Sie sind auf Seite 1von 28

DIREITO ADMINISTRATIVO

1.O Direito Administrativo Brasileiro sintetiza-se no conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes e as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado; 2. O Regime Jurdico Administrativo o sistema de controle jurisdicional da Administrao, o regime adotado pelo Estado para a correo dos atos administrativos ilegais ou ilegtimos praticados pelo Poder Pblico em qualquer dos seus departamentos de governo. Existem dois sistemas de Controle da Administrao Pblica: - O do Contencioso Administrativo (sistema francs); - E o Sistema Judicirio ou de Jurisdio nica. O Sistema do contencioso administrativo tambm conhecido como modelo francs, uma das duas modalidades de estruturao do Direito Administrativo. Neste sistema encontraremos uma dualidade de jurisdies: a comum (tribunal judicirio), e a administrativa (tribunal administrativo), fazendo com que as decises em mbito administrativo promovam coisa julgada (deciso conclusiva). No Brasil adota-se o sistema de controle judicial ou de jurisdio nica, modelo de origem inglesa, onde somente haver coisa julgada em tribunal judicirio, fora do espao administrativo. 3. A Administrao Pblica: o conceito mais aceito de Administrao Pblica aquele que a define como a gesto de bens e interesses qualificados da comunidade no ambito federal, estadual ou municipal, segundo os preceitos do Direito e da moral , visando ao bem comum. Os fins da Administrao consubstanciam-se na defesa do interesse pblico. A Constituio Federal, no art. 37, caput, trata dos princpios inerentes Administrao Pblica:
"Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia "

Portanto, os princpios bsicos da Administrao Pblica podem ser definidos na observncia de cinco regras a que o Administrador deve perseguir
1

de forma permanente e obrigatria: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, PUBLICIDADE E EFICINCIA.

MORALIDADE,

- LEGALIDADE: significa que o administrador est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum, e deles no se pode afastar ou desvirtuar, sob pena de praticar ato invalido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. - IMPESSOALIDADE: O princpio ou regra da impessoalidade da Administrao Pblica pode ser definido como aquele que determina que os atos realizados pela Administrao Pblica, ou por ela delegados, devam ser sempre imputados ao ente ou rgo em nome do qual se realiza, e ainda destinados genericamente coletividade, sem considerao, para fins de privilegiamento ou da imposio de situaes restritivas, das caractersticas pessoais daqueles a quem porventura se dirija. Em sntese, os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao funcionrio que os pratica mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio.

- MORALIADE: Entende-se por princpio da moralidade aquele que determina que os atos da Administrao Pblica devam estar inteiramente conformados aos padres ticos dominantes na sociedade para a gesto dos bens e interesses pblicos, sob pena de invalidade jurdica. Admite o art. 5., LXXIII, da Constituio Federal que qualquer cidado possa ser considerado parte legtima para a propositura de ao popular que tenha por objetivo anular atos entendidos como lesivos, entre outros, prpria moralidade administrativa.Por outra via, como forma de tambm fazer respeitar esse princpio, a nossa Lei Maior trata tambm da improbidade administrativa. A probidade administrativa uma forma de moralidade administrativa que mereceu considerao especial pela Constituio, que pune o mprobo com a suspenso de direitos polticos (art. 37, 4.). A probidade administrativa consiste no dever de o "funcionrio servir a Administrao com honestidade, procedendo no exerccio das suas funes, sem aproveitar os poderes ou facilidades delas decorrentes em proveito pessoal ou de outrem a quem queira favorecer. A moralidade administrativa e assim tambm a probidade so tuteladas pela ao popular, de modo a elevar a imoralidade a causa de invalidade do ato administrativo. A improbidade tratada ainda com mais rigor, porque entra no ordenamento constitucional como causa de suspenso dos direitos polticos do mprobo (art. 15, V), conforme estatui o art. 37, 4., inverbis: "Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao
2

errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo de outras sanes cabveis, podendo vir a configurar a prtica de crime de responsabilidade (art. 85, V). - PUBLICIDADE: Entende-se princpio da publicidade, assim, aquele que exige, nas formas admitidas em Direito, e dentro dos limites constitucionalmente estabelecidos, a obrigatria divulgao dos atos da Administrao Pblica, com o objetivo de permitir seu conhecimento e controle pelos rgos estatais competentes e por toda a sociedade. A publicidade, contudo, no um requisito de forma do ato administrativo , "no elemento formativo do ato; requisito de eficcia e moralidade. Por isso mesmo os atos irregulares no se convalidam com a publicao, nem os regulares a dispensam para sua exeqibilidade, quando a lei ou o regulamento a exige" . - EFICINCIA:O princpio da eficincia, outrora implcito em nosso sistema constitucional, tornou-se expresso no caput do art. 37, em virtude de alterao introduzida pela Emenda Constitucional n. 19. evidente que um sistema balizado pelos princpios da moralidade de um lado, e da finalidade, de outro, no poderia admitir a ineficincia administrativa. Bem por isso, a Emenda n. 19, no ponto, no trouxe alteraes no regime constitucional da Administrao Pblica, mas, como dito, s explicitou um comando at ento implcito. Discorrendo sobre o tema, sumaria MEIRELLES: "Dever de eficincia o que se impe a todo agente pblico de realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. o mais moderno princpio da funo administrativa, que j no se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. 4. PODERES E DEVERES DO ADMINISTRADOR PBLICO: A ordem jurdica confere aos agentes pblicos certas prerrogativas para que estes, em nome do Estado, persigam a consecuo dos fins pblicos. Essas prerrogativas so outorgadas por lei. Essas prerrogativas consubstanciam os chamados poderes do administrador pblico.

A lei impe ao administrador pblico alguns deveres: deveres administrativos.

DEVERES DO ADMINISTRADOR PBLICO

-poder-dever de agir; -dever de eficincia; -dever de probidade; -dever de prestar contas.

PODER-DEVER DE AGIR :Poder-dever de agir significa dizer que o poder administrativo, por ser conferido Administrao para o atingimento do fim pblico, representa um dever de agir. No Direito Privado o poder de agir uma mera faculdade, no Direito Administrativo uma imposio, um dever de agir para o agente pblico. -Os poderes administrativos so irrenunciveis, devendo ser obrigatoriamente exercidos pelos titulares; -A omisso do agente, diante de situaes que exigem sua atuao, caracteriza abuso de poder, que poder ensejar, at mesmo, responsabilidade civil da Administrao. DEVER DE EFICINCIA O dever de eficincia mostra-se presente na necessidade de tornar cada vez mais qualitativa a atividade administrativa, no intuito de se imprimir atuao do administrador pblico maior celeridade, perfeio, coordenao, tcnica, controle, etc. DEVER DE PROBIDADE O dever de probidade exige que o administrador pblico atue sempre em consonncia com os princpios da moralidade e honestidade administrativas. Os atos de improbidade administrativa importaro: -suspenso dos direitos polticos; -perda da funo pblica; -indisponibilidade dos bens;

-ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

DEVER DE PRESTAR CONSTAS O dever de prestar contas decorrncia inafastvel da funo do administrador pblico, como gestor de bens e interesses alheios, da coletividade.

PODERES ADMINISTRATIVOS o conjunto de prerrogativas de Direito Pblico que a ordem jurdica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins. -Poder Vinculado; -Poder Discricionrio -Poder Hierrquico -Poder Disciplinar -Poder Regulamentar -Poder de Polcia

Poder Vinculado

aquele de que dispe a Administrao para a prtica de atos administrativos em que mnima ou inexistente sua liberdade de atuao. Todos os atos -a competncia; -a finalidade; -a forma. Contudo, os atos administrativos ditos vinculados tambm o so quanto: -ao motivo; administrativos so vinculados quanto:

-ao objeto.

Poder Discricionrio

aquele conferido Administrao para a prtica de atos dessa natureza, ou seja, aquele em que a Administrao dispe de uma razovel liberdade de atuao, podendo valorar a oportunidade e convenincia da prtica do ato discricionrio, estabelecendo o motivo e escolhendo (dentro dos limites legais) seu contedo.

A convenincia e a oportunidade formam o ncleo do poder discricionrio. Com base na teoria dos motivos determinantes, so tambm vinculados existncia e legitimidade dos motivos declarados como ensejadores de sua prtica, nos casos dos atos discricionrios motivados (aqueles em que foram declarados pela Administrao os motivos que levaram a sua prtica). Limites aos Poder Discricionrio A doutrina e a jurisprudncia modernas enfatizam a tendncia de limitao ao poder discricionrio da Administrao, a fim de possibilitar um maior controle judicial dos atos administrativos. Nesse aspecto, -razoabilidade; -proporcionalidade. assumem relevncia os princpios da:

O princpio da razoabilidade tem por fim aferir a compatibilidade entre os meios e os fins de um ato administrativo, de modo a evitar restries desnecessrias, arbitrrias ou abusivas por parte da Administrao Pblica. O princpio da proporcionalidade exige que haja proporcionalidade entre os meios utilizados pelo administrador pblico e os fins que ele pretende alcanar.

Poder Hierrquico A hierarquia caracteriza-se pela existncia de graus de subordinao entre os diversos rgos e agentes do Executivo. o poder hierrquico que permite Administrao estabelecer tais relaes, distribuindo as funes de seus rgos e agentes conforme o escalonamento hierrquico. Como resultado do poder hierrquico, a Administrao dotada da prerrogativa de ordenar,
6

coordenar, controlar e corrigir as atividades de seus rgos e agentes no seu mbito interno.

Reviso hierrquica a prerrogativa conferida ao superior para, de ofcio ou mediante provocao do interessado, apreciar todos os aspectos de um ato de seu subordinado, no intuito de mant-lo ou reform-lo. Delegao Significa atribuir ao subordinado competncia para a prtica de ato que originalmente pertencia ao superior hierrquico. Avocao Consiste no poder que possui o superior de chamar para si a execuo de atribuies cometidas a seus subordinados. Poder Disciplinar a faculdade que possui a Administrao de punir internamente as infraes funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgo e servios da Administrao. No confundir o poder disciplinar da Administrao com o poder punitivo do Estado. O poder punitivo do Estado no um poder de expresso interna, realizado pelo Poder Judicirio e diz respeito represso de crimes e contravenes tipificados nas leis penais.

Poder Regulamentar O denominado Poder Regulamentar decorre da competncia diretamente haurida da CF, por meio da qual conferida ao Poder Executivo a prerrogativa de editar atos normativos gerais e abstratos. a autorizao, ao Chefe do Poder Executivo, para a edio de decretos e regulamentos. Temos: -decreto ou regulamento de execuo; -decreto ou regulamento autnomo;
7

-decreto ou regulamento autorizado. Poder de Polcia Considera-se poder de polcia a atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais e coletivos. Poder de polcia a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado. Licena o ato administrativo vinculado e definitivo pelo qual a Administrao reconhece que o particular detentor de um direito subjetivo preenche as condies para seu gozo. No pode ser negada quando o requerente satisfaa os requisitos legais para sua obteno. Autorizao o ato administrativo discricionrio em que predomina o interesse do particular. Limites A atuao da polcia administrativa s ser legtima se realizada nos estritos termos jurdicos, respeitados os direitos do cidado, as prerrogativas individuais e as liberdades pblicas asseguradas na CF e nas leis. Atributos do Poder de Polcia -Discricionariedade -Auto-executoriedade -Coercibilidade A discricionariedade no exerccio do poder de polcia significa que a Administrao, quanto aos atos e ele relacionados, regra geral, dispe de uma razovel liberdade de atuao, podendo valorar a oportunidade e convenincia de sua prtica, estabelecendo o motivo e escolher, dentro dos limites legais, seu contedo.

auto-executoriedade

consiste

na

possibilidade

que

certos

atos
8

administrativos ensejam imediata e direta execuo pela prpria administrao, independentemente de ordem judicial. A coercibilidade possibilita que as medidas adotadas pela Administrao podem ser impostas coativamente ao administrado, isto , sua observncia obrigatria para o particular. 5. USO E ABUSO DE PODER: O uso do poder prerrogativa da autoridade. Mas o poder h que ser usado normalmente, sem abuso. Usar normalmente do poder empreg-lo segundo as normas legais, a moral da instituio, a finalidade do ato e as exigncias do interesse pblico. Abusar do poder empreg-lo fora da lei, sem utilidade pblica. O poder confiado ao administrador pblico para ser usado em benefcio da coletividade administrada, mas usado nos justos limites que o bem-estar social exigir. A utilizao desproporcional do poder, o emprego arbitrrio da fora, a violncia contra o administrato constituem formas abusivas do uso do poder estatal, no toleradas pelo dirito e nulificador dos atos que as encerram. O uso do poder lcito; o abuso, sempre ilcito. Da porque todo ato abusivo nulo por excesso ou desvio de poder.

6. ADMINISTRAO PBLICA DIRETA E INDIRETA. Sob o aspecto operacional, administrao pblica o desempenho perene e sistemtico, legal e tcnico dos servios prprios do Estado, em benefcio da coletividade. A administrao pblica pode ser direta, quando composta pelos entes federados (Unio, Estados, Municpios e DF), ou indireta, que aquela composta por entidades com personalidade jurdica prpria, que foram criadas para realizar atividades de Governo de forma descentralizada. So exemplos as Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia quando composta por entidades autrquicas, fundacionais e paraestatais. So essas as caractersticas das entidades pertencentes administrao indireta: Autarquias: servio autnomo, criado por lei especfica, com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio e receitas prprios, que requeiram, para
9

seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada (conf. art 5, I, do Decreto-Lei 200/67); Fundao pblica: entidade dotada de personalidade jurdica de direito pblico, sem fins lucrativos, criada em virtude de lei autorizativa e registro em rgo competente, com autonomia administrativa, patrimnio prprio e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes (conf. art 5, IV, do Decreto-Lei 200/67); Empresa pblica: entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, se federal, criada para explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa(conf. art 5, II, do Decreto-Lei 200/67); Conforme dispe o art 5 do Decreto-Lei n 900, de 1969: Desde que a maioria do capital votante permanea de propriedade da Unio, ser admitida, no capital da Emprsa Pblica, a participao de outras pessoas jurdicas de direito pblico interno, bem como de entidades da Administrao Indireta da Unio, dos Estados, Distrito Federal e Municpios. Sociedades de economia mista: entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, instituda mediante autorizao legislativa e registro em rgo prprio para explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, Unio ou a entidade da Administrao indireta (conf. art 5, III, do Decreto-Lei 200/67). Empresas controladas pelo Poder Pblico podem ou no compor a Administrao Indireta, dependendo de sua criao ter sido ou no autorizada por lei. Existem subsidirias que so controladas pelo Estado, de forma indireta, e no so sociedades de economia mista, pois no decorreram de autorizao legislativa. No caso das que no foram criadas aps autorizao legislativa, elas s se submetem s derrogaes do direito privado quando seja expressamente previsto por lei ou pela Constituio Federal, como neste exemplo: "Art. 37. XII, CF - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico. Agncias reguladoras e executivas As agncias executivas e reguladoras fazem parte da administrao pblica indireta, so pessoas jurdicas de direito pblico interno e consideradas como autarquias especiais. Sua principal funo o controle de pessoas privadas incumbidas da prestao de servios pblicos, sob o regime de concesso ou permisso. Agncias reguladoras Sua funo regular a prestao de servios pblicos, organizar e fiscalizar esses servios a serem prestados por concessionrias ou permissionrias, com o objetivo garantir o direito do usurio ao servio pblico de qualidade. No h muitas diferenas em relao tradicional autarquia, a no ser uma maior
10

autonomia financeira e administrativa, alm de seus diretores serem eleitos para mandato por tempo determinado. Essas entidades tm as seguintes finalidades bsicas: a) fiscalizar servios pblicos (ANEEL, ANTT, ANAC, ANTAQ); b) fomentar e fiscalizar determinadas atividades privadas (ANCINE); c) regulamentar, controlar e fiscalizar atividades econmicas (ANP); d) exercer atividades tpicas de estado (ANVS, ANVISA e ANS). Agncias executivas So pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, ou at mesmo rgos pblicos, integrantes da Administrao Pblica Direta ou Indireta, que podem celebrar contrato de gesto com objetivo de reduzir custos, otimizar e aperfeioar a prestao de servios pblicos. Seu objetivo principal a execuo de atividades administrativas. Nelas h uma autonomia financeira e administrativa ainda maior. So requisitos para transformar uma autarquia ou fundao em uma agncia executiva: a) tenham planos estratgicos de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento; b) tenham celebrado contrato de gesto com o ministrio supervisor. Jos dos Santos Carvalho Filho cita como agncias executivas o INMETRO (uma autarquia) e a ABIN (apesar de ter o termo "agncia" em seu nome, no uma autarquia, mas um rgo pblico). No Brasil, os servidores pblicos so vistos como preguiosos e destemidos, principalmente em setores de atendimento ao pblico. Tambm faz parte da m fama os altos ndices de corrupo no pas. O GESTOR PBLICO O Gestor Pblico tem como funo gerir, administrar de forma tica, tcnica e transparente a coisa pblica, seja em rgos, departamentos ou polticas pblicas visando o bem comum da comunidade a que se destina e em consonncia com as normas legais e administrativas vigentes. Gesto Pblica Nos dias atuais o papel do gestor pblico na administrao das coisas referentes ao trato das necessidades pblicas, vem a maximizar e aperfeioar as demandas que faz-se necessrio para alcanar uma gama de objetivos estabelecidos pelos rgos governamentais respaldando tambm os anseios da comunidade onde est inserida
ENTIDADES PARAESTATAIS

Entidades paraestatais nome dado queles entes que no obstante possuam personalidade jurdica prpria e estejam disciplinados por algumas normas de direito pblico, no se enquadram nos moldes legais previstos para que pertenam ao quadro de entes da Administrao Pblica Direita ou Indireta. Esses entes, tambm chamados de Entes com situao peculiar ou Terceiro Setor, exercem as mais diversas funes em regime de colaborao, fomento e contribuio com Estado, sem, no entanto se confundir com ele. Esto includos portanto, na categoria de Terceiro Setor justamente porque no
11

fazem parte do Primeiro Setor, ou seja, o Estado, e nem do Segundo Setor, o mercado, sendo caracterizadas pela prestao de atividade de interesse pblico, no exclusiva do Estado, autorizada em lei e sem fins lucrativos, sob o regime de Direito Privado. A classificao das Entidades Paraestatais em subcategorias no pacfica na doutrina, no entanto, visando explanar e especificar cada tipo de Entidade que compe o Terceiro Setor adotaremos a classificao sugerida por Odete Medauer. Segundo a autora os Entes com situao peculiar ser classificados como: - Ordens e Conselhos Profissionais - Fundaes de apoio - Empresas controladas pelo Poder Pblico - Servios sociais autnomos - Organizaes sociais - Organizaes da sociedade civil de interesse pblico SERVIOS SOCIAIS AUTNOMOS O exemplo mais conhecido que temos desse tipo de entidade o SESC, SENAC, SENAI e SESI. Eles so pessoas jurdicas de Direito Privado que prestam servio de relevante interesse social populao em geral ou uma determinada classe profissional. No possuem fins lucrativos, mas recebem recursos e contribuies, indispensveis sua manuteno, de classes profissionais e empresas ou mediante convnios com a Administrao Pblica. Em virtude do servio, o qual possui natureza eminentemente pblica se sujeita, derrogativamente, a certas normas de direito pblico como a exigncia de teste seletivo para a contratao de seu quadro de pessoal e a submisso ao controle exercido pelo Tribunal de Contas (somente quando receber recursos pblicos), conforme disposto no artigo 70, pargrafo nico da Constituio Federal. ORGANIZAES SOCIAIS So pessoas jurdicas de Direito Privado que mediante contrato de gesto com a Administrao Pblica prestam servios sociais sem fins lucrativos, dirigidos ao ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente e sade. Esses entes foram regulamentados formalmente pela Lei 9.637 de 15.05.1998 que estabeleceu quais requisitos devero ser atendidos para que uma pessoa jurdica de direito privado seja qualificada como organizao social e assim possa receber recursos pblicos. Os principais requisitos exigidos para que a
12

pessoa jurdica de direito privado adquira o status de entidade de utilidade pblica possuir um rgo de deliberao superior, o chamado Conselho de Administrao, formado por representantes do Poder Pblico e de membros da comunidade de notria capacidade profissional e idoneidade moral e a habilitao perante a Administrao Pblica, visando receber a declarao de organizao social. Uma vez cumpridos os requisitos exigidos a entidade passar a receber recursos estatais de forma a promover o fomento e incentivo de suas atividades, atravs da celebrao de um contrato de gesto entre a Administrao Pblica e a entidade privada. O status de organizao social, no entanto, poder ser revogado a qualquer tempo, desde que no cumpridas as normas estabelecidas no contrato de gesto. As organizaes sociais vm sendo alvo de crtica por parte da doutrina devido ao seu flagrante carter de mascarar uma situao que deveria sujeitar-se as regras atinentes Administrao Pblica, mas que est a margem de tais normas por no fazer parte da Administrao Pblica, vez que um ente paraestatal. Segundo Maria Silvia Zanella de Pietro essa camuflagem evidente j que o fato de organizao social absorver atividade exercida por ente estatal e utilizar o patrimnio pblico e os servidores pblicos entes a servio desse mesmo ente, que resulta extinto, no deixa dvidas de que sob todos os aspectos estaria sujeita ao direito pblico. Alm disso, no devemos nos esquecer de princpios indisponveis que regem a administrao pblica, quais sejam o da preocupao com a preservao do patrimnio pblico, e com a gratuidade e universalidade dos servios pblicos nas reas acima indicadas. Tais princpios inegavelmente no esto sendo obedecidos vez que com a concesso indiscriminada de habilitao a pessoas jurdicas de direito privado como organizao social, o servio pblico que deveria ser gratuito e universal, passa a ser, na maioria das vezes oneroso e restrito, pois no se exigem dos entes paraestatais respeito todas as limitaes e princpios a que se sujeitam demais rgos pblicos. 7. ATO ADMINISTRATIVO toda manifestao unilateral da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria (Hely Lopes Meirelles). ELEMENTOS (Requisitos de validade) do ATO ADMINISTRATIVO Os ELEMENTOS ESSENCIAIS formao do ato administrativo, constituem a sua infra-estrututa, da serem reconhecidos como REQUISITOS DE VALIDADE. As letras iniciais formam a palavra COMFIFOR MOB.

13

COM PETNCIA FI NALIDADE F0R MA M OTIVO OB JETO COMPETNCIA o poder atribudo ao agente (agente aquele que pratica o ato) para o desempenho especfico de suas funes. Ao estudarmos o gnero abuso de poder vimos que uma de suas espcies, o excesso de poder, ocorre quando o agente pblico excede os limites de sua competncia. FINALIDADE o objetivo de interesse pblico a atingir. A finalidade do ato aquela que a lei indica explcita ou implicitamente. Os atos sero nulos quando satisfizerem pretenses descoincidentes do interesse pblico. Ao estudarmos o gnero abuso de poder vimos que a alterao da finalidade caracteriza desvio de poder, conhecido tambm por desvio de finalidade. FORMA o revestimento exteriorizador do ato. Enquanto a vontade dos particulares pode manifestar-se livremente, a da Administrao exige forma legal. A forma normal a escrita. Excepcionalmente existem : (1) forma verbal : instrues momentneas de um superior hierrquico; (2) sinais convencionais : sinalizao de trnsito. MOTIVO a situao de fato ou de direito que determina ou autoriza a realizao do ato administrativo. Pode vir expresso em lei como pode ser deixado ao critrio do administrador.

14

Exemplo : dispensa de um servidor ocupante de cargo em comisso. A CF/88, diz que o cargo em comisso aquele declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Portanto, no h necessidade de motivao do ato exoneratrio, mas, se forem externados os motivos, o ato s ser vlido se os motivos forem verdadeiros. OBJETO o contedo do ato. Todo ato administrativo produz um efeito jurdico, ou seja, tem por objeto a criao, modificao ou comprovao de situaes concernentes a pessoas, coisas ou atividades sujeitas ao do Poder Pblico. Exemplo : No ato de demisso do servidor o objeto a quebra da relao funcional do servidor com a Administrao. ANULAO, REVOGAO ADMINISTRATIVO. ANULAO E REVOGAO A lei 9.784, de 29.01.1999 dispe que : "A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcios de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos" (art. 53). "O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f" (art. 54) "Quando importem anulao, revogao ou convalidao de ato administrativo os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos " (art. 50, VIII,). JURISPRUDNCIA : Smula 473 do STF : A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.
15

CONVALIDAO

DO

ATO

Principais lies : A Administrao com relao aos seus atos administrativos pode : ANULAR quando ILEGAIS. REVOGAR quando INCOVENIENTES ou INOPORTUNOS ao interesse publico. O Judicirio com relao Administrao pode : ANULAR quando ILEGAIS. Assim Revogao - supresso de um ato administrativo legtimo e eficaz realizada pela Administrao - e somente por ela - por no mais lhe convir sua existncia. Anulao - invalidao de um ato ilegtimo e ilegal, realizada realizada pela Administrao ou pelo Judicirio. Concluso : a administrao controla seus prprios atos em toda plenitude, isto , sob aspectos de legalidade, e de mrito (oportunidade e convenincia), ou seja, exerce a autotutela. O controle judicial sobre o ato administrativos se restringe ao exame dos aspectos de legalidade. EFEITOS DECORRENTES : A revogao gera efeitos - EX NUNC - ou seja, a partir da sua declarao. No retroage. A anulao gera efeitos EX TUNC (retroage data de incio dos efeitos do ato). CONVALIDAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS A convalidao o refazimento de modo vlido e com efeitos retroativos do que fora produzido de modo invlido(Celso Antnio Bandeira de Mello, 11 edio, editora Melhoramentos, 336). aos atos administrativos praticados pela

16

A lei 9.784, de 29.01.1999, dispe que : "Os atos que apresentem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros " (art. 55). Assim : S admissvel o instituto da convalidao para a doutrina dualista, que aceita possam os atos administrativos ser nulos ou anulveis. Os vcios sanveis possibilitam a convalidao, ao passo que os vcios insanveis impedem o aproveitamento do ato, Os efeitos da convalidao so ex-tunc (retroativos).

ATOS DE DIREITO PRIVADO PRATICADOS PELA ADMINISTRAO A Administrao Pblica pode praticar certos atos ou celebrar contratos em regime de Direito Privado (Direito Civil ou Direito Comercial). Ao praticar tais atos a Administrao Pblica ela se nivela ao particular, e no com supremacia de poder. o que ocorre, por exemplo, quando a Administrao emite um cheque ou assina uma escritura de compra e venda ou de doao, sujeitandose em tudo s normas do Direito Privado. CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS A classificao dos atos administrativos sofre variao em virtude da diversidade dos critrios adotados. Sero apresentados abaixo os critrios mais adotados pelos concursos. Critrio n 1 classificao quanto a liberdade de ao : ATOS VINCULADOS - so aqueles nos quais a lei estabelece os requisitos e condies de sua realizao. As imposies legais absorvem quase por completo a liberdade do administrador, pois a ao, para ser vlida, fica restrita aos pressupostos estabelecidos pela norma legal.
17

ATOS DISCRICIONRIOS - so aqueles que a administrao pode praticar com a liberdade de escolha de seu contedo, de seu destinatrio, de sua oportunidade e do modo de sua realizao. Ao praticar o ato administrativo vinculado a autoridade est presa lei em todos os seus elementos - COMFIFORMOB- Ao praticar o ato discricionrio a autoridade livre - dentro das opes que a prpria lei prev - quanto a escolha da convenincia e da oportunidade. No se confunda ato discricionrio com ato arbitrrio. Arbitrrio aquilo que contrrio a lei. Discricionrio so os meios e modos de administrar e nunca os fins atingir. Critrio n 2 - classificao quanto ao modo de execuo ATO AUTO-EXECUTRIO - possibilidade de ser executado pela prpria Administrao. ATO NO AUTO-EXECUTRIO - depende de pronunciamento do Judicirio. Este item j foi estudado no tpico atributos do ato administrativo.

ESPCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS (estudo baseado em Celso Antnio Bandeira de Mello) Quanto as espcies devem os atos ser agrupados de um lado sob o aspecto formal e de outro lado sob o aspecto material (ou seu contedo). A terminologia utilizada diverge bastante entre os autores. Espcies de Atos quanto forma de exteriorizao : Decretos so editados pelos Chefes do Poder Executivo, Presidente, Governadores e Prefeitos para fiel execuo das leis (CF/88,art. 84, IV); Resolues praticados pelos rgos colegiados em suas deliberaes administrativas ,a exemplo dos diversos , Tribunais (Tribunais Judicirios, Tribunais de Contas ) e Conselhos (Conselhos de Contribuintes, Conselho Curador do FGTS, Conselho Nacional da Previdncia Social) ;

18

Instrues, Ordens de servio, Avisos - utilizados para a Administrao transmitir aos subordinados a maneira de conduzir determinado servio; Alvars - utilizados para a expedio de autorizao e licena, denotam aquiescncia da Administrao no sentido de ser desenvolvida certa atividade pelo particular. Ofcios - utilizados pelas autoridades administrativas para comunicarem-se entre si ou com terceiros. So as cartas ofcios, por meio delas expedem-se agradecimentos, encaminham-se papis, documentos e informaes em geral. Pareceres - manifestam opinies ou pontos de vista sobre matria submetida a apreciao de rgos consultivos. Espcies de Atos quanto ao contedo dos mesmos : Admisso o ato unilateral e vinculado pelo qual a Administrao faculta a algum a incluso em estabelecimento governamental para o gozo de um servio pblico. Exemplo : ingresso em estabelecimento oficial de ensino na qualidade de aluno; o desfrute dos servios de uma biblioteca pblica como inscrito entre seus usurios. O ato de admisso no pode ser negado aos que preencham as condies normativas requeridas. Aprovao o ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao faculta a prtica de ato jurdico (aprovao prvia) ou manifesta sua concordncia com ato jurdico j praticado (aprovao a posteriori). Licena - o ato unilateral e vinculado pelo qual a Administrao consente ao particular o exerccio de uma atividade. Exemplo : licena para edificar que depende do alvar. Por ser ato vinculado, desde que cumpridas as exigncias legais a Administrao no pode neg-la. Autorizao - e o ato unilateral e discricionrio pelo qual a Administrao, analisando aspectos de convenincia e oportunidade faculta ao particular o exerccio de atividade de carter material. Numa segunda definio o ato pelo qual a administrao faculta ao particular o uso privativo de um bem pblico. Exemplos : autorizao de porte de arma, autorizao para explorao de jazida mineral (CF, art. 146, pargrafo nico). A diferena em relao a Licena que a Administrao pode negar a autorizao.

19

Homologao o ato unilateral e vinculado de controle pelo qual a Administrao concorda com um ato jurdico, ou srie de atos (procedimento), j praticados verificando a consonncia deles com os requisitos legais condicionadores de sua vlida emisso. 8.SERVIOS PBLICOS 8.1. CONCEITO CF/Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso,sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos.Segundo Hely Lopes Meireles: servio pblico todo aquele prestado pela Administrao ou por seus delegados, sob normas e controle estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundrias da coletividade, ou simples convenincia do Estado. Segundo Celso Antnio Bandeira de Melo: Servio pblico toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material fruvel diretamente pelos administrados, prestado pelo Estado ou por quem lhe faa as vezes, sob o regime de Direito Pblico Portanto, consagrador de prerrogativas de supremacia e de restries especiais institudo pelo Estado em favor de interesses que houver definido como prprios no sistema normativo. So exemplos de servios pblicos: o ensino, o de polcia, o de sade pblica, o de transporte coletivo o de telecomunicaes, etc. 8.2. PRINCPIOS OU REQUISITOS (Lei 8.987/95) - Regularidade; - Continuidade ou Permanncia continuidade dos servios, no devem sofrer interrupes, salvo se por: motivos tcnicos (manuteno preventiva) e previamente comunicado a comunidade atingida, inadimplncia ou emergncia; - Eficincia; - Segurana: se o servio pblico causar riscos a populao a prestadora dever promover adequado grau de informao -Atualidade :Modernidade das tcnicas, do equipamento e das instalaes e a sua conservao bem como a melhoria e expanso dos servios e isso envolve planejamento prestados de investimento. - Generalidade: servio igual para todos, sem discriminao. Baseado nos princpios constitucionais da Isonomia e Eficincia. Obs. relacionada ao principio da isonomia esse principio tem por objetivo equilibrar e aumentar o acesso que as empresas privadas promovem onde s h lucro; - Modicidade: tarifas mdicas (razoveis), devendo manter o equilbrio econmico financeiro do contrato, mas sem exageros na lucratividade das empresas. Obs. os preos cobrados no podem onerar demais o consumidor, nem desestimular o prestador. -Cortesia : bom tratamento para o pblico. 8.3. DIREITO E DEVERES DO USURIO (De acordo com o Art. 7. Lei 8.987/95):
20

I - receber servio adequado; II - receber do poder concedente e da concessionria informaes para a defesa de interesses individuais ou coletivos; III - obter e utilizar o servio, com liberdade de escolha entre vrios prestadores de servios, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente. IV - levar ao conhecimento do poder pblico e da concessionria as irregularidades de que tenham conhecimento, referentes ao servio prestado; V - comunicar s autoridades competentes os atos ilcitos praticados pela concessionria na prestao do servio; VI - contribuir para a permanncia das boas condies dos bens pblicos atravs dos quais lhes so prestados os servios. VII As concessionrias de servios pblico de direito pblico ou privado devem fornecer Pelo menos 6 opes de data para sua livre escolha do dia de vencimento. 8.4. CLASSIFICAO No existe consenso na doutrina ou na jurisprudncia sobre uma classificao uniforme para os servios pblicos, visto que o conceito de servio tpico de Estado varia imensamente conforme o pas e a poca, coisas que antes eram consideradas indelegveis (sistema de previdncia social) hoje so plenamente privatizveis. Mas h parte de um julgado do STF (Recurso Extraordinrio 89.876, Rel. Min. Moreira Alves) que de forma reflexa definiu uma classificao quanto a natureza dos servios pblicos que segue: *Quanto a sua natureza - Servios Pblicos Propriamente Estatais: Quando atua com soberania (imprio). Indelegveis. Remunerao por taxa, via de regra cobrados mediante utilizao. Ex.: servio judicirio, segurana nacional, segurana pblica, defensoria pblica; - Servios Pblicos Essenciais ao Interesse Pblico: Mediante interesse da comunidade.Delegveis a particulares.Remunerao por taxa, mediante utilizao efetiva ou potencial do servio (se a lei definiu-o como utilizao compulsria). Ex.: Coleta domiciliar de lixo, abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, transporte coletivo - Servios Pblicos No Essenciais ou de Utilidade Pblica: I. Delegveis (mas no existe DELEGAO no sentido contrato administrativo, por isso no est sujeita ao Poder Disciplinar e sim o de Polcia) II. Preo Pblico (tarifa) Ex.: Escolas Particulares, Padarias, Hospitais particulares. Ex.: os servios telefnicos, telegrficos, de distribuio de energia eltrica e gs, educao etc. *Quanto a seus destinatrios I. Servios Gerais ou uti universi. So prestados a toda a comunidade, indistintamente, ou seja, seus usurios so indeterminados e indeterminveis, muito menos definir a parcela que foi utilizada do servio, devido a isso geralmente so mantidos por impostos. Sua utilizao presumida, e no h como verificar ou quantificar seu consumo. Por isso so sustentados pela diviso dos impostos.
21

Ex.: Iluminao pblica, limpeza urbana, conservao de logradouros pblicos, policiamento urbano, garantia de seg. nacional, etc. II. Servios Individuais ou uti singuli: So os que tem usurio determinado ou determinvel. Sua utilizao mensurvel. So remunerados por taxa (lei) ou tarifa (ato/contrato/preo pblico). Ex.: telefone, gua, esgoto, gs, energia eltrica, servio postal, transporte coletivo. 8.5 REGULAMENTAO E CONTROLE DO SERVIO PBLICO Pessoa Federativa que tem competncia para instituir o servio, ou seja, quem tem a titularidade do servio, sendo seu dever fiscalizar sua correta execuo: 8.5.1. Interno Quando a execuo feita de forma direta, pelos prprios rgos da Administrao Pblica. privativa dessa entidade federativa, onde presta diretamente o servio e a prpria administrao presta o servio e fiscaliza. 8.5.2. Externo Quando a execuo feita de forma indireta, por entidades da ADMINISTRAO INDIRETA ou repassa mediante processo licitatrio a prestao desse servio para particulares colaboradores (concessionrios ou permissionrios, autorizado). Em todos os casos responsabilidade da Administrao aferir a forma de prestao, seus resultados, benefcios sociais, necessidade de ampliao, reduo ou substituio, enfim todos aspectos que constituam real avaliao do que est sendo executado. Com possibilidade de acionamento do Judicirio (controle Popular). 8.6 COMPETNCIA PARA PRESTAO DOS SERVIOS PBLICOS: Sob a tica federativa consideremos os servios como federais, estaduais, distritais e municipais. As trs esferas de nossa federao so competentes para a prestao de servios, sendo essas competncias discriminadas pela Constituio: 8.6.1. COMPETNCIA PRIVATIVA atribudos apenas a uma das esferas da federao: I. UNIO (Art. 21 CF) Taxativamente aqui descritas: No delegveis , emisso de moeda, servio postal, correio areo, servios oficiais de geografia e estatstica, defesa nacional, poder judicirio, polcias, . Delegveis industrializao de material blico, telecomunicao, radiodifuso de som e imagem, produo/distribuio de energia eltrica, transportes de qualquer tipo, portos, aeroportos etc. II. Estados (Art. 25, 1o. ) Ditas remanescentes ou seja aquilo que sobra dos Municpios e da Unio. Ex.: A nica definida a de explorao de dos servios locais de gs canalizado, sendo o restante remanescente. III. Distrito Federal (Art. 32, 1o. ) Ditas competncias cumulativas dos Municpios e dos Estados IV. Municpios (Art. 30) Ex.: Servio de coleta de lixo, transporte coletivo urbano, proteo ao patrimnio histrico-cultural, etc.
22

8.6.2. COMPETNCIA COMUM so os que podem ser prestados por mais de uma das esferas federativas. Competncias Comuns (Art. 23) Onde pode haver atuao de todas as esferas paralelamente Art. 23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: conservar o patrimnio pblico, sade, assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia, proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos, proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia, proteger o meio ambiente e combater a poluio, incentivar a produo agropecuria e organizar o abastecimento alimentar, promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico, etc. obs. tudo o que no competncia do DF ou dos Municpios residualmente ser dos Estados. 8.7. FORMAS DE PRESTAO DOS SERVIOS PBLICOS: 8.7.1 PRESTAO CENTRALIZADO (sem intermedirios) Quando as Pessoas Federativas/Polticas administrao direta - prestam diretamente os servios pblicos atravs de seus rgos, acumulando ento as situaes de titular e prestador do servio. Ou seja, ela o faz por meio de seus servidores e rgos. De acordo com o Decreto 200/67 que implantou a reforma administrativa denominou esse grupo de: ADMINISTRAO DIRETA (ART. 4O, I). Ex.: Departamento Polcia Federal (emisso de passaportes), Secretaria da Receita Federal (expedio de certides), manuteno e conservao de algumas rodovias e outros. Lei 9.074/95 Art. 2o vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios executarem obras e servios pblicos por meio de concesso e permisso de servio pblico, sem lei que lhes autorize e fixe os termos, dispensada a lei autorizativa nos casos de saneamento bsico e limpeza urbana e nos j referidos na Constituio Federal, nas Constituies Estaduais e nas Leis Orgnicas do Distrito Federal e Municpios, observado, em qualquer caso, os termos da Lei no 8.987, de 1995. 8.7.2, PRESTAO DESCENTRALIZADO (atravs de intermedirios) Quando os servios so prestados por entidades diversa das pessoas federativas, ou seja pela Administrao Indireta ou Particulares, mas a Administrao Direta das Pessoas Federativas mantm a titularidade do servio em qualquer hiptese, que possui o poder-dever de fiscalizao e regular. Obs. quando a administrao no quer prestar o servio, utiliza para isso meios como a outorga e delegao para repassar essa responsabilidade para outras pessoas jurdicas. Ex.: ECT, servio de abastecimento de gua prestado por empresas pblicas estaduais,
23

Obs. toda e qualquer descentralizao precisa de uma lei autorizativa, exceto limpeza urbana 8.7.3. POR OUTORGA Caractersticas: . Transfere-se a titularidade + execuo do servio; . Sempre atravs de LEI; . Carter Permanente . Para entidades da Administrao indireta (Entidades autrquicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista. I8.7.4 POR DELEGAO Caractersticas: . Transfere-se somente a execuo do servio; . Geralmente atravs de Contrato ou Ato Administrativo; . Carter Temporrio . Para particulares (Pessoas Fsicas, Pessoas Jurdicas tais como associaes, ONGS, etc.) 8.7.5.C O N C E S S O Caractersticas da Concesso: 1. Sempre um contrato Administrativo em qualquer uma de suas modalidades; 2. Sempre efetuado com P.J. ou Consrcios; 3. Modalidades : Uso de bem Pblico ou Concesses de Servios Pblicos 4. No existe Concesso por prazo indeterminado Formas de extino de Uma Concesso: 1. Advento do termo contratual (reverso) trmino regular do contrato por haver sido atingido o prazo de sua durao, reverso dos bens que foram estabelecido como reversveis e investimentos que tenham no tenham sido depreciados ou amortizados sero indenizados; 2. Encampao ou Resgate interesse pblico superveniente que faz tornar a prestao direta mais interessante, aps prvio pagamento da indenizao; 3. Caducidade inadimplemento o adimplemento defeituoso, a indenizao no precisa ser prvia, feita por decreto pelo poder concedente, em regra discricionria, s obrigatria (art. 27) na transferncia de concesso ou do controle acionrio da empresa, no cabe qualquer tipo de indenizao; 4. Resciso por iniciativa da concessionria por descumprimento por parte do poder concedente de descumprimento de normas contratuais; 5. Anulao vcio de ilegalidade na licitao prvia a concesso; 6. Falncia ou extino da empresa concessionria e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa Individual. Possibilidade de Subconcesso Em princpio os contratos administrativos so INTUITU PERSONAE , ou seja pessoal, tanto que a falncia ou extino da empresa concessionria e falecimento ou incapacidade do titular, no caso de empresa individual, acarretam a extino da concesso, conforme vimos acima. No obstante a lei permite que a concessionria, sem que isto afaste sua responsabilidade,
24

contrate com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes, acessrias ou complementares ao servio concedido, bem como a implementao de projetos associados: 8.7.6 . P E R M I S S O Caractersticas da Permisso: 1. Sempre efetuado com P.J. ou P.F. 2. Para Prestao de Servio Pblico sempre um Contrato Adm chamado de CONTRATO DE ADESO (Lei 8.897/95, art40) 3. - Para Uso de Bem Pblico Ato Administrativo 4. Independente do instrumento (Contrato ou Ato) Sempre ser Revogvel a qualquer tempo, Precrio. 8.7.7 . A U T O R I Z A O Caractersticas da Autorizao: 1. Sempre feita a P.J. ou P.F. 2. um Ato Administrativo Pode ser anulado(ilegalidade na concesso), revogado (por convenincia e oportunidade) ou cassado(ilegalidade na sua execuo) 8.7.8 . C O N S R C I O S P B L I C O S Lei 11.107/2005 Art. 1. Esta Lei dispe sobre normas gerais para a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios contratarem consrcios pblicos para a realizao de objetivos de interesse comum e d outras providncias. No admitindo a participao de entidades ou recursos privados. 8.7.9 . C O N V N I O S D E C O O P E R A O So acordos firmados entre si ou com organizaes particulares, para realizao de objetivos de interesses recprocos. So utilizados para realizao de grandes obras ou servios. 8.7.10 . P A R C E R I A S P B L I C O P R I V A D A S - P P P Caractersticas das PPPs: 1. No uma modalidade de licitao e sim uma modalidade de contrato administrativo na forma deconcesso 2. Sempre acima de R$ 20.000.000 3. Mais que 5 e menos que 35 anos 4. Usada para : Mo de obra, execuo de Obra Pblica, equipamentos 3. Possuindo as Seguintes Modalidades: a) Concesso Patrocinada Usada para Servios ou Obras, cobra-se tarifa dos usurios; b) Concesso Administrativa Usada servios, obras, fornecimento, bens, o nico usurio o Poder Pblico.

25

9. SERVIDOR PBLICO Servidor ou funcionrio pblico todo aquele empregado de uma administrao estatal. Sendo uma designao geral, engloba todos aqueles que mantm vnculos de trabalho com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos das entidades poltico-administrativas, bem como em suas respectivas autarquias e fundaes de direito pblico, ou ainda, uma definio a todo aquele que mantem um vnculo empregatcio com o Estado, e seu pagamento provm da arrecadao pblica de impostos, sendo sua atividade chamada de "Tpica de Estado", geralmente originrio de concurso pblico pois defensor do setor pblico, que diferente da atividade do Poltico, detentor de um mandato pblico, que est diretamente ligado ao Governo e no necessariamente ao Estado de Direito, sendo sua atribuio a defesa do Estado de Direito, principalmente contra a Corrupo Poltica ou Governamental de um eleito, que costuma destruir o Estado(Historicamente); um Estado corrompido demonstra geralmente que essa funo, cargo ou serventia no funciona adeqadamente. Segundo o Cdigo Penal brasileiro assim define o funcionrio ou servidor pblico: "Art. 327 - Considera-se funcionrio ou servidor pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego, serventia ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica."

9.1.Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Originariamente, a Constituio Federal havia estabelecido que seria aplicado aos entes federativos um regime jurdico nico para todas as suas contrataes. Posteriormente, a Emenda Constitucional n. 19 flexibilizou tal exigncia, estabelecendo a possibilidade de adoo de regime estatutrio ou celetista, mas foi restabelecido o disposto anteriormente aps a apreciao da ADIn 2.135. A regulamentao do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das Autarquias e das fundaes pblicas federais realizada, no Brasil, pela Lei Federal n. 8.112/1990. No esto includos no regime jurdico estabelecido por esta lei os empregados pblicos federais que so regulados pelos ditames da Consolidao das Leis do Trabalho e da Lei Federal n. 9.962/2000. Ressalve-se que a partir da Constituio Federal de 1988, ambos os regimes devem respeitar algumas regras constitucionalmente estabelecidas, como, por exemplo: todos os admitidos pelo empregador pblico devem estar sujeitos a um processo seletivo ou concurso pblico.

26

Assim, no Brasil existem os chamados servidores estatutrios (vinculados ao regime da Lei Federal n. 8.112) e os chamados servidores celetistas (obedecem Consolidao das Leis do Trabalho). Todavia, tendo em vista a concesso de cautelar com efeitos ex nunc na data de 2 de agosto de 2007 na ADIn 2.135, que suspendeu a eficcia da EC 19 na parte em que modifica o caput do Art. 39 da CF/1988 por violao ao Art. 60, II, da CF/1988 (vcio de iniciativa), o Regime Jurdico nico foi restabelecido. 9.2. Improbidade Administrativa A LEI N 8.429 /1992 dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo na administrao pblica direta, indireta ou fundacional. O tema antigo, mas, ao mesmo tempo, atual, uma vez que se est discutindo no Supremo Tribunal Federal a aplicao da lei de improbidade administrativa aos agentes polticos. Nesse sentido, o presente artigo visa a enfatizar a importncia da Lei de Improbidade Administrativa para o sistema de combate corrupo e demonstrar, com base na discusso atual, a necessidade de cautela e seriedade ao se decidir aplicar a lei de improbidade administrativa aos agentes polticos, pois a inobservncia da referida lei poder ocasionar enormes prejuzos Administrao Pblica e prpria sociedade. 9.3.Dos crimes e a responsabilidade criminal As condutas antijurdicas dos agentes polticos esto preconizadas nos artigos 312 a 326 e 359-A a 359-H do Cdigo Penal, respectivamente, no Captulo I: Dos crimes praticados por funcionrio pblico contra a Administrao em geral, e no Captulo IV: Dos crimes contra as finanas pblicas (acrescentado pela Lei n 10.028 de 19 de outubro de 2000). Com o desiderato de balizar e restringir os sujeitos ativos desses delitos, considerados crimes comuns, tratou o legislador, no artigo 327 e 1 do mesmo Diploma Legal, definir funcionrio pblico:
Artigo 327 Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica.

Alm desses delitos presentes no nosso Estatuto Repressivo, os Chefes do Executivo federal e estadual, Ministros de Estados, Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Procurador-Geral da Repblica, Secretrios de Estado podem ter suas condutas incidentes na Lei 1.079/59
27

(impeachment) e, os Prefeitos e Vereadores, no Decreto-Lei 210/67, portanto, como sujeitos de direitos, a partir do momento que infringirem as normas criminais, nasce ao Ministrio Pblico, titular da

28

Das könnte Ihnen auch gefallen