Sie sind auf Seite 1von 9

Servio Social da Indstria SESI Departamento Regional de So Paulo Diviso de Esporte e Lazer

EDUCAO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

ORIENTAES DIDTICAS

VIVNCIAS ESPORTIVAS (ESPORTES)

2011

1. APRESENTAO A Educao Integral em Tempo Integral apresenta um aspecto novo e relevante para o processo educacional: a ampliao do tempo de permanncia dos alunos na escola. Essa ampliao deve permitir a melhoria na qualidade do processo ensinoaprendizagem, de tal forma que possa proporcionar aos alunos conhecimentos tericos aliados a experincias, o que certamente propiciar a eles competncias e habilidades necessrias para o exerccio pleno da cidadania. Nesse sentido, mais do que a simples ampliao do tempo, o horrio expandido representa uma ampliao de novas oportunidades e situaes que visam promover aprendizagens significativas e contextualizadas, que privilegiem a curiosidade, a busca, a construo de saberes e, assim, contribuam para a formao de indivduos que respondam integralmente s necessidades contemporneas. Essas devem ser entendidas como possibilidades de transformao de valores, de construo da liberdade, da autonomia, da solidariedade, da formao, enfim, de seres humanos plenos, saudveis, conscientes e ativos. 2. CONCEPO DA REA A concepo de educao defendida pela Rede SESI-SP aquela que engloba ensino, aprendizagem e pesquisa. A finalidade do processo de ensino e aprendizagem o conhecimento da realidade, tendo como meta transform-la, visando a construo de um mundo no qual todos possam realizar a sua humanidade. As Vivncias Esportivas (Esportes), enquanto parte da Educao Integral em Tempo Integral, necessita estar inserida na concepo defendida pela Rede SESI-SP, procurando articular-se com as demais reas do conhecimento, de forma a contribuir significativamente para a formao de cidados ativos e crticos. Assim, a Rede SESI-SP, a partir da parceria tcnica entre a Diviso de Educao e a Diviso de Esporte e Lazer, objetiva que durante as aulas de VIVNCIAS ESPORTIVAS, os alunos tenham a oportunidade de experenciar a diversidade de prticas corporais, considerando os princpios de participao, respeito corporeidade e ludicidade, construindo uma grande bagagem cultural e tornando-se capazes de atuar sobre elas com autonomia. Para tanto, as vivncias esportivas devero enfocar os 04 campos dispostos a seguir:

1. Jogos e esportes; 2. Atletismo e lutas; 3. Dana, ginstica e expresso; 4. Atividades aquticas1 (Para as unidades que possurem balnerio); O trabalho com os 04 campos de vivncias, alm de garantir a variedade de prticas corporais, amplia o repertrio motor da criana, desenvolvendo as habilidades motoras de locomoo (caminhar, correr, galopar, saltar, escalar etc), de manipulao (arremessar, chutar, rebater, quicar, rolar etc), e de estabilidade (alongar-se, girar, balanar, realizar rolamentos, esquivar-se, etc), alm dos fatores psicomotores (equilbrio, organizao espacial e temporal, lateralidade, entre outros). O que se espera que as crianas possam da melhor maneira possvel, apresentar em cada perodo de vida uma boa qualidade de movimento, podendo usufruir deste repertrio para a vida toda de acordo com suas necessidades, seja em momentos de lazer no seu cotidiano ou ento para a participao em equipes de formao esportiva. Sendo assim, as aulas de vivncias esportivas podero contribuir significativamente para o desenvolvimento dos aspectos relacionados s questes motoras, cognitivas, culturais e afetivas dos alunos. 2. ENCAMINHAMENTOS No intuito de subsidiar a prtica do professor nas vivncias esportivas, indicamos o livro do PAF (2006) o qual visa o desenvolvimento pessoal e social de crianas e adolescentes por meio do esporte. O referido livro baseia-se nas fases do desenvolvimento motor ao propor as atividades esportivas. As fases do desenvolvimento so divididas em: Multiesportiva (crianas de 6 a 8 anos), Pr-Desportiva (crianas de 9 e 10 anos), Esportes 1 (crianas de 11 e 12 anos), Esportes 2 (adolescentes de 13 e 14 anos) e Esportes 3 (adolescentes de 15 a 17 anos). Temos ainda, os Temas Transversais (tica, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, orientao sexual e sade) que devem ser abordados nas aulas de acordo com o planejamento do professor, contribuindo assim para que o aluno se defronte, explore e analise as diversidades, problemticas e situaes atuais do seu prprio meio, que so de grande relevncia no cenrio nacional e universal.

1. Para a realizao das atividades de Vivncias Aquticas h a necessidade de exame dermatolgico para os alunos.

Para atuao nas vivncias esportivas o professor dever se deter apenas nas fases Multiesportiva e Pr-Desportiva, as quais vo ao encontro da faixa etria que o mesmo atuar (06 a 10 anos). Outro aspecto que deve sempre permear a atuao do professor nas vivncias esportivas so os aspectos ldicos, pois, quando se focaliza o componente ldico, podese perceber a presena de um fenmeno com caractersticas prprias, que se inscreve na cultura para alm da simples associao com a alegria, o prazer, a espontaneidade ou com o divertimento. obvio que estas caractersticas permeiam o que se toma como ldico, porm no bastam para que se processe uma definio efetiva do termo. O comportamento ou a conduta ldica traz em si circunscrito voluntariedade da ao, carregada de alegria e com um fim em si prprio, representando, inclusive, uma forma primitiva de comunicao entre realidade e fantasia, bem como uma forma de expresso de sentimentos prazerosos, que acompanham o ser humano ao longo de toda a existncia. O ldico tambm pode ser considerado um trao de personalidade, o qual, para autores como Lieberman (1977), assim como para Rosamilha (1979), apresenta-se em todas as faixas etrias, obtendo funes importantes no estilo cognitivo, sendo diferenciado de um indivduo para outro e considerado elemento natural constituinte da personalidade e da cultura. As caractersticas desta conduta ldica tm ramificaes nas atividades fsicas, jogos, recreao, entretenimentos, brinquedos, brincadeiras, ocasies sociais de diversas ordens e, com menor evidencia, no mbito escolar, tornando-se parte da realidade cultural. Pesquisadores como Piaget e Vygotsky tambm ressaltam a importncia das atividades ldicas e dos jogos no desenvolvimento da criana: Piaget salienta que, por meio da imitao, dos exerccios de repetio pelo prazer, dos jogos do faz de conta e simblicos e daqueles com regras mais sofisticadas, a criana se desenvolve e preparada para a vida, investigando, analisando e estabelecendo relaes importantes para sua existncia. J para Vygotsky, o elemento ldico tem uma influncia vital no desenvolvimento infantil, tendo em vista que, por meio de sua dinmica, a criana aprimora sua capacidade de iniciativa, de autoconfiana, de desenvolver a linguagem, o pensamento e a concentrao, aguando sua curiosidade e imaginao (PAF, 2006, p.22). De maneira geral, crianas de 06 a 08 anos, sentem-se bastante estimuladas quando realizam atividades que requerem imaginao e incitam as caractersticas do

faz-de-conta. As crianas mergulham na histria ou no momento e realizam todos os passos desejados (PAF, 2006). Algumas atividades como pega-pega corrente ou ajuda-ajuda so motivantes e podem se tornar cooperativas, pois aquele que pego pode passar a ajudar o pegador, ficando unido a este por meio do contato fsico (PAF, 2006). Como citado acima o professor dever atuar nas vivncias esportivas tendo como subsidio o livro do PAF (programa atleta do futuro), sendo assim, segue abaixo algumas orientaes referentes a fase multiesportiva e pr-desportiva que podero ajudar o professor. Fase de desenvolvimento: Multiesportiva Abrange as crianas de 6 a 8 anos. Esta fase compreende o desenvolvimento das habilidades motoras por meio de atividades ldicas, alm dos elementos da motricidade. Mas o que habilidade motora? Magill (2000) descreve habilidade motora como sendo uma tarefa com finalidade especfica, que exige movimentos voluntrios do corpo e/ou membros para atingir o objetivo. Dessa forma, so utilizadas brincadeiras e jogos para possibilitar a experimentao/vivncia e desenvolvimento das habilidades motoras citadas abaixo (Gallahue & Ozmun, 2001), levando em considerao a variabilidade de prtica, dos materiais e dos espaos disponveis. Classificamos as habilidades motoras como sendo: Habilidades motoras de locomoo bsica um elemento (caminhar, correr, pular, saltar, elevar-se); combinada dois ou mais elementos (galopar, deslizar, saltar obstculos, escalar). Habilidades motoras de manipulao propulsiva (arremessar, chutar, impelir, atingir, rebater, quicar, rolar); absortiva (apanhar, driblar). Habilidades motoras de estabilidade axial (inclinar-se, alongar-se, girar, virar, balanar); posturas estticas e dinmicas (apoios invertidos, rolamento corporal, parar, esquivar-se, equilibrar-se).

No campo dos elementos da motricidade, Rosa Neto (2002) expressa a importncia das experincias concretas para a construo das noes bsicas do seu desenvolvimento intelectual. Identificamos abaixo a classificao proposta pelo autor: Lateralidade: refere-se preferncia na utilizao de uma das partes simtricas do corpo (mo, olho, ouvido, perna); Motricidade fina: refere-se atividade manual, guiada por meio da viso, ou seja, coordenao visuomanual, com emprego de fora mnima, a fim de atingir uma resposta precisa para a tarefa; Motricidade global: refere-se aos movimentos corporais dinmicos, envolvendo um conjunto de movimentos coordenados de grandes grupos musculares; Equilbrio: a capacidade do organismo de manter posturas, posies e atitudes, compensando e anulando todas as foras que agem sobre o corpo; Esquema corporal: refere-se capacidade de discriminar com exatido as partes corporais e a habilidade de organizar as partes do corpo na execuo de uma tarefa; Organizao espacial: envolve tanto a noo do espao do corpo como o espao que o rodeia, referindo-se habilidade de avaliar de forma precisa a relao entre o indivduo e o ambiente; Organizao temporal: refere-se percepo do tempo, envolvendo o conhecimento da ordem e a durao dos acontecimentos. Fase de desenvolvimento: Pr-desportiva O jogo, segundo Hurtado (apud Aguiar, 1996), um dos principais meios que a Educao Fsica possui para alcanar objetivos e realizar certas atividades. Alm de englobar o desenvolvimento bio-psicofisiolgico e social da criana, o jogo busca sua integrao e estruturao. Corroborando com este autor, Darido (2003) cita que o jogo na abordagem contrutivista-interacionaista considerado o principal modo de ensinar, um instrumento pedaggico, um meio de ensino. Na rea de aprendizagem motora comprovada que a prtica de forma global, chamada randmica, mais eficiente para a aprendizagem do que a prtica por partes, chamada em blocos. Podemos transferir este conceito para um aprendizado por meio dos jogos (randmico) e por meio de fundamentos fechados (blocos), sendo que o

primeiro mtodo possibilita efeitos mais benficos na reteno da aprendizagem do que o segundo. Schmidt (1992). Por esses motivos apresentados e muitos outros no citados, a segunda fase do programa denominada iniciao pr-desportiva, que atende crianas de 9 e 10 anos, compreende a vivncia e desenvolvimento das modalidades esportivas, utilizando jogos adaptados e pr-desportivos. Dever preocupar-se em dar continuidade ao desenvolvimento da fase anterior ampliando os conhecimentos bsicos. Para esta fase incentivada a participao em festivais esportivos. Importante ressaltar que nestas duas primeiras fases, a responsabilidade dos profissionais aumenta no que diz respeito ao cumprimento da metodologia. No deve haver pressa no aprendizado dos esportes e sim um comprometimento na ampliao do acervo motor dos alunos, na oportunidade de oferecer ambiente de aula alegre, prazeroso e no excludente. 3. ELABORAO DO PLANO DOCENTE O plano de trabalho docente da rea de vivncias esportivas (esportes) deve respeitar a periodicidade estabelecida pela unidade escolar. So procedimentos de ao para a sua elaborao: a) Considerar as necessidades de aprendizagem dos alunos nas faixas etrias em que se encontram; b) Definir os campos de vivncias a serem contemplados no ms; c) Utilizar a metodologia do PAF no desenvolvimento das aulas; d) Selecionar as atividades mais adequadas, considerando as caractersticas e saberes dos alunos; e) Fazer o registro do plano de trabalho e encaminhar uma cpia para o Coordenador Pedaggico do CE e uma cpia para o Orientador de Esportes e Lazer do CLE; f) Compartilhar os objetivos de aprendizagem e as atividades entre os agentes envolvidos; g) Os 04 campos de vivncias esportivas propostos devero ser organizadas de modo que a cada ms sejam trabalhados no mnimo dois desses campos, considerando-se a otimizao das instalaes dos CLES Centros de Lazer e Esporte. h) Prever, quando for o caso, e com as devidas orientaes, as Adaptaes Curriculares, considerando a singularidade desses alunos.

4. REGISTRO E AVALIAO Para obteno de dados e informaes que ajudem a nortear a prtica pedaggica, fundamental que o professor utilize diferentes formas de registro ao longo do processo. Vdeos, fotografias, reportagens, relatos de experincia, entrevistas, anotaes, produes dos alunos, construo de regras, modificaes nas formas de brincar, danar, etc., episdios que chamaram a ateno, podem constituir-se em importante documentao para a confeco de portflios ou como instrumento que permita identificar modificaes nos saberes dos alunos. A avaliao precisa ser contemplada durante todo o processo. A avaliao diagnstica, que ocorrer no momento em que o professor investigar os conhecimentos prvios dos alunos acerca da manifestao corporal estudada, permite identificar o ponto de partida do grupo e redefinir procedimentos e estratgias. Durante as aulas, as produes dos alunos podem fornecer elementos que ajudem o professor, a identificar avanos e possveis pontos a melhorar. Para consolidar o processo de avaliao e analisar os saberes que os alunos alcanaram, o professor pode sugerir uma apresentao, uma coreografia, um relatrio, um portflio, a criao de um jogo, entre produes culturais condizentes com o contedo desenvolvido nas aulas. 5. PAPEL DO ORIENTADOR DE ESPORTE E LAZER Com foco na constante melhoria do processo de ensino e aprendizagem, a Diviso de Esporte e Lazer ressalta a importncia de um trabalho articulado entre o Orientador de Esporte e Lazer, responsvel pelo acompanhamento das aulas de Vivncias Esportivas e o professor. Essa relao de parceria precisa ser consolidada de forma que o professor de Educao Fsica vislumbre a figura do Orientador, no como um fiscalizador de sua prtica docente, mas sim como um profissional que lhe oferecer suporte para um melhor desenvolvimento das tarefas pertinentes sua funo. Desta maneira, cabe ao Orientador de Esporte e Lazer:

Visitar as unidades de sua jurisdio, diagnosticar eventuais problemas e propor encaminhamentos visando garantia da qualidade das aulas de Vivncias Esportivas (Esportes);

Acompanhar o desenvolvimento do plano de trabalho, oferecendo apoio tcnico ao professor de Educao Fsica, por meio de sugestes de textos, livros, notcias, artigos, atividades esportivas, peridicos relacionados ao campo educacional;

Participar dos DPCs (Discusso Pedaggica Coletiva) sempre no 1 e 4 encontro do ms, lembrando que tais encontros ocorrem sempre s quartas-feiras no perodo da tarde.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS LIBERMAN, N. Playfulness: Its relationship to imagination and creativity. New York: Academic Press, 1977. ROSAMILHA, N. Psicologia do jogo e aprendizagem infantile. So Paulo: Cortez, 2001. SESI-SP. Referenciais curriculares da rede escolar SESI-SP. So Paulo: SESI, 2003. SESI-SP. Programa SESI Atleta do Futuro: perspectivas da incluso e diversidade na aprendizagem esportiva. So Paulo: SESI, 2006. SESI-SP. Educao Integral em Tempo Integral: sistematizao de aes educativas. So Paulo: SESI, 2010. SESI-SP. Programa SESI Atleta do Futuro: perspectivas da incluso e diversidade na aprendizagem esportiva. So Paulo: SESI, 2011 (2 ed. no prelo).

Das könnte Ihnen auch gefallen