Sie sind auf Seite 1von 17

Astrofotografia

O que astrofotografia?
Voc j saiu noite e tirou algumas fotos de uma bela e brilhante Lua cheia? Ou contemplou encantado as imagens registradas pelo Telescpio Espacial Hubble? Se a sua resposta a qualquer das duas perguntas foi "sim", voc j foi exposto ao mundo da astrofotografia. A astrofotografia envolve simplesmente fotografar um objeto no espao, seja com uma cmera simples, o Telescpio Espacial Hubble ou qualquer outro tipo de cmera. E o tema pode ser qualquer coisa, da Lua Via Lctea. Galeria de Imagens do Hubble

Imagem cedida pela Nasa


A exploso em supernova desta estrela foi testemunhada em 1054. O Telescpio Espacial Hubble capturou uma imagem dos resto da estrela -hoje conhecida como Nebulosa do Caranguejo- em 2005. Ver mais imagens do Hubble.

Em 1840, o daguerretipo da Lua registrado por John William Draper se tornou a primeira astrofotografia a ser realizada na Amrica do Norte [fonte: Canada Under the Stars]. As primeiras incurses fotografia, como o daguerretipo, e as cmeras modernas envolvem capturar a luz refletida de diversos objetos. No caso da astrofotografia, a luz circunstancialmente vem do cosmos. Para compreender como as cmeras capturam a luz e armazenam imagens, leia Como funcionam as cmeras para obter mais informaes.

A procura por temas sempre atraiu aos cus os olhos dos primeiros fotgrafos, e a astrofotografia continuou a ser um passatempo popular desde ento. Astrofotgrafos amadores e profissionais apontam seus telescpios e cmeras para o cu e capturam imagens vvidas e espantosas de tudo que encontram, dos vizinhos estelares prximos a nebulosas distantes demais para que as compreendamos. medida que o estudo do espao e as tcnicas fotogrficas avanavam, observatrios e telescpios orbitais expandiram a tradio de fotografar objetos astronmicos. At hoje os cientistas constantemente tentam levar adiante o processo, desenvolvendo novas tcnicas e ferramentas para obter maior preciso fotogrficas a vastas distncias. Voc est morrendo de vontade de saber se algum astrofotografou o homem da Lua? Aprenda mais sobre astrofotografia e se descubra se voc pode ser o prximo fotgrafo das estrelas.

Fatos bsicos sobre a astrofotografia Muitos fotgrafos amadores e profissionais usam filme e cmeras digitais para tirar astrofotografias. E alguns entusiastas comeam a usar tambm webcams e outras cmeras de vdeo (em ingls). Esses fotgrafos podem montar e conectar instrumentos de gravao a diferentes telescpios, de poder de ampliao varivel para melhorar as imagens obtidas. Telescpios e trips tambm firmam os aparelhos para propiciar imagens mais claras. Outros equipamentos tambm podem ajudar. Visores guia e orientadores ajudam a alinhar sua cmera para longas exposies, medida que a Terra gira. Controles remotos administram o tempo das exposies, reduzindo a dificuldade em caso de fotos longas e de mltiplas exposies. Lentes telefotogrficas podem ampliar o tamanho de tudo, tornando o objeto fotografado maior com relao moldura. E esses so apenas alguns dos equipamentos que podem ajudar a melhorar a qualidade da astrofotografia. Mas os equipamentos podem no bastar para superar todos os desafios relacionados astrofotografia. Por exemplo, preciso evitar interferncia da turbulenta atmosfera, de partculas de poeira levadas pelo ar, da umidade, da poluio pela luz e de insetos xeretas. Alm disso, tambm ser necessrio manter em foco as exposies mais longas, medida que a Terra gira. Os astrofotgrafos experientes descobriram algumas maneiras de superar esses obstculos, como a criao de mecanismos manuais que permitem operar o obturador, melhorando a estabilidade da cmera. Muitos entusiastas do espao oferecem dicas em seus sites ou em publicaes de astrofotografia (veja os links em Mais Informaes para encontrar algumas dessas dicas.) O truque para obter boas astrofotografias superar esses obstculos ao experimentar com diferentes velocidades de obturador e ajustes de abertura. J que os astrofotgrafos muitas vezes registram objetos de baixa luminosidade, um dos principais objetivos obter luz suficiente na tomada. Para os objetos muito dbeis, um objetivo adicional o de obter cpias suficientes da imagem a fim de poder combin-los mais tarde. Mais sobre isso est explicado em Como funcionam os filmes fotogrficos Embora as astrofotografias costumem ser tiradas com longa exposio, podem tambm ser criadas por muitas exposies curtas combinadas posteriormente. Quando as imagens so obtidas, elas podem ser montadas em forma de camadas com o uso de software, a fim de oferecer fotos combinadas, mais vvidas. Os astrofotgrafos precisam empilhar imagens de forma a obter um produto final de qualidade elevada. Capturar mltiplas exposies uma tcnica comum para fotografar eventos como eclipses. Os astrofotgrafos registram uma imagem em campo largo a intervalos de alguns minutos para registrar a progresso do evento, e depois todos os estgios so unidos para formar a imagem final.

Imagem ilustra o que os astrnomos norte-americanos chamam de "Pilares da Criao", uma densa formao de poeira espacial que teria originado estrelas, na constelao de Cassiopia

Outra tcnica interessante o uso de imagens borradas que ocorrem devido rotao da Terra. Essas imagens de trilhas de estrelas podem retratar um eclipse lunar como uma mancha que muda de cor, ou um campo de estrelas inteiro circulando um eixo central. Astrofotografias tiradas em observatrios tendem a ser mais sofisticadas do que os esforos dos amadores. Por exemplo, no Keck Observatory, do Hava, h muitos instrumentos de alta sensibilidade que se ocupam de recolher imagens de resoluo incrivelmente alta e prover anlises espectrais de objetos que recobrem o cu noturno. Por meio de seus imagens detalhadas, o observatrio Keck nos permite saber mais sobre pequenas ans marrons, o tempo inclemente de Jpiter, galxias superdensas e outros eventos celestes. No seria preciso dizer que as instalaes no Keck no esto disponveis para qualquer um. Os cientistas precisam apresentar propostas que detalhem seus projetos, para avaliao. Muitos observatrios menores, porm, so abertos ao pblico durante certas noites da semana. Tambm pode haver um clube de astronomia em sua cidade que se rena para sesses de astrofotografia e de contemplao do firmamento. Agora que vimos o que pode ser realizado fotografando aqui da Terra, com equipamentos comuns ou em uma visita a um observatrio, vejamos o que os equipamentos de alta potncia esto fazendo no espao.

A Nebulosa NGC 6543, tambm conhecida como Olho de Gato, situa-se a trs milhes de anos luz da Terra. A imagem proveniente do telescpio Hubble e foi trabalhada de modo a apresentar com mais nitidez os detalhes e a variao cromtica. No centro, correspondente pupila do olho, pode ver-se uma estrela idntica ao nosso Sol na sua fase terminal produzindo anis concntricos de poeira. o que nos espera daqui a 5 bilies de anos.....

Astrofotografia em rbita Agora que exploramos a perspectiva vista da Terra, examinemos as funes da astrofotografia em rbita. As fotografias mais familiares tiradas no espao provavelmente vm do Telescpio Espacial Hubble. No entanto, o Telescpio Espacial Spitzer, o mais novo e o ltimo telescpio do Programa de Grandes Observatrios da Nasa, vem roubando o espetculo, recentemente. Originalmente conhecido como Instalao de Telescpio Espacial Infravermelho, o Spitzer foi lanado do Cabo Canaveral em agosto de 2003. Em junho de 2008, a obra-prima do Spitzer foi revelada. O telescpio tomou mais de 800 mil fotografias em variadas faixas de onda infravermelhas, que foram montadas em forma composta e integradas para criar um belssimo mapa da galxia, artificialmente colorido [fonte: Clavin].

Foto cortesia da NASA/JPL-Caltech/Univ. de Wisconsin O Spitzer nos permitiu observar toda a Via Lctea pela primeira vez. Voc pode navegar por esse mosaico composto de imagens infravermelhas com o Visor de Imagens GLIMPSE/MIPSGAL. A capacidade de registro de imagens do Spitzer permitem ver claramente atravs da Via Lctea por meio da faixa infravermelha do espectro eletromagntico. As freqncias infravermelhas ficam entre as microondas e as ondas visveis (que percebemos como luz), no espectro. Essas imagens precisam ser coloridas artificialmente porque as pessoas no enxergam em comprimentos de onda infravermelhos. Aprenda mais sobre a luz e suas freqncias lendo Como funciona a luz. O Hubble era utilizado para observar os comprimentos de onda ultravioleta, visvel e certa poro do

infravermelho, mas apenas com o Spitzer pudemos saltar atravs da poeira csmica e dos obstculos pticos e ver regies distantes da galxia com impressionante clareza.

Mais uma imagem obtida pelo telescpio Hubble e que nos ajuda a entender o processo de formao das estrelas. Habitualmente apenas so visveis as maiores e mais brilhantes estrelas mas esta fotografia da regio LH 95, de muito alta resoluo e gama cromtica especfica, consegue revelar pequenas estrelas jovens, em tons de amarelo. Tambm visvel uma mancha azul difusa correspondente a nuvens de gs aquecido por estas estrelas e ainda uma poeira escura criada por outras estrelas.

E com essas imagens surgem espantosas revelaes. Os pesquisadores podem agora vasculhar inmeros detalhes quanto distribuio e composio da galxia. Por exemplo, os estudos iniciais das imagens do Spitzer esto oferecendo aos pesquisadores uma idia mais clara quanto forma da Via Lctea. As imagens sugerem que a Via Lctea uma galxia espiral barrada, o que leva os cientistas a acreditar que ela tenha apenas dois braos espirais, que se estendem das pontas da longa barra central. Trata-se de uma evoluo das teorias iniciais sobre a Via Lctea. Por muitas dcadas, o modelo aceito era o de uma galxia espiral com quatro braos e um bojo galctico central. Mais recentemente, os astrnomos passaram a teorizar que a nossa galxia tivesse formato de espiral barrada, mas os modelos previam grandes quatro braos espirais. Os demais observatrios da Nasa que orbitam o planeta tambm desempenharam seu papel na expanso de nosso conhecimento sobre o universo. Posicionados bem acima da poderosa interferncia da atmosfera, eles transmitem imagens no sujeitas aos distrbios atmosfricos. Por exemplo, as imagens csmicas de potncia excepcionalmente elevada capturadas pelo Hubble ampliaram nossa compreenso sobre os objetos do espao prximo e distante. O Observatrio Chandra de Raios-X se ocupa de recolher informaes sobre fenmenos csmicos como as supernovas e buracos negros, e continuar a faz-lo at pelo menos 2009. O Observatrio Compton de Raios Gama, que operou de 1991 a 1999, examinava os clares solares, quasares e diversas interaes csmicas.

Galxia M 104 famosa pela sua forma peculiar: os pontos luminosos das estrelas acumulam-se na periferia enquanto que o interior composto por um crculo de poeira escura. Vista de determinada perspectiva lembra um chapu mexicano. Tambm esta imagem do Hubble foi editada para iluminar e permitir ver com mais detalhe a regio central. Com um comprimento de 50 000 anos-luz e uma largura de 28 000, esta uma das maiores galxias do seu grupo.

Isto o resultado da exploso de uma estrela. A Nebulosa do Caranguejo, produto da exploso de uma Supernova vista no ano de 1054, possui numerosos pequenos fragmentos filamentosos que aparentam ter menos massa do que a expelida inicialmente e tambm uma velocidade superior esperada. No centro da nebulosa encontra-se um pulsar, uma estrela de neutres com a massa do nosso Sol mas apenas do tamanho de alguns quilmetros, que roda cerca 30 vezes por segundo.

Introduo fotografia em astronomia A fotografia , sem dvida, uma das invenes mais importantes da Histria. Ela transformou a maneira pela qual as pessoas imaginavam o mundo. Agora podemos "ver" todos os tipos de coisas que na verdade esto distantes de ns h muitos quilmetros (e anos tambm!). A fotografia permite capturar momentos no tempo e preserv-los por muitos anos. A tecnologia que torna tudo isso possvel bastante simples. Uma cmera fotogrfica feita de trs elementos bsicos: um elemento ptico (a lente), um elemento qumico (o filme) e um elemento mecnico (o prprio corpo da cmera). Como veremos, o nico segredo da fotografia calibrar e combinar esses elementos de tal modo que eles registrem uma imagem real e reconhecvel.

Uma cmera reflex totalmente manual de lente nica

H muitas maneiras diferentes de colocar tudo em conjunto. Neste artigo, vamos dar uma olhada na cmera reflex manual de lente nica (SLR, de single-lens-reflex). Essa uma cmera na qual o fotgrafo v exatamente a mesma imagem que exposta para o filme e pode ajustar tudo girando diais e apertando botes. Como ela no necessita de eletricidade, fornece uma excelente ilustrao dos processos fundamentais da fotografia.

O componente ptico da cmera a lente.Essencialmente, uma lente apenas um pedao curvo de vidro ou plstico. Seu trabalho captar os feixes de luz refletidos por um objeto e redirecion-los de modo que venham a formar uma imagem real, que parea exatamente com a cena na frente da lente. Mas como um pedao de vidro pode fazer isso? Na verdade, o processo muito simples. medida que a luz viaja de um meio para outro, ela muda de velocidade. A luz viaja mais rpido atravs do ar do que atravs do vidro, de modo que a lente diminui sua velocidade. Quando as ondas de luz entram em um pedao de vidro em um determinado ngulo, uma parte delas ir atingir o vidro antes da outra e comear a desacelerar primeiro. Isso algo como empurrar um carrinho de um local cimentado para a grama, em ngulo. A roda direita atinge primeiro a grama e desacelera, enquanto a roda esquerda ainda est sobre o cimentado. Assim a roda esquerda se move, momentaneamente, mais rapidamente do que a direita. O carrinho vira para a direita medida que se move sobre a grama.

O efeito sobre a luz o mesmo. medida que ela entra em ngulo no vidro, ela se desvia em uma direo e se desvia novamente quando sai do vidro, porque partes da onda luminosa entram no ar e aceleram antes que as outras partes da onda. Em uma lente convergente ou convexa padro, um ou ambos os lados do vidro se curvam para fora. Isso significa que os raios de luz que a atravessam se desviaro na direo do centro da lente, ao entrar. Em uma lente biconvexa, como uma lupa ou lente de aumento, a luz se desvia da mesma maneira quando sai e quando entra.

Isso efetivamente inverte o caminho da luz proveniente de um objeto. Uma fonte de luz (digamos, uma vela) emite luz em todas as direes. Os raios de luz se originam todos no mesmo ponto (a chama da vela) e esto, constantemente, divergindo. Uma lente convergente capta esses raios e os redireciona de modo que todos eles iro convergir de volta a um nico ponto. No ponto onde os raios convergem, voc obtm uma imagem real da vela. Nas prximas sees, vamos dar uma olhada em algumas das variveis que determinam como essa imagem real formada. Cmeras: foco Vimos que uma imagem real se forma quando a luz se move atravs de uma lente convexa. A natureza dessa imagem real varia dependendo de como a luz viaja atravs da lente. Esse caminho da luz depende de dois fatores principais: o ngulo da entrada do feixe de luz na lente a estrutura da lente

O ngulo de entrada da luz muda quando voc aproxima ou afasta o objeto da lente. Voc pode ver isso no diagrama abaixo. Os feixes de luz provenientes da ponta do lpis entram na lente em um ngulo mais agudo quando o lpis est mais prximo da lente e em um ngulo mais obtuso quando o lpis est mais distante. Mas, a lente somente desvia o feixe de luz em um determinado grau, no importando como ela entre. Conseqentemente, os feixes de luz que entram em um ngulo mais agudo sairo em um ngulo mais obtuso e vice-versa. O "ngulo de desvio" total em qualquer ponto da lente permanece constante.

Como voc pode ver, os feixes de luz provenientes de um ponto mais prximo convergem mais longe da lente do que os feixes de luz provenientes de um ponto que esteja mais afastado. Em outras palavras, a imagem real de um objeto mais prximo se forma mais afastada da lente do que a imagem real proveniente de um objeto mais distante. Voc pode observar esse fenmeno por meio de uma experincia simples. Acenda uma vela no escuro e segure uma lente de aumento entre ela e a parede. Voc ver uma imagem invertida da vela na parede. Se a imagem real da vela no cair diretamente sobre a parede, ela aparecer um pouco borrada. Os feixes de luz provenientes de um ponto particular no convergem, inteiramente, para esse ponto. Para focalizar a imagem, mova a lente de aumento para mais perto ou mais longe da vela.

isso que voc faz quando gira a lente de uma cmera para focalizar: est movendo-a para mais perto ou mais longe da superfcie do filme. medida que move a lente, possvel alinhar a imagem real focalizada de um objeto de modo que ela caia diretamente sobre a superfcie do filme. Agora voc sabe que em qualquer ponto uma lente desvia os feixes de luz em um determinado grau, no importando o ngulo de entrada do feixe de luz. Esse "ngulo de desvio" total determinado pela estrutura da lente. Lentes da cmera Na ltima seo vimos em qualquer ponto, uma lente desvia um feixe de luz de um mesmo ngulo de desvio total, no importando o ngulo de entrada do feixe. Esse ngulo total determinado pela estrutura da lente. Lentes na lente Uma lente de cmera na verdade um conjunto de vrias lentes combinadas em uma unidade. Uma nica lente convergente poderia formar uma imagem real sobre o filme, mas ela seria deformada por diversas aberraes

Um dos fatores de deformao mais significativos que cores diferentes de luz se desviam de modo diferente quando atravessam uma lente. Essa aberrao cromtica produz, essencialmente, uma imagem onde as cores no ficam alinhadas corretamente. As cmeras compensam isso usando diversas lentes feitas de materiais diferentes. Cada lente manipula as cores de modo diferente e, quando voc as combina de uma determinada maneira, as cores so realinhadas.

Em uma lente zoom, voc pode mover os diferentes elementos de lentes para frente e para trs. Mudando a distncia entre lentes em particular, possivel ajustar a potncia de ampliao (a distncia focal) da lente como um todo. Uma lente de formato mais arredondado (com um centro mais expandido) ter um ngulo de desvio mais agudo. Curvar a lente para fora aumenta a distncia entre os diferentes pontos da lente. Isso aumenta o tempo em que uma parte da onda de luz se move mais rpido do que a outra parte, de maneira que a luz faz uma mudana de direo mais abrupta. Aumentar o ngulo de curvatura tem um efeito bvio. Os feixes de luz de um ponto em particular iro convergir para um ponto mais prximo lente. Em uma lente com um formato mais achatado, os feixes de luz no se desviaro de modo to intenso. Conseqentemente,iro convergir para um ponto mais afastado da lente. Ou seja, a imagem real focalizada se forma mais afastada da lente quando esta possui uma superfcie mais plana.

Na verdade, aumentar a distncia entre a lente e a imagem real aumenta o tamanho total da imagem real. Se voc pensar sobre isso, ver que faz muito sentido. Pense em um projetor: medida que voc move o projetor para longe da tela, a imagem se amplia. Os raios de luz continuam se afastando medida que viajam em direo tela. O mesmo acontece em uma cmera. medida que a distncia entre a lente e a imagem real aumenta, os feixes de luz se espalham ainda mais, formando uma imagem real maior. Mas o tamanho do filme permanece constante. Quando voc instala uma lente muito plana, ela projeta uma imagem real grande, mas o filme somente exposto parte intermediria dela. Basicamente, a lente focaliza no meio do quadro, ampliando uma pequena seo da cena frente. Uma lente mais arredondada produz uma imagem real menor, de modo que a superfcie do filme v uma rea muito maior da cena (reduzida). As cmeras profissionais permitem que voc instale lentes diferentes para que possa ver a cena com diversas ampliaes. A potncia de ampliao de uma lente descrita por sua distncia focal. Nas cmeras, a distncia focal definida como a distncia entre a lente e a imagem real de um objeto muito distante (a lua, por exemplo). Um nmero de distncia focal maior indica uma maior ampliao da imagem.

Uma lente padro de 50 mm no encolhe nem amplia significativamente a imagem

Lentes diferentes so adequadas para situaes diferentes. Para tirar uma foto de uma cadeia de montanhas, pode-se usar uma teleobjetiva, uma lente com distncia focal especialmente longa. Essa lente permite que voc focalize elementos especficos distncia, de modo a criar composies mais compactas. Se voc quiser tirar um retrato em close, poder usar uma lente grande angular. Essa lente possui uma distncia focal bem mais curta, de modo que ela encolhe a cena frente. Toda a face exposta ao filme, mesmo que o assunto esteja somente a 30 cm da cmera. Uma lente de cmera padro de 50 mm no amplia nem encolhe significativamente a imagem, o que a torna ideal para fotografar objetos que no estejam especialmente prximos ou afastados. Cmeras: gravando a luz O que est por trs de um nome? O termo fotografia descreve o processo fotogrfico com bastante preciso. Sir John Herschel, um astrnomo do sculo 19 e um dos primeiros fotgrafos, surgiu com a palavra em 1839. O termo uma combinao de duas palavras gregas: photos que significa luz e graphein que significa escrita (ou desenho). O termo cmera vem de cmera obscura, expresso em latim para "quarto escuro". A "cmera obscura" na verdade foi inventada centenas de anos antes da fotografia. Uma tradicional cmera obscura consistia em um quarto escuro com a luz brilhando atravs de uma lente ou pequeno orifcio na parede. A luz passava atravs do orifcio, formando uma imagem real invertida na parede oposta. Esse efeito era muito popular entre artistas, cientistas e espectadores curiosos.

O componente qumico em uma cmera tradicional o filme. Quando voc expe o filme a uma imagem real, ele faz um registro qumico do padro de luz. Ele faz isso com uma coleo de minsculos gros sensveis luz espalhados em uma suspenso qumica sobre uma tira de plstico. Quando expostos luz, os gros passam por uma reao qumica. Assim que o rolo acaba, o filme revelado. Ele exposto a outros produtos qumicos que reagem com os gros sensveis luz. Em um filme preto e branco, os produtos qumicos reveladores escurecem os gros que foram expostos luz. Isso produz um negativo (onde as reas mais claras aparecem mais escuras e as reas mais escuras aparecem mais claras) que ento convertido em uma imagem positiva na impresso. O filme colorido possui trs camadas diferentes de materiais sensveis luz que respondem cada uma ao vermelho, ao verde e ao azul. Quando o filme revelado, essas camadas so expostas a produtos qumicos que tingem as camadas do filme. Quando voc sobrepe as informaes de cor de todas as trs camadas, obtm um negativo totalmente em cores. Para uma descrio detalhada de todo esse processo, verifique Como funciona o filme fotogrfico. At agora, vimos a idia bsica da fotografia: voc cria uma imagem real com uma lente convergente e registra o padro de luz dessa imagem real sobre uma camada de material sensvel luz. Teoricamente, isso tudo que est envolvido em tirar uma foto, mas para capturar uma imagem ntida, voc precisa saber exatamente como o processo acontece. Obviamente, se voc colocar um pedao de filme no cho e focalizar uma imagem real sobre ele com uma lente convergente, no conseguir nenhum tipo de fotografia aproveitvel. Em ambiente aberto, todos os gros do filme seriam completamente expostos luz. E se no houver nenhuma rea no exposta contrastando, no h foto. Para capturar uma imagem, voc precisa manter o filme em completa escurido at o momento de tirar a foto, e, quando quiser registrar uma imagem, deve deixar alguma luz entrar. Isso tudo que o corpo de uma cmera : uma caixa vedada com um obturador que abre e fecha colocado entre a lente e o filme. De fato, o termo cmera uma forma abreviada de cmera obscura, literalmente "quarto escuro" em latim. Para que a foto fique perfeita, deve-se controlar, com preciso, a quantidade de luz que atinge o filme. Se voc deixar entrar muita luz, um excesso de gros ir reagir e a foto aparecer lavada. Se voc no deixar luz suficiente atingir o filme, uma quantidade insuficiente ir reagir e a imagem aparecer muito escura. Ento, como voc ajusta esse nvel de exposio? necessrio considerar dois fatores principais: quanto de luz passa atravs da lente quanto tempo o filme exposto

Para aumentar ou diminuir a quantidade de luz que passa atravs da lente, preciso mudar o tamanho da abertura da lente. Esse o trabalho do diafragma da ris, uma srie de placas metlicas que se sobrepem e que voc pode contrair ou expandir sobre as outras. O mecanismo funciona do mesmo modo que a ris no seu olho: ele abre ou fecha em um crculo para encolher ou expandir o dimetro da lente. Quando a lente menor, captura menos luz e, quando ela maior, captura mais luz.

As placas no diafragma da ris se recolhem umas sobre as outras para encolher a abertura e se expandem para fora para torn-la maior

A durao da exposio determinada pela velocidade do obturador. A maioria das cmeras SLR usa um obturador de plano focal. Esse mecanismo muito simples. Consiste em duas "cortinas" colocadas entre a lente e o filme. Antes de tirar uma foto, a primeira cortina fechada, de modo que o filme no ser exposto luz. Quando voc tira a foto, essa cortina desliza e abre. Depois de certo tempo, a segunda cortina vem deslizando do outro lado para interromper a exposio.

Quando voc aperta o boto que libera o obturador da cmera, a primeira cortina desliza e abre, expondo o filme. Depois de certo tempo, o segundo obturador desliza e fecha, terminando a exposio. O intervalo de tempo controlado pelo boto de ajuste da velocidade do obturador da cmera. Essa ao simples controlada por uma complexa massa de engrenagens, interruptores e molas, semelhante aos do interior de um relgio de pulso. Quando voc aperta o boto do obturador, ele libera uma alavanca que coloca diversas engrenagens em movimento. Pode-se apertar ou afrouxar algumas das molas girando o boto de ajuste da velocidade do obturador. Isso ajusta o mecanismo de engrenagens, aumentando ou diminuindo o intervalo entre a abertura da primeira cortina e o fechamento da segunda. Quando voc ajusta o boto para uma velocidade de obturador muito lenta, o obturador aberto por longo tempo. Quando voc ajusta o boto para uma velocidade muito alta, a segunda cortina segue diretamente atrs da primeira cortina, assim somente uma pequena fenda do quadro do filme exposta de cada vez. A exposio ideal depende do tamanho dos gros sensveis luz contidos no filme. Um gro maior tem mais possibilidade de absorver ftons de luz do que um gro menor. O tamanho dos gros indicado pela velocidade do filme, que impressa no cartucho. Diferentes velocidades de filmes so adequadas para diferentes tipos de fotografias: o filme ISO 100, por exemplo, ideal para fotos em dias ensolarados, enquanto o filme 1600 somente deve ser usado com iluminao relativamente baixa.

Dentro de uma cmera SLR manual, voc encontrar um complicado quebra-cabeas de engrenagens e molas

H muitas coisas envolvidas para obter a exposio correta. necessrio equilibrar a velocidade do filme, o tamanho da abertura e a velocidade do obturador para adequar o nvel de luz na sua foto. As cmeras SLR manuais possuem um medidor de luz embutido para ajudar a fazer isso. O principal

componente do medidor de luz um painel de sensores de luz semicondutores sensveis energia luminosa. Esses sensores expressam essa energia luminosa como energia eltrica, que o sistema do medidor de luz interpreta com base no filme e na velocidade do obturador. Agora, veremos como o corpo de uma cmera SLR direciona a imagem real para o visor da cmera antes de voc tirar a foto e a redireciona para o filme quando o boto do obturador pressionado. SLR X automtica H dois tipos de cmeras fotogrficas para os consumidores no mercado: as cmeras SLR e as cmeras automticas. A principal diferena o modo como o fotgrafo v a cena. Em uma cmera automtica, o visor uma simples janela atravs do corpo da cmera. Voc no v a imagem real formada pela lente da cmera, mas tem uma idia aproximada da mesma. Em uma cmera SLR, voc v a imagem real que o filme ver. Se voc remover a lente de uma cmera SLR e olhar seu interior, ver como isso funciona. A cmera possui um espelho inclinado posicionado entre o obturador e a lente, com um pedao de vidro translcido e um prisma posicionado acima dele. Essa configurao funciona como um periscpio, a imagem real refletida do espelho inferior sobre o vidro translcido, que serve como uma tela de projeo. O trabalho do prisma inverter a imagem sobre a tela, de modo que ela aparea correta novamente, e direcionla sobre a janela do visor.

Quando voc aperta o boto do obturador, a cmera rapidamente tira o espelho do caminho, de modo que a imagem seja direcionada para o filme exposto. O espelho est conectado ao sistema do temporizador do obturador e permanecer aberto enquanto o obturador estiver aberto. por isso que o visor escurece subitamente quando voc tira uma foto.

O espelho em uma cmera SLR direciona a imagem real para o visor. Quando voc aciona o boto do obturador, o espelho gira para cima de modo que a imagem real projetada sobre o filme.

Neste tipo de cmera, o espelho e a tela translcida so configurados de maneira a apresentar a imagem real exatamente como ela aparecer no filme. A vantagem desse projeto que voc pode ajustar o foco e compor a cena para obter exatamente a foto que deseja. Por este motivo, os fotgrafos profissionais costumam usar cmeras SLR. Hoje em dia, a maioria das cmeras construda tanto com controles manuais quanto automticos. As cmeras automticas so muito parecidas com os modelos totalmente manuais, mas tudo

controlado por um microprocessador central e no pelo usurio. O microprocessador central recebe as informaes do sistema de foco automtico e do medidor de luz. Ento ele ativa diversos pequenos motores que ajustam lente e abrem e fecham a abertura. Nas cmeras modernas, esse um sistema de computador bastante avanado.

A cmera do tipo que aponta e dispara automaticamente usa placas de circuito e motores eltricos em vez engrenagens e molas

Na prxima seo, daremos uma olhada em um projeto de cmera sem nenhum mecanismo complexo, sem lente e praticamente sem peas mveis. Cmeras feitas em casa Como vimos neste artigo, mesmo a cmera SLR manual mais bsica uma mquina complexa e intrincada, mas as cmeras no so inerentemente complexas. De fato, os elementos bsicos so to simples que voc pode fazer sua prpria cmera com poucos componentes e gastando pouco. O tipo mais simples de cmera feita em casa no usa uma lente para criar uma imagem real: ela captura a luz por um furo minsculo. Essas cmeras sem lentes so fceis de fazer e muito divertidas de usar. A parte difcil que voc mesmo ter de revelar o filme. Uma cmera sem lentes simplesmente uma caixa com um pequeno furo em um lado e algum filme ou papel fotogrfico no lado oposto. Se a caixa for " prova de luz", a luz que entra pelo furo formar uma imagem real sobre o filme. O princpio cientfico por trs disso muito simples. Se voc acender uma lanterna em uma sala escura e passar a luz por um pequeno furo em um grande pedao de papelo, a luz formar um ponto na parede oposta. Se voc mover a lanterna, o ponto de luz tambm se mover: os feixes de luz da lanterna se movem atravs do furo em uma linha reta. Em uma cena mais ampla, todos os pontos visveis particulares atuam como essa lanterna. A luz se reflete de cada ponto de um objeto e viaja em todas as direes. Um pequeno furo de agulha permite a entrada de um feixe estreito de cada ponto da cena. Os feixes viajam em linha reta, de modo que os feixes de luz provenientes da parte inferior da cena atingem o topo do pedao de filme e vice-versa. Desse modo, uma imagem invertida da cena se forma no lado oposto da caixa. O furo to pequeno que voc precisa de um tempo de exposio bastante longo para permitir a entrada de luz suficiente. H diversas maneiras de construir esse tipo de cmera. Alguns entusiastas usaram at refrigeradores e carros antigos como caixas prova de luz. Um dos projetos mais populares usa uma embalagem cilndrica comum de aveia, lata de caf ou recipiente similar ( mais fcil usar um recipiente de papelo com uma tampa plstica removvel). Voc pode construir esta cmera em algumas etapas simples:

1. a primeira coisa a fazer pintar a tampa de preto, por dentro e por fora. Isso ajuda a tornar a caixa prova de luz. Assegure-se de usar tinta preta fosca em vez de tinta brilhante que reflete mais luz; 2. recorte um pequeno furo (cerca de metade do tamanho de uma caixa de fsforos) no centro do fundo do recipiente (o lado no removvel); 3. recorte um pedao de folha de alumnio grossa, ou cartolina preta, duas vezes maior que o tamanho do furo no fundo do recipiente; 4. pegue uma agulha de costura n. 10 e fure cuidadosamente o centro da folha. Voc dever inserir a agulha apenas parcialmente, ou o furo ser grande demais. Para melhores resultados, posicione a folha entre dois cartes e gire a agulha enquanto a empurra; 5. use fita adesiva para prender a folha sobre o furo no fundo do recipiente, de modo que o furo de agulha fique centralizado. Prenda a folha firmemente, com fita isolante preta, para que a luz brilhe somente atravs do furo da agulha; 6. tudo que voc precisa para o obturador um pedao de cartolina preta grande o suficiente para cobrir a maior parte do fundo do recipiente. Cole com fita adesiva um lado do papel firmemente lateral do fundo do recipiente, de modo que ele faa uma dobra sobre o furo de agulha na parte intermediria. Prenda com fita adesiva o outro lado da dobra fechado sobre o outro lado do furo. Mantenha a dobra fechada at que voc esteja pronto para tirar uma foto; 7. para carregar a cmera, prenda algum tipo de filme ou papel fotogrfico no lado interno da tampa do recipiente. Para o filme funcionar, voc dever carreg-lo e revel-lo em completa escurido. Com este projeto de cmera, voc no ser capaz de simplesmente entregar o filme para revelar na loja da esquina. Voc mesmo ter de revelar ou conseguir a ajuda de algum para fazer isso. Escolher um bom projeto de cmera, tipo de filme e tempo de exposio principalmente uma questo de experimentar. Mas, como qualquer entusiasta de cmeras sem lentes lhe dir, essa experimentao to interessante quanto a fazer a prpria cmera. Para descobrir mais sobre a fotografia com cmeras sem lentes e ver alguns timos projetos de cmeras, verifique alguns dos sites relacionados na prxima pgina. Ao longo da histria da fotografia, tem havido centenas de sistemas de cmeras. Mas surpreendentemente, todos esses projetos, desde a mais simples cmera de caixa feita em casa at a mais recente cmera digital, combinam os mesmos elementos bsicos: um sistema de lentes para criar a imagem real, o sensor sensvel luz para registrar a imagem real e um sistema mecnico para controlar como a imagem real exposta ao sensor. E quando descobre isso, v como simples! Para mais informaes, verifique os links abaixo. Links interessantes (em ingls) PhotoZone WebSLR Kodak: como fazer e usar uma cmera sem lentes Photo.net CameraReview.com Fotografia com cmera sem lentes de caixa de aveia The American Museum of Photography (museu americano da fotografia) Uma histria da fotografia

Das könnte Ihnen auch gefallen