Sie sind auf Seite 1von 4

Exposio Oj Egb

A exposio Oj Egb pretende trazer para a faculdade Zumbi dos Palmares no dia 20/11 algumas fotografias sobre o Candombl e suas razes , tentando aproximar as pessoas para uma viso um pouco mais explicativa sobre uma das religies de matriz africana (o candombl) , essas fotografias so resultados da pesquisa de um babaloris e de um historiador do candombl ambos matriculados no curso de publicidade e propaganda que, motivados por sua prpria experincia prtica, decidiram elucidar conceitos e temas bastante recorrentes no cotidiano religioso dos que pertencem religio analisada com maior enfoque nesta exposio. As fotos em questo nessa exposio foram tiradas no Ile As Omo Oy uma casa muito importante na capital paulistana, onde com autorizao da dona do as Oy Sind e seu oris YANS podemos assim fazer essas fotografias. No primeiro plano decidimos abordar a festividade denominada Olubaj onde a mesma referencia o oris omol e seu banquete sagrado. O Olubaj a festa anual em homenagem a Obaluay, onde as comidas so servidas na folha de mamona. Rememorando um itan(mito) onde todos os Orixs para se acertarem com Obaluaiy, por motivos de ter sido chacoteado numa festividade feita por Xang por sua maneira de danar. Nessa festividade, todos os Orixs participam, com exceo de Xang e principalmente Osanyin, Oxumar, Nan e Yew, que so de sua famlia. Oy tem papel importante por ser ela que ajuda no ritual de limpeza e trazer para o barraco de festas a esteira, sobre a qual sero colocadas as comidas. Olubaj ritual especifico para o orix Obaluay, indispensvel

nos terreiros de candombl, no sentido de prolongar a vida e trazersade a todos os filhos e participantes do ax. No encerramento deste rito oferecido no mnimo nove iguarias da culinria afro-brasileira chamada de comida ritual pertinente a vrios Orixs, simbolizando a Vida, sobre uma folha chamada "Ewe Ilar" conhecida popularmente como mamona assassina, "altamente venenosa" simbolizando a Morte (iku). terra.

Em segundo plano fomos at o As Omo Ogun Od por sua vez conduzido pelo Babaloris Ronaldo ty Ogun decidimos fazer algumas imagens sobre os oriss que estiveram presentes na festividade em homenagem ao patrono do as OGUN que Era um terrvel guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedies ele trazia sempre um rico esplio e numerosos escravos. Nascido na cidade de IF e nela cultuado,pois veio na corte de RNML em sua chegada a terra.

considerado filho de YEMONJA e outras vezes de ODDUW e, em ambos, seu pai RISNL. GN caa e inventa armas. Deve-se ter sempre a seus ps uma cabaa virada, pois se le chegar e no encontra-la, fica nervoso. O fogo e o sangue simbolizam a raiva e o desejo de guerrear. le teve vrias esposas: SUN, OB e OYA, mas a mais importante foi ELESY SUN ORIY, aquela que pintava sua cabea com ps brancos e vermelhos. Por onde passava conquistava aldeias, cidades, era aclamado e recebia vrios nomes: GN BENIN, GN DAYO, GN FENN, GN KAUAN; no so qualidades e sim ttulos. Seu principal alimento o IX ( inhame ) . GN assentado, geralmente, do lado de fora. Gosta de ficar rodeado de rvores, como YIOB, peregun, sua rvore de maior fundamento, e YIZIEEOU, p de jaca. Mulher no deve chegar perto. Sua saudao: GN Y, PTK OR RS, quer dizer: Salve OGUN, Oricha importante para a cabea. GN pl o. GN, alky, osn mol. GN alada mji. O fi kan ye oko. O fi kan ye ona. Oj GN ntk b. Aso in l mu bora, ewu ej lw. GN edun ol irin. Awnye rs ti bura re sn wnynwnyn. GN ONIRE alagbara. A mu wod, GN si la omi logboogba. GN lo ni aja oun ni a pa aja fun. Onl ik, oldd mrw. GN oln ola. GN a gbeni ju oko riro lo, GN gbeni o. Bi o se gbe Akinoro.

TRADUO:
Ogun eu te sado. Ogun senhor do universo, lorde dos orixs. Ogun dono de dois faces. Usou um deles para preparar a horta e o outro para abrir caminho. No dia em que Ogun vinha da montanha ao invs de roupa, usou fogo para cobrir-se e vestiu roupa de sangue. Ogun, a divindade do ferro, orix poderoso, que se morde inmeras vezes. Ogun Onire, o poderoso. O levamos para dentro do rio e ele, com seu faco, partiu as guas em duas partes iguais. Ogun o

dono dos ces e para ele sacrificamos. Ogun, senhor da morada da morte, o interior de sua casa enfeitado de mariwo. Ogun, senhor do caminho da prosperidade. Ogun, mais proveitoso ao homem cultua-lo do que sair para para plantar Ogun. Apoie-me do mesmo modo que apoiou Akinoro. Em ultimo plano decidimos fotografar a festividade em homenagem ao oris Ibeji, que foi um dos oriss no presentes nas fotografias das festividades anteriores , esse oris que representa uma manifestao inconscientemente representativa as crianas (ers) tem tambm uma grande importncia na religio candomblecista. Ibeji o Orix-Criana, em realidade, duas divindades gmeas infantis, ligadas a todos os orixs e seres humanos. Por serem gmeos, so associados ao princpio da dualidade; por serem crianas, so ligados a tudo que se inicia e nasce: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc. Ibeji na nao Ket, ou Vunji nas naes Angola e Congo. o Orix Er, ou seja, o Orix criana. a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regncia est ligada infncia. Ibeji est presente em todos os rituais do Candombl pois, assim como Ex, se no for bem cuidado pode atrapalhar os trabalhos com as suas brincadeiras infantis, desvirtuando a concentrao dos membros de uma Casa de Santo. o Orix que rege a alegria, a inocncia, a ingenuidade da criana. A sua determinao tomar conta do bebe at adolescncia, independentemente do Orix que a criana carrega. Ibeji tudo o que existe de bom, belo e puro; uma criana pode-nos mostrar o seu sorriso, a sua alegria, a sua felicidade, o seu falar, os seus olhos brilhantes. Na natureza, a beleza do canto dos pssaros, nas evolues durante o vo das aves, na beleza e perfume das flores. A criana que temos dentro de ns, as recordaes da infncia. Feche os olhos e lembre-se de um momento feliz, de uma travessura, e voc estar a viver ou revivendo uma lenda deste Orix. Pois tudo aquilo de bom que nos aconteceu na nossa infncia, foi regido, gerado e administrado por Ibeji. Portanto, Ibeji j viveu todas as felicidades e travessuras que todos ns, seres humanos, vivemos.

A lenda e a histria de Ibeji, acontece a cada momento feliz de uma criana. Ao menos para manter vivo este importante Orix, procure dar felicidade a uma criana. Faa voc mesmo o encantamento de Ibeji. fcil: faa gerar dentro de si a felicidade de estar vivo. Transmita esta felicidade, contagie o seu prximo com ela. Encante Ibeji com a magia do sorriso, com o amor de uma criana. E seja Ibeji, feliz.

Das könnte Ihnen auch gefallen