Sie sind auf Seite 1von 7

Superior Tribunal de Justia

AO RESCISRIA N 2.931 - SP (2003/0167501-0) RELATOR AUTOR ADVOGADO RU ADVOGADO : : : : : MINISTRO CASTRO FILHO PANASONIC DO BRASIL LTDA ERICKSON GAVAZZA MARQUES E OUTROS PLNIO GUSTAVO PRADO GARCIA PLNIO GUSTAVO PRADO GARCIA (EM PRPRIA) RELATRIO

CAUSA

O EXMO. SR. MINISTRO CASTRO FILHO(Relator): Trata-se de ao rescisria proposta pela PANASONIC DO BRASIL LTDA, buscando desconstituir acrdo da egrgia Quarta Turma deste Superior Tribunal, proferido nos autos da ao proposta por PLNIO GUSTAVO PRADO GARCIA, em causa prpria, cujo pedido visou a responsabilizao da empresa por defeito apresentado em uma mquina filmadora, produto por ele adquirido em Miami, nos Estados Unidos da Amrica.

Em face da garantia dada na venda do produto pela empresa americana, ao apresentar o defeito, o autor levou-o para reparos na Panasonic do Brasil Ltda, sem ter obtido xito, razo pela qual intentou ao reparatria, com base nas disposies do Cdigo de Defesa do Consumidor, cuja sentena de procedncia do pedido veio, ao final, a ser confirmada pelo acrdo rescindendo.

A presente ao encontra-se amparada no inciso V do artigo 485 do Cdigo de Processo Civil, a pretexto de terem sido violados os artigos 3 e 12, 3, do Cdigo de Defesa do Consumidor. Sustenta a autora, em sntese, a inexistncia de nexo causal a justificar a sua condenao ao pagamento de indenizao, em razo de no ter sido ela a responsvel pela colocao do produto no mercado, o qual foi adquirido no exterior, como tambm pelo fato de no se enquadrar no conceito de fornecedora do produto, nos termos do artigo 3 do cdigo consumerista.
Documento: 1802143 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 1 de 7

Superior Tribunal de Justia


Contestao s fls. 366/374. A Subprocuradoria Geral da Repblica, em parecer assinado pelo Dr. Henrique Fagundes, opina pela improcedncia do pedido. o relatrio.

Documento: 1802143 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 2 de 7

Superior Tribunal de Justia


AO RESCISRIA N 2.931 - SP (2003/0167501-0) RELATOR AUTOR ADVOGADO RU ADVOGADO : : : : : MINISTRO CASTRO FILHO PANASONIC DO BRASIL LTDA ERICKSON GAVAZZA MARQUES E OUTROS PLNIO GUSTAVO PRADO GARCIA PLNIO GUSTAVO PRADO GARCIA (EM PRPRIA) VOTO

CAUSA

O EXMO. SR. MINISTRO CASTRO FILHO(Relator): Trata-se de ao rescisria proposta pela PANASONIC DO BRASIL LTDA, buscando desconstituir acrdo da egrgia Quarta Turma deste Superior Tribunal, proferido nos autos da ao proposta por PLNIO GUSTAVO PRADO GARCIA, em causa prpria, cujo pedido visou a responsabilizao da empresa por defeito apresentado em uma mquina filmadora, produto por ele adquirido em Miami, nos Estados Unidos da Amrica, o qual no foi solucionado pela representante da multinacional no Brasil.

Embasa-se a autora no inciso V do artigo 485 do Cdigo de Processo Civil, afirmando violao aos artigos 3 e 12, 3, do Cdigo de Defesa do Consumidor. Sustenta, em sntese, a inexistncia de nexo causal a justificar a sua condenao ao pagamento de indenizao, uma vez que no foi ela a responsvel pela colocao do produto no mercado, o qual foi adquirido no exterior, no se enquadrando, portanto, no conceito de fornecedora do produto, nos termos do artigo 3 do cdigo consumerista.

Aps voto do relator no sentido de no conhecer do recurso especial, para afastar a responsabilidade solidria e a incidncia das normas do Cdigo de Defesa do Consumidor, o eminente Ministro Slvio de Figueiredo Teixeira inaugurou dissidncia, no que foi acompanhado pela maioria, para reconhecer o direito do autor reparao. Na oportunidade, expendeu as seguintes consideraes:
Documento: 1802143 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 7

Superior Tribunal de Justia


"(...), tenho para mim que, por estarmos vivendo em uma nova realidade, imposta pela economia globalizada, temos tambm presente um novo quadro jurdico, sendo imprescindvel que haja uma interpretao afinada com essa realidade. No basta, assim, a proteo calcada em limites internos e em diplomas legais tradicionais, quando se sabe que o Cdigo brasileiro de proteo ao consumidor um dos mais avanados textos legais existentes, diversamente do que se d, em regra, com o nosso direito privado positivo tradicional, de que so exemplos o Cdigo Comercial, de 1.850, e o Cdigo Civil, de 1916, que em muitos pontos j no mais se harmonizam com a realidade de nossos dias. Destarte, se a economia globalizada no tem fronteiras rgidas e estimula e favorece a livre concorrncia, preciso que as leis de proteo ao consumidor ganhem maior expresso em sua exegese, na busca do equilbrio que deve reger as relaes jurdicas, dimensionando-se, inclusive, o fator risco, inerente competitividade do comrcio e dos negcios mercantis, sobretudo quando em escala internacional, em que presentes empresas poderosas, multinacionais, com sucursais em vrios pases, sem falar nas vendas hoje efetuadas pelo processo tecnolgico da informtica e do mercado consumidor que representa o nosso Pas. O mercado consumidor, no se pode negar, v-se hoje, 'bombardeado' por intensa e hbil propaganda, a induzir a aquisio de produtos levando em linha de conta diversos fatores, dentre os quais, e com relevo, a respeitabilidade da marca. Dentro dessa moldura, no h como dissociar a imagem da recorrida 'Panasonic do Brasil Ltda' da marca mundialmente conhecida 'Panasonic'. Logo, se aquela se beneficia desta, e vice-versa, devem, uma e outra, arcar igualmente com as conseqncias de eventuais deficincias dos produtos que anunciam e comercializam, no sendo razovel que seja o consumidor, a parte mais frgil nessa relao, aquele a suportar as conseqncias negativas da venda feita irregularmente, porque defeituoso o objeto. Claro que h, nos casos concretos, situaes a ponderar. In casu, todavia, as circunstncias favorecem o consumidor, pelo que tenho por violado o direito nacional invocado, conhecendo do recurso e, com renovada vnia, lhe dando provimento."
Documento: 1802143 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 7

Superior Tribunal de Justia


Como cedio, somente se justifica a resciso baseada no artigo 485, V, do Cdigo de Processo Civil quando a lei ofendida em sua literalidade, ensejando exegese absurda, no quando escolhida uma interpretao dentre outras tambm possveis (cf., REsp. n. 168.836/CE, relator Ministro Ademar Maciel, DJ 1/2/1999). Nesse sentido, alis, veio a ser ediatado o enunciado 343 da Smula do Supremo Tribunal Federal, do seguinte teor: "No cabe ao rescisria por ofensa a literal disposio de lei, quando a deciso rescindenda se tiver baseado em texto legal de interpretao controvertida nos tribunais ."

o que se verifica, a meu sentir, na hiptese em anlise, na medida que a matria vertida nos presentes autos suscita grande discusso doutrinria e jurisprudencial, sem que haja consenso a seu respeito. Basta ver que o prprio acrdo rescindendo teve dois votos vencidos. Desse modo, como corretamente asseverou o Parquet federal, incabvel, no caso, a ao rescisria, sob pena de se estar permitindo, por via transversa, a perpetuao de discusso sobre matria que foi decidida, de forma definitiva, por este Superior Tribunal, em conformidade com a sistemtica processual vigente, devendo prevalecer, por isso, a segurana jurdica representada pelo respeito coisa julgada. Este, no que interessa, o teor do parecer ministerial:

Com efeito, findo o processo, com a precluso mxima de todos os atos processuais, no cabe mais s partes questionar a soluo judicial dentro do processo que se encerrou, divagando acerca de outras possveis interpretaes que poderiam ter sido aplicadas pelo julgador. Afinal 'para que a ao rescisria fundada no art. 485, V, do Cdigo de Processo Civil prospere, necessrio que a interpretao dada pelo 'decisum' rescindendo seja de tal modo aberrante que viole o dispositivo legal em sua literalidade. Se, ao contrrio, o acrdo rescindendo elege uma dentre as interpretaes cabveis, ainda que no seja a melhor, a ao rescisria no merece vingar; sob pena de tornar-se recurso ordinrio com prazo de dois anos' (RSTJ 93/416)."
Documento: 1802143 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 5 de 7

Superior Tribunal de Justia


A propsito, nesse mesmo sentido, merecem transcritos os seguintes precedentes da Segunda Seo desta Corte:

Ao rescisria. Violao de literal disposio de lei (art. 485, V, do Cdigo de Processo Civil). Interpretao extravagante. Art. 22 da Lei n 4.591/64. Precedentes da Corte. 1. Como j assentou esta Corte, em diversas oportunidades, a violao h de ser aberrante (AR n 464/RJ, Relator o Ministro Barros Monteiro, DJ de 19/12/03), extravagante (AgRg na AR n 1.882/SC, Relator o Ministro Hamilton Carvalhido, DJ de 19/12/03), direta e no deduzvel a partir de interpretaes possveis (EDcI na AR n 720/PR, Relatora a Ministra Nancy Andrighi, DJ de 17/2/03), ultrapassar o limite do razovel e beirar o extravagante (AgRg na AR n 1.854/SP, Relator o Ministro Slvio de Figueiredo Teixeira, DJ de 2/9/02). No se enquadra nesse cenrio, a sentena que entende, nos termos do art. 22 da Lei 4.591/64, que somente permitida a reeleio por uma nica vez. 2. Recurso especial no conhecido. "(REsp 595.874/DF, DJ 06/09/2004, Rel. MIn. Carlos Alberto Menezes Direito); "Processual Civil. Embargos Infringentes em Ao Rescisria. Violao a literal disposio de lei. Demonstrao da violao por meio de integrao analgica. Inadmissibilidade. - Para ser julgado procedente, o pedido rescindendo deduzido em ao rescisria fulcrada no inc. V do art. 485 do CPC depende, necessariamente, da existncia de violao, pelo v. acrdo rescindendo, a literal disposio de lei. - A afronta deve ser direta - contra a literalidade da norma jurdica - e no deduzvel a partir de interpretaes possveis, restritivas ou extensivas, ou mesmo integrao analgica. - Esse o entendimento pacfico na jurisprudncia deste Tribunal, arrimada no Enunciado n. 343 da Smula do C. STF Embargos infringentes a que se rejeitam." (EAR 720/PR, DJ 17/02/2003, Rel. Min. Nancy Andrighi).

Documento: 1802143 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 6 de 7

Superior Tribunal de Justia


E ainda, entre outros: AgRgAR 1.863/SP, DJ 04/02/2002 (Rel. Min. Aldir Passarinho Jnior); AR 1.864/SP, DJ 11/04/2002 (Rel. Min. Slvio de Figueiredo Teixeira); AR 1.859/SP, DJ 23/08/2001 (Rel. Min. Csar Asfor Rocha); AR 1.348/SP, DJ 17/08/2000 (Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito).

Ante o exposto, julgo improcedente o pedido, condenando a autora ao pagamento das custas e honorrios advocatcios, fixados em R$ 4.000,00 (quatro mil reais), com base no artigo 20, 4, do Cdigo de Processo Civil, e, se for o caso, nos termos dos artigos 488, II, e 494, in fine, do Cd. Pr. Civil, perda do depsito feito a ttulo de multa. o voto.

Ministro CASTRO FILHO Relator

Documento: 1802143 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 7 de 7

Das könnte Ihnen auch gefallen