. Quando se trabalha com indicadores sociais, fundamentais para a definio das prioridades governamentais (seleo de problemas, ou definio de objetivos) bem como na posterior aferio de resultados, desejvel o conhecimento, mesmo que no aprofundado dos conceitos fundamentais de estatstica descritiva, que objeto de um dos temas desse curso.

Categorias de Indicadores de Gesto

Todas as etapas que envolvem a ao governamental, a partir de sua concepo at a mudana situacional resultante de seu impacto na realidade, bem como os meios de produo e demais fatores que interferem no processo produtivo, podem ser acompanhadas e monitoradas, incluindo o contexto no qual est sendo ou ser desenvolvida.

Para cada dimenso a ser acompanhada, temos indicadores especficos que podem ser classificados, grosso modo, em: Indicadores de Recursos, de Processos, de Desenvolvimento, de Programas e Projetos, de Produtos e de Resultados. De sua anlise individual ou das relaes entre eles teremos indicadores de qualidade, eficincia, eficcia etc. Podem e devem ainda ser monitoradas as principais variantes que impactam o problema de forma intensa, influindo no resultado a ser alcanado. Como um planejador e gestor pode apenas controlar a qualidade de seu plano e de sua implementao, mas no as circunstncias nas quais ele ser desenvolvido, fundamental que sejam monitorados os posicionamentos dos principais atores ante as aes planejadas, bem como as variveis de contexto que compem o cenrio.

Requisitos Necessrios aos Indicadores de Gesto

Um indicador de gesto uma representao numrica de uma varivel importante para um nvel determinado de responsabilidade. importante que ele assegure que essa representao seja significativa da varivel, que ele seja pertinente para a responsabilidade considerada, que sua quantificao seja confivel e que se possam avaliar os resultados por comparao com uma meta inicial ou um padro esperado, alm da j salientada necessidade de ser atualizado e disponibilizado em tempo eficaz.

Centros de Responsabilidade e de Deciso

A estrutura de uma organizao, tendo em vista a realizao de objetivos, representa a forma como as atividades e as responsabilidades so organizadas e o processo decisrio realizado; no importa se se trata de um programa, um projeto, um rgo ou uma instituio. Todo arranjo organizacional encarregado de produzir algo deve ser analisado em funo da responsabilidade e do poder de tomar decises para que se possa estabelecer coerentemente a natureza das informaes gerenciais necessrias, bem como sua periodicidade de alimentao e disponibilizao.

Sistema de Monitoramento por Painis de Controle

A montagem de um sistema de monitoramento passa por desenhar o conjunto de indicadores de desempenho necessrio a cada centro de responsabilidade, definir a periodicidade de alimentao, as fontes de informao, as rotinas de alimentao e seus responsveis. Assim, o acompanhamento de um programa, um projeto etc. pode requerer um conjunto de painis de controle, com temporalidades diferentes, em funo da necessidade especfica dos diferentes centros de responsabilidade. necessrio ter muito clara a diferena entre um sistema de monitoramento e um sistema de informaes, bem como esclarecer os conceitos de bancos de dados. Deve-se, tambm, estabelecer a distino entre monitorar e avaliar. A

estruturao e operao de um sistema de monitoramento de programas e projetos ser um tema especfico do curso.

TEXTO

O Uso de Indicadores na Gesto Pblica

Objetivo de aprendizagem:
Apresentar conceitos bsicos, tipologia e propriedades dos indicadores apropriados a formulao, execuo, monitoramento e avaliao de aes, programas e projetos.

O uso de indicadores facilita o planejamento, ao apontar para movimentos significativos de variveis relevantes em programas, projetos ou aes. Torna-se, assim, instrumento fundamental para subsidiar as propostas de interveno na realidade, visando a um impacto positivo; o monitoramento e a avaliao so necessrios gesto governamental. Para que possam ser avaliados, programas e projetos devem ser desenhados. Para que se possa avaliar determinado programa e, durante a execuo, gerenciar seu plano de ao, os objetivos declarados devem ser traduzidos em formas mensurveis. A partir da comparao entre as medidas obtidas e aquelas esperadas, pode-se ajustar o plano e a estratgia utilizados, tomar medidas preventivas para aumentar a eficincia e a eficcia das aes, estabelecer ou revisar as metas e orientar o processo de avaliao. Sem que haja objetivos e/ou problemas definir o descritos conjunto e definidos iniciativas por indicadores precisos, e quantitativa a e qualitativamente, no possvel planejar de forma eficaz a interveno a ser feita e de (programas, projetos aes) serem implementados. O uso de indicadores vinculados aos processos de planejamento,

monitoramento e avaliao da gesto pblica requer critrios consistentes para a escolha adequada das informaes em diferentes etapas desses processos. Os indicadores so dotados de propriedades e podem ser classificados de formas distintas, tornando-se fundamental avaliar sua aderncia s propriedades desejveis, como tambm fazer uma reflexo crtica sobre sua natureza, para entender seu papel em um sistema de indicadores para o gerenciamento de programas e projetos.

1. Propriedades dos Indicadores

2 Texto a seguir baseado nos conceitos apresentados em Jannuzzi, 2001 Indicadores Sociais no Brasil. 9

Um dos critrios fundamentais para a escolha adequada dos indicadores, a serem usados no processo de formulao, execuo, monitoramento e avaliao de aes, programas e projetos, a anlise de seus atributos. A aderncia dos indicadores a um conjunto de propriedades desejveis justifica e legitima sua produo e sua utilizao.

Relevncia: uma das propriedades fundamentais dos indicadores escolhidos em um sistema de formulao e avaliao de programas. Devem responder demanda de monitoramento da agenda governamental de prioridades definidas em reas temticas centrais (sade, educao etc.).

Validade: importante que se disponha de medidas representativas do conceito abstrato que o indicador pretende operacionalizar. Confiabilidade: Confiabilidade: uma propriedade relacionada qualidade do levantamento dos dados empircos. Medidas confiveis atribuem maior validade aos indicadores. Grau de cobertura: deve-se procurar empregar indicadores de boa cobertura territorial ou populacional, que sejam representativos da realidade emprica em anlise. Indicadores de cobertura parcial tambm podem ser teis, desde que possam produzir conhecimento relevante, vlido e confivel sobre dinmicas especficas.

Sensibilidade: Sensibilidade: importante dispor de medidas capazes de refletir mudanas relativas s aes previstas nos programas, e que possibilitem avaliar rapidamente os efeitos de determinada interveno.

Especificidade: Especificidade: necessrio utilizar medidas que possam refletir alteraes estritamente ligadas s mudanas relacionadas dimenso de interesse. Inteligibilidade igibilidade: Inteligibilidade: recomenda-se que os procedimentos metodolgicos e critrios adotados para a construo dos indicadores sejam explicitados de forma clara e objetiva. Esse um atributo fundamental para garantir transparncia no uso programtico do indicador.

omunicabilidade: C omunicabilidade: um bom indicador deve ser facilmente compreendido, para que possa ser legitimado tecnicamente e auxilie na implementao de programas.

Factibilidade para obteno: a obteno factvel do indicador (tempo e custo) um aspecto crucial para sua construo e seleo para acompanhamento de qualquer programa pblico.

Periodicidade na atualizao: a periodicidade com que o indicador pode ser atualizado importante para que se possa acompanhar a mudana social, avaliar o efeito de programas implementados e corrigir eventuais distores de implantao. fundamental que o indicador seja disponibilizado em tempo eficaz para permitir a tomada de decises pertinentes.

Desagregabilidade: Desagregabilidade:

importante

que

os

indicadores

possuam

desagregabilibdade populacional e territorial. Deve ser possvel construir indicadores referidos populao-alvo dos programas, a espaos geogrficos reduzidos, a grupos sociodemogrficos ou a grupos vulnerveis especficos.

Historicidade: Historicidade:

uma

caracterstica

relacionada

comparabilidade

dos

indicadores, o que possibilita a inferncia de tendncias, como tambm a avaliao dos efeitos de programas implementados. O ideal que as cifras, em diferentes pontos temporais, sejam compatveis, do ponto de vista conceitual, e tenham confiabilidade similar. De uma perspectiva aplicada, raro dispor de indicadores que se constituam com todas essas propriedades. O importante
10

que

sua

escolha

seja

fundamentada em uma avaliao crtica e consistente de suas propriedades, tendo em vista que fundamental garantir a validade dos indicadores utilizados, a confiabilidade das medidas calculadas e sua transparncia metodolgica.

2. Tipologia dos Indicadores

H vrios sistemas classificatrios para os indicadores, de acordo com sua natureza ou tipo, e que podem ser utilizados como auxlio para o critrio de escolha no ciclo de formulao, execuo, acompanhamento e avaliao de aes, programas e projetos.

Indicadores quantitativos e qualitativos Os indicadores quantitativos referem-se s ocorrncias concretas ou entes empricos da realidade social, construdos a partir das estatsticas pblicas disponveis ou pesquisas de campo. Os indicadores qualitativos correspondem a medidas construdas a partir da avaliao dos indivduos ou especialistas, com relao a diferentes aspectos da realidade, levantadas em pesquisas de opinio pblica ou grupos de discusso.

Indicadores simples ou compostos um critrio de diferenciao obtido a partir da quantidade de informao usada para sua definio e de sua complexidade metodolgica. Os indicadores simples so construdos a partir de uma estatstica especfica e referidos a uma dimenso social elegida. Os indicadores compostos, tambm conhecidos como indicadores sintticos, so elaborados mediante a aglutinao de dois ou mais indicadores simples, referidos a uma mesma ou diferentes dimenses da realidade.

Classificao temtica a classificao mais comum dos indicadores sua diviso segundo a rea temtica da realidade social a que se referem. H, assim, os indicadores de sade (percentual de crianas nascidas com peso adequado, por ex.), os indicadores educacionais (escolaridade mdia da populao de quinze anos ou mais, por ex.), os indicadores de mercado de trabalho (rendimento mdio real do trabalho, por ex.), os indicadores demogrficos (taxa de mortalidade, por ex.), os indicadores habitacionais (densidade de moradores por domiclio, por ex.), os indicadores de segurana pblica e justia (roubos a mo armada por cem mil habitantes, por ex.), os indicadores de infra-estrutura urbana (percentual de domiclios com esgotamento sanitrio ligado rede pblica, por ex.), os indicadores de renda e desigualdade (nvel de pobreza, por ex.). H classificaes temticas ainda mais agregadas, como Sistemas de

Indicadores Sociais, Indicadores Socioeconmicos, de Condies de Vida, de Qualidade de Vida, Ambientais, ou de Desenvolvimento Humano.

11

Processo Indicadores Insumo, Processo e Resultado um tipo de classificao bastante relevante para a utilizao no ciclo de formulao, execuo, monitoramento e avaliao de aes, programas e projetos pblicos, uma vez que traz uma diferenciao quanto natureza operacional da medida a ser utilizada. Os indicadores-insumo correspondem qualificao e mensurao do conjunto de recursos (humanos, materiais, institucionais, econmico-financeiros, cientficos, tecnolgicos etc.) necessrios implementao das iniciativas que compem um plano, e sua efetiva utilizao no processo de produo. Os indicadores-resultado buscam dimensionar o impacto dos produtos e servios na realidade social, estando, portanto, relacionados aos objetivos finais dos programas pblicos. Visam a mensurar o efeito das polticas sociais, ou seja, seu resultado. Os indicadores-processo so indicadores intermedirios, que traduzem o esforo operacional de alocao e organizao dos recursos para obteno de bens e servios (produtos) a serem disponibilizados.

Indicadores para avaliao de eficincia, eficcia e efetividade Esse tipo de classificao tambm possui especial interesse nos processos de planejamento, acompanhamento e avaliao dos programas pblicos. Os indicadores utilizados para a avaliao da eficincia propem-se a mensurar a relao insumo-produto; quanto menos recursos forem utilizados para a produo de bens e servios, com caractersticas, qualidade e em quantidade equivalentes, maior ser a eficincia apurada. Esse tipo de indicador est relacionado dimenso da produtividade medem a proporo de recursos consumidos em relao s sadas dos servios. Os indicadores usados para avaliar a eficcia tm por objetivo mensurar a relao entre o produto disponibilizado e o resultado alcanado; em que medida a disponibilizao dos bens e servios para a sociedade provoca a mudana almejada e possibilita o alcance dos objetivos. Esses indicadores esto ligados dimenso da qualidade focam a relao entre a satisfao do cliente e as caractersticas dos servios. E os indicadores destinados avaliao da efetividade social buscam mensurar os efeitos/impactos dos programas pblicos para a sociedade.

Indicadores no ciclo de formulao e avaliao de programas O ciclo de formulao, execuo, acompanhamento e avaliao de programas pblicos pode ser considerado nas etapas de Diagnstico, Formulao, Implementao e Avaliao. Cada uma dessas etapas envolve o uso de um conjunto de indicadores de diferentes naturezas e propriedades, em funo das necessidades intrnsecas das atividades a envolvidas. Os indicadores constituemse em insumos bsicos e indispensveis em todas as fases desse processo, trazendo elementos e subsdios distintos. Cada fase requer o emprego de

12

indicadores especficos, ou seja, cada aspecto deve ser avaliado por meio de indicadores adequados. Na etapa de elaborao do Diagnstico, so necessrios indicadores de boa confiabilidade, validade e desagregabilidade, que cubram as diversas temticas da realidade social. Esses indicadores viabilizam a caracterizao emprica do contexto socioeconmico e espacial, e evidenciam a gravidade dos problemas, carncias e demandas. preciso construir um retrato amplo e detalhado sobre a situao social vivenciada pela populao, para orientar a definio das questes prioritrias a atender, os formatos dos programas a implementar, as estratgias e aes a desenvolver. Constitui-se no ponto a partir do qual se poder avaliar se o programa est provocando as mudanas e os objetivos previstos. Na etapa de Formulao (e tambm seleo de programas), pode-se atuar com um conjunto mais reduzido de indicadores, selecionados a partir dos objetivos norteadores definidos como prioritrios pela agenda poltico-social vigente. Os indicadores do tipo insumo traduzem em termos quantitativos a magnitude dos recursos exigidos pelos diferentes programas sugeridos. Na etapa de Implementao e execuo dos programas, so necessrios indicadores de monitoramento, que devem possuir, principalmente, sensibilidade, especificidade e periodicidade. Os indicadores de processo permitem monitorar a alocao operacional de recursos humanos, fsicos e financeiros planejados. Em geral, as informaes produzidas pelas agncias estatsticas no so suficientemente especficas para os propsitos de monitoramento de programas. A principal caracterstica de um indicador de monitoramento reside na sua disponibilizao em tempo eficaz para permitir a tomada de deciso gerencial. Na Avaliao dos programas implementados, indicadores de diferentes tipos podem ser usados para medir a eficincia, eficcia e efetividade social das solues sugeridas. O acompanhamento de programas e projetos requer a estruturao de um sistema de indicadores que, alm de especficos, sensveis e peridicos, permitam monitorar sua implementao na lgica do ciclo de formulao, execuo e avaliao. So necessrios indicadores que permitam monitorar o dispndio realizado por algum tipo de unidade operacional prestadora de servios ou subprojeto; o uso dos recursos humanos, financeiros e fsicos; a gerao de produtos e a percepo dos efeitos sociais mais amplos dos programas. Monitoramento e avaliao de programas so termos cunhados para designar procedimentos de acompanhamento, focados na anlise da eficincia, eficcia e efetividade desses programas. So processos analticos organicamente articulados, sucedendo-se no tempo, com o propsito de subsidiar o gestor pblico com informaes acerca dos recursos empregados, especificaes e quantidade dos produtos, do ritmo e forma de implementao dos programas (indicadores de monitoramento) e dos resultados e efeitos almejados (indicadores de avaliao).

13

TEXTO

Indicadores Econmicos e Sociais no Brasil

Objetivo de aprendizagem:
Identificar as principais fontes de dados sociais e econmicas do Sistema Estatstico Brasileiro e as disponveis no Estado de So Paulo; e os principais indicadores Estado. sociais e econmicos para acompanhamento da conjuntura socioeconmica do

1. Fontes de dados e indicadores sociais e econmicos

O conjunto de pesquisas e fontes de dados para produo de indicadores sociais e econmicos compe o que se denomina Sistema Estatstico Nacional (SEN). Comparativamente a outros da Amrica Latina e sia, o SEN brasileiro reputado como relativamente abrangente e confivel. Em grandes linhas, esse sistema subdivide-se em Subsistema de Estatsticas Sociais (SES) e Subsistema de Estatsticas Econmicas (SEE), cada qual com suas pesquisas, registros e fontes de dados.

1.1. Subsistema de Estatsticas Sociais (SES) As duas principais pesquisas do SES brasileiro so o Censo Demogrfico realizado geralmente de 10 em 10 anos, desde 1940 e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) levantada anualmente j h mais de trs dcadas. Alm do Censo Demogrfico e da PNAD, o IBGE tem realizado, de forma mais regular, de procurando atender demanda por informaes e a municipais mais de peridicas, a Pesquisa Nacional de Assistncia Mdico-Sanitria (AMS), a Pesquisa Informaes Bsicas Municipais (MUNIC) Pesquisa Nacional Saneamento Bsico (PNSB). Alm de atualizar o quantitativo populacional do pas, Estados e municpios, o Censo Demogrfico constitui-se em uma fonte muito rica de indicadores de diagnstico da realidade social, pelo escopo temtico, desagregabilidade territorial e populacional e comparabilidade inter-regional. Tal fato decorre do uso de um questionrio adicional mais detalhado, aplicado em uma amostra dos domiclios particulares, alm do questionrio bsico empregado de forma exaustiva pelo territrio. No Censo 2000, foram levantados na amostra do censo mais de 70 quesitos de informao, cobrindo caractersticas domiciliares, infra-estrutura urbana, caractersticas demogrficas e educacionais dos indivduos, insero da mo-de-obra, rendimentos, acesso a alguns programas pblicos etc. Os
14

indicadores dessas dimenses analticas podem ser computados para diversos grupos sociodemogrficos (por sexo, raa/cor, estratos de renda etc.) e escalas territoriais que chegam ao nvel de agregaes de bairros de municpios (reas de ponderao). As informaes levantadas atravs do questionrio bsico permitem computar indicadores at mesmo do setor censitrio (conjunto de cerca de 200 a 300 domiclios na zona urbana, para os quesitos levantados no questionrio bsico, aplicados em todos os domiclios do pas). Atravs de um software de fcil manipulao Estatcart pode-se extrair do Censo 2000 estatsticas, indicadores sociais e cartogramas referentes a diferentes temas, em diferentes nveis geogrficos: estados, municpios, reas de ponderao e setores censitrios, como ilustrado atravs da Figura 1. Podem-se elaborar diagnsticos bastante especficos em escopo como a da Populao ocupada em Cincias e Artes em municpios paulistas ou em termos geogrficos bolses de domiclios sem acesso rede de gua em Macap. Atravs do uso de reas de ponderao, pode-se conseguir garantir especificidade temtica de informaes levantadas no questionrio da amostra do Censo com boa desagregabilidade territorial, como ilustra o cartograma de Pessoas com algum tipo de deficincia em Campinas. Figura 1: Cartogramas de Indicadores Sociais extrados do Estatcart com Censo 2000
Domiclios particulares sem banheiro Brasil 2000 Profissionais de Cincias e Artes Estado de So Paulo 2000

Pessoas com algum tipo de deficincia d e clarada Ponde Campinas SP 2000 (rea de Ponde rao)

Domiclios sem acesso rede de a bastecim. gua Macap AP 2000 (Setor Censitrio)

15

A PNAD procura atualizar as informaes levantadas pelo Censo Demogrfico ao nvel do pas, unidades da Federao e principais regies metropolitanas. Como a amostra muito menor que a usada por ocasio do censo por questes de custo e agilidade na coleta a pesquisa no comporta o uso de seus dados na escala municipal. De qualquer forma, a PNAD um levantamento fundamental para atualizar os indicadores sociais do pas e dos Estados, alm de se prestar coleta de informaes mais especficas, de interesse dos ministrios e outros agentes, atravs de questionrios suplementares anexados ao principal. Anualmente, seus resultados compem a Sinopse de Indicadores Sociais para o pas, assim como o Brasil em Dados, publicaes fundamentais para acompanhamento da conjuntura social brasileira. A AMS corresponde a um censo de estabelecimentos de sade no pas, identificando volume e qualificao de pessoal, equipamentos e outros recursos disponibilizados para atendimento mdico-sanitrio da populao. Com isso, pode-se ter uma idia mais clara e precisa do nvel e diversidade da oferta de servios de sade pelo pas, atravs da construo de indicadores de esforos de polticas na rea de sade. A MUNIC contempla, anualmente, o levantamento de um conjunto amplo de informaes junto s prefeituras dos mais de 5 mil municpios brasileiros. Nessa pesquisa, levantam-se dados sobre a estrutura administrativa, nvel de participao e formas de controle social (existncia de conselhos municipais), existncia de legislao e instrumentos de planejamento municipal (como a institucionalizao do Plano de Governo, Plano Plurianual de Investimentos, Plano Diretor, Lei de Parcelamento do Solo, dentre outros), a disponibilidade de recursos para promoo da justia e segurana (existncia da delegacia de mulheres, juizados de pequenas causas etc.), alm da existncia de equipamentos especficos de comrcio, servios da indstria cultural e lazer, como bibliotecas pblicas, livrarias, jornais locais, ginsios de esporte. Essa pesquisa permite, pois, construir indicadores que possibilitam retratar o grau de participao e controle popular da ao pblica, que permitam caracterizar o estgio de desenvolvimento institucional das atividades de planejamento e gesto municipal pelo pas. A PNSB veio a complementar esse quadro informacional sobre os municpios brasileiros com a coleta de dados sobre Abastecimento de gua, Esgotamento Sanitrio, Limpeza Urbana e Sistema de Drenagem Urbana. Pode-se, assim, dispor de outros indicadores mais informativos sobre a estrutura e qualidade dos servios

16

de infra-estrutura urbana, que no se limitam a apontar o grau de cobertura populacional atendida. Com os dados levantados nessa pesquisa, possvel construir indicadores de volume de gua ofertada per capita, do tipo de tratamento e volume da gua distribuda populao, de volume e destino do esgoto e lixo coletado, dentre outros aspectos. H tambm esforos louvveis de vrias instituies pblicas, alm do IBGE, em disponibilizar informaes de seus cadastros e registros de forma mais peridica, fato que se deve necessidade no s de monitoramento da ao governamental, mas tambm de facilidades que as novas tecnologias de informao e comunicaes tm proporcionado. Os rgos estaduais de estatstica, o Ministrio da Sade, da Educao, do Trabalho, do Desenvolvimento Social, da Previdncia Social, das Cidades, a Secretaria do Tesouro Nacional disponibilizam, pela Internet, informaes bastante especficas em escopo temtico e escala territorial a partir de seus registros e sistemas de controle internos, que podem ser teis para construir indicadores de monitoramento de programas (Quadro 1). Quadro 1: Algumas das fontes oficiais para atualizao peridica In de Indicadores
Fonte IBGE Stio www.ibge.gov.br Contedo Estatsticas sociais e econmicas diversas, em diferentes nveis de atualizao e desagregao territorial, acessveis nas publicaes, no @Cidades, Sidra e BME. Pelo stio da Associao Nacional das Instituies de Planejamento, Pesquisa e Estatstica podem-se acessar os rgos estaduais e as informaes dos mesmos. Estatsticas de mortalidade por causas Atendimentos no SUS Registro de Vacinaes Estatsticas educacionais Docentes e equipamentos Avaliao de desempenho educacional Estatsticas mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados Relao Anual das Informaes Sociais Indicadores de Pobreza e Indigncia Acesso aos Programas de Transferncia de Renda

rgos estaduais de estatstica

www.anipes.org.br

Ministrio da Sade

www.datasus.gov.br

Ministrio da Educao

www.inep.gov.br

Ministrio do Trabalho

www.tem.gov.br

Ministrio do Desenvolvimento Social

www.mds.gov.br

Ministrio da Previdncia Social Ministrio das Cidades Secretaria do Tesouro Nacional

www.mpas.gov.br

Benefcios e Auxlios concedidos Contribuintes Acidentes de Trabalho Indicadores urbanos e saneamento Dficit habitacional Transferncias de recursos Execuo oramentria Receitas e Despesas municipais

www.cidades.gov.br

www.stn.fazenda.gov.br

17

Algumas instituies tm procurado desenvolver medidas-sntese da realidade social, de forma a apreender o comportamento mdio ou situao tpica da mesma em termos do Desenvolvimento Humano, Qualidade de Vida, Vulnerabilidade Social etc. Como mostrado no Quadro 2, tem havido muitas propostas de indicadores sintticos no Brasil, com maior ou menor grau de sofisticao metodolgica, elaborados por pesquisadores de universidades, rgos pblicos e centros de pesquisa, motivadas, por um lado, pela necessidade de atender as demandas de informao para formular polticas e tomar decises nas esferas pblicas; e, por outro, pelo sucesso do IDH e seu impacto nesses ltimos 15 anos na disseminao da cultura de uso de indicadores junto aos crculos polticos. Em que pese sua disseminao, o uso e a aplicabilidade desses indicadores sintticos como instrumentos de avaliao da efetividade social das polticas pblicas ou como instrumentos de alocao prioritria do gasto social esto sujeitos a questionamentos de natureza substantiva e metodolgica. O uso dos mesmos como instrumento analtico requer conhecimento da metodologia de sua construo alis, o que se aplica a qualquer indicador. Quadro 2: Alguns dos indicadores sintticos propostos no Brasil
Instituio promotora
Fundao Joo Pinheiro MG

proposto ndice pro posto


IDH-M: ndice de Desenvolvimento Humano Municipal ICV: ndice de Condies de Vida Municipal IQM: ndice de Qualidade Municipal - verde IQM: ndice de Qualidade Municipal - carncias IQM: ndice de Qualidade Municipal - necessidades habitacionais IQM: ndice de Qualidade Municipal - sustentabilidade fiscal IPRS: ndice Paulista de Responsabilidade Social IVJ: ndice de Vulnerabilidade Juvenil IPVS: ndice Paulista de Vulnerabilidade Social ISMA: ndice Social Municipal Ampliado IDS: ndice de Desenvolvimento Social IDE: ndice de Desenvolvimento Econmico IQVU: ndice de Qualidade de Vida Urbana IVS: ndice de Vulnerabilidade Social IMDE: Indicador Municipal de Desenvolvimento Educacional

Fundao CIDE RJ

Fundao SEADE SP

Fundao Economia e Estatstica RS Sup. Estudos Econmicos e Sociais da Bahia SEI BA Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/PUC-Minas MG INEP/Cedeplar/NEPO

1.2. Subsistema de Estatsticas Econmicas Dentre o conjunto de instituies que produzem, compilam, analisam e disseminam as estatsticas econmicas isto , dentre as instituies que compem o Subsistema de Estatsticas Econmicas , o IBGE tem um papel central, seja como coordenador desse Sistema, seja como produtor de informaes. Tais funes foram assumidas ao longo do sculo passado, atravs da transferncia das responsabilidades de compilao de registros administrativos dos Ministrios (em especial da Agricultura), a partir de sua fundao e pela atribuio de elaborar os Censos Agropecurios e Econmicos a partir dos anos
18

1920. Esses Censos constituram-se, por bom tempo, nas principais fontes de dados econmicos disponibilizados pela instituio, pela cobertura espacial e escopo investigativo. A partir dos anos 1960 e dcadas seguintes, o IBGE veio a implantar uma srie de pesquisas econmicas conjunturais, reestruturadas nos anos 90, de forma a constituir um Sistema (Quadro 3) sob a gide integradora e estruturadora das Contas Nacionais. Ao longo do perodo, ampliaram-se no apenas as reas de coleta das pesquisas, como tambm as reas de divulgao das estatsticas. Em funo de restries oramentrias e complexidade operacional, os Censos Econmicos deixaram de ser realizados depois do ltimo levantamento de 1985, sendo substitudos pela conjugao das pesquisas amostrais e o cadastramento contnuo de empresas no pas Cadastro Central de Empresas, o qual continuamente atualizado a partir das informaes aportadas pela Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS), pelo Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ) e as pesquisas amostrais do IBGE, permitindo que anualmente se possa produzir estatsticas e indicadores econmicos acerca de pessoal ocupado, remuneraes, surgimento e fechamento de empresas, com razovel nvel de detalhamento territorial e setorial. O Sistema de Contas Nacionais o Sistema Sntese das Estatsticas

Econmicas de um pas, e tem como funo bsica a mensurao da produo econmica nacional ao longo do ano, desagregada por atividade econmica e setor institucional, e sua contrapartida em termos de fatores de produo utilizados como capital, mo-de-obra etc. O PIB, produzido no mbito desse sistema, o indicador mais abrangente da produo e crescimento econmico, cobrindo os bens e servios finais produzidos na esfera pblica e privada, no pas e suas regies. So divulgados atravs de relatrios trimestrais estimativas conjunturais e relatrios consolidados anuais, que se diferenciam pela preciso, escopo e desagregao setorial e geogrfica das estatsticas econmicas. O acompanhamento da evoluo dos preos de produtos e servios ofertados na economia brasileira a funo do Sistema Nacional de ndices de Preos ao Consumidor (SINPC) e do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e ndices de Preos da Construo Civil (SINAPI). O SINPC permite o acompanhamento dos bens e servios consumidos pelas famlias, segundo a pauta de consumo levantada nas Pesquisas de Oramentos Familiares (POF), realizadas at ento nas regies metropolitanas de Belm, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, So Paulo, Curitiba e Porto Alegre, Braslia e municpio de Goinia. Alm dessas pesquisas, o IBGE realiza diversos outros levantamentos junto a estabelecimentos agropecurios, industriais, comerciais, prestadores de servios, com periodicidades diversas (mensais, trimestrais, semestrais e anuais), e diferentes planos de divulgao territorial (Brasil, UFs e regies). Quadro 3: Estatsticas Econmicas do IBGE
Sistema Sistema de Contas Nacionais temtico/pesquisa Escopo temtico/pesqui sa Mensurao da produo econmica, discriminada por setor de atividade e por fator de produo Registro de Pessoal Ocupado, Salrios, Fundao e fechamento de empresas, Constituio Jurdica Comportamento da variao dos preos de produtos e
19

Cadastro Central de Empresas Sistema Nacional de ndice de

Preos ao Consumidor

servios consumidos pelas famlias conforme renda: INPC - 1 a 8 sm IPCA 1 a 40 sm IPCA-E 1 a 40 sm (ref. 15o dia do ms corrente p/ 15o anterior) Levantamento de preos de materiais e salrios pagos na construo civil, saneamento e infra-estrutura Censo Agropecurio; Produo Agrcola Municipal; Produo da Extrao Vegetal e da Silvicultura; Pesquisa Pecuria Municipal; Pesquisa de Estoques; Pesquisa do Leite; Pesquisa do Couro; Pesquisa de Abate de Animais; Produo de Ovos de Galinha; Levantamento Sistemtico da Produo Agrcola Pesquisa Industrial Anual Empresa; Pesquisa Industrial Anual Produto; Pesquisa Industrial Mensal de Produo Fsica; Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salrios; Pesquisa Anual da Indstria da Construo Civil Pesquisa Anual dos Servios; Pesquisa Anual do Comrcio; Pesquisa Mensal do Comrcio

Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e ndices da Const. Civil

Agropecuria

Indstria

Comrcio e Servios

Alm do IBGE, h outras instituies produtoras de estatsticas econmicas primrias como os Ministrios da Fazenda, do Desenvolvimento, Trabalho, Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), Banco Central, Fundao Getlio Vargas; as Confederaes Patronais (como CNI, FIESP, FECOMRCIO); Associaes e Sindicatos Patronais (como ANFAVEA, Sindipeas, ELETROS, ABPO); os grupos editoriais especializados (como Gazeta Mercantil, EXAME, Valor); o Sebrae, alm de empresas de pesquisa, como IBOPE e NIELSEN.

Quadro 4: Principais Produtores de Informao Econmica


Instituio ACNielsen BACEN BNDES CNI FGV FIPE/USP FUNDAP FIESP Produtos informacionais Retail Highlights Boletim do Banco Central do Brasil Relatrio de Inflao Sinopse Econmica Indicadores Industriais Conjuntura econmica Boletim de informaes da FIPE Indicadores DIESP Levantamento de Conjuntura Nvel de Emprego Lista de Indicadores Conjunturais e Boletins de Contas Nacionais Trimestrais, Pesquisa Mensal de emprego, Pesquisa Mensal do Comrcio, Pesquisa Industrial Mensal, ndice Nacional de Preos ao Consumidor Poltica econmica em foco Economia & Conjuntura Endereo Eletrnico www.acnielsen.com.br www.bacen.gov.br www.bndes.gov.br www.cni.org.br www.fgv.br www.fea.usp.br www.fundap.sp.gov.br www.fiesp.org.br

IBGE

www.ibge.gov.br

Inst.Economia UNICAMP Inst.Economia

www.ie.unicamp.br www.ie.ufrj.gov.br

20

UFRJ IEDI IPEA Ministrio da Fazenda Ministrio do Trabalho Sebrae-SP Instituto de Economia Agrcola Confederao Nacional do Comrcio Carta do IEDI Inst. Estudos para o desenvolvimento industrial Boletim de Conjuntura Dvida Pblica Mobiliria Federal Interna e Mercado Aberto Anlise mensal do www.mtb.gov.br mercado de trabalho formal Indicadores Sebrae-SP Informaes Econmicas www.sebraesp.com.br www.iea.sp.gov.br www.iedi.org.br www.ipea.gov.br www.fazenda.gov.br

Evoluo da Conjuntura Econmica

www.cnc.com.br

Juntamente com as informaes do IBGE, os dados coletados por essas instituies so usados para monitoramento conjuntural da economia brasileira por diversas instituies, que as divulgam de forma analisada em Boletins de Conjuntura (Quadro 4). Esses boletins so documentos de importante leitura para se manter atualizado com relao evoluo recente da economia e das perspectivas da mesma para os prximos meses, na medida em que trazem as interpretaes de tcnicos especializados quanto a um conjunto amplo de indicadores de diferentes fontes, de diferentes dimenses do sistema econmico, com nvel maior ou menor de antecedncia/conseqncia de fatores macroeconmicos nacionais e internacionais, expressos sob forma de nmeros, ndices, taxas, variaes mensais ou taxas dessazonalizadas.

1.3. sociais 1.3. A produo de indicadores sociais e econmicos no SEADE As instituies de estatstica e secretarias de planejamentos nos estados tambm produzem, compilam e disseminam dados e indicadores sociais e econmicos. Com base em pesquisas primrias, em pesquisas do IBGE, em registros administrativos das Secretarias e rgos governamentais, levantamentos em cartrios e outros estabelecimentos, essas instituies produzem trabalhos analticos, boletins conjunturais e bases de dados (disponveis em CD-ROMs e Internet) com informaes acerca da populao, panorama social e conjuntura da economia regional. Assim, de forma complementar s pesquisas do IBGE, possvel dispor de alguns indicadores sociais e econmicos mais especficos para municpios e regies. Dentre essas instituies destaca-se a Fundao Sistema Estadual de Anlise de dados Seade pelo fato de desenvolver pesquisas primrias para levantamento de dados socioeconmicos, alm de dispor de um conjunto amplo de produtos informacionais que abordam questes relacionadas dinmica demogrfica, social e econmica paulista. No Sistema de Estatsticas Sociais e Econmicas do Seade destacam-se a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), a Pesquisa de Condies de Vida (PCV), a Pesquisa Municipal Unificada (PMU), o Sistema de Estatsticas Vitais (VIT), o Sistema de Informaes dos Municpios Paulistas (IMP), a Pesquisa de Atividade Econmica Paulista (PAEP), o Guia de
21

Investimentos e Gerao de Empregos e a Pesquisa de Conjuntura da Pequena e Mdia Empresa (PECOMPE). A PED foi implantada pelo Seade, em 1985, na Regio Metropolitana de So Paulo, e depois levada a outras regies Regio Metropolitana de Salvador, de Belo Horizonte, de Porto Alegre, de Recife e Distrito Federal , constituindo uma rica base de sries os histricas efeitos da de indicadores de mercado sobre de o trabalho nvel de metropolitano no pas, j que levanta mensalmente estatsticas do trabalho, permitindo avaliar conjuntura econmica desemprego e rendimentos. Os conceitos de atividade, trabalho e desocupao, o protocolo de coleta e o desenho do plano amostral so diferentes dos empregados na PME do IBGE, levando computao de indicadores que, em geral, em termos de nvel, so diferentes; mas, em termos de tendncia no tempo, so semelhantes. A PCV, tal como a PNAD do IBGE, uma pesquisa de natureza multitemtica, levantando informaes que podem ser usados para construo de indicadores de diferentes dimenses da realidade social (habitao, trabalho, educao, sade, acesso a programas sociais, rendimentos e pobreza). A PMU coleta informaes sobre a capacidade organizacional, administrativa e financeira das prefeituras, alm de aspectos especficos de programas pblicos l desenvolvidos. As VIT constituem um rico acervo de informaes sobre os eventos vitais (nascimentos, bitos, casamentos etc.) no Estado, permitindo a construo de vrios indicadores relevantes e peridicos no campo da Sade Pblica (taxa de mortalidade infantil, por causas etc.). O IMP rene um conjunto amplo de indicadores sociais e econmicos para a totalidade dos municpios paulistas, muitos deles em sries histricas de dcadas. Nele se podem obter indicadores anualmente atualizados pelas estatsticas e registros das diversas secretarias de Estado, concessionrias pblicas e outras instituies. Quadro 5: Principais Pesquisas do Seade
Sistema/ Pesquisa Pes Pesquisa de Emprego e Desemprego Escopo Estatstica do mercado de trabalho como pessoal ocupado, taxa de ds emprego e nvel de rendimento mdio Desagregao geogrfi geogrf i ca Regio Metr. S. Paulo Regio do ABC Em outros estados: DF, RMs de Salvador, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre Regio Metropolitana de So Paulo Interior do Estado Algumas regies Pesquisa de Gesto Pblica Municipal, Municipal Unificada Instrumentos de planejamento Estrutura organizacional Municpios 1992 1995 1997 1999 2003 Estatsticas Vitais Estatsticas derivadas do Registro Civil como taxas de mortalidade infantil, por
22

Periodicidade Di vulgao Mensal, com resultados em at 30 dias do ms de referncia

Pesquisa de Condies de Vida

Educao, acesso a Sade, Habitao, Trabalho, Rendimentos, Acesso a Programas Sociais, Pobreza

1990: S RMSP 1994 1998

Estado Regies (diversas agregaes) Municpios

Atualizao anual

causas etc. Informaes dos Municpios Paulistas Indicadores municipais multitemticos, provenientes de Registros de Secretarias, Concessionrias, etc. Receita, Valor adicionado, pessoal ocupado, inovao tecnolgica, tecnologia de informao, automao e gesto administrativa Investimentos anunciados por empresas, por setor de atividade, origem do capital e tipo de investimento

agregaes) Municpios Estado Regies (diversas agregaes) Municpios Estado Interior Grandes Regies do interior Regies Administrativas do Estado e Municpios Qinqenal 1o lev. Ref. 1996 2o lev. Ref. 2001 Atualizao anual

Pesquisa de Atividade Econmica Paulista

Guia de Investimentos e Oferta de Empregos

Mensal, com resultados em at 30 dias do ms de referncia Mensal, com resultados em at 30 dias do ms de referncia

Pesquisa de Conjuntura da Pequena e Mdia Empresa (com SEBRAE)

Faturamento, pessoal ocupado, gasto com salrios das pequenas e mdias empresas

Regio Metropolitana de So Paulo Interior do Estado

A PAEP traz informaes acerca da receita, pessoal ocupado, poltica de recursos humanos, tecnologia de informao e dados acerca das mudanas dos processos de gesto, automao, produo e inovao tecnolgica nas empresas sediadas no estado, para os anos de referncia de 1996 e 2001, com possibilidade de desagregao por grandes regies no Estado. A PECOMPE, j citada anteriormente, realizada atravs de convnio com o Sebrae levantando mensalmente dados sobre faturamento, pessoal ocupado e gastos com salrios em uma amostra de pequenas e mdias empresas, permitindo a desagregao de resultados por setor (Indstria, Comrcio e servios) para a Regio Metropolitana de So Paulo e interior do Estado. O Guia de Investimentos permite o monitoramento das tendncias do investimento produtivo no Estado de So Paulo, organizados em tabelas que discriminam, para as diversas regies e municpios do Estado, os investimentos anunciados segundo origem do capital (pas sede da empresa), tipo de investimento (implantao, ampliao, modernizao) e setor de atividade. Alm dessas pesquisas, a Fundao SEADE tem tambm produzido diversos Indicadores Sociais Sintticos, para auxiliar na formulao e tomada de deciso quanto alocao dos recursos pblicos e priorizao das polticas sociais como o IPRS ndice Paulista de Responsabilidade Social ; o IVJ ndice de Vulnerabilidade Juvenil; e o IPVS ndice Paulista de Vulnerabilidade Social. Cada ndice foi desenvolvido para atender uma perspectiva diferente de orientao em polticas pblicas, empregando diferentes variveis e referidos a unidades territoriais tambm especficas.

23

Quadro 6: Principais ndices Sociais do Seade


ndi nd i ce IPRS Objetivo Indicador qualitativo (tipologia), desenvolvido para atender demanda da Assemblia Legislativa de So Paulo, para identificar o estgio de desenvolvimento social dos 645 municpios paulistas, segundo nvel de riqueza, longevidade e escolaridade Fontes de da dos Diversos registros administrativos disponveis no SEADE, compilados das informaes provenientes de Secretarias Estaduais e outros rgos Unidade territori territor i al Municpios Aspectos metodolgicos Tipologia construda atravs da aplicao da anlise fatorial e de agrupamentos Riqueza Consumo residencial de energia eltrica Consumo de energia eltrica na agricultura, no comrcio e nos servios Remunerao mdia dos empregados com carteira assinada Valor adicionado fiscal per capita Longevidade Taxa de mortalidade infantil Taxa de mortalidade perinatal Taxa de mortalidade de 15 a 39 Taxa de mortalidade de 60 anos e mais Escolaridade % de jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental % de jovens de 15 a 17 anos com pelo menos quatro anos de estudo % de jovens de 18 a 19 anos com ensino mdio % de crianas de 5 a 6 anos que freqentam pr-escola ndice construdo atravs de anlise fatorial, com base nas variveis: Taxa anual de crescimento populacional entre 1991 e 2000; Percentual de jovens, de 15 a 19 Anos, no total da populao do distrito; Taxa de mortalidade por homicdio da populao masculina de 15 a 19 anos; Percentual de mes adolescentes, de 14 a 17 Anos, no total de nascidos vivos; Valor do rendimento nominal mdio mensal, dos responsveis por domiclios particulares permanentes; Percentual de jovens de 15 a 17 anos que no freqentam ndice construdo atravs de anlise fatorial, com base nas variveis: Anos mdios de estudo do responsvel pelo domiclio; % de responsveis pelo domiclio com ensino fundamental completo; % de responsveis com renda at 3 salrios mnimos; Rendimento nominal mdio do responsvel pelo domiclio; % de responsveis pelo domiclio alfabetizados; Idade mdia do responsvel pelo domiclio; % de responsveis com idade at 29 anos; % de pessoas com at 4 anos

IVJ

Instrumento auxiliar na escolha de reas de interveno de programas na rea da Sec. Est. Cultura, para identificar distritos da cidade de So Paulo com maiores nveis de vulnerabilidade de jovens

Censo Demogrfico 2000 e Sistema de Estatsticas Vitais

Distritos da cidade de So Paulo

IPVS

identificar reas intramunicipais com grande concentrao de famlias pobres. Instrumento auxiliar na focalizao de programas de transferncia de renda

Censo Demogrfico 2000

Setor Censitrio 2000 (agrupamento contguo de aproximadame nte 300 domiclios, independentem ente do porte populacional do municpio onde se localizam)

24

no total de residentes

25

TEXTO

Painis de Monitoramento e Avaliao de Programas e Projetos

Objetivo de aprendizagem:
Apresentar Avaliao o conceito de Painel de Monitoramento para apoio e ao como ferramenta essencial

gerenciamento de programas e projetos.

A construo de painis de monitoramento e avaliao constitui-se num dos elementos fundamentais para o gerenciamento de programas e projetos. Um painel bem elaborado, atualizado e bem utilizado pode propiciar um significativo ganho de qualidade e eficincia gerenciais. um instrumento que auxilia o gestor a selecionar, organizar e administrar as informaes relevantes para a tomada de decises estratgicas ou operacionais. Sero apresentadas, aqui, orientaes bsicas e dicas para a construo e utilizao de painis de monitoramento e avaliao de programas e projetos.

1. A utilizao de indicadores na gesto de programas


Princpio da finalidade ou da eficcia A aplicao da racionalidade gerencial na gesto pblica tem origem na administrao por objetivos (Peter Drucker) e busca construir uma lgica de resultados a par da lgica de meios, to caracterstica da gesto das burocracias pblicas. Nos ltimos tempos, a administrao pblica cada vez mais confrontada com a extenso da natureza de suas atividades, com a reduo relativa de seus meios, ao mesmo tempo em que mais cobrada na sua eficcia. Resulta da a maior busca de experincias, visando a introduzir o gerenciamento por objetivos, seja no mbito da gesto das instituies pblicas, seja no mbito da gesto de projetos especficos. William Edwards Deming (1900-1993), conhecido como o profeta da qualidade e filsofo do gerenciamento, um dos nomes mais influentes no renascimento econmico do Japo, proferiu a clebre frase: No se gerencia o que no se mede, no se mede o que no se define, no se define o que no se entende, no h sucesso no que no se gerencia. Ao destacar as palavras-chave entender, definir, medir, gerenciar e sucesso pode-se depreender que o sucesso tem incio no entendimento da situao; assa pela definio da trajetria e seus indicadores; exige a medio ou aferio da situao em cada momento, para que se possa tomar decises acertadas e, assim, chegar ao resultado esperado. Percebe-se, desse modo, que os indicadores e sua aferio (medio) tm lugar de destaque no processo gerencial de sucesso.

Indicadores e o ciclo de gesto pblica A gesto de programas est inserida no contexto de formulao, execuo, acompanhamento e avaliao, que compem o ciclo da gesto pblica; envolve diversas fases, assim como o uso de diferentes tipos de indicadores.

26

Os indicadores utilizados na fase de anlise da situao ou diagnstico so de natureza distinta daqueles referentes fase de execuo e avaliao dos resultados, como j mencionado em captulo anterior. importante destacar que o painel de monitoramento e avaliao de programas aplica-se melhor s duas ltimas fases. a) Diagnstico ou anlise da situao atual Esta fase envolve a anlise de indicadores sociais relacionados temticas diversas, que possam orientar a identificao de problemas e demandas prioritrios. O que se pretende diagnosticar, comparar, classificar e analisar tendncias, por meio de indicadores j existentes. b) Formulao ou concepo do programa A partir do diagnstico realizado, so estabelecidos os objetivos do programa, seu pblico-alvo e/ou tema, suas diretrizes e aes (projetos e atividades operacionais) e a previso dos recursos necessrios. Nesta fase, importante que haja a definio dos indicadores de monitoramento e avaliao, com a concepo dos quatro grupos de indicadores essenciais para a gesto de programas: insumos, projetos, atividades e resultados. Desse modo, os objetivos podem ser traduzidos em indicadores e metas; a natureza dos produtos finais deve ser especificada, assim como um cronograma com a previso oramentria (investimento) no mbito dos projetos; os produtos estratgicos, os indicadores e metas de processo devem ser definidos, bem como o custeio estimado para a etapa das atividades. c) Gerenciamento da execuo Nesta fase, o painel de monitoramento e acompanhamento das atividades ganha vida, com a verificao da pertinncia dos indicadores e das metas definidas na fase anterior. A comparao entre os valores aferidos e as metas estabelecidas ir oferecer ao gestor, e demais interessados, um quadro para avaliao do andamento da execuo. Uma boa concepo e um bom planejamento no so suficientes para garantir resultados. necessria uma boa execuo da estratgia adotada e, neste momento, os indicadores, se bem concebidos, so a base para a tomada de deciso segura e bem fundamentada. d) Avaliao dos resultados A avaliao deve estar integrada rotina do gerenciamento, trazendo maior garantia de eficcia, uma vez que produz um senso de compromisso e alinhamento da equipe com os resultados esperados. A avaliao permanente desloca naturalmente o foco para o cliente da ao e no para a ao em si, propiciando o ajuste das estratgias e conseqente correo de rota durante a execuo e a produo de melhores resultados.

2. Gerenciamento e o Sistema de Pilotagem


O sistema de pilotagem um instrumento a servio do gerenciamento e se constitui numa ferramenta fundamental de ajuda para a tomada de decises. Geralmente, constitudo de duas categorias: o painel de controle e os dirios de bordo. Painel de Controle: um suporte informativo (documento em papel ou em sistema informatizado), que contm e apresenta informaes de sntese, sob a forma de indicadores, e permitem ao gerente conhecer a situao global em tempo til para tomar decises de percurso. Dirios de bordo: so contedos informativos mais especficos sobre os objetivos e os resultados esperados, sobre a natureza do empreendimento e das ocorrncias ao longo da gesto. Incluem tambm os painis de controle das autoridades subordinadas. Podem conter snteses de estudos, relatrios, situaes de oramento e finanas, estatsticas etc. A simbologia dessas duas figuras remete experincia de conduzir uma aeronave ou uma embarcao onde necessrio ter informaes a tempo de tomar decises de percurso, tendo em vista chegar a um objetivo determinado. Essas informaes devem ser encontradas nos dirios de bordo, que devem conter dados e informaes, previamente armazenados, do planejamento de viagem e das ocorrncias ao longo do percurso, ou no painel de controle, que deve estar constitudo de informaes necessrias para acompanhar e avaliar a rota e as condies de navegao. Essa simbologia nos permite perceber a natureza das ferramentas propostas, mas no deve confundir-nos quanto s diferenas de complexidade entre a gesto de programas governamentais e a tarefa de dirigir equipamentos que permitem controle quase completo das variveis tcnicas envolvidas.
27

3.

Sistema de pilotagem x Sistema de informaes

O sistema de pilotagem diferencia-se de um sistema de informaes. Os sistemas de informaes captam, em geral, um conjunto de informaes acerca de uma atividade ou um propsito e costumam ser o mais abrangente possvel. Suas informaes tm carter perene e so armazenadas ao longo do tempo para permitir anlises as mais diversas e de diferentes interesses e propsitos. So exemplos de sistemas de informaes, no mbito de organizaes pblicas, o sistema de informaes educacionais, o sistema de informaes em sade pblica, o sistema de informaes de segurana pblica, o sistema de cadastro de veculos automotores etc. Por outro lado, o sistema de pilotagem configura-se como um sistema de informaes especfico, aplicado gesto de determinado empreendimento, seja ele uma organizao, um programa ou um projeto determinado. Suas informaes tm relevncia temporal, perdendo seu sentido fora do tempo til da informao. um sistema voltado para informar o dirigente acerca de aspectos importantes do desempenho da organizao ou do programa ao longo da gesto. Assim, um sistema que se aproveita dos sistemas de informaes, mas atende s necessidades especficas da gesto do empreendimento. Assim, para cada empreendimento deve ser construdo um sistema de pilotagem especfico, em funo das necessidades de acompanhamento, avaliao e tomada de decises gerenciais prprias ao empreendimento e visando aos resultados esperados. Nesse sentido, fundamental ter muito claro os principais aspectos constitutivos da organizao ou projeto que do o sentido e a direo gesto, bem como explicitam os resultados almejados. So eles que devem orientar a formulao do sistema de pilotagem. Esses aspectos so em geral tratados no mbito do planejamento estratgico e so identificados na misso, na viso de futuro, nas diretrizes estratgicas, nas funes ou misses das reas constitutivas da organizao ou projeto, nas atividades ou produtos decorrentes das operaes, projetos ou aes governamentais. Esse conjunto de aspectos faz parte do que chamamos no incio deste texto de lgica de resultados, pois o foco so os objetivos. Adotamos o conceito de objetivo como sendo um resultado mensurvel a ser atingido pelo responsvel de uma unidade de trabalho em um dado prazo.

4. Nvel de informao e nvel de deciso


Para tomar decises gerenciais, seja de correo de percurso ou de desempenho em um empreendimento, so necessrias diferentes informaes e a tomada de deciso deve ser feita em nveis distintos de responsabilidade na estrutura de comando do empreendimento. Assim, os diferentes gestores de uma mesma organizao ou projeto tero responsabilidades diferentes e precisaro de informaes mais detalhadas ou mais sintticas, conforme as necessidades das decises a serem tomadas. Quanto ao nvel de informao, um gestor especfico far uso sistemtico e peridico do seu painel de controle, com os indicadores de sntese e sinais de alerta para acompanhar e avaliar de modo rpido seu empreendimento. Sempre que precisar de uma informao mais completa e abrangente, dever fazer uso do seu dirio de bordo, que deve conter relatrios da organizao, estudos e estatsticas sobre o empreendimento, os painis de controle dos subordinados etc. Se necessitar de um nvel mais abrangente de informao, far uso dos sistemas de informaes existentes na organizao ou fora dela. Quanto ao nvel de deciso, o sistema de pilotagem deve variar em funo do nvel de responsabilidade do gestor no empreendimento. Contedos diferentes e adequados s necessidades de cada nvel devem compor os instrumentos do sistema de pilotagem.

28

5. Composio do painel de controle


Considerando que um painel de controle deve focar o gerenciamento do programa, seus componentes bsicos devem ser:

1) Indicadores de insumos ou recursos: previso versus utilizao dos recursos, especialmente os financeiros (tanto de investimento quanto de custeio); 2) Indicadores de andamento do projeto: previso versus execuo dos produtos da fase de estruturao do programa (infra-estrutura fsica, tecnolgica, metodolgica e demais recursos); 3) Indicadores de operao ou atividade: previso versus realizao das atividades operacionais de rotina, destacando os principais produtos e processos correspondentes; e 4) Indicadores de resultado: metas versus resultados alcanados.
Com um painel atualizado, o gerente do programa poder acompanhar a execuo (indicadores dos grupos 2 e 3); avaliar a eficincia, comparando a execuo com o consumo dos recursos; e verificar a eficcia, comparando os indicadores de resultado (grupo 4) com os de insumos (grupo 1).

Modelo referencial para a construo do Painel de Controle para o monitoramento de um Programa

Estruturao
E vo lu o
10 0% 9 0% 8 0% 7 0% 6 0% 5 0% 4 0% 3 0% 2 0% 1 0% 0% 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 0 1 1 12 1 3 1 4 15 1 6 1 7 18 1 9 20

Operao
Benefcio Concedido
10 0 80 60 % 40 20 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Indicadores Sociais

Populao Alvo Beneficirios ou usurios


Situao objeto da interveno

A va n o fs ic o

Sociedade

Sociedade Populao Alvo Beneficirios ou usurios


Resultado Esperado

Me s es
P revis to Real iz ado

Meses P revisto Realizado

Avano Financeiro
29

Custo operacional

Projetos

Atividades

Indicadores de execuo Indicadores de atividades (projeto) rotineiras (processo)

Indicadores de resultado

Indicadores de Impacto

Situao Situa Atual

Painel de Bordo do Programa

Situao Situa Desejada

6. Dicas para construo do painel de controle


A construo do painel de controle deve ser o mais simples possvel para que no se torne um obstculo. Seu desenvolvimento deve ser encarado como um processo de aprendizagem em que a experincia vai enriquecendo a capacidade de melhorar o conjunto das informaes e sua utilizao. A seguir, so apresentadas algumas dicas para sua construo: No se fixe demais em modelos: no existe um modelo ideal. Seu painel de controle deve grudar na realidade e nas prioridades de seu programa; Busque um formato que seja suficientemente comunicativo a todos interessados Normalmente, a representao grfica do previsto versus o realizado oferece boa aceitao e rpida assimilao para a maioria dos envolvidos na gesto; No exagere nos detalhes. No acumule em seus painis de controle um excesso de informaes que podem ser facilmente encontradas em outros lugares. O painel de controle do programa no deve substituir o sistema de informao das organizaes ao qual programa esteja vinculado; Utilize poucos e bons indicadores. O excesso de informao produz desinformao. Valem mais alguns indicadores confiveis do que muitos indicadores incertos; Envolva a equipe na formulao, formatao e manuteno do painel. Ele um instrumento gerencial coletivo e seus colaboradores devem aderir sua concepo para contribuir na sua alimentao e utilizao; Reserve um campo para observaes. Sempre surgem situaes inesperadas e/ou a necessidade de noticiar um acontecimento importante, seja o alcance de uma meta parcial ou um ponto de controle do projeto, por exemplo. Reproduza periodicamente as informaes do painel em um relatrio pr-formatado para distribuir aos interessados no acompanhamento do programa, seja para a prestao de contas, seja como instrumento de motivao para os colaboradores internos ou externos.

30

TEXTO

Aspectos Metodolgicos da Construo e Anlise de Indicadores

Objetivo de aprendizagem:
Introduzir os conceitos da estatstica descritiva para a construo de Indicadores.

A rpida difuso de procedimentos estatsticos, impulsionada pela incorporao de computadores maior parte das atividades profissionais, exige do gestor pblico o desenvolvimento de habilidades tanto na rea da Informtica quanto na de Anlise Estatstica. A Anlise Quantitativa, por sua vez, s pode ser realizada de forma confivel, mediante o domnio de um conjunto de conceitos estatsticos bsicos. Os equvocos analticos provocados pela inobservncia de um quadro conceitual podem ser ainda agravados se essas estatsticas forem calculadas sem o conhecimento de suas aplicabilidades e limitaes. No raro, pode-se chegar a concluses equivocadas justamente pelo uso aleatrio de algumas medidas estatsticas. Ao conhecimento necessrio para o uso da Estatstica e mediante o

refinamento analtico obtido com o constante exerccio metodolgico, pode-se lanar mo de ferramentas capazes de abreviar o trabalho de anlise requerido em quase todas as etapas da Gesto Pblica.

1. Conceitos bsicos

O trabalho de anlise estatstica aplicada gesto e ao monitoramento de projetos deve-se iniciar com a seleo criteriosa das variveis a serem utilizadas. O gestor precisa ter clareza de que, embora essa definio seja aparentemente trivial, as variveis diferem entre si quanto sua natureza. O Quadro 1 sistematiza essa tipologia. Quadro 1 Tipos de Variveis

Nominal Qualitativa Ordinal Varivel Dicotmica Discreta Quantitativa


31

Contnua

As variveis qualitativas so aquelas que, como o prprio nome sugere, exprimem uma qualidade. Essa qualidade de interesse pode ser de carter ordinal, onde seus atributos apresentem determinada hierarquia interna, como, por exemplo, o nvel de instruo e o estado civil. Se os atributos da varivel qualitativa no constituem essa hierarquia interna, afirma-se tratar de uma varivel nominal, de que so exemplos as variveis Sexo e Lugar de Nascimento. Por outro lado, as variveis podem expressar nmeros, sendo, portanto, denominadas variveis quantitativas. Se as variveis resultam de um processo de medio, assumindo valores decimais, so denominadas variveis contnuas. Entretanto, se resultam de contagem, assumindo valores inteiros, so definidas como variveis quantitativas discretas. Nos procedimentos amostrais, que incluam alguma modelagem estatstica, comum quantificar algumas variveis qualitativas. Pode-se, por exemplo, criar uma escala de valores, onde a gradao entre pouco=1, mdio=2 e muito=3 possa ser utilizada para medir o grau de aceitao de uma ao governamental por parte de determinada populao. Pode-se, ainda, atribuir um valor 1 ao atributo de interesse e 0 aos demais atributos. Esse ltimo procedimento utiliza variveis binrias ou dicotmicas. Estabelecido esse quadro conceitual sobre os tipos de variveis, trata-se agora da forma adequada de representao tabular e grfica dessas informaes. Observe nas tabelas 1 e 2 que o grau de instruo dos 36 empregados possui apresentao tabular distinta da verificada nos salrios. Essa ltima varivel, devido ao diferentes valores que assume, foi agrupada em classes de salrios. No que se refere representao grfica, note que o grau de instruo pode ser representado pelo grfico de setores (pizza), enquanto os salrios so representados por barras justapostas, visto tratar-se de variveis contnuas.
Tabela 1 Freqncia e porcentagens dos 36 empregados da seo de oramentos da Cia. MB, segundo grau de instruo Grau de Instruo Freqncia (ni) Proporo (fi) Porcentagem (fi)*100 Fundadmental 12 0,33 33,33 Mdio 18 0,50 50,00 Superior 6 0,17 16,67 Total 36 1,00 100,00
Fonte: Bussab & Morettin, p. 12, 2002

Tabela 2 Freqncia e porcentagens dos 36 empregados da seo de oramentos da Cia. MB, por faixa de salrio Faixa de salrio 4,00 8,00 8,00 12,00 12,00 16,00 16,00 20,00 20,00 24,00 Total Freqncia (ni) 10 12 8 5 1 36 Proporo (fi) Porcentagem (fi)*100 0,28 27,78 0,33 33,33 0,22 22,22 0,14 13,89 0,03 2,78 1 100

Fonte: Bussab & Morettin, p. 13, 2002

Figura 1 - Grfico em setores para o grau de instruo


Superior 17%
14

Figura 2 - Histograma das faixas salariais

Fundadmental 33%

12

10

Mdio 50%
0 4,00 a 8,00 8,00 a 12,00 12,00 a 16,00 16,00 a 20,00 20,00 a 24,00

32

A definio das variveis, a serem utilizadas no trabalho de monitoramento ou avaliao de aes e projetos, constitui a parte inicial do tratamento estatstico. Nos estgios que se seguem a esse, usual o emprego de algumas medidas como Razo, Proporo, Taxa e ndice. Ocorre que, em alguns casos, nota-se certa confuso entre os seus conceitos, fato que pode dificultar o entendimento acerca do que se deseja mensurar. Define-se Razo como a relao, comumente por cem (%) ou por mil (), entre dois valores que pertencem a populaes diferentes. Por exemplo, o total de alunos do sexo masculino e o total do sexo feminino, consumo de energia eltrica por hora etc. A forma matemtica que exprime essa relao a seguinte:

Rz =

XA * 100 XB

ou

Rz =

XA * 1000 XB

(1)

Se esses valores ou grandezas pertencem a uma mesma populao, sendo o numerador parte do denominador, a relao calculada proporcional e sua forma a seguinte:

Pr op =

Xa * 100 XA

ou

Pr op =

Xa * 1000 XA

(2)

Para medir a intensidade de uma variao no tempo, crescimento ou decrescimento, utilizamos as taxas. Em outras palavras, o emprego de taxas s se justifica quando existe uma dimenso temporal envolvida, ou seja, pelo menos dois pontos no tempo (T0 e T1).

T 0,T 1 = tempo

X T1 X 1 * 100 ou T 0,T 1 = tempo T 1 1 * 1000 XT0 XT0

(3)

As definies acima permitem compreender que, em muitos casos, calcula-se de uma forma e d-se o nome de outra. Isso acontece, por exemplo, com a medida de analfabetismo. Quando se divide o total de analfabetos pela populao de um pas, tem-se a proporo de analfabetos e no a taxa de analfabetismo. Essa ltima seria, portanto, o total de analfabetos no tempo T1 em relao ao total no T0, conforme equao 3, acima. Pode-se argumentar, contudo, que o termo proporo de analfabetos no possui a mesma facilidade de entendimento por parte do grande pblico, da a preferncia pela taxa. Mediante um impasse desse tipo, aconselha-se a utilizao do termo ndice, dada sua maior flexibilidade conceitual, ou seja, podese utilizar o termo ndice de analfabetismo de forma a facilitar o entendimento mais amplo, sem prejuzo ao quadro conceitual aqui tratado. O clculo de taxas, razes, propores e ndices auxiliam sobremaneira as anlises quantitativas, mas so medidas, de certo modo, pouco refinadas. Tomando como exemplo o analfabetismo, no se pode conhecer atravs dessas medidas a idade mdia das pessoas caracterizadas como analfabetos, nem em que idade ou grupo etrio essa condio mais intensa. Assim, sempre que for

33

necessrio um conjunto de medidas mais refinadas, de forma a resumir determinada caracterstica de uma populao ou de parte dela, recorre-se Estatstica Descritiva.

2. Anlise Estatstica: descrevendo os nmeros

2.1 Medidas de Tendncia Central A Anlise Descritiva de um conjunto de dados permite que o gestor pblico faa uma primeira aproximao de algumas caractersticas de interesse a partir da base de dados estudada. O clculo de medidas-resumo, como o valor mdio, dominante e mediano, fornece ao tcnico informaes sobre a tendncia de esses dados se concentrarem ou no no centro da distribuio. O valor mdio de uma distribuio deve ser calculado de acordo com a natureza da varivel em estudo. Se os nmeros representam grandezas aritmticas gerais, usa-se a mdia aritmtica (4); no entanto, se se trata de taxas, a medida adequada a mdia geomtrica (5). Mdia a) Mdia aritmtica: define-se como a razo entre a soma dos termos e o total de termos, podendo essa relao ser ponderada.

xi
i =1

x=

ou

x
i =1 n i =1

* fi

x=

f
i

(4)

Como exemplo, observe o clculo da mdia para os dados da tabela a seguir.


Tabela 2 Freqncia e porcentagens dos 36 empregados da seo de oramentos da Cia. MB, por faixa de salrio Faixa de salrio 4,00 8,00 8,00 12,00 12,00 16,00 16,00 20,00 20,00 24,00 Total Freqncia (fi ) 10 12 8 5 1 36
xi 6 10 12 14 16 x i*f i 60 120 96 70 16 362

Fonte: Bussab & Morettin, p. 13, 2002

xi * f i
i =1

x=

x=

362 = 10,05 36

f
i =1 i

b) Mdia geomtrica: a raiz n-sima do produto dos n termos diferentes de zero e positivos, simples ou ponderados.

34

x g = n xi * ... * x n ou

x g = n xi i * ... * x n

fn

(5)

Exemplo b1: Clculo da mdia geomtrica qinqenal das taxas de crescimento do PIB brasileiro entre 1980 e 2000.

Tabela 3 - Taxas decrescimento do PIB, 19802000 Perodos % 198085 3,8 198590 4,2 199095 2,1 199500 3,1
_

Tabela 4 - Taxas decrescimento do PIB, 19802000 Perodos % 198085 3,8 198590 4,2 199095 4,2 199500 3,1

x g = 4 3,8 * ... * 3,1 = 3,19

x g = 4 3,8 * 4, 2 2 * 3,1 = 3,8

As estatsticas acima calculam um valor que em mdia represente o conjunto de dados estudados. Portanto, ser tanto melhor quanto mais homogneas forem tais informaes. No entanto, em alguns casos, pode-se notar que h determinados valores, de maior ou menor magnitude, que se distanciam dos demais. Nessas circunstncias, onde existam valores extremos, a utilizao da mdia pode no ser adequada na medida em que esses valores extremos (outliers) possam distorcer a estatstica. Em seu lugar, utiliza-se a moda ou a mediana como estatsticas. oda: c) Moda: o valor mais freqente ou dominante verificado em uma distribuio. Admita, a ttulo de exemplo, os seguintes dados X={1,2,3,3,4}. fcil observar que o valor 3 o de maior freqncia (2 vezes). Quando se trata de nmeros simples, possvel que no exista moda, ou seja, que cada nmero da distribuio aparea apenas uma vez. Nesse caso, a distribuio denominada amodal. Pode-se ainda calcular essa estatstica para os dados agrupados em classe, sendo esse procedimento mais complexo que o anterior. Aqui utilizaremos o mtodo de King para calcular essa estatstica, conforme abaixo:

Mo = l +

f _ post *h f _ ant + f _ post

(6)

Onde, l o limite inferior da classe modal; f_post a freqncia simples posterior da classe modal; f_ant a freqncia simples anterior da classe modal;

35

h a amplitude da classe modal. Exemplo c1: Clculo da moda dos dados contidos na Tabela 2 a seguir.

Tabela 2 Freqncia e porcentagens dos 36 empregados da seo de oramentos da Cia. MB, por faixa de salrio Faixa de salrio 4,00 8,00 12,00 Classe Modal 8,00 12,00 16,00 16,00 20,00 20,00 24,00 Total Freqncia (ni) 10 12 8 5 1 36

Mo = 8 +

8 * 4 = 9,8 8 + 10

Fonte: Bussab & Morettin, p. 13, 2002

Ou seja, o salrio dominante da empresa R$9,8SM. ediana: d) Mediana: a terceira medida de tendncia central e divide a distribuio ordenada de dados em duas partes iguais, 50% abaixo e 50% acima dela. Seu clculo tambm relativamente simples. A ttulo de exemplo, admita a distribuio com cinco elementos, X1={1,3,4,5,9}. Logo, o valor 4 e que ocupa a terceira posio, o que divide o conjunto de dados ordenados de forma crescente em duas partes iguais. J na distribuio com seis elementos, X2={1,3,4,5,7,9}, o elemento mediano est entre os nmeros 4 e 5, ou seja est entre o terceiro e o quarto valores. Em sntese, quando se tratar de uma distribuio com nmero de observaes mpar, a mediana ocupar a posio

n +1 , 2

que, no primeiro caso,

Me =

5 +1 = 3, 2

indicando que a mediana 4. Quando o nmero de observaes

for par, a mediana obtida atravs da mdia simples entre os elementos

n 2

e o

seguinte. No exemplo com X2={1,3,4,5,7,9}, a mediana obtida calculando a mdia entre o terceiro e o quarto elementos (

4+5 = 4,5. 2

O clculo da mediana para dados agrupados em classes exige um trabalho maior que o apresentado acima. Utilizando as informaes da Tabela 2 a seguir, calcula-se a mediana seguindo os passos abaixo: 1 - Construo da Freqncia Acumulada Abaixo de (Fac_abaixo); 2 Clculo do elemento de ordem ou elemento mediano

E Me =

independentemente do total de observaes; 3 - Identificao da classe mediana; 4 - Clculo do valor mediano, atravs de:

n , 2

36

Me = l +

E Me Fac _ acum _ abaixo *h f Me

(7)

No exemplo, temos que construda a freqncia acumulada abaixo de (Fac_abaixo 1 passo), obtemos: 2 passo O elemento mediano est na:

E Me =

36 = 18 0 posio 2

3 passo A classe mediana ser aquela que contiver o 18 elemento, ou seja, a que tiver a freq_abaixo maior ou igual a 18. Essa classe de 8 a 12 SM. 4 passo O valor mediano estar, portanto, entre 8 e 12 SM, sendo estimado conforme a equao 7.

Tabela 2 Freqncia e porcentagens dos 36 empregados da seo de oramentos da Cia. MB, por faixa de salrio Faixa de salrio 4,00 8,00 8,00 12,00 12,00 16,00 16,00 20,00 20,00 24,00 Total Freqncia (ni) 10 12 8 5 1 36 Fac_abaixo
10 22 30 35 36

Me

Me = 8 +

18 10 * 4 = 10,7 SM 12

Fonte: Bussab & Morettin, p. 13, 2002

Dos clculos acima, tem-se que metade dos funcionrios da empresa ganha at 10,7 SM. Feitos esses clculos, pode-se agora analisar a distribuio de salrios dessa empresa. Essas estatsticas indicam que: i) o salrio mdio de 10,05 SM; ii) o salrio mediano de 10,7 SM; iii) o salrio dominante de 9,8 SM. Note que o salrio dominante (9,8 SM), sendo inferior mdia (10,05 SM), indica a existncia de importante nmero de empregados com baixo salrio relativo. Por outro lado, o valor assumido pelo salrio mediano (10,7), superior s outras estatsticas, sugere a existncia de funcionrios com elevados salrios.

2.2 Medidas de disperso A anlise descritiva deve tambm considerar o grau de heterogeneidade desse conjunto de dados. Conforme visto anteriormente, pode-se utilizar esse conceito para decidir sobre que medida de tendncia central a mais indicada para resumir um conjunto de dados.

37

Desvioa) Desvio-padro: a quantificao dessa heterogeneidade ou a disperso de um conjunto de dados obtida calculando-se o desvio-padro. Define-se desviopadro como a mdia quadrtica dos resduos centrados, padronizada pela raiz quadrada. A lgica desse clculo consiste em dimensionar a distncia ao quadrado de cada ponto em relao mdia dos pontos. A seguir, formaliza-se o desviopadro:

dp =

_ xi x * f i i =1 n n

(8)

A Tabela 2 apresenta a coluna construda com o denominador da equao 8. O somatrio desse denominador divido pelo total de observaes e obtida a raiz quadrada.
_ xi x * f i i =1 = n n 2

Tabela 2 Freqncia e porcentagens dos 36 empregados da seo de oramentos da Cia. MB, por faixa de salrio Faixa de salrio 4,00 8,00 8,00 12,00 12,00 16,00 16,00 20,00 20,00 24,00 Total Freqncia (fi) 10 12 8 5 1 36
xi 6 10 12 14 16 xi*f i 60 120 96 70 16 362 (xi-x) *f i 164,475 0,037 30,247 77,793 35,336 307,889
2

dp =

307,889 = 2,92 36

Fonte: Bussab & Morettin, p. 13, 2002

Observando que o desvio-padro de 2,92 SM, pode-se ainda construir uma medida relativa de concentrao, utilizada principalmente na comparao da variabilidade entre duas populaes. Trata-se do Coeficiente de Variao. b) Coeficiente de Variao: mede a variabilidade de um conjunto de dados, em termos percentuais. Essa estatstica obtida dividindo o desvio-padro pela respectiva mdia vezes 100, conforme abaixo:

CV =

dp
_

* 100

(9)

Para os dados da Tabela 2, temos que o coeficiente de variao :

CV =

2,92 * 100 = 29,05% , 10,05

ou

seja,

os

dados

acima

apresentam

uma

variabilidade de 29% da mdia.

3. Inferncia Estatstica: Compreendendo o todo por meio das partes

38

3.1 Conceitos bsicos de inferncia estatstica As tcnicas de amostragem ou levantamentos amostrais so procedimentos estatsticos utilizados para se produzir conhecimento sobre instantneos da realidade ou sobre caractersticas de uma populao. Sendo esse conhecimento obtido por meio do estudo de parte da populao ou universo, define-se que amostrar significa selecionar uma parte desse universo, a partir da qual se pode analisar ou inferir sobre determinadas caractersticas da populao.

Definies importantes: Populao ou Universo o conjunto de todos os elementos. Amostra parte representativa da populao. Amostra uma parte do universo. Unidade Amostral representa o elemento ou elementos disponveis para anlise no processo amostral. Censo uma pesquisa em que todos os elementos que formam a populao so entrevistados. Pesquisa Amostral analisa a parte da populao selecionada na amostra.

O censo e a amostra diferem essencialmente quanto dimenso da pesquisa, ou seja, enquanto a primeira estuda a populao, a segunda aplicada em parte dela. Essa distino implica saber em que circunstncia deve-se optar por uma outra modalidade. Em situaes em que a populao seja pequena ou os dados populacionais estiverem disponveis, deve-se optar pelo censo. Exceto em tais circunstncias, deve-se optar pelas pesquisas amostrais, principalmente devido sua potencialidade em promover excelentes resultados desde que observados os aspectos metodolgicos com menores custo e tempo. Em termos gerais, parte fundamental do trabalho empregado em um processo amostral baseia-se em dois pressupostos gerais. O primeiro diz respeito capacidade de uma parte (amostra) conter informaes que sejam suficientemente representativas do todo (universo). Em segundo lugar, admite-se que os possveis erros nessa representao sejam minimizados pela combinao entre a sobrestimao e subestimao da caracterstica de interesse. Formalmente, uma amostra deve apresentar trs caractersticas: i) preciso: diz respeito distncia entre a verdadeira informao

(desconhecida) na populao e a que foi estimada por meio da amostra. A medida dessa preciso o erro padro; ii) eficincia: uma medida relativa obtida da comparao entre os diversos tipos de amostra no sentido de utilizar aquele que produza os melhores resultados, tanto em termos quantitativos quanto de economia de tempo de recursos; iii) correo ou ausncia de vis: est relacionada com a capacidade de o condutor da pesquisa evitar possveis vieses ou erros sistemticos, de forma a evitar super ou subestimativas.

39

Tratando especificamente dos tipos de amostragem, so classificadas em dois grupos:

no-probabilsticas: so aquelas em que a seleo dos elementos da amostra influenciada pela preferncia ou julgamento do pesquisador. Assim, no se conhece a probabilidade de um elemento fazer parte da amostra, da mesma forma que no permite concluses acerca da populao. As principais modalidades de amostragens no-probabilsticas so: a) amostras por convenincia: so aquelas selecionadas de acordo com a convenincia explcita da pesquisa. Esse procedimento, apesar de pouco confivel, utilizado com fins exploratrios, em que o objetivo principal seja obter informaes pontuais sobre dado assunto, como, por exemplo, a aceitao do sabor de determinado produto, muito realizada em supermercados; b) amostras intencionais: so aquelas onde os casos a serem analisados so escolhidos por apresentarem determinada caracterstica de interesse da pesquisa. Seria o caso, por exemplo, de selecionar dentre os fumantes aqueles que apresentem problemas respiratrios crnicos. Tambm nessa modalidade de pesquisa no se pode fazer qualquer considerao sobre essa caracterstica no universo. c) amostra por cotas: deriva da amostra intencional e o pesquisador busca reproduzir a mesma composio do universo. Um dos aspectos desse procedimento, alm da impossibilidade de inferncia, justamente a necessidade de conhecimento prvio sobre a composio da populao, informao que em alguns casos pode estar indisponvel.

amostragem probabilstica: consiste no procedimento amostral em que todos os elementos da populao tm probabilidade conhecida de pertencer amostra. Se a probabilidade de pertencimento amostra a mesma para cada elemento da populao, tem-se um caso particular de amostragem, denominada probabilstica simples, que ser tratado a seguir. Vale, contudo, formalizar os principais estgios de um levantamento amostral.

levantamentos 3.2 Principais fases dos levantamentos amostrais A inferncia estatstica, parte complementar e posterior coleta de dados, o procedimento sobre o qual so derivadas concluses sobre a populao ou universo com base nas informaes amostrais e envolve duas partes essenciais: o teste de hiptese e a estimao. A estimao o clculo obtido na amostra que estatisticamente mais se aproxima da caracterstica de interesse manifestada pela populao. Por exemplo, quando uma pesquisa eleitoral afirma, a partir de uma amostra de 2 mil pessoas, que o candidato A possui 58% das intenes de voto, estima-se que esse percentual deva ser o mesmo manifestado pela populao do municpio pesquisado. O procedimento do teste de hiptese constitui-se, na verdade, em um teste estatstico em que o resultado obtido leva o pesquisador a aceitar ou rejeitar a hiptese de nulidade.

40

Nesse sentido, as fases de uma pesquisa amostral podem ser estruturadas da seguinte forma: 1 fase: Construes conceituais i) Formulao do problema: expressa algo de interesse que objeto do estudo da pesquisa. Construo do quadro conceitual; ii) Definio precisa das variveis e seus conceitos. Essas duas fases marcam a passagem do enfoque abstrato para a

representao concreta e observvel do objeto da pesquisa. Planejamento 2 fase: Planejamento e amostra Nessa fase da pesquisa, duas atividades so de igual importncia para o andamento do estudo: i) a formulao do plano de coleta, em que ser definido o tipo de estudo (descritivo ou analtico), as variveis a serem observadas, os fatores a serem controlados e os grupos populacionais a serem separados para comparao; ii) o desenho amostral ou plano amostral, que contm a definio do tipo de amostragem (sistemtica, casual simples, estratificada, por conglomerados) e dimensionamento da amostra. Nesse momento, tambm so realizados estudos-pilotos para detectar e corrigir alguns problemas estruturais ou mesmo calcular inicialmente algumas estatsticas. 3 fase: Operaes A coleta de dados seguida pelo processamento, pelas anlises dos dados e, finalmente, pela interpretao dos resultados.

4. Aspectos Metodolgicos da Construo e Anlise de Indicadores

O contedo quantitativo abordado at agora serve de base para duas principais tarefas monitoramento e gesto de projetos. As tcnicas de estatstica descritiva permitem conhecer determinadas caractersticas de um conjunto de dados, tenham eles carter censitrio, amostral probabilstico ou no-probabilstico. No transcorrer das atividades de acompanhamento e gesto de projetos, as duas ferramentas aqui tratadas a estatstica descritiva e as tcnicas de amostragem podem ser combinadas de forma a permitir ao gestor visualizar o comportamento da varivel em estudo. Tal procedimento consiste em utilizar os dados estatsticos para construo de grficos de controle de processos. Na literatura especializada em controle de qualidade so encontradas diversas metodologias de monitoramento de processos dos mais variados tipos. As que sero apresentadas a seguir denominamse Grfico de Controle de Amplitude (R) e Controle da Mdia (X-barra) e so utilizadas conjuntamente respectivamente. para monitorar a variabilidade e a mdia do processo,

41

Aritm X4.1. Grficos de Controle para a Amplitude (R) e para a Mdia Aritmtica Xbarra Os grficos R e X-barra para monitoramento de processos indicam se, ao longo de determinado perodo, o processo est sob controle, ou seja, se a variabilidade observada no transcurso do acompanhamento ocorre dentro de um intervalo aceitvel. Uma vez que o processo esteja em controle, passa-se avaliao da mdia. O estabelecimento desses intervalos para o grfico de controle R implica o clculo de um limite superior (LCS) e outro inferior (LCI), sendo dado conforme as equaes abaixo:

LCI = R 3 R
onde,
_

d3 d2

LCS = R + 3 R

d3 d2

(10)

R = amplitude mdia de cada subgrupo amostral;


d3= relao emprica entre o desvio padro e o desvio padro da amplitude para tamanhos de amostra diferentes; d2= relao emprica entre o desvio padro e a amplitude para tamanhos de amostra diferentes.
Os valores d3 e d2 esto tabelados segundo o tamanho da amostra de cada subgrupo (Ver anexo).

Exemplo de construo do Grfico para Controle de Amplitude (R) Admita a situao em que voc foi designado para acompanhar o desempenho do atendimento de emergncia de um pronto-socorro da capital depois da implantao de uma nova rotina. Esse acompanhamento foi feito durante vinte dias consecutivos, a partir de uma amostra aleatria de quatro casos de emergncia. O tempo desde a chegada do paciente emergncia at sua instalao na unidade de tratamento foi medida em minutos, conforme apresenta a Tabela 3, a seguir. Para construir o Grfico para Controle de Amplitude deve-se calcular a amplitude do tempo de atendimento (tempo mximo tempo mnimo), conforme ilustram as colunas A, B e C.

42

Dia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Tabela 3 - Tem po de atendimento por paciente Pacientes e Atendim ento Minutos 1 7,2 5,6 5,5 4,4 9,7 8,3 4,7 8,8 5,7 1,7 2,6 4,6 4,9 7,1 7,1 6,7 5,5 4,9 7,2 6,1 2 8,4 8,7 7,3 8,0 4,6 8,9 6,6 5,5 4,7 4,0 3,9 2,7 6,2 6,3 5,8 6,9 6,3 5,1 8,0 3,4 3 7,9 3,3 3,2 5,4 4,8 9,1 5,3 8,4 4,1 3,0 5,2 6,3 7,8 8,2 6,9 7,0 3,2 3,2 4,1 7,2 4 Tem p_Min (A) Temp_Max(B) 4,9 4,9 8,4 4,2 3,3 8,7 6,0 3,2 7,3 7,4 4,4 8,0 5,8 4,6 9,7 6,2 6,2 9,1 5,8 4,7 6,6 6,9 5,5 8,8 4,6 4,1 5,7 5,2 1,7 5,2 4,8 2,6 5,2 3,4 2,7 6,3 8,0 4,9 8,0 5,5 5,5 8,2 7,0 5,8 7,1 9,4 6,7 9,4 4,9 3,2 6,3 7,6 3,2 7,6 5,9 4,1 8,0 5,9 3,4 7,2 R_mdio Am plitude (R) (C=B-A) 3,5 5,4 4,1 3,6 5,1 2,9 1,9 3,3 1,6 3,5 2,6 3,6 3,1 2,7 1,3 2,7 3,1 4,4 3,9 3,8 3,3

Calculada a amplitude (coluna C), obtm-se a mdia das amplitudes, superior, conforme segue.

(R_mdio)= 3,3, cuja informao utilizada no clculo dos limites inferior e

LCI = 3,3 3 * 3,3


LCI = 3,3 + 3 * 3,3

0,88 = 3,3 4,23 0,93 2,059


0,88 = 3,39 + 4,23 7,62 2,059

Logo, os limites dentro dos quais a variao de atendimento ser julgada e controlada so definidos por -0,93, representado por 0 e 7,62 minutos. Em seguida, constri-se um grfico para representar o comportamento dos atendimentos realizados nos vinte dias considerados. Note que o Grfico E1 indica a inexistncia de pontos situados fora dos limites de controle. Isso indica que o processo apresentou variabilidade dentro do aceitvel, principalmente tratando-se de cuidados mdicos, em que o tempo representa uma varivel de grande relevncia. Vale ressaltar que se esse resultado indicasse de perda de controle (pontos fora dos limites), seria invivel a construo do Grfico de Controle para a Mdia.

43

Grfico E1 - Amplitude dos Tempos de Atendimento


9,0

8,0

7,0

6,0

Minutos

5,0

4,0

3,0

2,0 Amplitude de atendimento Amplitude Mdia Limite Superior Limite Inferior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Dias 12 13 14 15 16 17 18 19 20

1,0

0,0

Para construir o Grfico de Controle da Mdia, necessrio calcular a mdia global (X-duas barras), que no caso em questo a mdia da mdia dos atendimentos. As equaes para estimar os limites so dadas a seguir:

LCI = X 3

R d2 * n

LCS = X + 3

R d2 * n

(11)

Onde n o tamanho da amostra, que nesse caso de quatro atendimentos.


Tabela 4 - Tempo de atendimento por paciente Pacientes e Atendimento Minutos Dia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 1 2 3 4 7,2 8,4 7,9 4,9 5,6 8,7 3,3 4,2 5,5 7,3 3,2 6,0 4,4 8,0 5,4 7,4 9,7 4,6 4,8 5,8 8,3 8,9 9,1 6,2 4,7 6,6 5,3 5,8 8,8 5,5 8,4 6,9 5,7 4,7 4,1 4,6 1,7 4,0 3,0 5,2 2,6 3,9 5,2 4,8 4,6 2,7 6,3 3,4 4,9 6,2 7,8 8,0 7,1 6,3 8,2 5,5 7,1 5,8 6,9 7,0 6,7 6,9 7,0 9,4 5,5 6,3 3,2 4,9 4,9 5,1 3,2 7,6 7,2 8,0 4,1 5,9 6,1 3,4 7,2 5,9 Mdia global Mdia 7,1 5,5 5,5 6,3 6,2 8,1 5,6 7,4 4,8 3,5 4,1 4,3 6,7 6,8 6,7 7,5 5,0 5,2 6,3 5,7 5,9

Calculada a mdia global (5,9), podem ser estabelecidos os limites da mdia, conforme abaixo:
44

LCI = 5,9 3 LCS = 5,9 + 3

3,3 2,326 * 4 3,3 2,326 * 4

= 5,9 2,1 = 3,8 = 5,9 + 2,1 = 8

O Grfico E2 ilustra o comportamento do tempo mdio de atendimento nos vinte estudados. Observa-se inicialmente que dois pontos ultrapassam os limites de controle, indicando possveis problemas de fluxo. Importa salientar que, alm dessa perspectiva de monitoramento, os grficos de controle permitem que sejam observadas algumas tendncias, como a que ocorre entre o 5 e o 16 dias. Observe que entre os cinco primeiros dias o comportamento do tempo mdio de atendimento assume uma tendncia de diminuio, aumentando, ento, a partir desse dia.
Grfico E2 - Controle do Tempo Mdio de Atendimento
9,0

8,0

7,0

6,0

Minutos

5,0

4,0

3,0

2,0 Tempo Mdio de Atendimento 1,0 Mdia Global Limite Superior Limite Inferior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Dias 12 13 14 15 16 17 18 19 20

0,0

45

A n e x o 1 - F a t o r e s p a r a o s G r f ic o s d e C o n t r o le N m e ro d e o b s e rva e s d2 d3 n a a m o s tra 2 1 ,1 2 8 0 ,8 5 3 3 1 ,6 9 3 0 ,8 8 8 4 2 ,0 5 9 0 ,8 8 0 5 2 ,3 2 6 0 ,8 6 4 6 2 ,5 3 4 0 ,8 4 8 7 2 ,7 0 4 0 ,8 3 3 8 2 ,8 4 7 0 ,8 2 0 9 2 ,9 7 0 0 ,8 0 8 10 3 ,0 7 8 0 ,7 9 7 11 3 ,1 7 3 0 ,7 8 7 12 3 ,2 5 8 0 ,7 7 8 13 3 ,3 3 6 0 ,7 7 0 14 3 ,4 0 7 0 ,7 6 3 15 3 ,4 7 2 0 ,7 5 6 16 3 ,5 3 2 0 ,7 5 0 17 3 ,5 8 8 0 ,7 4 4 18 3 ,6 4 0 0 ,7 3 9 19 3 ,6 8 9 0 ,7 3 3 20 3 ,7 3 5 0 ,7 2 9 21 3 ,7 7 8 0 ,7 2 4 22 3 ,8 1 9 0 ,7 2 0 23 3 ,8 5 8 0 ,7 1 6 24 3 ,8 9 5 0 ,7 1 2 25 3 ,9 3 1 0 ,7 0 8
R e p r o d u z id o d e L e v in e , 2 0 0 0

46

Das könnte Ihnen auch gefallen