Sie sind auf Seite 1von 3

COMBATE EM LOCALIDADE Introduo Aps o final da II Guerra Mundial, os exrcitos do mundo passaram a se preocupar ainda mais com operaes

militares no interior de localidades. Os diversos conflitos que se seguiram a grande guerra demonstraram que combater em ambiente urbano exige tcnicas e tticas especiais. Fatores complicantes na guerra urbana incluem a presena de civis e prdios de todos os tipos. Alguns civis podem ser difceis de distinguir de combatentes como milcias armadas e gangues, particularmente se os indivduos esto simplesmente tentando proteger seus lares de atacantes. Tticas so complicadas por um ambiente tridimensional, campos de viso limitados e fogos devidos aos prdios, melhores esconderijos e cobertura para defensores, infra-estrutura subterrnea, e a facilidade de colocao de armadilhas e snipers. Particularidades Em reas urbanas so empregadas operaes de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), aes de combate convencional, e misses que visam anulao da vontade de combater do invasor no contexto do Combate de Resistncia. A complexidade dos ambientes urbanos exige o emprego de pessoal adestrado para atuar nesse tipo de misso. A preparao para o combate deve ser, alm de tcnicoprofissional, material e psicolgica, pois as aes so, normalmente, junto populao. Deve-se estar preparado para enfrentar um oponente oculto e/ou homiziado. Foto Haiti INFANTARIA O combate urbano normalmente se desenvolve atravs de pequenos combates, em que normalmente cada edificao, rua ou ponto estratgico deve ser tomado. Logicamente existem excees a abordagem casa por casa, como os israelenses mostraram. Mas o certo que pequenas unidades de infantes tero que ser usadas, no final das contas, para se conquistar uma cidade. Uma unidade inimiga no abandonar o prdio que domina s porque os invasores controlam a rua a sua frente. Por isso pequenas unidades de infantaria com o apoio de blindados que efetivamente faro o trabalho de conquista. Foto Artilharia Mesmo limitada a ao da artilharia importante. Normalmente ela fica posicionada fora da rea urbana executando tiros indiretos de interdio nas vias da malha viria, ferroviria e pontes localizadas na periferia da rea edificada. Porm o uso excessivo e indiscriminado da artilharia pode, alm de causar grandes baixas civis, gerar muita destruio material originando um volume considervel de escombros que resultariam em bloqueio para o avano das foras invasoras e de abrigo para o inimigo.

Blindados: Devido a limitao do uso da artilharia em ambientes urbanos, os CC so o maior provedor de fogo de apoio para os infantes, principalmente contra posies fortificadas. Os tanques e tratores blindados, em alguns casos, podem inclusive abrir passagens atravs das edificaes. A presena de tropas de infantaria junto aos CC inibe a ao do inimigo no que diz respeito ao uso de armas anticarro e minas. Operar com blindados em reas urbanas exige muito planejamento, conhecimento da situao ttica, tropas treinadas e equipamentos adequados, pois na falta de algum destes fatores as conseqncias podem ser bastante graves. Armamentos e equipamentos O equipamento de comunicaes deve atender s necessidades da misso e s possibilidades do inimigo quanto guerra eletrnica. A sofisticao dos armamentos e equipamentos podem configurar um diferencial do combate urbano, agregando poder de combate tropa. A tropa conduz, preferencialmente, fuzis de assalto, metralhadoras leves, submetralhadoras e/ou pistolas visando segurana contra possveis aes do inimigo ou de fora adversa. Emprega, ainda, armamentos e equipamentos no-letais. A utilizao de armas pesadas e de maior calibre dificulta o cumprimento da misso e aumenta a possibilidade de a populao civil ser atingida, caso haja troca de tiros. Utilizao de meios areos Durante muito tempo se considerou apenas que os helicpteros estavam seguros voando baixo e em alta velocidade, usando as tcnicas comuns de pilotagem ttica. Mas o combate de hoje no o mesmo que o de vinte anos atrs e cada vez mais o tipo de vo ser definido pelos fatores de deciso (misso, inimigo, terreno, meios e tempo). O emprego de helicpteros deve ser criterioso, considerando-se a mobilidade, o poder de fogo, o desgaste da tropa e as possibilidades do inimigo. normalmente utilizado em misses de transporte, vigilncia e ataque. Num ambiente urbano, o voo mais baixo nem sempre ser o mais seguro. Um exemplo a Operao Iraq Freedom (a segunda invaso americana ao Iraque, ocorrida em 2003). Nos primeiros trs meses da campanha, doze helicpteros foram abatidos, todos abaixo de 400 ft(120m) de altura. Parmetros de segurana:

500 ft para livrar fios, antenas e torres de alta tenso; 1500 ft para ficar fora do alcance de RPG; 3000 ft para ficar fora do alcance de fuzis e metralhadoras.

Baseados em parmetros como esses, mas no necessariamente com esses valores, cada fora desenvolve perfis especficos de vo, tcnicas tticas e procedimentos (TTP), que atendam s necessidades das suas operaes. O vo noturno com sistema de viso noturna oferece uma segurana inestimvel contra um inimigo que no disponha deste tipo de equipamento. Comando, Controle, Comunicaes, Inteligncia, Vigilncia e Reconhecimento: A coordenao dessas atividades so imprescindveis para o sucesso do combate. O estudo de batalhas modernas, ocorridas em ambientes urbanos, tem levado a crer que, normalmente, o atacante vence as batalhas. Quando isto no ocorre, geralmente porque o atacante teria cometido algum erro clssico, no especfico do combate em localidade. Com uma grande freqncia, esse erro tem sido associado falhas nas atividades relatadas acima. A inteligncia pode ser obtida de vrias formas, antes e durante os combates. Os meios a disposio dos comandantes so: satlites, helicpteros, avies, avies no-tripulados, patrulhas de reconhecimento, espies, prisioneiros e civis. Diante das informaes colhidas e processadas os estrategistas devem manter uma visibilidade em tempo quase real dos combates e devem identificar claramente reas de risco, as condies operacionais, posio de suas tropas (muitas vezes dispersas), corredores para movimentao de suas tropas e a posio e o efetivo de inimigo. As tropas atacantes devem ser adequadamente informadas sobre seus objetivos e a situao operacional antes e durante o desenvolvimento da cada misso. Combates em localidade de vulto mundial Guerra de mogadiscio Somlia (1993) Guerra do Golfo Kuwait (1990) Guerra do Iraque (2003) A pior ttica atacar cidades Sun Tzu colrio Referncias http://vootatico.com.br http://pt.wikipedia.org http://www.bfbrasil.com Manual CI 21-75

Das könnte Ihnen auch gefallen