Sie sind auf Seite 1von 16

Guia Didtico do Professor

A tem Qumica!

Programa

Mtodos de Conservao

Conservao de Alimentos Qumica 2 Srie | Ensino Mdio

CONTEDOS DIGITAIS MULTIMDIA

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Coordenao Didtico-Pedaggica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redao Gleilcelene Neri de Brito Simone de Paula Silva Reviso Alessandra Muylaert Archer Projeto Grfico Eduardo Dantas Diagramao Romulo Freitas Reviso Tcnica Fatima Ventura Pereira Meirelles Leticia R. Teixeira Objetivo geral: Aprender a conservar alimentos.

Objetivos especficos: Produo Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Realizao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio da Educao Compreender a diferena entre os vrios processos de conservao de alimentos; Diferenciar fenmenos qumicos ocorridos ou impedidos de ocorrer durante a conservao dos alimentos; Identificar os fatores que contribuem para a deteriorao dos alimentos; Diferenciar as formas de deteriorao; Perceber a importncia da microbiologia e despertar o interesse por essa rea de atuao profissional.

Vdeo (Audiovisual) Programa: A tem Qumica! Episdio: Mtodos de Conservao Durao: 10 minutos rea de aprendizagem: Qumica Contedo: Conservao de alimentos Conceitos envolvidos: conservao de alimentos, processos qumicos e reao qumica. Pblico-alvo: 2 srie do Ensino Mdio

Pr-requisitos: No existem pr-requisitos.

Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos) ser suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

O objetivo do vdeo Mtodos de Conservao esclarecer os cuidados na conservao dos alimentos e os processos que podem ocorrer quando no so tomados cuidados na conservao e no manuseio dos mesmos. Este vdeo faz parte de uma coleo que compe o Programa A Tem Qumica, destinada 2 srie do Ensino Mdio. A sequncia apresentada neste guia poder ser seguida integral ou parcialmente, mas tambm poder ser utilizada apenas como subsdio para que voc estruture seu prprio roteiro de aula. Em qualquer um dos casos, ser a sua experincia, a sua prtica e o contexto em que suas aulas se inserem, que determinaro a melhor forma para conduzir suas atividades.

professor!
A sua formao e a sua experincia so as principais armas para o sucesso de sua aula!

Audiovisual | Programa A tem Qumica! | Mtodos de Conservao

Introduo

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

dica!
Aps a exibio do vdeo, permita que seus alunos compartilhem ideias e experincias. Fique atento para o esclarecimento de eventuais dvidas.

1.

Desenvolvimento
Sempre interessante fazer um levantamento sobre o que seus alunos conhecem sobre o tema. Antes de definirmos sobre qual a melhor forma de conservar os alimentos, importante nos certificarmos se nossos alunos conhecem o significado do termo conservar. Por isso, voc poder iniciar o tema levantando essa questo. Permita que seus alunos compartilhem ideias e experincias. Esclarea as dvidas e apresente outros aspectos que julgue importante para a compreenso do tema. Procure antecipar algumas respostas e dvidas, pois muitas perguntas no so colocadas por serem consideradas excessivamente simples. Os principais pontos do contedo apresentados no episdio Conservao de Alimentos podem ser trabalhados medida que forem sendo levantados pelo grupo. Voc no precisa seguir a sequncia dos temas conforme apresentada no guia ou no vdeo. O fundamental respeitar uma sequncia lgica para que o aluno compreenda com facilidade o contedo em estudo.

dica!
Para ampliar seus conhecimentos, sugerimos WOLKE, Robert L. O que Einstein disse a seu cozinheiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Mtodos de Conservao dos Alimentos (...) Essa comida toda vai estragar fora da geladeira! Bruno | Personagem do Vdeo Mas l na serra no frio? Vai ser como se elas estivessem na geladeira. Eduardo | Personagem do Vdeo O frio da serra no chega a ser suficiente para conservar essas comidas por tanto tempo. O que elas precisam de uma geladeira. Luiza | Personagem do Vdeo
Existem muitos mtodos utilizados para a conservao de alimentos. A escolha do mtodo mais adequado que ser empregado depende do tipo de alimento e da utilizao que ter posteriormente. Em muitas situaes, combina-se mais de um mtodo de conservao. O uso da geladeira apenas um deles. Levante com seus a alunos outros exemplos e as vantagens e desvantagens de cada um deles. Voc pode fazer isso propondo desafios: qual o mtodo mais adequado? Existe um s mais adequado? Quais so os fatores que influenciam na escolha? Tempo, temperatura, etc.

(...) Se voc tivesse ido pesquisar com a gente na semana passada, teria escolhido melhor os alimentos que colocou na mochila, n! Ele deu vrias dicas sobre conservao de alimentos. Luiza | Personagem do Vdeo
Professor, questione seus alunos: o que microbiologia? E qual a importncia dessa rea de estudo? Qual a sua aplicao em termos prticos? Comece por explicar a formao da palavra: Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= cincia). E, ento, fale que a Microbiologia uma rea da Biologia de muita importncia, no somente para a cincia bsica que envolve os estudos fisiolgicos, bioqumicos e moleculares, ou seja, Microbiologia Molecular, mas tambm para outras reas como a indstria e a sade. Temos, assim, a Microbiologia aplicada envolvida na produo de alimentos, e outros produtos, no controle de doenas, de pragas, entre outros.

dica!
Cuidado nunca demais quando se trata de alimentos! O site http:// www.cuidardosalimentos. fiocruz.br apresenta os cuidados fundamentais que contribuem para assegurar o consumo de alimentos saudveis e nutritivos.

Deteriorao dos Alimentos Ento, professor, vamos pra pergunta principal: por que os alimentos estragam? Bruno | Personagem do Vdeo
Os alimentos esto sujeitos deteriorao por uma srie de fatores. Esclarea que, basicamente, so trs os tipos de reaes a serem consideradas:

I. Oxidao
Na presena de oxignio, os carboidratos, as protenas e os lipdeos (nutrientes dos alimentos) so convertidos em dixido de carbono, gua e energia. A oxidao tambm chamada respirao.

II. Putrefao
Nesse caso, ocorre a decomposio pela ao de bactrias, isto , de micro-organismos que se proliferam e, em contato com o ar e a umidade se decompem, ou seja, apodrecem o alimento. Um exemplo o que ocorre com a carne.

Audiovisual | Programa A tem Qumica! | Mtodos de Conservao

Microbiologia

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

III. Fermentao
Outras reaes que no dependem do oxignio so conhecidas como fermentao. Mas, atualmente, o termo fermentao utilizado para descrever processos de gerao de produtos atravs da ao de micro-organismos, com a utilizao ou no do oxignio. Na fermentao anaerbica (sem a utilizao do oxignio) produzido o lcool e o cido ltico, por exemplo, enquanto pela fermentao aerbica (com a utilizao de oxignio) produzido o cido ctrico, um conservante.

Evidncias da Deteriorao de um Alimento Ento, por isso que as comidas estragadas ficam com cheiro ruim? Luiza | Personagem do Vdeo
Muitas vezes o odor, s vezes o sabor e, muitas vezes, so os dois juntos que evidenciam que a comida est estragada. s vezes observamos isso tambm pela cor. Alimentos e bebidas derivados de leite, por exemplo, estragam porque os carboidratos presentes neles so convertidos em cidos e lcoois tambm pela ao de micro-organismos, alterando a composio e as caractersticas dos alimentos e at favorecendo o crescimento de outros micro-organismos. Alerte que consumir um alimento estragado um grande risco, pois pode provocar uma intoxicao alimentar. Destaque a gravidade desse fato.

Alimentos Resfriados Engraado isso: por que no calor estraga e na geladeira no? Eduardo | Personagem do Vdeo
O calor (aumento da temperatura) tende a romper algumas das ligaes qumicas existentes, assim, o alimento se modifica com mais facilidade em temperaturas mais altas. Aqui, voc pode trabalhar com seus alunos os conceitos do efeito da temperatura na velocidade das reaes qumicas. possvel tambm discutir outros fatores como a presena de catalisadores, etc.

A utilizao de baixas temperaturas um mtodo muito utilizado atualmente pela populao para conservao dos alimentos. Nesse caso, destacam-se a refrigerao e o congelamento. O mtodo mais utilizado atualmente nas residncias a refrigerao, conservao atravs das baixas temperaturas, por isso natural que seja o mais lembrado. Porm importante destacar que existem inmeros outros mtodos.

E qual diferena entre refrigerar e congelar? Luiza | Personagem do Vdeo


importante destacar que colocar um alimento na geladeira no suficiente para garantir a sua conservao. Tambm preciso tomar certos cuidados para evitar que cheguem a eles o menor nmero possvel de micro-organismos. Por exemplo: os alimentos devem ser acondicionados em recipientes devidamente limpos e fechados. Mesmo na geladeira, existe um tempo de validade varivel para cada produto. Na refrigerao o alimento mantido na temperatura de 0C a 7C e, para o congelamento eficiente, necessria uma temperatura inferior a -18C, para que a atividade microbiana seja inibida.

mais detalhes!
http://www.americanas. com.br/produtos/ manuais/287673.pdf

Alimento Vsceras e carne moda Peixe fresco Leite pasteurizado Carne fresca Legumes, verduras e frutas em geral Ovos

Tempo de refrigerao 2 a 3 dias 1 a 2 dias 2 a 3 dias 4 a 5 dias 4 a 8 dias 10 a 30 dias

Audiovisual | Programa A tem Qumica! | Mtodos de Conservao

Com o frio, possvel conservar alimentos por perodos maiores de tempo. As baixas temperaturas retardam ou inibem as reaes qumicas de deteriorao natural e as atividades enzimticas sobre os componentes dos alimentos, o que permite diminuir ou inibir o crescimento e as atividades dos micro-organismos.

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Alimento Carnes vermelhas Aves Peixes e mariscos Carne fresca Legumes Ovos

Tempo de congelamento 3 a 12 meses 3 a 6 meses 3 a 6 meses 4 a 5 dias 6 meses 10 a 30 dias

Dicas para o congelamento de alimentos: Embale os alimentos em pores individuais. Voc assegura o congelamento uniforme e evita a necessidade de recongelamento. Utilize o mximo de espao possvel, respeitando as marcaes da embalagem. Isso contribui para reduzir a quantidade de oxignio, o que evita a deteriorao do alimento. Utilize alimentos frescos. Mas no coloque alimentos frescos sobre alimentos j congelados, pois a troca de calor entre eles poder acarretar o descongelamento parcial do segundo. Dicas para o descongelamento de alimentos: Coloque diretamente no forno convencional ou no micro-ondas os alimentos pr-cozidos ou prontos. No esquea de verificar as orientaes na embalagem. Se o prato foi preparado em casa, verifique as condies adequadas no manual do forno, em funo da quantidade. Transfira alimentos crus, como carnes, peixes e aves, para o refrigerador. Eles devem ser descongelados lentamente, sem mudanas bruscas de temperatura. Coloque os vegetais diretamente em gua fervente. Cozinhe pedaos pequenos de carne ainda congelados.

Eduardo | Personagem do Vdeo


Apesar destas serem as formas mais populares, existem muitas maneiras utilizadas para a conservao de alimentos. Quais so as formas conhecidas por seus alunos? Comente sobre diferentes tipos e formas dos ALIMENTOS (cozido x cru, natural x processado, etc.). Para cada um temos um tipo de embalagem?

Alimentos Secos
A secagem consiste em retirar parte da gua dos alimentos. Os micro-organismos presentes no alimento precisam de gua para suas funes vitais. Dessa forma, ao retirar a gua, consegue-se diminuir consideravelmente as aes microbiolgicas sobre o alimento. Isso pode ser feito de diferentes modos:

sublimao
Passagem de uma substncia do estado slido diretamente para o gasoso, sem passar pelo estado lquido.

a) Por ar aquecido
Os alimentos so colocados em secadores especiais, que permitem a circulao de ar quente. Isso proporciona aquecimento do alimento e perda de gua. interessante observar que esse tipo de secagem provoca perda nutricional e endurece a parte externa do alimento.

b) Por osmose
O alimento, em geral frutas e verduras, imerso em uma soluo supersaturada de um soluto que retira a gua do alimento, desidratando-o. Porm, essa operao nem sempre tem xito e muitos alimentos estocados nessas condies se estragam.

c) Por liofilizao
Consiste em um congelamento rpido, seguido de uma sublimao da gua presente no alimento, a vcuo. O processo bastante eficiente porque mantm as caractersticas nutricionais e sensoriais do alimento. Aqui, voc pode discutir conceitos como osmose, desidratao, sublimao e liofilizao, ou ainda comentar outros que achar apropriados.

Audiovisual | Programa A tem Qumica! | Mtodos de Conservao

Gente! Pera a ... Vocs esto falando a em geladeira, congelar, frio... Que vou at pegar o meu casaco. No , agora srio, assim, s assim que a gente consegue conservar a comida?

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Alimentos Defumados Eu queria aproveitar e tirar uma dvida: eu queria saber o que carne defumada? (...) Bruno | Personagem do Vdeo
Com a descoberta do fogo, o homem pendurava sua caa prximo ao fogo, possivelmente para proteg-la de outros animais. Com o tempo, ele deve ter observado que elas se modificavam e que, assadas, a mastigao era facilitada, observando que, aps esse tratamento, a caa demorava mais a se deteriorar. Surgiu ento um novo modo de conservao: a defumao. Aqui, voc professor, pode sugerir pesquisas de reaes que ocorrem durante o processo e de como o calor no destruiu o alimento, etc.

Alimentos Imersos em Gordura


A imerso na gordura uma tcnica muito utilizada em fazendas ou em locais onde h carncia de refrigerao e do congelamento. Esse mtodo consiste em formar uma barreira fsica que mantm o alimento isolado do ar e da gua, impedindo assim a ao de micro-organismos. Aqui podem ser abordados conceitos envolvendo as caractersticas qumicas da gua e das gorduras que permitem a formao dessa barreira, conceitos de solubilidade, entre outros.

Pasteurizao Quais so os outros mtodos que utilizam o aquecimento como conservao de alimentos? Luiza | Personagem do Vdeo
A pasteurizao um tratamento trmico que inativa os micro-organismos patognicos e deterioradores que poderiam crescer normalmente durante a estocagem do produto e tem como objetivo prolongar a integridade dos alimentos, pela inativao de enzimas e a destruio de micro-organismos sensveis ao choque (temperaturas elevadas, seguidas de rpido resfriamento). No h modificao no valor nutritivo, nem nas caractersticas organolpticas do alimento submetido a esse mtodo.

10

Lenta: realizada a temperaturas de 65C durante 30 minutos. utilizada para o leite de cabra. Rpida: realizada a temperaturas de 75C durante 15 a 20 segundos. utilizada para os leites A, B e C de saquinho. Muito rpida: realizada a temperaturas de 130 a 150C e durante 3 a 5 segundos. utilizada nos leites do tipo longa vida ou UHT (ultra hight temperature). O termo pasteurizao deve-se ao fato dessa tcnica ter sido idealizada por Louis Pasteur (1822 1895). As descobertas desse cientista influenciaram fortemente a histria da Qumica e da Medicina. Uma das mais conhecidas a pasteurizao. interessante observar que a origem do processo de pasteurizao dos alimentos no se baseou no leite, mas no vinho. A fermentao anormal do vinho faz com que ele se transforme em vinagre. Louis Pasteur demonstrou experimentalmente que a ao destruidora do calor sobre os micro-organismos permite a maior durabilidade do produto submetido a esse tratamento. Em seus primeiros estudos, utilizando um microscpio, ele identificou as bactrias responsveis pelo processo de fermentao e se props a elimin-las atravs do aquecimento. Posteriormente, de modo a evitar uma nova contaminao, o vinho deve ser armazenado em cubas hermeticamente seladas. Aqui podero ser abordados conceitos como o efeito da temperatura sobre as reaes qumicas, bem como as caractersticas dos produtos submetidos aos diferentes processos, de acordo com as caractersticas regionais (leite fresco, leite de saquinho, leite de caixa). Ser que so diferentes?

Para enriquecer a sua aula, uma dica a leitura deste artigo: GOUVEIAMATOS, Joo Augusto de Mello Pasteur Cincia para ajudar a vida. Revista Qumica Nova na Escola. n. 6 novembro, 1997. p.20-22 http:// qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc06/historia.pdf

Esterilizao
Na esterilizao, o alimento submetido s mais altas temperaturas, pelo menor tempo possvel. Desse modo, so destrudos os micro-organismos causadores de doenas, bem como so inativadas enzimas capazes de deteriorar o produto durante sua estocagem. Cabe ressaltar que o alimento no se torna completamente estril, porque isso ocasionaria danos sensoriais e nutricionais. Aqui podero ser levantados temas e discusses sobre outras aplicaes da esterilizao. Exemplo: instrumentos hospitalares, centro cirrgicos. Quais seriam as formas de esterilizao usadas? Seriam as mesmas?

11

Audiovisual | Programa A tem Qumica! | Mtodos de Conservao

Existem trs tipos de pasteurizao:

mais detalhes!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

estante do professor!
LE COUTEUR, Penny e BURRESON, Jay. Os botes de Napoleo As 17 molculas que mudaram a histria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

O Uso de Aditivos
A adio de um soluto uma forma de controle de umidade, na qual no se retira a gua do meio. O soluto captura a gua livre no alimento, tornando-a indisponvel para a sua utilizao pelos micro-organismos. A adio de sal comum (cloreto de sdio) retira a gua da carne por osmose. Retira, tambm, a gua que os micro-organismos utilizariam para seu crescimento, impedindo tanto o seu crescimento quanto sua atividade. Assim so preparadas a carne-seca, o jab, o charque ou a carne-de-sol. O sal tambm bastante eficaz na preservao de peixes. O sal uma substncia higroscpica, ou seja, absorve umidade. Por isso, em dias de chuva, devido ao excesso de umidade do ar, o sal, mesmo dentro do saleiro, fica mido e, posteriormente, empedrado. A adio de elevadas quantidades de sal ou de acar desidrata os alimentos pelo processo de osmose. Essas adies retiram a gua contida nas clulas dos tecidos vegetais ou animais, levando-a para a superfcie, assim a gua evapora. A preservao de frutas pela adio de acar, transformando-se em geleia, doces e outros produtos similares ocorre pela elevada concentrao de acar. Esses produtos contm, em mdia, de 25 a 33% de umidade, mas podem ser conservados sem maiores problemas. Algumas especiarias, como cravo e canela, so utilizadas na culinria no s por seus sabores e aromas, mas tambm por serem excelentes conservantes. O cravo-da-ndia contm eugenol, um poderoso antioxidante que conserva os alimentos.

A canela, por sua vez, contm o cido cinmico, um bom conservante e aromatizante.

12

A conservao de alimentos um campo muito estudado e desenvolvido dentro das indstrias atualmente. Para aumentar a durabilidade dos alimentos, muitas substncias so adicionadas. Esses aditivos so conhecidos popularmente como conservantes, estabilizantes, corantes, antioxidantes, espessantes, emulsificantes, agentes quelantes, flavorizantes , edulcorantes, acidulantes e umectantes. E a adio de cada um deles tem diferentes objetivos. Os alimentos que so processados industrialmente carregam nas suas embalagens, obrigatoriamente, o nome ou o cdigo do aditivo utilizado, que deve ter indicado claramente a quantidade, entre outras informaes. Essa regulamentao feita pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA).

Classes Conservantes Estabilizantes Corantes Antioxidantes Espessantes Emulsificantes Agentes quelantes Flavorizantes Edulcorantes Acidulantes Umectantes

Funo Aumentam o prazo de validade do produto. Estabilizam emulses. Acentuam e intensificam a cor natural para melhorar a aparncia e a aceitao. Evitam a decomposio pela ao do oxignio. Do consistncia ao alimento. Aumentam a viscosidade do produto. Protegem os alimentos de muitas reaes enzimticas. Tm o papel de realar o odor e o sabor dos alimentos. So utilizados em substituio ao acar. So utilizados para acentuar o sabor azedinho do alimento. Mantm o alimento mido e macio.

Para enriquecer a sua aula, voc pode pedir aos seus alunos para fazerem uma pequena pesquisa sobre cada um desses grupos de substncias e trazerem exemplos para a aula. A tabela abaixo fornece um ponto de partida. Voc pode aproveitar para identificar nas molculas apresentadas por eles as funes orgnicas, as caractersticas de tamanho, acidez, solubilidade, etc.

13

Audiovisual | Programa A tem Qumica! | Mtodos de Conservao

A Utilizao de Outros Aditivos

dica!

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

dicas!
http://www.anvisa.gov.br Esse site da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, rgo federal que regulamenta a legislao e visa proteger e promover a sade da populao, garantindo a segurana sanitria de produtos e servios . https://www.fao.org.br Esse site da Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao. Um ambiente que permite pesquisas mltiplas e acesso a um grande nmero de informaes. http://www. educandocomahorta. org.br Esse site mostra projetos de hortas escolares e esto disponveis manuais para a implantao do projeto e fotos e vdeos de projetos j implantados.

Uso de Irradiao
Uma tcnica mais recente e cada vez mais utilizada consiste n0 uso de radiaes ionizantes, que eliminam completamente a carga microbiolgica, alm de ovos e larvas de insetos e artrpodes. A utilizao desse mtodo aumenta a vida til do alimento, sendo assim adequada aos processos de distribuio e comercializao do produto. O controle de qualidade deve ser rigoroso para que sejam utilizadas doses de radiao especfica para cada alimento, que aumente seu tempo de conservao e no cause perdas sensoriais e nutricionais. considerado um mtodo que satisfaz plenamente o objetivo de proporcionar aos alimentos, a estabilidade qumica e microbiolgica, condies de sanidade e longo perodo de armazenamento.

2.
a)

Atividades
Professor, interessante levantar questes prticas, de modo que as informaes recebidas possam ser efetivamente aplicadas. Entre outras, voc pode lanar as seguintes: - O que estraga mais rpido: o doce de goiaba em compota ou uma goiabada de corte? Por qu? Se algum aluno conhecer o preparo desses tipos de doce, pode descrev-lo para turma. Caso ningum saiba, voc mesmo pode apresentar a forma de preparo de um e de outro. O importante que concluam que a goiabada de corte mais resistente que o doce de goiaba em calda, porque feita com menos gua.

b)

Pea aos alunos para relacionarem algumas formas de conservao de alimentos. Essa listagem poder ser complementada aps a exibio do vdeo. Por que se coloca um cravo-da-ndia espetado no beijinho de coco? S para ornamentar? A partir da pode-se discutir a importncia das especiarias para a conservao dos alimentos. Voc tambm poder comentar a relevncia das especiarias para a Histria... Dvidas? Converse com os professores de Histria que trabalham na sua escola. Voc poder solicitar que pesquisem formas de conservao para diferentes alimentos. Tambm podero ser pesquisadas as formas de conservao de alimento mais utilizadas em determinadas condies e em diferentes perodos da Histria. Deixe seus alunos curiosos para saber quais foram as outras descobertas importantes de Pasteur. Sugira uma pesquisa. Em colaborao com o professor de Histria, Fsica e Biologia, proponha a investigao da vida de outros cientistas que tiveram importncia na rea de alimentos ao longo dos tempos.

c)

d)

e) f)

Durante o debate e a realizao das atividades, esteja atento reao de seus alunos. Assim, voc poder verificar se eles compreenderam as situaes apresentadas e se relacionaram seus conhecimentos anteriores com o tema apresentado.

http://www.cena.usp.br Esse site do Centro de Energia Nuclear na Agricultura/USP - Campus Piracicaba, produzido pela Universidade de So Paulo, e nele podemos encontrar muitas informaes sobre irradiao de alimentos.

estante do professor!
AMADO, Janaina Passos e FIGUEIREDO, Luiz Carlos. As viagens dos alimentos - Editora Atual. CHU, Teddy. Do campo mesa: o caminho dos alimentos. So Paulo: Editora Moderna. FISHER, Len. A cincia no cotidiano - como aproveitar a cincia nas atividades do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Audiovisual | Programa A tem Qumica! | Mtodos de Conservao

3. Avaliao

dica!

VDEO - AUDIOVISUAL EQUIPE PUC-RIO

Coordenao Geral do Projeto Prcio Augusto Mardini Farias Departamento de Qumica Coordenao de Contedos Roberta Loureno Ziolli Jos Guerchon Coordenao de Contedos dos Guias do Professor Letcia Regina Teixeira Assistncia Camila Welikson Produo de Contedos Fatima Ventura Pereira Meirelles Renata Barbosa Dionysio CCEAD - Coordenao Central de Educao a Distncia Coordenao Geral Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenao Pedaggica Leila Medeiros Coordenao de Audiovisual Sergio Botelho do Amaral Assistncia de Coordenao de Audiovisual Eduardo Quental Moraes Coordenao de Avaliao e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenao de Produo dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Assistncia de Produo dos Guias do Professor Simone de Paula Silva Redao Andra Lins Gleilcelene Neri de Brito Tito Tortori Design Eduardo Dantas Romulo Freitas Reviso Patrcia Jernimo Alessandra Muylaert Archer

Das könnte Ihnen auch gefallen