Sie sind auf Seite 1von 10

ATIVIDADES AVALIATIVAS DAC MATEMTICA 3 SRIE B - EM

NOME:

Fonte: R.L. Carmo, A.L.R.O.Ojima, R. Ojima e T. T. Nascimento; Hoekstra e Chapagain e Water Footprint Network Questo 1 A quantidade de gua utilizada como matria-prima ou como insumo da introduo de um bem ou servio chamada de gua virtual. Veja acima quantos litros de gua virtual foram empregados na produo de alguns itens. Considere que uma pessoa, num nico dia, tenha realizado as seguintes atividades: de manh, saiu com uma camiseta de algodo; no almoo, consumiu carne bovina (um bife de 300 g) e, no jantar, um pedao de carne suna (300 g); tomou duas xcaras de caf: uma aps o almoo e outra aps o jantar; utilizou cinco folhas de papel A4 para fazer exerccios escolares; noite, saiu com outra camiseta de algodo e um par de sapatos de couro.

Com base nessas informaes, quantos litros de gua virtual foram utilizados nos produtos que essa pessoa usou e consumiu neste nico dia? 10.420 litros. 18.380 litros.

16.420 litros. 15.375 litros. 18.420 litros.

Questo 2 O Blu-ray um disco tico de alta capacidade de armazenamento digital de informaes. Ele substituir os atuais discos de DVD. O Blu-ray tem esse nome porque utiliza um feixe de luz laser de colorao azulvioleta, que l e grava mais informao que um disco de DVD, que usa um laser de cor vermelha. Na tabela acima, observe as informaes associadas ao comprimento de onda de cada um dos discos. Considerando que a velocidade da luz de 2,99 . 108 m/s, um aluno determinou o perodo e a frequncia da luz para cada um dos dois formatos. Ele pode concluir que: a frequncia da luz a mesma para o DVD e para o Blu-ray ambas as frequncias possuem a mesma ordem de grandeza e esta maior que a ordem de grandeza da velocidade da luz. a frequncia luminosa do Blu-ray menor que a frequncia luminosa do DVD a frequncia luminosa utilizada no DVD o dobro da frequncia luminosa do Blu-ray. o perodo de oscilao da onda utilizada no Bluray maior que o perodo de oscilao da onda do formato DVD.

Questo 3 A alface uma das hortalias mais comercializadas no Brasil. Produzida durante todo o ano, no campo ou em estufas, seu cultivo prejudicado quando no plantada a temperaturas apropriadas, com excesso de radiao solar, com chuvas prolongadas, que podem inibir seu crescimento e danific-la. Para verificar o ambiente mais adequado de cultivo e as variedades mais indicadas para cada um, realizou-se um experimento com trs variedades de alface: Regina, Marisa e Vernica. As sementes e as mudas das trs variedades, em mesmo nmero, foram plantadas nas mesmas condies e no mesmo tipo de solo, porm em dois ambientes: no campo e em estufa de plstico. Ao final do experimento, foram coletadas plantas dos dois ambientes, registrando-se a massa de matria fresca area (mais hidratadas e com melhor aspecto visual), medida em gramas, o nmero de folhas por planta e a rea foliar (rea de cada folha), chegando-se

aos resultados da tabela acima: A partir desses resultados foram feitas as seguintes recomendaes: I. Para obter alfaces com maior quantidade de matria fresca, deve-se optar pelo cultivo em estufa. II. Para obter hortalias com o maior nmero possvel de folhas, em estufa, devem-se cultivar as variedades Marisa ou Vernica. III. Produtores que plantem no campo e desejem alfaces com maior rea foliar devem recorrer preferencialmente variedade Marisa. IV. Produtores que plantem no campo e pretendam obter alfaces menos hidratadas, com menor quantidade de matria fresca, devem selecionar a variedade Marisa. Segundo os resultados do experimento, esto corretas as recomendaes: I, II, III e IV. I, II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I e IV, apenas. II e III, apenas.

Fonte: Begon , M., Tow sen, C.R, Har per, J.L. Ecologia, de Indivduos a Ecossistemas. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 153 Questo 4 Para verificar como a competio entre vegetais interfere em seu crescimento, foi realizado um experimento em que indivduos de uma planta trepadeira, a ipomeia, foram cultivados de diferentes maneiras: I. Cada planta no seu vaso, portanto, sem competio.

II. Cada planta enraizada em um vaso, mas com seus caules entrelaados numa mesma estaca. III. Vrias plantas enraizadas no mesmo vaso, mas com seus caules crescendo isoladamente em suas estacas. IV. Vrias plantas enraizadas no mesmo vaso e com seus caules entrelaados na mesma estaca. Depois de um tempo determinado, foi medida a massa (em gramas) das plantas de todos os vasos e calculado o coeficiente da variao da massa das plantas desde o incio do experimento (em %). A parte superior da figura acima ilustra como os vegetais foram plantados. Na parte inferior, voc pode consultar os resultados do experimento. Ateno: a ordenada da esquerda indica a massa mdia (em gramas); a da direita, o coeficiente da variao de massa (em %). Com base nos resultados desse experimento, possvel concluir que, para a trepadeira ipomeia, a competio no um fator que interfere no seu crescimento. impede o seu crescimento, independentemente de como a competio. maior entre caules do que entre razes. aumenta o peso mdio das plantas quando ela ocorre entre razes. mais eficaz para reduzir o peso mdio quando ocorre entre razes do que somente entre caules. Questo 5 A cal viva ou xido de clcio (CaO), muito utilizada na construo civil, na agricultura (calagem de solos) e em outros processos industriais como no processo Solvay, obtida atualmente em escala industrial por meio da decomposio trmica do calcrio ou carbonato de clcio ( ). Para tanto, calcinada em fornos a temperaturas superiores a 900 C. Para produzirem 3,2 quilo de cal viva, muitos fornos modernos utilizam em mdia 1 quilo de carvo. A decomposio trmica do calcrio pode ser representada pela equao balanceada: 1 (s) + calor -> 1CaO(s) + 1CO2(g)

Sabe-se que a cada 100 g de decomposto termicamente so formados 56 g de CaO e 44 g de CO2. Considerando que no haja perdas durante o processo industrial, que a decomposio do calcrio se d totalmente, que o calcrio usado seja praticamente puro e a calcinao seja feita em fornos como os acima descritos, pode-se afirmar que: para se obter 200 kg de cal viva so queimados cerca de 640 kg de carvo. a queima de 35 kg de carvo permite que sejam obtidos 200 kg de cal viva. para se decompor 200 kg de calcrio so queimados cerca de 35 kg de carvo. nos fornos acima citados, para se decompor 200 kg de calcrio so queimados cerca de 62,5 kg de carvo. para se obter 200 kg de cal viva so queimados cerca de 320 kg de carvo.

Questo 6 Em 23 de abril de 2008, um tremor de terra assustou a populao de So Paulo e a de mais trs estados. Foram seis segundos de um tremor de 5,2 graus na escala Richter, com epicentro na costa brasileira (veja a figura acima). A onda ssmica tinha velocidade mdia de 4,8 km/s e fez com que escolas e universidades suspendessem aulas, alm de assustar muitas pessoas. H relatos inclusive de rachaduras em edifcios e em um hospital na Zona Leste de So Paulo. A ilustrao acima mostra, aproximadamente, as distncias percorridas pela onda desde seu hipocentro (regio do interior da Terra onde se originou o sismo) at algumas cidades. Depois de quanto tempo essa onda ser sentida por uma pessoa em Florianpolis? 23 segundos. 56 segundos. 1 minuto. 1 minuto e 19 segundos. 1 minuto e 30 segundos

Fonte: Ruppert , E.E et all. Zoologia dos Invertebrados: uma Abordagem Funcional-evolutiva. So Paulo: Roca, 2005. p. 23 Questo 7 O grfico registra a evoluo da vida em relao histria da Terra e disponibilidade de oxignio. Na linha vertical, indica-se a quantidade de oxignio disponvel na atmosfera terrestre (em %), enquanto na linha horizontal so registrados o tempo, em bilhes de anos, e os principais eventos na histria da vida. Acima, esto as interpretaes de dois alunos - Joo e Marcelo - a respeito do grfico. I Joo O grfico representa a hiptese segundo a qual a vida surgiu h 3 bilhes de anos, num ambiente em que no havia oxignio. Marcelo Voc est enganado, pois h 4 bilhes de anos, quando comearam a se originar os oceanos e continentes, j existia uma pequena porcentagem de oxignio na Terra, e isso favoreceu o aparecimento da vida.. II Joo O aumento da porcentagem de oxignio na atmosfera coincide com o incio do processo da fotossntese, quando a Terra tinha 1,5 bilho de anos. Marcelo Voc tambm est enganado a esse respeito, pois, entre o aparecimento das cianobactrias, que liberam oxignio para a atmosfera, e o aumento da porcentagem de oxignio na atmosfera h um intervalo de 1 bilho de anos - e a Terra j estava com quase 3 bilhes de anos.

III Joo Quando surgem os vertebrados - e isso demorou mais de 4 bilhes de anos aps a origem da Terra -, a atmosfera j contava com cerca de 20% de oxignio. Marcelo Voc est certo quando diz que a atmosfera j contava com cerca de 20% de oxignio quando surgiram os vertebrados. No entanto, estes surgem h 4 bilhes de anos. De acordo com as informaes do grfico e com o que se conhece sobre a histria da vida na Terra, esto corretas as seguintes interpretaes a respeito do grfico: Joo: I e II, apenas; Marcelo: II e III, apenas. Joo: I e III, apenas; Marcelo: II, apenas. Joo: II e III, apenas; Marcelo: I e II, apenas. Joo: I, apenas; Marcelo: II e III, apenas. Joo: III, apenas; Marcelo: II, apenas.

Questo 8 O Relatrio da Organizao Mundial da Sade divulgado no fim de 2008 apresenta uma srie de projees relativas sade mundial para os prximos 20 anos, conforme mostra o grfico acima. Considerando os dados apresentados, possvel afirmar que nos prximos 20 anos a maior parte das mortes no mundo ser causada por: doenas no transmissveis, como as cardiovasculares, decorrentes do estilo de vida caracterstico de reas urbanizadas. contaminao pelo vrus da aids, resultante do aumento de relaes sexuais sem a devida proteo. acidentes de trnsito, decorrentes do aumento do fluxo de veculos nos grandes centros urbanos. problemas no parto, decorrentes da falta de atendimento pr-natal destinado populao de baixa renda. problemas nutricionais, decorrentes de dietas de emagrecimento sem o devido acompanhamento nutricional.

Questo 9 De acordo com o grfico, de 2004 a 2030, as mudanas mais significativas nas causas de morte devem ocorrer nos pases de baixo e mdio IDH. Assinale a alternativa que registra uma dessas mudanas e como se pode explic-la.

Mudana - Aumento das mortes por doenas infecciosas Explicao - Agravamento das condies sanitrias e de acesso aos servios bsicos de sade Mudana - Reduo das mortes por doenas infecciosas Explicao - Adoo de hbitos mais saudveis: prtica regular de atividades fsicas, no ingesto de alimentos gordurosos, reduo da obesidade etc. Mudana - Diminuio das mortes por doenas no transmissveis (cardiovasculares, cncer e outras) Explicao - Melhoria das condies sanitrias e de acesso aos servios bsicos de sade Mudana - Aumento das mortes por doenas no transmissveis (cardiovasculares, cncer e outras) Explicao - Adoo de hbitos mais saudveis: prtica regular de atividades fsicas, no ingesto de alimentos gordurosos, reduo da obesidade etc. Mudana - Reduo das mortes por doenas infecciosas Explicao - Melhoria das condies sanitrias e de acesso aos servios bsicos de sade

Fonte: Begon , M. , Tow sen, C.R, Har per, J.L. Ecologia, de Indivduos a Ecossistemas. Porto Alegre, Artmed, 2007. p. 581 Questo 11

A lapa um molusco dotado de uma concha protetora que adere aos rochedos nas costas martimas de muitas regies e, muitas vezes, ao corpo de cracas (um crustceo marinho) e mexilhes. A lapa tem, geralmente, menos de 8 centmetros de comprimento e convive com aves marinhas, cracas, mexilhes e de um tipo de alga chamada de suculenta. Observe, na ilustrao, o que ocorre com trs espcies de lapa e com os demais habitantes de uma regio entremars em duas situaes diferentes: quando h aves na regio (figuras esquerda da linha pontilhada) e quando as aves so retiradas do ambiente (figuras direita da linha pontilhada). Segundo as variaes nas populaes representadas nas figuras, uma das hipteses plausveis para explicar o que deve ter ocorrido : a presena de aves provocou o mesmo efeito sobre a populao das trs espcies de lapa e muito possivelmente eram herbvoras, a julgar pela reduo da populao de algas. as algas constituem o alimento preferencial de mexilhes; estes, por sua vez, so as presas preferenciais das aves. enquanto viviam no ambiente natural, as aves deram oportunidade s algas para que colonizassem a regio, pois devem ter contribudo para reduzir a populao de cracas. a cobertura por algas se ampliou bastante na ausncia das aves, o que sugere que as algas so o alimento preferencial de L. strigatella. quando as aves so excludas do ambiente, as cracas aumentam porque deixam de ser predadas pelos mexilhes.

Das könnte Ihnen auch gefallen