Sie sind auf Seite 1von 1

A vergonha dos cultos de Retet

Ter, 12 de Julho de 2011 23:50

muito comum encontrarmos hoje em dia Igrejas que trabalham na base do retet. No Youtube h alguns vdeos mostrando algumas cultos onde pessoas caem no cho, pulam, gritam e danam. Podem ser encontrados com a palavra retet. uma palavra que expressa o que h de mais confuso em termos de supostas aes do Esprito de Deus.

As aes do Esprito na Igreja so demonstradas na Palavra de Deus: Enchendo a Igreja de Poder (At.2.4; 8.17), conferindo ousadia na pregao (At 4.8,31; 6.10), levantando obreiros (At.6.3), dirigindo para aes (At 8.29; 10.19; 11.12, At 16.6,7), chamando e enviando obreiros (At 13.2-4; 20.28), direcionando decises do Governo da Igreja (At 15.28). Em alguns momentos o Esprito Santo operou coisas espantosas: fez tremer o local de reunio (At 4.31), fez um tele-transporte de um evangelista (At 8.39). No h na Bblia a nfase em manifestaes do Esprito em reunies pblicas. Em 1Corntios 14 h uma explanao de Paulo acerca do uso dos dons do Esprito em reunies pblicas, e no se v ali algum indcio de baguna, mesmo porque o texto diz: Mas faa-se tudo decentemente e com ordem (1Co 14.40).

Mas h um texto extremamente relevante: Mas a manifestao do Esprito dada a cada um, para o que for til (1Co 12.7). Ter o chamado retet alguma utilidade para edificao? Quando vos ajuntais, cada um de vs tem salmo, tem doutrina, tem revelao, tem lngua, tem interpretao. Faa-se tudo para edificao (1Co 14.26). O chamado retet no tem funo e edificao, mas certamente um elemento de carter eminentemente emocional. As pessoas entram em transe, que talvez at tenham alguma origem espiritual (amor a Deus, desejo pela presena de Deus, desejo de servir a Deus, etc), mas certamente h forte predominncia do aspecto emocional. As pessoas se entregam ao que sentem emocionalmente. Geralmente so pessoas que transferem para a relao com Deus todas as suas frustraes ou expectativas. Talvez algumas sejam frustradas consigo mesmas, e ficam extasiadas com o tremendo e maravilhoso amor de Deus. O fato que as pessoas se entregam emocionalmente ao retet, e produzem um dos mais feios, deplorveis, reprovveis e inteis movimentos do povo pentecostal. O pior pastores pensarem que se precisa de retet para haver certeza da presena de Deus no culto. Ora, desde quando a presena de Deus pode e deve ser provada? Fica exposta aqui a falta de f e de raiz deste evangelho pobre e mstico. Para muitos cada culto precisa de movimento para que se diga Deus operou. Substitui-se aqui o Pentecoste pelo Pentecostalismo, o Poder pelo fenmeno, o objetivo pelo momento, o alvo pela experincia. Os cultos de retet so cultos emoo, e no cultos a Deus. Deus s um aspecto, um argumento, ou ento uma alegria detonadora das emoes. Pastores que estruturam sua Igreja em cultos emocionais de retet deveriam ser disciplinados por suas Convenes, e passar por uma reciclagem doutrinria. Igrejas que vivem de profecia, mistrio, retet e essa salada emocional somente conseguem entreter as pessoas e imped-las de adentrar o processo de crescimento espiritual. Crentes emocionais so sempre meninos. No conseguem viver sem os sentimentos, sem a experincia emocional da presena de Deus. Eles quase que obrigam Deus a se manifestar, e sempre apelam e foram essa manifestao atravs de aes emocionais.
Pergunta elementar: Houve isso na Igreja Primitiva? Sim, mas Irineu de Lion escreveu um livro, no sculo 2, para combater abusos do uso dos dons. Quase 2 mil anos depois a meninice volta aos nossos templos, e os pastores precisam de novo ser repreendidos; precisam ler o livro Contra as Heresias, e tomar uma atitude para estancar o evangelho emocional, que tem paralisado o crescimento espiritual genuno do povo de Deus. Ateno, pastor: ministre estudo bblico! Ensine a Palavra de Deus! Ensine o povo que a presena de Deus no para ser sentida, mas para ser crida! Ensine que todos temos uma alma enferma e com capacidade de imitar as coisas de Deus! Ensine que o Esprito essencialmente um Esprito de Edificao e transformao! Ensine a importncia da formao do carter de Cristo! Ensine a Palavra! Ensine e faa o povo ter uma f sadia na Palavra e uma prtica de obedincia simples e piedosa!

Das könnte Ihnen auch gefallen