Sie sind auf Seite 1von 11

Sunuirio: 4.1. 0 direito objetivo. 4.2. 0 direito subjetivo. 4.3.

o dever subjetivo. 4.4. A divisao no direito positivo. 4.4.1. Divisao


gera1: Direito Publico, Privado e difuso. 4.4.2. Ramos do Direito Publico interno. 4.4.2.1. 0 Direito Constitucional. 4.4.2.2. 0 Direito Administrativo. 4.4.2.3. 0 Direito Tributario. 4.4.2.4. 0 Direito Processual. 4.4.2.5. 0 Direito Penal. 4.4.2.6. 0 Direito Eleitora!. 4.4.2.7. 0 Direito Militar. 4.4.3. 0 Direito Publico externo. 4.4.3.1. 0 Direito Internacional Publico. 4.4.4. Os ramos do Direito Privado. 4.4.4.1. 0 Direito Civil. 4.4.4.2. 0 Direito Comercial. 4.4.5. Os ramos do Direito difuso. 4.4.5.1. 0 Direito do Trabalho. 4.4.5.2. 0 Direito Previdenciario. 4.4.5.3. 0 Direito Economico. 4.4.5.4. 0 Direito do Consumidor. 4.4.5.5. 0 Direito Ambiental. 4.4.6. 0 Direito difuso externo. 4.4.6.1. 0 Direito Internacional Privado. 4.5. Outros elementos de direito positivo. 4.5.1. A relac;;ao juridica. 4.5.2. Os sujeitos da relac;;aojuridica. 4.5.2.1. A pessoa fisica. 4.5.2.2. A pessoajuridica. 4.5.2.3. Os entes "despersonalizados". 4.5.3. 0 objeto da relac;;aojurfdica. 4.5.3.1. 0 objeto imediato: obrigac;;ao de fazer, de dar e de nao fazer. 4.5.3.2. 0 objeto mediato: bens juridicos (coisas e pessoas). 4.5.4. A classificac;;aofundada no objeto da relac;;aojuridica. 4.5.4.1. Os direitos obrigacionais. 4.5.4.2. Os direitos reais. 4.5.4.3. Os direitos da personalidade. 4.5.5. 0 nascimento da relac;;aojuridica. 4.5.5.1. Os fatos naturais. 4.5.5.2. Os atos jurfdicos licitos. 4.5.5.3. Os atos juridicos ilicitos. 4.5.5.4. 0 abuso do direito. 4.6. Exercicios. 4.7. Bibliografia.

Designa-se por direito positivo 0 conjunto das normas juridicas escritas e nao-escritas (0 costume juridico), vi gentes em determinado

I 'rrit6rio e, tambem, na orbita intemacional na rela<;ao entre os Estados, s 'ndo 0 direito positivo af aquele estabelecido nos tratados e costumes internacionais.

Esse direito positivo pode ser separado em dois elementos: de urn lado, 0 direito objetivo e, de outro, 0 direito e 0 dever subjetivos, os quais vamos examinar a seguir. Note-se, porem, que ambos os elementos comp6em urn mesmo direito, de tal forma que 0 primeiro nao pode existir sem os segundos e Vice-versa. objetivo revela e faz nascer 0 direito e 0 dever subjetivos, e estes so tern sua razao de ser naqueles, isto e, devem-Ihe a existencia.

A ideia de direito subjetivo aponta para muitas altemativas de explica<;ao,existindo mesmo uma serie de teorias que disputam seu sentido. Pode-se dizer que 0 direito subjetivo e a prerrogativa colocada pelo direito objetivo, a disposi<;ao do sujeito do direito. Essa prerrogativa ha de ser entendida como a possibilidade de uso e exercfcio efetivo do direito, posto a disposi<;ao do sujeito. Assim, 0 direito subjetivo e tanto 0 efetivo exercfcio do direito objetivo quanta a potencialidade do exercfcio desse mesmo direito. Por exemp10, 0 direito objetivado como Lei do Inquilinato, que regula 0 despejo do inquilino por falta de pagamento, faz nascer para 0 proprietario-Iocador 0 direito subjetivo de pleitear 0 despejo do inquilino. Esse direito subjetivo - direito de prop or a<;ao para despejar 0 inquilino - e posto a disposi<;ao do locador como uma prerrogativa. Ou, em outras palavras, 0 locador nao tern a obriga<;ao de ingressar com a<;ao de despejo contra 0 inquilino. Po de ou nao ingressar. E direito subjetivo seu, e somente a ele cabe decidir se 0 exercita ou nao. Por isso, pode-se dizer que 0 direito subjetivo esta ja na potencia possibilidade de exercfcio - e esta tambem no exercfcio efetivo.

o direito

em si, das normas jurfdicas escritas e nao-escritas, independentemente do momenta do seu exercfcio e aplica<;ao concreta. Por isso, 0 direito objetivo acaba sendo confundido com 0 direito positivo. Mas a distin<;ao deve ser feita, para urn melhor entendimento. direito objetivo corresponde a norma jurfdica em si, enquanto comando que pretende urn comportamento (a respeito de normajurfdica, ver proximo capitulo, 5). E aquele objetivado independentemente do momenta de uso e exercfcio. positivo e a soma do direito objetivo com 0 direito e 0 dever subjetivos. A confusao estabelecida entre direito positivo e direito objetivo esta ligada ao fato de que se costuma tomar 0 direito positivo como apenas objetivo. Mas a verdade e que, conforme dito, 0 direito positivo e composto do direito objetivo de urn lado e do direito e dever subjetivos de outro. 0 problema surge porque, tornado 0 direito objetivo, ha sempre urn dever e urn direito subjetivos. Daf, quando se vai falar do primeiro, pensa-se nos outros dois. Essa classifica<;ao talvez nao traga maiores implica<;6es de ordem pratica na verifica<;ao da eficacia das normas, bem assim de sua vigencia. Todavia, precisa ser feita para uma completa e adequada 'oll1precnsao do sistema jurfdico.

E 0 conjunto,

o direito

A pratica efetiva do direito subjetivo fez com que surgissem teorias que levantaram dois problemas relativos ao exercfcio: relacionado a amea<;a feita pelo sujeito do direito, com base na possibilidade do exercfcio efetivo do direito subjetivo. Por exemplo: "Se voce nao pagar 0 aluguel ate amanha, YOU entrar com a<;aopara' despeja-Io". Sempre entendeu a doutrina, com fundamento no Codigo Civil de 1916, que a amea<;a de exercfcio efetivo de direito subjetivo nao constitui ato ilfcito, sendo considerada exercfcio regular de direito: "Nao constituem atos ilfcitos: I - os praticados em legftima defesa ou no exercfcio regular de urn direito reconhecido" (art. 160, I). Pode-se, por isso, ampliar 0 conceito para dizer que 0 direito subjetivo e nao so a potencialidade e 0 exercfcio como tambem 0 uso da amea<;a deste.

o primeiro

segundo problema diz respeito ao exercicio efetivo do direito subjetivo e a possibilidade ou nao de se abusar desse exercicio. A disputa aqui gira em tomo da nos;ao de "abuso do direito". Questiona-se em que medida 0 exercicio de um direito subjetivo pode ser caracterizado como abusivo. A discussao envolve uma serie de aspectos, que justificam tratamento em separado. Remetemos aos detalhes da discussao, que estao no Capitulo 4, infra, subitem 4.5.5. De qualquer maneira antecipemos aqui a conclusao: po de haver abuso no exercicio do direito subjetivo. Pode-se, assim, ampliar 0 sentido dado ao conceito de direito subjetivo para dizer que ele e nao s6 a potencialidade e 0 exercicio, como tambem 0 uso da ameas;a do exercicio, e que este tem de ser efetivado de forma nao abusiva. dizer, ainda, que alguns direitos subjetivos nao precisam do exercicio ou da constatas;ao de sua potencialidade para existirem embora para se garantirem, por vezes, precisem da utilizas;ao de outros direitos subjetivos.

A doutrina nao faz com clareza a distins;ao entre direito e dever subjetivos, e nem as classificas;oes que explicitam 0 direito objetivo falam no surgimento de um direito e de um dever subjetivos. Contudo, entendemos que a distins;ao e necessaria, para que se complete 0 quadro do exercicio do direito subjetivo, bem como para 0 pleno entendimento do direito objetivo, estudado atraves das normas juridicas. Com efeito, como se vera (Cap. 5), a norma juridica pretende obter as;oes e comportamentos, 0 que faz apontando as condutas que devem ser cumpridas, bem como fixando as sans;oes - punis;oes - a serem aplicadas aqueles que nao cumprem as condutas prescritas (a sans;ao aqui e outro tipo de conduta), ou que atingem 0 ato juridico praticado de forma proibida ou nao aceita pelas normas juridicas (a sans;ao aqui atinge diretamente 0 ato e indiretamente 0 sujeito ou sujeitos que 0 praticaram) (os detalhes do tema estao no Cap. 5, item 5.3). Juntando-se 0 que ja se viu sobre a nos;ao de direito subjetivo com essa nos;ao de obrigas;ao ou dever de cumprir certa conduta, percebe-se que, se, de um lado, tem-se 0 direito subjetivo, isto e, potencialidade ou exercicio de um direito, de outro, tem-se um dever subjetivo, colocado em posis;ao diametralmente oposta. Assim, no exemplo ja citado da as;ao de despejo por falta de pagamento de aluguel, tem-se claramente, de um lado, 0 direito subjetivo do locador de propor as;ao de despejo e de ameas;ar prop or a as;ao, e, do outro, 0 dever subjetivo do inquilino de pagar 0 aluguel, sob pena de padecer dos efeitos da sans;ao - que e 0 despejo. Na verdade, e 0 principio da alteridade, isto e, 0 da pluralidade de pessoas, ou, no caso, a existencia de pelo menos duas pessoas, uma das caracteristicas do direito subjetivo. Nao ha direito subjetivo sem
0

E preciso

E 0 caso dos direitos subjetivos inerentes a pessoa, tais como 0 direito a vida, a honra, a imagem etc. Sao eles subjetivos, independentemente de exercicio de prerrogativa. Sao direitos subjetivos plenos, de fato, bastando para tanto a existencia da pes soa de direito.
Dai termos de colocar, para concluir, que 0 direito subjetivo se caracteriza pela potencialidade e pelo exercicio efetivo do direito objetivo, podendo 0 sujeito fazer uso da ameas;a desse exercicio, que ao ser efetivado nao 0 po de ser de forma abusiva. Alguns aireitos subjetivos, no entanto, sendo inatos no sujeito - por garantia e designas;ao do direito objetivo -, independem do exercicio, mesmo em potencialidade, para existirem. E, como existemja plenamente, no caso desses direitos subjetivos, nao ha que se falar em ameas;a ou mesmo abuso do direito exercitado. Terminando este item, diga-se que nao se deve confundir direito subjetivo com 0 chamado direito-funs;ao, que e 0 exercido por um sujeito em funs;ao de outrem. Por exemplo, 0 p:itrio poder, que e exercido pelos pais, em funs;ao do direito subjetivo dos filhos.

outro que

tenha de respeitar.

o direito-funs;ao e antes dever subjetivo que direito subjetivo, visto que tem de ser exercido. E antes obrigas;ao que prerrogativa. 0 dever subjctivo sera examinado a seguir.

E mesmo que estejamos falando de um direito subjetivo que independa do exercicio da prerrogativa para poder existir, como, por exemplo, 0 direito a vida, a honra, a imagem etc., ainda assim sempre existira 0 outro. No caso, 0 outro sao todos os outros, que devem respeitar tais direitos. E um direito que se impoe erga omnes, isto e, a todos. Mas nao se trata apenas disso, de um dever subjetivo que existe na contrapartida de um direito subjetivo.

[10

A Iloc,;ao dever, e, 0 que nos interessa, dever subjetivo, e imanente de 'onjunto de normas juridicas objetivas.

efetiva do Direito; tampouco se conseguia faze-lo em nivel teorico e abstrato. Toda tentativa revelava-se frustrada. Todavia, desde que se come<;:oua tomar consciencia dos novos direitos sociais que se firmaram com 0 desenvolvimento das sociedades de massa (especialmente 0 Direito do Consumidor e 0 Direito Ambiental), surgiu urn conceito diferente que acabou possibilitando a elabora<;:aode nova classifica<;:ao,agora capaz de dar conta dos problemas que os limites entre Direito Privado e Publico punham. Com efeito, os chamados direitos difusos vieram resolver a pendenga que existia. Temos condi<;:oesagora, com a existencia deles, nessa terminologia adotada, de fazer uma clara e completa classifica<;:ao dos direitos. Comecemos pela tradicional distin<;:aoentre Direito Publico e Privado. A divisao em Publico e Privado pode ser feita, como 0 e pela maioria da doutrina, tendo pOl'criterio os sujeitos envolvidos e a qualidade destes quando estao na rela<;:ao juridica; eo conteudo normativo e o interesse juridico a ele relacionado. Disso podemos extrair uma divisao inicial que aponta 0 Direito Publico como aquele que reune as normas juridicas que tern pOl'materia o Estado, suas fun<;:oese organiza<;:ao, a ordem e seguran<;:a internas, com a tutela do interesse publico, tendo em vista a paz social, 0 que se faz com a elabora<;:aoe a distribui<;:aodos servi<;:ospublicos, atraves dos recursos indispensaveis a sua execu<;:ao.0 Direito Publico cuida, tambern, na 6tica internacional, das rela<;:oesentre os Estados. Privado, pOl'sua vez, reune as normas juridicas que tern pOl' materia os particulares e as rela<;:oesentre eles estabelecidas, cujos interesses sac privados, tendo pOl'fim a perspectiva individual. No atual estagio do desenvolvimento do direito positivo, existe uma tendencia a publiciza<;:ao dos atos dos particulares, senao como conteudo efetivo a ser exercido, pelo menos como garantia posta processualmente a disposi<;:aodo particular. Ou, em outras palavras, cada vez mais 0 Estado intervem na orbita privada, nao so para garantirf'os direitos ali estabelecidos mas para impor normas de conduta, anular pactos e contratos, rever clausulas contratuais etc. Ha, de fate, uma nova concep<;:aosocial do Direito.

Quando aventamos, no item anterior, a hipotese de se questionar 0 'xercfcio de urn direito subjetivo, como sendo abusivo, ja estavamos implicitamente apontando algo que nao se confundia com urn "direito" subjetivo apenas (repita-se que a explana<;:aocompleta do tema "abuso do direito" esta no subitem 4.5.5, infra): ha algo que surge junto com 0 exercicio do direito subjetivo, limitando-o. Se 0 direito subjetivo pode ser exercido, mas nao de forma ilimitada ou injustificada, sob pena de ser taxado de abusivo, entao, 0 que existe junto desse direito subjetivo e, no exato momenta em que surge 0 limite, urn dever. Ou, em outras palavras, 0 exercicio desse direito esta limitado pOl' urn dever subjetivo. Todo aquele que vai exercitar seu direito subjetivo so 0 pode fazer ate certo ponto. A exce<;:aoa esse limite talvez fique pOl'conta dos direitos subjetivos inerentes a propria pessoa, como os exemplos que ja citamos: direito a vida, a homa, a imagem etc. Neste caso, tais direitos se exercem sempre plenamente.

~. A DIVISAO NO DIREITO POSITIVO


4.4.1. Divisao geral: Direito Publico, Privado e difuso
Nunca existiu urn criterio de rigor logico e satisfat6rio capaz de designar claramente a distin<;:ao, retendida pela dogmatica juridica, entre p Direito Publico e Direito Privado. A separa<;:ao,de cunho eminentemente pratico, esta estabelecida desde 0 Direito Romano e tern por fun<;:ao- como tambem tern os outros varios conceitos, divisoes e classifica<;:oes - estabelecer dogmaticamente seguran<;:ae certeza para a tomada de decisao. Mas qualquer criterio que se buscasse para a divisao nao conseguia apresentar de forma definitiva uma eventuallinha divisoria que existiria entre os dois ramos disputados. interessante neste assunto e que nao se vislumbrava a linha divis )ria ao nfvel de realidade juridica concreta, ao nivel de aplica<;:aoreal e

o Direito

'111

Tal movimento, que atingiu, por exemplo, seu {lpice no Direito do Consumidor.

Direito do Trabalho,

merciautes (isto e, fomecedores de produtos e serviyos), e, de outro, por consumidores. Os contratos elaborados nessa sociedade tomaram-se contratos de adesao, caracterizados como aqueles estabelecidos unilateralmente pelo fomecedor, e ao qual 0 consumidor "adere", sem poder discutir ou, pelo menos, modificar substancialmente seu conteudo. Havia necessidade, portanto, de outros principios e normas, capazes de dar guarida as novas relay5es que surgiram.

A ..sim, vejamos uma explicayao a respeito de alguns dos aspectos que norteiam, como principios e normas, aqueles que regulam as rela90e,' de consumo, para com is so propormos para a divisao do Direito a aJtemativa direito difuso. Tomemos como parametro para nossa explanayao aquilo que ocorreu com os contratos. Os contratos celebrados a partir do seculo XIX sofreram fortemente a influencia do liberalismo reinante. 0 principio fundamental vigente, entao, fundado na autonomia da vontade privada, era 0 pacta sunt srlrvanda (0 pactuado deve ser observado). Esse regime vigorou fortemente ate meados do seculo XX, estampado nas normas do Direito Civil e Direito Comercial, e vigora, ainda, atenuado pelas novas e modemas teorias dos contratos e, tambem, limitado pelas varias normas que regem as chiusulas contratuais.

o principio da autonomia ciavontade privadaja nao podia dar conta dos criterios que pautavam os contratos. Assim, esse principio foi cedendo terreno a outros, como 0 da boa-fe nos neg6cios, 0 da proteyao a parte mais fraca, 0 do interesse coletivo etc.
E isso foi sendo feito gradativamente pela doutrina e jurisprudencia, ate chegar ao sistema legal de proteyao as relay5es de consumo. Com isso, elaborando normas regulat6rias das clausulas contratuais, o legislador passou a intervir em area que antes era tida como de iniciativa ou de interesse privado. Por isso podemos dizer que alguns ramos do direito positivo sao caracterizados basicamente por serem difusos, ao contrario das outras duas especies que se distinguem, basicamente, por estarem relacionadas ao interesse publico ou privado. Para definir direito difuso vamos aproveitar do C6digo de Defesa do Consumidor (art. 81, I).
0

o principio pacta sunt servanda veio sendo limitado pelo trabalho cia doutrina e da jurisprudencia e, posteriormente, da lei.
Comeyou-se a perceber que certos contratos continham claramente clausulas leoninas (um dos contratantes fica com a parte do "leao", a parte boa, ou todas as vantagens etc.). Passaram a se tomar intoleraveis clausulas e contratos que implicassem 0 desequilfbrio das partes. Com 0 advento, a partir do inicio do seculo XX, das sociedades de consumo de massa, sociedades essas que cresceram rumo a produyao em serie, e altamente especializada, os contratos tambem se alteraram. Para facilitar e agilizar as contratay5es foram criados formularios com clausulas preestabelecidas, nos quais uma das partes apenas assinava, aderindo. Nao havia, como ja nao ha, lugar para fixayao de contratos, cujas tratativas envolviam discuss5es previas das clausulas contratuais que iriam ser fixadas (e que ainda persistem, em parte, no Direito Civil e no Direito Comercial).
11111

pr6prio texto legal

Assim, os direitos difusos sao os "transindividuais, de natureza indivisivel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstancias de fato". Ou, em outros termos, os direitos difusos sao aqueles cujos titulares nao podem ser especificados. Sao os fatos que determinam a ligayao entre essas pessoas, cujos direitos nao podem ser partidos: sao indivisiveis. Por exemplo, todos - indeterminadamente - estao sujeitos a publicidade enganosa; 0 direito de respirar ar puro e de todos etc. Dessa forma, apresentamos a seguinte divisao para sitivo.
0

direit9 po-

Estamos falando da sociedade caracterizada por ser composta, de laclo, por produtores, fabricantes, distribuidores, construtores, co-

4.4.2. Ramos do Direito Publico interno


Direito Direito Direito Direito Direito Direito Direito Constitucional Administrativo Tributario Processual Penal Eleitoral Militar 4.4.2.1. 0 Direito Constiiucional que norteia 0 Direito Constitucional contemporaneo e o do "Estado de Direito", isto e, do Estado que tern como principio inspirador a subordina<;:ao de todo poder ao Direito. Isto tem-se dado atraves de urn processo de legitima<;ao de toda a<;aode governo, que tern sido chamado de constitucionalismo. Certamente, ainda que 0 Estado seja submetido a Constitui<;:aoe as leis, como e ele que as controla, desde sua cria<;:aoate sua aplica<;:ao, pode manipuh'i-las. Isso e urn problema que interessa nao so ao Direito Constitucional, como tambem a Teoria Geral do Direito, a Teoria Geral do Estado, a Ciencia do Direito etc.

o principio

\tlInterno
/

/
/

Publico

Externo

Direito Internacional Publico

Direito positivo Privado Interno Direito Civil Direito Comercial

o Direito Constitucional, propriamente, engloba as normas jurfdicas constitucionais, isto e, aquelas pertencentes a Constitui<;:ao, em toda sua amplitude, dentre as quais se destacam as atinentes a forma e a organiza<;ao do Estado, ao regime politico, a competencia e fun<;ao dos orgaos estatais estabelecidos, aos direitos e garantias fundamentais dos cidadaos etc.
No Brasil, essas normas estao estabelecidas na atual Constitui<;ao Federal, vigente desde 5-10-1988.

Interno Difuso

Direito Direito Direito Direito Direito

do Trabalho Previdenciario Economico do Consumidor Ambiental

Administrativo corresponde ao conjunto de normas jurfdicas que organizam administrativamente 0 Estado, fixando os modos, os meios e a forma de a<;aopara a consecu<;ao de seus objetivos. Dessa forma, tais normas estruturam e disciplinam as atividades dos orgaos da Administra<;ao Publica direta e indireta, as autarquias, as empresas publicas, as entidades paraestatais etc. Essas normas referem-se, ainda, ao Poder de Polfcia da Administra<;:ao,0 que envolve nao s6 os aspectos de seguran<;:apublica, de garantia da integridade ffsica e moral das pessoas e das suas propriedades mas tambem 0 de PoliciaAdministrativa, montado nos varios setores de fiscaliza<;ao existentes, 0 controle e a preserva<;ao dos bens publicos e as limita<;6es dos direitos sobre bens dos particulares etc.

o Qireito

Externo

Direito Internacional Privado

Elas disciplinam tambem os servi90s publicos e suas permissoes e concessoes, os criterios de oportunidade dos atos discriciomirios etc. Enfim, regulam todos os atos e procedimentos administrativos.

b) 0 Direito Processual Penal, que regula as situa90es relativas a orbita penal; seus principais textos legais sao a Codigo de Processo Penal (CPP), as leis das execu90es penais e a Lei dos Juizados Especiais Criminais.

Outrora considerado sub-ramo do Direito Financeiro, como ainda a e por parte da doutrina, a Direito Tributario ganhou suma importancia, especialmente na segunda metade de nosso seculo, par for9a da interven9ao cada vez maior do Estado no dominio economico, com sua necessidade de arrecada9ao sempre crescente. Tributario ganhou relevo par pautar-se no exame da legalidade e constitucionalidade dos atos do Poder Publico para a cria9ao de impastos, taxas e contribui90es. As rela90es entre a Fisco e as contribuintes foram, entao, sendo enquadradas, de tal forma que evitassem toda sorte de abusos par parte do Fisco. Tributario envolve, assim, as normas jurfdicas voltadas para a arrecada9ao de tributos, bem como as que cuidam das atividades financeiras do Estado, regulando suas receitas e despesas. Seus principais instrumentos legais sao a propria Constitui9ao Federal, 0 Codigo Tributario Nacional (CTN) e uma serie de leis esparsas.

c) 0 Direito Processual do Trabalho, que regula as situa90es relativas a orbita trabalhista. Serve-se ele, subsidiariamente, para as casas nao previstos, do Direito Processual Civil; sua principal base legal e a Consolida9ao das Leis do Trabalho (CLT) eo Codigo de Processo Civil (CPC).

o Direito

o Direito Penal corresponde ao conjunto das normas jurfdicas que regulam as crimes e as contraven90es penais (condutas ilicitas penais de menor potencial ofensivo), com as correspondentes penas aplicaveis.
Seus principais instrumentos legais sao a Codigo Penal e a Lei das Contraven90es Penais, acrescidos de divers as leis esparsas. Talvez a Direito Penal devesse mais tecnicamente ser intitulado Direito Criminal, uma vez que existem sistemas penais que nao estao ligados aqueles do Codigo Penal e demais normas. Ha, par exemplo, penas de natureza civil (multas), administrativa (cassa9ao de licen9a, interdi9ao de estabelecimento) etc. De qualquer maneira a termo equivale ao usa tradicional.

o Direito

Tambem conhecido como direito adjetivo, porque e instrumento do direito materialque e direito substantivo -, a Direito Processual regula a processo judicial, bem como a organiza9ao judiciaria. Assim, a Direito Processual engloba as normas juridicas que cuidam das regras relativas a a9ao judicial, isto e, do direito de ver qualquer pretensao sendo analisada e julgada pelo Poder Judiciario.

Compoe-se do conjunto das normas jurfdicas que disciplinam a escolha dos membros do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Essas normas estabelecem as criterios e condi90es para a eleitor votar, para alguem se candidatar, bem como as datas das elei90es, as formas das apura90es, a numero de candidatos a serem eleitos, fixando as bases para a cria9ao e a funcionamento dos partidos politicos etc.

o Direito Processual esta dividido par areas relativas ao direito material, com tres subdivisoes basicas:
a) Direito Processual Civil, que regula as situa90es relativas a orbita civil, comercial, fiscal, administrativa, do consumidor etc.; seu principal instrumento e a Codigo de Processo Civil (CPC).

o Direito Militar e aquele que regula as normas que afetam as militares.

A Constitui~ao Federal regula a questao no art. 42, e ha no sistema juridico 0 Codigo Penal Militar (Dec.-Lei n. 1.001, de 21-10-1969) e 0 Codigo de Processo Penal Militar (Dec.-Lei n. 1.002, de 21-10-1969).

Sao mais usos e pniticas aceitos como obrigatorios pelos Estados que assim os observarem, resultando, entao, dos atos reiterados dos Estados nas rela~6es da esfera intemacional.

4.4.4. Os ramos do Direito Privado

#' 4.4.4.1.
Intemacional Publico comp6e-se das normas convencionais (tratados intemacionais, tambem chamados de conven~6es, pactos, convenios, acordos) e dos costumes juridicos intemacionais. Tratado intemacional e 0 acordo realizado por Estados independentes, visando a ordena~ao, atraves de clausulas que se tomam normas juridicas, de temas de interesse comum. Assim, par exemplo, citemos a Conven~ao de Genebra de 1931, que fixou normas sobre uso de cheque, a chamada "Lei Uniforme sobre Cheque"; ou a Conven~ao de Varsovia de 1929, que trata, dentre outros temas, da responsabilidade do transportador aereo intemacional relativa a atraso de embarque, extravio de bagagens etc. As normas estabelecidas nos tratados obrigam os Estados que vierem a ratifica-los, ou que os celebrarem, ou que a eles vierem a aderir. pode aderir a um tratado com reservas, isto e, ressalvando pOl'escrito, expressa e especificamente, que nao acata determinadas clausulas e normas la estabelecidas. Pode, tambem, 0 Estado, apos celebrar 0 tratado, aderir a ele ou ratifica-lo, desistir dele, atraves do uso da "denuncia". Por esse instrumento, entregue a todos os outros Estados que saG parte no tratado, 0 Estado expressa que nao vai mais observar as clausulas e normas nele contidas.

0 Direito Civil

o Direito

o Direito Civil e tambem conhecido como direito comum. Ele englob a as normas juridicas que regem, entre outros, a capacidade e 0 estado das pessoas, 0 nascimento, 0 fim, 0 nome, a maioridade etc.; as rela~6es familiares - casamento, separa~ao, divorcio, rela~6es de parentesco, p:itrio poder etc.; as rela~6es patrimoniais e obrigacionais - direitos reais e pessoais, posse, propriedade, compra e venda, contratos etc.; a sucessao hereditaria - divisao, espolio, mea~ao, testamentos etc.
Atente-se, todavia, no que respeita a compra e venda, contratos, responsabilidade, dentre outros temas, para 0 que se deve seguir naquilo que e definido como rela~ao de consumo. Ha compra e venda de um bem na otica do Direito Privado (Direito Civil ou Comercial) e compra e venda do mesmo bem na abrangencia do Direito do Consumidor. Para a distin~ao ficar mais clara, leia-se 0 subitem 4.4.5.4, infra.

o Estado

o principal diploma legal do Direito Civil eo Codigo Civil brasileiro (CC), que foi editado em l -1-1916 e entrou em vigor em l -l1917, ja alterado pOl' outras leis esparsas (Lei do Inquilinato, Lei do Divorcio etc.).
Q Q

o tratado passa a ter vigencia e obrigatoriedade no regime de direito intemo, apos celebrado pelo Presidente da Republica (art. 84, VIII, da CF) e aprovado pelo Congresso Nacional (art. 49, I, da CF) (ver a respeito desse assunto 0 subitem 3.3.2 retro).
Os costumes juridicos intemacionais saG os usos observados e reconhecidos de forma uniforme pelos Estados soberanos, nas suas relas;6es. Nao saG exatamente como os costumes juridicos da ordem intema (que tratamos no Cap. 3, retro, subitem 3.4.1).

Engloba as normas juridicas que regulam a atividade comercial, entendida esta como a de fabrica~ao, produ~ao, montagem, distribuis;ao, comercializa~ao etc. de produtos, nas rela~6es estabelecidas entre as proprias pessoas que exercem tais atividades, bem como os servi~os prestados de umas as outras. Ou, em outras palavras, 0 Direito Comercial trata das rela~6es entre empresarios, que exercem aquelas atividades, com vistas ao lucro. Seu principal instrumento legal e 0 Codigo Comercial (CCom), editado em 1850 e alterado por inumeras outras leis esparsas (Lei de

Falencias e Concordatas, Lei das Sociedades pOl'Cotas de Responsabilidade Limitada, Lei das Sociedades Anonimas etc.). Observe-se, no que tange ao Direito Comercial, as observa90es que fizemos acima quanta ao Direito do Consumidor. Leia-se, portanto, o subitem 4.4.5.4, infra.

desenvolvimento economico do Pais, especialmente no que diz respeito ao controle do mercado interno, na luta e disputa la estabelecida entre as empresas, bem como nos acertos e arranjos feitos pOl'elas para explorarem 0 mercado. Sao normas, portanto, que regulam monop6lios e 0ligop6lios, tentam impedir a concorrencia desleal etc. Tais normas estao espalhadas em leis esparsas, dentre as quais se destacam a Lei Antitruste (Lei n. 8.884/94), a Lei de Economia Popular, a Lei de Livre Concorrencia etc.

4.4.5. Os ramos do Direito difuso


*4.4.5.1.0 Direito do Trabalho

o Direito do Trabalho engloba as normas juridicas que regulam as rela90es entre 0 empregado e 0 empregador (patrao), compreendendo 0 contrato de trabalho, 0 registro do empregado, a rescisao, a despedida, as verbas trabalhistas, os salarios e seus reajustes, a dura9ao da jornada de trabalho etc. Essas normas regulam, tambem, 0 chamado Direito Coletivo do Trabalho, que trata dos acordos coletivos de trabalho, da organiza9ao sindical, do direito de greve etc.
Seu principal diploma legal e a Consolida9ao das Leis do Trabalho (CLT), de 1Q-5-1943, acrescida e alterada pOl'uma serie de leis esparsas - leis de acidente do trabalho, do empregado domestico, do Fundo de Garantia do Tempo de Servi90 - FGTS etc.

Importante ramo novo do Direito, ja amplamente aplicado e estudado em outros paises, 0 Direito do Consumidor chegou tarde no Brasil, mas veio muito bem elaborado, atraves do Codigo de Defesa do Consumidor (CDC), seu principal instrumento. Em vigor desde 1Q-3-1991(Lei n. 8.078/90),0 CDC regula as rela90es potenciais ou efetivas entre consumidores e fornecedores de produtos e servi90s. As normas do CDC, instituidas para a prote9ao e defesa do consumidor, sao de ordem publica e interesse social. Consumidor, para esse sistema legal, e"toda pessoa fisica ou juridica que adquire ou utiliza produto ou servi90 como destinatario final" (art. 2Qdo CDC), ao qual se equipara "a coletividade de pessoas, ainda que indeterminaveis, que haja intervindo nas rela90es de con sumo" (paragrafo unico do art. 2Q,citado). Equiparam-se tambem ao consumidor todas as vitimas de evento danoso (art. 17 do CDC), bem como "todas as pessoas determinaveis ou nao, expostas as praticas" comerciais (art. 29 do CDC). Fornecedor "e toda pessoa fisica ou juridica, publica ou plivada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produ9ao, montagem, clia9ao, constru9ao, transforma9ao, importa9ao, exporta9ao, distribui9ao ou comercializa9ao de produtos ou presta9ao de servi90s" (art. 3Qdo CDC). Produto "e qualquer bem, movel ou im6vel, material ou imaterial" ( 1Qdo art. 3Q,citado), e servi90 "e qualquer atividade fornecida no

4.4.5.2. 0 Direito Previdenciario


E 0 ramo do Direito que engloba as normas juridicas que cuidam da Previdencia Social, atraves dos seus 6rgaos (INSS, IAPAS etc.), estabelecendo os beneficios e as formas de sua obten9ao - auxilio-doen9a, auxilio-maternidade etc. -, regrando a aposentadoria pOl'tempo de servi90 e pOl'invalidez, 0 direito a pensao na viuvez, as forrnas de manuten9ao e custeio do sistema etc. Seu principal instrumento legal e a Consolida9ao das Leis da Previdencia Social (CLPS).

4.4.5.3. 0 Direito Economico


Eo ramo do Direito que se compoe das normas juridicas que regulam a produ9ao e a circula9ao de produtos e servi90s, com vistas ao

mercado de consumo, mediante remunera<,:ao, inclusive as de natureza bancaria, financeira, de credito e securitaria" ( 2Q do mesmo art. 3Q). Esta excluida da abrangencia do CDC, como se viu, a presta<,:aode servi<,:ooferecida a titulo gratuito. As de carater trabalhista tambem estao excluidas, e continuam regidas pela CLT e demais normas juridicas trabalhistas. As rela<,:6es existentes entre os proprios fornecedores, isto e, de fornecedor a fornecedor, continuam regidas pela legisla<,:aoja existente (civil, comercial, penal etc.). Por essas singel as considera<,:6es relativas ao Direito do Consumidor, pode-se referir que certas opera<,:6esde compra e venda de produtos e servi<,:osestao submetidas a legisla<,:aoconsumerista, tendo saido da orbita das normas privativas. Isso tern conseqtiencias impOltantes que devem ser lembradas. Examinemos a distin<,:aoe as conseqtiencias atraves de exemplos. Vamos supor que Jose da Silva adquira urn automovel em uma concessionfuia. Ele e consumidor e a revendedora e fornecedora. A rela<,:aoe tipica de consumo. Isso trara uma serie de direitos a Jose: responsabilidade objetiva do fabricante em caso de vicio e/ou defeito, declara<,:aode nulidade das clausulas contratuais abusivas, promessa previa como integrante do contrato etc. Por outro lado, se Jose tivesse comprado 0 veiculo de urn amigo que queria vender seu automovel antigo para adquirir urn novo, essa rela<,:ao estaria regulada pelo Direito Civil, ja que seu amigo nao e considerado fornecedor. Nessa rela<,:aoas regras do CDC nao incidiriam.

muitos menos, privado, voltado a realidade do seculo XXI, das sociedades de massa, caracterizada por urn crescimento desordenado e brutal avan<,:otecnologico. Diante desse quadro, a nossa Carta Magna estruturou uma composi<,:aopara a tutela dos valores ambientais, reconhecendo-lhes caracteristicos proprios, desvinculados do instituto da posse e da propriedade, consagrando uma nova concep<,:ao ligada a direitos que muitas vezes transcendem 0 proprio criterio das na<,:6es:os chamados direitos difusos" (Curso de direito ambiental, Sao Paulo: Saraiva, 2000, p. 10). A base desse direito ambiental e a do art. 225 da Constitui<,:ao Federal, cujo caput disp6e: "Art. 225. Todos tern direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Publico e a coletividade 0 dever de defende10 e preserva-lo para as presentes e futuras gera<,:6es". Com is so conclui 0 Professor Fiorillo: "Assim, temos que 0 art. 225 estabelece 9uatro concep<,:6esfundamentais no ambito do direito ambiental: a) de que todos tern direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; b) de que 0 direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado diz respeito a existencia de urn bem deuso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, criando em nosso ordenamento 0 bem ambiental; c) de que a Carta Maior determina tanto ao Poder Publico como a coletividade 0 dever de defender 0 bem ambiental, assim como 0 dever de preserva-lo; d) de que a defesa e a preserva<,:ao do bem ambiental estao vinculadas nao so as presentes como tambem as futuras gera<,:6es" (p. 14). Sao varios os diplomas que vigem na area do Direito Ambiental, dentre os quais citamos as Leis n. 6.902, de 27-4-1981,6.938, de 31-81981,9.605, de 13-2-1998,4.771, de 15-9-1965 (Codigo Floresta1) etc.

Ramo novo e tambem importante do direito positivo, 0 Direito Ambiental e composto das normas juridicas que cuidam do meio ambiente em geral, tais como a prote<,:aode matas, florestas e animais a serem preservados, 0 controle de polui<,:aoe do lixo urbano etc. Tais normas juridicas estao fixadas numa serie de leis esparsas que seguem a diretriz basica da Constitui<,:ao Federal. Esta regula a materia em varios artigos: 198, 199,200,225 etc. E, como nos diz 0 Professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo, "A Constitui<,:ao Federal de 1988 consagrou de forma nova e importante a cxistencia de urn bem que nao possui caracteristicas de bem publico e,

4.4.6. 0 Direito difuso externo


4.4.6.1. 0 Direito Internacional Privado

E 0 ramo composto pelas normas juridicas que regulam as rela<,:6esprivadas no ambito internacional.

Como as normas juridicas tem vigen cia e eficacia apenas no territ6rio do respectivo Estado, s6 podem produzir efeitos em territ6rio de outro Estado se este aceitar. Trata-se, de fato, de "conflito de leis" e por isso ha que se definir qual a lei a ser aplicada: em func;:aoda nacionalidade ou domicilio da pessoa; da situac;:ao da coisa, objeto do direito; e do lugar em que foi realizado 0 ato. A norma juridica fundamental que cuida do assunto e a Lei de Introduc;:aoao C6digo Civil (Dec.-Lei n. 4.657, de 4-9-1942). Em verdade, esta e uma lei geral de aplicac;:aodas normas juridicas, mas seus arts. 7 a 17 fixam as diretrizes do Direito Internacional Privado brasileiro.
Q

Tais relac;:oes estao submetidas a algum tipo de norma, mas nao necessariamente juridica. Sao ligadas a moral, as normas religiosas ou aos usos e costumes sociais (regras de etiqueta ou do trajar, par exemplo). Relac;:oesjuridicas propriamente ditas sao as ligadas as normas juridicas - que, diga-se aqui, muitas vezes repetem normas morais, usuais e ate religiosas. Logo, percebe-se que numa relac;:aojuridica ha pelo menos duas pessoas inter-relacionando-se efetivamente, sendo que a relac;:aoe regulada pelo ordenamento juridico. A introduc;:ao da norma juridica na relac;:aovai trazer a possibilidade de exigencia da ac;:aoou comportamento para uma das partes, com 0 que se podera dizer que ha pelo menos um sujeito ativo na relac;:aoe pelo menos um sujeito passivo. Como 0 que se exige e configurado na qualidade de objeto, podese dizer que a relac;:ao se da entre pessoas, vinculadas por, pelo menos, um objeto protegido. Assim, podemos definir a relac;:aojuridica como 0 vinculo que une duas ou mais pessoas, cuja relac;:aose estabelece par fato juridico, cuja amplitude relacional e regulada por normas juridicas, que operam e permitem uma serie de efeitos juridicos. Dessa definic;:aopodemos, entao, destacar os elementos que serao a seguir exarninados: os sujeitos da relac;:ao:pessoa fisica, pessoa juridica e os "entes despersonalizados"; 0 sujeito ativo e 0 sujeito passivo; 0 vinculo que une os sujeitos: fatos juridicos; 0 objeto protegido: direitos reais, pessoais e da personalidade.

A Lei de Introduc;:ao regula, entao, no Direito Internacional Privado, as questoes atinentes a pessoa e a farrulia (arts. 7 e 11), aos bens (art. 8 as obrigac;:oes(art. 9 a sucessao por morte ou ausencia (art. 10), a jurisdic;:ao - competencia do Poder Judiciario brasileiro (art. 12), a produc;:aoe aceitac;:aode provas dos fatos ocorridos em pais estrangeiro (art. 13), a prova do Direito estrangeiro (art. 14), a execuc;:aoda decisao judicial proferida no exterior (art. 15), aos limites de aplicac;:ao da lei estrangeira, bem como de atos e decisoes judiciais de outro pais no Brasil (arts. 16 e 17) (ver texto da Lei de Introduc;:ao ao C6digo Civil no Anexo I, ao final do livro).
Q Q Q ), ),

l4.S; OUTROS ELEMENTOS DE DIREITO POSITIVO


4.5.1. A rela-;ao juridica

E impossivel nao se comunicar. Todo aquele que pretende nao se comunicar, no minimo comunica sua negativa, isto e, ao menos anuncia que nao quer comunicar-se, diz um dos axiomas da comunicac;:ao (ver Watzlawick, Beavin e Jackson, Pragmdtica da comunicac;ao humana, Sao Paulo, Cultrix, 1991, p. 44 e s.).
Ou, em outras palavras, cada um de n6s, porque vive em sociedade, ja por isso, esta 0 tempo todo comunicando-se, relacionando-se, num fenomeno de interac;:ao, ou de inter-relac;:ao necessaria, da qual nao podemos escapar.
In

Sujeitos da relac;:aojuridica, ou sujeitos de direito, sao os que estao aptos a adquirir e exercer direitos e obrigac;:oes. Assim se denominam dica. Sujeito ativo e propriamente 0 titular do direito subjetivo instaurado na relac;:aojuridica, 0 qual pode fazer valer esse seu direito contra 0 sujeito passivo.
0

sujeito ativo e

passivo da relac;:ao juri-

Sao relac;:oesditas intersubjetivas e que se tornam sociais. 0 conjunc1css'IS relac;:oesfOlmam a sociedade - em termos de comunicac;:ao.

Das könnte Ihnen auch gefallen