Sie sind auf Seite 1von 1

V

ar tig

ex

clu

P: POR QUE VOCS DECIDIRAM CRIAR O PROJETO STARTUP GENOME?

de

st e

ut iliz

R: Acredito que, nos prximos 20 anos, o empreendedorismo dar origem a uma grande transformao socioeconmica global. Mas isso s ser possvel se conseguirmos diminuir a taxa de mortalidade dessas empresas em estgio inicial. Cerca de 90% delas fecham as portas devido a problemas internos de gesto. Ou seja, a falncia ocorre por causa de erros que poderiam ser evitados. Para

siv

oc sabia que tentar crescer prematuramente o maior motivo do fechamento de empresas iniciantes de tecnologia? Essa uma das concluses do Startup Genome, projeto da aceleradora americana Blackbox que compilou dados sobre a trajetria de mais de 12 mil startups do Vale do Silcio, no primeiro semestre de 2011. Bjoern Lasse Herrmann, um dos coordenadores do projeto, explica como os empreendedores podem se beneficiar com o estudo.

pa r

R: Nesse primeiro momento, nossa meta compartilhar com o mundo os dados referentes experincia desses empresrios, que vivem em um cenrio de forte inovao. Acredito que o relatrio serve como referncia para milhares de startups do planeta No futuro, pretendemos explorar outros ecossistemas. Tambm vamos analisar como as lies aprendidas com o Startup Genome se aplicam a outras reas. Meu palpite que encontraremos muitas similaridades.
P: NA SUA OPINIO, QUAL A CONCLUSO MAIS IMPORTANTE DO PROJETO?

R: Empreendedores que procuram conhecimento so mais bem-sucedidos. Para determinar isso, utilizamos um critrio que leva em conta diversos tipos de aprendizado, de mentores ao feedback das redes sociais. Outra concluso importante foi a de que tentar escalar o negcio prematuramente a maior razo do fracasso das startups. Isso ocorre porque as empresas superestimam o potencial de mercado de seu produto ou servio, sem fazer testes com os consumidores.

P: VOC ACREDITA QUE O ESTUDO PODE SER TIL RARA OS INVESTIDORES?

R: Sim. Muitas vezes, a relao entre empreendedores e investidores marcada pela dificuldade de comunicao. So duas pontas de um negcio que vivem em mundos diferentes. Com o Startup Genome, queremos ajudar os investidores a entender as motivaes dos empreendedores e os ciclos da empresa
P: A ACELERADORA BLACK BOX PRETENDE DAR CONTINUIDADE AO PROJETO?

R: Estamos trabalhando no Startup Genome Compass, uma ferramenta que permite cruzar os dados de qualquer empresa com os levantados pela pesquisa Alm disso, vamos nos aprofundar na questo da escala prematura. uma pesquisa muito interessante, que est trazendo insights sobre o funcionamento de startups. Todo dia descobrimos algo novo.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negcios, So Paulo, n. 273, p. 98, out. 2011.

fin s

ed u

P: OS NMEROS DO ESTUDO SO BASEADOS NA ANLISE DE CASES DE TECNOLOGIA DO VALE DO SILCIO, UM ECOSSISTEMA DE NEGCIOS BASTANTE PARTICULAR. ESSES DADOS PODEM SER APLICADOS A OUTROS LOCAIS?

ca

cio

tentar mudar esse panorama, decidimos organizar a experincia desses empreendedores digitais, identificando seus erros e acertos.

na i

s.

Das könnte Ihnen auch gefallen