Sie sind auf Seite 1von 2

Boletim Operrio 140

Caxias do Sul, 21 de outubro de 2011.

International Workers Association www.iwa-ait.org secretariado@iwa-ait.org Brazilian Workers Confederation cobforgs@yahoo.com.br Rio Grande do Suls Workers Federation http://osyndicalista.blogspot.com forgscob@yahoo.com.br Center of Studies and Social Research http://boletimoperario.yolasite.com http://cepsait.webnode.com http://cepsait.blogspot.com ceps_ait@hotmail.com Our purpose is to motivate the social research and stimulate the change relations which are related to the collection and production of informations about the history of the Brazilian Worker Movement. Conclamando os trabalhadores luta pela liberdade: De tombo em tombo, a rastejar na lama, Manietada na idia e de alma baa, A humanidade vive, geme e passa, Como se o mundo ardesse em rubra chama ...! Clama a justia ...e a dor bem alto clama... Chora a misria, nuam em plena praa... E ao fim, como Jesus, a negra taa, Da amargura pe termo neste drama!... E o povo? o triste e humilhimo messias, Acorrentado lei da iniquidade, Sem revolta, nem queixa s judicirias! Como ele, aos ombros, com serenidade, Leva ao calvrio a cruz, em nossos dias, Onde expira bradando: Liberdade! Constantino Pacheco Operrio Tipgrafo Brazil Operrio 13 de janeiro de 1903.

Campo de Concentrao Clevelndia

Worker Bulletin Year III N 140 Friday 10/21/2011. Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brazil

Generalidades O peridico que hoje apresentamos, vem defender as idias que temos exposto no extinto Amigo do Povo e na Aurora, e que no podemos repetir aqui miudamente. Limitamo-nos s linhas gerais. Somos socialistas e anarquistas. Como socialistas, atacamos o instituto da propriedade privada e a moral que o tem por base. No monoplio da riqueza produzida por todos, sem que a parte de cada um possa rigorosamente ser determinada, na apropriao individual da terra, dos meios de produo e de comunicao, bem como dos produtos, vemos ns a origem principal da misria e do aviltamento da grande maioria, da insegurana e inquietao de todos. Sujeito escravido do salrio, o trabalhador, recebendo em troca do seu labor uma pequena parte do que produz, v muito limitada a sua possibilidade de consumo, no pode comprar. A produo ento igualmente limitada, pois que no se produz para satisfazer as necessidades de todos, mas se torna, por um momento, superior s possibilidades de compra (no s necessidades reais), a crise lana na rua milhares de obreiros; com a desocupao, ainda menor a possibilidade de consumir, comprar; e a misria maior, h ... excesso de produo!

Jornal A Plebe So Paulo 7 de outubro de 1922

CEPS-AIT PLUS
Somos anarquistas porque queremos uma sociedade sem governo, uma organizao poltica livre, indo do indivduo ao grupo, do grupo federao e a confederao, com desprezo de barreiras e fronteiras, sendo a associao baseada sobre o livre acordo e naturalmente, determinado e regulado pelas necessidades, aptides, idias e sentimentos dos indivduos. , para ns, essa organizao poltica correspondente ao socialismo: a anarquia o vaso que pode conter a garantia e a igualdade de condies econmicas. Concepo integral, o socialismo anarquista tem um mtodo prprio de ao, baseado sobre a livre iniciativa e a solidariedade. Os poderes pblicos cedem apenas s liberdades que so tomadas. A Eli intil quando nociva; fica morta quando registra uma liberdade, se o povo no a defende e usa. Repudiamos, pois, a ao eleitoral e parlamentar, que s serve para reforar o Estado, dar prestgio s velhas instituies autoritrias e adormecer as energias populares. A nossa tarefa mais urgente a organizao, no campo econmico e poltico, e a propaganda oral e escrita, a luta contra a ignorncia. Alm desses meios de ao direta, preconizamos a greve, a boicotagem, a sabotagem, a agitao da praa pblica, o comcio, a greve geral e, por fim, a insurreio e expropriao. A Terra Livre

NO

GOOGLE

No se produz para todos, e, no entanto, no faltam as matrias primas, as mquinas, as terras e os braos desocupados. A soluo que defendemos a seguinte: destruir esse terrvel direito de vida e de morte que tem o proprietrio, senhor dos meios de produo, sobre o trabalhador, desprovido de tudo, socializando, para isso, isto , pondo disposio de todos a terra, os instrumentos de trabalho, os meios de comunicao, as matrias primas, tudo posto em ao por todos em proveito de todos. Queremos uma sociedade que tenha por fim assegurar a cada um o seu desenvolvimento integral; uma sociedade em que o trabalho, tendendo satisfao das necessidades dos indivduos, seja escolhido por cada um e organizado pelos prprios trabalhadores. Tomamos o nome de anarquistas e libertrios, por que somos inimigos do Estado, isto , do conjunto de instituies polticas que tem por fim impor a todos os seus interesses e a sua vontade, mascarada ou no com a vontade popular. O governo (Poder Executivo, Legislativo e Judicirio), sob o pretexto de cuidar dos interesses gerais, no faz mais do que defender a classe economicamente forte que o ampara, e os escolhe. A sua justia uma justia burguesa: o juiz s condena o fraco, o carcereiro rigoroso s com o pobre. A sua polcia a guarda do cofre forte. O seu patriotismo o dos banqueiros e dos grandes exportadores. Os seus servios pblicos so especialmente para os ricos e servem, sobretudo para gratificar os amigos e defensores. Uma boa parte dos impostos pagos pelos produtores: os trabalhadores destina-o o governo sua prpria defesa, conservao no poder da sua confraria, comprando cmplices, dispensando empregos, sinecuras e subsdios.

Ri

Informativo Semanal Anarcossindicalista Weekly Anarcho-syndicalist Newsletter

Das könnte Ihnen auch gefallen