Sie sind auf Seite 1von 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
6. Srie Direito Processual Penal I
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Elcio Batista de Morais - Faculdade Anhanguera de Jundia

Direito 6 srie Direito Processual Penal I

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito. Adequada atuao tcnico-jurdica, em diferentes instncias, administrativas ou judicirias, com a devida utilizao de processos, atos e procedimentos. Interpretao e aplicao do Direito. Domnio de tecnologias e mtodos para permanente compreenso e aplicao do Direito.

DESAFIO
Cada equipe dever elaborar um Repertrio Jurisprudencial e Doutrinrio, contendo ementas e citaes que faam referncias aos tpicos estudados na disciplina de Direito Processual Penal I. Realizada a compilao das pesquisas, a equipe dever preparar a formatao final do repertrio, incluindo referncias bibliogrficas. Ao trmino deste trabalho, voc agregar competncias e habilidades de participao em equipe, bem como de realizao de pesquisas jurisprudenciais e doutrinrias acerca de temas relacionados disciplina, em diferentes instncias judicirias, de modo a fomentar a boa atuao profissional afeta aos operadores do Direito, em especial praxe forense e tcnica argumentativa.

ETAPA 1
Aula-tema: Introduo ao Direito Processual Penal. Esta atividade importante para que voc compreenda as noes fundamentais do Direito Processual Penal, em especial os sistemas e princpios processuais. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Escolher a sua equipe de trabalho a qual dever ser mantida durante todas as etapas, e entregue ao seu professor os nomes, RA e e-mail dos alunos. A equipe deve ser composta de 5 a 10 alunos. Elabore a Introduo do Repertrio Jurisprudencial e Doutrinrio, descrevendo a importncia deste material para o desempenho da praxe forense, com nfase no papel da jurisprudncia e da doutrina frente aplicao das normas processuais.

Passo 2 - Fazer uma anlise prvia de todas as etapas que sero percorridas (plano de trabalho), pois tal procedimento auxiliar na elaborao da Introduo.
2
Elcio Batista de Morais

Direito 6 srie Direito Processual Penal I

Passo 3 Proceder a um levantamento de obras jurdicas existentes na biblioteca da sua faculdade, relacionadas aos temas que sero estudados na disciplina de Direito Processual Penal: Jurisdio e processo; Eficcia da lei processual no tempo e no espao; Interpretao da lei processual penal; Analogia e fontes do direito processual penal; Inqurito policial; Ao penal; Denncia e queixa; Sujeitos processuais e Competncia. Aps, elaborar um relatrio contendo os seguintes dados: Ttulo da obra, autor, editora e ano de publicao. Tal procedimento o auxiliar na compilao das citaes doutrinrias. Como sugesto de pesquisa, consulte as obras: CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 1 ed. So Paulo: Saraiva, 2009. NUCCI, Guilherme de Souza. Cdigo de Processo Penal Comentado, 8 ed. So Paulo: RT, 2008. MIRABETE, Julio Fabrini. Processo Penal. 18 ed., So Paulo: Atlas, 2006. BONFIM, Edlson Mougenot. Curso de Processo Penal. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 2008. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. 31 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, v.1. Lembrar que so sugestes de pesquisa. Voc poder incluir outras, o que recomendvel. Passo 4 Elaborar um fichamento do seguinte artigo: BECHARA, Fbio Romazzini; CAMPOS, Pedro Franco de. Princpios constitucionais do processo penal. Questes polmicas. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6348>. Acesso em 02 de dezembro de 2010.

ETAPA 2
Aula-tema: Inqurito Policial. Esta atividade importante para que voc identifique e compreenda a aplicao das normas processuais penais, bem como os aspectos relacionados ao Inqurito Policial e os entendimentos jurisprudenciais e doutrinrios acerca do aludido procedimento. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Elcio Batista de Morais

Direito 6 srie Direito Processual Penal I

Passo 1 Fazer uma breve descrio comparativa dos recursos de pesquisa existentes nos sites dos Tribunais Estaduais indicados, destaque os pontos positivos e negativos encontrados. Esta tarefa tem por objetivo fomentar o domnio de tecnologias e mtodos para pesquisa de jurisprudncias editadas pelos Tribunais Estaduais. Tribunal de Justia do Estado de So Paulo: <http://esaj.tj.sp.gov.br/cjsg/resultadoCompleta.do>. Acesso em 29 de novembro de 2010. Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul: <http://www1.tjrs.jus.br/busca/?tb=juris>. Acesso em 29 de novembro de 2010. Tribunal de Justia do Estado do Mato Grosso do Sul: <http://www.tjms.jus.br/cjosg/>. Acesso em 29 de novembro de 2010. Passo 2 Explorar os recursos de busca jurisprudencial dos sites indicados, utilizando a palavra inqurito seguida das seguintes palavras-chave: (Nulidade; Priso; Prazo, Excesso, Arquivamento; Sigilo). Visando enriquecer a pesquisa, alterne as palavras sugeridas e procure utilizar todos os recursos e ferramentas disponveis nos sites. Passo 3 Escolher, dentre os resultados obtidos na pesquisa realizada no passo anterior, seis ementas (duas de cada Tribunal indicado) que comporo o Repertrio Jurisprudencial e Doutrinrio, complemente a pesquisa anexando uma citao doutrinria, ou seja, trecho extrado de obra jurdica, que corrobore cada deciso jurisprudencial outrora escolhida. Passo 4 - Realizar uma anlise crtica da jurisprudncia selecionada (12 acrdos), contendo: 1) descrio do caso; 2) deciso de 1 grau; 3) rgo julgador; 4) razes de reforma ou manuteno da deciso; 5) opinio do grupo sobre o caso, com fundamentos doutrinrios. Entregar ao seu professor, na data por ele estipulada, juntamente com o fichamento desenvolvido no passo trs da primeira Etapa.

ETAPA 3
Aula-tema: Interpretao da Lei Processual Penal. Esta atividade importante para que voc identifique as fontes de pesquisas jurisprudenciais existentes nos Tribunais Superiores, bem como desenvolva o domnio de tecnologias e mtodos para permanente compreenso e aplicao do Direito. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 - Fazer uma breve descrio comparativa dos recursos de pesquisa existentes nos sites dos Tribunais Superiores indicados, destaque os pontos positivos e negativos encontrados. Esta
4

Elcio Batista de Morais

Direito 6 srie Direito Processual Penal I

tarefa tem por objetivo fomentar o domnio de tecnologias e mtodos para pesquisa de jurisprudncias editadas pelos Tribunais Superiores. Superior Tribunal de Justia: <http://www.stj.jus.br/SCON/>. Acesso em 29 de novembro de 2010. Supremo Tribunal Federal: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em 29 de novembro de 2010. Passo 2 Explorar os recursos de busca jurisprudencial dos sites indicados, utilizando a expresso ao penal seguida das seguintes palavras-chave: (Nulidade; Priso; Excesso; Prazo; Preventiva; Incondicionada; Pblica; Privada). Visando enriquecer a pesquisa, alterne as palavras sugeridas e procure utilizar todos os recursos e ferramentas disponveis nos sites. Passo 3 Escolher, dentre os resultados obtidos na pesquisa realizada no passo anterior, quatro ementas (duas de cada Tribunal indicado) que comporo o repertrio de jurisprudncias. Complementar a pesquisa anexando uma citao doutrinria, ou seja, trecho extrado de obra jurdica, que corrobore com cada deciso jurisprudencial outrora escolhida.

ETAPA 4
Aula-tema: Fontes do Direito Processual Penal. Esta atividade importante para que voc coloque em prtica todo o conhecimento adquirido na disciplina, ou seja, capacidade de realizar pesquisas, compilao de contedos tericos e interpretao e aplicao do Direito. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Desenvolver a redao da concluso, destacando a importncia das tarefas realizadas com vistas compreenso e aplicao dos aspectos relacionados introduo ao estudo do direito processual penal. Elaborar as referncias bibliogrficas do trabalho e, se necessrio, um captulo destinado aos anexos. Passo 2 Reunir todo o material resultante das pesquisas jurisprudenciais e doutrinrias realizadas nas etapas anteriores o qual dever conter as doze ementas selecionadas, cada uma delas com a respectiva citao doutrinria selecionada. Separar as ementas de jurisprudncias por Tribunais de origem e por temas, respeitando uma ordem cronolgica segundo o desenvolvimento dos tpicos da disciplina.

Elcio Batista de Morais

Direito 6 srie Direito Processual Penal I

Passo 3 Proceder a formatao final do desafio. Para tanto, revisar os padres estabelecidos pela ABNT, contendo, especialmente: Capa; Nome da Faculdade; Nome do curso e da disciplina; Nome do professor; Nome completo dos integrantes da equipe em ordem alfabtica, e R.A.; Referncias bibliogrficas. As ementas devem conter, essencialmente, as seguintes identificaes: rgo Prolator da deciso, nome do Relator (a), Comarca de origem e data da deciso. Entregar o repertrio finalizado ao seu professor na data por ele estabelecida.

Elcio Batista de Morais

Das könnte Ihnen auch gefallen