Sie sind auf Seite 1von 6

Hormonas Vegetais (Fito-hormonas)

Perguntamo-nos como se d o crescimento das plantas A resposta simples. Graas a estmulos como a luz, a gravidade ou contacto com outras plantas ou objectos as plantas, executam uma variedade de movimentos. Atravs dos movimentos e experincias pode-se chegar a concluso da existncia de hormonas vegetais. Definem-se hormonas vegetais ou fito-hormonas, por substncias orgnicas, que actuam em quantidades diminutas, sintetizadas em certas zonas da planta, podendo ser transportadas para outros locais, onde podero provocar varias reaces.

Desenvolvimento
D-se o nome de coleptilo a primeira poro de planta que aparece superfcie do solo. Este desenvolve-se segundo a luz. Se a sua intensidade for constante, a planta ir-se desenvolver na vertical, se for iluminada lateralmente os coleptilos iro crescer na direco da luz, curvando-se.

Experincia de Charles e Francis Darwin

Em 1880, Charles Darwin e seu filho (Francis) dedicaram-se ao estudo das plantas e realizaram experincias a fim de estudar o crescimento das plantas a luz, pelo que dispuseram de variadas plntulas e numa delas colocaram um capuz transparente, noutra, um capuz opaco, outra ficou sem qualquer coisa a cobrir, e sem o pice e finalmente uma plntula intacta.

Definio de Plantula de planta s. f., Embrio contido na semente, que comea a desenvolver-se pela germinao.

Observaram que a que tinha o capuz opaco e a plntula com o pice removido e sem nada a cobrir, cresceram na vertical, j a coberta por um capuz transparente e a intacta curvaram-se na mesma direco da luz. Poderam ento concluir que a curvatura das plntulas d-se devido a uma mensagem transmitida do pice para a parte inferior do coleptilo. Em 1910, Boysen-Jensen ao recolocar o pice sobre o coleptilo decapitado com uma lmina de gelose entre eles, observou-se a curvatura da planta, distinguindo assim a importncia qumica do sinal que pice transmite. Pal baseando-se nesta experincia coloca o pice cortado ao lado do coleptilo decapitado e observa a curvatura na plntula mesmo iluminada por uma luz uniforme. Na dcada do sculo XX, Went colocou pices sobre um bloco de gelose durante horas. A seguir ps em contacto, uma poro do bloco de gelose, em metade dos cleptilos decapitados, observando assim a curvao da planta pelo lado oposto do bloco. Pde ento concluir que o pice continha hormonas que era transmitidas gelose e que posteriormente para era transmitidas aos coleptilos.

Concluses:
O pice do coleptilo controla o crescimento e a resposta da plntula em relao luz. A curvatura d-se devido a uma hormona elaborada no pice do coleptilo, que atinge uma zona inferior que cresce, curvando-se em relao a luz lateral. Went deu o nome de auxina tal hormona (responsvel pelo alongamento das clulas ). O crescimento da plntula d-se devido a desigual repartio de auxina e pode ser explicado pelo facto da auxina chegar em maior quantidade zona no iluminada, pois as clulas desta possuem maior alongamento. Com a descoberta das auxinas pde-se identificar outras hormonas como as giberelinas e o etileno. Os efeitos das hormonas dependem do local de aco, do estado de desenvolvimento da planta e da concentrao da hormona. Auxinas

. Estimulam o alongamento celular; . Estimulam a formao de razes; . Intervm na florao e frutificao em certas plantas; . Induzem a partenocarpia (fecundao); Giberilinas . Estimulam o crescimento das plantas; . Actuam sobre o alongamento dos rgos; . Promovem a partenocarpia (fecundao) em algumas espcies; . Interrompem a dormncia de sementes e gomos em algumas espcies; Citocininas . Promovem a iniciao celular e a proliferao dos gomos; . Inibem a formao de razes; . Retardam a queda das folhas . Estimulam a germinao das sementes; . Induzem a partenocarpia (fecundao); cido Abscsico . Promove a abciso (cada) de folhas e frutos; . Promove a dormncia e inibe a germinao das sementes; . Atrasa o crescimento e a senescncia (envelhecimento); Etileno . Acelera o amadurecimento dos frutos e a abciso (queda) de folhas e frutos; Da interaco destas hormonas resultam as clulas-alvo. Aps a dita interaco as hormonas so degradadas.

Processo de florao
Muitos botnicos tem vindo a explorar a florao das plantas superiores Esta est relacionada com a durao relativa do dia natural e da noite, denominandose fotoperodo o nmero de horas de iluminao diria. (Ex: germinao de

sementes - e controlada pelo fotoperodo, ocorrendo em momentos especficos do ano.) Uma das reaces fotoperidicas mais bvias a produo de flores. As plantas foram divididas em 3 grupos visto que cada uma responde de diferente modo ao fotoperodo. So elas: 1. Plantas de dia longo (ex. milho, centeio) Espcies que florescem somente quando o perodo escuro do dia torna-se menor, ou seja quando as noites so curtas e os dias so longos. (Vero e Primavera). 2. Plantas de dia curto (ex. morangueiro, macieira) Espcies que florescem somente quando o perodo escuro do dia torna-se maior, ou seja quando as noites so longas e os dias so curtos (inicio da Primavera). 3. Plantas indiferentes (ex. Cravo, Sardinheira, Malmequeres) - So tolerantes em relao ao fotoperodo pelo que florescem em qualquer poca.

Atravs de variadas experincias pde-se concluir, na dcada de 40 do sculo XX que o que controlava a florao era a durao do perodo de obscuridade pelo que: . As plantas de dia longo passaram a ser chamadas de plantas de noite curta. . As plantas de dia curto passarem a ser chamadas de plantas de noite longa.

O perodo crtico de obscuridade entendido pela durao mnima ou mxima de obscuridade para o inicio da florao. O tempo de obscuridade influencia tanto a florao de plantas de noite curta como as de noite longa. As plantas de noite curta requerem um perodo de obscuridade menos que a durao do perodo crtico, enquanto que as plantas de noite longa requerem um perodo de obscuridade ininterrupto maior do que o perodo critico de obscuridade. Se interrompermos o perodo de obscuridade numa planta de noite longa antes de ter atingido o perodo critico, a florao fica inibida. Se houver luz breve num perodo de obscuridade, as plantas de noite curta podem florescer no Inverno. Pode ento dizer-se que nas plantas de noite curta:

. A florao ocorre quando a durao da noite igual ou inferior ao perodo critico de obscuridade; . O perodo crtico de obscuridade marca um numero mximo de horas de obscuridade continua para as plantas florescerem. Nas plantas de noite longa: . A florao ocorre quando a durao da noite igual ou maior que o perodo critico de obscuridade; . O perodo crtico de obscuridade marca um numero mnimo de horas de obscuridade continua para as plantas florescerem.

A resposta da florao relativamente ao fotoperiodo influencia a distribuio geogrfica das plantas. Pelo facto dos investigadores no acharem uma nica hormona da florao deduz-se que a florao d-se com a variao de quantidade de variadas hormonas. Enquanto que as plantas de noite curta florescem com o auxlio de giberelinas, as de noite longa so tratadas com etileno. Conclui-se ento que h um nmero de substncias que podem inibir ou promover a florao das plantas.

Aplicao das fito-hormonas para fins econmicos.


Devido s propriedades descobertas pelos botnicos a nvel bioqumico, nas fitohormonas, seguiu-se um estudo sobre compostos orgnicos de que elas eram constitudas. Estes compostos orgnicos serviram para sintetizar substncias quimicamente idnticas s diversas hormonas vegetais, logo com os mesmos efeitos que elas. Estas substncias so chamadas de reguladores de crescimento e utilizam-se em variados sectores ligados produo, armazenamento e distribuio de alimentos de natureza vegetal. As hormonas sintticas so aplicadas, tendo em conta a sua aco, no sentido de maior produtividade e de maiores lucros. Hormonas Algumas funes . Incita o exrdio da florao em plantaes, por exemplo, Etileno a abbora. . Faz com que os frutos que so colhidos ainda verdes

amaduream (estes so conservados numa atmosfera rica em dixido de carbono e a uma temperatura prxima da congelao). . Impossibilitam a produo de gomos laterais. (ex. batata, so chamados de olhos.) Auxinas . Diligenciam a formao de razes em estacas e um florao e frutificao uniforme nos pomares. . Suprimem o desenvolvimento de ervas daninhas em culturas de cereais (monda qumica). . Fazem com que a florao de algumas plantas ornamentais progrida mais rapidamente. Giberelinas . Controlam o tamanho dos caules. . Estimulam a germinao de sementes. (Ex. cereais) . Aumentam o tamanho e a separao das bagas nos cachos de uva.

A sntese destas hormonas veio dar asa a uma nova fase a nvel econmico pois foi possvel a produo de alimentos vegetais para alimentao e ornamentao mesmo no havendo clima propcio para tal. No entanto a utilizao deste qumicos em excesso torna-se nociva sade, no s na sua produo como tambm na aplicao. Ex: Durante a guerra do Vietname foram utilizadas diversas hormonas para diminuir a densidade da folhagem, os chamados desfolhantes. Como resultado desta utilizao no s surgiram problemas ambientais (perda da floresta tropical) como tambm problemas de sade como cancro, nascimento de crianas com deficincias e leucemia. O uso destes produtos foi proibido no ano de 1977. Este exemplo mais um que nos demonstra a necessidade de toda a tecnologia ser testada devidamente antes de aplicada ao mundo real.

Das könnte Ihnen auch gefallen