Sie sind auf Seite 1von 7

COMBUSTO FOGO Combusto uma reao qumica de oxidao, autosustentvel, com liberao de luz, calor, fumaa e gases.

s. Para que isso ocorra necessrio a unio de quatro elementos essenciais do fogo, que so: CALOR Forma de energia que eleva a temperatura. Gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico. COMBUSTIVEL toda a substancia capaz de queimar e alimentar a combusto. Elemento que serve de campo de propagao ao fogo. Os combustveis podem ser, slidos, lquidos ou gasosos. COMBURENTE o elemento que possibilita vida as chamas, e intensifica a combusto. O mais comum que o oxignio desempenhe este papel, porem no o nico, existindo outros gases. REAO EM CADEIA a queima auto-sustentvel. a unio dos trs itens acima descritos, gerando uma reao qumica. Quando o calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o comburente e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante.

Extino: o resultado da retirada de um ou mais dos componentes acima citados. FORMAS DE COMBUSTO Combusto Completa aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em comburente.

Combusto Incompleta aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama e se processa em ambiente pobre em comburente. Combusto Espontnea aquela gerada de maneira natural, podendo ser pela ao de bactrias que fermentam materiais orgnicos, produzindo calor e liberando gases, alguns materiais entram em combusto sem fonte externa de calor, ocorre tambm na mistura de determinadas substancias qumicas, quando a combinao gera calor e libera gases. Exploso a queima de gases ou partculas slidas em altssima velocidade, em locais confinados. FORMAS DE PROPAGAO O calor pode-se propagar de trs diferentes maneiras: Conduo, Conveco e Irradiao. Como tudo na natureza tende ao equilbrio, o calor transferido de objeto com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorvera calor at que esteja com a mesma quantidade de energia do outro. Conduo a transferncia de calor atravs de um corpo slido de molcula a molcula. Quando dois ou mais corpos esto em contato, o calor conduzindo atravs deles como se fosse um s corpo. Conveco a transferncia de calor pelo prprio movimento ascendente de massas de gases ou lquido. Irradiao a transmisso de calor por ondas de energia calorficas que se deslocam atravs do espao. CLASSIFICAO DOS INCNDIOS INCNDIO combusto sem controle. Essa Classificao foi elaborada pela NFPA - Associao Nacional de Proteo a Incndios/EUA, e adotada pelas: IFSTA - Associao Internacional para o Treinamento de Bombeiros/EUA, ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas/BR e Corpos de Bombeiros/BR. Os incndios so classificados de acordo com os materiais neles envolvidos, bem como a situao em que se encontram. Essa classificao determina a necessidade do agente extintor adequado.

CLASSE A Combustveis slidos, ex. madeiras, papel, tecido, borracha, etc., caracterizado pelas cinzas e brasas que deixam como resduos, sendo que a queima se da na superfcie e em profundidade.

CLASSE B Lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis, caracterizados por no deixar resduos e queimar apenas na superfcie exposta. CLASSE C o Material e equipamentos energizados, caracterizado pelo risco de vida que oferece. CLASSE D o Metais combustveis, ex. magnsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio e zircnio, caracterizado pela queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns principalmente se contem gua.

METDOS DE EXTINO

Retirada do material combustvel, o mtodo mais simples de se extinguir um incndio, baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo. Resfriamento o mtodo mais utilizado, consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que esta queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. Abafamento consiste em impedir ou diminuir o contato do comburente com o material combustvel. Extino qumica consiste na utilizao de certos componentes qumicos, que lanados sobre o fogo, interrompem a reao em cadeia.

AGENTES EXTINTORES

gua Utilizado nos incndios de Espuma Utilizado nos incndios de Gs Carbnico (CO2) Utilizado nos incndios de P Qumico seco Utilizado nos incndios de p qumico especial) Gases Nobres limpos Utilizado nos incndios de

classe: A classe: A e B classe: A, B e C classe: B e C (na classe D utilizado classe: A, B e C

EXTINTORES EXTINTOR DE GUA PRESSURIZADO Este o extintor mais indicado para o combate a prncipio de incndio em materiais da classe A (slidos); no dever ser usado em hiptese alguma em materiais da classe C (eltricos energizados), pois a gua excelente condutor de eletricidade, o que acarretar no aumento do fogo; deve-se evitar tambm seu uso em produtos da classe D (materiais pirofricos), como o magnsio, p de alumnio e o carbonato de potssio, pois em contato com a gua eles reagem de forma violenta. A gua agir por resfriamento e abafamento. Procedimentos para uso: - retirar o pino de segurana; - empunhar a mangueira e o gatilho; e - apertar o gatilho e dirigir o jato para a base do fogo. EXTINTOR DE GUA PRESSURIZVEL (PRESSO INJETADA) Seu uso equivalente ao de gua pressurizada, diferindo-se apenas externamente pelo pequeno cilindro contendo gs propelente, cuja vlvula deve ser aberta no ato de sua utilizao, a fim de pressurizar o ambiente interno do extintor, permitindo o seu funcionamento. O agente propulsor (propulente) o gs carbnico (CO2). Procedimentos de uso: - abrir a vlvula do cilindro de gs; - empunhar a mangueira e o gatilho; e - apertar o gatilho e dirigir o jato para a base do fogo. EXTINTOR DE P QUMICO SECO (PQS) o mais indicado para ao em materiais da classe B (lquidos inflamveis), mas tambm pode ser usado em materiais classe A e em ltimo caso, na classe C. Age por abafamento, isolando o oxgnio e liberando gs carbnico assim que entra em contato com o fogo. Procedimentos para uso: - retirar o pino de segurana; - empunhar a pistola difusora; e - atacar o fogo acionando o gatilho. EXTINTOR DE PQS COM PRESSO INJETVEL As mesmas caractersticas do PQS pressurizado, mas mantendo externamente uma ampola de gs para a pressurizao no instante do uso. Procedimentos para uso:

- abrir a ampola de gs; - empunhar a pistola difusora; e - apertar o gatilho e dirigir a nuvem de p para a base do fogo. EXTINTOR DE ESPUMA MECNICA PRESSURIZADO A espuma gerada pelo batimento da gua com o lquido gerador de espuma e ar (a mistura da gua e do lquido gerador de espuma est sob presso, sendo expelida ao acionamento do gatilho, juntando-se ento ao arrastamento do ar atmosfrico em sua passagem pelo esguicho). Ser usado em princpios de incndio das classes A e B. Procedimentos de uso: - retirar o pino de segurana; - empunhar o gatilho e o esguicho; e - apertar o gatilho, lanando a espuma contra o fogo. EXTINTOR DE ESPUMA MECNICA COM PRESSO INJETADA As mesmas caractersticas do pressurizado, mas mantendo a ampola externa para a pressurizao no instante do uso. Procedimentos para uso: - abrir a vlvula do cilindro de gs; - retirar o pino de segurana; - empunhar o gatilho e o esguicho; e - apertar o gatilho, lanando a espuma contra o fogo. EXTINTOR DE ESPUMA QUMICA Embora esteja em desuso no mercado, ainda possvel encontr-lo em edificaes. Seu funcionamento possvel devido a colocao do mesmo de cabea para baixo, formando a reao de solues aquosas de sulfato de alumnio e bicarbonato de sdio. Depois de iniciado o funcionamento, no possvel a interrupo da descarga. Deve ser usado em princpios de incndio das classes A e B. Procedimentos para uso: - no deitar ou virar o extintor antes de chegar ao local do fogo; - no local, inverter a posio do cilindro; e - lanar a espuma contra o fogo. EXTINTOR DE GS CARBNICO (CO2) o mais indicado para a extino de princpio de incndio em materiais da classe C ( eltricos energizados ), podendo ser usado tambm na classe B. Procedimentos para uso: - retirar o pino de segurana;

- empunhar o gatilho e o difusor; e - apertar o gatilho, dirigindo o difusor por toda a extenso do fogo. EXTINTOR DE HALOGENADO (HALON) Composto por elementos halognios (flor, cloro, bromo e iodo). Atua por abafamento, quebrando a reao em cadeia que alimenta o fogo. Ideal para o combate a princpios de incndio em materiais da classe C. Procedimentos para uso: - retirar o pino de segurana; - empunhar o gatilho e o difusor; e - acionar o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. EXTINTOR SOBRE RODAS (CARRETA) A diferena dos extintores em geral a sua capacidade. Devido ao seu tamanho, sua operao requer duas pessoas. As carretas podem sr: - de gua; - de espuma mecnica; - de espuma qumica; - de p qumico seco; e - de gs carbnico.

TABELA DE USO DE AGENTES EXTINTORES


Classe de Incndio GUA ESPUMA PQS Somente na superfcie CO Somente na superfcie HALOTRON Somente na superfcie

SIM Excelente

SIM Regular

NO

SIM Excelente

SIM Excelente SIM Bom PQS Especial

SIM Bom SIM Excelente

SIM Excelente SIM Excelente

NO

NO

NO

NO

NO

NO

UNIDADE EXTINTORA

10 litros

9 litros

4 Kg

6 Kg

2 Kg

ALCANCE MDIO DO JATO

10 m

5m

5m

2,5 m

3,5 m

TEMPO DE DESCARGA

60 seg

60 seg

15 seg

25 seg

15 seg

Das könnte Ihnen auch gefallen